Medicina 2012 Caderno 02 - pronto - unec.edu.brmica-e-Biologia... · Veias são vasos eferentes e...

24
Caderno 02 Provas: Química e Biologia História e Geografia Matemática e Física. VESTIBULAR /2012 - MEDICINA Instruções: 1. Este caderno de prova consta de 60 questões de múltipla escolha. 2. Selecione, em cada questão, a alternativa considerada correta e marque, no Gabarito de Respostas, a letra correspondente, sem rasura. 3. Em hipótese alguma será fornecido outro gabarito ao candidato. 4. O Gabarito de Respostas, devidamente preenchido e assinado, será recolhido pelos fiscais da sala na carteira. 5. A interpretação das questões faz parte da prova, não cabendo, portanto, qualquer pergunta por parte dos candidatos. 6. Utilize caneta esferográfica azul ou preta para marcar o Gabarito de Respostas. 7. Ao centro deste caderno encontram-se folhas em branco que poderão ser utilizadas como rascunho. 8. Não será permitido ao candidato ausentar-se do local de realização das provas antes do horário previsto para o término das mesmas.

Transcript of Medicina 2012 Caderno 02 - pronto - unec.edu.brmica-e-Biologia... · Veias são vasos eferentes e...

Caderno 02

Provas:

Química e Biologia

História e Geografia

Matemática e Física.

VESTIBULAR /2012 - MEDICINA

Instruções:

1. Este caderno de prova consta de 60 questões de múltipla escolha.

2. Selecione, em cada questão, a alternativa considerada correta e marque, no Gabarito de

Respostas, a letra correspondente, sem rasura.

3. Em hipótese alguma será fornecido outro gabarito ao candidato.

4. O Gabarito de Respostas, devidamente preenchido e assinado, será recolhido pelos

fiscais da sala na carteira.

5. A interpretação das questões faz parte da prova, não cabendo, portanto, qualquer

pergunta por parte dos candidatos.

6. Utilize caneta esferográfica azul ou preta para marcar o Gabarito de Respostas.

7. Ao centro deste caderno encontram-se folhas em branco que poderão ser utilizadas

como rascunho.

8. Não será permitido ao candidato ausentar-se do local de realização das provas

antes do horário previsto para o término das mesmas.

QUÍMICA

01. A ocorrência de uma reação química nem sempre é fácil de ser percebida. Algumas só podem ser percebidas em laboratórios suficientemente equipados para separar componentes das misturas obtidas e determinar suas propriedades. Há, contudo, algumas evidencias que estão, de modo geral, associadas à ocorrência de reações químicas e que são, portanto, pistas que podem indicar estas ocorrências. Dentre essas evidências pode-se citar as alternativas abaixo exceto:

a) mudança de cor; b) alteração de volume;

c) liberação de gás; d) mudança de odor.

02. As ligações covalentes são formadas pelo compartilhamento de elétrons e podem ser classificadas em: ligação covalente normal e ligação covalente coordenada (dativa). Sendo assim, o número de ligações covalentes coordenadas que se estabelecem nas moléculas de HClO4, SO3 e HBrO3 são respectivamente apresentadas na alternativa;

a) 3, 2 e 2; b) 3,1 e 1; c) 4,3 e 3; d) 5,3, e 4.

03. A reação do 2-metilbutano com o cloro apresenta quatro possibilidades de hidrogênios para serem substituidos pelo halogênio (reação de halogenação) e, portanto, serão obtidos quatro isômeros. Dentre esse isômeros que serão formados, um deles será obtido em maior quantidade. Sendo assim, o nome deste produto será:

a) 1- cloro-2-metilbutano, b) 2-cloro- 2-metilbutano;

c) 2-cloro-3-metilbutano; d) 1-cloro-3-metilbutano.

04. Em uma festa de fim de semana, o anfitrião serviu limonada como uma das bebidas. Para o preparo da mesma foram utilizadas 34,2 g de açúcar comum (sacarose) para cada copo de 250 ml. Um dos convidados achou a limonada muito doce, dobrou o volume da mesma, acrescentado água.

A concentração em mol L-1 de açúcar na limonada após o acréscimo de água foi igual a: (Dado MM (sacarose) = 342g mol-1.)

a) 0,4; b) 1,0; c) 0,8; d) 0,2.

05. Em uma aula de Química Experimental foram preparadas, em recipientes separados, soluções de sacarose, cloreto de sódio e nitrato de potássio. (Todas à 1,0 mol L-1). Essas soluções foram aquecidas até atingirem à temperatura de ebulição (TE). Sendo assim, pode-se verificar que a relação entre as temperaturas de ebulição das soluções seria expressa na alternativa:

(Dado T1 = TE da sacarose, T2 = TE do NaCl e T3 = TE do KNO3).

a) T1 = T2 = T3; b) T1 < T2 = T3;

c) T1 < T2 < T3; d) T1 = T2 >T3.

06. A eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio. É o método empregado na produção de algumas substâncias de importância industrial. A respeito desta eletrólise pode-se afirmar que:

a) um dos produtos é o sódio metálico; b) há formação de uma base forte; c) trata-se de uma reação que produzirá energia; d) não há formação de gases.

