Minc06 Prova Ns Restaurador

13
Prova Objetiva Ministério da Cultura Concurso Público 2006 Instruções + + + + + + + + + Você receberá do fiscal o material descrito a seguir: a) uma folha destinada às respostas das questões formuladas na prova; b) este caderno com o nome do cargo a que você está concorrendo e o enunciado das , sem repetição ou falha. Verifique se o material está em ordem, se seu e seu são os que aparecem na folha de respostas; . Ao receber a folha de respostas, é obrigação do candidato: c) , no espaço reservado, com caneta esferográfica azul ou preta, a folha de respostas. As questões são identificadas pelo número que se situa acima do seu enunciado. Reserve os finais para marcar a folha de respostas. Quando terminar, entregue a folha de respostas ao fiscal. O rascunho no caderno de questões não será levado em consideração. O tempo disponível para esta prova será de . 60 (sessenta) questões caso contrário, notifique imediatamente o fiscal assinar 20 (vinte) minutos 3 (três) horas nome número de inscrição a) ler atentamente as instruções para a marcação das respostas; b) conferir seu e ; O candidato só poderá levar consigo este caderno quando faltarem 30 (trinta) minutos para o término da prova. nome número de inscrição Restaurador (A412)

description

minc06 prova restaurador

Transcript of Minc06 Prova Ns Restaurador

Page 1: Minc06 Prova Ns Restaurador

Prova Objetiva

Ministério da Cultura

Concurso Público 2006

Instruções

Você receberá do fiscal o material descrito a seguir:

a) uma folha destinada às respostas das questões formuladas na prova;

b) este caderno com o nome do cargo a que você está concorrendo e o enunciado das, sem repetição ou falha.

Verifique se o material está em ordem, se seu e seu são os queaparecem na folha de respostas; .

Ao receber a folha de respostas, é obrigação do candidato:

c) , no espaço reservado, com caneta esferográfica azul ou preta, a folha derespostas.

As questões são identificadas pelo número que se situa acima do seu enunciado.

Reserve os finais para marcar a folha de respostas.

Quando terminar, entregue a folha de respostas ao fiscal.

O rascunho no caderno de questões não será levado em consideração.

O tempo disponível para esta prova será de .

60 (sessenta) questões

caso contrário, notifique imediatamente o fiscal

assinar

20 (vinte) minutos

3 (três) horas

nome número de inscrição

a) ler atentamente as instruções para a marcação das respostas;

b) conferir seu e ;

O candidato só poderá levar consigo este caderno quando faltarem 30 (trinta) minutos parao término da prova.

nome número de inscrição

Restaurador (A412)

Page 2: Minc06 Prova Ns Restaurador
Page 3: Minc06 Prova Ns Restaurador

Concurso Público 2006 | 3

MinC – Ministério da Cultura

PORTUGUÊS

Texto I

Casa da Leitura Chico Mendes

(*Eliana Yunes)

Pense num bairro de periferia, numa rua ainda de barro, numa pré-escola de terra batida, sob um teto de amianto que já foi abrigo de aves, mas imagine uma vizinhança de gente simpática, prestimosa, desejosa de novos horizontes na vida e você localiza em Rio Branco, no bairro Chico Mendes, uma rua Gregório Filho, cruzamento com a rua do Angico, onde foi inaugurada a segunda Casa de Leitura da capital.

A Casa de Leitura Chico Mendes, cuidada como se fosse uma casa de encantamentos, tem cerca, canteiros verdes, goiabeiras e cupuaçuzeiro; a partir de hoje tem dez novas seringueiras que em 15 anos vão estar chovendo sementes no quintal, como hoje, as do Theatro Helio Melo. Uma varanda aberta, acolhedora, envolve a casinha de madeira reformada, com cortinas de chita nas janelas e cadeira de vime ao lado das redes de balanço coloridas. Pepetas no beiral anunciam para a criançada que ali mora a liberdade de voar... com o pensamento!

No único salãozinho de leitura, uma roda central em tronco grosso de madeira pende como um candelabro, baixo, ao alcance das mãos e olhos ávidos, curiosos, remexendo o acervo dos livros expostos... Nos cantos, troncos naturais polidos e cortados sustentam outras coleções como mesas de apoio, enquanto os muito pequenos, sentados lado a lado em esteiras de palha de bananeira, rolam as páginas coloridas.

Na pirâmide de caixotes em que se guardam os livros, culmina uma miniatura da casa de Chico Mendes em Xapuri. Do outro lado sua foto, sorridente, vivo, dialoga com suas imagens do primeiro Prêmio Chico Mendes de Cultura. Uma sala com Internet convida os jovens a outras leituras, com CDs, música e plástica.

Foi comovente acompanhar o hasteamento das bandeiras, por um senador da República, Tião Viana, pela presidente do Comitê Chico Mendes e pela diretora da Associação de Moradores, sob as vozes e batuque das crianças do Som da Floresta. O mate gelado corria sem pressa, e os vizinhos, convidados e imprensa se misturavam para ouvir histórias, receber a bênção e acompanhar os brevíssimos discursos. Antes de começar a festa, os vizinhos já tinham tomado conta da Casa, na alegria deste sinal de vida nova...

Esse exemplo de união pela cidadania deveria mover muitas vezes o poder público, o empresariado, os artistas e a comunidade para semear Casas da Leitura pelo Acre como seringueiras e castanheiras.(*Eliana Yunes é idealizadora e primeira coordenadora do PROLER – Programa Nacional de Leitura / Fundação Biblioteca Nacional.)

(Fonte: http://www.ac.gov.br/secom/noticias/jan2005/n01_25jan2005.html. Acesso em 19/03/2006)

1Dentre as alternativas a seguir, uma não exerce papel adjetivo no texto I. Assinale-a. (A) de periferia (L.1) (B) de barro (L.1) (C) segunda (L.7) (D) com Internet (L.29) (E) convidados (L.36)

2No vocábulo pré-escola (L.2), o prefixo pré mantém-se separado por hífen. Assinale a alternativa cuja palavra, contendo esse mesmo prefixo, não tenha sido grafada na forma preferida atualmente. (A) preestabelecer (B) predeterminar (C) pré-estréia (D) pré-existência (E) pré-matrícula

3Assinale a alternativa que relacione corretamente os parágrafos à natureza textual predominante.

PARÁGRAFOS

2º 3º 4º 5º 6º

(A) dissertativo dissertativo dissertativo narrativo descritivo

(B) descritivo descritivo descritivo narrativo dissertativo

(C) narrativo dissertativo descritivo descritivo narrativo

(D) descritivo narrativo narrativo descritivo dissertativo

(E) dissertativo descritivo narrativo dissertativo descritivo

4"Pense num bairro de periferia, (...) mas imagine uma vizinhança de gente simpática, (...) e você localiza em Rio Branco (...)" (L.1-5)

Assinale a alternativa em que, passando-se a forma você para vós, as alterações foram efetuadas seguindo a norma culta.

