Micro Empresa Capacitacao e consultoria

26
1 Carta de apresentação da Micro Empresa Endereços da Micro Empresa. DEː Agri˗Orgânica de (Leopoldo Vasques Sacaúnha) Nuit: 104696740 [email protected] Contactos Telemoveis:+258 823929160,+258 845429252 e +258 864016480. Inhambane-Muéle 1 , nas Inas, perto do Centro de Saúde de Muélè 1 Cidade de Inhambane-Mozambique Resumo A Micro-Empresa Leopoldo Vasques Dos Anjos Sacaúnha,Cita na Cidade de Inhambane,Bairro Muélè 1,com NUIT 104696740 com registo na Direcção Provincial das Finanças de Inhambane,tem a honra de informar que tem como prestação de serviços de produção e venda de plantas,composto Orgânico,Capacitação e Consultoria das equipes técnicas de desenvolvimento das ONGs,Organizações da Sociedade Civil, grupos de produtores do sector familiar das comunidades praticam agricultura zonas secas,húmidas e Serviços de jardinagem.Já trabalhou(Agosto a Setembro de 2016) com a Care Intenacional no âmbito COSACA,com seus parceiros,na Capacitação das equipas técnicas em Homoine e Funhalouro dos SDAEs,INGC,Produtores e Organizações da Sociedade Civil das áreas de Segurança Alimentar e Nutrição,difundindo técnologias apropriadas face aos efeitos das mudanças climáticas.A Capacitação e Consultoria singiu nas novas técnologias sustentáveis de Produção de composto Orgânico,Agricultura de conservação virada para resultados rápidos,formas sustentáveis de 1 PARA:Todos actores de desenvolvimento,Emergê ncia e Governos Distritais.

Transcript of Micro Empresa Capacitacao e consultoria

Page 1: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

1

Carta de apresentação da Micro Empresa

Endereços da Micro Empresa.DEː Agri˗Orgânica de (Leopoldo Vasques Sacaúnha)Nuit: [email protected] Telemoveis:+258 823929160,+258 845429252 e +258 864016480.Inhambane-Muéle 1 , nas Inas, perto do Centro de Saúde de Muélè 1 Cidade de Inhambane-Mozambique Resumo

A Micro-Empresa Leopoldo Vasques Dos Anjos Sacaúnha,Cita na Cidade de Inhambane,Bairro Muélè 1,com NUIT 104696740 com registo na Direcção Provincial das Finanças de Inhambane,tem a honra de informar que tem como prestação de serviços de produção e venda de plantas,composto Orgânico,Capacitação e Consultoria das equipes técnicas de desenvolvimento das ONGs,Organizações da Sociedade Civil, grupos de produtores do sector familiar das comunidades praticam agricultura zonas secas,húmidas e Serviços de jardinagem.Já trabalhou(Agosto a Setembro de 2016) com a Care Intenacional no âmbito COSACA,com seus parceiros,na Capacitação das equipas técnicas em Homoine e Funhalouro dos SDAEs,INGC,Produtores e Organizações da Sociedade Civil das áreas de Segurança Alimentar e Nutrição,difundindo técnologias apropriadas face aos efeitos das mudanças climáticas.A Capacitação e Consultoria singiu nas novas técnologias sustentáveis de Produção de composto Orgânico,Agricultura de conservação virada para resultados rápidos,formas sustentáveis de Organização comunitária,da Fundação de Farmeiros da África Austral.Para além de identificar os constragimentos que vedam o bom progresso ̸relacionamento no seio das equipes técnicas dos Parceiros,Governos distritais,OSC e nos produtores no sentido de mitigar os problemas das equipes de todos actores,convista ao aumento da produção,produtividade das mesmas nas comunidades. A Micro Empresa

1

PARA:Todos actores de desenvolvimento,Emergência e Governos Distritais.

Page 2: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

2

tem experiência de trabalho nas comunidades tendo iniciado no ano de 2004.

Estudos demonstram que Moçambique,tem um grande potêncial em Biomassa(Estrumes de animais,folhas,capim,manta morta das florestas,guanos morcelagos e outros restos vegetais e das produções),mas notaˍse uma fraqueza nas políticas de aproveitamento e ou sua transformação/aplicação,para o incrimento de produção e produtividade de alimentos,que complemetariam parte da cadeia de produção alimentar,nas comunidades rurais de pouca posse financeira na compra de adubos inorgânicos.Hoje existem estudos actuais feitos em alguns Países da Africa Austral como por exemplo,a Zâmbia que produz 60% do Milho,graças ao uso destas tecnologias(Agricultura de Conservação e produção de Composto orgânico rápida)que Moçambique precisa de importar este cereal,seus subprodutos e isto é causada pela falta de uma estratégia sustentável,abragente,coesa e peristente para todos produtores das zonas rurais e urbanas deste País.

