Memorial Descritivo Sabesp

28
PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA MEMORIAL DESCRITIVO MD-1832/01-EL-001 Controle de Emissão Elaborado por: Subcomissão de Quadros Elétricos Verificado por: Marcelo de Souza Aprovado por: Marcelo de Souza Data: 15/12/2004 Data: 01/04/2005 Data: 02/05/2005 Histórico de Revisões Revisão Descrição Data 0 Emissão Inicial 01/04/05 Página: 1 de 24

Transcript of Memorial Descritivo Sabesp

Page 1: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

MEMORIAL DESCRITIVO

MD-1832/01-EL-001

Controle de Emissão

Elaborado por:

Subcomissão de Quadros Elétricos

Verificado por:

Marcelo de Souza

Aprovado por:

Marcelo de Souza

Data: 15/12/2004 Data: 01/04/2005 Data: 02/05/2005

Histórico de Revisões

Revisão Descrição Data

0 Emissão Inicial 01/04/05

Página: 1 de 24

Page 2: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 3

1.1 - Objetivo do Documento 3

1.2 - Campo de Aplicação 3

1.3 - Justificativa 4

2 - CONSIDERAÇÕES GERAIS 5

2.1 - Conteúdo do Trabalho 5

2.2 - Montagem dos Pacotes de Desenhos dos Quadros Elétricos 14

2.3 - Siglas Utilizadas 15

2.4 - Numeração oficial dos Desenhos e Especificações Técnicas 16

2.5 - Biblioteca de Simbologia 17

3 - PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DE DESENHOS 17

3.1 – Espessura e tipo de linhas 17

3.2 - Tipos de Letras 18

3.3 - Simbologia 18

3.4 - Layers 18

4 - EQUIPE PARTICIPANTE DESTA PADRONIZAÇÃO 24

Página: 2 de 24

Page 3: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

1 - INTRODUÇÃO

A Superintendência de Gestão de Empreendimentos – TE tem como objetivo revolucionar a gestão de empreendimento na Sabesp em parceria com as áreas afins. Também vem desenvolvendo diversos projetos típicos de automação, procedimento para automação, procedimentos operacionais, especificações técnicas e sistema de gestão de conhecimento em empreendimentos. Dentre esses trabalhos podemos destacar o Projeto Típico de Automação de Elevatória de Esgotos e Água, PIMS – Process Information Management System e também o SPDA - Manual e Procedimentos – Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas e Sobretensões. Parte desses trabalhos foram desenvolvidos com a participação de diversas unidades da Sabesp e de consultores externos, coordenados pelo Departamento de Tecnologia para Empreendimentos – TET.

Outro trabalho desenvolvido por esta superintendência, é a Padronização de Quadros Elétricos e Entrada de Energia Elétrica, que é o próprio conteúdo do documento em questão, sendo formada por uma Subcomissão composta por diversas unidades da Sabesp. A Subcomissão de Quadros Elétricos foi criada a partir da CADA - Comissão Permanente de Atualização das Diretrizes Orientadoras de Automação em meados de 2000.

O desenvolvimento dos trabalhos realizado por essa Subcomissão está baseado nos documentos dos projetos de padronização desenvolvidos em 1994, tais como: padronização de normas técnicas, desenhos elétricos e desenhos de instrumentação para automação operacional da época. Face ao exposto, foi realizado um trabalho de validação e revisão dos padrões existentes. Também foram desenvolvidos outros padrões, tais como: Painel Comando de Motor - PCM com partida soft starter, conversores de freqüência e outros, objetivando atender a necessidade atual da Companhia, seus usuários, e os projetos típicos de automação.

1.1 - Objetivo do Documento

O presente memorial descritivo contém o texto introdutório da documentação da Padronização dos Quadros Elétricos e Entrada de Energia Elétrica da SABESP. Descreve o que foi padronizado, seu campo de aplicação, justificativa e a documentação contida na Padronização.

1.2 - Campo de Aplicação

A Padronização dos Quadros Elétricos da SABESP visa atender a implementação de sistemas de automação, disponibilizando padrões previamente estudados e acordados pelas diversas unidades representadas na Subcomissão de Quadros Elétricos da SABESP.

Página: 3 de 24

Page 4: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

Como exemplo, esta padronização pode ser utilizada para complementar os projetos típicos de Estações Elevatórias de Esgoto e Água, desenvolvidos anteriormente.

A padronização dos quadros elétricos foi também desenvolvida com a concepção de diminuir o risco com acidentes operacionais, atender a legislação, as normas técnicas e manter um padrão de qualidade nas diversas instalações da Companhia, e sobre tudo diminuir os custos operacionais. Os documentos gerados nesta padronização se fundamentam do projeto de padronização desenvolvido em 1994 e normalização vigente, e são complementados pelo SPDA - Manual e procedimentos - Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas e Sobretensões.

1.3 - Justificativa

A SABESP possui diversas Estações Elevatórias e tratamento de Água e esgoto distribuídos nos vários municípios onde opera.

