Mídias Sociais - Ed01 - 5 artigos sobre o trabalho nas novas mídias

10
Mídias Sociais Mídias Sociais – Cinco artigos sobre desafios, oportunidades, ferramentas e metodologias. Saiba mais sobre o infinito mundo das mídias sociais Noções básicas e avançadas sobre como utilizar as mecânicas de existentes há décadas em jogos eletrônicos em processos nas mais diversas industrias. Curadoria: @julianokimura Empresa Gaia Creative – Gestão do conhecimento, inovação e mídias sociais Novembro de 2011 – Versão 1 - Documento: 002a

description

Mídias Sociais - Ed01 - 5 artigos sobre o trabalho nas novas mídias

Transcript of Mídias Sociais - Ed01 - 5 artigos sobre o trabalho nas novas mídias

Page 1: Mídias Sociais  - Ed01 - 5 artigos sobre o trabalho nas novas mídias

Mídias Sociais

Mídias Sociais – Cinco artigos sobre desafios, oportunidades, ferramentas e metodologias.

Saiba mais sobre o infinito mundo das mídias sociais

Noções básicas e avançadas sobre como utilizar as mecânicas de existentes há décadas em jogos eletrônicos em processos nas mais diversas industrias. Curadoria: @julianokimura

Empresa Gaia Creative – Gestão do conhecimento, inovação e mídias sociais

Novembro de 2011 – Versão 1 - Documento: 002a

Page 2: Mídias Sociais  - Ed01 - 5 artigos sobre o trabalho nas novas mídias

Olá, seja bem-vindo!

Este é o primeiro de um rico material que vamos publicar periodicamente. Nosso objetivo não é ditar regras ou estipular padrões, e sim, compartilhar um pouco o conhecimento que temos adquirido durante nossa empreitada. Todos os dias estudamos novas metodologias, ferramentas e processos.

Introdução A primeira edição, a gente nunca esquece

A rede implica em muitas possiblidades e todas as ferramentas são elementos chave que abrem portas. Cada caminho é diferente e aqui espiamos pelo buraco da fechadura para conhecer um pouco mais sobre como funciona essa imensidão que é o mundo virtual.

Durante nosso trabalho no cotidiano nos deparamos com muitos desafios e muitas vezes surgem dúvidas e situações que desafiam nosso discernimento. Em cada momento a postura da empresa é colocada em evidência é necessário, além de jogo cintura, pesquisar o máximo possível de informações sobre o usuário inclusive seu comportamento e modo de atuação nas mídias sociais. A politica do espelho é bem-vinda em algumas ocasiões, basta você se colocar no lugar daquele consumidor em especial e perguntar a si mesmo como gostaria de ser tratado. É fato que muitas vezes temos limites do que pode ou não ser dito e nesse momento existe o bom senso de separar opiniões pessoais e informações detalhadas demais.

Também somos totalmente abertos a receber críticas, nosso conhecimento publicado aqui não tem pretensão de ser absoluto. Por isso se curtiu, compartilhe; e se encontrou algo que discorda comente que vamos procurar melhorar sempre.

Um grande abraço e bom proveito! Juliano Akira Kimura @julianokimura

“Vivemos uma era em que a velocidade de informações gerou mudanças comportamentais que empresas e outras instituições não acompanharam.”

Page 3: Mídias Sociais  - Ed01 - 5 artigos sobre o trabalho nas novas mídias

O conteúdo institucional O que funciona e o que não funciona

Autor: @julianokimura

Aiiii! Que coisa chaaaaaaaaTaaaa....

Temas de humor são tem bom engajamento, porém aqueles que usam com um perfil mais profissional e de maior relevância não compartilham. A publicação de conteúdo relevante aumenta sua credibilidade e melhoram sua imagem. Muitas vezes o conteúdo não está diretamente ligado ao produto ou serviço. Porém esse conteúdo só tem engajamento depois de um árduo trabalho para que as pessoas que curtem seu perfil ou te registram como amigo estejam dentro do público profissional com que você deseja falar. Outro tipo de publicação popular são conquistas e acontecimentos importantes como: número de fãs alcançados, edições especiais para datas comemorativas, imagens de homenagem contendo mensagens de apoio, etc. Em resumo, as mensagens frias, estáticas e sem sentimento dificilmente ganham força de propagação nas mídias sociais. Um bom exemplo que reforça essa ideia é a publicação dos peças publicitárias criadas para TV aberta que são publicadas nas mídias sociais e acabam obtendo pouca ou nenhuma visibilidade no Youtube, Facebook, Orkut, Twitter e outras.

