metro rio, news, brasil, portugues

16
METRO COMPLETA 5 ANOS NO BRASIL E COMEÇA A CIRCULAR EM BRASÍLIA {pág 10} MP DENUNCIA FUNCIONÁRIOS DA CENTRAL POR ACIDENTE COM BONDES {pág 04} BRUNA PRADO/ METRO RIO Arquiteto sobre rodas Bruno Pires, 25 anos, transformou quadra de vôlei da Lagoa em pista de skate: Recreio e Madureira também têm projetos do arquiteto {pág 06} Brecha na lei poderá evitar multa a ciclistas Sem consenso entre prefeitura e Estado, vereadores criam projeto de lei para desconsiderar ciclovias como vias públicas Denatran insiste que bicicleta elétrica fora das regras de trânsito será multada e apreendida {pág 04} Interpol vai farejar Cachoeira ‘Vou aos EUA’, diz ativista chinês No meio de guerra diplomática, Chen Guangcheng fala ao Metro {pág 08} Com indícios de evasão de divisas, PF pede ajuda para saber como dinheiro do jogo circulava Demóstenes Torres teria contas em paraísos fiscais {pág 09} Esquema no exterior Empate classifica Vasco enfrenta Lanús para avançar na Libertadores {pág 16} Mín 16°C Máx 29°C RIO DE JANEIRO Quarta-feira, 9 de maio de 2012 Edição nº 392, ano 2 KHALEESI A HEROÍNA DE ‘GAME OF THRONES’ AGORA EM DVD {pág 12} RICARDO MARQUES/ ESPECIAL PARA O METRO BRASÍLIA RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR O Jornal Metro é impresso em papel certificado FSC, garantia de manejo florestal responsável.

description

metro rio, news, brasil, portugues

Transcript of metro rio, news, brasil, portugues

Page 1: metro rio, news, brasil, portugues

METRO COMPLETA5 ANOS NO BRASIL

E COMEÇA A CIRCULAR EM BRASÍLIA {pág 10}

MP DENUNCIA FUNCIONÁRIOS DA

CENTRAL POR ACIDENTECOM BONDES {pág 04}

BRUNA PRADO/ METRO RIO

Arquiteto sobre rodas

Bruno Pires, 25 anos, transformou quadra de vôlei da Lagoa em pista de skate: Recreio e Madureira também têm projetos do arquiteto {pág 06}

Brecha na lei poderáevitar multa a ciclistas

Sem consenso entre prefeitura e Estado, vereadores criam projeto de lei para desconsiderar ciclovias como viaspúblicas Denatran insiste que bicicleta elétrica fora das regras de trânsito será multada e apreendida {pág 04}

Interpolvai farejarCachoeira

‘Vou aos EUA’,diz ativistachinêsNo meio de guerra diplomática, ChenGuangcheng falaao Metro {pág 08}

Com indícios de evasão dedivisas, PF pede ajuda para sabercomo dinheiro do jogo circulava

Demóstenes Torres teriacontas em paraísos fiscais {pág 09}

Esquema no exterior

Empate classifica Vasco enfrenta Lanús paraavançar na Libertadores {pág 16}

Mín 16°CMáx 29°C

RIO DE JANEIROQuarta-feira, 9 de maio de 2012

Edição nº 392, ano 2

KHALEESIA HEROÍNA DE ‘GAME OF THRONES’ AGORA EM DVD{pág 12}

RICARDO MARQUES/ ESPECIAL PARA O METRO BRASÍLIA

RECI

CLE

A IN

FORM

AÇÃ

O: P

ASS

E ES

TE J

ORN

AL

PARA

OU

TRO

LEI

TOR

O Jo

rnal

Met

ro é

impr

esso

em

pap

el c

erti

ficad

o FS

C,

gara

ntia

de

man

ejo

flor

esta

l res

pons

ável

.

Page 2: metro rio, news, brasil, portugues
Page 3: metro rio, news, brasil, portugues
Page 4: metro rio, news, brasil, portugues

O jornal Metro circula em 22 países e tem alcance diário superior a 20 milhões de leitores. No Brasil, é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Metro Internacional. É publicado e distribuído gratuitamente de segunda a sexta em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, ABC, Santos e Campinas, somando mais de 480 mil exemplares diários.

Editado e distribuído por SP Publimetro S/A. Endereço: Rua Álvaro Ramos, 350, 4º andar, Botafogo, CEP 22280-110, Rio de Janeiro, RJ. Tel.: 021/2586-9570. O jornal Metro Rio é impresso pela Editora O Dia S.A.

EXPEDIENTEMetro Brasil. Presidente: Cláudio Costa Bianchini. Diretor de Redação: Fábio Cunha (MTB: 22.269). Diretor Comercial e Marketing: Carlos Eduardo Scappini. Diretora Financeira: Sara Velloso. Diretor de Operações: Luís Henrique Correa.Editor Chefe: Luiz Rivoiro. Editor de Arte: Vitor Iwasso. Coordenador de Redação: Irineu Masiero. Gerente Comercial Nacional: Ricardo Adamo.

Metro Rio de Janeiro. Editora Executiva: Ana Lúcia do Vale. (MTB: 18.892)Editora de Arte: Cláudia Lorena. Gerente Comercial: Janaína Orlani. Grupo Bandeirantes de Comunicação RJ. Diretor Geral: Daruiz Paranhos

A tiragem e distribuição desta edição de 100.000 exemplares são auditadas pela BDO.

FALE COM A REDAÇÃ[email protected]/2586-9565

COMERCIAL: 021/2586-9570

1foco

www.readmetro.comQUARTA-FEIRA, 9 DE MAIO DE 2012

04 rio

Elétricas entram emdiscussão na CâmaraA polêmica sobre a circula-ção das bicicletas elétricasparece estar longe do fim.Ontem, foi a vez de a Câ-mara Municipal entrar nadiscussão. Os vereadoresPaulo Messina (PV) e CarloCaiado (DEM) deram entra-da em um projeto de lei pa-ra regulamentar o uso dasmagrelas motorizadas.

O texto reitera o decretopublicado pela prefeiturana segunda-feira, que equi-para bicicletas elétricas àsconvencionais. Porém, trazum artigo que altera a deno-minação de ciclovias e ciclo-faixas, fazendo com que dei-xem de ser consideradasvias públicas sujeitas às leisprevistas no Código Brasilei-ro de Trânsito (CBT).

O artigo foi a brecha en-contrada para evitar baterde frente com a resolução

do Conselho Nacional deTrânsito (Contran), queequiparou bicicletas elétri-cas a ciclomotores, impe-dindo que condutoresusem esse veículo em viaspúblicas sem emplacamen-to e habilitação específica.

“Como não podemos fa-zer uma legislação munici-pal que se oponha a umalei ou resolução federal,não vamos considerar as ci-clovias e ciclofaixas comovias públicas para leis detrânsito”, afirmou Messina.

Caiado acrescentou queoutra diferença para o de-creto é que o projeto de lei

não estipula idade mínima.Pelo texto do prefeitoEduardo Paes, só pessoascom 16 anos ou mais po-dem andar com as elétricas.

“Partimos do princípioque a criança ou adolescen-te que estiver usando a bici-cleta elétrica terá autoriza-ção do pai. O limite de velo-cidade, de 20 km/h, é a mes-ma do decreto”, explicou.

