MEC-SETEC SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PROCESSSO...

14
1 Ao terminar a prova, devolva para o fiscal o caderno de questões e o cartão-resposta. Você só poderá levar o caderno de questões a partir das 11h30. Não se esqueça de assinar a lista de frequência. O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia ________________, a partir das 18h de no endereço eletrônico: www.tucurui.ifpa.edu.br Você somente poderá deixar o local de prova após decorrida 01 (uma) hora do início da aplicação da mesma, ou seja, às 09h30. MEC-SETEC SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CAMPUS TUCURUÍ PROCESSSO SELETIVO TÉCNICO 2016 O gabarito da sua prova poderá ser anotado apenas no verso do seu cartão de inscrição. Ao término da prova, dirija-se imediatamente ao portão de saída da instituição. Somente fora do ambiente da prova, os seus aparelhos eletrônicos poderão ser religados.

Transcript of MEC-SETEC SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PROCESSSO...

1

Ao terminar a prova, devolva para o fiscal o caderno de questões e o cartão-resposta. Você só poderá levar o caderno de questões a partir das 11h30.

Não se esqueça de assinar a lista de frequência.

O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia ________________, a partir das 18h de

no endereço eletrônico: www.tucurui.ifpa.edu.br

Você somente poderá deixar o local de prova após decorrida 01 (uma) hora do início da aplicação da mesma, ou seja, às 09h30.

MEC-SETEC SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ

CAMPUS TUCURUÍ

PROCESSSO

SELETIVO

TÉCNICO

2016

O gabarito da sua prova poderá ser anotado apenas no verso do seu cartão de inscrição.

Ao término da prova, dirija-se imediatamente ao portão de saída da instituição. Somente

fora do ambiente da prova, os seus aparelhos eletrônicos poderão ser religados.

2

I LÍNGUA PORTUGUESA Texto para as questões 01 a 03

PARA QUE SERVE UMA HASHTAG?

O advento da internet trouxe algumas inovações para a modalidade escrita, entre elas, o emprego da hashtag. Mas, afinal, para que serve uma hashtag?

Há alguns anos, com o advento e popularização da internet, fomos apresentados a um novo tipo de linguagem específico da área da informática. Muitas inovações foram parar nos mais conceituados dicionários da língua portuguesa, que anexaram verbetes até então tidos como estrangeirismos, como o verbo “deletar”, oriundo da palavra “delete”, que, em inglês, significa “apagar”. Um novo universo de possibilidades linguísticas nos foi apresentado, e com ele surgiram também muitas dúvidas!

Quem, vinte anos atrás, identificaria de imediato o símbolo “@”? A “arroba”, que antes era apenas um símbolo mercantil empregado para substituir a palavra da língua inglesa at, hoje é utilizada para indicar a localização de endereços de correio eletrônico, ou seja, de e-mails. Além dela, outro símbolo tornou-se ainda mais popular, a “#” (hashtag, que é mais popularmente conhecida na língua portuguesa como “jogo da velha” ou “cerquilha”). Antigamente, as hashtags serviam apenas para acionar recursos adicionais em telefones fixos e móveis, mas hoje elas ganharam uma nova significação, principalmente para quem usa as redes sociais.

Muitas pessoas, menos íntimas dos símbolos da informática, perguntam-se: “Afinal, para que serve uma hashtag?”. Na informática, a inspiração para usar o símbolo veio do IRC (Internet Relay Chat), um tipo de protocolo de comunicação utilizado na rede para bate-papos e trocas de arquivos. No IRC, você inicia uma mensagem com a # e adiciona o nome do canal para indicar que ela pertence a certo grupo ou assunto. Inicialmente era essa a sua função: indexar um tópico ou assunto nas redes sociais com o objetivo de permitir o acesso de todos a uma determinada discussão, já que, ao clicar nas hashtags, elas transformam-se em hiperlinks (hiperligação de um texto a outros documentos, resultando em um hipertexto1).

Mas por que será que algumas pessoas utilizam a hashtag inadvertidamente? Não é incomum encontrar postagens recheadas de hashtags

empregadas fora de seu propósito original, não é verdade? Elas não são parte de nenhum assunto muito comentado no Brasil ou no mundo, no entanto, estão lá, marcando presença em uma postagem sobre uma viagem, uma festa com os amigos ou outras experiências bem pessoais (#partiuacademia). Acontece que, quando utilizadas assim, sem nenhum motivo aparente, as hashtags transformam-se em verdadeiras vilãs da língua portuguesa! Quando as hashtags entram pela janela, todos os sinais importantes de nossa língua portuguesa saem pela porta! Todos: o til, o acento agudo, o acento circunflexo e até mesmo os sinais de pontuação saem de cena para que o dinamismo da escrita (característica muito comum à informática) seja privilegiado.

O emprego indevido ou exagerado das hashtags faz com que elas endossem um assunto que vem sendo discutido há algum tempo pelos linguistas2: a importância da língua padrão nos meios eletrônicos. A velocidade e o dinamismo da comunicação, elementos inerentes à linguagem da internet, colocam as regras da gramática tradicional em segundo plano. Ortografia, sintaxe e outras partes constituintes da língua são preteridas para que os usuários possam se comunicar com maior agilidade. Até aí tudo bem, vide a existência das variantes linguísticas, importante fator que deve sim ser considerado. Contudo, infelizmente, os mais incautos acabam cometendo um erro muito comum: a inadequação linguística.

