MÉDICO VETERINÁRIO - Amazon Simple Storage Service · * Os Fiscais de Sala não estão...

9
ESTADO DA PARAÍBA PREFEITURA MUNICIPAL DE PRATA * ATENÇÃO - CONFIRA SE ESTA PROVA CORRESPONDE AO CARGO QUE VOCÊ CONCORRE * Neste Caderno de Questões, você encontra: - 28 questões ESPECÍFICAS - 12 questões de Português * Só inicie a prova após a autorização do Fiscal de Sala. * Duração da prova: 3 horas. O Candidato só poderá retirar-se do recinto das provas após 02 horas, contadas a partir do seu efetivo início. * O candidato só terá o direito de levar o caderno de prova após 02:30 horas do início dos trabalhos, e deixará apenas o Cartão de Respostas. * Caso o candidato opte em sair antes de 02:30 horas do início dos trabalhos; NÃO será permitido a anotação do gabarito seja qual for a forma. * Os Fiscais de Sala não estão autorizados a prestar quaisquer esclarecimentos sobre a resolução das questões; esta tarefa é obrigação do candidato. * Não é permitido que os candidatos se comuniquem entre si. É proibida também a utilização de quaisquer equipamentos eletrônicos. * O candidato receberá do Fiscal de Sala, 01 (hum) Cartão de Respostas correspondente às questões objetivas. * Assinale apenas uma opção em cada questão. Não deixe questão em branco, nem assinale mais de uma opção, para seu Cartão não ter questões anuladas. * O seu Cartão de Respostas é pessoal e insubstituível. Portanto, CUIDADO, não rasure, dobre ou amasse seu Cartão de Respostas pois em hipótese alguma ele será substituído, salvo por erro do fiscal ou por falha de impressão. Confira seus dados, leia as instruções para seu preenchimento e assinale no local indicado. * A assinatura no Cartão de Respostas é obrigatória. Assine o seu Cartão de Respostas (Gabarito). Cartão de Respostas sem assinatura acarretará na desclassificação do candidato. * O Gabarito desta prova estará disponível no dia 20/11/2017, no site www.conpass.com.br. * Para exercer o direito de recorrer contra qualquer questão, o candidato deve seguir as orientações constantes da Cláusula XII do Edital de Reabertura do Concurso Público nº 001/2017 da PREFEITURA MUNICIPAL DE PRATA, de 25/08/2017. * Após o término da prova, o candidato deverá deixar a sala e em hipótese alguma poderá permanecer no estabelecimento onde realizou a mesma. BOA PROVA!! CONCURSO PÚBLICO PROVA PARA CARGO DE: MÉDICO VETERINÁRIO

Transcript of MÉDICO VETERINÁRIO - Amazon Simple Storage Service · * Os Fiscais de Sala não estão...

ESTADO DA PARAÍBA PREFEITURA MUNICIPAL DE PRATA

* ATENÇÃO - CONFIRA SE ESTA PROVA CORRESPONDE AO CARGO QUE VOCÊ CONCORRE

* Neste Caderno de Questões, você encontra: - 28 questões ESPECÍFICAS - 12 questões de Português * Só inicie a prova após a autorização do Fiscal de Sala. * Duração da prova: 3 horas. O Candidato só poderá retirar-se do recinto das provas após 02 horas, contadas a partir do seu efetivo início. * O candidato só terá o direito de levar o caderno de prova após 02:30 horas do início dos trabalhos, e deixará apenas o Cartão de Respostas. * Caso o candidato opte em sair antes de 02:30 horas do início dos trabalhos; NÃO será permitido a anotação do gabarito seja qual for a forma. * Os Fiscais de Sala não estão autorizados a prestar quaisquer esclarecimentos sobre a resolução das questões; esta tarefa é obrigação do candidato. * Não é permitido que os candidatos se comuniquem entre si. É proibida também a utilização de quaisquer equipamentos eletrônicos. * O candidato receberá do Fiscal de Sala, 01 (hum) Cartão de Respostas correspondente às questões objetivas. * Assinale apenas uma opção em cada questão. Não deixe questão em branco, nem assinale mais de uma opção, para seu Cartão não ter questões anuladas. * O seu Cartão de Respostas é pessoal e insubstituível. Portanto, CUIDADO, não rasure, dobre ou amasse seu Cartão de Respostas pois em hipótese alguma ele será substituído, salvo por erro do fiscal ou por falha de impressão. Confira seus dados, leia as instruções para seu preenchimento e assinale no local indicado. * A assinatura no Cartão de Respostas é obrigatória. Assine o seu Cartão de Respostas (Gabarito). Cartão de Respostas sem assinatura acarretará na desclassificação do candidato. * O Gabarito desta prova estará disponível no dia 20/11/2017, no site www.conpass.com.br. * Para exercer o direito de recorrer contra qualquer questão, o candidato deve seguir as orientações constantes da Cláusula XII do Edital de Reabertura do Concurso Público nº 001/2017 da PREFEITURA MUNICIPAL DE PRATA, de 25/08/2017. * Após o término da prova, o candidato deverá deixar a sala e em hipótese alguma poderá permanecer no estabelecimento onde realizou a mesma.

BOA PROVA!!

CONCURSO PÚBLICO PROVA PARA CARGO DE:

MÉDICO VETERINÁRIO

PARTE I – MÉDICO VETERINÁRIO

01 - “A lesão coronária mostrará congestão, edema e dor a palpação”. Essa frase se refere a:

A) Febre aftosa B) Encefalite espongiforme bovina C) Anemia infecciosa eqüina D) Doença de Aujeszk E) Tuberculose

02 - A leishmaniose é considerada como uma zoonose pode acometer o homem, sendo de grande importância na saúde pública. Sobre essa importante zoonose leia os itens abaixo e marque a opção correta.