(A) Pensais num bairro de periferia, (...) mas imaginais uma vizinhança de gente simpática, (...) e vós localizais em Rio Branco (...)

(B) Pensai num bairro de periferia, (...) mas imaginai uma vizinhança de gente simpática, (...) e vós localizai em Rio Branco (...)

(C) Penseis num bairro de periferia, (...) mas imagineis uma vizinhança de gente simpática, (...) e vós localizais em Rio Branco (...)

(D) Penseis num bairro de periferia, (...) mas imagineis uma vizinhança de gente simpática, (...) e vós localizeis em Rio Branco (...)

(E) Pensai num bairro de periferia, (...) mas imaginai uma vizinhança de gente simpática, (...) e vós localizais em Rio Branco (...)

5Assinale a alternativa que apresente caso de aposto.

(A) Chico Mendes (L.5) (B) canteiros verdes (L.9) (C) acolhedora (L.13) (D) curiosos (L.20) (E) sentados lado a lado em esteiras de palha de bananeira

(L.23-24)

6Assinale a alternativa cujo termo desempenhe função sintática distinta dos demais.

(A) uma rua Gregório Filho (L.5-6) (B) canteiros verdes (L.9) (C) sementes (L.11) (D) os livros (L.25) (E) o hasteamento das bandeiras (L.31)

7"...a partir de hoje tem dez novas seringueiras que em 15 anos vão estar chovendo sementes no quintal..." (L.10-12)

No trecho acima, utilizou-se o verbo impessoal chover em sentido metafórico, possibilitando a existência de sujeito (seringueiras).

Assinale a alternativa em que o verbo impessoal tenha igualmente sido utilizado em sentido metafórico.

(A) Eles fizeram trinta anos de casados. (B) Havia trinta pessoas presentes. (C) Choveu uma chuva fininha. (D) Ontem à noite trovejou muito. (E) Existem muitos casos a resolver.

5

10

15

20

25

30

35

40

Page 4: Minc06 Prova Ns Restaurador

4 | Concurso Público 2006

MinC – Ministério da Cultura

8O pronome Esse (L.40) tem, no texto I, valor:

(A) díctico. (B) catafórico. (C) anafórico. (D) metafórico. (E) resumitivo.

Texto II

Bóias de Luz

Ah... essas palavras banais Dos boleros sensuais São verdades diárias São dores tão normais

Ah... esses rostos comuns de tanta gente São como bóias de luz apagadas temporariamente

O meu olhar desconhece a paisagem E só procura saber O que não mostram as vitrines

Um sorriso de mulher Um pedido de cigarro Um telefone enguiçado Emudecendo um recado de amor

Uma sanfona modesta chora escondida Pelos tapumes febris das construções

E assim de retalho em retalho Se tece a dor dos boleros E das ruas da cidade

(Sueli Costa e Abel Silva)

9Assinale a alternativa correta quanto à flexão do substantivo ou do adjetivo.(A) Compramos camisas azuis-claras. (B) Os procedimentos-padrão foram seguidos. (C) Temos de nos concentrar nas idéias-chaves. (D) Pedimos, para o envio da documentação, envelopes cinzas. (E) Encheu a sala de bem-me-queres.

10A palavra Emudecendo (verso 13) foi formada pelo processo de: (A) composição por aglutinação. (B) derivação prefixal. (C) derivação parassintética. (D) derivação sufixal. (E) derivação imprópria.

11As alternativas a seguir apresentam princípios aplicáveis às comunicações oficiais, à exceção de uma. Assinale-a.(A) impessoalidade (B) clareza (C) uniformidade (D) concisão (E) uso do jargão burocrático

12As dificuldades gráficas constituem um grande entrave à boa comunicação escrita, podendo gerar desvios da intenção de comunicação original.

Assinale a alternativa em que não haja inconsistência gráfica ou semântica.

(A) Ele mora há cerca de dez minutos do Centro. (B) Votamos naquele presidente pois suas ações viriam ao

encontro de nossas expectativas. (C) Como tinha corrido muito, chegou espavorido ao trabalho. (D) Embora fosse importante, o evento passou desapercebido. (E) O mandado do deputado será suspenso.

13Assinale a alternativa que apresente corretamente a classe gramatical e a função sintática do termo indicado.

TERMO CLASSE GRAMATICAL FUNÇÃO SINTÁTICA

(A) Ah (verso 1) interjeição sem função sintática

(B) dores (verso 4) adjetivo predicativo do sujeito

(C) O (verso 9) artigo definido objeto direto

(D) que (verso 9) pronome relativo sujeito

(E) E (verso 16) conjunção adjunto adnominal

14Assinale a alternativa que contenha comentário pertinente à leitura do texto II.

(A) O texto delimita uma paisagem citadina como pano de fundo para os boleros, longe do universo alienante das vitrines, possibilitando o encontro dos amantes que sofrem pela distância.

(B) O texto expressa uma trajetória poética de fuga da realidade por meio do universo soturno dos boleros, em que a dor de amor é impossível de ser abordada.

(C) O texto estabelece um paralelo entre o tom melancólico dos boleros e a condição prosaica e cotidiana dos males do amor.

(D) O texto funde as imagens da cidade com as dores do bolero numa tentativa de representar o aspecto irreal e inverossímil do universo romântico.

(E) O texto aproxima o bolero das músicas expressivas do meio urbano, em que a questão do crescimento exagerado afasta as pessoas, colocando-as numa nostalgia profunda.

15Assinale a alternativa em que a regência verbal não siga o padrão culto de linguagem.

(A) A inscrição no concurso implica a aceitação das normas do edital.

(B) Todos os servidores devem obedecer às leis que os regem. (C) Preferiu a poltrona à cadeira. (D) Eu avisei-lhes da necessidade de se revisar o documento. (E) Eles anuíram à decisão.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SISTEMA MINC

16A respeito das discussões sobre ações afirmativas no Brasil, é correto afirmar que estas consistem em:

(A) um mecanismo sociojurídico a fim de viabilizar a harmonia e a paz social, que são seriamente perturbadas quando um grupo social expressivo se vê à margem do processo produtivo e dos benefícios do progresso.

(B) um mecanismo jurídico acionado para corrigir distorções sociais provocadas por falhas históricas em relação a um grupo que já não se inclui na contingência de minoria social.

(C) um mecanismo social utilizado para suprir demandas jurídicas emergentes das novas formas do processo produtivo causadoras das diferenças sociais.

