Memorial

6
Memorial do Convento CAPÍTULO V Filipe Leal, nº12, 12º1C

description

Memorial do Convento

Transcript of Memorial

Page 1: Memorial

Memorial do Convento

CAPÍTULO V

Filipe Leal, nº12, 12º1C

Page 2: Memorial

D.Maria Ana, recolhida nos seus aposentos, sofre com a morte do seuirmão e com as agonias da gravidez. No entanto, na rua o dia é de alegria,uma vez que é domingo, dia de Auto de Fé.

Page 3: Memorial

Entre os condenados, está Sebastiana Maria de Jesus, mãe de Blimunda,condenada por ter visões e revelações. Ao procurar a sua filha, que temtambém o dom de vidente, encontra-a entre as pessoas que acompanhamo auto, ao lado do padre Bartolomeu Dias.

Page 4: Memorial

Na plateia está também Baltasar Mateus, ex-soldado e conhecido porSete-Sóis, a quem a profundidade e a expressividade do olhar deBlimunda perturbam e encantam.

A atracção entre os dois é inevitável. Blimunda dirige-se a ele epergunta-lhe o nome, comunicando-o à sua mãe, por telepatia.

Page 5: Memorial

Quando regressa a casa, Blimunda, acompanhada pelo padre, deixa aporta aberta, para que Baltasar entre e jante consigo. Após o jantar eantes de sair, o padre abençoa o casal e Blimunda convida o ex-soldado a viver na sua casa.

Cai a noite e o casal deita-se. Blimunda, ainda virgem, entrega-se aBaltasar e, com o sangue escorrido, desenha uma cruz no peito dele.Sem abrir os olhos, ao acordar, a jovem come um pedaço de pão epromete a Baltasar que nunca o olhará por dentro.

Page 6: Memorial