A) É considerada um antropozoonose porque é doença de animais que podem ser transmitida ao homem, sua transmissão ocorre através da picada de insetos, chamados flebotomíneos sendo os agentes etiológicos protozoários tripanossomatídeos do gênero Leishmania, são parasitas intracelulares obrigatórios das células do sistema fagocítico mononuclear e podem ser encontrados na forma aflagelada, quando no tubo digestivo do inseto vetor.

B) É uma das 6 endemias prioritárias no mundo sendo de grande relevância na saúde coletiva devido à sua heterogeneidade epidemiológica, alta letalidade em pacientes tratados e alta soroprevalência, é uma doença grave, cuja mortalidade nos casos humanos tratados pode alcançar 70 a 90%.

C) É considerada um antropozoonose porque é doença de humanos que podem ser transmitidas a animais, sua transmissão ocorre através da picada de insetos, chamados flebotomíneos sendo os agentes etiológicos protozoários tripanossomatídeos do gênero Leishmania, são parasitas intracelulares obrigatórios das células do sistema fagocítico mononuclear e podem ser encontrados na forma flagelada, quando no tubo digestivo do inseto vetor ou aflagelada, quando nos tecidos dos vertebrados.

D) A transmissão da doença ocorre através da picada de insetos, chamados flebotomíneos sendo os agentes etiológicos protozoários tripanossomatídeos do gênero Leishmania, são parasitas intracelulares obrigatórios das células do sistema fagocítico mononuclear e podem ser encontrados na forma aflagelada, quando no tubo digestivo do inseto vetor ou flagelada, quando nos tecidos dos vertebrados.

E) Essa enfermidade é endêmica no Rio Grande do Norte, estado do Nordeste do Brasil, sendo o município de Mossoró/RN considerado endêmico, com destaque para o perímetro rural, já que sua transmissão ocorre através da picada de insetos, chamados flebotomíneos sendo os agentes etiológicos protozoários tripanossomatídeos do gênero Leishmania, são parasitas intracelulares obrigatórios das células do sistema fagocítico mononuclear e podem ser encontrados na forma flagelada nos tecidos dos vertebrados.

03 - As medidas de controle adotadas no Brasil para leishimaniose visceral não tem sido capazes de prevenir a expansão geográfica e a ascensão da incidência e letalidade, provocando graves prejuízos a saúde. Sobre essa importante marque a opção correta.

A) A Leishmaniose Tegumentar Americana é uma doença infecciosa, causada por diferentes espécies de Leishmania que acomete as estruturas da pele, de forma localizada ou difusa, dependendo da espécie, enquanto a Leishmaniose visceral é a forma mais severa, caracterizada por ser uma doença sistêmica e crônica, com manifestação de processos viscerais, devido à multiplicação do parasita dentro das células do sistema retículo endotelial do vetor.

B) A Leishmaniose Visceral é uma infecção zoonótica que afeta animais e o homem, constituindo, portanto, um grave problema de saúde pública, é uma doença de notificação obrigatória, que apresenta taxas elevadas de incidência e letalidade nos casos tratados.

C) É uma doença de notificação obrigatória, portanto, somente os profissionais de saúde, que tem acesso ao sistema de notificação, deverá fazer a comunicação da ocorrência dos casos confirmados, para as autoridades sanitárias.

D) As leishmanioses têm como agente etiológico, um protozoário do gênero Leishmania é um parasito intracelular obrigatório que necessita, para completar seu ciclo biológico, de dois hospedeiros, apresentando duas formas principais: uma amastigota, encontrada no tubo digestivo do inseto vetor, e outra promastigota, observada nos tecidos dos hospedeiros vertebrados.

E) As leishmanias mostram forte tendência a invadir as vísceras e possuem uma organela incomum situada diante do núcleo conhecida como cinetoplasto, que possui DNA distinto do DNA genômico.

04 - Sobre a leishmaniose marque a opção errada:

A) A transmissão de L. chagasi se dá pelo ciclo antroponótico, já o ciclo zoonótico é encontrado em áreas de transmissão de L. donovani.

B) Existem dois ciclos de transmissão da leishmaniose visceral: o primeiro envolve o ciclo zoonótico, onde a doença é transmitida ao homem a partir de um vetor que fez o repasto sanguíneo em reservatório animal e o segundo envolve o ciclo antroponótico, onde a leishmaniose visceral é transmitida de homem para homem através do vetor.

C) No ciclo zoonótico os seres humanos são hospedeiros ocasionais e os animais, principalmente cães, são os reservatórios do parasito.

D) Os insetos vetores das leishmanioses são os flebotomíneos, popularmente conhecidos como mosquito pólvora, mosquito palha, cangalhinha, birigui, tatuquira, entre outros são dípteros da família Psychodidae e subfamília Phlebotominae, dos gêneros Lutzomyia e Phlebotomus

E) Para todas as espécies de Leishmania, a principal forma de transmissão ocorre através da picada de fêmeas de flebotomíneos infectados, e sabe-se que os dípteros, assim como muitos outros insetos hematófagos, necessitam de suprimentos de carboidratos que, na natureza, adquirem diretamente da seiva de plantas, néctar, secreções de afídeos e frutas maduras, entretanto, para as fêmeas, esses requerimentos são utilizados como complemento na alimentação sangüínea.

05 - São doenças de notificação obrigatória: A) Salmonella; mastite; tuberculose; raiva B) Botulismo; Carbúnculo sintomático; anaplasmose;

ectima contagioso C) Influenza aviária; clamidiose; neosporose; mycoplasma D) Brucelos; Influenza aviária; Clamidiose; Mycoplasma E) Salmonella; mastite; tuberculose; leishmaniose.