Saber utilizar a linguagem nas diferentes situações comunicacionais é indispensável. O ideal é que sejamos poliglotas3 em nossa própria língua. Se para divulgar uma hashtag é preciso dispensar as regras da gramática, tudo bem, mas não vale transferir a linguagem própria da informática para textos formais, cujo objetivo passa longe das conversas informais que travamos nas redes sociais. O uso exagerado das hashtags propicia a disseminação de situações confusas, mensagens que, de tão desconexas, transformam-se em um verdadeiro desafio para a compreensão humana, visto que não estão amparadas por qualquer tipo de pontuação ou acentuação, elementos que facilitariam a vida do leitor. Portanto, o ideal é ter bom senso e utilizar as hashtags de acordo com sua funcionalidade. Você quer provocar um efeito de humor com suas #s? Ok, mas cuidado para não ser incompreendido, afinal de contas, quem se comunica sempre espera que o interlocutor4 entenda sua mensagem, não é verdade? Disponível em: http://portugues.uol.com.br/gramatica/para-que-serve-uma-hashtag.html - adaptado. Acesso em 16 mar. 2016

3

Vocabulário: 1Sistema onde palavras de um documento estão ligadas a outros documentos, exibindo o texto quando a palavra é selecionada. 2 Especialista no estudo da língua. 3 Quem fala muitas línguas. 4 Aquele que fala com o outro.

01. De acordo com o texto:

(A) As inovações que a internet proporciona trouxeram novas expressões que nem sempre vão ser usadas na vida cotidiana. (B) Com a chegada das redes sociais, a “hashtag” e a “arroba” ganharam novos significados e hoje inexistem pessoas que não conheçam a sua verdadeira função. (C) Os recursos advindos da era tecnológica, como a “hashtag” são a salvação para o uso correto da pontuação e acentuação. (D) O uso indiscriminado da “hashtag” pode prejudicar a comunicação, na medida em que dispensa o uso de acentos e pontos – elementos essenciais para a compreensão do leitor. (E) A tendência é que a “hashtag”, assim como outras palavras advindas da linguagem informatizada sumam de circulação, porque muitos não sabem usá-las.

02. Levando em consideração os usos das “hashtags” nas redes sociais, indique a única alternativa que NÃO aponta um problema quanto ao seu uso.

(A) Transferir a linguagem própria da informática para textos formais. (B) Indexar um tópico ou assunto nas redes sociais com o objetivo de permitir o acesso de todos a uma determinada discussão. (C) Dispensar as regras gramaticais. (D) Quando as hashtags entram pela janela, todos os sinais importantes de nossa língua portuguesa saem pela porta! (E) Contudo, infelizmente, os mais incautos acabam cometendo um erro muito comum: a inadequação linguística. 03. No trecho “Ortografia, sintaxe e outras partes constituintes da língua são preteridas para que os usuários possam se comunicar com maior agilidade”. A palavra em destaque pelo contexto poderia ser substituída sem alteração de sentido por:

(A) Preferidas. (B) Desprezadas. (C) Necessárias. (D) Adquiridas. (E) Pretendidas.

04. Observe os fragmentos de poemas a seguir:

I - Às vezes eu sou Hércules, Sansão vencedor, peito de aço, goleador! Mas o que importa o que pensam de mim? Eu sou quem sou, Eu sou eu, Sou menino. (BANDEIRA, Pedro. Cavalgando o arco-íris. São Paulo: Moderna, 1984.)

II - Houve tempo em que a cidade tinha pêlo na axila E em que os parques usavam cinto de castidade (Vinicius de Moraes, A cidade antiga)

III - Tão lenta e serena e bela e majestosa vai passando a vaca (Mário Quintana, Tão linda e Serena e Bela)

Com relação às figuras de linguagem destacadas em cada poema, é correto afirmar que são respectivamente: (A) I – eufemismo, II – metáfora, III – aliteração . (B) I – metonímia, II – prosopopeia, III – comparação. (C) I – comparação, II – polissíndeto, III – anáfora. (D) I – metáfora, II – personificação, III – aliteração. (E) I – metáfora, II – prosopopeia, III – polissíndeto. 05. Observe a tira e assinale a afirmativa correta.

Fonte: VERÍSSIMO, Fernando. As cobras: [recurso eletrônico] antologia definitiva. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

(A) O fragmento “deixa ele passar” faz referência à palavra “mundo”. (B) O humor da tira se constrói pelo fato da lesminha Flecha entender o sentido denotativo que Shirlei utilizou no 2º quadrinho. (C) A palavra “Mundo” está no sentido conotativo no 2º quadrinho. (D) O pronome “ele” no 3º quadrinho refere-se à palavra “abismo”. (E) Flecha, no balão do 3º quadrinho, utiliza a variedade culta da língua portuguesa. 06. Marque a alternativa em que NÃO há palavra em sentido figurado:

(A) Facebook deixa você quadrado. (B) O jornal matou a sede de informação de vários leitores.

4

(C) Rodolfo apertou os lábios e juntou as sobrancelhas em uma taturana antes de bicar a caneca. (D) Atrás de Rômulo, na parede de fundo, notei uma bancada equipada com pia, cooktop, geladeira e armário. (E) Meus olhos andam cegos de te ver! (...)

Texto para as questões 07 a 09

POR QUE A CHINA E A ÍNDIA SÃO TÃO POPULOSAS?

Túlio Sodré

Fatores como maioria da população vivendo no campo e mão forte do Estado sobre a sociedade ajudam a explicar a muvuca1. A economia dos dois países sempre dependeu da agricultura braçal. Logo, quanto mais filhos, mais produção. Além disso, o poder do Estado indiano e chinês sempre foi centralizador. Para engrossar as fileiras do exército e das lavouras, os dois governos incentivaram a natalidade por muito tempo – ainda que a China tenha imposto o limite de um filho por casal por mais de 40 anos. No futuro, a tendência é que a taxa de natalidade diminua naturalmente. À medida que as duas sociedades se urbanizam, têm acesso a educação, saúde e bens de consumo, o esperado é que o número de nascimentos se aproxime dos registrados em países ocidentais. 1muvuca - aglomeração ruidosa de pessoas, esp. jovens, em áreas públicas, bares etc., como forma de lazer; agito. (Superinteressante, março 2016, pag. 67)

07. A função sintática do termo sublinhado está corretamente indicada entre parêntesis na alternativa:

(A) A economia dos dois países sempre dependeu da agricultura braça”. (verbo transitivo direto) (B) Para engrossar as fileiras do exército e das lavouras, os dois governos incentivaram a natalidade por muito tempo. (objeto indireto) (C) No futuro, a tendência é que a taxa de natalidade diminua naturalmente. (adjunto adnominal) (D) Fatores como maioria da população vivendo no campo e mão forte do Estado sobre a sociedade ajudam a explicar a muvuca. (objeto indireto) (E) Além disso, o poder do Estado indiano e chinês sempre foi centralizador. (sujeito) 08. Na expressão em destaque “À medida que as duas sociedades se urbanizam” (...) emprega-se o acento grave. Isto acontece pelo mesmo motivo em:

(A) Ele foi à aula, mas não ficou até o fim.

