Mil Pedaços de Você

6
MIL PEDAÇOS DE VOCÊ DA AUTORA BEST-SELLER DO THE NEW YORK TIMES Tradução de Gabriela Fróes

description

 

Transcript of Mil Pedaços de Você

MIL

PEDAÇOS

DE

VOCÊDA AUTORA BEST-SELLER DO THE NEW YORK TIMES

Tradução de Gabriela Fróes

TÍTULO: MIL PEDAÇOS DE VOCÊ / DIAGRAMADOR: ILUSTRARTE / FINAL

Título original: A thousand pieces of you

Copyright © 2014 by Amy Vincent

Direitos de edição da obra em língua portuguesa no Brasil ad-quiridos pela Casa dos Livros Editora LTDA. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser apropriada e estocada em sistema de banco de dados ou processo similar, em qualquer forma ou meio, seja eletrônico, de fotocópia, gravação etc., sem a permissão do detentor do copirraite.

Rua Nova Jerusalém, 345 – Bonsucesso – 21042-235Rio de Janeiro – RJ – BrasilTel.: (21) 3882-8200 – Fax: (21)3882-8212/8313

CIP-Brasil. Catalogação na fonteSindicato Nacional dos Editores de Livros, RJ

G82m

Gray, ClaudiaMil pedaços de você / Claudia Gray ; tradução Gabriela

Fróes. - 1. ed. - Rio de Janeiro : Agir Now, 2015.288 p. ; 23 cm. (Firebird)

Tradução de: A thousand pieces of youISBN 978.85.69809.09-8

1. Ficção infantojuvenil americana. I. Fróes, Gabriela. II. Tí-tulo. III. Série.

CDD: 028.5CDU: 087.5

TÍTULO: MIL PEDAÇOS DE VOCÊ / DIAGRAMADOR: ILUSTRARTE / FINAL

-10

+1

1

Minha mão treme no instante em que me apoio no muro de tijolos. A chuva fria cai com força na minha pele, vinda de um céu que não re-conheço. É difícil respirar, difícil entender onde estou. Tudo o que sei é que o Firebird funcionou. Está pendurado no meu pescoço, ainda brilhando por causa do calor da viagem.

Não há tempo. Não sei se ainda tenho minutos, segundos ou até menos que isso. Desesperada, começo a vasculhar estas roupas des-conhecidas: um vestido curto e uma jaqueta brilhante sem bolsos, mas noto que há uma bolsinha pendurada em meu ombro. Não consi-go encontrar uma caneta, mas há um batom. Com os dedos trêmulos, tiro a tampa e começo a rabiscar o cartaz rasgado colado ao muro. É a mensagem que preciso passar adiante, o único objetivo do qual tenho que me lembrar depois que tudo o mais que me faz ser quem sou desaparecer.

MATE PAUL MARKOV.Depois disso, posso apenas esperar pela morte.Morte não é bem a palavra. Meu corpo vai continuar respirando. O

coração vai continuar batendo. Mas não vou ser mais a mesma Mar-guerite Caine morando nele.

Em vez disso, este corpo vai voltar para sua dona: a Marguerite que de fato pertence a esta dimensão. A dimensão para a qual me lancei, usando o Firebird. As memórias dela vão voltar a qualquer momento, a qualquer segundo, embora eu saiba que vou acordar no-

6 CLAUDIA GRAY

-10

+1

TÍTULO: MIL PEDAÇOS DE VOCÊ / DIAGRAMADOR: ILUSTRARTE / FINAL TÍTULO: MIL PEDAÇOS DE VOCÊ / DIAGRAMADOR: ILUSTRARTE / FINAL

vamente a tempo, ainda me parece assustadora a ideia de... perder a consciência. De me perder. De ficar presa dentro dela. Seja lá o que aconteça com quem viaja de uma dimensão para outra.

E então cai a ficha: o Firebird realmente funciona. É possível viajar entre dimensões paralelas. Acabei de provar isso. Do fundo do meu luto e medo, uma pequena brasa de orgulho brilha, e dá a impressão de ser a única chama de esperança no mundo. As teorias da minha mãe se provaram verdadeiras. O trabalho dos meus pais foi finalmente com-provado. Queria apenas que meu pai estivesse aqui para saber disso.

Theo. Ele não está aqui. Não era mesmo muito realista da minha parte esperar que ele estivesse. Mas eu torci mesmo assim.

Que Theo esteja bem, por favor, penso. Isso seria uma prece se eu ainda acreditasse em alguma coisa, mas minha fé em Deus também morreu ontem à noite.