Segundo o vereador, se oprojeto se tornar lei não po-derá ser revogado, como po-de acontecer com o decreto,passível de ser anulado porum futuro prefeito. A pro-posta foi entregue à MesaDiretora da casa em caráterde urgência e deve ser vota-do em um prazo de 15 dias.

Denatran contestaO Departamento Nacionalde Trânsito (Denatran) con-

testa o decreto e enfatizaque ciclistas que circularemcom bicicletas elétricas semestar de acordo com as re-gras do CTB serão multadospor infração gravíssima e oveículo será apreendido.Mudanças, segundo o ór-gão, têm de partir do Con-tran, que regula o CTB, oudo Congresso Nacional,através de nova lei.

Em nota, o governo doEstado informou que a“Operação Lei Seca está es-tudando o decreto para es-tabelecer os melhores pro-cedimentos”. Já a prefeitu-ra entende que as bicicle-tas, elétricas ou não, de-vem “ter o uso estimuladoe não restringido”.

Projeto de lei de vereadores pretende mudar denominação de ciclovia paralivrar bikes motorizadas de infrações Para Denatran, multas continuam

Beltrame reclama de libertação de bicheiros Um dia após a divulgação deque 20 acusados de envolvi-mento com o jogo do bichono Rio foram soltos, autori-zados pelo Supremo Tribu-nal Federal (STF), o secretá-rio estadual de Segurança,José Mariano Beltrame, criti-cou a legislação penal, quetipifica o jogo como contra-venção e não crime.

Em nota, a secretaria in-formou que Beltrame, juntocom secretários de Seguran-ça de outros Estados, já pe-diu ao Congresso Nacional aalteração do Código Penal,de forma a tipificar como“crime” tanto o Jogo do Bi-cho quanto as milícias.

“Todas as polícias do Bra-sil terão muito mais agilida-de e eficiência na prisão debicheiros e milicianos. E,depois de presos, esses cri-minosos não terão tanta fa-cilidade para conseguir sua

libertação através das viaslegais, como vem aconte-cendo há anos”, reclamouBeltrame, em nota.

Entre os 20 soltos estão opatrono da Beija-Flor, AnizAbraão David, o Anísio; Aíl-ton Guimarães Jorge, o Ca-pitão Guimarães; seu sobri-nho Júlio César GuimarãesSobreira e Antônio PetrusKalil, o Turcão. Eles haviamsido presos pela Polícia Fe-deral em março, na opera-ção Furacão, acusados decompor a cúpula do jogo dobicho no Rio. METRO RIO

Acusadopelo assassinatode Claudino deSouza, pai do

cantor Buchecha,em março de 2010,

o pedreiro FlávioFigueiredo foi

condenado a 20anos de prisão na

segunda-feira.“É a esperança de que ainda

podemos sonhar,de que ainda

existe ‘justiça’neste país.Estamos

aliviados.”Via Twitter

BRUNA PRADO / METRO RIO

Tempo melhora a partir de hojeO Rio amanheceu, ontem, com chuva em várias regiões. Segundo o Climatempo,o vento que sopra do mar trouxe a umidade para a cidade e favoreceu a forma-ção de nuvens. Durante o dia, períodos de nublado e chuva se intercalaram. Ain-da segundo o Climatempo, a partir de hoje até sábado, uma grande massa de arseco ganha força e a previsão é de sol, tempo firme e elevação da temperatura.

Rio de nuvens

Surfistas aproveitaram as ondas de até 1 metro, ontem, na praia do Arpoador

Dengue

O Estado do Rio jácontabiliza 83.053casos de denguenotificados e 17óbitos provocadospela doença esteano, segundoboletim semanaldivulgado ontempela SecretariaEstadual de Saúde.De acordo com oórgão, houveaumento de cercade 7 mil novos casossuspeitos emrelação ao númeroda semana passada.

O Ministério Público(MP) do Rio denunciouà Justiça, por homicídioe lesão corporal culpo-sa, cinco funcionáriosda Companhia Estadualde Engenharia de Trans-portes e Logística (Cen-tral), responsáveis pelosserviços de circulação echefia de manutençãodos bondes de Santa Te-resa. Se condenados,eles poderão cumpriraté dois anos de prisão.

Segundo o MP, “elesforam apontados comoresponsáveis, de formanegligente, pelo aciden-te com o bonde”, ocorri-do em 27 de agosto de2011, que resultou emseis mortos e 48 feridos.

Os peritos constata-ram que a falha no sis-tema de freios do bon-de foi a causa determi-nante para o acidente.

METRO RIO

SANTA TERESA

Por acidenteem bonde,cinco sãodenunciados

RENATA MACHADOMETRO RIO

“É muito desgastantever esses criminosospresos várias vezes e,depois, conseguiremde volta a liberdadepara cometer novos crimes.”JOSÉ MARIANO BELTRAME

“Os ciclistas nãodeveriam ser punidoscom entravesburocráticos.”SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES

Page 5: metro rio, news, brasil, portugues

www.readmetro.comQUARTA-FEIRA, 9 DE MAIO DE 0212rio 05

Professores protestamcontra PMs nas escolasApós a decisão do governoestadual de colocar policiaismilitares de folga para pa-trulhar escolas, o Sepe (Sin-dicato Estadual dos Profis-sionais de Educação do Riode Janeiro) realizou, ontem,um ato contrário à medida.

Na sede do MP-RJ, noCentro, foi entregue umapetição à Promotoria.

“Nossa petição inclui noinquérito, que já está aber-to, 12 pontos de debate, queenvolvem argumentos pe-dagógicos, políticos e jurídi-cos”, disse a coordenadorado Sepe, Edna Félix. O MP fi-cou de marcar uma audiên-cia com o Sepe e já instau-rou inquérito para apurar oconvênio. METRO RIO

EDSON MAGOOLIN/FUTURA PRESS

Google na mira deDieckmannA defesa de Carolina Dieck-mann, que teve fotos vaza-das na internet, ameaça en-trar com ação contra o Goo-gle, caso o site de buscas nãoremova endereços que exi-bem imagens da atriz nua.Segundo o advogado de Ca-rol, Antonio Carlos de Al-meida Castro, o prazo para aexclusão das fotos terminahoje. “Nós já falamos com osresponsáveis pelos outros si-tes e algus já retiraram. Vouesperar até o fim do dia (on-tem) para o Google retirar.Se não retirar, entrarei comuma ação inibitória”, disse.

Consulta com ex-policial Antes de ir à delegacia, Ca-rolina vinha sendo chanta-geada pelo hacker que co-piou as fotos. O criminosoexigiu R$ 10 mil para nãovazar as fotos. A atriz, en-tão, “consultou” Rodrigo Pi-mentel, ex-policial do Bope,que a aconselhou a trocar e-mails com o chantagista,imaginando prisão em fla-grante. A Delegacia de Re-pressão aos Crimes de Inter-

net abriu inquérito paraapurar. Os dois laptops daatriz estão sendo periciadosno Instituto de Criminalísti-ca Carlos Éboli.

Segurança na redeSegundo Fábio Martins, es-pecialista em segurança dainformação, os softwares decriptografia são os melhoressistemas de defesa paracomputadores. “Quando setem arquivos pessoais nocomputador, que não quere-mos que outros acessem, oideal é instalar algum soft-ware de criptografia. Umdos mais populares é o True-crypt”, ensina o especialista.

