MENSAGEM BÍBLICA - agapenet.files.wordpress.com  · Web viewColossenses 3.13 “Suportai-vos uns...

44

Transcript of MENSAGEM BÍBLICA - agapenet.files.wordpress.com  · Web viewColossenses 3.13 “Suportai-vos uns...

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE

DEUSÍNDICE

ESTUDO 01 ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

03ESTUDO 02 AS QUATRO ETAPAS DO PROPÓSITO - UNIDADE

07ESTUDO 03AS QUATRO ETAPAS DO PROPÓSITO - QUANTIDADE

11ESTUDO 04AS QUATRO ETAPAS DO PROPÓSITO - QUALIDADE

14ESTUDO 05AS QUATRO ETAPAS DO PROPÓSITO - FINALIDADE

18ESTUDO 06QUAL É A NOSSA POSIÇÃO DENTRO DO PROPÓSITO?

21

2

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

ESTUDO 07TRATANDO DA SALVAÇÃO

24ESTUDO 08AS MUDANÇAS QUE A SALVAÇÃO TRAZ

30

Este Material é para uso nos Grupos de Discipulado da Igreja Evangélica Ágape

Pr. Gedimar de Araújo - Tel. (0XX27) 3322.2709

ENTENDENDO O PROPÓSITO

ETERNO DE DEUS

Você já se perguntou...

- Por que existo?- Para qual finalidade vim ao mundo?- Qual é o propósito da vida?

. Com certeza, em alguns momentos de nossa vida já fizemos algumas destas perguntas.

. Deus tem um propósito para cada um de nós.

. Deus tem um maravilhoso projeto desde a eternidade.

. Mas afinal! Qual é o propósito da vida?

. Vejamos Algumas Verdades: 3

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

I. DEUS NOS CRIOU COM UM PROPÓSITO

Deus criou o homem para formar uma família. O propósito de Deus era ter muitos filhos à sua imagem, ou seja, com o Seu caráter. Homens e mulheres que demonstrassem com suas vidas o amor de Deus, sua bondade, justiça, santidade, etc. Por isso, Adão e Eva foram criados à imagem e semelhança de Deus. Sabemos que cada ser vivo se reproduz segundo a sua própria espécie. Então, quando Adão e Eva se multiplicassem, reproduziriam filhos à imagem de Deus.Gênesis 1. 26-28"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra”

II. O PROPÓSITO CLARAMENTE REVELADO

. Mas qual é o propósito de Deus? Será que podemos discernir este propósito claramente?

. Vejamos algumas passagens?

Romanos. 8.28-294

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”

Efésios 1.3-6“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado...”

Efésios. 3.11“...segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor...”

Efésios 1.11-12“...nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo...”

. Diante disto, podemos observar o seguinte:

O propósito de Deus não começou quando Ele criou o universo e o homem.

O propósito de Deus é eterno, assim como Ele é eterno (Efésios. 3.11).

5

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

. Um Resumo do Propósito eterno de DeusAnalisando os textos de Gênesis 1:26, o de

Romanos 8:29, o de Efésios 3:11, o de Efésios 1.3-6 e o de Efésios 1.11-12, podemos resumir que o propósito eterno de Deus é:

Ter uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus para a Sua Glória

III. AS ETAPAS DESTE PROPÓSITO. Vejamos isto em etapas

- Uma família – Nos fala de UNIDADE- De muitos filhos – Nos fala de QUANTIDADE- Semelhantes a Jesus – Nos fala de QUALIDADE- Para Sua Glória (Para a Glória de Deus Pai) –

FINALIDADE

PARA VERIFICAÇÃO1. Qual é o propósito eterno de Deus?

6

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

2. Quais são as quatro etapas do Propósito eterno de Deus?

AS QUATRO ETAPAS DO PROPÓSITO -

UNIDADE

Como vimos no primeiro estudo, Deus quer uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus para a Sua Glória.