Historicamente, as instalações da SABESP, numa primeira fase organizacional da companhia, contavam com operadores em regime de turnos que, além de operarem manualmente as instalações, registravam as anormalidades operacionais ocorridas, em impressos adequados que eram enviados para uma Superintendência de Manutenção, encarregada das atividades de manutenção preventiva e corretiva.

Esta Superintendência procurava manter também os padrões de quadros elétricos com a realidade da época, ou seja, as exigências do momento e a tecnologia adequada e disponível. Em 1995 com o processo de criação das Unidades de Negócio e a decorrente descentralização operacional, implicou na dispersão dos padrões estabelecidos e autonomia das unidades na escolha de equipamentos a serem adquiridos. Nesse período observou-se tanto movimentos de unidades que iniciaram aquisições de sistemas com tecnologia mais sofisticada, que os padrões então estabelecidos como a situação inversa, de unidades que optaram por soluções de nível inferior ao praticado.

É importante salientar que nesse ínterim boa parte das legislações pertinente foi alterada, incorporando mais exigências no sentido de diminuir os riscos com acidentes no setor elétrico e melhorar a qualidade dos quadros elétricos. Outro fato relevante foi o processo de privatização do setor de energia elétrica que gerou uma variedade de exigências com relação aos padrões de entrada de energia, por parte de cada uma das concessionárias.

Face ao exposto, surgiu a necessidade de elaboração de novos padrões de quadros elétricos de instalações operacionais, que atendessem tanto as atuais exigências como incorporassem tecnologias mais modernas. Nesse sentido foi designado um grupo de trabalho composto de especialistas de diversas unidades que, com apoio de uma consultoria externa, através de um contrato de trabalho

Página: 4 de 24

Page 5: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

número 28397/93, elaborou os produtos abaixo listados e detalhados no capitulo 2 deste documento.

450 Desenhos de Quadros Elétricos, formato A3;

Biblioteca Digital de Simbologia;

41 Normas Técnica Sabesp - NTS;

135 desenhos de padrões de entrada de energia elétrica, formato A1 para atendimento de 8 concessionárias do Estado de São Paulo;

2 - CONSIDERAÇÕES GERAIS

Neste Capítulo, são apresentadas as considerações gerais definidas na organização dos documentos da padronização dos quadros elétricos. Para seu perfeito entendimento deverão ser observadas as considerações descritas a seguir.

2.1 - Conteúdo do Trabalho

A padronização é composta dos seguintes documentos:

a) Memorial Descritivo (necessita do Word. Doc. / PDF);

b) Especificação Técnica (necessita do Word. Doc. / PDF);

c) Desenhos de Painéis Elétricos – Capa, diagramas unifilares, Bifilares, trifilares, funcional, régua de bornes, layout geral do painel (necessita do AutoCad. DWG);

d) Desenhos de Entrada de Energia em Baixa e Média Tensão das Concessionárias de Energia Elétrica do Estado de São Paulo (necessita do AutoCad. DWG);

e) Biblioteca com simbologia (necessita do AutoCad. DWG);

f) Lista de Simbologia (necessita do AutoCad. DWG);

g) Manual Orientador - (necessita do Word. Doc. / PDF);

a) Memorial Descritivo

Página: 5 de 24

Page 6: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

É o próprio documento em questão, onde relata todo conteúdo da padronização, campo de aplicação, justificativa e as considerações gerais.

b) Especificações Técnica

Contém as seguintes Especificações:

1. PCM-PCMT: Painel de Comando de Motor – 3,8kV, Partida Automática Compensada, montagem em armário auto-portante;

2. PCM-SS: Painel de Comando de Motor - Partida de Motor de Baixa Tensão com “Soft-Starter”, montagem em plano vertical;

3. PCM-SS: Painel de Comando de Motor - Partida de Motor de Baixa Tensão com “Soft-Starter”, montagem em armário auto-portante;

4. PCV-AEL: Painel Comando de Válvulas-Acionamento Elétrico com Intertravamento Via Micro-Switch, montagem em armário com gavetas fixas;

5. PEB: Painel Escorva de Bombas, montagem em plano vertical;

6. PCM-E: Painel de Comando de Motores - Entrada e Medição, montagem em plano vertical;

7. PCM-E: Painel de Comando de Motores - Entrada e Medição, montagem em armário auto-portante;

8. PBC: Painel de Banco de Capacitores, montagem em Plano Vertical;

9. PBC: Painel de Banco de Capacitores, montagem em Armário auto-portante;

10. PCM-PD: Painel de Comando de Motores-Partida Direta, montagem em plano vertical;

11. PCM-PD: Painel de Comando de Motores-Partida Direta, montagem em armário auto-portante;

12. PCM-CF: Painel de Comando de Motores-Conversor de Freqüência “CF”, montagem em plano vertical;

13. PCM-CF: Painel de Comando de Motores-Conversor de Freqüência “CF”, montagem em armário auto-portante;

Página: 6 de 24

Page 7: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

14. PSA: Painel de Serviços Auxiliares, montagem em armário auto-portante em gavetas fixas;

15. PCE: Painel de Comando da Estação, montagem em caixa auto-portante;

16. PCE: Painel de Comando da Estação, montagem em armário auto-portante;

17. PCD-2: Painel de Comando do Disjuntor de Entrada de Baixa Tensão;

18. PCD-R: Painel de Comando do Disjuntor de Entrada de Média Tensão com Relé Indireto;

19. PCD: Painel de Comando do Disjuntor de Entrada de Média Tensão com Relé Direto;

20. PCV-PLC: Painel de Comando de Válvulas com intertravamento via PLC, montagem em plano vertical;

21. PCV-MP: Painel de Comando de Válvulas Microprocessada;

22. PCM-SS-UCP: Painel de Comando de Motores com Soft Starter e Unidade Central de Proteção (UCP), montagem em plano vertical;