06 - Sobre a anatomofisiologia cardiovascular marque a opção correta:

A) O volume do ventrículo é cerca de dois terços do volume do átrio e ao átrio direito chegam às veias cava cranial e caudal e a veia pulmonar e do ventrículo direito sai à artéria aorta.

B) Os capilares são tubos de diâmetro minúsculo, compostos quase que exclusivamente de endotélio, se unem para formar vênulas, que por sua vez, se unem e formam veias cada vez maiores, essas apresentam um diâmetro interno maior do que as artérias que acompanham, tendo paredes mais finas, com apenas pequena quantidade de tecido muscular.

C) Para impedir o refluxo sangüíneo nos grandes vasos para os ventrículos durante a sístole ventricular, existem as válvulas semilunares direita e esquerda, denominadas aórtica e pulmonar, respectivamente, e pelo lado direito cardíaco circula o sangue venoso, ao passo que pelo esquerdo, o sangue arterial.

D) A válvula cardíaca do lado direito é a tricúspide, e a do lado esquerdo é a bicúspide ou mitral e são elas que impedem que, ao contraírem os ventrículos durante a diástole, o sangue retorne aos átrios, a chamada regurgitação.

E) O sistema circulatório do mamífero consiste em um órgão central de impulsão, o coração, é constituído pelo lado direito e esquerdo e cada uma dessas porções é formada pelo átrio e pelo ventrículo que se comunicam por uma abertura atrioventricular, direito que é a bicúspide, e a do lado esquerdo que é a tricúspide.

07 - O sistema cardiovascular deverá estar em total em completa harmonia com os outros sistemas e para isso não poderá apresentar alterações patológicas. Sobre esse sistema marque a opção correta.

A) Deixando o coração, a aorta dirige-se dorsal e depois caudalmente, sendo as primeiras ramificações as artérias coronárias direita e esquerda, responsáveis pela irrigação do tecido cardíaco e a ramificação seguinte é o tronco braquiocefálico, que irriga pescoço, cabeça e membros torácicos.

B) Na circulação pulmonar, o sangue não oxigenado é bombeado para o átrio direito através das veias pulmonares, seguindo posteriormente para o ventrículo direito, bombeando o sangue por sua vez para as artérias cava cranial e caudal.

C) A artéria cava se divide em dois ramos, se dirigindo para cada um dos pulmões, preenchendo os capilares pulmonares com sangue, nos pulmões ocorrem as trocas gasosas, oxigenando o sangue, seguindo para as veias pulmonares que entregam o sangue para o átrio direito, encerrando assim a circulação pulmonar.

D) Posteriormente ao diafragma, as artérias mesentéricas cranial e caudal e a artéria celíaca irrigam respectivamente estômago, baço e fígado.

E) Um dos ramos da aorta dá origem às artérias mesentéricas cranial e caudal suprindo a região pélvica, genitália, membros pélvicos e cauda e as artérias ilíacas irrigam o intestino; artérias renais irrigam rins e órgãos reprodutivos.

08 - O entendimento sobre a condução elétrica do coração é de extrema importância para a compreensão das doenças do sistema cardiovascular. Leia os itens abaixo e marque a opção correta.

A) O marca-passo do coração é denominado nodo atrioventricular, o local de início da onda elétrica de despolarização e a freqüência deste do nodo atrioventricular é influenciada pelo equilíbrio no tônus autonômico, os sistemas simpático (que aumenta freqüência) e parassimpático (que diminui freqüência).

B) O bombeamento do sangue acontece por meio de uma ação mecânica com enchimento das câmaras cardíacas durante a diástole e a expulsão do sangue durante a sístole.

C) O impulso elétrico que inicia o ciclo cardíaco se origina então no nodo sinoatrial, despolarizando inicialmente, as células musculares atriais do átrio esquerdo e em seguida do direito.

D) A condução passa dos átrios para os ventrículos pelo feixe de His, que se divide no septo ventricular em ramo direito e esquerdo e a condução finalmente dissemina-se no miocárdio através de finas ramificações denominadas fibras de Purkinje.

E) A despolarização se dissipa pelo nodo sinoatrial de forma mais lenta, causando um processo de retardo, permitindo então posteriormente a despolarização das células musculares ventriculares.

09 - Sobre o exame clinico do sistema cardiovascular. Leia os itens abaixo e marque a opção errada.

A) A força, regularidade e freqüência do pulso arterial deverão serem avaliados e os pulsos mais fortes que o normal são chamados hipercinéticos; quando parece ser fraco, hipocinético e menos pulsos que batimentos cardíacos constituem déficit de pulso, podendo ser induzido por arritmias.

B) Sopros cardíacos muito altos provocam vibrações palpáveis (frêmito precordial), localizando-se na área de intensidade máxima do sopro.

C) A avaliação dos acúmulos de líquidos pelo corpo, deve ser feita por meio de palpação e balotamento do abdome, de áreas pendentes, e a percussão do tórax, detectando efusões e edema subcutâneo.

D) O primeiro passo durante a ausculta é determinar os focos valvares, que no lado esquerdo do tórax são pulmonar, aórtico e mitral, no 3°, 4° e 5° espaço intercostal, respectivamente, e do lado direito, tem-se o foco valvar tricúspide no 4° espaço intercostal.

E) O precórdio (choque de ponta) é palpado e o impulso precordial deve ser mais forte do lado direito que o esquerdo, caso contrário pode resultar de uma hipertrofia ventricular direita.

10 - Sobre as bulhas cardíacas marque a opção correta. A) A primeira bulha (S1) está relacionada com o

fechamento das valvas atrioventriculares mitral e tricúspide, com o turbilhonamento do sangue dentro das câmaras atriais e pela contração atrial.

B) A segunda bulha (S2) origina-se do fechamento das valvas mitral e pulmonar e o silêncio entre as duas bulhas deve ser auscultado.