Objectivo Geral:Melhorar as capacidades técnicas Agrárias sustentáveis (Background) das equipas de vários actores, não estatais e estatais,que actuam nas comunidades e⁄ou nos projectos de desenvolvimento e de emergência nos distritos e nas províncias em geral.

Objetivos Especificos:1. Levantar os problemas que enfermam o sector agrário,suas

alternativas ou soluções de inversão nos distritos juntos aos camponeses pobres.

2. Capacitar equipas técnicas dos actores de desenvolvimento,emergência em aproveitamento da biomassa e o seu incremento no solo para melhorar os níveis de produção e produtividade agrícolas dos pequenos produtores pobres. Um dos motivos de proporcionar estas formações visa incutir tecnologias sustentáveis as equipas tecnicas de vários actores,produtores em técnicas de produção de composto orgânico e o uso de Agricultura de conservação virada a resultados,para mitigar,os efeitos das mudanças climáticas no seio dos produtores das baixas e das zonas altas.

2

Page 3: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

3

3. Expandir estas tecnologias da Fundação dos Farmeiros das Africa Austral,para província,visto que os agricultores irão reduzir as queimadas descontroladas que assolam as comunidades,bem como aumentarão os rendimentos (produção e produtividade),garantindo uma nutrição equilibrada para as comunidades rurais.

4. Adoptar várias estratégias de intervenção face a seca nos distritos, olhando os recursos naturais (lagoas,planícies,rios e zonas húmidas) e desenhando várias alternativas de mitigação a seca através de aproveitamento integral destes na produção agrícola,para além de criação de novas visões futuras dos actores em montagem de furos multi-uso e em algumas zonas como planícies e zonas húmidas, poços com maior diâmetro ou bombas pedestais.

5. Medir a coerência,impacto das equipes técnicas(governo e Parceiros) das emergências e nos projectos de desenvolvmento nas comunidades rurais.

Micro Empresa tem em destaque e experiências em serviços tais como:1. Produção e venda de Plantas enxertadas tais como:Mangueiras

melhoradas e Híbridas Americanas(Keitt,Kent,Tommy Atkins),Manga local melhorada Rosa,laranjeiravariedades(Valência,Sanguínea,Umbigo,Washington),Moringa,Abacateira,Acácias várias espécies,Palmeira e plantas de ornamentação e jardinagem.

2. Capacitar organizações internacionais e nacionais, camponeses pobres empreendedores em tecnologias de Agricultura de Conservação e produção de composto rápido,técnicas propícias para zonas Semi-áridas e das zonas com solos pobres(solos arenosos),para produção de Hortícolas e culturas alimentares para resolver problemas nutricionais nas comunidades sendo a réplica da Fundação de Farmeiros da Africa Austral.

3. Produz e vende Composto Orgânico nas ONGs,Associações e comunidades em geral.Dispónivel muitas quantidades (em Toneladas) de

3

Page 4: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

4

composto para o mercado com finalidade de incetivar os produtores agrícolas a consumir alimentos com baixo teor de fertilizantes.

4. Produz Manuais e Brochuras práticas tecnológicas Agrárias para o uso pelos camponeses rurais,privados mesmo para produtores da cintura dos Municipios.

5. Capacitações e Consultorias das equipas técnicas de ONGs,Governo, Associações em áreas tais como difusão de tecnologias agrárias apropriadas para zonas com pouca água e com produções modestos,atravez do aproveitamento da Biomassa local(estrumes de gado Bovino,folhas de acacias,guanos Morcelago,campim,estrumes de aves,folhas de árvores,folhas de amendoim,restos de produções agrícolas) no País.

6. Produzir plantas ornamentais e monta jardins nos Municípes de Inhambane.

7. Assistência de animais dos sectores privado,familiar e treina vacinadores de galinhas contra a doença de Newcastle e outras que infectam as galinhas e formar promotores veterinários nas comunidades rurais da Provincia de Inhambane,nomeadamente nos distritos de Massinga,Inharrime e Funhalouro.

8. Elaborar projectos comunitários de melhoramento de acesso aos recursos aos mais vuleraveis,e modos de Vida das comunidades.

Vantagens da produção e uso de composto orgânico rápido,Biomassa na Agricultura de conservação nas comunidades rurais.1. São adubos obtidos por meio de matéria de origem vegetal ou animal

obtidos localmente, como(esterco de animais,Guanos morcelagos, bagaços, cascas e restos de vegetais,folhas de ȧrvores que contribuem para o melhoramento da fertilidade do solo.