23. PCM-SS-UCP: Painel de Comando de Motores com Soft Starter e Unidade Central de Proteção (UCP), montagem em armário auto-portante;

24. PCM-CF-UCP: Painel de Comando de Motores com Conversor de Freqüência e Unidade Central de Proteção (UCP), montagem em plano vertical;

25. PCM-CF-UCP: Painel de Comando de Motores com Conversor de Freqüência e Unidade Central de Proteção (UCP), montagem em armário auto-portante;

26. PCE-CB: Painel de Comando da Estação com Carregador de Baterias, montagem em plano vertical;

27. PCE-CB: Painel de Comando da Estação com Carregador de Baterias, montagem em armário auto-portante;

28. PI: Painel de Instrumentação, montagem em caixa de sobrepor;

29. PSA: Painel de Serviços Auxiliares, montagem em armário auto-portante com gavetas extraíveis;

30. PCV-AEL: Painel de Comando de Válvulas, Acionamento Elétrico, montagem em armário com gavetas extraíveis;

Página: 7 de 24

Page 8: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

31. PCM-PDMT: Painel de Comando de Motores-Partida Direta em Média Tensão 7,2kV, montagem em armário auto-portante;

32. Cabine Primária Blindada para 15 ou 25kV;

33. Chave Seccionadora de Média Tensão, Classe tensão até 25kV;

34. Disjuntor á Vácuo, Tripolar de Média Tensão, Tipo Extraível Com Sub – Cubículo, Classe de Tensão 15kV ou 25kV;

35. pára-raios Para Média Tensão, Classe tensão 5/15kV;

36. PDM – Painel Porta Desenho Metálico;

37. Norma Interna Sabesp para Quadros Elétricos.

38. Cubículo Blindado em SF6 Isolamento Misto Classe Tensão 15kV

39. Cubículo Blindado em SF6 Isolamento Misto Classe Tensão 24kV

40. Cubículo Blindado em SF6 Isolamento Integral Classe Tensão 15KV

41. Cubículo Blindado em SF6 Isolamento Integral Classe Tensão 25kV

c) Desenhos de Painéis Elétricos

Os desenhos são compostos de seguintes painéis:

i) PCM – Painel de Comando do Motor – Baixa Tensão

Soft-Starter

Comando de Válvulas com Acionador Elétrico

Bomba de Escorva

Entrada e Medição

Partida direta

Conversor de Freqüência

j) PCM – Painel de Comando do Motor – Média Tensão

Partida direta – 7,2kV

Partida Compensada – 3,8kV

Página: 8 de 24

Page 9: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

k) PCD – Painel de Comando do Disjuntor

PCD – Direto

PCD – Com Relê Indireto

PCD – 2 (baixa tensão 220/440 Volts)

l) PCE – Painel de Comando da Estação

m) PEB – Painel de Escorva de Bomba

n) PCV – Painel de Comando de Válvula

Acionador Elétrico com Intertravamento Via Micro-Switch

Micro processada

Acionador Elétrico com Intertravamento Via PLC

o) PSA – Painel de Serviços Auxiliares

p) PI – Painel de Instrumentação

q) PDM –Porta Desenho Metálico

r) Biblioteca de Simbologia

d) Desenhos de Entrada de Energia em Baixa Tensão e Média Tensão

Os desenhos de entradas de energia são das Concessionárias que atendem a Sabesp em todo o estado de São Paulo:

a) Concessionária AES Eletropaulo

1. Entrada de Energia Elétrica em B.T. – Medição Direta;

2. Entrada de Energia Elétrica em B.T. – Medição indireta;

3. Entrada de Energia Elétrica em Média Tensão – Posto Primário até 300kVA – Instalação em Poste-Vista, Corte e Detalhe - Classe 15kV.