1ª etapa: Uma família – Nos fala de UNIDADE2ª etapa: De muitos filhos – Nos fala de QUANTIDADE3ª etapa: Semelhantes a Jesus – Nos fala de

QUALIDADE4ª etapa: Para Sua Glória (Para a Glória de Deus Pai) –

FINALIDADE

7

TEXTO PARA MEMORIZAÇÃO“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Romanos 8.28-29.

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

Sabemos que os filhos de Deus, à imagem de Jesus, não são brigões, facciosos e sectaristas. São irmãos e glorificam a Deus em sua unidade.

O Pai tem um padrão para a Sua família. Esses filhos estão ligados a Ele e uns aos outros em unidade.

Vamos estudar alguns textos da palavra de Deus a respeito deste tema tão precioso que é a UNIDADE:

I. JESUS INTERCEDEU POR ESTA UNIDADEJoão 17.21-23“21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; 23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.”

. Nesta passagem encontramos os 4 Ps da Unidade

1. O Padrão desta Unidade – O relacionamento de Jesus com o Pai (v.21)

2. O Propósito desta Unidade. A unidade proclama. – Para que o mundo creia – v.21– Para que o mundo saiba – v. 23

3. O Privilégio desta Unidade – Ele compartilha conosco da sua Glória (v.22)

8

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

(Glória= A revelação do seu caráter)– Ele compartilha conosco do mesmo amor (v.23)

4. O Processo desta Unidade – NVI – “Que eles sejam levados à plena unidade”Aperfeiçoados – Jesus não se satisfaz com menos do que

isto- Nós não criamos a unidade, nós preservamos a unidade

– Ef 4.3

II. ESTA UNIDADE AFETA O MODO COMO NOS RELACIONAMOS

I Coríntios 1:10“Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.”

I Coríntios 3.1-4“Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem? Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens? “

III. DEVEMOS NOS ESFORÇAR PARA PRESERVAR ESTA UNIDADE

Efésios 4.1-6“Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos

9

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUSdiligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.”

Efésios 4.13-16“...até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.”

IV. É PRECISO TOMAR ALGUMAS ATITUDESFilipenses 2:1-4“Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.”

1. PRECISAMOS BUSCAR UMA PROFUNDA COMUNHÃO (V.2) . Essa comunhão é possível quando .... Concordamos uns com os outros de todo o coração – penseis a mesma

coisa10

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

. Amamos uns aos outros de todo coração – Tenhais o mesmo amor

. Comprometemos uns com os outros de todo coração – Sejais unidos de alma

. Compartilhamos uns com os outros de todo coração – Tendo o mesmo sentimento

2. PRECISAMOS DESENVOLVER UMA SINCERA HUMILDADE (V.3). Quando você é humilde, você ....1. Abandona todo sentimento de Facção – “partidarismo”2. Abandona todo pecado de Presunção – “vanglória” 3. Abandona todo desejo de Ostentação – orgulho – arrogância –

superiores a si mesmo

3. PRECISAMOS VENCER A NOSSA NATUREZA EGOÍSTA (V.4). O que fazer para não se tornar um egoísta?1. Não pense só em você - egocêntrico2. Não procure tirar vantagem em tudo - interesseiro3. Não espere que só os outros tomem iniciativa - comodista

PARA VERIFICAÇÃO1. O que o Espírito Santo nos fala nestas

passagens acima?

2. Como vamos corresponder com o Espírito Santo, mediante o que lemos e aprendemos da parte do Senhor hoje? Cite alguns aspectos práticos.

11

TEXTO PARA MEMORIZAÇÃO“... a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste...” João 17:21

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

AS QUATRO ETAPAS DO PROPÓSITO -

QUANTIDADE

Isto nos fala de multiplicação. Jesus quer discípulos, que fazem discípulos, que fazem discípulos... e assim por diante. Aquele que tem a vida de Cristo frutifica e reproduz esta vida em outros. Se os discípulos são bons não continuam poucos. Tais discípulos sabem que Deus quer uma grande família, com muitos filhos.