Até onde humanizar a comunicação?

Depois de toda discussão sobre entrar ou não entrar nas mídias sociais, chegamos na publicação de conteúdo e interação com usuários. O que publicar para criar conexões sadias para sua comunidade

Ser divertido com bom senso As mensagens nas mídias sociais se propagam de uma maneira diferente das mídias comuns. O impacto não é algo que é definido na origem e muito menos é possível estimar com exatidão qual será a aceitação e propagação da mensagem. Aqui entramos em um assunto muito delicado e, para algumas empresas , um verdadeiro tabu. O quão divertido ou emocional o conteúdo pode ser. Isso porque a aceitação e a propagação da mensagem muitas vezes está ligada ao relacionamento emocional que o usuário tem com a marca e/ou com o conteúdo. O conteúdo pode ter relevância de diferentes formas. Posts com causas nobres e/ou humanitárias tocam o sentimental dos usuários e estimulam a compartilhar como forma de ajuda.

Page 4: Mídias Sociais  - Ed01 - 5 artigos sobre o trabalho nas novas mídias

O monitoramento em números As ferramentas de métricas em mídias sociais

Autor: @NessaMariah

A escolha da ferramenta De acordo com uma pesquisa realizada pela Oneforty cerca de 43% dos profissionais que adquirem essas ferramentas, assumem o cargo de gestores de mídias sociais, contra somente 17.1% de consultores e 19.3% de profissionais de agências. Apesar da pesquisa não informar qual foi a abrangência (se somente nos EUA ou se foi global), vemos que esse cargo vem ganhando destaque e importância. Entre os fatores mais importantes para a escolha de uma ferramenta, não houve uma variação muito grande. Para a análise, os entrevistados tiveram que atribuir uma pontuação de 1 a 4 para cada item, sendo 4 o mais importante. Os 3 primeiros da sequência foram: 1. as métricas oferecidas; 2. a interface e 3. integração com diferentes redes sociais. Preço veio na sequência, porém com pouca diferença na pontuação.

Quem pode usar Muitos acham que o uso das mídias sociais só pode ser viável para grandes empresas, o que é um engano. O “boom” dessa utilização pelas empresas também é responsabilidade das ferramentas que foram criadas para análise das redes, o que faz com que empresas pequenas também se encaixem nesse quadro.

Incorporando funcionalidades As próprias Redes Sociais resolveram incorporar algumas funcionalidades que contribuem para o trabalho dos analistas. A mais nova é o Facebook Insights, que funciona como um Analytics para o Facebook. O Youtube Insights e o Twitter Search também são exemplos. Essas funcionalidades podem conter falhas, o que acaba dando espaço para as SMM Tools (Social Media Monitoring Tools).

Page 5: Mídias Sociais  - Ed01 - 5 artigos sobre o trabalho nas novas mídias

O monitoramento em números As ferramentas de métricas em mídias sociais

Autor: @NessaMariah

O valor pago e a eficácia A grande maioria (54.7%) aponta que gasta menos de 100 dólares ao mês. Em contraste, somente 2.2% apontaram que gastam acima de 10.000 dólares ao mês. Em seguida, são apontados os fatores de insatisfação. Cerca de 60% disseram que a ferramenta que usam é “okay”, mas se surgir algo mais interessante, eles iriam experimentar. Somente 5.8% apontaram que estão insatisfeitos com as ferramentas e buscam algo melhor. Entre as questões que mais deixam a desejar, foram apontadas: • A ferramenta é excessivamente lenta e

falha no fornecimento de dados precisos e confiáveis.

• A ferramenta têm um número excessivo de erros e é confusa.

• O preço é muito alto e as funcionalidades não o justificam.

Em relação ao Twitter, ferramentas de monitoramento do tipo desktop client (como Seesmic Desktop, TweetDeck e Tweetie) são as mais usadas, com 26.1% das respostas, seguidas pelas ferramentas do tipo mobile. As que são menos usadas são as ferramentas de auto-follow, com somente 4%.