C) Entre S1 e S2 o silêncio é pequeno, correspondendo à fase sistólica ventricular do batimento cardíaco; já entre S2 e S1 o silêncio é maior, sendo referente à fase diastólica do batimento.

D) Entre S1 e S2 o silêncio é maior, correspondendo à fase diástole ventricular do batimento cardíaco; já entre S2 e S1 o silêncio é menor, sendo referente à fase sistole do batimento.

E) A primeira bulha (S2) origina-se do fechamento das valvas semilunares aórtica e pulmonar e não há silêncio entre as duas bulhas.

11 - Alguns métodos complementares de diagnóstico deverão ser recomendados nos pacientes com doenças do sistema cardiovascular. Sobre os métodos de diagnóstico complementares das doenças do sistema cardiovascular. Marque a opção correta.

A) O eletrocardiograma é sequencialmente gerado a partir de uma região cardíaca, a onda P, complexo QRS e onda T são os desvios reconhecíveis do traçado do ECG, e indicam a despolarização atrial (T), a despolarização ventricular (QRS) e a repolarização ventricular (P).

B) Na formação de um complexo P-QRS-T normal, inicia no nodo atrioventricular, local de início da onda de despolarização e a formação da onda T se faz durante a despolarização atrial, despolarizando também o nodo atrioventricular.

C) A onda Q é a primeira deflexão negativa, e é referente a despolarização do septo atrial.

D) A onda S aparece no eletrocardiograma como uma deflexão negativa, e ocorre na despolarização das partes basilares dos ventrículos, enquanto a fase de repolarização, a onda T, ocorre após a despolarização (ou contração) ventricular completa.

E) A onda R é uma grande deflexão e acontece quando o volume do miocárdio ventricular é repolarizado.

12 - O amitraz é um ectoparasiticida utilizado comumente. Sobre essa um importante substancia marque a opção correta.

A) Não deverá ser associado a xilazina, atipamazole e medetomidina porque potencializam seus efeitos.

B) Faz parte do grupo das formamidinas e a estimulação de receptores alfa-2-adrenérgicos constitui, na maioria das vezes, as causas dos efeitos tóxicos.

C) Pode causar badicardia e nestes casos a administração de atropina deverá ser administrado.

D) Não deverá ser associado a seleginina porque essa é um alfa-2-adrenérgico.

E) Ocorre biotransformação hepática e seus metabólicos são tóxicos e eliminados pela urina e fezes.

13 - A griseofulvina é um antifúngico que em gatos pode: A) Causar anorexia, trombocitopenia e leucocitose. B) Causar diarréia, anorexia e leucocitose. C) Causar diarréia, trombocitose e leucocitose. D) Causar anemia, trombocitopenia e leucopenia. E) Causar êmese, trombocitose e leucocitose.

14 - As tetraciclinas em altas doses podem provocar:

A) Hepatotoxicidade pelo acumulo dessa substancia nos hepatocitos e a insuficiência cardíaca aguda pelo quelação do cálcio.

B) Hepatotoxicidade pelo acumulo de triglicerídeos nos hepatocitos e a insuficiência renal aguda pelo quelação do cálcio.

C) A nefrotoxicidade pelo acumulo de cálcio nos nefros e a insuficiência renal aguda pelo quelação do cálcio.

D) A nefrotoxicidade pelo acumulo de cálcio nos nefros e a insuficiência cardiaca aguda pelo quelação do cálcio.

E) A neurotoxicidade pelo acumulo destas substancias na endolinfa e a insuficiência renal aguda pelo quelação do cálcio.

15 - Sobre as reações adversas dos antimicrobianos, marque a opção correta.

A) As quinolonas provocam coagulopatias; B) As tetraciclinas provocam coagulopatias e anemias. C) As penicilinas anemia hemolítica; reações

imunomediadas e incoordenação motora. D) Os macrolídeos provocam neurotoxicidade; ataxia

e alterações posturais. E) As sulfas são responsáveis por reações

hipersensibilidade; coagulopatias e nistagmo. 16 - Dentre as diversas enfermidades que acometem o tecido cutâneo dos animais, destaca-se a democidiose, esta é uma enfermidade causada por ácaros que pode acometer cães e outras espécies como os ovinos, caprinos, coelhos, suínos, eqüinos, felinos e até mesmo o homem. Sobre essa afecção marque a opção correta.

A) Morfologicamente, o corpo do Demodex está dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen, sendo o podossoma, parecendo à cabeça, com rosto grande e saliente, é formado pelas quelíceras em estilete e aderidas aos palpos formados por três artículos.

B) Morfologicamente, o corpo do Demodex está dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen, sendo que o gnatossoma sustenta quatro pares de patas curtas e grossas, formadas por três artículos cada uma.

C) Os tarsos apresentam duas garras denteadas e o abdômen, distinto do podossoma, é finamente estriado no sentido transversal, já o orifício genital feminino ventral é fendido longitudinalmente e está situado ao nível das coxas I e II e, o do macho, é dorsal e está localizado na coxa IV, emergindo dele o pênis.

D) Morfologicamente, o corpo do Demodex está dividido em: cabeça e abdômen, sendo o podossoma, parecendo à cabeça, com rosto grande e saliente, é formado pelas quelíceras em estilete e o gnatossoma sustenta quatro pares de patas curtas e grossas, formadas por três artículos cada uma.

E) Morfologicamente, o corpo do Demodex está dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen, sendo o gnatossoma, parecendo à cabeça, com rosto grande e saliente, é formado pelas quelíceras em estilete e aderidas aos palpos formados por três artículos.