METRO RIO

Site deve tirar busca por fotos daatriz nua Laptops estão na perícia

DIVULGAÇÃO PEDRO CURI/PREFEITURA RIO

Prefeitura mais limpaUma semana após o decreto do prefeito EduardoPaes, Rio+ Limpo, que criou uma série de restrições àpropaganda externa, a prefeitura continua retirandoplacas do Centro e da zona sul. Apesar de o decretopermitir somente ao governo manter sua propagan-da, o anúncio gigante da Central de Atendimento 1746foi retirado da fachada da prefeitura, na Cidade Nova.

Rio + Limpo

Faixa com telefone do 1746 foi retirada

Preso mandasequestrar exTORTURA. De Bangu I, otraficante Carlos da Con-ceição mandou a mãe se-questrar a ex-mulher, quesofreu maus tratos e teveo cabelo raspado. A mãe ea irmã de Carlos forampresas. METRO RIO

Placa irregularna FerrariCARRO DE THOR. A placatraseira da Ferrari do fi-lho de Eike Batista tam-bém está irregular. Ocarro, apreendido emblitz, rodava com placado Rio, mas a proprieda-de é de uma empresa deRibeirão Preto (SP). AFerrari segue no depósi-to do Detran. METRO RIO

Breves

Atriz aguarda perícia

Page 6: metro rio, news, brasil, portugues

www.readmetro.comQUARTA-FEIRA, 9 DE MAIO DE 2012

06 rio

Garotos da pista

Proposta é que novatos e skatistas experientes possam dividir pista da Lagoa

5

21

Alguns termos e gírias para quem está começando a andar.

3-6Abreviação de 360o que équando você faz uma voltacompleta.AirManobra em que o skatista,com os dois pés no skate, se-gura o shape para decolar.Camisa 10Ou ‘fominha’ é aquele quenão espera sua vez para andar.DroparO ato de descer de uma plata-forma para a transição. Desceruma ladeira.GoofyQuem anda com o pé direitona frente.Hang upOu ‘capote’, quando ao tentar executar uma manobravocê acaba caindo.InvertPlantar bananeira com uma mão no chão e a outra segurando o skate.

Dicionáriodo skate

New schoolQuem está começando a an-dar de skate ou pratica hápouco tempo.Old schoolQuem está andando há muitotempo ou quando alguémexecuta uma manobra antiga.PoserQuem finge ser skatista, ficasomente com o skate debaixodo braço sem usá-lo.

Espaço emMadureiraserá o maiorda AméricaMadureira vai receberuma pista de skatecom 3,85 mil m2, ta-manho de três camposde futebol juntos, pe-los arquitetos da RioRamp Design em par-ceria com a Prefeitura.

Mas para quem es-pera um grande blococinza na cidade, estáenganado. A pista con-tará com árvores, can-teiros e toda chuva quecair na região será uti-lizada para irrigaçãodos mesmos.

“A previsão é que es-sa ação diminua até 2oCna temperatura do bair-ro”, afirma Sylvio.

Para os skatistas, olocal terá os bowls com-binados (Flow Course ),com várias profundida-des e níveis de dificul-dade. Haverá tambémum mirante com arqui-bancada onde as pes-soas poderão contem-plar a pista. “Buscamosfazer uma pista que ocara que treina há maistempo curta, mas quequem esteja começan-do também possa an-dar”, diz Bruno. A inau-guração está previstapara junho. METRO RIO

Dupla de arquitetos une esporte a design projetando pistas de skate pela cidade Antigaquadra de vôlei na Lagoa vira local para manobras radicais Zona norte terá espaço ecológico

Bruno diz que é skatistaantes de ser arquiteto

Sylvio já teve loja de skate antes de

começar a projetar espaços para a atividade

Nova pista de Madureira terá projeto ecológico

PregoQuem não anda bem.StreetModalidade na qual ascompetições são realizadasem lugar plano e comdiversos obstáculos.Tech deckSkate de dedo popularizadonos anos 2000.

As 10 mais

Para todos os gostos

Bowl da Lagoa, ou rampa oval, foi reformada pela dupla

1Bowl na av. Borges de

Medeiros, 633, na Lagoa.

2Bowl na pista em frente ao

Shopping Rio Sul, Botafogo.

3Street na Estrada Pontal de

Sernambetiba,

Recreio dos Bandeirantes.

5Pista na Praça Nossa Senhora da

Apresentação, em Irajá.

6Pista no Largo da Estácio de Sá, perto do

Centro de Convenções da Cidade.

4Pista na Praça São Perpétuo,

a Praça do Ó, na Barra.

7Pista no Aterro do Flamengo, na altura

do Hotel Glória.

8Minirrampa com pista no Largo

das Neves, próximo ao cemitério

do Catumbi, Apoteose e Túnel

Santa Bárbara.

9Túnel Noel Rosa, em Vila

Isabel, conta com minirrampa,

pista e obstáculos.

10Street na Lagoa, ao lado

do bowl na altura da

avenida Borges de Medeiros.

FOTOS : BRUNA PRADO / METRO RIO

Uma quadra de vôlei que vi-rou pista de skate na Lagoa.Por conta do crescimento daquantidade de skatistas, a ci-dade vem ganhando novosespaços para a atividade.Dois jovens arquitetos, queacima de tudo são skatistas,assinam os projetos. BrunoPires, 25 anos, e Sylvio Aze-vedo, 35, sócios da Rio RampDesign, reformaram o bowl,espaço em formato oval, ecriaram a street, local comobstáculos, da Lagoa.

“Aqui tinha uma quadrade vôlei que acabou virandoespaço para os skatistas pornão ser usada. Quando esta-vam fazendo a revitalizaçãoda Lagoa, queriam colocara quadra de volta. Os skatis-tas se uniram, nós fizemoso projeto e a Secretaria Mu-nicipal de Conservação (Se-conserva) topou a ideia”,afirma Sylvio.

A parceria da empresacom a Prefeitura foi além euma pista para long board,skate com prancha maisalongada, foi inaugurada noRecreio dos Bandeirantes,na zona oeste, com direitoao prefeito Eduardo Paes,que é praticante, andando.

“Foi ele mesmo que pediuuma pista de long. O Rio es-tá vivendo uma nova fase. Oskate está sendo valoriza-do”, acredita Bruno Pires.

Em busca da pista perfeitaA dupla que já fez pista pa-ra shows da Xuxa e projetocom o artista gráfico e cenó-grafo Gringo Cardia, alémde obras para a cidade, afir-ma que ser usuário é funda-mental para pensar umaboa pista.

“Existem coisas que só ousuário sabe. Não é só colo-car obstáculos, uma boa pis-ta tem que ter uma distân-cia para impulso, uma des-cida que possibilite andar.São pequenas coisas que sóquem pratica sabe”, argu-menta Sylvio.

O espaço na Lagoa foium desafio para os dois quetiveram que unir a técnicacom a tradição. “O local erapequeno, queríamos man-ter os obstáculos que osskatistas criaram, masusando técnica e criandoum circuito que até crian-ças que estão aprendendo aandar possam usufruir”, dizBruno. METRO RIO

Page 7: metro rio, news, brasil, portugues
Page 8: metro rio, news, brasil, portugues

Chen Guangcheng, o ativis-ta chinês cego que causouuma guerra diplomática pe-lo seu objetivo de ir aosEUA, está confiante de queele e a sua família serão libe-rados para realizar a via-gem, apesar de ainda nãoter recebido nenhuma apro-vação do governo comunis-ta da China. “Sim, eu vouaos EUA, mas ainda não seiquando e ainda não recebi adocumentação”, contou on-tem Chen ao Metro, antesde a ligação telefônica serbruscamente interrompidapor problemas na linha.