Eu me encosto e espalmo as mãos no muro de tijolos, da mesma forma que um suspeito se apoia na viatura da polícia antes de ser algemado. Meu coração martela no peito. Ninguém nunca fez isso, o que significa que pessoa alguma sabe o que está prestes a acontecer comigo. E se o Firebird não conseguir me levar de volta à minha di-mensão?

E se for assim que vou morrer?A esta hora, ontem, meu pai provavelmente estava se perguntando

a mesma coisa. Fecho os olhos com força, e a chuva fria se mistura às lágrimas

quentes em meu rosto. Por mais que eu tente não imaginar como meu pai morreu, as imagens ficam surgindo sem parar na minha cabeça: o carro se enchendo de água, o rio amarronzado tapando o para-brisa, papai provavelmente ainda confuso por causa da batida, se esforçando para abrir a porta do carro, sem sucesso. Dando seus últimos suspiros em busca de ar no carro, pensando em mim, na ma-mãe e em Josie...

Ele deve ter ficado muito assustado.Começo a ficar tonta, meus braços e minhas pernas fraquejando.

É agora. Vou apagar.Então me forço a manter os olhos abertos para observar de novo a

mensagem. Esta é a primeira coisa que quero que a outra Marguerite

7MIL PEDAÇOS DE VOCÊ

-10

+1

TÍTULO: MIL PEDAÇOS DE VOCÊ / DIAGRAMADOR: ILUSTRARTE / FINAL TÍTULO: MIL PEDAÇOS DE VOCÊ / DIAGRAMADOR: ILUSTRARTE / FINAL

veja. Quero que essa mensagem continue com ela, não importa o que aconteça. Se ela vir o recado, se ficar pensando nessas palavras, isso vai me despertar dentro dela assim como o Firebird. Meu ódio é mais forte que as dimensões, mais forte que a memória, mais forte que o tempo. Meu ódio é agora a parte mais verdadeira do que eu sou.

A tontura piora e o mundo passa a ficar turvo e cinzento. As pala-vras MATE PAUL MARKOV começam a escurecer... até que, de repen-te, minha visão clareia. A palavra MATE volta a ficar em foco.

Confusa, dou um passo para trás, me afastando do muro de tijolos. Estou extremamente alerta... mais que antes, inclusive.

E, nesse instante, olhando para meus sapatos de salto alto na poça, me dou conta de que não vou a lugar algum.

Por fim, passando a confiar na minha sorte, começo a me distan-ciar do beco. A chuva cai com mais força no meu rosto quando ergo os olhos para o céu tempestuoso. Um aerobarco plana baixo sobre a cidade como se fosse mais uma nuvem carregada. Aparentemen-te, está ali para exibir outdoors holográficos na linha do horizonte. Espantada, observo o veículo piscando ao se movimentar pelo céu: Nokia. BMW. Coca-Cola.

Este mundo se parece tanto com o meu! Mas, ao mesmo tempo, não se parece nem um pouco.

Será que Theo está tão exausto da viagem assim como eu? Deve estar. O luto dele é quase tão profundo quanto o meu, ainda que papai fosse apenas seu orientador. Porém, mais que isso, foi neste projeto que meus pais e ele trabalharam nos últimos anos. Será que ele ainda tem as memórias do meu pai também? Se for esse o caso, estaremos no controle do nosso tempo aqui, nossas mentes pilotando as versões de nós mesmos nascidas nesta dimensão alternativa. Isso significa que minha mãe estava errada sobre uma coisa... o que é um pouco surpreendente, considerando que todas as outras teorias dela acabaram de ser comprovadas. Mas sou grata por isso, pelo menos por enquanto, até minha gratidão se desintegrar nas brasas ardentes do ódio.

Nada pode me impedir nesse momento. Se Theo também con-seguiu, e se ele for capaz de me encontrar — e quero muito que ele me encontre —, então poderemos fazer isso juntos. Conseguiremos

TÍTULO: MIL PEDAÇOS DE VOCÊ / DIAGRAMADOR: ILUSTRARTE / FINAL

8 CLAUDIA GRAY

-10

+1

TÍTULO: MIL PEDAÇOS DE VOCÊ / DIAGRAMADOR: ILUSTRARTE / FINAL

alcançar Paul. Seremos capazes de recuperar o protótipo do Firebird que ele roubou. E poderemos nos vingar do que ele fez com meu pai.

Ainda não sei se sou o tipo de pessoa que é capaz de matar um homem a sangue frio. Mas vou descobrir.