Minhas Escolas Parceiras E.E.E.F Ary Parreiras Cariacica Es

13

description

Apresentação realizada pela Escola Ary Parreiras sobre as escolas parceiras na tríade do PCT Aki Lá & Akolá: Escola Santa Bárbara e Escola Tiradentes.

Transcript of Minhas Escolas Parceiras E.E.E.F Ary Parreiras Cariacica Es

Page 1: Minhas Escolas Parceiras E.E.E.F Ary Parreiras   Cariacica Es
Page 2: Minhas Escolas Parceiras E.E.E.F Ary Parreiras   Cariacica Es
Page 3: Minhas Escolas Parceiras E.E.E.F Ary Parreiras   Cariacica Es

EEEFM ARY PARREIRA (SEC. ESPÍRITO SANTO)

Page 4: Minhas Escolas Parceiras E.E.E.F Ary Parreiras   Cariacica Es
Page 5: Minhas Escolas Parceiras E.E.E.F Ary Parreiras   Cariacica Es
Page 6: Minhas Escolas Parceiras E.E.E.F Ary Parreiras   Cariacica Es
Page 7: Minhas Escolas Parceiras E.E.E.F Ary Parreiras   Cariacica Es
Page 8: Minhas Escolas Parceiras E.E.E.F Ary Parreiras   Cariacica Es
Page 9: Minhas Escolas Parceiras E.E.E.F Ary Parreiras   Cariacica Es
Page 10: Minhas Escolas Parceiras E.E.E.F Ary Parreiras   Cariacica Es

ENTREVISTAS

A nossa equipe, fez uma entrevista especial com algumas pessoas que moram no bairro de Vila Capixaba há muito tempo.

Dorcelino de Andrade Ferreira, 60 anos.To no Mundo: Há quanto tempo o senhor mora em Vila Capixaba?Dorcelino: Uns 35 anos.To no Mundo: Quantas modificações ocorreram ao decorrer do tempo que o senhor mora aqui?Dorcelino: Antes não tinha saneamento básico, comércio… E hoje tem tudo isso e a violência cresceu.

 

Maria da Penha Pimentel Alves, 59 anos.To no Mundo: Há quanto tempo a senhora mora em Vila Capixaba?Maria: Uns 35 anos.To no Mundo: Quantas modificações ocorreram ao decorrer do tempo que a senhora mora aqui?Maria: Antes era tudo “mato”, não tinha escola, comércio… Nada e hoje tem. To no mundo: E na nossa escola? Maria: Era pequena e pouca espaçosa.

Page 11: Minhas Escolas Parceiras E.E.E.F Ary Parreiras   Cariacica Es

LENDAS – As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuram dar

explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

O Mochuara e o Pássaro de Fogo   Quem vê de longe o Mochuara e o Mestre Álvaro não imagina que as duas montanhas guardam a lenda de uma história de amor vivida por dois índios pertencentes a tribos inimigas. Ela, Jaciara, era uma bela índia, filha do cacique da tribo dos Botocudos, que ocupava a terra onde hoje é o município de Cariacica. Ele era Guaraci, guerreiro da tribo dos Temininós, que vivia na terra onde hoje se encontra o município da Serra.Os dois jovens se conheceram e se apaixonaram antes mesmo de saber sobre a rivalidade entre as respectivas tribos. Quando este amor chegou ao conhecimento das tribos, os caciques ficaram furiosos e, em consequência, aumentou a hostilidade entre os dois povos e os jovens foram proibidos de se ver. Eles, então, conseguiram a ajuda de uma ave misteriosa. Um Pássaro de Fogo, que levava os dois a pequenos montes na fronteira de suas tribos, de onde eles se viam.O tempo foi passando e Guaraci e Jaciara combinaram uma fuga, que acabou chegando ao conhecimento do cacique dos Botocudos. Este reuniu os sábios da tribo e um feiticeiro, que transformou o casal apaixonado em pedra nos locais de onde se avistavam: a índia Jaciara é o Mochuara, em Cariacica, e Guaraci o Mestre Álvaro, na Serra.Mas uma fada se compadeceu com a história e concedeu a eles que uma vez ao ano recuperassem sua forma humana. O desejo se realiza na noite de São João e, diz a lenda, o Pássaro de Fogo aparece no céu e vai do Mochuara ao Mestre Álvaro levando as juras de amor e os presentes dos dois amantes. ( texto extraído: faesadigital.com.br) 

Page 12: Minhas Escolas Parceiras E.E.E.F Ary Parreiras   Cariacica Es
Page 13: Minhas Escolas Parceiras E.E.E.F Ary Parreiras   Cariacica Es