07. Conhecer o valor de ∆H para determinadas reações permite fazer uma série de previsões importantes, entretanto há reações difíceis de serem realizadas na prática. Vários são os motivos para essa dificuldade. Algumas serão explosivas, outras muito lentas, ou podem apresentar rendimento baixo podendo também formar produtos indesejados. Para resolver esses problemas na determinação do ∆H, os químicos utilizam a Lei de Hess. Assim, permite-se fazer uma previsão do ∆H de uma reação sem realizá-la, desde que se disponha de alguns outros valores adequados de ∆H. Utilize a Lei de Hess para determinar o ∆H da reação em kj mol-1:

N2H4(l) + H2(g) → 2 NH3(g) ∆H = ?

A partir dos seguintes valores de ∆H N2(g) + 2 H2(g) → N2H4(l) ∆H = + 51 kj mol-1

N2(g) + 3 H2(g) → 2 NH3(g) ∆H = - 92 kj mol-1

a) + 143 b) - 41 c) + 41 d) – 143

08. Gelo seco é o nome popular para o dióxido de carbono solidificado ao

ser resfriado a uma temperatura inferior a -78ºC. Por outro lado, ao ser aquecido, à pressão atmosférica, torna-se imediatamente gás de dióxido de carbono, sem passar pelo estado líquido (processo conhecido por sublimação). O estado líquido só pode existir numa pressão superior a 5 atmosferas. Se o ar quente sopra sobre o gelo-seco, forma-se uma nuvem branca densa, que permanece ao nível do chão, efeito às vezes, utilizado em eventos culturais. O gelo-seco também é usado como recurso de refrigeração. No gelo seco, o estado sólido é explicado por:

a) forças de Van der Waals entre as móleculas apolares do CO2; b) forças de Van der Waals entre as moléculas fortemente polares da água; c) forças de Van der Waals entre as móleculas polares do CO2; d) ligações de hidrogênio entre as moléculas polares da água.

09. Os isômeros são compostos diferentes que têm em comum a fórmula molecular. Indique quantos isômeros constitucionais existem com a fórmula C6H14.

a) 3; b) 4; c) 5; d) 6.

10. Sabe-se que um substituinte já existente no anel aromático tem efeito sobre uma nova substituição, (uma vez que, esse substituinte pode ser orto-para-dirigente ou meta-dirigente). Portanto, além do efeito dirigente, este já está presente no anel aromático que, também, afeta a velocidade da reação podendo acelerar (grupos ativadores) ou desacelerar (grupos desativadores). Sendo assim, a alternativa que apresenta um grupo ativador será:

a) NO2; b) NH2; c) Cl; d) Br.

BIOLOGIA

11. Foram feitas as seguintes afirmativas sobre a fotossíntese: I. tanto a clorofila A como a clorofila B possuem atividade máxima nos

comprimentos de onda associados com as cores azul e vermelha. II. quando o sistema enzimático possuir CO2 suficiente, a concentração de CO2

deixa de ser fator limitante; III. se mantivermos uma planta na concentração ideal de CO2 e de temperatura,

a intensidade luminosa pode ser o fator limitante.

Assinale a alternativa que contém a opção correta:

a) são corretas apenas as afirmativas I e II; b) são corretas as afirmativas I, II e III; c) são corretas apenas as afirmativas I e III; d) são corretas apenas as afirmativas II e III.

12. Todos os anos, com a aproximação das chuvas, cresce a preocupação com a disseminação de doenças relacionadas a enchentes, entre elas: malária, esquistossomose, leishmaniose. Assinale as medidas profiláticas para as doenças citadas respectivamente:

a) combater o mosquito flebótomo; evitar contato com água contaminada; eliminar o caramujo do gênero Biomphalaria;

b) combater o mosquito anofelino, eliminar o caramujo do gênero Biomphalaria, combater o mosquito Aedes;

c) eliminar o caramujo Biomphalaria, combater o mosquito anofelino, combater o mosquito Aedes;

d) combater o mosquito anofelino, evitar água com o caramujo Biomphalaria, combater o mosquito flebótomo.

13. Analise as afirmativas a seguir sobre a circulação sanguínea dos mamíferos: I. As artérias tem uma camada muscular mais espessa que as veias. II. A circulação do sangue nas veias é auxiliada pelas válvulas que impedem um

refluxo do sangue. III. Veias são vasos eferentes e artérias são vasos aferentes. IV. Veias pulmonares transportam sangue oxigenado, enquanto as artérias

pulmonares transportam sangue carregado em CO2.

São corretas as afirmativas apresentada na alternativa:

a) I, III, IV; b) II, III, IV; c) I, II, III; d) I, II, IV.

14. Observe a técnica de transferência somática de núcleo. Três organismos diferentes participaram da clonagem da ovelha Dolly:

1ª ovelha ( 1 ) doadora de núcleo; 2ª ovelha ( 2 ) receptora do núcleo, participou com o citoplasma; 3ª ovelha ( barriga de aluguel ) receptora do embrião.

Um núcleo de uma célula da glândula mamária da ovelha (1) adulta foi transferido para um oócito da ovelha (2) cujo núcleo foi removido. Uma terceira ovelha gerou Dolly (barriga de aluguel). Baseando-se nessas informações e em seus conhecimentos, assinale a opção verdadeira:

a) todos os componentes citoplasmáticos da ovelha Dolly são originados da ovelha doadora de núcleo;

b) mitocôndrias de Dolly foram recebidas da terceira ovelha, que a criou como barriga de aluguel;

c) mitocôndrias de Dolly foram herdadas da ovelha (2) cujo oócito recebeu o núcleo;

d) mitocôndrias se desenvolveram durante a gestação como consequência da informação genética do núcleo transplantado.