(D) uma política pública e privada visando à absorção, no mercado de trabalho e no meio acadêmico, de pessoas oriundas de classes sociais, etnias, gêneros e credos distintos que tenham sofrido discriminação no processo histórico.

(E) uma prática de correção de desigualdades sociais exclusivamente pela criação de cotas no meio acadêmico e no mercado de trabalho.

5

10

15

Page 5: Minc06 Prova Ns Restaurador

Concurso Público 2006 | 5

MinC – Ministério da Cultura

17A respeito da Lei do Audiovisual, analise as afirmativas a seguir: I. A Lei do Audiovisual, criada para fomentar as atividades

audiovisuais, permite que pessoas jurídicas que tenham imposto de renda a pagar invistam em Certificados Audiovisuais de projetos aprovados pela ANCINE e registrados na CVM.

II. A empresa investidora em Certificados Audiovisuais participa de todas as receitas de produtor geradas pelo filme durante um período de três anos.

III. O valor investido em Certificados Audiovisuais pela empresa pode ser abatido 100% do imposto de renda devido, até o limite de 6% desse imposto.

Assinale: (A) se nenhuma afirmativa estiver correta. (B) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

18Não é requisito básico para investidura em cargo público federal:

(A) nacionalidade brasileira. (B) quitação com as obrigações militares e eleitorais. (C) idade mínima de dezoito anos. (D) gozo dos direitos políticos. (E) ausência de antecedentes penais.

19De acordo com a Lei 8.112/90, é incorreto afirmar que:

(A) a posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.

(B) a posse poderá se dar mediante procuração específica. (C) o servidor estável só perderá o cargo em virtude de

sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.

(D) o servidor estável não aprovado no estágio probatório não poderá ser reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.

(E) a exoneração de cargo efetivo se dará a pedido do servidor, ou de ofício.

20Com base no regime jurídico dos servidores civis da União, a respeito das vantagens e indenizações, analise as afirmativas a seguir:

I. Além do vencimento, poderá ser paga ao servidor a vantagem das gratificações.

II. As indenizações podem ser incorporadas ao vencimento ou provento.

III. Ajuda de custo, diárias e transporte constituem indenizações ao servidor.

Assinale:

(A) se nenhuma afirmativa estiver correta. (B) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

21Ao servidor público federal, não se concederá licença:

(A) por motivo de afastamento do cônjuge, ou companheiro, ou dos pais.

(B) por motivo de doença em pessoa da família. (C) para atividade política. (D) para tratar de interesses particulares. (E) para o serviço militar.

22O servidor público federal poderá se ausentar do serviço pelos períodos relacionados nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

(A) por um dia, para doação de sangue (B) por dois dias, para se alistar como eleitor (C) por oito dias consecutivos, em razão de casamento (D) por oito dias consecutivos, em razão de falecimento de

cônjuge ou companheiro (E) por cinco dias consecutivos, em razão de falecimento de

avós

23Quanto ao dependente, os benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor público federal não compreendem:

(A) assistência à saúde. (B) assistência jurídica. (C) auxílio-funeral. (D) auxílio-reclusão. (E) pensão vitalícia e temporária.

24Não é da competência do Ministério da Cultura:

(A) a política nacional de cultura. (B) a proteção do patrimônio histórico. (C) a assistência e acompanhamento ao Ministério do

Desenvolvimento Agrário e ao INCRA nas ações de regularização fundiária para garantir a preservação da identidade cultural dos remanescentes das comunidades dos quilombos.

(D) a fiscalização das Secretarias de Cultura dos Estados e Municípios.

(E) a proteção do patrimônio cultural.

25Segundo o Decreto-lei 200, de 25 de fevereiro de 1967, considera-se autarquia:

(A) o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica e receita próprias, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira centralizada.

(B) a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União ou de suas entidades de Administração Indireta, criada por lei para desempenhar atividades de natureza empresarial que o Governo seja levado a exercer, por motivos de conveniência ou contingência administrativa, podendo tal entidade revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.

(C) o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

(D) a entidade dotada de personalidade jurídica de direito público, com patrimônio e capital exclusivos da União ou de suas entidades de Administração Indireta, criada por lei para desempenhar atividades de natureza pública que o Governo seja levado a exercer, por motivos de conveniência ou contingência administrativa, podendo tal entidade revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.

(E) a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para o exercício de atividades de natureza mercantil, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam, em sua maioria, à União ou à entidade da Administração Indireta.

Page 6: Minc06 Prova Ns Restaurador

6 | Concurso Público 2006

MinC – Ministério da Cultura

26Analise as afirmativas a seguir:

A entidade da Administração Indireta deverá estar habilitada a: I. prestar contas da sua gestão, pela forma e nos prazos

estipulados em cada caso; II. prestar a qualquer momento, por intermédio do Ministro de

Estado, as informações solicitadas pelo Congresso Nacional; III. evidenciar os resultados positivos ou negativos de seus

trabalhos, ratificando suas causas e justificando as medidas postas em prática.

Assinale: (A) se nenhuma afirmativa estiver correta. (B) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

27De acordo com o artigo 127 do Decreto-lei 200, de 25 de fevereiro de 1967, são modalidades de licitação: (A) a tomada de preços, a concorrência e o concurso. (B) a concorrência, a tomada de preços e o convite. (C) o concurso, o convite e a concorrência. (D) o convite, o concurso e a tomada de preços. (E) a concorrência, o edital e o registro cadastral.

28Não compete à Secretaria-Executiva do Ministério da Cultura: (A) assistir ao Ministro de Estado na supervisão e

coordenação das atividades das Secretarias integrantes do Ministério e das entidades a ele vinculadas.

(B) auxiliar o Ministro de Estado na definição das diretrizes e na implementação das ações da área de competência do Ministério.

(C) coordenar a elaboração, o planejamento, a execução e a avaliação do Plano Nacional de Cultura.

(D) coordenar e supervisionar as atividades das Representações Regionais.

(E) prestar apoio técnico e administrativo ao CNPC.

29Os depósitos para garantia, quando exigida, das obrigações decorrentes de participação em licitação e de execução de contrato celebrado com órgãos da Administração Federal Centralizada e autarquias serão: (A) preferencialmente efetuados no Banco do Brasil. (B) obrigatoriamente efetuados no Banco do Brasil. (C) preferencialmente efetuados na Caixa Econômica Federal. (D) obrigatoriamente efetuados na Caixa Econômica Federal. (E) obrigatoriamente efetuados em agências do Distrito Federal.