2. Redução dos Problemas ambientais e ̸ou conservação,multiplicação da Biodiversidade,pelo conhecimento da importância da Biomassa para uso de produção de composto orgânico nas comunidades rurais e pela redução das queimadas descotroladas.

3. Essas tecnologias são de fȧcel,acesso para a maioria das comunidades rurais moçambicanas pobres devido a disponibilidade em abundância do material,faltando apenas o conhecimento para a sua transformação e uso.

4

Page 5: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

5

4. Com uso de material reciclável com composto orgânico,mesmos os doentes de HIV/Sida ou os seus cuidadores,podem produzir horticolas nas suas casas,para variar alimentos ricos em várias vitaminas e minerais,pelo facto de gastar pouca energia no maneio da horta.(ver as fotos abaixo).

5. Estudos feitos na africa Austral, indicam que o uso destas tecnologias pelos produtores no seio dos produtores pobres, podem triplicar os seus rendimentos agrícolas nas comunidades e podem consumirem alimentos seguros (saudáveis) em agro tóxicos,mas contudo precisa de um compromentimento dos actores.

6. Tecnologia que conserva água na produção, poupa energia humana na produção de alimentos nas comunidades e própia para zonas com muita Biomassa com problemas de produção.

7. Desenvolve tecnologias agrárias que visam criar resilência nas comunidades que são assoladas com secas e cheias subsequentes e zonas em que os rendimentos agrícolas são modestos.

8. Jardins montados ou plantas ornamentais plantadas com uso de Composto Orgânico tem custos altos de montagem e custos baixos de manutenção visto que ele e mais rico para relva,plantas ornamentais levam muito tempo sem precisar de melhoramento do solo.

Resultados alcançados desde o ano da fundação 2004 até Fevereiro de 2017

1. Capacitou a Equipa técnica da Care Maxixe no âmbito de Consórcio humanitário,COSACA e seus parceiros locais,Técnicos dos SDAES,INGCs ,OSCs de Funhalouro,Homoine e Inhambane em produção de compostos Orgânicos e Agricultura de Conservação,técnicas propícias para zonas semi-áridas e das zonas com solos pobres,para produção de Hortícolas e culturas alimentares.Novembro 2015 a Setembro 2016.

2. Produz e vende composto Orgânico,fruteiras vendendo ao público,ONG,empresas e Organizações da Sociedade Civil,Governos locais,produtores locais e de outros distritos de todo País. 2004 a 2017

5

Page 6: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

6

3. Apoiar as equipes distritais(da Care Internacional,equipes dos SDAEs de Funhalouro e Homoine junto com as associações)no âmbito de emergência em levantar os problemas que enfermam o sector agrário por distrito e propôr soluções̸recomendaçõs para a sua inversão.Setembro 2016.

4. Capacitar grupos de camponeses e associções em tecnologias de Melhoramento de fruteiras(Enxertias e alporquia)de fruteiras.2004 a 2016

5. Capacitar promotores veterinários e vacinadores comunitários de galinhas contra contra a doença Newcastle nas comunidades rurais.2004 a 2014.

6. Formação de empreendedores nas áreas Agricultura e Pecuária no Distrito de Massinga,em coordenação com Governo Distrital local num progarama financiado pela PIREP.Junho a Setembro 2009.

7. Elaborar projectos comunitários de melhoramento de acesso aos recursos aos mais vuleraveis,e modos de Vida,tendo sido financiados pelos doadores. 2011 a 2013.

8. Desafios da Micro Empresa ː 1. A Micro Empresa é representada por um técnico Agrário com larga

experiência nas áreas de desenvolvimento comunitária e procura parcerias locais e internacionais para difusão destas tecnologias de forma associativa,bem como particular,com vista ao alívio da população pobre em escassez de alimentos e de problemas de mã nutrição ocasionado pelos efeitos das mudanças climáticas(secas,inundações e Ciclones).Sendo tecnológias de fácel acesso para maior parte das comunidades mocambicanas,isto pode ser o grande proporsor na utilização da Biomassa nas comunidades.Estas técnicas valorizam o uso da Biomassa,material reciclável e são réplicas da Fundação de Farmeiros

6

Page 7: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

7

da África Austral e tiveram sucesso em alguns povoados nos distritos com clima seco de Funhalouro e Massinga

2. Reduzir os custos de produção agrícola,com uso de compostos orgânicos produzidos localimente,em vez dos Inorgânicos uma vez que estes ultimos,acaretam custos onerosos e quando usados de forma exagerada acabam degradando o solo poluindo a natureza e maior parte dos camponeses pobres não possuirem capacidades financeiras para adquirir no mercado.