17 - Quanto a demodicose podemos afirmar que:

A) O ciclo biológico se processa todo no hospedeiro e compreende: ovo, larva, ninfa e adulto, macho e fêmea e quanto aos ovos, estes são fusiformes e as larvas apresentam quatro patas, enquanto que a ninfa apresenta seis patas.

B) O ciclo biológico se processa todo no hospedeiro e compreende: ovo, larva, ninfa e adulto, macho e fêmea e quanto aos ovos, estes são fusiformes e as larvas apresentam quatro patas, enquanto que a ninfa apresenta seis patas.

C) O ciclo biológico se processa todo no hospedeiro e compreende: ovo, larva, e adulto, macho e fêmea, sendo que as larvas apresentam seis patas, enquanto os adultos quatro patas.

D) O ciclo biológico se processa todo no hospedeiro e compreende: ovo, larva, protoninfa, ninfa e adulto, macho e fêmea e quanto aos ovos, estes são fusiformes e as larvas apresentam seis patas, enquanto que a ninfa apresenta oito patas.

E) O ciclo biológico se processa todo no hospedeiro e compreende: ovo, larva, protoninfa, ninfa e adulto, macho e fêmea e quanto aos ovos, estes são fusiformes e as larvas apresentam seis patas, enquanto que a ninfa apresenta oito patas.

18 - Sobre as doenças parasitárias marque a opção correta.

A) Na demodicose a fêmea cava galerias embaixo da pele e deposita cerca de 20 a 24 ovos no folículo piloso e os ovos eclodem, dando origem a pequenas larvas de quatro patas, que se transformam em ninfas de seis patas.

B) As larvas e ninfas (deutoninfa e ninfa) são carreadas pelo fluxo de sebo para a boca do folículo, onde atingem a maturidade, originando adultos de quatro patas

C) Os parasitos (em todos os estágios) podem ser encontrados nos linfonodos, parede intestinal, baço, fígado, rins, bexiga, pulmão, tireóide, sangue, urina e fezes. Entretanto, as sarnas observadas nestes órgãos percutâneos estão normalmente mortos e degenerados, representando uma simples drenagem para qualquer dessas áreas, através do sangue ou linfa.

D) Na demodicose a fêmea cava galerias embaixo da pele e deposita cerca de 20 a 24 ovos no folículo piloso e os ovos eclodem, dando origem a pequenas ninfas de seis patas, que se transformam em adultos de quatro patas.

E) As larvas e ninfas (protoninfa e deutoninfa) são carreadas pelo fluxo de sebo para a boca do folículo, onde atingem a maturidade, originando adultos de seis patas

19 - Sobre o sistema reprodutor feminino marque a opção errada.

A) Com a puberdade, o hipotálamo inicia a liberação pulsátil do hormônio folículo estimulante, que alcança, pelas vias capilares do sistema portal hipofisário, as células nas quais as gonadotrofinas hormônio folículo estimulante e hormônio luteinizante são secretadas.

B) Anatomicamente, o útero da cadela pode ser classificado em bipartido (como na maioria das espécies domésticas), apresentando um corpo e dois cornos uterinos, apresenta ampla capacidade de distenção, permitindo a gestação; contrai-se fortemente no momento do parto, facilitando a expulsão dos produtos e involui rapidamente no puerpério, garantindo a depuração do órgão, preparando-se para nova prenhez.

C) O ciclo estral da cadela compreende um período de inatividade sexual, conhecido como anestro, que é seguido por outro de atividade reprodutiva, cuja manifestação principal é definida como estro, esta forma de apresentação cíclica e os espaçamentos interestros de 5 a 12 meses fazem com que a fêmea canina seja referenciada na literatura como uma espécie monoéstrica estacional.

D) O ciclo reprodutivo da cadela apresenta quatro fases bem distintas, estabelecidas por alterações hormonais que induzem as transformações de ordem morfológica e clínica, citológicas, vaginais e cervicais e essas fases são conhecidas como pró-estro, estro, metaestro/diestro e anestro.

E) O hormônio folículo estimulante e o hormônio luteinizante, a exemplo do que ocorre com o hormônio liberador de gonadotrofina, são liberados na circulação e estimulam a síntese de esteróides sexuais (progestágenos, andrógenos e estrógenos) nos compartimentos celulares dos folículos ovarianos.

20 - Sobre a fisiologia do sistema reprodutor feminino marque a opção correta.

A) Os folículos que irão ovular reduzem a concentração plasmática de inibina, que inibe a liberação de hormônio fólico estimulante.

B) Baixas concentrações de hormônio luteinizante resultam na onda pré-ovulatória de hormônio foliculo estimulante, que causa modificações intrafoliculares com posterior ovulação.

C) O hormônio liberador de gonadotrofina estimula a produção de estrógeno que, em alta concentração, sensibiliza o hipotálamo folículo estimulante em alta freqüência, favorecendo a liberação de hormônio luteinizante.

D) O hormônio luteinizante estimula a produção de estrógeno que, em alta concentração, sensibiliza a hipótese a liberar hormônio liberador de gonadotrofina em alta freqüência.

E) O hormônio folículo estimulante estimula a produção de estrógeno que, em alta concentração, sensibiliza o hipotálamo a liberar hormônio liberador de gonadotrofina em alta freqüência, favorecendo a liberação de hormônio luteinizante.

21 - Sobre a glândula mamaria leia os itens abaixo e marque a opção incorreta.

A) O úbere é a glândula mamária das vacas, sendo o local em que o leite é produzido e consiste em quatro glândulas individuais, referidas como quartos, sendo que a pele do úbere é coberta por pelo fino, porém, o teto é completamente sem pelos.

B) Todo o leite de um teto é produzido pelo tecido glandular daquele quarto, no entanto, a vascularização, o suprimento nervoso e a drenagem linfática, são comuns a todos os quartos da glândula.