30Nas respectivas legislações, aparece como missão das agências reguladoras, como a Anvisa, a ANA e a Antaq: (A) o subsídio às empresas privatizadas a fim de reduzir o

custo das tarifas para o consumidor residencial. (B) o controle dos respectivos Conselhos Nacionais. (C) a defesa da competitividade. (D) a participação ativa do consumidor final no processo de

regulação. (E) a diminuição das exigências de controle de qualidade

sobre os produtos e serviços.

31Com a implementação do Programa Bolsa-família (Medida Provisória 132 de 20/10/2003), não foi contemplado o programa:

(A) Auxílio-creche. (B) Auxílio-gás. (C) Bolsa-alimentação. (D) Bolsa-escola. (E) Fome Zero.

32A política nacional do cinema terá por base os princípios gerais listados nas alternativas a seguir, à exceção de uma.Assinale-a.

(A) preferência pela promoção de obras cinematográficas nacionais que reconstruam a história do país

(B) promoção da cultura nacional e da língua portuguesa mediante o estímulo ao desenvolvimento da indústria cinematográfica e audiovisual nacional

(C) garantia da presença de obras cinematográficas e videofonográficas nacionais nos diversos segmentos de mercado

(D) programação e distribuição de obras audiovisuais de qualquer origem nos meios eletrônicos de comunicação de massa sob obrigatória responsabilidade editorial de empresas brasileiras

(E) respeito ao direito autoral sobre obras audiovisuais nacionais e estrangeiras

33Segundo o Código de Ética Profissional do Servidor Civil Público do Poder Executivo Federal, analise as alternativas a seguir:

I. É vedado ao servidor o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem.

II. É dever fundamental do servidor zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.

III. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura, e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

Assinale:

(A) se nenhuma afirmativa estiver correta. (B) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

34Não fazem parte da Administração Pública Indireta:

(A) sociedades de economia mista. (B) estatais. (C) empresas públicas. (D) serviços sociais autônomos. (E) entidades paraestatais.

35Não é objetivo do Sistema Nacional de Cultura – SNC:

(A) promover a verticalidade, e não a transversalidade, da política cultural.

(B) realizar a articulação entre os setores público e privado para a gestão e promoção pública da cultura.

(C) realizar uma gestão democrática, com participação da sociedade civil nas definições de políticas e investimentos públicos.

(D) capacitar, avaliar e acompanhar o desenvolvimento dos diferentes setores e das instituições públicas e privadas da cultura.

(E) promover mapeamentos culturais para o conhecimento da diversidade cultural brasileira.

Page 7: Minc06 Prova Ns Restaurador

Concurso Público 2006 | 7

MinC – Ministério da Cultura

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

36Com base na Lei 8.159/91, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, assinale a afirmativa incorreta.(A) É dever do poder público a gestão documental e a proteção

especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação.

(B) Compete ao Arquivo Nacional a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda, e acompanhar e implementar a política nacional de arquivos.

(C) Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando à sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente.

(D) Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias. E consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades.

(E) Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes. Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes; os documentos intermediários, aqueles que, sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

37A respeito dos insetos nocivos a documentos, assinale a afirmativa incorreta.

(A) A maioria das espécies de insetos que podem infestar os acervos de papel não é atraída pelo papel em si, mas pela goma, adesivos e amidas, que são digeridos com facilidade muito maior do que a celulose, de que é feito o papel. Apenas alguns atacarão a celulose (papel e papelão) e as proteínas (pergaminho e couro).

(B) Falsas-traças, tisanuros, piolhos-de-livros e baratas estão entre as pragas mais comuns de bibliotecas. As falsas- -traças e tisanuros podem chegar a 12,5mm e alimentam- -se da cola do papel fazendo-lhe furos, e danificam as capas dos livros e o papel que as recobre para chegar ao adesivo que está por baixo. Preferem áreas escuras e úmidas não freqüentadas durante longos períodos de tempo.

(C) Piolhos-de-livros não furam o papel, medem entre 1�2mm, alimentam-se de pastas, colas e dos fungos que se desenvolvem no papel, de modo que sua presença normalmente indica a existência de umidade na área de armazenagem.

(D) Baratas são onívoras, têm predileção por matérias de amido e proteína, não comem as páginas dos livros, as capas, os adesivos, o couro e o revestimento. Suas secreções costumam deixar manchas fortes no material. São tegmotáticas, gostam de contatar as superfícies com todo o corpo e procuram fendas estreitas.

(E) Besouros domésticos podem atacar couro e lã, inclusive tapetes. Também podem ser atraídos por pássaros mortos e/ou ninhos de pássaros abandonados. Algumas espécies alimentam-se de pólen e néctar de flores, enquanto outras comem cabelo caído e células da pele dos seres humanos e outros animais.

38Com relação aos fungos, assinale a alternativa correta.

(A) Os fungos integram a divisão dos eumicetes. Constituem um grande grupo de organismos conhecidos popularmente como mofos, bolores, orelhas-de-pau, lêvedos, ferrugens, cogumelos e champignons. Suas necessidades nutricionais são variadas; por realizarem fotossíntese, exigem sempre alguma fonte externa de carbono orgânico para suas reações oxidativas e produção de energia.

(B) A classe de fungos a que nos referimos como mofo se propaga pela disseminação de um pequeno número de esporos produzidos assexuadamente, chamados de conídios. Podem ser uni ou pluricelulares, micro ou macroscópicos e são transportados pelo ar, deslocando-se para novos ambientes. Os esporos pousam em qualquer lugar e geminam onde encontram condições apropriadas.

(C) A geminação pode ocorrer em horas. Os esporos desenvolvem tubos chamados hifas, cujas ramificações constituem uma trama no formato familiar de chapéu, conhecido como micélio. O micélio produz sacos de esporos que amadurecem e eclodem, liberando mais esporos que serão transportados por correntes de ar, insetos, animais ou pessoas para novas áreas ou objetos.

(D) O mofo excreta enzimas que lhe permitem digerir matéria orgânica, provocando alterações e enfraquecimento do papel. Podem conter substâncias coloridas, como a melanina, que mancha o papel. Essas manchas não deformam o aspecto de desenhos e pinturas, mas levam à destruição do papel pela putrefação.

(E) A presença de fungos no papel é observada quando surgem pequenas manchas amarelas ou acastanhadas de caráter sólido, observadas ao microscópio, bordas ramificadas e que se expandem com facilidade. Diferem das causadas por ferrugem pelo aspecto esponjoso, fixo e ocasional.

39A desinfestação é um dos tratamentos específicos da conservação de acervos bibliográficos e documentais.