4. Ramal de Entrada Subterrâneo – Em Poste da Concessionária (Cabos Singelos) – Classe 15kV;

5. Posto Primário em Alvenaria-Planta – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

Página: 9 de 24

Page 10: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

6. Posto Primário em Alvenaria-Corte “A” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

7. Posto Primário em Alvenaria-Cortes “B” e “C” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

8. Posto Primário em Conjunto Blindado-Planta – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

9. Posto Primário em Conjunto Blindado-Cortes “A” e “B” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

10. Posto Primário em Alvenaria-Planta – Classe 25kV – Entrada Subterrânea;

11. Posto Primário em Alvenaria-Corte “A” – Classe 25kV – Entrada Subterrânea;

12. Posto Primário em Alvenaria-Cortes “B” e “C” – Classe 25kV – Entrada Subterrânea;

b) Concessionária Bandeirante

1. Entrada de Energia Elétrica em B.T. – Medição Direta;

2. Entrada de Energia Elétrica em B.T. – Medição indireta;

3. Entrada de Energia Elétrica em Média Tensão – Posto Primário até 225kVA – Instalação em Plataforma-Planta, Corte e Vistas - Classe 15kV

4. Entrada de Energia Elétrica em Média Tensão – Posto Primário até 225kVA – Instalação em Poste-Vista, Corte e Detalhe - Classe 15kV

5. Ramal de Entrada Subterrâneo – Em Poste da Concessionária (Cabos Singelos) – Classe 15kV;

6. Posto Primário em Alvenaria - Entrada Subterrânea - Planta – Classe 15kV;

7. Posto Primário em Alvenaria-Corte “A” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

8. Posto Primário em Alvenaria-Cortes “B” e “C” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

9. Posto Primário em Conjunto Blindado-Planta – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

10. Posto Primário em Conjunto Blindado-Cortes “A” e “B” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

c) Concessionária Elektro

1. Entrada de Energia Elétrica em B.T. – Medição Direta;

Página: 10 de 24

Page 11: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

2. Entrada de Energia Elétrica em B.T. – Medição indireta;

3. Posto de Transformação ao Tempo – Instalação em Estaleiro – Trafo até 225kVA-Planta, Corte e Vistas - Classe 15kV

4. Posto de Transformação ao Tempo – Instalação em Estaleiro – Trafo até 150kVA-Planta, Corte e Vistas - Classe 15kV

5. Ramal de Entrada Subterrâneo – Em Poste da Concessionária (Cabos Singelos) – Classe 15kV;

6. Posto Primário em Alvenaria-Planta – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

7. Posto Primário em Alvenaria-Corte “A” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

8. Posto Primário em Alvenaria-Cortes “B” e “C” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

9. Posto Primário em Conjunto Blindado-Planta – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

10. Posto Primário em Conjunto Blindado-Cortes “A” e “B” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

d) Concessionária CPFL

1. Entrada de Energia Elétrica em B.T. – Medição Direta;

2. Entrada de Energia Elétrica em B.T. – Medição indireta;

3. Posto de Transformação ao Tempo – Instalação em Plataforma – Trafo até 300kVA-Planta, Corte e Vistas - Classe 15kV

4. Posto de Transformação ao Tempo – Instalação em Poste Singelo – Trafo até 300kVA-Planta, Corte e Vistas - Classe 15kV

5. Ramal de Entrada Subterrâneo – Instalação em Poste da Concessionária (Cabos Singelos)-Vista Frontal e Lateral – Classe 15kV;

6. Posto Primário em Alvenaria-Planta – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

7. Posto Primário em Alvenaria-Corte “A” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

8. Posto Primário em Alvenaria-Cortes “B” e “C” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

9. Posto Primário em Conjunto Blindado-Planta – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

Página: 11 de 24

Page 12: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

10. Posto Primário em Conjunto Blindado-Cortes “A” e “B” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

e) Concessionária CEMIG

1. Entrada de Energia Elétrica em B.T. – Medição Direta;

2. Entrada de Energia Elétrica em B.T. – Medição indireta;

3. Ramal de Entrada Subterrâneo – Instalação em Poste da Concessionária (Cabos Singelos)-Vista Frontal e Lateral – Classe 15kV;

4. Posto de Transformação ao Tempo – Instalação em Plataforma – Trafo até 75kVA-Planta e Corte - Classe 15kV

5. Posto de Transformação ao Tempo – Instalação em Poste Singelo – Trafo acima de 75kVA até 300kVA-Planta e Corte - Classe 15kV