15. Foram feitas as seguintes afirmativas sobre o ciclo da malária:

Ciclo Biológico

I. Os surtos febris ocorrem quando as hemácias se rompem liberando merozoítos

juntamente com toxinas; II. A fêmea do mosquito é considerada hospedeiro definitivo porque em seu

estômago ocorre a reprodução sexuada do Plasmodium. III. O homem é o hospedeiro definitivo porque abriga o protozoário em sua fase

infectante; IV. Os esporozoítos migram para as glândulas salivares do mosquito, de onde são

transmitidos às pessoas sadias através da picada.

Assinale a opção que contém as afirmativas verdadeiras.

a) I, II, IV; b) I, II, III; c) II, III, IV; d) I, III, IV. 16. De acordo com a hipótese heterotrófica, a vida originou-se a partir de

sistemas químicos, gradativamente, em que gases da atmosfera primitiva, sob a ação de radiações e altas temperaturas originaram os primeiros heterótrofos. Analise as afirmativas a seguir:

I. Os primeiros seres vivos obtinham o próprio alimento por fermentação da matéria orgânica surgida antes dos primeiros heterótrofos;

II. As moléculas orgânicas primitivas forneceram energia através do processo de respiração;

III. Com a escassez de matéria orgânica, alguns heterótrofos adquiriram a capacidade de sintetizar o alimento por fotossíntese.

Assinale a opção de sequência correta, baseada nas afirmativas anteriores.

a) I, II, III. b) I, III, II. c) III, II,I. d) I, III, II.

17. As ondas sonoras penetram em nossas orelhas pelo canal auditivo e atingem o tímpano, (membrana elástica e flexível que pode vibrar como a pele de um tambor). Ao ser atingido pelas ondas de pressão do ar, ele vibra com frequência igual à da onda sonora. Sons graves produzem uma vibração de baixa frequência, enquanto sons agudos fazem o tímpano vibrar com altas frequências. As vibrações do tímpano são, então, transmitidas para três minúsculos (ossos da orelha média) A, B e C. Esses ossos, atuando como alavancas, amplificam a intensidade das forças e transmitem as variações de pressão à orelha interna. As ondas de pressão são enviadas para o nervo auditivo e convertidas em impulsos elétricos, transmitidos ao cérebro.

A respeito dos nomes dos três ossos da orelha média que, no texto, estão

representados pela letra A, B e C é correto dizer, respectivamente, conforme a figura, que são:

AB C

OrelhainternaOrelha externa

Orelha média

Canais daorelha interna

Nervo auditivoOndas

sonoras

Canalauditivo Membrana timpânica

(ou tímpano) Tuba auditiva

Cóclea

CA B

a) estribo, martelo e bigorna; b) bigorna, martelo e estribo; c) martelo, estribo e bigorna; d) martelo, bigorna e estribo.

18. Sobre a reprodução humana, assinale a opção incorreta: a) a eficiência da pílula anticoncepcional está no fato de que ela mantém os

níveis hormonais e por isso inibe a ovulação; b) a pílula pode inibir a fecundação ou a nidação; c) os gametas femininos são produzidos durante o período que vai da menarca à

menopausa; d) no ciclo menstrual o nível de hormônio LH aumenta na metade do ciclo,

estimulando a ovulação.

19. Sobre o processo digestório é correto afirmar que:

a) a digestão das proteínas começa no estômago e termina no intestino delgado, recebendo ação tanto do suco pancreático como dos sais biliares;

b) o amido é digerido na boca, por ação da saliva, no estômago e no intestino por enzimas amilases;

c) os sais biliares do fígado atuam sobre as gorduras e sobre as proteínas no intestino delgado;

d) a absorção das proteínas ocorre no intestino delgado.

20. A figura abaixo representa uma molécula de RNA (mensageiro capaz de codificar duas ou mais cadeias polipeptídicas.)

http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Operon&lang=3, modificada.

Esse tipo de molécula de RNA mensageiro é típico de:

a) célula bacteriana; b) célula eucariótica;

c) seres com mutação cromossômica; d) célula bacteriana e eucariótica.

HISTÓRIA

21. (...) na península Ibérica, a escravidão era uma forma secundária de exploração do trabalho. Com ela, produzia-se açúcar no Mediterrâneo, no Algarve, nas ilhas da Madeira, dos Açores e Canárias. Para os proprietários, a escravidão era a melhor solução para o problema americano de mão-de-obra. (...)

(Mestre, Mario. O escravismo no Brasil. São Paulo. Atual, 1994.)

No Brasil colonial, a escravidão caracterizou-se essencialmente:

a) por impedir a emigração em massa de trabalhadores livres para o Brasil; b) por sua vinculação exclusiva ao sistema agrário exportador; c) por destinar os trabalhos mais penosos aos negros e os mais leves aos índios; d) por estar amplamente distribuída entre a população livre, constituindo-se a base

econômica da sociedade.

22. “(...) a principal causa que me moveu a mandar povoar as ditas terras do Brasil foi para que a gente dela se convertesse à nossa fé católica (...)”

(Trecho da carta de D. João III escrita a Tomé de Sousa, em 1548.)