A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

(A) Na desinfestação com gases tóxicos, colocam-se os livros nas prateleiras da câmara de fumigação, com as lombadas voltadas para cima e os cortes laterais voltados para baixo, semi-abertos. O produto a ser utilizado neste tratamento pode ser o DDPV em solução etanólica a 2% ou timol, que será colocado em uma bandeja existente na base da câmara. O tempo de duração do tratamento será de 72h. Após esse período e antes da abertura da câmara, liga-se o exaustor, retiram-se os livros, deixando-os em local ventilado.

(B) Na desinfestação anóxia, com gases inertes, cria-se em volta do objeto, dentro de uma embalagem especial de alta barreira a gases, uma atmosfera controlada em que é expurgado o oxigênio (menos de 3%) e introduzido um gás inerte e puro; regulam-se os parâmetros de T, O2 e UR. Deve-se controlar e manter estáveis os parâmetros internos de 20 a 40 dias. Abrem-se os sacos plásticos e retira-se o material para higienização.

(C) Os métodos atóxicos mais utilizados em acervos são o congelamento controlado e a atmosfera anóxia utilizando o nitrogênio (N2), argônio (Ar) ou dióxido de carbono (CO2).O efeito deste método vai depender da combinação de alta temperatura com baixa umidade relativa.

(D) Na desinfestação por congelamento, os objetos devem ser embalados em películas ou bolsas hermeticamente seladas, sendo que, para objetos vulneráveis, a embalagem deve ser dupla. Inicia-se o congelamento rápido, levando à temperatura 0�C em 4h e �20�C em 8 horas. O descongelamento deve ser feito rapidamente.

(E) As vantagens do método de congelamento são a rapidez, a simplicidade e a economia. A desvantagem é que pode causar danos devido à diferença de coeficientes de contração e dilatação, só aplicáveis a volumes.

Page 8: Minc06 Prova Ns Restaurador

8 | Concurso Público 2006

MinC – Ministério da Cultura

40Assinale a afirmativa incorreta.

(A) A degradação da celulose ocorre quando agentes nocivos como calor, ácidos, alcalinos e produtos oxidantes atacam as ligações celulósicas, rompendo-as ou fazendo com que se agreguem a elas novos componentes que, uma vez instalados na molécula, desencadeiam reações químicas que levam ao rompimento das cadeias celulósicas.

(B) A acidez e a oxidação são os maiores processos de deterioração química da celulose. A acidez pode ser proveniente da própria fabricação do papel quando forem empregados produtos ácidos no clareamento das fibras, no encolamento das folhas ou no uso de alúmen. O alúmen é um ácido forte que, ao lado de outros elementos, reage e degrada o papel.

(C) São considerados agentes de deterioração dos acervos de bibliotecas e arquivos os que levam os documentos a um estado de instabilidade física ou química, com comprometimento de sua integridade e existência.

(D) Classificam-se os agentes de deterioração em fatores ambientais ou físico-químicos, fatores biológicos, problemas de manuseio ou agentes físico-mecânicos.

(E) São considerados agentes ambientais ou físico-químicos temperatura, umidade relativa do ar, radiação de luz e poluentes atmosféricos. Os agentes biológicos são os microrganismos, os insetos, os roedores. Os problemas de manuseio ou físico-mecânicos seriam o armazenamento e acondicionamento, manuseio, acessibilidade e desastres como inundações, furtos e o vandalismo.

41Sendo a preservação dos materiais de arquivo diretamente relacionada à qualidade das condições ambientais nas áreas de armazenamento, assinale a alternativa em que os elementos completam adequadamente o parágrafo a seguir, objetivando descrever as condições consideradas ideais pelos cadernos de conservação preventiva em arquivos e bibliotecas do CPBA para a armazenagem de documentos.

Manter a temperatura o mais próximo possível de _____ e a umidade relativa de _____, evitando-se de todas as formas as oscilações, porque o calor acelera muitas reações químicas, inclusive as de deterioração, que é duplicada a cada aumento de _____. Toda fonte de luz, natural ou artificial, emite radiação nociva aos materiais de acervo, provocando consideráveis danos por meio da oxidação. O componente da luz que merece mais atenção é a radiação ultravioleta (UV). O limite de radiação ultravioleta deve ser de _____ UV (mW/lúmen).

(A) 21�C � 45 a 55% � 10�C � 75 (B) 21�C � 45 a 60% � 20�C � 75 (C) 21�C � 30 a 55% � 20�C � 85 (D) 20�C � 45 a 50% � 10�C � 85 (E) 19�C � 45 a 60% � 20�C � 95

42Na operação com a Internet, um usuário pode realizar duas modalidades de processamento:

I. baixa software, gravando-o no seu computador para posterior instalação, como no caso do Adobe Reader 7.0, necessário para ler arquivos em formato PDF;

II. envia páginas de uma homepage por FTP, a partir de seu microcomputador, para hospedagem em um determinado site na Internet.

Essas modalidades são conhecidas, respectivamente, por:

(A) underload e overload. (B) download e upload. (C) upload e download. (D) download e overload. (E) underload e upload.

43Os sistemas de acondicionamento, como mobiliário e embalagens de materiais duráveis e estáveis, são fundamentais para a preservação dos documentos.

A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.(A) O acondicionamento tem por objetivo a proteção dos

documentos que não se encontram em boas condições ou a proteção dos já tratados e recuperados, armazenando-os de forma segura. Devem ser confeccionados com material de qualidade arquivística e necessita ser projetado apropriadamente para o fim a que se destina.

(B) Os principais materiais utilizados são os papelões de diversas gramaturas, empregados na construção de caixas, os papéis e cartões neutros ou alcalinos utilizados na confecção de fôlderes e pastas.

(C) Os livros em mau estado de conservação podem ser protegidos, conforme o caso, em caixas ou envoltos em papéis ou ainda em jaquetas de poliéster. Cada situação requer uma análise e depende diretamente das condições em que se apresenta o documento.

(D) Os infólios devem ser guardados na horizontal, em estantes especiais. As obras raras em precárias condições de conservação devem ser colocadas em caixas forradas com papel pH neutro-alcalino. Os livros podem ser guardados empilhados, e o limite por prateleira deve ser de 30 livros.

(E) O armazenamento é o sistema que recebe o documento, acondicionado ou não, para ser guardado. Constitui-se de estantes, arquivos, mapotecas e armários que não devem ser confeccionados em madeira, fórmica ou metal sem tratamento.

44Assinale a afirmativa incorreta.

(A) O Decreto-lei 25/37 constitui o patrimônio histórico e artístico nacional como o conjunto dos bens imóveis e móveis existentes no País e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico, e que só serão considerados parte integrante do patrimônio histórico e artístico nacional os bens que são inscritos separada ou agrupadamente num dos quatro livros do Tombo.