(B) Saímos às escondidas, pois as garotas nos aguardavam lá fora. (C) À proporção que envelhecem, tornam-se mais atraentes. (D) Fiquei à distância de três metros da arquibancada. (E) Voltei à terra de meus pais. 09. No trecho “Para engrossar as fileiras do exército e das lavouras, os dois governos incentivaram a natalidade por muito tempo – ainda que a China tenha imposto o limite de um filho por casal por mais de 40 anos”, a expressão grifada possui valor de:

(A) Concessão. (B) Conclusão. (C) Explicação. (D) Condição. (E) Causa. 10. Analise os enunciados abaixo e marque o único que NÃO admite outra concordância verbal.

(A) A maioria dos trabalhadores viu seus salários serem reajustados em um ano de economia estagnada. (B) A probidade e a honestidade é uma virtude rara. (C) Rússia e Europa levarão sete meses para missão de chegar a Marte. (D) A multidão de manifestantes aceitou a proposta do governo. (E) Fomos nós quem compramos a mercadoria. II GEOGRAFIA 11. A energia nuclear é responsável, em alguns países, por grande parte da geração da energia elétrica. No entanto, nos últimos 5 anos, a mesma está sendo questionada em relação à segurança. O principal motivo foi o desastre em uma usina nuclear localizada no continente asiático. Marque a cidade onde ocorreu esse acidente em 11 de março de 2011.

(A) Hiroshima. (B) Chernobyl. (C) Fukushi. (D) Fukushima. (E) Fukuyama. 12. Bacia Hidrográfica corresponde a uma área drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. No Brasil existem várias bacias hidrográficas e cada uma delas contém características distintas de extensão, volume, topografia e carga de sedimentos. Dentro desse contexto, assinale a maior bacia hidrográfica exclusivamente brasileira.

5

(A) Bacia Hidrográfica Amazônica. (B) Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia. (C) Bacia Hidrográfica do São Francisco. (D) Bacia Hidrográfica do Parnaíba. (E) Bacia Hidrográfica do Paraná. 13. Durante dois dias no ano, a Terra se situa em pontos onde os raios solares incidem perpendicularmente à linha do Equador, proporcionando a mesma distribuição de luz para os dois hemisférios. Neste momento o dia e a noite têm a exata duração de 12 horas cada um. Marque a alternativa que define esse fenômeno.

(A) Equinócio. (B) Solstício. (C) Translação. (D) Tempestade solar. (E) Efeito estufa. 14. A localização no espaço geográfico é estabelecida por um sistema de coordenadas formadas por linhas imaginárias. Diante disso, qual é o paralelo principal que divide o hemisfério setentrional e o hemisfério meridional e qual sua quantidade de graus. Marque a alternativa correta.

(A) Paralelo de Greenwich. 0° grau. (B)Paralelo de Capricórnio. 23° graus Sul. (C) Paralelo de Câncer. 23° graus Norte. (D) Paralelo do Equador. 0° grau. (E) Paralelo da Zênite polar. 0° grau. 15. O Estado do Pará, segundo maior estado brasileiro, está localizado no centro da região norte do Brasil. Seus limites são os seguintes: estado do Amapá e o Suriname (Norte); Mato Grosso (Sul); Maranhão (Leste); Amazonas (Oeste); Oceano Atlântico (Nordeste); Tocantins (Sudeste) e estado de Roraima e Guiana (Noroeste). A extensão territorial do Pará é de 1.248.042,515 km² divididos em 144 municípios. A capital do estado é Belém, cuja localização é ao Norte do estado. Com todas essas características, os municípios paraenses possuem uma grande extensão territorial, dentre eles existe o maior município do Brasil. Assinale a alternativa que corresponde ao maior município em extensão territorial do Pará e do Brasil.

(A) Belém do Pará. (B) Marituba. (C) Altamira. (D) Baião. (E) São Félix do Xingu.

III QUÍMICA

Texto 1 “Naqueles dias, a parte de baixo do palco era um verdadeiro laboratório químico. Lá, o hidrogênio era produzido lançando-se pedaços de zinco em ácido sulfúrico. O gás era então coletado e guardado em grandes sacos em forma de fole”. (SCHWARCZ, J. Barbies, bambolês e bolas de bilhar: 67 deliciosos comentários sobre a fascinante química do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009, p. 23)

Sobre o Texto 1 responda

16. A reação descrita no texto pode ser representada

pela reação química abaixo

Zn(s) + H2SO4 (l) → H2 (g) + ZnSO4(l)

Assinale a alternativa que representa a classificação da reação química desta reação química:

(A) Neutralização.

(B) Síntese.

(C) Dupla troca.

(D) Simples troca.

(E) Análise.