O ativista, que se refu-giou na embaixada america-na em Pequim durante seisdias depois de escapar dra-maticamente da prisão nasua casa, continua em umhospital da capital chinesase tratando de um problema

estomacal. O governo bar-rou a visita de jornalistas oudiplomatas ao ativista.

Você continua no hospital de Chaoyang? Sim. Estou aqui com minhaesposa e os dois filhos. Ain-da não sabemos quando po-deremos sair.

Foi noticiado que você recebeu um convite da Universidade de Nova York.Você vai estudar lá? Vou, mas ainda não seiquando vamos sair, porqueainda não recebemos os do-cumentos que precisamos.

Você tem alguma notícia dasua família em Shandong?Contaram-me que o meu so-brinho Chen Kequi (que su-postamente atacou guardasque invadiram a sua casa)

foi preso e perdeu as suas li-berdades individuais. E todaa família do meu irmãomais velho, Chen Guangfu,recebeu ameaças das autori-dades, mas não sei de mui-tos detalhes.

Você conseguiu falar com a sua mãe?Liguei para ela na quarta-feira. Ela está muito preocu-pada comigo e com o meusobrinho.

Você tem medo de não podervoltar à China se realmentefor aos EUA para estudar?Não me preocupo com isso.Se os países são parceiros,tenho que ser livre para po-der entrar ou sair de qual-quer um deles.

Metro

entrevista

Após escapar da prisão domiciliar, Chen buscou refúgio na

embaixada dos EUA

‘TENHO O DIREITO DE ENTRAR NOS EUA’

STRINGER/REUTERS

JORDAN POUILLEMETRO WORLD NEWSEM PEQUIM

mundo

Medvedev (à esq.) e seu padrinho político, Vladimir Putin: alternância de cargos

Medvedev é eleitopremiê na Rússia

Cumprindo o ciclo de ma-nutenção do poder na Rús-sia, o ex-presidente DimitriMedvedev foi eleito ontempela Duma (a Câmara Baixado Parlamento Russo) paraassumir o cargo de primei-ro-ministro. Com isso, eletroca de posição com Vladi-mir Putin, seu aliado e pa-drinho político, que vai fi-car na Presidência.

Nos últimos seis anos,Medvedev foi presidente, ePutin foi primeiro-ministro.A continuidade no poder ir-

ritou a oposição, sobretudodurante as eleições presi-denciais do último mês demarço, marcadas por de-núncias de fraudes eleito-rais. Ao longo do pleito queelegeu Putin, a reportagemdo Metro Moscou foi avisa-da sobre casos de comprade votos em zonas eleitoraisdominadas pela oposição.

Ontem, a polícia pren-deu 22 manifestantes queprotestavam contra a vitó-ria de Medvedev em Mos-cou. METRO

Ex-presidente troca de cargo com aliado Vladimir Putin Russosprotestam contra continuísmo

0

150

300

%

Votação na Duma

Medvedev venceu com facilidade.

299

A FAVOR CONTRA

www.readmetro.comQUARTA-FEIRA, 9 DE MAIO DE 2012economia08

CHEN GUANGCHENG:MAXIM SHEMETOV/REUTERS

Com a recente reduçãodas taxa de juros promovi-da pela Caixa Econômica,ficou mais barato finan-ciar a casa própria, mas aentrada de mais créditodeve manter os preços dosimóveis em patamares ele-vados. Desde janeiro de2008, o valor de venda dosimóveis subiu 129,5%. Opreço médio do metroquadrado no país atingiuR$ 6.529 em abril, segun-do o Índice FipZap.

“O consumidor não de-ve pagar um preço exorbi-tante só que porque temacesso mais fácil ao crédi-to”, alerta o professor daFGV (Fundação GetúlioVargas), Samy Dana. Parao economista, a iniciativada Caixa pode retardar adesaceleração dos preços

dos imóveis.Já o vice-presidente do

Ibef (Instituto Brasileirode Executivos de Finan-ças), Luiz Calado, avaliaque o corte de juros da

Caixa não foi significativopara ter impacto nos pre-ços de imóveis. “Ninguémestá comprando, os imó-veis já estão caros”, avalia.

Após o salto registrado

nos últimos anos, os pre-ços devem se estabilizarneste ano, segundo o eco-nomista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci. “Haviaum desequilíbrio entreoferta e demanda. A valo-rização do imóvel deveacompanhar agora a infla-ção e o aumento de custosdo setor.”

Segundo o professor daFGV, ao comprar um imó-vel como investimento,deve-se analisar sua taxade retorno, calculada pelovalor do aluguel sobre opreço do imóvel. Paracompensar, a proporçãodeve ser superior a 1%. “Acompra do imóvel podeser um péssimo investi-mento. O retorno é piorque o rendimento da pou-pança”, diz Dana. METRO

Com juro menor, imóveldeve continuar caro

Crédito mais barato pode adiar desaceleração de preços Consumidornão deve pagar mais só porque taxas caíram, diz especialista da FGV

Brasileiro pode sacarFGTS na EuropaA Caixa Econômica Fede-ral lançou ontem um novoserviço de solicitação desaque do FGTS (Fundo deGarantia do Tempo de Ser-viço) para brasileiros queresidem na Europa. O ser-viço é oferecido em parce-ria com o Ministério dasRelações Exteriores (MRE)e o Ministério do Trabalhoe Emprego (MTE).

A possibilidade de sa-car o FGTS sem ir ao Bra-sil já atende brasileirosque moram no Japão des-de 2010 e nos EUA desde2011. Nesses dois países,

já possibilitou mais de 2mil pagamentos, totali-zando cerca de R$ 12 mi-lhões liberados.

Na Europa, os primei-ros postos que receberãoos pedidos de saque doFGTS são os consulados-gerais do Brasil em Bruxe-las, Paris, Londres e Roter-dã e o Setor Consular daEmbaixada Brasileira deDublin.

Brasileiros residentesem outros países serão be-neficiados “oportunamen-te”, diz a Caixa.

METRO

Quem tem direito

Para o saque, as seguintes

condições devem ser

atendidas:

Contrato de trabalho noBrasil rescindido sem justacausaExtinção normal do contrato de trabalho brasileiro a termoAposentadoria concedida

pela Previdência Social brasileiraPermanência do trabalhador por três anos ininterruptos fora do regime do FGTSPermanência da conta vinculada por três anosininterruptos sem créditode depósito, para afastamento ocorrido até 13 de julho de 1990Fonte: Caixa

Disparada de preços

Confira os valores do metro quadrado por região

Fonte: FipeZap/Abril de 2012

Cidade Preço médio

do m2, em R$

Valorização

em 12 meses

Distrito Federal

Rio de Janeiro

São Paulo

Recife

Belo Horizonte

Fortaleza

Salvador

Brasil

8.216

7.907

6.372

5.192

4.851

4.413

3.665

6.5290.000000 14.666667 29.333333 44.000

11,4%26,5%

23,2%33,8%

18,1%15,7%

6,5%21,8%

Page 9: metro rio, news, brasil, portugues

Trabalhando com nova sus-peita, de evasão de divisas, aPF (Polícia Federal) decidiuprocurar em contas bancá-rias no exterior o dinheirousado para financiar jogosilegais. Nos próximos dias, aInterpol vai ser acionada pa-ra ajudar no rastreamentode remessas de recursos pa-ra famosos paraísos fiscais.