Qual é o diferencial? O principal ponto a ser lembrado pelas empresas é que não basta só a ferramenta, é necessário uma equipe especializada para monitorar e analisar as redes. Novas ferramentas ou alterações delas surgem a cada dia, tornando-as substituíveis de acordo com cada necessidade. Elas fornecem os dados quantitativos, mas a qualidade vem do trabalho da análise desses dados. Sendo esses dados subjetivos, as métricas são feitas em três fases: coleta de dados, cálculo dos dados e análise de dados. O importante é lembrar que além de contratar uma ferramenta, o investimento deve ser em pessoas, em inteligência. Ter pessoas analisando todo o universo de dados é o principal diferencial para um bom resultado.

Page 6: Mídias Sociais  - Ed01 - 5 artigos sobre o trabalho nas novas mídias

48ers Pesquisa Social em tempo real

Autor: @aninhakarioca

Página inicial da ferramenta: http://48ers.com/

O que é? O que faz? Funciona para? O 48ers é uma ferramenta gratuita que permite procurar o que está acontecendo em tempo real nas redes sociais. Ela faz a busca sobre a “palavra chave” que deseja pesquisar. Ideal para descobrir o que as pessoas estão dizendo sobre alguma empresa ou marca nas redes sociais.

Como utilizar? Pra que serve? O que ela conta Para utilizar o 48ers basta escrever a palavra que deseja buscar na caixa da página inicial e clicar em Search (pesquisa). É uma ferramenta simples, sem a necessidade de possuir uma conta (fazer login). Não possui avançados recursos de métricas, mas é uma boa maneira de acompanhar os resultados e o que está sendo falado nas redes sociais.

Quais canais e redes ela funciona? A ferramenta analisa as menções do Twitter, Facebook, Google Buzz, Digg e Delicious.

Pontos Positivos + Pesquisa o que você deseja encontrar nas redes sociais sem ter a necessidade de criar uma conta. É simples e fácil de se utilizar. Possui o filtro de pesquisa, onde se pode escolher em qual rede você deseja fazer a busca.

Pontos Negativos - Poderia ter abrangência de pesquisa em outras redes e canais, como Orkut, Youtube, Blogs e Portais de notícias. A ferramenta não faz uma busca tão avançada em relação a data, ela alcança a procura em dois meses, se você necessita de informações de 5 meses atrás, ela não poderá lhe ajudar.

Página quando se faz uma busca. As menções aparecem da mais recente até as antigas.

Page 7: Mídias Sociais  - Ed01 - 5 artigos sobre o trabalho nas novas mídias

Analista de Redes Sociais A profissão do futuro

Autor:facebook.com/dougfanny

Ao analista de mídias sociais cabe interagir com o público alvo, ou seja, ouvir o que ele tem a dizer sobre o produto/serviço, captar informações, elaborar ações para a rede, observar novas tendências e o surgimento de segmentos e, principalmente, tornar a imagem da marca uma presença constante e forte, afim de que as pessoas utilizem, comentem e, o mais importante passe a indicar o produto/serviço. Além disso, o analista necessita integrar as mais diversas mídias sociais como o Orkut, Twitter, Facebook, My Space, Blog, entre muitos outros. As empresas precisam cativar os consumidores”. Por isso, tem que rolar um interesse, uma paixão, uma troca. Hoje, se você faz uma busca, em qualquer mecanismo, sobre uma marca, mesmo que ela não tenha site, você encontra na rede social um usuário que comprou „x‟ ou „y‟ e que ficou ou não satisfeito. As empresas que ainda não se conscientizaram e não abriram seus canais de comunicação na web, irão abrir em breve. Esse movimento já começou. Muitas agências têm trabalhado com mídias sociais, algumas estão se antecipando e abrindo seus próprios departamentos junto com o marketing. Daqui para frente não tem volta, o consumidor está na internet.

Segundo informações do texto “Profissão: Analista de Mídia Social”, postado no site Mídia Boom e Revista Info, ainda não há um curso de graduação para quem quer ser um profissional de mídia social. O analista nasce da integração online, do network virtual e da paixão por se comunicar através da web. Geralmente tem entre 18 a 25 anos, é fissurado em leitura, notícias, novidades e velocidade da informação. Esse profissional é raro de encontrar e muitas empresas já estão a caça desse perfil.

As redes sociais vem atraindo usuários que tem diferentes afinidades. Muitas não competem entre si, muito pelo contrário, oferecem recursos para integrar os dados com outras redes.