C) Ventralmente, as duas metades do úbere são demarcadas por um sulco longitudinal, o sulco intermamário, que corresponde a um septo mediano de tecido conjuntivo dividindo as metades direita e esquerda e os dois quartos em cada metade são separados um do outro até onde o tecido glandular e o sistema de ductos estão relacionados.

D) O parênquima, ou células secretoras de leite, da glândula mamária se desenvolve mediante a proliferação de células epiteliais que surgem do cordão mamário primário, formando estruturas ocas circulares denominadas alvéolos.

E) Os alvéolos conectam-se com os mamilos, ou teta, via um sistema de ductos, que permite a passagem do leite da área de formação para a de liberação, os ductos podem convergir, de maneira que haja apenas um ducto final por glândula, que se abra no mamilo ou teta, como nas vacas, cabras e ovelhas.

22 - Sobre a produção do leite nas tetas dos mamíferos. Marque a opção incorreta.

A) O leite é drenado dos ductos principais para a cisterna do teto e daí passa para a cisterna da teta onde fica retido, a cisterna da teta comunica-se com a cisterna do teto através de uma crista circular (ânulo) que contém uma veia e algumas fibras de musculatura estriadas.

B) A vaca e a cabra têm áreas especializadas para armazenar o leite, denominadas cisternas, que se localizam na parte ventral da glândula e nas quais se esvaziam os ductos principais, fazendo com que estes animais, sintetizem e armazenem quantidades de leite maiores do que seria possível.

C) A cisterna do teto comunica-se com o exterior por uma abertura estreita no final do teto, chamado de ducto papilar (canal do teto) que se abre no óstio papilar que dispõe de fibras musculares lisas.

D) A estrutura primária responsável pela retenção do leite é um esfíncter muscular que rodeia o canal da teta e um intenso fluxo sanguíneo é condição para a alta produção secretória das glândulas mamárias.

E) Para que se produza um litro de leite, é necessária a passagem de 300 a 500 litros de sangue pelo úbere, motivo que explica o desvio do fluxo sanguíneo do útero para as glândulas mamárias, logo após o parto.

23 - Sobre a Lactogênese, marque a opção correta. A) A prolactina desempenha um importante papel na

secreção de leite, e liberada durante a manipulação da teta, os estímulos sensoriais são levados até o hipófise, onde a síntese de dopamina, um dos principais inibidores da prolactina, é bloqueada, enquanto os neurônios no núcleo paraventricular são estimulados a produzirem peptídio intestinal vasoativo, um estimulador da secreção de gonadotrofina.

B) A ocitocina desempenha um importante papel na secreção de leite, e liberada durante o parto e a manipulação da teta, os estímulos sensoriais são levados até o hipotálamo, onde a síntese de somatotrofina coriônica, um dos principais inibidores da ocitocina, é bloqueada, enquanto os neurônios no núcleo paraventricular são estimulados a produzirem peptídio intestinal vasoativo, um estimulador da secreção de ocitocina.

C) A prolactina desempenha um importante papel na secreção de leite, e liberada durante a manipulação da teta, os estímulos sensoriais são levados até o hipotálamo, onde a síntese de dopamina, um dos principais inibidores da prolactina, é bloqueada, enquanto os neurônios no núcleo paraventricular são estimulados a produzirem peptídio intestinal vasoativo, um estimulador da secreção de prolactina.

D) Durante a manipulação da teta, os estímulos sensoriais são levados até o hipófise onde a síntese de dopamina, um dos principais inibidores da somatotrofina, é liberada, enquanto os neurônios no núcleo paraventricular são estimulados a produzirem peptídio intestinal vasoativo, importante indutor de produção de leite.

E) A prolactina é liberada durante o parto e a manipulação da teta, os estímulos sensoriais são levados até o hipotálamo, onde a síntese de estreróides é liberada, e o estimulo a produção de leite é ativada.

24 - “Inibem a respiração interferindo no transporte de eletrons mediado pelo citocromo na mitocôndria dos parasitas”. Essa afirmação se refere a:

A) A ação dos imidazotiazois em giárdias B) Ao Clopidol C) A robenidina D) A Nicarbazina E) Aos anticoccídicos quinolônicos.

25 - Os piretróides são importantes antiparasitários e estão sendo largamente utilizado no controle dos flebotominios. Sobre esses importantes compostos, marque a opção correta.

A) Os piretroides tipo I, tais como fenvalerato e cipermetrina, resultam em um início rápido de hiperatividade e potenciais de ação repetidos.

B) Os piretroides tipo II, tais como permetrina e resmetrina, resultam em poucas mudanças comportamentais.

C) Os piretroides tipo I, tais como fenvalerato e cipermetrina, resultam em poucas mudanças comportamentais.

D) As piretrinas são insolúveis na água, mas muito solúveis no querosene e podem ser classificados em tipo I (permetrina e resmetrina) e tipo II (fenvalerato e cipermetrina).

E) Os piretroides tipo II, tais como permetrina e resmetrina, resultam em um início rápido de hiperatividade e potenciais de ação repetidos.

26 - “A possibilidade de contaminação vertical, contaminação ambiental e por meio de preparados veterinários oriundos de tecido bovino é muito baixa”. Essa frase referre-se a:

A) Influenza aviária B) Encefalite espongiforme bovina C) Doença de Newcastle D) Anemia infecciosa eqüina E) Listeriose

27 - Sobre os antimicrobianos marque a opção correta:

A) O cloranfenicol leva a uma ruptura de um complexo de iniciação entre entre o RNA mensageiro e a subunidade 50S.

B) As tetraciclinas são bactericidas leva a uma leitura incorreta do RNA transportador provocando interferência na formação de proteínas.

C) As penicilinas naturais são transportadas com gasto de energia, isto é através de um transporte passivo.