Segundo relatou ao Me-tro uma fonte ligada à apu-ração da Operação MonteCarlo, a nova linha de inves-tigação tem como alvo o se-nador Demóstenes Torres(sem partido/GO) e as 59 em-presas de diversos ramos deatividade – 38 que se manti-nham ativas até o ano passa-do – ligadas ao contraventorCarlinhos Cachoeira.

Os investigadores que-rem desvendar o funciona-mento da rede de corrup-ção: como o dinheiro circu-lava no esquema e comoeram feitos os pagamentos. No mês passado, relatórioda Receita Federal apontouque os negócios do bicheirosomaram mais de R$ 30 mi-lhões e o patrimônio pessoalficava em R$ 4,3 milhões.Nenhuma das movimenta-ções foi considerada atípicapelo Conselho de Controlede Atividades Financeiras(Coaf), órgão de inteligênciado Ministério da Fazenda.

Na primeira análise daquebra de sigilo bancário dosenador Demóstenes, foi im-

possível identificar o depósi-to de R$ 1 milhão que teriasido pago por Cachoeira – oque, para a PF, reforça a hi-pótese de que o dinheiro po-de ter sido depositado forado país. “O senador não temnenhuma preocupação. Éilação, não tem depósito ne-nhum nem no Brasil, nemno exterior. É fantasia criadapelo Procurador-Geral da Re-pública", acusa o advogadode Demóstenes, AntônioCarlos de Almeida Castro.

Processo de cassaçãoEm decisão unânime, o Con-selho de Ética do Senado de-cidiu abrir o processo de cas-sação do senador Demóste-nes Torres. O parlamentarresponde processo discipli-nar sob a acusação de bene-ficiar o bicheiro CarlinhosCachoeira. O cronograma detrabalho vai ser fechadoamanhã.

www.readmetro.comQUARTA-FEIRA, 9 DE MAIO DE 2012

09brasil

Polícia Federalinvestiga contas no exterior

Investigadores suspeitam que dinheiro do esquema Cachoeira foi enviado para paraísos fiscais

Demóstenes Torres

SÉRGIO LIMA/FOLHAPRESS

Helicóptero com jovem que degolou 7 cai em GOO helicóptero da PM (Polí-cia Militar) usado na re-constituição da chacinade sete pessoas em Dover-lândia, no interior deGoiás, caiu na tarde deontem próximo a Pira-nhas, quando retornava àcapital.

De acordo com a PM,oito pessoas estavam den-tro da aeronave, entreelas dois delegados e o réuconfesso dos assassinatos,Aparecido Souza Alves.Todos morreram.

Dois peritos da FAB(Força Aérea Brasileira)

devem chegar hoje ao lo-cal para investigar as cau-sas do acidente com o he-licóptero, modelo Agusta-Koala.

Aparecido, que confes-sou ter degolado sete pes-soas em uma fazenda,acompanhava os traba-lhos de reconstituição. Eleafirmou que teve ajuda deseu pai durantes as execu-ções. A chacina aconteceuno dia 28 de abril. Os cor-pos foram encontradoscom cortes no pescoçoque chegavam quase à co-luna das vítimas. Dois

dias depois, o suspeito foipreso em flagrante pelapolícia. Com ele, foramencontrados um tênis su-jo de sangue, além de umcelular e uma carabinaque pertenciam às víti-mas. Duas das vítimas daqueda são o superinten-dente da Polícia Judiciáriaem Goiás, delegado Antô-nio Gonçalves, e o delega-do de Doverlândia, Viní-cius da Silva. Os dois eramresponsáveis por conduziro segundo dia dos traba-lhos de reconstituição.

METRO BRASÍLIA

Policiais conduzem Aparecido Souza Alves,

que matou sete pessoas em fazenda

O POPULAR/FOLHAPRESS

Prazo para emitir título termina hojeHoje é o último dia para re-gularizar o título eleitoral.O prazo serve para os elei-tores que ainda precisamemitir a primeira via do tí-tulo, alterar os dados cadas-trais ou regularizar o docu-mento.

Para regularizar a situa-ção, basta ir ao cartório elei-toral com um documentode identidade original, comfoto, e comprovante de resi-dência. METRO

42% do lixodo país vaipara locaisinadequadosA produção de lixo no Brasilem 2011 totalizou 61,9 mi-lhões de toneladas – 1,8% amais do que no ano ante-rior. O problema é que qua-se metade (42%) acaba emlocais inadequados como li-xões e aterros.

As informações são de es-tudo divulgado ontem pelaAbrelpe (Associação Brasi-leira das Empresas de Lim-peza Pública e Resíduos Es-peciais) durante a 11ª Con-ferência de Produção MaisLimpa e Mudanças Climáti-cas da Cidade de São Paulo.

Segundo o presidente daAbrelpe, Carlos Silva Filho,o aumento na produção delixo do país representa odobro do crescimento po-pulacional entre 2010 e2011. “Se continuarmoscom esse crescimento anoapós ano e não conseguir-mos adotar ações adequa-das para conter essa proo-dução, certamente nossossistemas de gestão de resí-duos entrarão em colapso”,disse ele à Agência Brasil.

O estudo indica aindaque 58,6% dos 5.565 muni-cípios brasileiros afirma-ram ter iniciativas de cole-ta seletiva – um aumentode 1% em comparação aoano anterior.

Para Silva, o cenário re-velado pelo estudo precisaser revertido até agosto de2014, quando acaba o prazopara o cumprimento dasmetas da Lei Nacional deResíduos Sólidos. METRO

Produção de lixo totalizou 61,9 milhões em 2011

NILTON CARDIN-FOLHA PRESS

Eleitores fazem filas para regularizar situação

RIVALDO GOMES/ FOLHAPRESS

MARCELO FREITASMETRO BRASÍLIA

Page 10: metro rio, news, brasil, portugues

+especial10 www.readmetro.com

QUARTA-FEIRA, 9 DE MAIO DE 2012

7 de maio de2007

26 de abril de2010

1º de outubro de

2010

27 de abril de2011

28 de setembro de2011

26 de outubro de2011

METROSão Paulo

O Metro chegou ao

Brasil pelas ruas da capital paulista.

Diariamente, são entregues

153 mil exemplares do

jornal

METROSantos

O Metro Santos é distribuído em

34 pontos da Baixada Santista. Diariamente, são entregues 20 mil

exemplares

METROCampinas

O Metro Campinas foi

lançado em 2010 para distribuir 30 mil exemplares

em 41 pontos da cidade

METRORio de JaneiroO Metro Rio de

Janeiro foi lançado na capital fluminense, onde diariamente são distribuídos 100 mil exemplares

METROCuritibaO Metro

Curitiba marca a chegada do

jornal ao Sul do país. Os 30 mil

exemplares são distribuídos em

41 pontos da cidade

METROBelo

HorizonteNa capital mineira, o

Metro entrega 40 mil

exemplares em 30 pontos

METROPorto AlegrePorto Alegre foi

a oitava praça com

distribuição do Metro. São 40 mil exemplares

diários

METROBrasília

A mais recente edição do Metro

é também a primeira do

jornal na região Centro-Oeste. Serão 40 mil

exemplares com notícias locais, do Brasil e do

mundo

METROABC

O Metro circula no ABC há três anos, onde é

encontrado em 36 pontos de Santo André,

São Bernardo e São Caetano

9 de maio de2012

150 milexemplares

180 milexemplares

200 milexemplares

230 milexemplares

330 milexemplares

360 milexemplares 400 mil

exemplares

440 milexemplares

Mais de

480 milexemplares

Metro no Brasil

11 de dezembro de2009

23 de outubro de2009

Metro completa

5 anosDesde sua chegada, em 2007,

jornal ganhou edições em outros 5 Estados Brasília é a nova praça

O lançamento do Metro Bra-sília foi celebrado ontempor 500 pessoas em coque-tel no Centro de Conven-ções Brasil 21. Autoridadescomo o vice-presidente Mi-chel Temer, o presidenteda Câmara dos Deputados,Marco Maia, o líder do go-verno na Câmara dos De-putados, Arlindo China-glia, e o governador do Dis-trito Federal, Agnelo Quei-roz, prestigiaram o evento.

