Micro transmissor de FM espião com bf494 wireless.docx

3
Micro transmissor de FM espião com bf494 wireless Esse pequeno transmissor é ideal para espionagem pronto para ser montado dentro de um livro, e escutar as conversas dos outros numa faixa livre de rádio FM ou receptor de VHF. Funcionamento do micro transmissor de FM Os sinais captados pelo microfone de eletreto, sua voz ou conversas de pessoas próximas, são levados à base do transistor Q1 via C1 onde são amplificados. O resistor R2 em conjunto com R3 determina esta amplificação. Desejando um ganho menor, pois o som tende a ser distorcido pelo ganho excessivo, podemos reduzir a valor de R2 e/ou R3. Depois de amplificado, o sinal é retirado do coletor deste transistor e levado à base de Q2, onde modula em freqüência o sinal gerado por esta etapa. Esta etapa é justamente um oscilador de alta freqüência que opera na faixa de FM. Sua freqüência é determinada por L1 e pelo ajuste de CV. Os sinais obtidos, já modulados em freqüência, são levados a uma antena ligada no coletor do transistor Q2.O alcance do transmissor vai depender muito desta antena, da alimentação do circuito e do local onde vai ocorrer sua operação. Em campo aberto, com uma alimentação de 6 V (4 pilhas) e uma antena de uns 40 cm de comprimento, podemos chegar aos 200 metros. Com uma antena menor, ou em local com muitas estruturas de ferro (lajes) o alcance ficará sensivelmente reduzido. Uma parede comum sem estrutura metálica não é obstáculo para este transmissor.

Transcript of Micro transmissor de FM espião com bf494 wireless.docx

Page 1: Micro transmissor de FM espião com bf494 wireless.docx

Micro transmissor de FM espião com bf494 wireless

Esse pequeno transmissor é ideal para espionagem pronto para ser montado dentro de um livro, e escutar as conversas dos outros numa faixa livre de rádio FM ou receptor de VHF.

Funcionamento do micro transmissor de FM

Os sinais captados pelo microfone de eletreto, sua voz ou conversas de pessoas próximas, são levados à base do transistor Q1 via C1 onde são amplificados. O resistor R2 em conjunto com R3 determina esta amplificação. Desejando um ganho menor, pois o som tende a ser distorcido pelo ganho excessivo, podemos reduzir a valor de R2 e/ou R3. Depois de amplificado, o sinal é retirado do coletor deste transistor e levado à base de Q2, onde modula em freqüência o sinal gerado por esta etapa. Esta etapa é justamente um oscilador de alta freqüência que opera na faixa de FM. Sua freqüência é determinada por L1 e pelo ajuste de CV.

Os sinais obtidos, já modulados em freqüência, são levados a uma antena ligada no coletor do transistor Q2.O alcance do transmissor vai depender muito desta antena, da alimentação do circuito e do local onde vai ocorrer sua operação. Em campo aberto, com uma alimentação de 6 V (4 pilhas) e uma antena de uns 40 cm de comprimento, podemos chegar aos 200 metros. Com uma antena menor, ou em local com muitas estruturas de ferro (lajes) o alcance ficará sensivelmente reduzido. Uma parede comum sem estrutura metálica não é obstáculo para este transmissor.

Page 2: Micro transmissor de FM espião com bf494 wireless.docx

Lista de material para montagem do transmissor de fm

Semicondutores:

Q1 – BC558Q2- BF494

Resistores: (1/8 W, 5%)

R1 — 4,7 kΩ (Amarelo, violeta, vermelho, ouro)R2 — 220 kΩ(vermelho, vermelho, amarelo, Ouro)R3 — 22 kΩ (vermelho, vermelho, laranja, Ouro)R4 — 10 kΩ (Marrom, preto, laranja, Ouro)R5 — 6,8 kΩ (Azul, Cinza, vermelho, Ouro)R6 — 47 Ω (Amarelo, violeta, Preto, Ouro)

Capacitores:

C1 — 10 µF/12 V – eletrolíticoC2 — 4,7 µF/12 V – eletrolíticoC3 — 10 nF – cerâmico (103, 10n, 0,01)C4 — 4,7 pF – cerâmico (4p7, 4.7)C5 — 100 nF – cerâmico (104, 100n, 0,1)CV — trimmer de 3-30 ou 5-50 pF

Diversos:

MIC — microfone de eletreto de dois terminaisL1 — Bobina – 3 a 4 espiras de fio 22 Awg núcleo de ar com diâmetro de 1 cm.S1 — Interruptor simplesB1 — 3 a 6 V – 2 a 4 pilhas pequenasA — antena – ver texto

Diversos – Placa de circuito impresso ou ponte de terminais, caixa para montagem ou livro oco, suporte para 2 ou 4 pilhas pequenas, fios, solda, etc.

Placa de circuito Impresso