Michelangelo - Prof. Altair Aguilar

19
A vida e obras realizadas Prof. Altair Aguilar

description

Hiatória

Transcript of Michelangelo - Prof. Altair Aguilar

Page 1: Michelangelo - Prof. Altair Aguilar

A vida e obras realizadas

Prof.Altair Aguilar

Page 2: Michelangelo - Prof. Altair Aguilar
Page 3: Michelangelo - Prof. Altair Aguilar

Michelangelo

Michelangelo (1475-1564) foi um pintor, escultor e arquiteto italiano. "Pietá", "O Juízo Final", "Moisés" e "A Criação de Adão", O "Teto da

Capela Sistina" são obras que eternizaram um dos maiores representantes do renascimento cultural na Itália. É considerado junto

com Leonardo da Vinci, um dos artistas mais geniais da história do ocidente.

Page 4: Michelangelo - Prof. Altair Aguilar

O Juízo Final

Page 5: Michelangelo - Prof. Altair Aguilar

Michelangelo (1475-1564) nasceu em Caprese, nas vizinhanças de Florença, Itália, no dia 6 de março de 1475. Na escola interessava-se apenas em desenhar. Aos 13 anos torna-se aprendiz no estúdio de Domenico Ghirlandaio, em Florença. Em 1489 ingressa na escola de escultura de Lourenço de Medici, que o hospeda em seu palácio. Convivendo com a elite nobre e intelectual, se empolga pelas ideias do Renascimento italiano.

A Criação de Adão

Page 6: Michelangelo - Prof. Altair Aguilar

Escultor, pintor, arquiteto e poeta, o conjunto de sua obra revela um forte apego ao ideal do homem perfeito: "Belo, Bom e Verdadeiro". Em 1501, iniciou a escultura de "David", o jovem herói bíblico que venceu o gigante Golias, onde tentou expressar seu ideal de beleza física, criando uma figura exuberante. Foi chamado, juntamente com Leonardo da Vinci, para decorar a "Sala Grande do Conselho, em Florença".

Page 7: Michelangelo - Prof. Altair Aguilar

Em 1505, foi para Roma, chamado pelo Papa Júlio II, para reconstruir a

Catedral de São Pedro e a edificação de seu mausoléu. Michelangelo foi a Carrara escolher pessoalmente os mármores para seu trabalho. No

sepulcro de Júlio II, realizou uma das suas maiores obras, "Moisés", em cujos traços insinuou a fisionomia do papa. Para o mesmo mausoléu

esculpiu os "Escravos". A obra ficou inacabada e sobre ela o escultor disse aos 67 anos: "Acho que perdi toda a minha juventude ligado a ela".

Page 8: Michelangelo - Prof. Altair Aguilar

Capela Sistina

Entre 1508 o Papa Júlio II encarregou o artista de pintar a abóbada da "Capela Sistina", na Catedral de São Pedro, no Vaticano, mesmo sob protestos que não era pintor e sim escultor, realizou durante quatro anos, o exaustivo trabalho que resultou em 300 figuras. Na abóbada, de 40 metros de largura por 13 de altura, Michelangelo pintou os episódios do Gênesis - a "Criação", o "Pecado Original" e o "Dilúvio", acompanhados de profetas. Nos quatro ângulos, revive a libertação de Israel - a "Serpente de Bronze", os "Triunfos de Davi", de "Judite" e "Ester".

Page 9: Michelangelo - Prof. Altair Aguilar

O Juizo Final

Page 10: Michelangelo - Prof. Altair Aguilar

Capela SistinaD

eus

sep

aran

do

a l

uz

das

tre

vas

Deus separa a terra das águas

Page 11: Michelangelo - Prof. Altair Aguilar

Deus Criando o Sol e a Lua

Page 12: Michelangelo - Prof. Altair Aguilar

A Criação de Adão

Page 13: Michelangelo - Prof. Altair Aguilar

A Criação de Eva

Page 14: Michelangelo - Prof. Altair Aguilar

O Pecado Original e a Expulsão do Paraiso

Page 15: Michelangelo - Prof. Altair Aguilar

Em Florença, de 1523 a 1534, esculpiu as estátuas de "Juliano e Lourenço de Médici", e as figuras da "Noite", o "Dia", a "Aurora" e o "Crepúsculo", reclinadas sobre os seus túmulos. A predileção pela escultura da figura da Virgem Maria, envolvendo o filho morto, a "Pietà", foi repetida quatro vezes, A Pietà da Basílica de São Pedro, no Vaticano, a Pietá da Palestina, a Pietá do Museu dell'Ópera delDuomo e a Pietá Rondanini.

Page 16: Michelangelo - Prof. Altair Aguilar

Durante o pontificado do papa Paulo III, entre 1534 e 1541, Michelangelo pintou o afresco na parede do altar da Capela Sistina, o "Juízo Final", onde Cristo aparece como um juiz inflexível e a Virgem assustada, não contempla a cena. Nesse afresco, só aparece nus, o que causou grande tumulto e o Papa Paulo IV pretendia destruir a obra, mas contentou-se em mandar o pintor Daniel de Volterra velar os nus mais ousados.

Page 17: Michelangelo - Prof. Altair Aguilar

Michelangelo mostrava paixão pela grandiosidade, principalmente na arquitetura. Em 1520 planejou o edifício e o interior da "Capela de São Lourenço". Em 1535, no pontificado de Paulo III, foi arquiteto, pintor e escultor do "Palácio Apostólico" e replanejou a "Colina do Capitólio em Roma", obra que não foi terminada. Em 1552 iniciou a reconstrução da "Catedral de São Pedro", mas só completou sua enorme cúpula. O artista também dedicava-se à poesia, escreveu o livro "Rimas". Próximo da sua morte desabafou em um poema "Na verdade, nunca houve um só dia que tenha sido totalmente meu".

Page 18: Michelangelo - Prof. Altair Aguilar

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, morreu em Roma, no dia 18 de fevereiro de 1564. Seu corpo foi enterrado na Basílica de Santa Cruz, em Florença.

Page 19: Michelangelo - Prof. Altair Aguilar

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, morreu em Roma, no dia 18 de fevereiro de 1564. Seu corpo foi enterrado na Basílica de Santa Cruz, em Florença.