Page 8: Mídias Sociais  - Ed01 - 5 artigos sobre o trabalho nas novas mídias

Analista de Redes Sociais A profissão do futuro

Autor:facebook.com/dougfanny

Como obter os resultados dessas experiências? Como prever as mudanças de comportamento do público? Simples, basta contratar um analista de mídias sociais. De acordo a analista de mídias sociais da divisão de tecnologia do Grupo de Mídia RJ, Patrícia Moura, em entrevista ao site Nós da Comunicação, a tendência é que, as corporações abram espaço para o avanço tecnológico e as redes sociais. “Por mais que a empresa não esteja na internet, os consumidores estão!”, alerta.

O que a web 2.0 proporcionou? A expansão da interatividade e, por consequência, gerou novas profissões, entre elas, o “analista de redes sociais”. Esse profissional tem como principal objetivo estabelecer, manter e monitorar o relacionamento entre empresa e consumidor. Atualmente, as mídias sociais tornaram se poderosas aliadas das corporações que desejam melhorar seus produtos e serviços. Baseados nas experiências de consumo e comportamento de seus produtos e serviços. Baseados nas experiências de consumo e comportamento de seus públicos, as empresas tendem a errar menos e ampliar o Market Share. O universo das redes sociais é um espaço onde as pessoas buscam se agrupam por interesses e segmentam cada vez mais suas escolhas. Para as empresas, essa divisão torna os ambientes “online”, ideias para alcançar os consumidores.

Page 9: Mídias Sociais  - Ed01 - 5 artigos sobre o trabalho nas novas mídias

The Archivist Guarde tweets e obtenha dados importantes

Autor: @CaueKalmus

Tela inicial da ferramenta The Archivist.

O que é? O que faz? Funciona para? Ferramenta coleta dados do Twitter e cria um arquivo, que é atualizado conforme novas menções são registradas. Além disso diversos gráficos que podem ser utilizados para analisar o desempenho da marca na rede.

Como utilizar? Pra que serve? O que ela conta Para utilizar a ferramenta é preciso fazer o login com a conta do Twitter. Depois basta digitar p termo desejado e a própria ferramenta cria um arquivo que é atualizado conforme novas menções são postadas. A ferramenta gera gráficos que mostram os links mais clicados, a quantidade de menções encontradas por dia, um gráfico que mostra a relação entre Tweets e Retweets, os usuários mais engajados e as palavras mais utilizadas nas menções.

Quais canais e redes ela funciona? Apenas Twitter

Pontos Positivos + Gera gráficos que podem ser úteis para ver os usuários mais engajados com a marca e os links mais clicados

Pontos Negativos - Ferramenta em inglês. Não é 100% confiável para utilizar Funciona apenas no Twitter

Gráficos que podem são gerados baseados nos dados obtidos.

Page 10: Mídias Sociais  - Ed01 - 5 artigos sobre o trabalho nas novas mídias

Gaia Creative de Juliano Kimura é licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Brasil. Permissões diferentes deste escopo estão disponíveis em www.julianokimura.com.

Juliano Akira Kimura, Diretor Executivo da Gaia Creative. “As mídias sociais são redes constituídas de humanos. A complexidade que existe por trás de cada nó é singular, então deve ser trata como tal”

@julianokimura

Vanessa Maria, Métricas da Gaia Creative. “Hoje em dia não monitorar as mídias sociais é como fechar os olhos para o que seus clientes querem. Lá você encontra tudo o que desejam e quais suas frustrações.”

@NessaMariah

Cauê Torigoe Kalmus, Métricas da Gaia Creative. “Calcular o valor do que as pessoas pensam e sentem é algo que precisa de atenção e

perseverança. O ambiente online proporciona sinais diferentes do que usamos em nossa comunicação no cotidiano.”

@cauekalmus

Ana Carolina Ferreira, Métricas da Gaia Creative. “Muitas pessoas acham que o trabalho com mídias sociais é usar meia dúzia de

ferramentas durante algumas horas por dia. Ignoram a imensidão que é a internet”

@aninhakarioca

Douglas Santos, Métricas da Gaia Creative. “O relacionamento com o cliente através das novas mídias é algo que deveria ser melhor explorado pelas empresas, telefonar pra SAC é coisa do passado” facebook.com/dougfany

Quem somos? Equipe Gaia Creative Métricas