3. Sencibilizar o público(hurbano e rural) em adoptar tecnologias apropriadas de produção e de melhoramento dos solos,e uso de material reciclável,colmos de árvores para incrementar a produção em menor escala nas residências ̸prédios e melhorar jardins dos governos Municipais,Distritais e público em geral com uso deste composto Orgânico.

4. Expandir as variedades Americanas e locais de Mangueiras e de fruteiras tais como,ateiras,várias espécies de acácias,laranjeiras,Moringa,árvore de Amendoim este último para temperar comida nas comunidades onde o coco e amendoim não produzem ou escasseiam.

5. Criar parcerias com Governos Distritais,Municipais,ONGs e Associações para efectuar consultorias e avaliar,propôr as actividades,metodologias sustentaveis de intervenção a serem desenvolvidas pelos vários actores nas comunidades.

6. Difundir mais tecnologias de maneio integrado da fertilidade dos solos nas comunidades isto,permitirá que os camponeses possam produzir mais por longo tempo, no mesmo espaço e evitarão que as comunidades degradem os solos.

7. Criar centros comunitários de aproveitamento∕produção da Biomassa para produzir compostos orgânicos,onde os camponeses pobres poderiam comparticipar com a mão de obra para produção do composto e posterior distribuição pelos membros para uso nas suas machambas,impulsionando assim a produção Agrária nas comunidades rurais e nos Munícipios.

7

Page 8: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

8

8. Sencibilizar e capacitar os produtores locais em produção e agro processamento de culturas novas importantes na nutrição tais como a Soja,Girassol,árvore de amendoim em crianças e adultos nas comunidades.

9. Criar parcerias com Municipios do país convista ao melhoramento dos jardins e implantar plantas de ornamentação e de sombra e capacitar a vereação em tecnologias melhoradas convista ao aproveitamento das folhas das árvores para produzir composto Orgânico para os seus Municipes.

10. Mobilizar junto aos financiadores fundos para montagem de sistemas fotovoltáicas para irrigação,abeberamento humana e animal em algumas zonas humidas dos distritos,juntos aos produtores.

Fotos durante a capacitação em Agricultura de Conservação e Produção uso de Composto Orgânico.

8

Page 9: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

9

Foto1.1 Capacitação de produtores,Tecnicos da Care e dos SDAES (com master treiner),em Produção de compostagem e Agricultura de conservação em Homoine Mbenhane com o Consórcio Humanitário COSACA.CareˍMaxixe Emergência.Setembro 2016.Foto Sacaúnha.

Foto 1.2 Equipa da Fundação de Farmeiros da África Austral disseminando tecnologias apropriadas para camponeses pobres aos técnicos Moçambicanos em Changara-Tete 2010.Foto Sacaúnha.

9

Page 10: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

10

Foto 1.3 Processo inicial de produção de composto com uso da biomassa)no Municipio de Inhambane.Setembro 2016.Réplica de Fundação de Farmeiros da África Austral.Foto Sacaúnha.

.

Foto1.4 Processo de composição da Biomassa em composto Orgânico no Distrito de Inhambane . Outubro 2016 Foto Sacaúnha

10

Page 11: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

11

Fig1.5 Foto Ilustra o empacotamento do composto para venda na cidade de Inhambane para os produtores de hortícolas,Fruteiras,culturas alimentares e usono jardim.

11

Page 12: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

12

Foto1.6 Equipa da Fundação de Farmeiros da Africa Austral capacitando as equipas de técnicos de Moçambique em abertura de bacias em Changara-Tete 2010. Foto Sacaunha

Foto 1.7 Equipas de técnicos Moçambicanos recebendo várias tecnologias de adubação em diversas culturas com a Fundação de Farmeiros da Africa Austral em Tete Changara.Foto Sacaúnha.

12

Page 13: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

13

Foto A1.8 Coloração bem esverdeada no Milho, com uso de composto orgânico

no solo arenoso.Inhambane.Foto Sacaúnha.

FIG A1.9 Milho com uma boa coloração em Agricultura de Conservação em solos arenosos(pobres)em Agosto de 2016 com uso de composto Orgânico.Foto Sacaúnha.

13

Page 14: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

14

hhhhhuhh

14

Page 15: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

15

Fig Fig2.0 Produção de hortícolas e milho com uso de composto Orgânico

Julho de 2016 em solos arenosos.Foto Sacaúnha

Fig2.0 Fase de Desenvolvimento de culturas nos materiais recicláveis com uso de composto Orgânico.50 dias após o transplante.Julho de 2016.Foto

Sacaúnha.