Deus quer muitos filhos para a Sua família. A quantidade não é o alvo, o alvo é sermos semelhantes a Jesus. Na verdade, a quantidade faz parte do todo. Aquele que tem a vida de Cristo vai multiplicá-la em outros e assim reproduzir.

Vamos observar alguns textos da palavra de Deus:

I. HÁ UMA ORDEM PARA A REPRODUÇÃO

Mateus 28.18-20“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”

. Na ordem dada por Jesus, chamada de “a grande comissão”, a reprodução é parte fundamental. Ele ordena ir e fazer discípulos.

12

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

II. HÁ UMA EXPECTATIVA DE REPRODUÇÃO

Mateus 13.23“Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.”

. Nesta passagem fica evidente que o Senhor espera

que todos aqueles que recebem a Palavra frutifiquem. A expectativa normal é esta. O normal é que todo aquele que tem a vida de Cristo reproduza.

III. HÁ UMA CONDENAÇÃO PARA O QUE NÃO REPRODUZ

João 15.2“Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.”

. Observando este texto de João 15.2, vemos que produzir mais fruto significa multiplicar. O normal para um discípulo que permanece na videira é dar muito fruto. Não é normal existir um grupo de discípulos estagnado, pois quando isso acontece, nós corremos o risco de sermos cortados da videira. O fruto também é necessário para que o processo de santificação das nossas vidas seja completo. Todo aquele que produz fruto, é santificado para produzir mais fruto ainda.

IV. HÁ UM EXEMPLO CLARO DE REPRODUÇÃO

13

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

Atos 2.42-47 “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.”

. A vida da Igreja Primitiva é um exemplo de que Deus quer acrescentar à igreja os que hão de ser salvos. E Deus ainda continua desejando que todos em toda parte se arrependam pela pregação do evangelho do Reino.

PARA VERIFICAÇÃO

. Lendo esta passagem de Atos 2.42-47, o que os discípulos de Jesus faziam para que o Senhor acrescentasse dia a dia os que iam sendo salvos?

14

TEXTO PARA MEMORIZAÇÃO“Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.” Mateus 13.23

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

AS QUATRO ETAPAS DO PROPÓSITO -

QUALIDADEIsto nos fala de edificação de vidas. Deus não se

alegra apenas com números. Ele não deseja ter uma família de qualquer jeito. Não quer uma “massa” de gente que vive de qualquer maneira. Quer seus filhos com uma qualidade de vida semelhante à vida de Seu Filho Jesus.

Temos falado muito que Jesus é o nosso alvo. Se perguntássemos para qualquer pessoa que freqüenta ou que participa das programações e reuniões de uma igreja, provavelmente todas elas irão dizer que é óbvio que Jesus é o seu alvo. Mas Jesus não é um alvo ideológico apenas, ele é um alvo prático. A expectativa de Deus para a sua família é que cada um desses filhos sejam semelhantes a Jesus.

Romanos 8:29“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”

15

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

O Pai nos “predestinou para sermos conformes à imagem de Seu Filho...”.

Segundo o dicionário, a palavra predestinar significa destinar antes. Podemos entender então, que o Pai nos destinou ANTES DE TUDO para sermos à imagem de Seu filho Jesus. Ele quer que sejamos conformados à imagem de Jesus, Seu filho primogênito (primeiro filho).

Traduzindo tudo o que dissemos até aqui: Deus Pai sempre quis que fôssemos semelhantes ao Seu primeiro filho, Jesus.

Vamos dar um exemplo:Vamos supor que você seja rei do bairro aonde você

mora. Qual é o destino do teu filho mais velho? É o de ser o futuro rei deste bairro, não é? Teu filho tem um pré-destino. Ele é predestinado a ser rei. Ele pode até, por sua própria escolha, não ser o rei do bairro, mas ele é predestinado para isto.

A mesma coisa acontece com Deus e seus filhos: Deus nos predestinou para sermos semelhantes a Jesus. Ele sempre quis isto e ainda quer.