6. Posto Primário em Alvenaria-Planta – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

7. Posto Primário em Alvenaria-Corte “A” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

8. Posto Primário em Alvenaria-Cortes “B” e “C” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

9. Posto Primário em Conjunto Blindado-Planta – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

10. Posto Primário em Conjunto Blindado-Cortes “A” e “B” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

f) Concessionária Sta Cruz

1. Entrada de Energia Elétrica em B.T. – Medição Direta;

2. Entrada de Energia Elétrica em B.T. – Medição indireta;

3. Ramal de Entrada Subterrâneo – Em Poste da Concessionária (Cabos Singelos) – Classe 15kV;

4. Posto de Transformação – Até 30kVA – Instalação em Poste - Planta, Corte e Vista - Classe 15kV

5. Posto de Transformação – Até 112,5kVA - Instalação em Poste – Planta, Corte e Vista - Classe 15kV

6. Posto de Transformação – Até 225kVA – Instalação em Plataforma – Planta, Corte e Vista - Classe 15kV;

Página: 12 de 24

Page 13: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

7. Posto Primário em Alvenaria - Entrada Subterrânea - Planta – Classe 15kV;

8. Posto Primário em Alvenaria-Corte “A” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

9. Posto Primário em Alvenaria-Cortes “B” e “C” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

10. Posto Primário em Conjunto Blindado-Planta – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

11. Posto Primário em Conjunto Blindado-Cortes “A” e “B” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

g) Concessionária Rede

1. Entrada de Energia Elétrica em B.T. – Medição Direta;

2. Entrada de Energia Elétrica em B.T. – Medição indireta;

3. Posto de Transformação ao Tempo – Instalação em Estaleiro – Trafo até 225kVA - Planta e Vistas - Classe 15kV;

4. Posto de Transformação ao Tempo – Instalação em Poste – Trafo até 112,5kVA - Planta e Vistas - Classe 15kV

5. Ramal de Entrada Subterrâneo – Em Poste da Concessionária (Cabos Singelos) – Classe 15kV;

6. Posto Primário em Alvenaria - Entrada Subterrânea - Planta – Classe 15kV;

7. Posto Primário em Alvenaria-Corte “A” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

8. Posto Primário em Alvenaria-Cortes “B” e “C” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

9. Posto Primário em Conjunto Blindado-Planta – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

10. Posto Primário em Conjunto Blindado-Cortes “A” e “B” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

h) Concessionária CMS Energy

1. Entrada de Energia Elétrica em B.T. – Medição Direta;

2. Entrada de Energia Elétrica em B.T. – Medição indireta;

3. Posto de Transformação ao Tempo – Instalação em Poste Singelo – Trafo até 150kVA - Planta e Vistas - Classe 15kV;

Página: 13 de 24

Page 14: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

4. Posto de Transformação ao Tempo – Instalação em Estaleiro “N2” – Trafo até 225kVA - Planta e Vistas - Classe 15kV

5. Ramal de Entrada Subterrâneo – Em Poste da Concessionária (Cabos Singelos) – Classe 15kV;

6. Posto Primário em Alvenaria - Entrada Subterrânea - Planta – Classe 15kV;

7. Posto Primário em Alvenaria-Corte “A” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

8. Posto Primário em Alvenaria-Cortes “B” e “C” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

9. Posto Primário em Conjunto Blindado-Planta – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

10. Posto Primário em Conjunto Blindado-Cortes “A” e “B” – Classe 15kV – Entrada Subterrânea;

2.2 - Montagem dos Pacotes de Desenhos dos Quadros Elétricos

São Compostos basicamente de:

I.Capa;

II. Índice

III. Diagramas unifilar, bifilar ou trifilar;

IV. Diagrama funcional;

V. Régua de Bornes;

VI. Sinais Externos

VII. Layout geral do Painel;

VIII. Características Técnicas do Painel;

IX. Lista de Materiais.

Página: 14 de 24

Page 15: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

2.3 - Siglas Utilizadas

1- Tipos de Painel

PCM – Painel de Comando de Motores

PCE – Painel de Comando da Estação

PCD – Painel de Comando de Disjuntor

PSA – Painel de Serviços Auxiliares

PEB – Painel de Escorva de Bomba

PCV – Painel de Comando de Válvula

PI – Painel de Instrumentação

2- Tipos de Partida.

PD – Parida Direta

PC – Partida Compensada

SS – Soft Starter

CF – Conversor de Freqüência

3- Tipo de Alimentação Elétrica

BT – Baixa Tensão

MT – Média Tensão

4- Tipos de Acionamentos de Válvula

AEL – Acionamento Elétrico

MP – Microprocessada

5- Tipos de Painel de Comando de Disjuntores

PCD – Disjuntor com Relé Direto

PCD-R – Disjuntor com Relê Indireto

PCD-2 – Disjuntor de Baixa Tensão (220/380/440 Volts)

Página: 15 de 24

Page 16: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

6- Tipo de Documento

BIB – Biblioteca

7- Tipos de desenho

Capa – Capa

List – Lista

Func – Funcional

Unif – Unifilar

Bifi- Bifilar

Trif – Trifilar

Fron – Frontal

Born – Bornes

Relé – Relé

EANA - Entrada Analógica

EDIG – Entrada Digital

SANA – Saída Analógica

SDIG – Saída Digital

SIMB – Simbologia

2.4 - Numeração oficial dos Desenhos e Especificações Técnicas

I. Todos os desenhos são numerados com uma seqüência de números fornecido pelo arquivo técnico corporativo da companhia, localizado na Ponte Pequena. Outra referência é o número da contratada que confeccionou os desenhos, tanto o número Sabesp como número da contratada se encontra na legenda dos desenhos. Este número facilitará a identificar o padrão atual praticado na companhia:

Página: 16 de 24

Page 17: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

II. Seqüência de número das especificações técnicas

Todas as especificações técnicas elaboradas também constam de um número oficial da companhia, fornecido pela área que gerencia de forma corporativa as Normas Técnicas Sabesp.

2.5 - Biblioteca de Simbologia

A biblioteca de simbologia contém todos os símbolos elétricos utilizados nos desenhos, diagramas unifilares, bifilares, trifilares e funcionais dos painéis padronizados. Esta biblioteca foi criada baseada nas normas técnicas vigente, tem como objetivo estabelecer uma linguagem única na companhia e maximizar o tempo de elaboração e alteração dos desenhos elétricos.