15

Page 16: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

16

FIG1.2.1 Diversas Horticolas(Cebola,tomate e Beterraba) produzidas em objectos descartáveis no Município de Inhambane e mesmo doentes da HIV/sida podem gerir esta horta nas suas casas poupando água,tempo e energia.Julho 2016.Foto Sacaúnha.

Fig 2.2 Tomate bem nutrido,corpo humano bem Nutrido,Saúde em alta,produzido em objectos descartáveis.Foto Sacaúnha.

16

Page 17: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

17

Foto 2.3 Tomate produzido com adubo orgânico(6tomates=1kg em Muélè 1 Cidade de Inhambane.Foto Sacaúnha.Junho 2016

Foto2.4 Produção de Beterraba com uso de material reciclável e composto orgânico para melhorar a nutrição das famílias.Foto Sacaúnha Julho 2016.

17

Page 18: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

18

Foto 2.5 Capacitação das comunidades no melhoramento de Laranjeiras no Distrito de Funhalouro com base na enxertia.2011 Foto Sacaúnha

Figuras que ilustram a produção de Milho sem uso do composto Orgânico/Sector familiar mas com acesso de água para rega(FIG 2.5 e 2.6).Julho de 2016

FIG 2.5 Resultados modestos(Baixos)no milho no campo da Produtora.Foto Sacaúnha.

18

Page 19: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

19

Fig 2.6 Produção normal do milho no solo arenoso sem uso de Tecnologia

de Melhoramento da Fertilidade do solo. Produção quase nula.Foto Sacaúnha

Fig 2.7 Cobertura com a Rádio Moçambique na formação dos produtores e técnicos de governo em Composto orgânico e Agricultura de conservação no Distrito de Inhambane.Novembro de 2015.Foto Sacaúnha

19

Page 20: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

20

Fig2.8 Cultura de Soja em ensaio em solos arenosos com uso de composto orgânico.Nutrição garantida nas comunidades rurais através das papas enriquecidas para crianças e adultos.Inhambane Julho de 2016.Foto Sacaúnha.

Fig 2.9 Cultura de Girassol no solo arenoso.Campo de ensaio-Inhambane.Com esta cultura pode se efectuar extração caseira de óleo nas famílias rurais pobres moçambicanas resolvendo casos de nutrição.Julho de 2016.Foto Sacaúnha.

20

Page 21: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

21

Fig 3.0 Tecnologias que usa material descartável para producão de horticolas com uso de Composto Orgânico.Cultura de abobara.Foto Sacaúnha Janeiro 2017Plantas ornamentais para jardins das casas e Municipios disponíveis para o Público na Cidade de Inhambane.MUÉLÈ 1 Cidade de Inhambane(para Jardins)Foto Sacaúnha. Figs 3.1

21

Page 22: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

22

Produção e venda de Fruteiras de qualidade Figs 3.2

Laranjeiras Sanguíneas e Melhoradas

22

Page 23: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

23

MangueirasːVariedades Keitt-Kent Tardia (Fevereiro a Abril) . Fevereiro 2017

Pilhas de Composto Orgânico Manga Variedade dos EUA,Tommy Atkinsem decomposição. Precoces (Dezembro a Janeiro) Janeiro 2017

Contactos para Capacitações̸consultorias das equipas técnicas das ONGs,Governo,Foruns,Associações e suas grupos de camponeses,Municípios e suas vereações das áreas de saneamento e Agricultura etc.

Eis o resumo das actividades prestados pela Micro empresaːFormações∞Consultorias nas áreas de:

Em Tecnologias Sustentáveis de Agricultura de Conservação nas Culturas alimentares,fruteiras,Hortícolas,Tecnologias agrárias para comunidades se tornarem resiliêntes face as mudanças climáticas,Produção e uso de compostos Orgânicos na base de Biomassa,formação de promotores Agrários e Veterinários,formação de vacinadores comunitários de galinhas

23

Page 24: Micro Empresa Capacitacao e consultoria

24

contra Newcastle,Elaboração de projectos comunitários,Serviços de Jardinagem,venda e plantação de árvores de sombra, ornamentais para Municípios,Palácios e privados.

Escolha os serviços que pretende e contacte a Micro-Empresa pelos Endereços acima referênciados na primeira paginaː

Sem mais, agradeço com grande apreço

Inhambane,19 de Fevereiro de 2017

Especialista em AC e Compostagem.______________________________________

Leopoldo Vasques dos Anjos Sacaúnha

24