A igreja Católica teve papel relevante no processo de colonização, podendo ser constatado:

a) na administração, ocupando o clero a maior parte dos cargos públicos que exigiram melhor nível de instrução;

b) na defesa das fronteiras, sendo as missões a primeira defesa por onde penetraram estrangeiros no Brasil;

c) na Educação, através das Ordens Religiosas, a Igreja monopolizou as instituições de ensino até o século XVIII;

d) nas missões, que, ao reunirem os contingentes indígenas, facilitavam o fornecimento de mão-de-obra para a lavoura.

23. “A escravidão, que nasce e se perpetua entre os homens através dos milênios, jamais se vê banida de uma sociedade enquanto perduram os imperativos econômicos que lhe determinaram o aparecimento.”

(Maurício Goulart)

Durante o Período Colonial brasileiro, a mão-de-obra do negro africano substituiu, progressivamente, a indígena. Isso se deveu:

a) ao fato dos negros africanos já aceitarem passivamente o trabalho na lavoura e na mineração do Brasil;

b) à reduzida e dispersa população pré-colombiana comparada com a grande oferta de mão-de-obra negra africana;

c) à inabilidade do indígena para o trabalho agrícola e sedentário; d) aos interesses dos traficantes negreiros e de Portugal neste ramo de comércio

colonial, altamente lucrativo.

24.“No picadeiro depositam-se as canas vindas do campo e destinadas à moagem. Dali são conduzidas para um estrato ao lado das moendas pelos tombadores, e moendas colocadas pelo moendeiro. O bagaço vai saindo do outro lado e é conduzido para a bagaceira em banguês, espécie de padiola de cipó, levada por dois homens. (...)

(Diegues Jr.,M, 1954,p.146-7)

A produção de açúcar, no Brasil colonial:

a) consolidou-se no Nordeste uma economia baseada no latifundiário monocultor e escravocrata que atendia aos interesses do sistema português;

b) desde o início garantiu o enriquecimento da Região Sul do país sendo a base econômica de sua hegemonia na República;

c) praticada por grandes, médios e pequenos lavradores, permitiu a formação de uma sólida classe média rural;

d) possibilitou o povoamento e a ocupação de todo o território nacional, enriquecendo grande parte da população.

25. “(...) O monarca absolutista, tal como Deus, que representa na terra, era considerado pai do povo, a quem deveria justiça e misericórdia, em troca de obediência cega. (...)”

(Beherns,C.B.A.)

Dentre as características gerais dos Estados Modernos europeus, no período compreendido entre os séculos XV e XVIII, podemos destacar:

a) a justificativa de poder do soberano, legitimada pela Teoria do Direito Divino dos Reis;

b) a formação de uma burocracia composta por nobres no poder e descentralização administrativa e monetária;

c) a defesa, pela justiça real, das necessidades de um governo democrático, com vista à manutenção da paz e da ordem;

d) a autonomia, pelas unidades feudais, depois do século XV, nos sistemas de pesos, moedas e medidas.

26. “(...) Absolutismo não é sinônimo de arbitrariedade. (...) O absolutismo consiste num poder não partilhado, concentrado na pessoa do rei. Seu caráter pessoal é o que os sociólogos políticos chamam hoje de personalização do poder. (...)”.

(Rémond,René. O Antigo Regime e a Revolução.São Paulo. Cultrix,1974.)

Todas as alternativas apresentam fatores que caracterizaram os Estados Nacionais formados a partir do século XV, exceto:

a) ordenação de uma administração centralizada; b) criação de um exército permanente; c) organização de um sistema nacional de impostos; d) manutenção dos privilégios das corporações.

27. “O problema não resolvido era o vento. Não que se ignorasse o modo de controlar a sua força: a vela quadrada, cristã, e a vela latina triangular, muçulmana, usadas cada vez mais em combinação à medida que o século avançava, teriam conduzido Fernando de Magalhães pelo Pacífico.”

(Crosby, Alfred W.Imperialismo ecológico.São Paulo.Companhia das Letras,1993.)

Com a expansão marítima nos séculos XV e XVI, os países Ibéricos desenvolveram a ideia de “império ultramarino” significando:

a) a integração econômica entre várias partes de cada “império” através do

comércio internacional e da livre circulação dos indivíduos; b) a projeção da autoridade soberana e centralizadora das respectivas coroas sobre

tudo e todos situados no interior desse “império”; c) a ocupação de pontos estratégicos e o domínio das rotas marítimas, a fim de

assegurar a acumulação do capital mercantil; d) a junção da autoridade temporal com a espiritual através da criação do Império

da Cristandade.

28. “O rei D. João II está entusiasmado com o sucesso da expedição do navegador Bartolomeu Dias. Ao atingir o extremo sul do continente africano, esse empreendimento viabilizou o projeto luso pelo Atlântico Sul.”

(Lisboa, 1488)

As razões do pioneirismo português na Expansão Marítima nos séculos XV e XVI foram:

a) as guerras religiosas, a descentralização política do Estado e o fortalecimento dos laços servis.

b) uma monarquia centralizada, interessada no comércio de especiarias. c) um Estado Liberal centralizado, voltado para a acumulação de novos mercados

consumidores. d) a assinatura do Tratado de Tordesilhas por Portugal e pelos demais países

europeus.