3 - PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DE DESENHOS

Os desenhos de padronização de Quadros Elétricos foram elaborados, obedecendo alguns critérios como:

Espessura e tipo de linhas;

Tipo de letras;

Simbologia, utilizando simbologia da Biblioteca de Símbolos;

Layers, conforme tabela:

3.1 – Espessura e tipo de linhas

Foram utilizadas várias cores de linhas nos desenhos para diferenciar com espessuras diferentes funções como: alimentadores, fiações, contornos de equipamentos, atuações, e etc.

Na emissão de desenhos em meio digital, deverão ser atendidas as configurações de penas padrão, estabelecidas no software AUTOCAD, conforme descrito a seguir:

Cor Pena EspessuraCor 1 7 (preto) 0,10 mmCor 2 7 (preto) 0,20 mmCor 3 7 (preto) 0,30 mmCor 4 7 (preto) 0,40 mm

Página: 17 de 24

Page 18: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

Cor 5 7 (preto) 0,50 mmCor 6 7 (preto) 0,60 mmCor 7 7 (preto) 0,2540 mmCor 8 8 (cor) default acadCor 9 9 (cor) default acad

Cor 10 10 (cor) default acadContinua. . . Continua. . . Default acad

3.2 - Tipos de Letras

As letras utilizadas nos desenhos são do tipo “Romans”, com tamanhos diferentes para identificação de equipamentos, fiação, bornes, e etc.

3.3 - Simbologia

As simbologias que constam nos diagramas unifilares, bifilares, trifilares e funcionais são simbologias extraídas do caderno de Biblioteca de Símbolos.

3.4 - Layers

Os desenhos foram executados utilizando-se vários layers, tais como:

Layer Formato: Apresentando somente o contorno do formato da folha;

Layer Carimbo: Apresenta as escritas no campo do carimbo;

Layer Impresso: Apresenta as escritas e linhas impressas;

Layer Texto: Apresenta todos os textos do desenho;

Layer Revisão: Apresenta as anotações das revisões;

Layer Simbologia: Apresenta os símbolos utilizados nos diagramas;

Layer Alvenaria: Apresenta as alvenarias no desenho;

Layer Cabo: Apresenta os cabos de energia no desenho;

Layer Cota: Apresenta as dimensões no desenho;

Layer Eletroduto: Apresenta os eletrodutos no desenho;

Página: 18 de 24

Page 19: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

Layer Equipamentos: Apresenta os equipamentos no desenho;

Layer Haste: Apresenta as hastes de aterramento no desenho;

Layer Iluminação: Apresenta os aparelhos de iluminação no desenho;

Layer Tomadas: Apresenta as tomadas no desenho;

Layer Indicação: Apresenta as indicações de cortes no desenho;

Layer Tela Metálica: Apresenta as telas metálicas de proteção no desenho.

A tabela a seguir representa os layers utilizados nos desenhos dos quadros elétricos e entrada de energia elétrica.

Página: 19 de 24

Page 20: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA   

Layer: Descrição: Cor: Espessura: Tipo de Linha:

E-ALVENARIA

1) Contorno 1) green 1) 0,3 mm 1) Contínuo.2) Hachura 2) red 2) 0,1 mm 2) Contínuo.3) Caixa de Passagem 3) red 3) 0,1 mm 3) TR-TR.       

E-ATERRAMENTO

1) Cabo ≤ 25 mm2 1) green 1) 0,3 mm 1) TR-PT-PT/ TR-PT/ TR-TR.

2) Cabo > 25 mm2 2) cyan 2) 0,4 mm 2) TR-PT-PT/ TR-PT.

       

E-CABO

1) Cabo e Vergalhão 1) cyan 1) 0,4 mm 1) Contínuo.2)  Representação de Cabo no Tamanho Real

2) yellow 2) 0,2 mm 2) Contínuo.

3) Cabo Telefônico 3) cyan 3) 0,4 mm 3) Contínuo.       

E-CARIMBO

1) Título 1) cyan 1) 0,4 mm 1) Contínuo.2) Subtítulo 2) green 2) 0,3 mm 2) Contínuo.3) Demais Textos 3) yellow 3) 0,2 mm 3) Contínuo.       

E-CONDULETE 1) Conduletes 1) green 1) 0,3 mm 1) Contínuo.

E-COTA1) Texto 1) yellow 1) 0,2 mm 1) Contínuo.2) Linhas Auxiliares 2) red 2) 0,1 mm 2) Contínuo.       

E-DIAGRAMA

1) Ligação Principal 1) blue 1) 0,5 mm 1) TR-TR2) Ligação Secundária 2) yellow 2) 0,2 mm 2) Contínuo.3) Ligação de Intertravamento 3) red 3) 0,1 mm 3) TR-TR.4) Representação de Cubículos, Celas e Caixas

4) red 4) 0,1 mm 4) TR-PT.

5) Setas 5) green 5) 0,3 mm 5) Contínuo.       