(B) Os quatro Livros do Tombo são: o Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, em que serão inscritas as obras de arte arqueológicas, etnográficas, ameríndias e populares, e as mencionadas no § 2º do artigo 1º do Decreto-lei 25/37; o Histórico, em que serão inscritas as coisas de interesse histórico e as obras de arte históricas; o das Belas-Artes, em que serão inscritas as coisas de arte erudita nacional ou estrangeira; e o das Artes Aplicadas, em que serão inscritas as obras que se incluírem na categoria das artes aplicadas, nacionais ou estrangeiras.

(C) O Decreto-lei 3.866/41 dispõe que somente o Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil poderá determinar, atendendo a motivos de interesse público, que seja cancelado o tombamento de bens pertencentes à União, aos Estados, aos Municípios ou a pessoas naturais ou jurídicas de direito privado, feito pelo IPHAN, pelo INEPAC e pelo DGPC.

(D) O Decreto-lei 25/37, em seu artigo 22, dispõe que, em face da alienação onerosa de bens tombados, pertencentes a pessoas naturais ou a pessoas jurídicas de direito privado, a União, os Estados e os Municípios terão, nessa ordem, direito de preferência.

(E) A Lei 9.605/98, em seu artigo 62, estabelece que destruir, inutilizar ou deteriorar bem especialmente protegido, arquivo, registro, museu, biblioteca, pinacoteca, instalação científica ou similar protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial constitui crime contra o patrimônio cultural, sujeito à pena de reclusão de um a três anos e multa.

Page 9: Minc06 Prova Ns Restaurador

Concurso Público 2006 | 9

MinC – Ministério da Cultura

45Entre os critérios para qualificação de obra rara, não estão:

(A) primeiras impressões dos séculos XIV e XVI, em que estão incluídos os incunábulos; obras editadas no Brasil até o final do século XIX; edições com tiragens reduzidas com aproximadamente 300 exemplares; edições de luxo.

(B) impressões dos séculos XV, XVI, XVII e XVIII; livros brasileiros publicados até 1850; primeiras edições até o final do século XIX; edições clandestinas; edições populares, especialmente romances e folhetos literários.

(C) obras esgotadas, especiais e fac-similares, personalizadas e numeradas, críticas, definitivas e diplomáticas; obras autografadas por autores renomados; obras de personalidades de projeção política, científica, literária e religiosa.

(D) exemplares de coleções especiais; exemplares com anotações manuscritas de importância, incluindo dedicatória; edições censuradas; obras desaparecidas face à contingência do tempo.

(E) edições de artífices renomados; periódicos estrangeiros dos séculos XV ao XIX; primeiros periódicos brasileiros técnico-científicos; edições especiais; exemplares de coleções, com encadernações luxuosas ou belas, carimbos e ex-libris.

46A respeito das propriedades dos compostos que constituem a estrutura do papel, é correto afirmar que:

(A) a celulose é o principal componente de matéria fibrosa que constitui a estrutura do papel. É um polímero linear à base de amido. É sintetizada pelos vegetais pelo processo de fotossíntese (reação química entre dióxido de carbono e água, na presença de clorofila e luz).

(B) a lignina é um polímero natural, amorfo e de composição química complexa, que confere fragilidade às fibras de celulose. Devido à sua reatividade, pode se tornar fortemente colorida, o que explica o progressivo amarelecimento dos papéis.

(C) hemilcelulose são polímeros de glicose constituídos por cadeias de moléculas longas e ramificadas. São responsáveis por diversas propriedades de pastas celulósicas.

(D) a celulose não é solúvel em água. É essa propriedade que confere resistência ao papel quando submetido a qualquer tratamento com água e permite a separação da lignina, que se dissolve com o calor em solução de soda cáustica ou bissulfeto de cálcio.

(E) os aditivos são materiais que, adicionados em pequenas quantidades, conferem determinadas características aos papéis. Fazem parte dos aditivos as cargas destinadas a dar transparência, lisura e printabilidade aos papéis e os agentes de colagem que atuam como aglomerantes das fibras e podem ter natureza ácida ou natureza alcalina.

47Sistema de Informação pode ser entendido como uma solução organizacional e administrativa baseada na tecnologia de informação para enfrentar os desafios do ambiente. Nesse contexto, as principais funções empresariais são:

(A) vendas e marketing, administração e marketing, finanças, produção e recursos humanos.

(B) compras e vendas, administração e marketing, planejamento, contabilidade e recursos humanos.

(C) vendas e marketing, fabricação e produto, finanças, contabilidade e recursos humanos.

(D) compras e vendas, fabricação e produto, planejamento, contabilidade e comunicação social.

(E) vendas e marketing, administração e marketing, planejamento, produção e comunicação social.

48Analise as afirmativas a seguir:

I. A higienização é um tratamento para eliminar sujidades extrínsecas às obras; dessa maneira, ajuda na identificação de qualquer tipo de ataque de microrganismos ao acervo. O alto teor de umidade relativa em acervos umedece a poeira sobre os documentos fazendo com que ela penetre entre as fibras de papel causando manchas nos pontos onde há maior concentração de poeira.

II. Para a limpeza de livros em mesas de higienização, deve- -se primeiro limpar a lombada e pastas anterior e posterior com trincha, pincel macio ou flanela macia, dependendo do estado de conservação; depois, segurando o livro pela lombada e apertando o miolo, limpar os cortes com uma trincha ou pincel macios iniciando da cabeça do livro. O miolo deve ser limpo com pincel folha a folha, numa primeira higienização, e as folhas devem ser oxigenadas várias vezes.

III. Os papéis de arquitetura (em geral vegetal) podem ser limpos com pó de borracha, após testes. Muito sensíveis à água, esses papéis podem ter distorções causadas pela umidade que são reversíveis e de fácil remoção.

Assinale:

(A) se nenhuma afirmativa estiver correta. (B) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

49Analise as afirmativas a seguir:

I. Antes de qualquer intervenção, são necessários testes de solubilidade e de resistência das tintas e de resistência do suporte, medição do pH e limpeza mecânica.

II. A utilização de processos aquosos na conservação de papéis tem por finalidade a limpeza, neutralização ou tamponamento, como também a planificação e a eliminação de manchas.

III. A umectabilidade dos papéis pode ser aumentada utilizando água com temperatura elevada e com produtos que diminuem a tensão superficial do papel em relação à água, como, por exemplo, o álcool, facilitando a absorção da água.

Assinale: (A) se nenhuma afirmativa estiver correta. (B) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

50No que diz respeito ao Controle Bibliográfico Universal, um conceito preconiza a catalogação de um item bibliográfico por cópia do mesmo item já catalogado, de acordo com o princípio de que um título deve ser catalogado uma única vez. Esse conceito é conhecido por catalogação:

(A) interativa. (B) cooperativa. (C) tecnológica. (D) retrospectiva. (E) intercambiável.