29. Portugal e Espanha dividiram o mundo, entre si, por meio do Tratado de Tordesilhas. A posse sobre importantes territórios coloniais valeu-lhes a hegemonia econômica mundial durante o século XVI. Sobre o Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494, pode-se afirmar que objetivava:

a) impor a reserva de mercado metropolitano, por meio da criação de um sistema de monopólios que atingia todas as riquezas coloniais;

b) reconhecer a transferência do eixo do comércio mundial do Mediterrâneo para a Atlântico, depois das expedições de Vasco da Gama às Índias;

c) demarcar os direitos de exploração dos países ibéricos,tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão comercial marítima;

d) estimular a consolidação do reino português, por meio da criação da exploração das especiarias africanas e da formação do exército nacional.

30. Contrapondo-se à colonização de exploração, estabeleceu-se a de povoamento na América Anglossaxônica, ao menos numa parte dela.

São características das Colônias de povoamento implantadas no Continente Americano a partir do século XVII:

a) pequena propriedade familiar, manufaturas, policultura, autonomia econômica e mão-de-obra livre;

b) trabalho compulsório, mercado interno, plantações de subsistência e pacto colonial;

c) trabalho escravo, produção voltada para a exportação, econômica limitada pelo exclusivo colonial e latifúndio monocultor;

d) grandes propriedades de terras, ação colonizadora decorrente de conflitos religiosos na Metrópole, monocultura e trabalho escravo.

GEOGRAFIA

31.“Na atual crise dos países da zona do euro, quem tem lançado esse papel de inconveniente são as agências de risco de crédito. As três maiores nasceram nos Estados Unidos (...). O trio tem sido implacável em denunciar governos nacionais que gastaram mais do que deveriam, não arrecadaram dinheiro suficiente e agora não têm um centavo para honrar compromissos anteriores. Grécia, Portugal e Irlanda tiveram suas notas rebaixadas.”

Veja, 20 de julho de 2011, p.77.

O “pacto de estabilidade e crescimento” estabelecido entre os países da União Europeia exige a redução do déficit da administração pública dos países que gastaram mais do que deveriam. Este pacto foi estabelecido pelo:

a) Tratado de Amsterdã; b) Protocolo de Montreal;

c) Doutrina Truman; d) Plano Marshall.

32. “No Brasil, as migrações rural-urbanas (...) envolvem anualmente milhões de indivíduos (...). O crescimento populacional do Brasil – como ocorre em todo o mundo vem diminuindo com o tempo.”

VESENTINI, W.J; VLACH, Vânia. O espaço brasileiro. São Paulo: Ática, 2011, p. 28-37.

Com relação à migração, ao crescimento das cidades e da população mundial, assinale a opção correta:

a) a transição demográfica a nível mundial ocorreu na mesma época, pois o processo de globalização não é recente;

b) no Brasil o crescimento deixou de ser relevante no que diz respeito, ao aumento populacional, o fator relevante na atualidade é a imigração;

c) a urbanização e a concentração populacional em grandes centros provocaram uma queda nos índices de nascimentos;

d) as mais numerosas migrações inter-regionais da história brasileira foram as de populações do sul e nordeste para a região norte.

33. Responda a questão proposta, com base nas informações da tabela abaixo:

Cidade Latitude Longitude A 20º N 15º W B 20º N 51º E C 65º S 20º W D 65º S 72º W

Com relação às informações apresentadas na tabela, podemos afirma-se que:

a) as horas em A estão adiantadas em relação as horas em B; b) as cidades de A e B estão situadas no mesmo fuso enquanto o mesmo ocorre

com as cidades C e D; c) a cidade D está adiantada 5 horas em relação a C; d) em dezembro a sombra de uma pessoa na cidade B, ao meio dia será projeta

para o Norte.

34. “Em áreas tropicais e equatoriais úmidas a decomposição química e a desagregação mecânica da rocha-mãe são intensas. A presença de ferro no solo dá um tom vermelho acastanhado ou amarelo; seu horizonte A é pouco desenvolvido e o horizonte B é geralmente espesso, composto de argilas e areias, entre outros materiais. Essas características conferem a estes solos baixa fertilidade.”

KRAJEWSKI, A; GUIMARÃES, R; RIBEIRO, W. Geografia Pesquisa e Ação. São Paulo: Moderna, 2005, p. 33.

O solo descrito no texto acima é chamado de:

a) chernozem; b) latossolo;

c) podzólico; d) regossolo.

35. “Em 2008 o Brasil manteve a mesma posição que ocupava no ano anterior no ranking mundial do IDH. O Relatório do Índice de Desenvolvimento Humano foi divulgado pela primeira vez em 1990. A ideia era ampliar a discussão sobre os indicadores que deveriam ser considerados para analisar as condições de vida nos países.”

Folha de São Paulo. 19 de dezembro de 2008. p. A-14.

Considerando o tema e os aspectos referentes aos indicadores do IDH, é possível afirmar que:

a) a renda per capita considera outras dimensões importantes do desenvolvimento humano, portanto quanto maior a renda per capita maior o IDH;

b) os indicadores da renda, a longevidade e o grau de conhecimento não apresentam relações importantes para se calcular o IDH de acordo com as informações;

c) o cruzamento dos dados de dois indicadores, associados à distribuição irregular da população, explicam a classificação do Brasil no ranking mundial;

d) o percentual de adultos alfabetizados e a taxa bruta de matrícula medida pela razão entre o total de estudantes nos ensinos fundamental, médio, superior e a população em idade escolar cada dimensão gera um subíndice que é considerado em conjunto para calcular o IDH final.

