Minho portugal final 1

17
MINHO - PORTUGAL MINHO - PORTUGAL JUNTA-TE A NÓS E VEM VIAJAR CONOSCO… JUNTA-TE A NÓS E VEM VIAJAR CONOSCO…

Transcript of Minho portugal final 1

Page 1: Minho   portugal final 1

MINHO - PORTUGALMINHO - PORTUGALJUNTA-TE A NÓS E VEM VIAJAR CONOSCO…JUNTA-TE A NÓS E VEM VIAJAR CONOSCO…

Page 2: Minho   portugal final 1

ONDE FICA O MINHO?ONDE FICA O MINHO?Ah, é a parte castanha do mapa, mas eu estou em Lisboa..

Isso fica longe? AINDA FALTA

MUITO?

Situado a Norte de Portugal, a Região Minho é delimitada, a Norte, pela fronteira com a Galiza, Espanha, e, a Oeste, pelo Oceano Atlântico.Possui 24 concelhos , para saber mais clique.Eu quero saber mais

Page 3: Minho   portugal final 1

VAMOS APRENDER SOBRE O MINHOVAMOS APRENDER SOBRE O MINHOA viagem vai ser longa,

portanto Burro, já sabes vais estudar tudo sobre o Minho

durante a viagem e assim ficas CALADO

Page 4: Minho   portugal final 1

CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS DO CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS DO MINHOMINHO• a região é muitas vezes associada ao

verde da paisagem natural,

• onde abunda a água, em meio a muitas montanhas e vales dos quatro rios que a atravessam e nas inúmeras praias da zona costeira. A área geográfica que actualmente compõe o Minho totaliza os 4.700 km2.

• O Rio Minho é um rio internacional que nasce na Galiza e percorre cerca de 300 quilómetros até desaguar no oceano Atlântico, a sul da localidade da Guarda e a norte de Caminha. Nos últimos 75 quilómetros do seu percurso, entre Melcaço e a foz, o Minho serve de fronteira entre Espanha e Portugal

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Minho

Page 5: Minho   portugal final 1

CLIMA DO MINHOCLIMA DO MINHO• Esta região tanto é varrida pelas frentes

frias, como quentes, o que origina uma precipitação anual considerável. O clima é relativamente fresco, com uma temperatura média anual de 12,5ºC a 15ºC. O Inverno é temperado e ventoso na faixa mais litoral, o interior é bastante mais frio e sujeito a geadas, em especial nos pontos mais altos.

O Verão é ameno com temperaturas médias a rondar os 20ºC nos meses mais quentes (Julho e Agosto).

Que bom este banho,

de verão

Page 6: Minho   portugal final 1

AMBIENTE DO MINHOAMBIENTE DO MINHO• O Garrano é uma raça de cavalo nativa

do Norte de Portugal, utilizada desde há muitos séculos como animal de carga e trabalho. Devido ao seu tamanho é considerado um Pónei. Habita actualmente em estado semi-selvagem nas zonas da serra do Gerês e da serra da Cabreira, tendo em tempos habitado o Minho e Trás-os-Montes donde é oriundo. É uma espécie protegida devido ao risco de extinção é dócil para com as crianças, inteligente, trabalhador, de fácil treino.

Este animal pertence ao parque transfronteiriço do Gerês/Xurês parque que é preservado. Este parque recebeu um prémio da UNESCO como uma reserva da biosfera.

Page 7: Minho   portugal final 1

HISTÓRIA DO MINHOHISTÓRIA DO MINHO

Meus amigos vamos conhecer Cabeceiras de Basto ,mesmo à

margem do Rio Tâmega,

um dos lugares mais antigos e

históricos concelhos do Minho.

Queres saber mais?

Page 8: Minho   portugal final 1

COSTUMES E TRADIÇÕESCOSTUMES E TRADIÇÕES

Que roupas tão diferentes, por

que eles vestem-se assim?

Para saber mais clique nas palavras abaixoTradições no MinhoFestas do Minho

O Burro disse me que eles vão

para uma festa , pai eu quero ir

também..

Page 9: Minho   portugal final 1

COSTUMES E TRADIÇÕESCOSTUMES E TRADIÇÕESQuerido, os miúdos

estão com fome! Vamos comer num

restaurante do Minho

Tenho uma ideia melhor, vamos fazer

uma receita do Minho e ficamos em casa..