Com tudo isso, queremos dizer que Deus tem um destino para cada um de nós: Sermos semelhantes a Jesus. No seu caráter e no seu poder. Na sua santidade e nas suas obras.

“Se você tivesse um filho no qual encontrasse prazer inexplicável, não seria normal que, como pai, você desejasse ter mais filhos? É exatamente isso o que acontece com o Pai eterno, o qual, por natureza e escolha, desejou e prepôs-se a ter uma grande família

16

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUSde filhos que são exatamente como Seu Filho Unigênito”. (Extraído do livro O Supremo Propósito de DeVern F. Fromke).

EM QUE DEVEMOS SER SEMELHANTES A JESUS?

1. Humildes e mansos como Jesus:

Mateus 11:29“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.”

Segundo o dicionário, uma pessoa mansa tem como características: Índole pacífica, serenidade, é uma pessoa sossegada e branda.

E uma pessoa humilde tem como características: Singeleza, simplicidade, modéstia e submissão.

2. Que sirvam como Jesus

João 13.14-17“Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.”

3. Que amem como Jesus amou

Efésios 5:2

17

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS“...e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.”

4. Que preguem ao mundo como Jesus pregou

João 17.18“Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.”

5. Que perdoem como Jesus perdoou

Colossenses 3.13“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós...”

6. Que sejam santos como Jesus

I Pedro 1.15“...pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento...”

7. Que andem como Jesus andou

I João 2.6“aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.”

PARA VERIFICAÇÃO

18

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

1. Em que aspectos temos que ser semelhantes a Jesus?

2. Compartilhe com um de seus companheiros no grupo, quais áreas em tua vida precisam se parecer mais com Jesus?

AS QUATRO ETAPAS DO PROPÓSITO - FI-

NALIDADE

O coração do discípulo é carregado do desejo de em tudo dar glória a Deus. Se a família de Deus é formada de filhos semelhantes a Jesus, tais filhos terão como alvo glorificar a Deus como Jesus o fez.

Jesus disse: “Eu te glorifiquei na terra...” (João 17.4). Precisamos de clara revelação de que todas as coisas são do Pai e para Sua Glória.

19

TEXTO PARA MEMORIZAÇÃO“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Romanos 8:29

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUSRomanos 11.36“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”

Efésios 1.5-6“Nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado...”

Efésios 1.12-14“a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.“

Fomos criados para a glória, alegria e satisfação de Deus Pai. Deus nos criou com esta finalidade. O texto de Efésios 1.12 já começa demonstrando finalidade ...”a fim de...”.

Quando vivemos em família de muitos filhos semelhantes a Jesus, automaticamente estaremos dando glória (alegria e satisfação) ao Pai. Isto é, vivendo em unidade, buscando a quantidade em qualidade a finalidade será alcançada.

QUAL É O ALVO DA NOSSA VIDA?

Colossenses 1.9-12“9 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em

20

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUStoda a sabedoria e entendimento espiritual; 10 a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; 11 sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, 12 dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.”

. Muitos talvez respondam a esta pergunta de diferentes formas. Uns talvez apontem para o alvo moral: ser uma pessoa de caráter, honesta, boa pessoa. Outros talvez apontem para o alvo intelectual: Estudar, Aprender ao máximo, ter uma boa profissão. Outros talvez falem do alvo espiritual: Deve ser um bom crente, freqüentar uma igreja. E Por aí vai.

. Mas, Paulo explica que todos nós temos um alvo principal na vida: VIVER PARA AGRADAR A DEUS.

. A palavra agradar, no dicionário, significa: Comprazer, contentar, satisfazer. Viver para agradar a Deus significa: “deixar o coração de Deus alegre com a minha vida”.

. Paulo, em Efésios 2. 2-3, diz que podemos viver para agradar a outros três senhores: “nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.” (Efésios 2:1-3)

21

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

. Portanto temos outros três que querem ocupar o lugar de Deus em nossa vida: O MUNDO, O DIABO E A CARNE.

