Memorial do Convento - Cap. vii

7
Capítulo VII Memorial do convento José Saramago

description

Tatiana Mogas

Transcript of Memorial do Convento - Cap. vii

Page 1: Memorial do Convento - Cap. vii

Capítulo VII

Memorial do convento José Saramago

Page 2: Memorial do Convento - Cap. vii

Resumo:• No início deste sétimo capítulo, a falta de dinheiro impede

a construção da passarola pois, segundo padre Bartolomeu, para a fazer voar seria necessário comprar ímanes que, ainda por cima, terão de vir do estrangeiro. Enquanto não pode continuar a construção da passarola, padre Bartolomeu ajuda Baltasar a arranjar trabalho no açougue do Terreiro do Paço. No açougue, Baltasar transportava enormes quantidades de carne, e este era um trabalho um pouco sujo.

• No segundo parágrafo é descrito o aumento da barriga de D. Maria Ana devido à sua gravidez. Também são referidos os assaltos que os portugueses sofreram durante as viagem à Índia e as guerras que se travaram em Pernambuco e na Baia.

Page 3: Memorial do Convento - Cap. vii

Resumo:• No terceiro parágrafo, surgem boas notícias,

chega uma nau vinda de Macau, cheia de riquezas. Esta nau passou pelo Brasil, de onde trouxe tabaco e açúcar. Para além disto, nenhum tripulante morreu ou adoeceu, o que foi considerado um milagre.

• No quarto parágrafo, as notícias chegavam a D. Maria Ana, mas esta estava mais interessada na sua gravidez. Todas as congregações da província da Arrábida vão rezando para que o infante nasça bem e numa boa hora, sem defeitos, e que nasça varão, para maior contentamento do rei.

Page 4: Memorial do Convento - Cap. vii

Resumo:• No quinto parágrafo, D. Maria Ana teve uma menina.

No entanto, o nascimento da infanta traz auspícios de felicidade. Após o seu nascimento e um longo período de seca, seguem-se dias de chuva abundante.

• No sexto parágrafo, a princesa é batizada no dia de Nossa Senhora do Ó.

• O sétimo parágrafo refere os sete bispos que batizaram a princesa, cujo nome escolhido foi Maria Xavier Francisca Leonor Bárbara. A princesa recebe do seu padrinho e tio uma cruz de brilhantes de cinco mil cruzados. D. Francisco cunhado de D. Maria Ana ofereceu-lhe uns brincos no valor de vinte e cinco mil cruzados.

Page 5: Memorial do Convento - Cap. vii

Resumo:• No oitavo parágrafo, Baltasar e Blimunda

assistem à festa, mas Baltasar encontra-se bastante cansado, por carregar tanta carne para o evento.

• No final do capítulo é anunciada a morte de Frei António. Apesar disso, D. João V pretende cumprir com a sua promessa e o convento há-de ser construído.

Page 6: Memorial do Convento - Cap. vii

Citações:• “… e em cinquenta e seis dias de viagem veio de

lá aqui, e houve causa milagrosa para que em jornada tao perigosa dilatada nem adoeceu nem morreu um só homem que fosse…”

Página 93• “… já se diz que o nascimento da infanta trouxe

auspícios de felicidade…”Página 95

Page 7: Memorial do Convento - Cap. vii

Simbologia:“Sete bispos a batizaram, que eram como sete

sóis de ouro e prata nos degraus do altar-mor…”

• Número Sete: ao algarismo 7 correspondem sete virtudes, sete pecados, sete sacramentos narrados e sete trombetas de Jericó. É também o número de dias de cada ciclo lunar, que regula os ciclos da vida e da morte, a renovação celular do corpo humano (7 em 7 anos).

• O número 7 é o símbolo da totalidade perfeita.