Pataniscas de Bacalhau

Eu posso comer uma sopinha..mais uma que seja sequinha..

Sopa seca à moda do MInho

Page 10: Minho   portugal final 1

RECEITAS DO MINHORECEITAS DO MINHOPataniscas de bacalhau

Ferver o bacalhau num pouco de água, retirar-lhe as espinhas e a pele e desfiá-lo. Num recipiente juntar a farinha e os ovos e um pouco de água. Bater bem até que não haja grumos. Juntar a salsa, a cebola e o alho muito picadinhos, e o bacalhau. Mexer bem, temperar com pimenta e fritar às colheradas em óleo bem quente. Depois de fritas colocar em papel absorvente para retirar o excesso de óleo.

Ingredientes:3 ovos

200 gramas de farinha de trigo 1 ramo de salsa

1 posta de bacalhau1 cebola (facultativo)

1 dente de alho (facultativo)óleo para fritar

pimenta q.b.Sal q.b.

Fonte: http://www.saboresdominho.com/receitas.htm

Sopa seca à moda do Minho • 2,5 litros de água,1/2 galinha,250 g de carne de

vaca• 125 g de presunto e 1/2 salpicão• 2 couves,300 g de pão duro• 1 dl de molho de carne assada (fac.)Hortelã• Deite a água morna numa panela e quando começar

a ferver junte a galinha, a carne de vaca, o presunto e o salpicão. Deixe cozer durante 2 horas (ou 30 minutos na panela de pressão).Junte as couves previamente preparadas e deixe ferver durante mais 1 hora. Retire as carnes e introduza o pão cortado em fatias e um ramo hortelã. Parta as carnes em bocados e junte à sopa. Deite a sopa num alguidar de barro, regue com o molho da carne e leve ao forno a alourar.

Fonte: http://www.portugalm.com/2010/04/sopa-seca-moda-do-minho.html

Page 11: Minho   portugal final 1

FESTAS POPULARESFESTAS POPULARES• O Alto Minho recebe, entre os

meses de Maio e Setembro, um total de 1.097 festas, feiras e romarias de todos os tipos, segundo revela a respectiva Região de Turismo.

A capital da região turística, Viana do Castelo, é o concelho com mais eventos naquele período, num total de 134, seguida de Barcelos, com 131, Esposende, com 128, e Arcos de Valdevez, com 123.

Page 12: Minho   portugal final 1

ECONOMIA DO MINHOECONOMIA DO MINHO

Ei Burro, sabes onde trabalham as

pessoas que vivem no Minho?

È claro que eu sei, elas trabalham nas fábricas de

tecido, na confecção de roupas e de calçados . Também fazem material em madeira e metal para as construções de casa e

..(clique para saber mais)

A Universidade do Minho tem procurado ser, desde a sua criação, um agente activo no desenvolvimento da região Minho tendo adoptado explicitamente como seu objectivo estratégico contribuir para transformar o Minho numa Região de Desenvolvimento baseada no conhecimento, a “Região do Conhecimento do Minho”.

Também a Universidade do Minho tem contribuído e

muito para o desenvolvimento da região

Page 13: Minho   portugal final 1

ECONOMIA DO MINHOECONOMIA DO MINHO• A economia se baseia na

industrialização e em pequenas unidades. Os sectores dos têxteis e da confecção de vestuário são dos mais relevantes, juntamente com o sector alimentar e o fabrico de calçado. Destacam-se também um conjunto de actividades que trabalham o metal e a madeira e que têm em comum a sua relação com a construção civil e a produção de elementos para o lar.

Finalmente, são de referir as actividades com maior intensidade tecnológica, nomeadamente de equipamento electrónico, aparelhos de rádio e televisão, e um conjunto de outras actividades associadas ao sector automóvel, tais como o fabrico de componentes para automóveis e de moldes, a injecção de plásticos, a produção de produtos em borracha e de cablagens. A maioria destas actividades está concentrada num pequeno número de empresas, sugerindo a presença de grandes multinacionais.