Brasília ganha edição

Na primeira semana demaio de 2007, os paulista-nos foram os primeiros lei-tores do país a ganhar umaopção de informação preci-sa, rápida e dinâmica - e degraça - com a chegada doMetro à capital paulista.Hoje, exatos cinco anos de-pois, cidadãos de outras oi-to praças também recebemdiariamente uma edição lo-cal, com notícias regionais,do Brasil e do mundo.

Além de ter se tornadoum dos jornais mais lidosno ABC paulista, em Santos,

no Rio de Janeiro, em Cam-pinas, em Curitiba, em BeloHorizonte e em Porto Ale-gre, o Metro celebra seuscinco anos no país com olançamento de uma ediçãoem Brasília, a capital federal.

Serão 40 mil exemplaresdistribuídos em 55 pontosda cidade, que somados aosdas outras praças, chegama mais de 480 mil em cincoEstados. Isso significa maisde 1 milhão de leitores pordia, já que cada jornal é li-do por 2,3 pessoas, segun-do pesquisas.

DORIVAN MARINHO/FOLHAPRESS

RICARDO MARQUES/ ESPECIAL PARA O METRO BRASÍLIARICARDO MARQUES/ ESPECIAL PARA O METRO BRASÍLIA

“O Metro é a notícia emmovimento e,sendo o Brasilum país queprestigia aliberdade deimprensa, esse éum movimentodemocrático.”MICHEL TEMER, VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA

“Este jornal é o cruzamentoda rapidez dainternet com a informação da televisão, sóque impresso. É o maior jornaldo mundo e a operaçãobrasileira é a que mais cresce.”JOÃO CARLOS SAAD,PRESIDENTE DO GRUPOBANDEIRANTES

Capital federal é a nona praça a receber o Metro diariamente

João Carlos Saad no evento de lançamento do Metro Brasília O vice-presidente Michel Temer durante discurso

CaboréNo dia 5 de dezembrode 2011, o Metro rece-beu o maior prêmiodo mercado brasileirode comunicação nacategoria “Veículo deComunicação-MídiaImpressa”.

especial

no Brasil

Page 11: metro rio, news, brasil, portugues
Page 12: metro rio, news, brasil, portugues

DIVULGAÇÃO

Santoro pode viverSenna O carioca Rodrigo Santoronegocia para interpretar opiloto Ayrton Senna emuma produção internacio-nal, de acordo com o site“Colider”. A publicação on-line informa ainda que oastro – em viagem a LosAngeles para divulgar o fil-me “O Que Esperar Quan-do Você Não Está Esperan-do” – confirmou que umroteiro sobre a vida de Sen-na está sendo finalizado.

METRO RIO

Rodrigo divulga novo

filme em Los Angeles

DIVULGAÇÃO

2cultura

cultura12 www.readmetro.comQUARTA-FEIRA, 9 DE MAIO DE 2012

No Centro

O artista plásticoAlexandreMurucci expõe até1º de junho peçasinspiradas nouniversofeminino. NaGaleria do BNDES(av. Rep. do Chile,100. 2172-7447).

Fãs de “Game Of Thrones”ganham novos motivos pa-ra mostrar toda sua dedica-ção à série. A primeira tem-porada foi lançada em DVDe Blu-ray, em box de luxo.Além dos dez capítulos ini-ciais do seriado, os discostrazem aguardados extras.

São, ao todo, 557 minu-tos de muita conspiração,combates e sexo, além deitens que deixam a sérieainda mais instigante. Es-tão lá informações deta-lhadas de todas as famíliasque disputam o trono,com um aperitivo: cadaum dos personagens dasnobres casas contam histó-rias dos Sete Reinos.

Para os menos atentos,cada episódio tem uma in-trodução diferente, e isso écontado em detalhes pelosseus mentores.

Criador e criatura seunem na seção “Do Livropara as Telas”, na qual o au-tor George R.R. Martin falasobre como foi a transiçãopara a TV e comenta sua sa-tisfação em ver o resultadofinal bem executado. “Des-de que lancei o primeiro li-vro [em 1991], me procura-ram para fazer filmes, masé muita história para sercontada”, diz o escritor.

Para os mais esforçados,há a oportunidade de apren-der a complexa línguaDothkraki. É possível tam-bém saber mais sobre osbravos homens da Patrulhada Noite, que cuidam dos 21quilômetros de extensão daMuralha de Gelo, ou conhe-cer o perfil dos 15 persona-gens principais, narradospor eles mesmos.

sangueTrono manchado de

DVDs e Blu-ray da 1ª temporada de‘Game of Thrones’ chegam ao Brasil

PAULO BORGIAMETRO SÃO PAULO

Sean Bean no papel de Eddard Stark

Page 13: metro rio, news, brasil, portugues

cultura www.readmetro.comQUARTA-FEIRA, 9 DE MAIO DE 2012

13

60 segundos

O cantor no filme de Helena Ignez

NEY MATOGROSSO‘ACEITEI O PAPEL NA HORA’

O espírito contestador deNey Matogrosso foi o quemotivou o convite para queele vivesse, em “Luz NasTrevas” (em cartaz desde aúltima sexta), o Bandido daLuz Vermelha 40 anos de-pois do longa original. Opapel impulsionou a carrei-ra cinematográfica do can-tor, que, depois, já rodouum curta e fez uma partici-pação no próximo filme deDomingos de Oliveira.

Quando você assistiu ao‘Bandido da Luz Vermelha’pela primeira vez?Na época em que estreou(1968). E gostei. O filme

teve uma projeção forteque se estende até hoje.

Você topou o convite logo?Na hora. Aceitei sem con-versar com a Helena [Ignez,a diretora]. Depois que sou-be que não era refilmagem,fiquei mais tranquilo, jáque evitaria comparações.

A que mundo “Luz nas Trevas” responde?Ligue a televisão e sabere-mos a quem ele está res-pondendo. É um filmeatual. De quando roda-mos, em 2009, para ago-ra, tudo o que criticamosali só piorou. METRO

DIVULGAÇÃO

O Roxette é coisa nossa.Apenas 13 meses após suaúltima passagem pelo Citi-bank Hall, a dupla suecasobe ao mesmo palco daBarra da Tijuca, no próxi-mo sábado, para interpre-tar baladas radiofônicasamadas pelo público brasi-leiro como “It Must HaveBeen Love”, “Spending MyTime” e “Listen To YourHeart”, e testar ao vivo as

músicas de seu novo ál-bum, “Travelling” (EMI).

