Métodos de análise de imagens egípcias completo

17
Métodos de análise de imagens egípcias Prof. Marcio Sant´Anna dos Santos Outubro/2008

Transcript of Métodos de análise de imagens egípcias completo

Page 1: Métodos de análise de imagens egípcias completo

Métodos de análise de imagens egípcias

Prof. Marcio Sant´Anna dos Santos

Outubro/2008

Page 2: Métodos de análise de imagens egípcias completo

1ª parte: Teoria

Page 3: Métodos de análise de imagens egípcias completo

Os métodos de análise

• A tipologia de Wilkinson

• O método de Jacques Amount

Page 4: Métodos de análise de imagens egípcias completo

A tipologia de Wilkinson

A tipologia de Wilkinson é um método de análise das imagens egípcias desenvolvido pelo egiptólogo Richard H. Wilkinson que se baseia em nove critérios para analisar a imagem (dimensão, tipo de material, cor, números, forma, ações, gestos, localização e uso dos hieróglifos). Tais critérios devem ter seus significados interpretados para a construção da análise total da imagem. Vale lembrar aqui que as imagens não possuem obrigatoriamente todos os nove critérios apresentados neste método para serem analisados.

Page 5: Métodos de análise de imagens egípcias completo

O método de Jacques Amount

O outro método que cabe observar é o desenvolvido por Jacques Amount no livro A Imagem. De acordo com este pesquisador, podemos atribuir três valores a uma imagem:

1. Um valor de representação: a imagem faz uma representação concreta daquilo que retrata. Por exemplo, o Sol como fonte de calor e luz;

2. Um valor simbólico: a representação simbólica de algo abstrato que depende da aceitação social deste símbolo que esta sendo representado na imagem. O sol como divindade maior no mito de criação egípcio

3. Um valor de signo: quando a imagem representa um conteúdo que não é visualizado através de caracteres. A cor dourada representando atributos do Sol em uma imagem.

A partir daí teremos três modos de analisar esta imagem de acordo com o método de Jacques Amount:

1. O modo simbólico: encontrado nas imagens mítico-religiosas, é um tipo de representação que expressa a legitimidade do poder (do faraó ou da divindade) através do acesso ao sagrado;

2. O modo epistemológico: a imagem traz informações sobre o mundo que podem ser utilizadas para o aprendizado de algumas classes sociais (sacerdotes, por exemplo) ou da população como um todo;

3. O modo estético: a imagem tem a função de agradar a seu espectador. No caso egípcio, tal função era alcançada através da monumentalidade que impressionava os observadores.

Page 6: Métodos de análise de imagens egípcias completo

Exemplo da utilização dos métodos de análise descritos

Para demonstrar o uso destes dois métodos, utilizaremos a imagem abaixo que representa o faraó Tutankhamon comandando tropas egípcias e subjugando inimigos com seu carro de guerra. Esta imagem encontra-se na lateral de uma pequena arca (cerca de 50 cm de altura) pertencente ao faraó e encontrada em sua tumba em 1922 por Howard Carter.

Page 7: Métodos de análise de imagens egípcias completo

Tipologia de Wilkinson

Pela tipologia de Wilkinson podemos fazer a seguinte análise: Tutankhamon é representado em um tamanho bem maior que os outros personagens (dimensão) e seu carro sozinho varre uma grande quantidade de inimigos (número), isso demonstra a importância fundamental do monarca como dirigente do exército. Essa cena plana (forma) está gravada em uma das faces laterais de uma arca (localização) de marfim e folhada a ouro (tipo de material) que pertenceu ao rei e tem o predomínio da cor dourada, que remete à divindade do monarca (cores). O faraó, com seu carro de guerra, submete muitos inimigos, enquanto soldados egípcios cortam os braços esquerdos dos adversários caídos. Também avançam sobre os derrotados cães e tropas de arqueiros e condutores de carros de guerra. Enquanto isso, alguns homens abanam o monarca (gestos e ação). Entre o arco do rei e seu rosto está o cartucho com seu nome (uso dos hieróglifos), identificando o proprietário desta arca.

Page 8: Métodos de análise de imagens egípcias completo

Método de Jacques Amount

Já pelos modos descritos no método de Jacques Amount uma das possíveis análises seria:

• 1. Modo simbólico: A cena apresenta o faraó Tutankhamon em seu carro de guerra conduzindo arqueiros, soldados de infantaria e condutores de carros contra inimigos. Tal imagem representa o rei como mantenedor da ordem contra as forças do caos simbolizadas pelos inimigos que estão sendo derrotados.

• 2. Modo epistemológico: O faraó como divindade é o responsável por manter a ordem contra o caos, protegendo seu reino e seus súditos. Ele também tem as divindades a seu lado (representadas pela deusa abutre Nekhabit e por Rá – o sol – sobre a cabeça do rei), o que demonstra legitimidade do poder.

• 3. Modo estético: A imagem diferencia através das cores os egípcios e seus inimigos (representados com a pele de cor negra, talvez núbios). Como está gravada em uma arca de propriedade do faraó, a figura procura ressaltar toda a grandiosidade da batalha tendo o faraó como figura principal. Isso deveria causar a noção da amplitude do poder real e de seu alcance.

Page 9: Métodos de análise de imagens egípcias completo

2ª parte: Prática

Page 10: Métodos de análise de imagens egípcias completo

Analisar as imagens de acordo com os métodos apresentados

Page 11: Métodos de análise de imagens egípcias completo
Page 12: Métodos de análise de imagens egípcias completo
Page 13: Métodos de análise de imagens egípcias completo
Page 14: Métodos de análise de imagens egípcias completo
Page 15: Métodos de análise de imagens egípcias completo
Page 16: Métodos de análise de imagens egípcias completo
Page 17: Métodos de análise de imagens egípcias completo

Referências Bibliográficas

• AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus Editora, 2002.

• WILKINSON, Richard H. Reading Egyptian Art: A Hieroglyphic Guide to Ancient Egyptian Painting and Sculpture. Londres: Thames & Hudson, 1996.

• ______________________. Symbol & Magic in Egyptian Art. Londres: Thames & Hudson, 1994.