36. “Com a eleição do novo presidente norte-americano Barack Obama, os Estados Unidos parecem mais dispostos a dialogar com este país e, eventualmente reiniciar o comércio externo, além de permitir investimentos diretos de pessoas ou empresas norte-americanas na ilha. Este país encontra-se numa fase de transição econômica e adotou a partir de 1990 reformas liberalizantes.”VESENTINI, W.J; VLACH, Vânia. Geografia do Mundo Subdesenvolvido. São Paulo: Ática, 2011, p.124.

Marque a alternativa que indica o país descrito no texto:

a) Cuba; b) Jamaica; c) Madagascar; d) Porto Rico.

37. “Desde o início de 1980 o governo federal tem demonstrado preocupações com a fronteira norte do Brasil.”

KRAJEWSKI, A; GUIMARÃES, R; RIBEIRO, W. Geografia Pesquisa e Ação. São Paulo: Moderna, 2005, p.181.

Todas as alternativas, abaixo, apresentam planos/projetos criados pelo governo para proteger a fronteira, exceto:

a) Sivam; b) Plano Cobra;

c) Aliança para o Progresso; d) Projeto Calha Norte.

38. Para compreender as características climáticas de uma dada região é necessário analisar os deslocamentos das massas de ar. Observe o mapa a seguir:

BRASIL: MASSAS DE AR

Fonte:FERREIRA,Graça Maria Lemos.Atlas geográfico espaço mundial.

São Paulo:Moderna, 2004.p.12 e13.

Com relação à localização, deslocamentos e características das massas de ar não podemos afirmar que:

a) durante o verão, o litoral do sudeste sofre influência direta da massa tropical atlântica (mTa), que provoca chuvas de convecção nas encostas das serras do Mar e Mantiqueira;

b) um dos ramos da massa polar atlântica (mPa) chega ao litoral do nordeste no inverno e provoca chuvas frontais;

c) no inverno do hemisfério sul, a massa equatorial continental (mEc) fica restrita ao nordeste da Amazônia, provocando chuvas;

d) a mEc no verão austral estende-se por quase todo o território brasileiro, com exceção do nordeste que permanece sob o domínio dos alísios da massa equatorial continental.

39. “China e Índia costumavam ser vistas pelo resto do mundo como os gigantes

adormecidos, países com enormes populações e grandes territórios (...). Com exceção do Japão, o único país que poderia desafiar seriamente a China na pretensão de ser a grande potencia asiática é a vizinha Índia.”

VESENTINI, W.J; VLACH, Vânia. Geografia do Mundo Industrializado. São Paulo: Ática, 2011, p.281.

Com relação a estes países é incorreto afirmar que: a) o entrelaçamento de um Estado forte, um partido único e a economia de

mercado são características marcantes do modelo chinês; b) a Índia atualmente não alcançou a auto-suficiência na produção de alimentos

apesar de ter registrado um crescimento econômico significativo; c) a Revolução Verde criou na Índia sérios problemas, provocou a concentração

da posse de terra e a expulsão de trabalhadores do campo; d) a China apesar de continuar politicamente centralizadora e comunista abriu sua

economia para a entrada de empresas transnacionais. 40. “A OMC se pronuncia contra a União Europeia por ter imposto barreiras à

importação de carne tratada com hormônio procedente dos Estados Unidos.” Boletim o Mundo. Geografia e política internacional. n. 5. Ano 1999.

Todas as alternativas abaixo sobre o protecionismo estão corretas, exceto: a) as barreiras comerciais podem ser tarifárias e não-tarifárias, estas últimas

consistem numa série de mecanismos não-taxados que visam proteger o mercado interno dos produtos importados;

b) o protecionismo agrícola e industrial tem sido constante no mercado internacional, é no setor agrícola que a intervenção governamental tem sido mais acentuada;

c) o discurso de protecionismo comercial por parte das nações desenvolvidas, está em desacordo com a adoção de práticas liberais adotadas por estes países no setor agrícola;

d) as alegações para a proteção agrícola recaem na questão referente à segurança alimentar, traduzidas na independência de fontes externas, no que se refere ao abastecimento de alimentos.

MATEMÁTICA

41. No processo seletivo de Medicina do Centro Universitário de Caratinga - 2011, observou-se que a idade dos 10 primeiros classificados obedeciam uma sequência matemática, onde o 1º colocado tinha idade de 16 anos e o nono colocado tinha idade de 40 anos. A idade do 5° colocado e do 10° colocado são respectivamente expressas na alternativa:

a) 22 e 38; b) 28 e 43; c) 25 e 46; d) 32 e 48.

42. De uma forma geral, todo sistema linear pode ser apresentado geometricamente. Considere duas retas, r1 e r2, observe as figuras abaixo:

Nas condições apresentadas acima, podemos dizer que os sistemas lineares representados pelas figuras são respectivamente apresentadas na alternativa:

a) possível e indeterminado; impossível; possível e indeterminado; b) impossível, possível e determinado, possível e indeterminado; c) impossível, possível e indeterminado, possível e determinado; d) impossível, possível e indeterminado, impossível.

43. Em uma conta de consumo de energia emitida pela CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), um consumidor recebeu para o mês de agosto o seguinte gráfico explicativo:

Se para o mês de setembro o consumo for de 420KWh, o novo valor a pagar será de: Assinale a alternativa correta:

a) R$236,95; b) R$284,28;

c) R$292,00; d) R$325,48.