A turnê brasileira deMarie Fredriksson e PerGessle começou ontem,em Curitiba, passa ama-nhã por São Paulo e, de-pois do Rio, vai a Brasília(dia 15) e Recife (dia 18).

Roxette volta ao Rio para show no próximo sábado

Marie Fredriksson e Per Gessle: dupla sueca unida pela devoção ao pop

GETTY IMAGES

Dança e cinemano palco“Justo Uma Imagem”, queestreia hoje no Glaucio Gill,combina dança contempo-rânea e cinema e alia a per-formance de Denise Stutz àpresença do diretor FelipeRibeiro, que projeta ima-gens em cena. METRO RIO

No teatro Glaucio Gill(praça Cardeal Arcoverde, s/nº - Copacabana.Tel: 2332-7904). De hoje a 31de maio. Quarta e quinta, às 20h. Ingresso a R$ 10.Classificação 14 anos.

Denise Stutz em cena

VALÉRIO ARAÚJO/DIVULGAÇÃO

Programe-se

No Citibank Hall(av. Ayrton Senna, 3000,Via Parque - Barra.Tel.: 4003-5588).

Sábado, às 22h.

Ingressos de R$ 150a R$ 300. 15 anos.

PAULOMAURICIO COSTAMETRO RIO

Com açúcar e afeto

Page 14: metro rio, news, brasil, portugues

Participe também no Facebook: www.facebook.com/metrojornal

Web Para falar com a redação: [email protected]

Leitor fala

Pergunta

Combate ao jogo ilegalÉ muito acertado o posicionamento dogoverno estadual de manter o cerco àcontravenção no Rio de Janeiro. Decisãoda Justiça se cumpre, e ponto final. Masnão deixo de lamentar a decisão que li-bertou diversos elementos ligados à ex-ploração do jogo ilegal – alguns delesnosso velhos conhecidos. Quando a cú-pula da Segurança Pública anuncia quenão vai esmorecer, manda um recado nãoapenas a quem atua no jogo do bicho,mas também com, segundo as políciascivil e militar, contrabando, caça-níqueis,extorsão, formação de quadrilha, entreoutros crimes. Não é pouco. É preciso,porém, que o Judiciário desse país final-mente entenda que é urgente a tipifica-ção do jogo do bicho e das milícias comocrime. Sem isso, o combate ao jogo ilegalestará sempre ameaçado pelos instru-mentos jurídicos que levam à libertaçãode contraventores e milicianos.Mariana Silva – Rio de Janeiro, RJ

Siga o Metro no Twitter:@jornal_metroRJ

Apesar de perder por 4 a 1 noprimeiro jogo, você acha que oBotafogo ainda tem chance deser campeão carioca?

@raraujo71: Não, já era. O Botafogopoderia ter perdido até de mais naprimeira partida.

@thais_mnc: O Botafogo tem chancessim. Não é um placar impossível. Se for3 a 0 ou 4 a 1, vai para os pênaltis.

@robbarbosa73: O Fluminenseconseguiu uma grande vantagem e vaisaber administrar esse resultado.

Compra de ingressosMais uma vez, sofro para comprar in-gressos para um clássico no Rio (nocaso, a final entre Fluminense e Bota-fogo). O desrespeito ao torcedor pareceinfinito. Nem reclamo mais do preço doingresso. O principal problema não é so-lucionado: a farra dos cambistas, du-rante o período de vendas e nos dias daspartidas. Uma vergonha.Felipe Bragança – Rio de Janeiro, RJ

Horóscopo Está escrito nas estrelas www.estrelaguia.com.br

por FariniOs invasores

Cruzadas

Sudoku

Áries (21/3 a 20/4)Dia sujeito a grandes mudanças, sonhos e expectativas po-dem ser confirmadas por notícias vindas de pessoas ligadasao poder ou comunicados oficiais.Touro (21/4 a 20/5)Boa capacidade de expressão e chances de atrair pessoas po-derosas e com muito dinheiro para apoiar projetos e ideiasbem elaboradas e mais duradouras.Gêmeos (21/5 a 20/6)Ganhos de dinheiro e posses materiais favorecidos. Pessoaspoderosas podem precisar do seu apoio para atingirem assuas metas e lhe retribuírem muito bem.Câncer (21/6 a 22/7)Dia de grandes vitórias através do acesso ao poder. Pessoasligadas ao governo ou mesmo liderança pessoal diante de si-tuações que envolvam muitas pessoas.

Leão (23/7 a 22/8)Está na hora de lutar pelo que é seu. Não fique de fora deacordos e negociações que definirão coisas grandes, depoispode ser muito tarde para recuperar.Virgem (23/8 a 22/9)Agitação e negociações importantes podem deixar você nofoco de pessoas importantes e sedutoras, mas que podemnão ser muito favoráveis a você, cuide-se.Libra (23/9 a 22/10)Aproveite para cuidar mais da sua aparência e dar uma reno-vada em suas crenças. Procure se atualizar e também daruma incrementada no seu relacionamento.Escorpião (23/10 a 21/11)Negócios de grande porte surgindo na área, mas que exigemmuita articulação e engenhosidade para poder convencer aspessoas a apoiarem as suas pretensões.

Sagitário (22/11 a 21/12)Boas oportunidades surgindo, mas que dependem de pessoaspoderosas, ou ligadas ao governo. Nem pense em tentar fazertudo do seu modo, procure atuar em grupo.Capricórnio (22/12 a 20/1)Impacto com pessoas que estarão pressionando você a partici-par de grandes negócios, quer você queira ou não. Reflita me-lhor antes de dar a sua resposta.Aquário (21/1 a 19/2)Não deixe que as pessoas levem as suas ideias adiante e se es-queçam de você. Saiba assegurar os seus interesses antes deabrir o jogo e mostrar as coisas.Peixes (20/2 a 20/3)Deixe a afobação de lado, nem tudo que reluz é ouro. Procurese certificar sobre a veracidade das coisas antes de apostar pe-sado no que está a sua frente.

variedades14 www.readmetro.comQUARTA-FEIRA, 9 DE MAIO DE 2012

EUA liberamcarro semmotorista

Veículo testado pelo Google utiliza câmeras no teto, radares eum laser para ‘enxergar’ à sua volta

O estado norte-americanode Nevada autorizou a cir-culação de um carro de-senvolvido pelo Googleque não precisa de moto-rista para ser guiado. Oprimeiro modelo a rece-ber a licença é o elétricoToyota Prius, que foi utili-zado nos testes da empre-sa de internet.

Para orientar a sua na-vegação, o veículo traz câ-meras no teto, radares eum laser que o ajuda a de-tectar pedestres, ciclistase os demais carros na es-trada. Nos primeiros tes-tes realizados na Califór-nia, o carro esteve sob su-pervisão de um motoristaprofissional. Segundo oGoogle, ele não precisouassumir o volante em ne-nhum momento.

Houve um único inci-dente: em um semáforo,um veículo que vinhaatrás bateu de leve no car-ro que estava em teste.

Existem outras compa-nhias que estão desenvol-vendo meios de transpor-te sem motorista, mas porenquanto apenas o doGoogle recebeu permis-são para trafegar. METRO

Google adaptou um Toyota Prius

DIVULGAÇÃO

255mil quilômetros fo-ram percorridos peloPrius modificado doGoogle na fase de tes-tes pela Califórnia.Não há previsão dechegada desses car-ros no Brasil.