Texto 2 “O único problema é que o sal comum contém pouco iodo, um ingrediente vital para a saúde. No início dos anos 1900, os países ocidentais entenderam que acrescentar iodo à dieta era a medida de saúde mais barata e mais eficiente que um governo poderia tomar para evitar defeitos congênitos e retardo mental. Começando pela Suíça, em1922, muitos países tornaram obrigatório o uso do sal iodato uma vez que o sal é uma forma barata e fácil de administrar o elemento”. (KEAN, S. A colher que desaparece: E outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011 p. 121)

Sobre o texto 2 responda:

17. O iodo, elemento químico descrito no texto, tem configuração eletrônica igual a:

(A) 1s2, 2s2, 2p6 3s2. (B) 1s2,2s2,2p6,3s2,3p6,4s2,3d10,4p6,5s2,4d10,5p5. (C) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s2 4p6 4d10 4f7. (D) 1s2,2s2,2p6,3s2,3p6,4s2,3d10,4p6,5s2,4d10,5p4. (E) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s2 4p6 4d10 4f12.

6

Texto 3 Não se encontram comumente nitratos na natureza porque eles são muito solúveis em água e tendem a se diluir, mas, nos desertos extremamente áridos do norte do Chile, enormes depósitos de nitrato de sódio (chamado salitre-do-chile) foram minerados nos dois últimos séculos como fonte de nitrato para a preparação direta de ácido nítrico. O nitrato de sódio é aquecido com ácido sulfúrico e, como tem ponto de fusão mais baixo que este, se vaporiza; em seguida é condensado e posto em recipientes de refrigeração.

NaNO3 + H2SO4 → NaHSO4 + HNO3

Substância 1 Substância 2 Substância 3 Substância 4

(LE COUTEUR, P. Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006 p. 94)

Sobre o Texto 3 responda:

18. A substância 2 pertence a qual função inorgânica:

(A) Base. (B) Óxido. (C) Ácido. (D) Sal. (E) Hidreto. Sobre as substâncias listadas na tabela 1, responda às questões 19 e 20.

Tabela 1

Substância Fórmula molecular

Substância 1 NaBr

Substância 2 H2O

Substância 3 O2

Substância 4 Br2

Substância 5 CaO

19. Sobre as substâncias listadas na tabela 1, assinale a alternativa correta:

(A) Possui uma substância simples e quatro substâncias compostas. (B) Possui duas substâncias simples e três substâncias compostas. (C) Possui três substâncias simples e duas substâncias compostas. (D) Todas são substâncias compostas. (E) Todas são substâncias simples. 20. Sobre o tipo de ligação entre os átomos, assinale a alternativa correta:

(A) A substância 1 tem ligação covalente. (B) A substância 2 tem ligação iônica. (C) A substância 3 tem ligação iônica. (D) A substância 4 tem ligação iônica. (E) A substância 5 tem ligação iônica. IV FÍSICA

A Expotec é um evento anual realizado pelos alunos e professores do IFPA. Nela são apresentados trabalhos projetados e desenvolvidos por grupos de alunos orientados por um ou mais professores (diversos trabalhos envolvem mais de uma disciplina). As questões a seguir são baseadas em trabalhos apresentados na última Expotec ou alguma anterior. 21. “Um grupo de alunos do Prof. Wilson Luna (Física), sob sua orientação (com algumas sugestões advindas de vários colegas professores de outras áreas), resolveu fazer um foguete de garrafas PET com o objetivo de participar da MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) e da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica). Esse tipo de foguete tem como “combustível” a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio que reagem, gerando certa quantidade de gás carbônico dentro da garrafa, aumentando a pressão interna (chega a ultrapassar 120 lbf/pol2). O lançamento do foguete é feito a partir de uma plataforma, com possibilidade de ajuste do ângulo de inclinação.”

A respeito da situação apresentada no texto, responda à questão:

São feitas quatro afirmativas: I. A unidade de medida de pressão apresentada pertence ao SI (Sistema Internacional de Unidades). II. No lançamento do foguete vale o princípio da Ação-Reação. III. Desconsiderando as perdas por forças dissipativas e os erros de aerodinâmica do foguete, a trajetória do seu movimento tem formato de uma parábola. IV. Nesse tipo de lançamento, o maior alcance teórico possível é obtido com o ângulo de 90º.

Analisando as afirmativas, conclui-se, corretamente, que são CORRETAS:

(A) Somente I e II.

(B) Somente I, II e IV.

(C) Somente II e III.

(D) Todas.

(E) Nenhuma.

7

22. Uma equipe do 2º ano do curso integrado de Eletrotécnica, orientada pelos professores Rondinelli (Matemática) e Helder (Eletrotécnica) apresentou um trabalho mostrando como é feita a instalação elétrica de um prédio (residencial ou comercial), além de dar algumas “dicas” às pessoas sobre como usar mais eficientemente os aparelhos eletrodomésticos e como calcular o consumo através da multiplicação da potência nominal do aparelho pelo tempo de uso. A unidade de medida da energia elétrica utilizada pela concessionária (CELPA) é o kWh (quilowatt.hora). Considere para os cálculos:1 kW = 1000 W e que 1kWh custe R$ 0,50. Como exemplo, tomaram a seguinte situação: certa residência tinha 5 lâmpadas de 40 W ligadas por 6h, uma TV de 500 W ligada por 10h e um chuveiro elétrico de 2 kW, usado por 1h, todos eles contados em um dia comum.

Nesse caso, o consumo diário (em kWh), o custo financeiro (em R$) e a forma de ligação desses aparelhos estão corretos na alternativa:

(A) 6,4 kWh; R$ 3,20; ligação em série.

(B) 7,8 kWh; R$ 3,90; ligação em paralelo.

(C) 8,4 kWh; R$ 4,20; ligação em série.

(D) 8,2 kWh; R$ 4,10; ligação em paralelo.

(E) 9,4 kWh; R$ 4,70; ligação em série ou paralelo.

23. Continuando o assunto da questão anterior, o chuveiro elétrico é um dispositivo utilizado para aquecer água para o banho; ele possui uma resistência elétrica que faz a transformação da energia elétrica em energia térmica (calor) para esse aquecimento. Os dois níveis de tensão (ou voltagem) padrão usados nas instalações domésticas e comerciais na maior parte do Brasil é de 127V ou 220V. Um chuveiro, funcionando na tensão 220 V, é atravessado por uma corrente de intensidade i = 10 A; então, sua resistência elétrica tem qual valor? Dica: use a lei de Ohm.