Valor a pagar(R$)

Consumo KWh

157,97

280

0

Fig. 1

r1

r2

r1 r2 r1

r2

Fig. 2 Fig. 3

44. Um médico verificou em um exame minucioso que uma veia de um paciente apresentava-se obstruída pelo LDL (Low Density Lipoproteins), mais conhecido como colesterol ruim e fez o desenho ao lado de uma secção reta da veia em estudo.

Observando as dimensões marcadas na figura pelo médico, e sabendo que a

área do LDL depositado é de 1,45mm2, pergunta-se: a porcentagem que o LDL obstruiu a veia do paciente é aproximadamente de:

a) 6,6%; b) 8,8%; c) 9,0%; d) 11,5%. 45. Para verificar o ângulo αααα de bifurcação de uma determinada veia, um

angiologista fez a figura abaixo. Com o auxílio de um matemático pode determinar as equações das retas r1 e r2, suportes das veias bifurcadas. Sabendo, pois, que r1 = 5x + 3y = 30 e r2 = 5x – 3y = 10, o ângulo α desejado é aproximadamente:

Fonte figura do fundo http://portal.samaritano.com.br

a) 30°; b) 44°; c) 62°; d) 75°.

Ângulo sen cos tg 30º 0,5 0,866 0,5774 44º 0,6947 0,7193 0,9657 62º 0,8829 0,4695 1,8807 75º 0,9659 0,2588 3,7321

3mm

0,68mm

Veia

LDL

αααα

r1 r2

H

Raio R

h Raio r

46. Em um laboratório, um químico deseja calcular a altura de ácido sulfúrico em

um funil cônico circular reto com raio R e altura H. Sabendo que o volume do ácido depositado no funil é de um quarto do volume do funil, fez o desenho ao lado. A expressão matemática para o cálculo da altura h é correto na alternativa:

a) h

RH

4 b)

12

3 3H c) 3

3

4

H d) 2

24

R

H

47. A área do triângulo equilátero inscrito em uma circunferência de raio 4cm é aproximadamente:

a) 12cm2 b) 16cm2 c) 20cm2 d) 24cm2

48. As afirmativas abaixo são propriedades dos determinantes, exceto:

a) se a uma linha ou coluna de uma matriz quadrada somamos outra paralela a ela multiplicada por um número, seu determinante muda de sinal;

b) se uma matriz quadrada tem duas linhas ou duas colunas proporcionais seu determinante é zero;

c) se multiplicarmos todos os elementos de uma linha ou coluna de uma matriz quadrada por um número k, seu determinante será multiplicado por este número k;

d) o determinante do produto de duas matrizes quadradas de mesma ordem é igual ao produto dos determinantes destas matrizes: Det (A . B) = Det (A) . Det (B).

49. A soma das raízes da equação x3 - 9x2 + 26x - 24 = 0 é expressa corretamente na alternativa:

a) 2; b) 6; c) 8; d) 9.

50. Em uma família de seis filhos, a probabilidade de que esta tenha no máximo quatro filhas (sexo feminino) é apresentada corretamente na alternativa:

a) 25/42; b) 64/37; c) 57/64; d) 62/43.

FÍSICA

51. O bloco da figura é abandonado do ponto A e desliza ao longo da trajetória ABC e pára em C. Considerando que a energia dissipada durante o trajeto seria suficiente para aquecer uma massa m de água, fazendo sua temperatura variar de 24ºC.

Determine a massa m de água e assinale a alternativa adequada:

Dados: 1 cal = 4J, cágua = 1 cal/goC e g = 10 m/s2

a) 18 g b) 12 g c) 10 g d) 6 g

52. Os sistemas aceleradores que observamos com mais frequência são aqueles que

executam movimentos de rotação. Nós vivemos num desses sistemas – o planeta Terra – e as forças fictícias, por ele geradas, dão origem a fenômenos – ou nele interferem – que influem significativamente em nossa vida (como os ventos as marés e as correntes marítimas). Nesses sistemas têm origem a força centrífuga, a mais importante das forças fictícias que conhecemos, afinal a centrifugação é um processo tecnológico largamente utilizado em física, química e biologia, em geral na separação ou purificação de substâncias.

Sobre esse assunto é correto afirmar:

a) as forças centrípeta e centrífuga existem para um referencial inercial; b) as forças centrípeta e centrífuga não existem para referencias não-inercias; c) as forças centrípeta e centrífuga não dependem de um referencial;

d) só podemos falar de força centrípeta quando se tratar de referencial não-inercial.

53. A equipe do professor Ulysses Lins, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acaba de descrever na revista International Journal of Systematic and Evolutionary Microbiology uma bactéria descoberta na lagoa de Araruama, no litoral do estado do Rio de Janeiro, que batizaram de Candidatus Magnetoglobus multicellularis. Como o nome indica, são bactérias esféricas com propriedades magnéticas – chamadas de

magnetotáticas – e compostas por muitas células. As bactérias magnetotáticas têm em seu interior minúsculas partículas metálicas que se alinham e funcionam como se fossem ímãs internos. Essa bússola as ajuda, por exemplo, a distinguir para que lado estão as camadas mais profundas e menos oxigenadas do sedimento, seu ambiente favorito. No hemisfério Sul elas nadam sempre para o sul, então um ímã com a extremidade norte apontada para a lâmina atrai as bactérias, que são assim flagradas pelas lentes do microscópio.