Page 15: metro rio, news, brasil, portugues

www.readmetro.comQUARTA-FEIRA, 9 DE MAIO DE 2012

15

3esporte

‘É só nãotomar gol’,determinaOswaldo

A presidente do Flamengo,Patricia Amorim, disse on-tem, durante o lançamentoda TV Fla, na Gávea, que fal-ta pouco para oficializar oretorno de Ibson ao clube.Falou também da possibili-dade de Zinho assumir o de-partamento de futebol e seirritou quando o assunto foia dívida de mais de R$ 5 mi-lhões do Fla com R10.

Segundo a ela, mais deR$ 3 milhões são de respon-sabilidade da Traffic, empre-sa que pagava a maior partedos vencimentos do jogadoraté o final de 2011, quandoa parceria acabou. Na época,o Flamengo se comprome-teu a continuar pagando o

salário de R$ 1,2 milhão docamisa 10 sozinho.

“Só a parte de direitos deimagem é que está atrasa-da. Não tenho preocupa-ção, pois pagamos dívidasque não nos pertenciam,que eram da Traffic (R$3,75 milhões), muito maiordo que o Flamengo deve. Oclube tem uma visão, o jo-gador, outra. Já chamei As-sis para conversar”, disse adirigente. METRO RIO

Após o 1 a 1 no jogo de ida, 0 a 0com o Vitória, hoje, classifica o Fogãopara as quartas da Copa do Brasil

Blatter sela o fimdo bate-boca

REUTERS/ARND WIEGMANN

Blatter garante pazentre Fifa e governo POLÊMICA. O presi-dente da Fifa, JosephBlatter, afirmou queos problemas entreFifa e o Governo Fe-deral foram resolvi-dos, ontem, durantereunião na sede daentidade, em Zuri-que, na Suíça. Oevento marcou o pri-meiro encontro en-tre o secretário-geral,Jérôme Valcke, e oministro do Esporte,Aldo Rebelo, desde adeclaração do fran-cês de que o Brasildeveria levar um“chute no traseiro”para acelerar asobras para a Copa doMundo de 2014.“Não há mais qual-quer problema pes-soal. O Brasil temsuas obrigações, mastambém seus direi-tos”, disse Blatter.

METRO RIO“Assumimos umadívida da Traffic eeles [Ronaldinho eAssis] sabem disso.”PATRICIA AMORIM

Abalado com a goleada so-frida para o Fluminense por4 a 1, domingo, no primeirojogo da final do Campeona-to Carioca, o Botafogo tem areceita para avançar àsquartas de final da Copa doBrasil: não levar gol do Vitó-ria, hoje, às 19h30, no Enge-nhão, no confronto de voltadas oitavas de final da com-petição que classifica o cam-peão para a Libertadores.

“Não levamos gol aquicontra o Guarani e nos clas-sificamos. Se não levarmosgol contra o Vitória, tam-bém vamos nos classificar.Precisamos ter equilíbriopara buscar a vitória, massem deixar de lado a vanta-gem que o regulamento nosdá, de avançar se não levar-mos gol”, disse o técnico Os-waldo de Oliveira.

O treinador garantiu a es-calação de Loco Abreu, ape-sar do desgaste na derrotapara o Flu e da proximidadedo confronto decisivo no Es-tadual, domingo. METRO RIO

Patricia minimizadívida com R10

Botafogo: Jefferson; Lu-

cas, A. Carlos, Fábio Fer-

reira e Márcio Azevedo;

M. Mattos, Renato, Fellype Gabriel,

Maicosuel e Elkeson; Loco Abreu.

Técnico: Oswaldo de Oliveira

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro, às 19h30

Vitória: Douglas; Léo,

Rodrigo, Gabriel e Wel-

lington Saci; Uelliton,

Rodrigo Mancha, Pedro Ken e Geo-

vanni; Tartá e Neto Baiano.

Técnico: Ricardo Silva

Loco pega o Vitória

LIVIA VILLAS BOAS/AGIF

Page 16: metro rio, news, brasil, portugues

Juninho: otimismo para garantir a vaga contra os hermanos

MARCELO SADIO/VASCO.COM.BR

‘V’ de vitória!O Vasco é o único time bra-sileiro que venceu seu con-fronto de ida das oitavas definal da Libertadores. Flumi-nense e Internacional em-pataram em 0 a 0, o Santosperdeu para o Bolívar por 2a 1, e o Corinthians ficou no1 a 1 com o Emelec. Um em-pate com o Lanús, hoje, às22h, no Estádio La Fortale-za, em Buenos Aires, garan-te o cruz-maltino nas quar-tas de final do torneio, e oemprego do técnico Cristó-vão Borges, que corre o ris-co de ser demitido em casode eliminação.

Se o time argentino ven-cer por 1 a 0 ou por dois golsde diferença, segue na com-petição. Vitória do Lanúspor um gol, mas com o Vas-co marcando dois ou maisgols (3 a 2, por exemplo), dáa vaga ao time carioca.

A famosa catimba argen-

tina começou ontem. Poucoantes do treino marcado pa-ra o estádio do jogo, o Vascofoi informado pela diretoriado Lanús que não poderiafazer a atividade no La For-taleza porque não havia na-da agendado. O cruz-malti-no teve de treinar no campoanexo ao La Bombonera, es-tádio do Boca Jrs. METRO RIO

Vasco busca vaga nas quartas daLibertadores, hoje, contra o Lanús

esporte16 www.readmetro.comQUARTA-FEIRA, 9 DE MAIO DE 2012

Lanús: Marchesín; Arau-

jo, Goltz, Braghieri e Ve-

lázquez; Fritzier, Pizarro,

Valeri e Camaronesi; Re-

gueiro e Pavone.

Técnico: Gabriel Schurrer

Local: Estádio La Fortaleza, emBuenos Aires (Argentina), às 22h

Vasco: Prass; Fagner, Re-

nato Silva e Rodolfo e

Thiago Feltri; Rômulo,

Juninho Pernambucano, Felipe e

Diego Souza; Eder Luis e Alecsan-

dro. Técnico: Cristóvão Borges

A Conmebol (Confedera-ção Sul-Americana de Fu-tebol) pediu ontem um es-clarecimento da CBF sobrea situação do meia Oscar,do Internacional, rival doFluminense, amanhã, às22h, no Engenhão, quan-do as duas equipes deci-dem vaga nas quartas definal da Libertadores.

O jogador está no clubeColorado, mas sua inscriçãona CBF está suspensa desdeque o São Paulo questionoua transferência dele para otime do Sul na Justiça. O ofí-cio da entidade não deixaclaro se o Internacional po-derá escalar o camisa 16amanhã. A decisão da Con-mebol deve sair hoje.

A possível escalação domeia ligou o alerta no Flu:“O Oscar é um jogador quedecide, mas, em compensa-ção, com ele, o jogo fica di-ferente. A gente espera queo Inter saia mais para quepossamos aproveitar as bre-chas e tentarmos esta vitó-ria. Eles marcaram muitoforte no primeiro jogo, foi

difícil jogar”, disse o meiaThiago Neves, referindo-seao primeiro confronto dasoitavas de final, dia 25 deabril, no Beira-Rio, que ter-minou 0 a 0. METRO RIO

Possível escalação deOscar preocupa o Flu

Oscar, meia do Inter

“O Oscar é umjogador quedecide. Porém,com ele em campopoderemos termais espaço.”THIAGO NEVES

LUCAS UEBEL/VIPCOMM