(A) 22 Ω.

(B) 2200 Ω.

(C) 0,22 Ω.

(D) 2,2 . 105 Ω.

(E) 10 Ω.

24. É um fato bastante conhecido que o ambiente de biblioteca deve ter um baixíssimo nível sonoro, para que as pessoas presentes possam estudar de forma concentrada. Pensando nisso, um grupo de alunos do 4º ano do curso integrado de Eletrotécnica, sob

orientação do professor Wanderley, projetou e construiu um dispositivo que alerta para o nível de ruído na biblioteca da escola. A ideia é que, enquanto o nível sonoro (conversas entre os presentes) estiver baixo, fica aceso um led na cor verde; caso o nível suba até certo valor, acende-se um led na cor amarela, indicando que as pessoas devem “falar mais baixo”; caso continue aumentando o nível da intensidade sonora, acende-se um led na cor vermelha, indicando o momento da intervenção do funcionário da biblioteca para que a situação volte ao normal. (LED significa diodo emissor de luz)

O texto descreve uma situação comum em que existem ondas - sonoras e luminosas - que é o tópico da questão a seguir.

Classifique cada afirmativa abaixo como Verdadeira (V) ou Falsa (F) e marque a alternativa correta.

I. O som emitido pelas vozes das pessoas na biblioteca é uma onda mecânica longitudinal. II. Se a velocidade do som no local tem valor Vs= 300m/s e o dispositivo está localizado a 6m de distância de uma pessoa, o tempo que a voz dessa pessoa demora para chegar até ele vale 0,2s. III. A luz emitida pelo led vermelho tem frequência mais baixa que a luz emitida pelo led verde. IV. A luz emitida pelo led verde tem velocidade mais alta que a luz emitida pelo led amarelo. V. A luz emitida pelos leds é uma onda eletromagnética longitudinal. A alternativa que contém a sequência correta é:

(A) F, F, V, V, V.

(B) V, F, V, V, F.

(C) V, F, F, F, F.

(D) F, V, V, V, F.

(E) V, F, V, F, F.

25. Um grupo de alunos que terminou o curso integrado de Eletrotécnica no ano de 2014 construiu um forno de indução cujo objetivo é aquecer, chegando a fundir, peças metálicas usando o processo da indução eletromagnética, que consiste em gerar correntes elétricas na peça a ser aquecida através da variação do campo magnético de uma fonte. O orientador desse trabalho foi o professor Helder. Utilizando os conceitos de Calor e de Temperatura, resolva a questão a seguir. Chama-se Capacidade Térmica (C) à razão entre a quantidade de calor (Q) recebido por um corpo e o valor de sua massa (m).

8

Em um dos experimentos realizados pelos alunos, foi colocada uma peça de 100g de alumínio no local adequado do forno. Sabendo que a capacidade térmica da peça tinha valor 4500 joules/kg, ao calcular a quantidade de calor fornecida pelo forno para a peça, encontra-se o valor: 1 kg = 1000 g

(A) 45 J.

(B) 0,45 J.

(C) 450000 J.

(D) 450 J.

(E) 4,5 kJ.

V CIÊNCIAS 26. Leia o texto a seguir.

“Um dos fenômenos mais maravilhosos que existem é a vida. Qualquer um já se emocionou ao ver o nascimento de uma criança ou de um animal. Nascem pequenos e frágeis, totalmente dependentes, mas depois crescem e se tornam aptos a se reproduzir e dar continuidade à espécie. Mas como surgiu a vida em nosso planeta? Como essa vida poderá ser preservada, se ao longo do tempo observamos o desaparecimento de inúmeras espécies? Essas são questões extremamente complexas e que não têm respostas definitivas” Fonte:http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/o-maravilhoso fenomeno-da-vida.

Com base no texto acima e em seus conhecimentos sobre evolução dos seres vivos, pode-se afirmar que:

(A) Os primeiros seres vivos provavelmente eram organismos muito simples como fungos e bactérias. Os fungos poderiam produzir seu próprio alimento a partir de substâncias inorgânicas e de energias obtidas do meio ambiente. Já as bactérias tiveram que obter seu alimento do meio externo na forma de moléculas orgânicas. (B) A fotossíntese, sem dúvidas, foi um passo importante na história da vida na Terra. Os primeiros seres vivos que realizaram esse processo celular foram as plantas, produzindo carboidratos a partir de substâncias inorgânicas simples como água e gás carbônico. (C) Os fungos provavelmente foram os primeiro seres vivos a habitarem o planeta Terra, uma vez que esses micro-organismos possuíam atividades extremamente simples como a capacidade de fazer fotossíntese e respiração aeróbia. (D) As bactérias primitivas provavelmente foram os primeiros organismos a realizarem a fotossíntese,

uma vez que apresentavam a capacidade de utilizar substâncias simples e energia solar para realizar esse processo garantindo a propagação desses micro-organismos nos mares e nos ambientes úmidos do planeta. (E) Não se sabe exatamente quais foram os primeiros seres vivos a habitarem o planeta Terra, o que se pode deduzir é que os primeiros seres vivos possuíam a capacidade de realizar respiração aeróbia e fazer fotossíntese a partir do gás carbônico. 27. Observe o texto abaixo.

“A fotossíntese é uma das invenções mais fascinantes da natureza. A vida na Terra só existe graças a esse processo, que transforma luz e gás carbônico em oxigênio e glicose. Mas agora a engenhosidade humana pode ter descoberto um jeito de turbiná-lo: com a criação de uma planta que faz 30% mais fotossíntese. O supervegetal foi desenvolvido no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e é uma versão modificada de plantas do gênero Arabidopsis. Ela absorve mais luz e gás carbônico, libera mais oxigênio e produz mais energia que as plantas comuns. Tudo graças à nanotecnologia”. Fonte: http://super.abril.com.br/ciencia/superplanta-faz-mais-

fotossintese

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre o reino vegetal e ecologia, é correto afirmar que

(A) As plantas são os seres vivos que contribuem com

a maior parte da produção de gás oxigênio para o

planeta Terra. Plantas que têm maior capacidade de

absorver gás carbônico e produzir mais gás oxigênio

poderão eliminar, no futuro, problemas ambientais

como o aquecimento global.