E-EIXO 1) Linhas de Eixo 1) red 1) 0,1 mm 1) TR-PT.

E-ELETRODUTO1) Eletrodutos Aparentes 1) yellow 1) 0,2 mm 1) Contínuo.2) Eletrodutos Enterrados 2) red 2) 0,1 mm 2) TR-TR.3) Projeção dos Eletrodutos 3) red 3) 0,1 mm 3) TR-TR.

Layer: Descrição: Cor: Espessura: Tipo de Linha:

E-EQUIPAMENTO

1) Equip. Aparentes 1) yellow/ green 1) 0,2/0,3 mm 1) Contínuo.2) Equip. Enterrados/ Reserva 2) red 2) 0,1 mm 2) Contínuo/ TR-TR.3) Projeção dos Equipamentos 3) red 3) 0,1 mm 3) TR-TR.       

E-ESTRUTURA METÁLICA

1) Projeção da Aba 1) red 1) 0,1 mm 1) TR-TR.2) Perfil, Parafuso, Porca e Arruela.

2) yellow/ green 2) 0,2/ 0,3 mm 2) Contínuo.

3) Perfilado 3) blue 3) 0,5 mm 3) Contínuo.

Página: 20 de 24

Page 21: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

4) Tampa Xadrez      4.1) Contorno 4.1) yellow 4.1) 0,2 mm 4) Contínuo.4.2) Xadrex 4.2) red 4.2) 0,1 mm         

E-FIAÇÃO

1) Letras 1) yellow 1) 0,2 mm 1) Contínuo.2) Fase,Terra,Neutro,Retorno 2) yellow/ green 2) 0,2/0,3 mm 2) Contínuo.3) Linhas 3) red 3) 0,1 mm 3) Contínuo.       

E-FORMATO

1) Linhas Externas 1) yellow 1) 0,2 mm 1) Contínuo.2) Linhas Internas 2) magenta 2) 0,6 mm 2) Contínuo.3) Linhas Auxiliares 3) yellow/ cyan 3) 0,2/0,4 mm 3) Contínuo.      4) Contínuo.

E-HASTE

1) Haste de Aterramento (Corte)

1) red/ yellow 1) 0,1/0,2 mm 1) Contínuo/ TR-TR.

2) Haste de Aterramento (Planta)

2) yellow/ green 2) 0,2/0,3 mm 2) Contínuo.

       

E-ILUMINAÇÃO 1) Luminárias 1) green 1) 0,3 mm 1) Contínuo.

E-IMPRESSO

1) Símbolo      1.1) SABESP 1.1) cyan 1.1) 0,4 mm 1.1)  Contínuo.1.2) Letras 1.2) magenta 1.2) 0,6 mm 1.2)  Contínuo.2) Textos      2.1) Título 2.1) cyan 2.1) 0,4 mm 2.1) Contínuo.2.2) Subtítulo 2.2) green 2.2) 0,3 mm 2.2) Contínuo.2.3) Demais Textos 2.3) yellow 2.3) 0,2 mm 2.3) Contínuo.       

E-INDICAÇÃO

1) Símbolo de Corte      1.1) Circunferência 1.1) green 1.1) 0,3 mm 1.1)  Contínuo.1.2) Tracejados, Setas e Letras

1.2) magenta 1.2) 0,6 mm 1.2)  Contínuo/ TR-TR-PT.

1.3) Números 1.3) yellow/ green 1.3) 0,2/ 0,3 mm 1.3)  Contínuo.1.4) Escrita da Escala 1.4) yellow 1.4) 0,2 mm 1.4)  Contínuo.2) Símbolo de Vista      2.1) Triângulo 2.1) blue 2.1) 0,5 mm 2.1) Contínuo.2.2) Letras 2.2) cyan 2.2) 0,4 mm 2.2) Contínuo.3) Símbolo de Interrupção 3) red 3) 0,1 mm 3) Contínuo.

Layer: Descrição: Cor: Espessura: Tipo de Linha:

E-INTERRUPTOR 1) Interruptor 1) green 1) 0,3 mm 1) Contínuo.

E-LUMINÁRIA 1) Luminárias 1) green 1) 0,3 mm 1) Contínuo.

E-QUADRO1) Quadro 1) green 1) 0,3 mm 1) Contínuo.

E-REVISÃO 1) Texto 1) yellow/ green 1) 0,2/ 0,3 mm 1) Contínuo.

E-TELA METÁLICA

1) Janela Inferior      1.1) Batente 1.1) yellow 1.1) 0,2 mm 1.1) Contínuo.1.2) Veneziana 1.2) red 1.2) 0,1 mm 1.2) Contínuo.

Página: 21 de 24

Page 22: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

2) Janela Superior 2) red/ yellow 2) 0,1/0,2 mm 1) Contínuo.3) Porta de Chapa Metálica 3) red/ yelow 3) 0,1/0,2 mm 2) Contínuo e TR-

TR4) Tela Metálica      4.1) Contorno 4.1) yellow 4.1) 0,2 mm 4.1) Contínuo.4.2) Malha 4.2) red 4.2) 0,1 mm 4.2) Contínuo.       