51No contexto da gestão de pessoal, o tipo de organização que surge espontaneamente entre os empregados que ocupam cargos em uma empresa denomina-se organização:

(A) formal. (B) clássica. (C) informal. (D) burocrática. (E) departamental.

Page 10: Minc06 Prova Ns Restaurador

10 | Concurso Público 2006

MinC – Ministério da Cultura

52A respeito do processo de fabricação do papel, assinale a alternativa correta.

(A) No princípio, o processo era feito a partir da maceração de trapos de linho e algodão até que ficassem reduzidos a uma massa de fibras. Essas fibras são consideradas nobres, porque são constituídas por pequena quantidade de celulose, e o comprimento de suas fibras dá resistência ao papel, pelo entrelaçamento e formação de numerosas pontes de hidrogênio.

(B) No molde de tela, deveria ser colocada uma moldura de madeira solta sobre a tela para limitar as bordas do papel. Recolhia-se a pasta das tinas com lentos movimentos circulares formando as folhas de papel sobre a malha de fios trançados; depois escorria-se a água e em seguida retirava-se a moldura. Cada folha formada era intercalada entre feltros e prensada a fim de se extrair a água restante. Depois eram encoladas por imersão ou, quando secas, superficialmente com pincel.

(C) Com a expansão do mundo árabe, o papel foi levado à Europa. Sua manufatura teve início na Alemanha durante o século X e na Itália no século XIII. Contudo, só se pode falar com segurança de manufaturas de papel na França, Inglaterra e Espanha no século XIV.

(D) Os europeus, ao invés de utilizarem os tradicionais moldes orientais, fabricaram seus próprios moldes a partir da utilização de fios de cobre trançados e presos a um bastidor de madeira. Esse novo molde conferia ao papel (visto sob uma luz) uma superfície composta de linhas horizontais paralelas com intervalos muito pequenos chamados pontusais; no sentido perpendicular, corriam linhas chamadas vergaduras.

(E) Os trapos eram batidos, separados por cor e tipos de fibras, eram rasgados em pedaços, lavados. Em seguida era feito o cozimento em solução de hidróxido de sódio, e desfibrados com batidas de martelo. A pasta de celulose era transferida para tinas de madeira e em seguida despejada sobre uma malha feita de bambu. Ao drenar a água, ficava sobre a superfície dessa malha uma fina camada de fibras entrelaçadas denominadas papel.

53Assinale a afirmativa incorreta.

(A) O papiro data de cerca de 3.700 a.C. e foi o suporte de escrita de uso corrente até os primeiros séculos da era cristã, em toda a Europa, regiões asiáticas e na África, onde se originou. Era produzido pela planta Cyperuspapyrus, nativa das margens do Nilo.

(B) O custo do papiro foi sempre elevado, e considera-se que a grande exportação para a Europa era constituída por papiro inferior, uma vez que o tipo superior, também chamado heráltico, era de difícil e dispendiosa aquisição.

(C) Ao lado do papiro, que tendia a desaparecer nos primeiros séculos da era cristã, desenvolvia-se a fabricação do pergaminho. Esse produto era feito de couro de animais jovens, especialmente cabrito e de camelo, sendo que os melhores provinham de espécimens intra-uterinos, e a essas variedades mais finas dava-se o nome de velinos.

(D) O pergaminho surgiu na Europa em cerca de 200 d.C., embora seu uso possa ser assinalado na Ásia Menor entre 197�158 a.C. Sua preparação era similar ao curtimento de couros. Depois de lavadas e depiladas, as peles eram estendidas em retângulos de madeira, polidas com pedra- -pomes, até a obtenção de uma superfície lisa e clara.

(E) Os primitivos couros de escrita, que eram ligados uns aos outros, estendendo-se em longas faixas, eram chamados códices e diferiam dos rótulus ou volúmen apenas em sua forma: estes eram costurados à maneira de livros, como os conhecemos atualmente, e nele se escreviam em ambos os lados, na face e no verso.

54Assinale a alternativa correta.

(A) A tinta em geral é constituída de um pigmento responsável pela cor e de um diluente para dispersá-la e fazê-la fluir. Por outro lado, ao secar, essa tinta terá que se fixar entre si e o suporte, e para isso é acrescentado um tipo de adesivo ou aglutinante. A fixação ao suporte é, em muitos casos, realizada por meio de reações químicas, por meio de mordentes, em geral básicos que interagem com o pigmento e o suporte.

(B) As mais antigas tintas caligráficas conhecidas provêm do Egito e da China (cerca de 2.500 a.C.) e eram compostas basicamente de negro de fuligem misturado com aglutinantes, como o amido e a cola de coelho. Sua durabilidade resulta da qualidade de seus componentes principais, especialmente o pigmento.

(C) A tinta ferrogálica é composta de sulfato de ferro, ácido galotânico e um aglutinante, em geral amido dissolvido em água. O ácido galotânico é um tanino extraído da noz de galha, formada no tronco do carvalho.

(D) A corrosão do papel, observada em muitos manuscritos com tinta ferrogálicas, está intrinsecamente ligada a seus componentes básicos. O sulfato de ferro, além de sua própria oxidação, catalisa o dióxido de enxofre proveniente do ar poluído, formando o trióxido de enxofre, e este, com a umidade, o ácido sulfúrico.

(E) Entre as tintas metaloácidas devemos ainda considerar as constituídas pelo sulfato de cobre, de cor azul e verde, empregadas até o século passado para colorir ou pintar, especialmente mapas.

55Os objetos de papel, como mapas, cartazes e documentos, após permanecerem guardados enrolados durante muitos anos, freqüentemente ficam ressecados, rígidos.

A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

(A) A umidificação prévia dos papéis reduz a probabilidade de, ao desenrolá-los, serem provocadas mais quebras e rasgos. Ajuda a aplainar os documentos que não estejam quebradiços, mas difíceis de desdobrar ou desenrolar.

(B) Antes de se iniciar o processo de planificação, devem-se fazer os testes de hidrossolubilidade das tintas e cores de aplicação manual. Coloca-se uma pequena gota de água em cada cor ou tinta. Após alguns segundos, aperta-se suavemente com um pequeno mata-borrão ou outro papel absorvente. Se a cor aparecer no mata-borrão, o meio é sensível à água e não deve ser umidificado.

(C) Na planificação das folhas, após serem umedecidas, pode--se prensá-las manualmente por pesos, ou mecanicamente entre papel mata-borrão.

(D) Caso os papéis enrolados apresentem resistência à abertura, é preciso fazer uma umidificação mais lenta em ambiente saturado de água.