(B) No ambiente natural as condições de baixa taxa de luminosidade, temperatura e gás carbônico não podem ser consideradas como fatores limitantes para o processo de fotossíntese, uma vez que as plantas possuem várias estratégias para superar essas limitações. (C) Durante o dia, a planta realiza a fotossíntese consumindo gás carbônico e produzindo o gás oxigênio que é liberado para a atmosfera. As plantas também respiram durante o dia, porém, o gás carbônico produzido nem chega a ser liberado para a atmosfera, sendo imediatamente utilizado na fotossíntese. (D) O aumento de gás carbônico, emitido pela queima de combustíveis fósseis no planeta, ou a falta de equilíbrio na disponibilidade de água para as plantas

9

não podem prejudicar a fotossíntese e sim a respiração da planta. (E) A fotossíntese faz com que os vegetais tenham um importante serviço ambiental para o planeta, contribuindo para diminuição do gás carbônico que é considerado um dos principais gases responsáveis pela destruição da camada de ozônio. 28. Observe a figura abaixo.

Disponível em: < http://meumundosustentavel.com/noticias/os-maiores-emissores-de-co2-do-mundo/>

Em relação à figura e com base nos seus conhecimentos em ecologia, pode-se afirmar que

(A) A grande quantidade de gás carbônico emitida principalmente pelos países mais ricos tem aumentado o efeito estufa e a destruição da camada de ozônio. (B) O Brasil não é um grande emissor de gás carbônico pela queima de combustíveis fósseis. Por outro lado, as florestas no Brasil sofrem intenso desmatamento e queimadas, mas esses efeitos não contribuem para o aquecimento global e nem para a poluição atmosférica. (C) O efeito estufa e o aquecimento global apresentam o mesmo significado, ambos estão relacionados ao aumento intenso de temperatura no planeta Terra. Os principais gases que provocam esse aquecimento são: Gás carbônico, ozônio e metano. (D) O derretimento de geleiras, o aumento do nível dos mares e os furacões são problemas ambientais causados pelo efeito estufa e pela destruição da camada de ozônio. (E) O efeito estufa é um fenômeno natural e tem sido importante desde a origem da vida na Terra para manter uma temperatura média compatível para a manutenção da vida no planeta. O problema é que nos últimos anos, através das atividades humanas que geram aumento de gases como o gás carbônico, está havendo a intensificação do efeito estufa, gerando o aquecimento global.

29. O sistema respiratório humano é formado por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Sobre esse sistema é correto dizer que

(A) A faringe é um canal presente no sistema digestório e por isso o ar inspirado não precisa passar pela faringe e sim pela laringe que conduz o ar até a traqueia. (B) O processo de trocas gasosas entre o sangue e o ar, chamado de hematose, ocorre nos alvéolos pulmonares nos quais o gás oxigênio propaga-se do ar alveolar para os capilares sanguíneos. (C) A entrada de ar para os pulmões, processo chamado de inspiração, ocorre pelo relaxamento do diafragma; enquanto que a saída de ar dos pulmões, a expiração, ocorre pela contração do diafragma. (D) Tanto o gás oxigênio quanto o gás carbônico são utilizados pelas células humanas para produzir energia. Por isso deve-se ter o equilíbrio desses dois gases no organismo. (E) A traqueia é um tubo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro e 10 cm de comprimento no qual as paredes são revertidas de anéis cartilaginosos. A traqueia exerce uma dupla função, pois conduz o ar na respiração e também pode conduzir o alimento na digestão. 30. O sangue humano é formado pelo plasma e por três tipos de elementos celulares, chamados genericamente de elementos figurados do sangue, que são as hemácias (células vermelhas), leucócitos (células brancas) e plaquetas. Sobre o sistema circulatório humano pode-se dizer que

(A) As hemácias são células especializadas no transporte de gás oxigênio e são produzidas no interior dos ossos a partir de células da medula óssea. (B) Os leucócitos são células especializadas na defesa do organismo e no transporte de gás carbônico enquanto as hemácias transportam apenas o gás oxigênio. (C) As plaquetas são muito importantes na defesa do organismo além de participarem do processo de coagulação sanguínea juntamente com as hemácias e os leucócitos. (D) O sangue arterial, que costuma ser rico em gás carbônico, tem esse nome porque pode ser transportado tanto pelas artérias quanto pelas veias. (E) O sangue rico em gás carbônico é chamado de sangue venoso que pode ser transportado pelas artérias e principalmente pela veia pulmonar. VI HISTÓRIA

10

31. “Na madrugada de 25 de janeiro de 1835, aconteceu em Salvador uma rebelião organizada por muçulmanos, principalmente de origem ioruba, chamados nagôs na Bahia. (...) Participaram cerca de 600 combatentes, que deixaram a cidade em polvorosa por várias horas. Durante o combate, 73 rebeldes e 10 oponentes foram mortos. Vencidos, dezenas de africanos foram condenados a penas de açoites, prisão, degredo e morte”. (REIS, João José- O sonho da Bahia muçulmana, Revista de HISTÓRIA da Biblioteca Nacional nº 78, março de 2012 p.30)

Sobre essa rebelião de negros escravizados, ocorrida na Bahia durante o Período Regencial, pode-se dizer que