D) O mecanismo de ação dos aminoglicosídeos é bifásico e o fármaco se difunde através da membranas da bactérias gram-negativas por meio dos canais aquosos formados pelas proteinas purinas.

E) As cefalosporinas quando no espaço pericitoplasmatico mata os microorganismos gram-posituivos e gram-negativos.

28 - Sobre as cefalosporinas podemos afirmar que:

A) A cefuroxima, cefotaxima, ceftriaxona e a ceftazidima alcançam elevadas concentrações no liquido cerebroespinhal mesmos quando as meningues não estão inflamadas.

B) As cefalosporinas de segunda geração possuem menor ação contra estafilococos, no entanto, uma maior ação contra gram-negativos se comparados com as outras cefalosporinas.

C) As cefalosporinas de terceira geração possuem menor ação contra estafilococos, no entanto, uma maior ação contra gram-negativos se comparados com as outras cefalosporinas.

D) A cefaclor, cefapirina, cefamadol e a ceftazidima alcançam elevadas concentrações no liquido cerebroespinhal quando as meningues estão inflamadas.

E) As cefalosporinas de quarta geração possuem menor ação contra estafilococos, no entanto, uma maior ação contra gram-negativos se comparados com as outras cefalosporinas.

PARTE II - PORTUGUÊS A questão 29 refere-se a tira abaixo de Laerte.

29 - Das afirmações seguintes: I- A tira retrata uma situação de comunicação que é

prejudicada pela intolerância de um dos interlocutores II- A personagem de óculos considera errada a fala do seu

interlocutor no 1º e no 2º quadrinho porque, de acordo com as regras de colocação pronominal da norma padrão, pronomes pessoais oblíquos átonos não podem iniciar frases.

III- Além de humor, a tira contém também uma crítica à rigidez de certas regras gramaticais, distantes da realidade linguística do país, ou a rigidez de algumas pessoas, que, apoiando-se nessas regras, prejudicam a comunicação verbal. A) Todas estão corretas. B) Apenas as afirmações I e II estão corretas. C) Apenas as afirmações I e III estão corretas. D) Apenas as afirmações II e III estão corretas. E) Apenas o item I está correto.

A questão 30 está relacionada a tira seguinte:

30 - A palavra “engavetamento”, empregada no texto, nasceu da forma verbal ENGAVETAR. Como devemos denominar o processo de formação da palavra “ENGAVETAR”?

A) Derivação prefixal e sufixal B) Composição por aglutinação C) Composição por justaposição D) Derivação parassintética E) Derivação imprópria

As questões de 31 a 33 referem-se ao poema seguinte de Carlos Drummond de Andrade.

Passagem da noite É noite. Sinto que é noite não porque a sombra descesse (bem me importa a face negra) mas porque dentro de mim, no fundo de mim, o grito se calou, fez-se desânimo. Sinto que nós somos noite, que palpitamos no escuro

e em noite dissolvemos. Sinto que é noite no vento, noite nas águas, na pedra. E que adianta uma lâmpada? E que adianta uma voz? É noite no meu amigo. É noite no submarino. É noite na roça grande. É noite, não é morte, é noite de sono espesso e sem praia. Não é dor, nem paz, é noite, é perfeitamente a noite. Mas, salve, olhar de alegria! E salve, dia que surge! Os corpos saltam do sono, o mundo se recompõe. Que gozo na bicicleta! Existir: seja como for. A fraterna entrega do pão. Amar: mesmo nas canções. De novo andar: as distâncias, as cores, posse das ruas. Tudo que à noite perdemos se nos confia outra vez. Obrigado, coisas fiéis! Saber que ainda há florestas, sinos, palavras; que a terra prossegue seu giro, e o tempo não murchou; não nos diluímos! Chupar o gosto do dia! Clara manhã, obrigado, o essencial é viver!

(Reunião. 10. ed. Rio de Janeiro: José Olympia, 1980. P.88)

31 - Que relação há entre a 3ª estrofe e as anteriores?

A) Contradição B) Oposição C) Confirmação D) Aproximação E) Alternância

32 - O poema foi publicado no livro “A rosa do povo”, de 1945, que reúne textos escritos por Drummond durante a Segunda Guerra Mundial e a ditadura do Estado Novo, instaurada por Getúlio Vargas no Brasil. Considerando esse fato, indique a afirmativa falsa.

A) No poema, a contradição entre dia e noite expressa o descontentamento do eu lírico com a passagem do tempo.

B) A noite, representa para o eu lírico um momento de tristeza e de desesperança, possivelmente relacionado com a guerra e a ditadura.

C) Apesar do descontentamento com o momento político, o poema manifesta a esperança de um futuro melhor.

D) As palavras noite e dia, empregadas de forma conotativa, representam respectivamente um tempo de dificuldades e um tempo de redenção

E) Nenhuma das respostas anteriores.

33 - Das afirmações seguintes com relação ao poema: I- Na 3ª estrofe, a palavra DIA foi empregada em sentido

conotativo e tem os seguintes significados no contexto: alegria, prazer, esperança, vida.

II- A palavra “noite”, utilizada nas duas primeiras estrofes, está empregada em sentido denotativo.

III- Nos trechos “É noite no meu amigo” e “Sinto que nós somos noite” do poema, percebemos o uso de NOITE em sentido denotativo.

A) Estão corretos os itens I e II. B) Estão corretos os itens I e III. C) Estão corretos os itens II e III. D) Apenas o item I está correto. E) Todos estão incorretos.

34 - Em qual dos períodos seguintes há uma oração subordinada adverbial que expressa ideia de concessão?

A) Embora estivesse chovendo, as crianças foram à praia.

B) “Todas as teorias físicas […] deveriam se prestar a uma descrição tão simples que até uma criança pudesse entender”.