(E) Uma vez desenrolada a folha, deve-se colocar sobre ela outra folha de mata-borrão com um peso, para evitar que, ao secar, novamente se enrole.

56Assinale a afirmativa incorreta.(A) As folhas deverão receber uma numeração feita no canto

inferior direito com lápis 2B. (B) O desmonte de um livro consiste em se desmanchar a

encadernação e a costura original do livro para soltar as páginas a serem restauradas.

(C) A numeração deverá conter o número de registro da obra e sua paginação.

(D) Desmonta-se o livro observando cuidadosamente a composição das folhas, removendo as colas e executando as intervenções de restauração necessárias.

(E) Na ficha de desmonte anota-se a conferência das páginas. O mapa de caderno servirá de guia para sua remontagem.

Page 11: Minc06 Prova Ns Restaurador

57Assinale a afirmativa incorreta:

(A) Do século VIII até o século XI, as encadernações eram feitas de pele de cervo, porco e tecido, cabeceado de alinhavo, sendo as capas de madeira grosseira. Já nos séculos XII e XIII, a cobertura era de antílope, couros tingidos e pergaminhos. Costura sobre nervos e pranchas de madeira como capas. Cabeceadas em ponto de seleiro, cortes aparados, títulos sobre os cortes, guardas de pergaminho. Decorações mais variadas, com fecho.

(B) Nos séculos XIV e XV, passagem do pergaminho para o papel. Utilizavam-se vaquetas, carneiro e porco. Meia encadernação (fim do século XV). Encadernações de tecidos (sedas-brocados). Costura sobre nervos. Lombada começa a arredondar-se. Guardas de seda, couro ou papel branco. Surgem os cortes decorados, dourados ou coloridos para manuscritos.

(C) No século XVI, aparecem as encadernações de pequenos formatos. Estilos da renascença, incluindo as encadernações Aldinas. No século XVII, a cobertura é de pergaminho, pele de carneiro, marroquim e vaqueta para encadernações de luxo. Costuras sobre nervos simples ou duplos. Cabeceado em cores.

(D) No século XVIII, começa a cobertura pleno couro. Meia encadernação para os livros comuns no final do século. Marroquim para as encadernações de luxo. Cabeceado de várias cores. Papéis de cores variadas e capas de papelões de várias camadas. Cortes tingidos de vermelho, às vezes marmorizados e dourados para os de luxo.

(E) No século XIX, aparece a encadernação industrial, cartonagem simples ou a bradel, capa solta. De 1830 a 1850, expande-se a encadernação francesa. Aparecimento da costura sobre cadarços. Nervos falsos. Cortes dourados nas encadernações de luxo.

58A respeito do processo de desacidificação, assinale a afirmativa incorreta.

(A) A desacidificação tem como objetivo depositar uma concentração de 0,5 a 1% de substâncias alcalinas na fibra do papel, proporcionando uma reserva alcalina, que absorve ou neutraliza ácidos à medida que se introduzem no papel.

(B) A eficácia dos métodos de desacidificação vai depender da natureza química do processo de obtenção do papel, a concentração dos agentes desacidificantes e a duração do tratamento, técnicas de aplicação e a composição do papel e grau de deterioração.

(C) No processo de desacidificação aquoso, o documento é submerso em solução desacidificante, durante determinado tempo. Para tal, a solução mais utilizada é a de hidróxido de cálcio � Ca(OH)2, que apresenta uma concentração muito elevada de íons (OH)� e um pH = 11. Parte do hidróxido neutraliza os ácidos do papel e o restante permanece na fibra do papel, proporcionando uma reserva alcalina. Outras soluções são as de bicarbonato de cálcio Ca(HCO3)2 e o tetraborato de sódio (Na2B4O7).

(D) A desacidificação não-aquosa implica o uso de uma solução que contém um agente desacidificante e um solvente orgânico. Uma das características principais desse método é a rapidez de penetração dos produtos químicos no papel em temperatura ambiente. O carbonato de metil-magnésio é a substância mais utilizada e é vendida comercialmente com o nome de WeiT'O. Aumenta a resistência mecânica, o pH e a reserva alcalina.

(E) A desacidificação gasosa utiliza produtos que se volatizam em temperaturas superiores às do meio ambiente. Os produtos já experimentados são vapores de amoníaco, o CHC, morfolina em vapor de água e o dietil-zinco.

59Assinale a afirmativa incorreta.

(A) A intervenção de remendo consiste em se preparar uma tira de papel japonês adotando uma medida excedente de 10mm dos bordos do rasgo. Esgarçar bem as fibras de ambos os lados e aplicá-la com cola metilcelulose, sobre as partes unidas, pela frente da folha. Com a dobradeira e um pedaço de voile e mata-borrão, proceder à planificação do remendo. Deixa-se secar entre um sanduíche de voile,mata-borrão e placas de vidro.

(B) A laminação ou velatura tem o objetivo de dar maior resistência ao suporte quebradiço, devolvendo sua manuseabilidade. Utiliza-se o papel japonês, que terá sua gramatura selecionada de acordo com o documento a ser tratado, e o adesivo utilizado é a metilcelulose ou carboximetilcelulose (CMC).

(C) O enxerto é o processo no qual se preenchem as partes faltantes, utilizando papéis semelhantes ao original, tanto na cor como na espessura.

(D) A cola metilcelulose é solúvel em água, e, uma vez seca, sua reversibilidade ocorre por meio da umidade. Pode ser guardada em temperatura ambiente.

(E) A água utilizada para o tratamento deve ser purificada por meio da destilação ou deionização. A destilação tem o pode de solubilizar substâncias iônicas; a desvantagem é que elimina também componentes estabilizantes que devem ser mantidos no papel.

60Embora guarde certa semelhança com o marketing de produtos, o marketing de serviços apresenta características e diferenças inerentes. O critério de satisfação é diferente, e o cliente participa do processo. Observe a citação:

É fato que serviços não podem ser provados, apalpados, ouvidos ou cheirados antes de serem adquiridos. Uma pessoa que contrata um arquiteto não receberá os planos completos antes de formalizar a transação. O resultado disso é que os clientes tentam reduzir a incerteza, procurando "sinais" da qualidade do serviço e tirando conclusões a partir das evidências concretas, dos equipamentos utilizados, das pessoas envolvidas e das comunicações que recebem. O profissional de serviços precisa oferecer uma representação real que comunique o processo e os prováveis resultados do serviço que irá prestar.

A citação acima está relacionada à seguinte característica:

(A) indivisibilidade. (B) imparcialidade. (C) variabilidade. (D) perecibilidade. (E) intangibilidade.

Page 12: Minc06 Prova Ns Restaurador

http: / /concurso. fgv.br

Page 13: Minc06 Prova Ns Restaurador