(A) Foi uma rebelião também chamada Revolta dos Alfaiates, liderada por negros escravizados chegados ao Brasil entre 1830 e 1835. (B) Embora tenha sido uma rebelião de escravos, havia nesse movimento rebelde, lideranças de etnia branca. (C) Essa rebelião de escravos diferenciava-se de todas as rebeliões do período regencial, pois havia lideranças negras de origem urbana e rural. (D) Essa rebelião, também chamada de Revolta dos Malês, foi uma rebelião contra o poder central (Rio de Janeiro) cuja reivindicação era exercer a liberdade de religião. (E) A Rebelião Malê foi, em sua essência, um levante antiescravista liderado por escravos. Tinha como projeto político tornar a Bahia um território só de africanos. 32. Leia as questões abaixo, em seguida marque a(s) alternativa(s) correta(s):

I- No início do Segundo Reinado, o Estado Nacional anunciava duas medidas de grande impacto para a sociedade brasileira: A lei do Ventre Livre e o fim do tráfico negreiro. II- Durante todo o Segundo Reinado, a economia brasileira foi marcada por uma dependência econômica, principalmente de capitais franceses. III- A transição do trabalho escravo para o trabalho livre no Brasil do séc. XIX foi em decorrência da expansão capitalista, que exigia a diversificação dos mercados consumidores.

(A) Todas as questões estão corretas. (B) Apenas as questões I e II estão corretas. (C) Apenas a questão II está correta. (D) Apenas as questões II e III estão corretas. (E) Apenas a questão III está correta.

33. “(...) Além das bandeiras constitucionalistas e do discurso pela autonomia administrativa estadual, havia um agravante a indispor as classes médias paulistanas contra Getúlio. Os movimentos grevistas surgidos na principal metrópole industrial brasileira naquele início de 1932 avivaram o eterno pavor contra o fantasma do comunismo. Ferroviários, vidreiros, padeiros, sapateiros, funcionários de hotéis e indústrias têxteis cruzaram sucessivamente os braços em São Paulo. Nos meios mais conservadores, não faltava quem insistisse em associar o regime inaugurado em 1930, com ligas revolucionárias, tenentes extremados e leis trabalhistas, aos ecos do movimento marxista internacional.” (NETO, Lira in: GETÚLIO (1930-1945)-Do governo Provisório à ditadura do Estado Novo-v.2 p.77 -1ª ed. São Paulo Cia das Letras,2013).

O texto acima se refere a que período do governo Vargas na História brasileira:

(A) Revolução Constitucionalista. (B) Intentona Comunista. (C) O Petróleo é Nosso! (D) O governo Provisório. (E) O Estado Novo. 34. Em relação à posse de Lula como presidente da República, em janeiro de 2003, Del Piero & Venâncio afirmam que “não é ascensão de um indivíduo isolado, é a ascensão da geração revolucionária da década de 1960. Uma vez no poder, mutações nos antigos projetos políticos são registradas. Na verdade, o mundo havia mudado e com ele as perspectivas políticas dos partidos de esquerda. Ao final dos anos 1980, nasce uma palavra: mundialização ou globalização. Ela se impõe no início dos anos 1990 para designar muitas realidades embutidas”. (DEL PRIORE, Mary & VENANCIO, Renato in: Uma breve

História do Brasil-p.293 3ªreimpressão ed.Planeta,2012.)

Com base no texto acima, e nos conhecimentos da História recente do nosso país, pode-se afirmar que são características dos dois mandatos do governo do presidente Lula (2003-2010), EXCETO:

(A) A política de inclusão social e distribuição de renda implementadas pelo governo (Bolsa Família, cotas nas universidades, bolsas para universitários carentes). Uma grande parcela da população brasileira tornava-se, então, consumidora. (B) Continuidade do programa econômico iniciado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mediante a manutenção de uma política monetária e a defesa do equilíbrio fiscal, assegurando o controle da inflação e estabilidade econômica.

11

(C) Em seu primeiro mandato, houve denúncias de corrupção, que atingiram o governo e o Partido dos Trabalhadores, como exemplo: corrupção nos correios e, até então, um suposto esquema de “mesada” como forma de pagamento para os deputados votarem a favor dos projetos do governo. (D) Em seu segundo mandato, o governo do ex-presidente Lula foi marcado por uma política de composição de setores de centro-direita que ofereceu governabilidade no Congresso Nacional através de troca de favores e desvio de recursos de campanhas eleitorais. (E) Foram criados, durante a primeira fase do governo Lula (2003-2006), o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Pré-Sal, projetos que tinham como finalidade o crescimento econômico, melhoria e qualidade de vida da população. 35. “Diferentemente da China, entretanto, o imperador japonês decidiu modernizar o seu país para enfrentar o Imperialismo. Apoiado pelos opositores às transformações, especialmente os clãs rivais do xogunato, o imperador Mustsuhito promoveu a centralização política. Inaugurou uma nova fase na história japonesa, iniciando a partir de 1868: a Era do Industrialismo e da Modernização, que ficou conhecida como...” (DORIGO, Cláudio & PAOLO, Gian. História Geral e do Brasil. 1ª ed. Spcione, 2011)

(A) Zaibatsu. (B) Era Meiji. (C) Kuomintang. (D) Shindo Renmei. (E) Anchsluss. VII MATEMÁTICA

O texto a seguir deve ser levado em consideração para responder às questões 36 e 37. Desde cedo devemos aprender a ir à feira fazer a

“feira” Um outro dia, dona Cláudia mandou seu filho Eduardo, de 12 anos, comprar alguns itens que seriam utilizados no almoço. A tabela a seguir mostra os itens que deveriam ser comprados, a quantidade e o valor a ser pago por cada um deles.

