Metal Gear Solid: A má-fé de Jean Paul Sartre em personagens da saga de videogame

13
A má - fé de Sartre em personagens de Metal Gear Solid Por Pedro Zambarda de Araújo

Transcript of Metal Gear Solid: A má-fé de Jean Paul Sartre em personagens da saga de videogame

A má-fé de Sartre em

personagens de Metal Gear Solid

Por Pedro Zambarda de Araújo

O que é má-fé?

O que é má-fé?

“A má-fé é, evidentemente, uma mentira, pois dissimula a total liberdade do engajamento”“Os atos dos homens de boa-fé tem como última significação a busca da liberdade como tal”

(SARTRE, Jean-Paul. O Existencialismo e um humanismo. P. 54-55)

Má-fé é a dissimulação do indivíduo quanto às suas liberdades próprias. O sujeito se refugia em desculpas que não justificam sua condição perante o mundo.

Conceito faz parte da filosofia do francês de Paris Jean-Paul Sartre, que dedicou sua vida à investigação da formação do subjetivo como visão fundadora do mundo. Sua corrente veio a ser parte do existencialismo.

A linguagem de cinema em

Metal Gear Solid

A linguagem de cinema em

Metal Gear Solid

• Hideo Kojima criou Metal Gear em 1987, em um jogo 2D para MSX.

• O primeiro Metal Gear cinematográfico, com atores profissionais interpretando os personagens, foi Metal Gear Solid, de 1998, para PlayStation. A história é sobre a briga entre os gêmeos clones Solid Snake e Liquid Snake, após a morte de seu pai, Big Boss.

• Em 2004, Hideo Kojima decide voltar no tempo até o ano de 1964 para mostrar que o falecido Big Boss também era um agente tipo Snake. O vilão era, na verdade, o NakedSnake original. Este é o enredo de Metal Gear Solid 3.

• Todas as histórias dos Snakes em Metal Gear lidam com traição, conspiração e a dualidade dos mercenários no campo de guerra. Aspectos ricos dos enredos criam um clima similar ao de um filme hollywoodiano, com longas animações que estendem o jogo.

Protagonista Snake: Herói ou Vilão?As diferenças entre Solid Snake e Big Boss

E seus irmãos

Solid Snake (David)Solid Snake nasceu em 1972.

Ele é fruto de uma clonagem de Big Boss, soldado considerado um herói lendário por ter vencido a traidora The Boss. É o gêmeo mais fraco, geneticamente, se comparado ao seu irmão Liquid.

Os dois, além de Solidus Snake, fizeram parte do programa de clonagem “Les Enfants Terrible”.

Ele é um herói clássico construído por Kojima, mas que é criticado a medida que se descobre que ele não passa de um peão em um jogo de controle e manipulação promovido pelos políticos dos Estados Unidos.

Seu nome verdadeiro é David.

Big Boss (Naked Snake/Jack)Big Boss nasceu em 1935 e é o Snake original.

Foi obrigado a matar sua mentora e inspiradora, Boss, e é criador do grupo The Patriots, que tomou posse da fortuna dos Philosophers para impedir que a Segunda Guerra Mundial se repetisse, assim como outros conflitos mundiais.

Acabou se perdendo em sua trajetória, ao entrar em guerra com um dos Philosophers, o major Zero, dono do grupo FOX original. Foi neste contexto que ocorreu a Guerra Fria.

De herói, Big Boss passou a participar de grupos milicianos e terroristas como os Militaires Sans Frontiers (MSF), DiamondDogs e Outer Heaven. Boss também passou a controlar os robôs Metal Gear para se defender de Zero.

Deixou de ser um protagonista bondoso para se tornar o vilão mais perseguido e lembrado. Seu nome verdadeiro é Jack (John).

Liquid Snake (Eli)Liquid Snake nasceu em 1972.

Ele foi o clone criado e educado por Big Boss com inveja de seu irmão gêmeo, Solid Snake, escolhido pelo pai para se tornar agente da FOXHOUND.

Foi agente da SAS e foi criado no Reino Unido.

Ele é o gêmeo forte, geneticamente, em relação ao seu irmão.

Com a morte de seu pai Big Boss, enfrentou o irmão até a morte, ao liderar uma nova conspiração terrorista com a Metal Gear Rex no Alasca.

Seu nome verdadeiro é Eli.

Solidus Snake (George Sears)Solidus Snake nasceu em 1972.

Ele foi clonado dos genes de Big Boss e sofreu uma terapia genética que o deixou com a mesma aparência de seu pai.

A réplica perfeita foi escondida pelos Patriots e utilizada para controlar a política da Casa Branca.

Tornou-se presidente dos Estados Unidos entre 2001 e 2009, por dois mandatos consecutivos (assim como George W. Bush na vida real). Chegou a comandar o agente duplo Ocelot em algumas missões confidenciais.

Assim como seu pai, ficou cansado de ser apenas uma marionete nas mãos de Zero. Iniciou sua própria rebelião no grupo chamado Sons of Liberty, mas terminou assassinado pelo próprio discípulo Raiden.

Seu nome é George Sears.

Possível conclusão

Possível conclusão

A história desses personagens, além dos cinco embriões de clones de Big Boss eliminados para manter Solid, Liquid e Solidus vivos, constatamos que o nome Snake caracteriza tanto heróis quanto vilões na saga Metal Gear de Hideo Kojima.

Snake pode ser um herói ético, como Solid Snake, que quer desmontar a estrutura dos Patriots, ou mesmo um anti-herói vingativo, como Big Boss. Snake é, por assim dizer, um nome de personagem de protagonismo dentro do enredo desenvolvido por Kojima, mesmo que sua conduta seja, no mínimo, questionável.

Dentro de um prisma da filosofia e da psicologia, a tese da má-fé de Sartre ajuda a explicar, em parte, as complexidades dos personagens criados em Metal Gear Solid. A saga consegue equalizar heróis e vilões em torno de um único nome – Snake -, mas também revela que decisões individuais de cada personagem acabam influindo diretamente em sua inclinação benéfica ou maléfica na narrativa geral.

Além de contar com animações extensas, a virtude da saga criada é o não apelo a uma divisão binária e simplista na construção de uma história para videogames.

Obrigado pela atenção!