C) Conforme determina a lei, todos os direitos são meus.

D) Se você baixar um pouco esse som, talvez consiga responder à pergunta.

E) Como os recursos de expressão eram minguados, tentavam remediar a deficiência falando alto.

35 - Assinale a alternativa cujo acento indicativo de crase foi empregado de forma incorreta:

A) Despedimo-nos às quatro da manhã. B) Fiquei à distância de dez metros do local do

acidente. C) Assistimos àquela cena deprimente e não pudemos

fazer nada para evitar. D) Iremos à China em nossas férias. E) Corri à casa para buscar o celular que havia

esquecido. 36 - A regência verbal está correta em todas as alternativas, exceto em:

A) Aqueles que desobedeceram os regulamentos devem ser punidos severamente.

B) Visou o animal e atirou sem piedade. C) Roberval assiste em São Joaquim da Barra. D) O garoto agradou seu cãozinho o dia todo. E) Aspirava às melhores notas.

As questões de 37 a 39 referem-se ao texto seguinte: DF tem a maior expectativa de vida, com média de

75, 79 anos

Pesquisa de IBGE coloca o Distrito Federal na frente entre as unidades da Federação onde as pessoas vivem mais: média de 75, 79 anos. Segundo especialista, se o estudo fosse dividido por cidade, haveria discrepância na capital

Basta um passeio pelas praças do Cruzeiro ou uma visita ao Parque da Cidade no fim do dia para se dar conta do crescimento da população idosa no Distrito Federal. Prova do envelhecimento dos moradores da

capital é a mais recente pesquisa sobre expectativa de vida realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgada na quarta-feira. De acordo com o estudo, no Plano Piloto e nas regiões administrativas, as pessoas chegaram, em 2009, em média, aos 75, 79 anos. Com o resultado, o DF se mantém pelo 10º ano consecutivo na liderança do ranking das unidades da federação onde as pessoas vivem mais. A média nacional é de 73,17 anos.

O pesquisador do IBGE Gabriel Borges acredita que o bom desempenho do DF está diretamente ligado à situação econômica dos trabalhadores. “Os fatores socioeconômicos estão envolvidos com a esperança de vida da população. Assim como as baixas taxas de mortalidade infantil, que são indicadores de que a expectativa de vida será maior. De uma maneira geral, nos estados onde há uma incidência maior de mortes entre crianças, há também menor esperança de longevidade”, analisou Gabriel.

Ele ainda ressalta outros aspectos que influenciam na longevidade da população de um determinado lugar. Para ele, quando o poder público investe em educação, saneamento básico e trabalho, a tendência é de longevidade. Talvez essa seja a explicação para que os idosos de locais como Brasília, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estejam num patamar bem à frente do que aqueles que residem nas regiões do Norte e do Nordeste.

EM ASCENSÃO Evolução da expectativa de vida no DF nos

últimos 18 anos

1991 – 68,64 1992 – 69,25 1993 – 69,84 1994 – 70,43 1995 – 71,00 1996 – 71,56 1997 – 72,10 1998 – 72,63 1999 – 73,15 2000 – 73,64 2001 – 73,90 2002 – 74,15 2003 – 74,40 2004 – 74,64 2005 – 74,87 2006 – 75,11 2007 – 75,34 2008 – 75,57 2009 – 75,79

(Saulo Araújo. http://

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2010/12/03/interna_cidadesdf,225940/df-tem-a-

maior-expectativa-de-vida-com-media-de-75-79-anos.shtml)

37 - A frase que inicia o primeiro parágrafo do texto pode, opcionalmente, ser pontuada de outra maneira. Qual é a alternativa em que essa outra pontuação aparece?

A) Basta um passeio pelas praças do Cruzeiro ou uma visita ao Parque da Cidade no fim do dia para de dar conta: do crescimento da população idosa no Distrito Federal.

B) Basta um passeio pelas praças do Cruzeiro, ou, uma visita ao Parque da Cidade no fim do dia para de dar conta do crescimento da população idosa no Distrito Federal.

C) Basta um passeio, pelas praças do Cruzeiro ou, uma visita ao Parque da Cidade no fim do dia para de dar conta do crescimento da população idosa no Distrito Federal.

D) Basta um passeio pelas praças do Cruzeiro ou uma visita ao Parque da Cidade, no fim do dia, para de dar conta do crescimento da população idosa no Distrito Federal.

E) Basta um passeio pelas praças do Cruzeiro ou uma visita ao Parque da Cidade no fim do dia para de dar conta do crescimento da população, idosa, no Distrito Federal.

38 - De acordo com o texto, uma das causas para o crescimento da expectativa de vida no Distrito Federal é:

A) A taxa de mortalidade infantil é crescente. B) Houve aumento do número de casas com água

tratada e encanada. C) A situação econômica dos trabalhadores melhorou. D) O Brasil tornou-se a 4ª economia mundial, no início

do século XXI. E) A produção agrícola aumentou, fazendo cair o

preço dos alimentos. 39 - A sequência dos números relativos aos últimos nove anos do século XX e dos primeiros nove anos do século XXI indica que o crescimento da expectativa de vida nesses períodos:

A) Foi igual nos dois períodos. B) Foi maior no período do século XXI. C) Foi de 48 décimos entre o último ano do século XX

e o primeiro do ano do XXI. D) Foi de 73,90 no ano da primeira eleição de Luís

Inácio Lula da Silva. E) Foi maior no século XX do que no XXI.

40 - Assinale a alternativa cujo termo destacado não se classifica sintaticamente como “complemento nominal”.

A) Ele é perito em cirurgia. B) A resposta do patrão não os convenceu. C) Ele tem amor à mãe. D) Tenho necessidade de sua ajuda. E) A oposição votou favoravelmente ao governo.