Produto Quantidade Valor pago

Peixe filhote 2 kg 34,00 reais

Limão 5 unidades 3,50 reais

Cheiro-verde e cebolinha

1 maço 2,00 reais

Melancia 4,5 kg 13,50 reais

Açaí 2,5 L 12,50 reais

Farinha 1,5 kg 6,00 reais

36. Se a mãe de Eduardo lhe deu R$ 80,00 para fazer as compras, é correto afirmar que

(A) Eduardo deverá diminuir a quantidade de algum dos itens para que assim possa levar tudo o que sua mãe lhe mandou comprar. (B) Cada 1 kg de peixe custa R$ 16,00. (C) Cheiro-verde e cebolinha, melancia, açaí e farinha, juntos, custam mais que o peixe. (D) O valor dado por dona Cláudia a Eduardo é suficiente e ainda sobra troco. Esse troco é tal que a diferença entre ele e o preço do limão é um divisor de 80. (E) Se Eduardo quiser comprar 5 L de açaí, pagará, pelos mesmos, 24 reais. 37. Caso Eduardo queira comprar tudo em dobro do que sua mãe lhe mandou, o valor pago pelas compras será de:

(A) 143 reais. (B) 140 reais. (C) 160 reais. (D) 163 reais. (E) 170 reais. As questões 38 e 39 devem ser respondidas com base no texto abaixo.

Um dos cursos que o IFPA – Campus Tucuruí – oferece é o de Técnico em Aquicultura. Durante o curso muitos saberes são repassados. Um deles é saber a quantidade de peixe que pode ser criado em um viveiro. Uma das formas de se criar está descrita a seguir. 38. Um tanque-rede que tenha a forma de um bloco retangular, que quando totalmente submerso na água tenha profundidade, comprimento e largura, respectivamente, de 2,5m, 10m e 4m é capaz de produzir, respeitando as instruções de criação, de uma única vez:

(A) 15.000 Kg de peixe.

Cultivo superintensivo – aquele feito em

tanques-rede. Coloca até 300 peixes por

metro cúbico (m³). Produz 150Kg por metro

cúbico.

Sempre que a quantidade de peixe for

maior do que o viveiro pode

suportar, os peixes param de crescer.

e até emagrecem.

http://www.ceplac.gov.br/restrito/pub

licacoes/cartilhas/CT_03.pdf (11 de

março de 2016)

12

(B) 15.500 Kg de peixe. (C) 16.000 Kg de peixe. (D) 16.500 Kg de peixe. (E) 17.000 Kg de peixe. 39. Suponha que um criador de peixes tenha um lucro, por retirada, de cerca de 35% e que cada quilograma de peixe vendido por ele custe R$ 10,00. Assim, é correto afirmar que o lucro desse criador em uma produção máxima é de:

(A) R$ 52.500,00. (B) R$ 52.525,00. (C) R$ 64.000,00. (D) R$ 54.500,00. (E) R$ 72.500,00. 40. Seu João, agricultor, pessoas simples e humilde, não terminou seu Ensino Fundamental, porém, sabe realizar cálculos. Certa vez ele entrou em uma loja que anunciava desconto de 8%, sobre o valor a ser pago em compras a partir de R$ 2.500,00 e comprou nesta loja R$ 4.000,00 em mercadorias. O vendedor informou a seu João que o valor a ser pago, já com desconto, era de R$ 3.800,00. Assim, pode-se afirmar que:

(A) O vendedor informou o valor incorreto a ser pago por seu João. (B) Sendo seu João bom em cálculos, verificou que, na verdade, o valor a pagar era de R$ 3.600,00. (C) O vendedor, com seu erro, estava cobrando R$ 120,00 a mais. (D) Com o valor cobrado a mais pelo vendedor, caso fosse lhe dado o referido desconto, seu João poderia comprar uma mercadoria de até R$ 110,40. (E) Todos os itens anteriores estão corretos. A figura a seguir deve ser levada em consideração para se responder às questões 41 e 42. A figura abaixo representa um cruzamento de três ruas conforme mostrado.

41. Pedro e Tiago estão no ponto A da figura e de lá partem simultaneamente em linha reta. Pedro irá pela rua Bolívia até o ponto C e Tiago pela rua Chile até o ponto B. Considerando que eles andam à mesma velocidade e que durante o percurso não pararão, ou serão interrompidos, é correto afirmar que

(A) Pedro chega primeiro no ponto C do que Tiago no ponto B. (B) Tiago chega primeiro no ponto B do que Pedro no ponto C. (C) A distância que Pedro irá percorrer é menor que a distância que Tiago percorrerá. (D) Neste caso, Tiago chega primeiro. Afinal, a disposição dos pontos forma um triângulo retângulo com hipotenusa AB. (E) Todos os itens anteriores estão errados. 42. Analise as afirmações.

I - A disposição dos pontos A, B e C, formam um triângulo retângulo de hipotenusa AC. II - A Rua Bolívia é perpendicular à avenida dos franceses. III - Se as distâncias AB e BC forem iguais, então o triângulo ABC será isósceles e os ângulos BÂC e

serão de 45º. IV - A rua Chile é perpendicular à avenida dos franceses.

Pode-se dizer que os itens verdadeiros são:

(A) Somente o item I. (B) Somente o item II. (C) Somente os itens II e III. (D) Somente os itens I, III e IV. (E) Somente os itens II, III e IV. Considere as informações a seguir para responder às questões 43 e 44. O quadrilátero ABCD da figura a seguir é um quadrado cujo centro é o ponto M. Ligam-se os pontos médios de ABCD formando, assim, o quadrilátero EFGH e, a partir dos pontos médios deste, forma-se o polígono IJKL.

13

43. Quanto vale a medida ?

(A) unidades de comprimento.

(B) unidades de comprimento

(C) unidades de comprimento.

(D) unidades de comprimento.

(E) unidades de comprimento.

44. Qual a metade da área do quadrado ?

(A) unidades de área.

(B) unidades de área.

(C) unidades de área.

(D) unidades de área.

(E) unidades de área.

45. Sobre a figura abaixo é correto afirmar que

(A) A área do triângulo é maior que área do

triângulo .

(B) A base do triângulo vale unidades de

comprimento.

(C) Como a base de é o triplo da base ,

então a área de é o triplo da área de .

(D) Os triângulos e têm áreas diferentes.

(E) Os triângulos e têm áreas iguais.

14