Metafísica da saúde

3

Click here to load reader

Transcript of Metafísica da saúde

Page 1: Metafísica da saúde

METAFÍSICA DA SAÚDE

META = ALÉM

FÍSICA= MATÉRIA

Tudo aquilo que estiver além do físico compreende a metafísica: esfera psíquica, emocional, energética, espiritual e sentimental.

Princípio: a alma que organiza a matéria.

A religião e a metafísica: independe da opção religiosa.

Espiritualidade e a metafísica: quanto mais espiritualizada maior conscientização.

Assimilação: toca o coração movimentando a inteligência fazendo pensar e sentir a vida de outra maneira.

Classes sociais: independe, transforma o indivíduo porque ocorre de dentro para fora em benefício do bem coletivo.

Raiz dos problemas físicos: atitude interior frente às situações do cotidiano.

Conflitos interiores: a postura é determinante. Os conflitos interiores desencadeiam as doenças que afetam o organismo.

Órgão afetado ou alterado: revelam como a pessoa está numa determinada área da vida.

Comportamentos: quando são observados mostram a vulnerabilidade a determinada doença ou o fortalecimento de algum órgão.

Corpo: sensor de como o indivíduo lida com os acontecimentos.

Emoção: refletida em cada parte do organismo.

Desequilíbrio emocional: gerador das alterações metabólicas.

Obstáculos: cada um reage de um jeito.

Adversidades: dependendo da forma com que se encara, produz um estado emocional que poderá manter-se a saúde ou provocar alguma doença.

O ambiente de trabalho e o estilo de vida no lar: revelam o mundo interno. Os tipos de reações apontam as crenças geradoras dos conflitos existenciais.

A aquisição da consciência metafísica das causas das disfunções do organismo proporciona um importante recurso para a reorganização do mundo interno, que se reflete não somente no corpo, para resgatar a saúde, mas também opera transformações no ambiente exterior. Pode-se dizer que os mesmos conflitos emocionais que causaram a doença, também geraram os acontecimentos, que agravaram os sentimentos nocivos. As pessoas vivem nesse ciclo vicioso e não se dão conta de que elas próprias conspiram a favor dos seus insucessos, e, por sua vez, frustram-se. Para conquistar a saúde e melhorar a qualidade de vida, faz-se necessário promover significativas mudanças, começando dentro, para depois proceder no meio. O primeiro passo é reformular as crenças. Em seguida, mudar a visão de mundo, interpretando os fenômenos exteriores de maneira mais

Page 2: Metafísica da saúde

complacente e menos conflituosa. Por fim, adotar novas atitudes, relacionar-se melhor consigo mesmo e com os outros, respeitar seus limites e cuidar do corpo. Assim sendo, a metafísica da saúde representa um importante recurso de autoajuda.

A descrição dos padrões das doenças é possível porque nos “tropeços” e nos sofrimentos somos iguais e nas qualidades, somos únicos. Podemos dizer que os conflitos nos igualam aos outros, enquanto as habilidades nos tornam singulares.

Pode-se dizer que existe uma diversidade de acontecimentos que pode provocar as mesmas reações nocivas. Exemplo: uma dificuldade financeira, a perda de projeção social e até mesmo o fim de um relacionamento afetivo podem causar a baixa autoestima ou a perda do autovalor. Diante das diferentes áreas da vida, as pessoas podem manifestar os mesmos sentimentos autodepreciativos.

Com o conhecimento metafísico das causas das doenças, o próprio doente pode retomar o seu poder e intervir sobre o mal que afeta o seu organismo. Por meio da mudança de atitude, ele promove a reformulação interna, colaborando com a recuperação da sua saúde.

ALGUNS EXEMPLOS:

DOR DE CABEÇA OU ENXAQUECA Extrema assiduidade. Preocupações excessivas.

Pensamentos possessivos e congestão mental.

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC) Sentir-se impossibilitado ou perdido na execução das atividades.

ESTRESSE Sentir-se desprovido de recursos interiores diante dos desafios existenciais.

INSÔNIA Não dar trégua ao sofrimento.

DOR NO PESCOÇO Dificil aceitação da realidade. Um dos fatores metafísicos das dores no pescoço é a pessoa não saber lidar com as frustrações, geradas pela impossibilidade de constituir na realidade externa o que criou internamente.

HÉRNIA DE DISCO OU BICO-DE-PAPAGAIO Não se sente merecedor dos privilégios e culpa-se pelo prazer.

NERVO CIÁTICO Contato com a realidade e perspectivas de futuro. DOR CIÁTICA Dramatizar o futuro com base nos incidentes atuais.

Dor no JOELHO segundo a metafísica da saúde refere-se aos abalos causados pelas situações que se repetem. 

A pessoa se sente afetada pela reincidência dos episódios existenciais; tão logo se depara com as mesmas ocorrências de outrora, fica indignada com a repetição, como se tivesse que sofrer tudo novamente. 

Vale lembrar que, quando a história se repete é porque a sua atuação na ocasião não foi a melhor maneira de resolver os conflitos. 

Page 3: Metafísica da saúde

Outro fator metafísico relacionado a dor no joelho é quando a pessoa precisa voltar atrás nas suas decisões tomadas ou nas colocações proferidas diante dos outros. 

Bibliografia

Metafísica da Saúde - Vol 1

Valcapelli; Gasparetto, Luiz Antonio