E-TERRA1) Linha de Terra 1) magenta 1) 0,6 mm 1) Contínuo.2) Hachura 2) red 2) 0,1 mm 2) Contínuo.       

E-TEXTO

1) Tabelas      1.1) Títulos 1.1) cyan 1.1)  0,4 mm 1.1)  Contínuo.1.2) Subtítulos 1.2) verde 1.2)  0,3 mm 1.2)  Contínuo.1.3) Demais Textos 1.3) yellow 1.3)  0,2 mm 1.3)  Contínuo.1.4) Linhas 1.4) red/yellow/ 1.4)  0,1/0,2/0,3 1.4)  Contínuo.2) Notas green mm  2.1) Título 2.1) magenta 2.1) 0,6 mm 2.1) Contínuo.2.2) Demais Textos 2.2) yellow 2.2) 0,2 mm 2.2) Contínuo.3) Indicação      3.1) Linhas 3.1) red 3.1) 0,1 mm 3.1) Contínuo.3.2) Circunferência 3.2) yellow 3.2) 0,2 mm 3.2) Contínuo.3.3) Texto 3.3) red 3.3) 0,1 mm 3.3) Contínuo.4) Títulos 4) magenta 4) 0,6 mm 4) Contínuo.5) Escala 5) yellow 5) 0,2 mm 5) Contínuo.       

E-TOMADA 1) Símbolo de Tomada 1) green 1) 0,3 mm 1) Contínuo.

Página: 22 de 24

Page 23: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

DIAGRAMAS FUNCIONAIS:   

Layer: Descrição: Cor: Espessura: Tipo de Linha:

E-CARIMBO1)  Título 1) green 1) 0,3 mm 1) Contínuo.2)  Demais Textos 2) yellow 2) 0,2 mm 2) Contínuo.       

E-DIAGRAMA

1) Disjuntor Termomagnético      1.1)  Fases 1.1) yellow 1.1) 0,2 mm 1) Contínuo.1.2)  Contatos 1.2) yellow 1.2) 0,2 mm 2) Contínuo.1.3)  Ligações 1.3) red/ bue 1.3) 0,1/ 0,5 mm 3)  Contínuo.       

E-FORMATO

1)  Linhas Externas 1) red 1) 0,1 mm 1)  Contínuo.2) Linhas Internas 2) magenta 2)  0,6 mm 2)  Contínuo.3)  Linhas Auxiliares 3) yellow/ green/ cyan 3) 0,2/ 0,3/ 0,4 mm 3)  Contínuo.       

E-IMPRESSO

1)  Símbolo SABESP 1) cyan/ blue 1) 0,4/ 0,5 mm 1)  Contínuo.2) Textos 2) yellow/ green 2) 0,2/0,3 mm 2)  Contínuo.3)  Linhas Auxiliares 3) yellow/ green/ cyan 3) 0,2/ 0,3/ 0,4 mm 3)  Contínuo.       

E-REVISÃO1)  Texto 1)  yellow 1) 0,2 mm 1)   Contínuo.       

E-TEXTO1) Títulos 1) cyan 1) 0,4 mm 1) Contínuo.2) Demais Textos 2) green/ yellow 2) 0,3/ 0,2 mm 2) Contínuo.

Página: 23 de 24

Page 24: Memorial Descritivo Sabesp

PADRONIZAÇÃO DE QUADROS ELÉTRICOS

E ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

4 - EQUIPE PARTICIPANTE DESTA PADRONIZAÇÃO

A padronização foi elaborada em conjunto com a equipe técnica da Sabesp, participante da Subcomissão de Quadros Elétricos.

Tomaram parte na elaboração desta padronização os seguintes técnicos:

DiretoriaUNIDADE DE TRABALHO NOME

M MLLN ALAN DE OLIVEIRAT TMOE ANDRÉ RAUL C. SANTOSM MTOB ANTONIO GREGORIO PESSOAT TET CARLOS ALBERTO MIRANDA DA SILVAM MTOB CLAUDIO DOS SANTOS SILVAM MOE DIOGO P. PAOLETTIM MLLN ERIVALDO DA ROSA LIMAT TMG FERNANDO FONSECAT TMG HEIDI KONDOM MNNM JOÃO ALEXANDRE X. MINGUSSIR RGFF JOÃO BATISTA DE PADUA SILVAR RBO JOÃO DEGUCHIT TET JOÃO LUIS BERTAGNAR RGFF JOSÉ CHOZEM KOCHIT TACC JOSÉ ERONILDES PORTELLAR RVE LIDIO MARTINSR REQ LUIZ FERNANDO S. NETTOT TET MARCELO DE SOUZAM MCCM PEDRO PICCIARELLIM MSSM PIERO MARCOS SACCARDOM MASA RAFAEL MIRANDAM MSEE ROBSON EMANUEL DA SILVAM MASA VANDERLEI F. CASTILHO

CONSULTOR SETEPLA CLÁUDIO MIYAJIMACONSULTOR SETEPLA KENITI MAKI

Página: 24 de 24