. Você vive para agradar a quem? Você só pode agradar a um senhor. Lembra do que Jesus falou: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mateus 6:24)

PARA VERIFICAÇÃO

1. Como você define a finalidade da sua vida?

QUAL É A NOSSA POSIÇÃO DENTRO DO POPÓSITO DE DEUS?

22

TEXTO PARA MEMORIZAÇÃO“Nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado...” - Ef 1.5-6

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

II Timóteo 1.8-9 “Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos.”

Quando compreendemos e abraçamos o propósito de Deus, este propósito se constitui em nosso chamado, nossa vocação.

Este chamado, esta vocação é para sermos participantes do seu propósito em dois sentidos:

1. Sendo filhos à semelhança de Jesus;

2. Tornando-nos cooperadores de Deus no cumprimento de Seu propósito, levando outros a entrarem neste mesmo propósito.

Como já foi dito, o propósito eterno de Deus tem que ser muito mais do que o estudo deste tema nesta apostila. Se um discípulo tem seus olhos iluminados pelo Espírito Santo, ele se verá de três formas:

I. EXTREMAMENTE APEGADO A ESTE CHAMADO.

23

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

Filipenses 3.12-14 “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

II. DESEJARÁ ANDAR DE MODO DIGNO DESTE CHAMADO.

Efésios 4.1-3“Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz...”

III. SE ESFORÇARÁ PARA CONFIRMAR ESTE CHAMADO

II Pedro 1.10 “Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.”

24

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

PARA VERIFICAÇÃO

1. Como podemos ser participantes do propósito de Deus?

25

TEXTO PARA MEMORIZAÇÃO“Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos.” II Tm 1.8-9

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

TRATANDO DASALVAÇÃO

Efésios 1.4“...assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor...”

Muitos cristão são batizados e vivem anos na igreja, sem conhecer o propósito de Deus, conforme a sua palavra. Acreditam, enganadamente, que nosso alvo é chegar ao céu. Ao invés de verem o propósito de Deus do ponto de vista da sua palavra, mantém uma idéia humanista (o homem no centro de tudo), e pensam que o propósito de Deus é a salvação dos homens. Assim, tudo gira em torno do homem com suas necessidades.

Por que ocorre isto? Porque não vêem o propósito de Deus como eterno, e sim como tendo começado com a queda, descrita no Gênesis. É claro que o pecado interferiu no propósito de Deus, mas o seu propósito é anterior à queda.

É claro que Deus quer salvar todos os homens. Vamos observar os textos a seguir:

João 3.16

26

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

I Timóteo 2.3-4“Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.”II Pedro 3.9“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.”

Mas o seu propósito, como já descrevemos, estava no coração Dele antes da fundação do mundo (Efésios 1.4). Ele sempre quis uma família, como a que Ele mantinha com o Filho, no Espírito Santo. Ao criar o homem sem pecado, queria que o homem se reproduzisse sem pecado, aumentando a família.

Imaginemos que o propósito de Deus fosse salvar os homens. Neste caso, o pecado estaria dentro do próprio propósito de Deus, fazendo Deus cúmplice do pecado. Ao dizer ao homem “não coma deste fruto”, na verdade desejaria que o homem comesse e pecasse, ficando perdido e em trevas, para que Ele o pudesse salvar, cumprindo seu propósito de salvar, revelando assim o seu amor! Que tremenda confusão faz a igreja, quando desconhece o propósito eterno de Deus!

Mas, qual é o lugar da salvação então?

27

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUSA SALVAÇÃO É NECESSÁRIA POR CAUSA DA

QUEDA

O pecado de Adão foi uma intromissão violenta e diabólica no propósito de Deus. Por causa do pecado, o homem se tornou culpado, alvo da ira de Deus, merecendo castigo eterno, sendo expulso da presença de Deus, perdendo a comunhão com Ele, porque “o salário do pecado é a morte”.

Romanos 5.12“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.”

Romanos 6.23“porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Além disso, a própria natureza do homem se corrompeu. Não era mais o mesmo homem. Tornou-se uma criatura vil, corrompida. Estava morto para Deus e inútil para a realização de seu propósito.