Adaptado de www.google.com.br acesso em 27/09/2011

Assim como os ímãs internos das bactérias magnetotáticas, a agulha de uma bússola se relaciona com o planeta Terra. A partir desta afirmativa é correto dizer que:

a) o norte da agulha da bússola aponta para o norte geográfico porque nele se encontra um norte magnético.

b) o norte da agulha da bússola aponta para o norte geográfico porque no sul geográfico encontra-se um sul magnético.

c) o sul da agulha da bússola aponta para o sul geográfico porque no norte geográfico encontra-se um sul magnético.

d) o sul da agulha da bússola aponta para o sul geográfico porque nele encontra-se um sul magnético.

54. É comum para a mulher se maquiar usando um espelho esférico côncavo, pois vê seu rosto aumentado e direito. Assinale a alternativa em que apresente o posicionamento em que o rosto deve estar:

a) no centro de curvatura do espelho; b) entre o centro e o foco de curvatura do espelho; c) no foco de curvatura do espelho; d) entre o foco e o espelho.

Ao microscópio eletrônico de varredura, a bactéria magnética de Araruana mostra suas células.

55. Um bloco de massa m é abandonado do ponto A desliza sem atrito ao longo da pista. Julgue a afirmativas abaixo para a menor altura h de que ele deve ser abandonado para que passe pelo ponto B com a menor velocidade possível.

Marque a alternativa em que apresenta a afirmativa correta:

a) I e II estão corretas; b) III e IV estão corretas;

c) II e IV estão corretas; d) somente a II é correta.

56. Um raio de luz propaga-se do meio A para o ar (meio B), conforme ilustra a figura. Determine o índice de refração absoluto do meio A e assinale a opção correta.

Dado: nar = 1

a) 33 b) 3 c)

21 d) 1

I. Deve ser abandonado de uma altura h menor que 25r .

II. Deve ser abandonado de uma altura h igual a 25r .

III. Deve ser abandonado de uma altura h maior que 25r .

IV. Se for abandonado de uma altura maior que 25r o bloco passa pelo ponto B

com velocidade superior à mínima para atingir tal ponto.

57. A altura é a qualidade do som que nos permite classificá-lo como grave ou

agudo. De um modo geral, os homens têm voz grave (voz “grossa”) e, as mulheres, voz aguda (voz “fina”). Na linguagem musical, diz-se que um som agudo é alto e um som grave é baixo (observe que, na linguagem vulgar, os termos “alto” e “baixo” costumam ser usados referindo-se à intensidade do som, o que deve ser evitado). Verifica-se que a altura de um som está relacionada com a frequência, da onda sonora, de tal modo que quanto mais agudo for o som, maior é a sua frequência. Texto adaptado do livro Física de Antonio Máximo e Beatriz Alvarenga volume 2, 1ª edição – 2006 editora Scipione.

Assim, podemos concluir que a frequência da voz masculina, em relação à da voz feminina, em geral, é:

a) maior; b) menor;

c) igual; d) impossível de definir.

58. O gráfico abaixo representa as curvas de dois resistores 1 e 2.

São feitas as seguintes afirmações:

I. Quando os resistores 1 e 2 são ligados em série a intensidade da corrente que circula por eles pode ser de 2 A e a queda de tensão sobre cada um deles é, respectivamente, 4 V e 2V.

II. Quando os resistores 1 e 2 são ligados em série a intensidade da corrente que circula por eles pode ser de 2 A e a queda de tensão sobre cada um deles é, respectivamente, 2 V e 4V.

III. Quando os dois resistores são ligados em paralelo e a intensidade de corrente no resistor 1 for igual a 1 A, então a ddp sobre o resistor 2 será de 2 V.

IV. Quando os dois resistores são ligados em paralelo e a intensidade de corrente no resistor 2 for igual a 8 A, então a ddp sobre o resistor 1 será de 4 V.

Assinale a alternativa adequada:

a) as afirmativas II, III e IV são verdadeiras; b) somente as afirmativas I e IV são verdadeiras; c) somente as afirmativas II e IV são verdadeiras; d) somente a afirmativa II é falsa.

59. Observando a figura verifica-se que o líquido x não é miscível ao mercúrio de densidade 13,6 g/cm3.

Determine e marque a alternativa que apresenta a densidade do líquido x, aproximadamente:

a) 5 g/cm3; b) 5,7 g/cm3; c) 7 g/cm3; d) 12 g/cm3.

60. “Algumas décadas após a descoberta das ondas eletromagnéticas, uma

verdadeira revolução tecnológica se iniciou. Foi possível produzir estas ondas das mais diferentes formas. Como a frequência é uma grandeza física que caracteriza uma onda, diferentes frequências definem diferentes tipos de onda eletromagnética, como ondas de rádio, micro-ondas, raio X entre outros. O conjunto de todos os tipos de ondas eletromagnéticas é chamado de espectro eletromagnético.”

Texto extraído do livro “Conexões com a física” volume 3, 1ª edição, 2010, editora Moderna.

Com a leitura do texto, observando o esquema apresentado sobre os raios gama e o infravermelho é correto dizer que o primeiro possui comprimento de onda:

a) maior; b) menor; c) igual; d) não é possível definir.

RASCUNHO