Romanos 3.23“...pois todos pecaram e carecem da glória de Deus...”

E não foi apenas Adão que se tornou inútil. Ele teve filhos à sua semelhança, à sua imagem e, assim, toda a sua descendência ficou arruinada e inútil para o propósito de Deus.

Gênesis 5.3

28

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS“Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete.”

Romanos 3.12“...todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.”

DEUS DESISTIU DO SEU PROPÓSITO?

Não! O profeta Isaías diz:

Isaías 46.9-10“Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade.”

O livro de Hebreus no capítulo 6 versículo 17 declara:

“Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento.”

Deus continua desejando ter uma família à sua semelhança! Agora, como todos os descendentes de

29

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUSAdão se fizeram inúteis para o Seu propósito, Deus cria uma nova raça.

Como?A reposta é: Pelo novo nascimento!

O QUE É O NOVO NASCIMENTO?João 3.3,5,7“A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.”

I Coríntios 15.45-49“Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.“

Pelo nascimento natural (carne e sangue) pertencemos à raça de Adão, estragada e inútil. Pelo novo nascimento, nos tornamos participantes de Cristo, o último Adão, e pertencemos à família de Deus, restaurada a sua imagem em nós, uma raça celestial.

30

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

Adão, por rebeldia, perdeu a imagem de Deus (Romanos 5.12). Mas Jesus, o segundo Adão, pelo contrário.

Vejamos algumas atitudes de Jesus:

1. Sempre fez a vontade do Pai.

João 4.34“Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.”

2. Em tudo o agradou.

João 8.29 “E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.”

3. Sendo obediente até a morte.

Filipenses 2.8“...a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.”

PARA VERIFICAÇÃO

1. Por que o homem precisa de salvação?

2. Como acontece esta salvação?

31

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

AS MUDANÇAS QUE A SALVAÇÃO TRAZ

O HOMEM AGORA, EM CRISTO:

1. Se torna uma nova criatura.

II Coríntios 5.17“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”

2. Recebe uma nova natureza.

II Pedro 1.4

32

TEXTO PARA MEMORIZAÇÃO“Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” I Tm 2.3-4

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS“...pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo...”

3. Recebe uma nova natureza segundo a imagem daquele que o criou.

Colossenses 3.10“...e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou...”

ISTO ACONTECE QUANDO:

1. Crê naquele que o Pai enviou...

João 6.29“Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado.”

2. Nega-se a si mesmo, toma a cruz e perde a vida para si mesmo...

Mateus 16.24-25“Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.”

3. Recebe o Senhorio de Jesus...

Romanos 10.9“Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”

33

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

4. É batizado...

Marcos 16.16“Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.”

A SALVAÇÃO É O MEIO, NÃO O FIM.

A obra de Cristo é tão maravilhosa, tremenda, extensa e grandiosa, que nós corremos o risco de confundi-la com o propósito de Deus. O pecado fez um dano tão grande, que só uma obra como a de Jesus poderia restaurar o homem. O propósito de Deus é maior que a redenção do homem, mas a redenção do homem foi o meio de traze-lo de volta à finalidade de Deus de ter uma família à sua imagem.

Paulo expôs isto de forma esplêndida em Colossenses 1.26-28: “...o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória; o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;”

Portanto a obra que o Apóstolo Paulo fazia não consistia somente em buscar a redenção do homem, mas em apresentá-lo realmente restaurado à imagem de Cristo.

PARA VERIFICAÇÃO

34

SÉRIE PROPÓSITO ETERNO ENTENDENDO O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

1. O que aconteceu quando o homem pecou?

2. Deus desistiu do Seu propósito por causa do pecado? Por que?

3. Se o homem se tornou inútil, como Deus realiza o Seu propósito?

4. Mas afinal...O propósito de Deus não é a salvação do homem?

5. Então, qual é o propósito eterno de Deus?

35

TEXTO PARA MEMORIZAÇÃO

“...todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.” Romanos 3.12