Page 14: Minho   portugal final 1

OS CONCELHOS DO MINHOOS CONCELHOS DO MINHO• A região Minho situa-se no norte de

Portugal, e é constituída por 24 concelhos, integrados nos distritos de Braga e Viana do Castelo. A Universidade do Minho situa-se nos Concelhos de Braga  e de Guimarães no Distrito de Braga. Pertencem ao Distrito de Braga os conselhos  de: Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Esposende, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras do Bouro, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde

• E ao Distrito de Viana do Castelo, os concelhos de Arcos de Valdevez. Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira

Page 15: Minho   portugal final 1

AS FESTAS DO MINHOAS FESTAS DO MINHO• Os festejos religiosos são uma excelente oportunidade para tomar

contacto com a cultura e tradições das gentes do Minho. • Braga na Páscoa, Durante esta época festiva, a cidade é decorada com

motivos alusivos à quadra e os "Passos" - altares de rua - enchem-se de flores e luzes. A Procissão do Enterro, onde homens descalços e de cabeça tapada (os Farricocos), vestidos com túnicas roxas, desfilam empunhando tochas, numa reminiscência das práticas de reconciliação dos penitentes públicos, realizadas até ao séc. XVI. Em Viana do Castelo, de 19 a 22 de Agosto, a Festas da Senhora da Agonia. Desde o século XVIII que os pescadores rogam à virgem para que lhes conceda bom mar. Assista aos vários cortejos que animam três dias de festa, acompanhados de música e belas raparigas e rapazes vestindo os ricos e coloridos trajes tradicionais.

• Entre o som do ribombar dos bombos dos "Zabumbas" e os desfiles de "Gigantones", aprecie este museu vivo de etnografia e folclore que termina com uma cachoeira de fogo de artifício. Na cidade berço de Portugal, Guimarães, no primeiro Domingo de Julho, assista à Grande Romaria de S. Torcato, onde cortejos alegóricos representando as cenas da vida do santo, desfilam pelas ruas. Também na cidade, as Festas Gualterianas, no Verão, oferecem bons motivos de animação, como é o caso da procissão em honra de São Gualter.

Page 16: Minho   portugal final 1

UM POUCO DE HISTÓRIAUM POUCO DE HISTÓRIA

Em 1258 estava organizada com três julgados: o de Cabeceiras de Basto, o de Celorico de Basto e o de Amarante. Este último, quase limitado á sua Villa e a Telões, onde se haviam implantado vários mosteiros e uma importante fidalguia medieval. Apesar de da pouca informação existente sobre o seu primitivo povoamento, vários achados arqueológicos permitem dizer, com convicção, que Cabeceiras de Basto remonta a um período anterior a Cristo, nomeadamente a épocas pré-românicas, senão antes, pela existência de vestígios castrenses e construções dolménicas. Também a arqueologia, nos desvenda outras informações através das ruínas do Mosteiro de St.ª Comba, onde se supõe terá existido, um tempo de vestais. Os objectos de cerâmica e inscrições achadas, as estátuas de guerreiros e as moedas de prata e bronze com as efígies de Augusto, Galliano e Constantino dão força á tese da existência da povoação no tempo dos romanos. A própria etimologia de Cabeceiras de Basto, apesar de controversa, leva-nos a crer que o primeiro povo que deu o nome à região foram os Bastos (Bástulos ou bastianos) que, oriundos da Andaluzia, passaram por esta bela província de Entre Douro e Minho e fundaram uma cidade chamada Basto, que se localizava próxima do Mosteiro de Santa Senhorinha, cuja presença árabe nestas terras, se encarregou de destruir. Corria o ano de 711. Daí que, com Cabeceiras no sentido de cabeça destas antigas regiões e Basto de Bástulos, se explique a designação deste concelho No entanto, entre o século XII e XVI, é praticamente inexistente a documentação escrita sobre Cabeceiras de Basto. Apesar de se tratar de uma povoação antiga, que gozava de grande prosperidade, como atesta o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, outrora o mais rico do Minho, só em 1514 é que Cabeceiras vê criado o concelho, por

Foral de D. Manuel I. www.visitportugal.com

Page 17: Minho   portugal final 1

OS NOSSOS AMIGOS SE DESPEDEMOS NOSSOS AMIGOS SE DESPEDEMQue viagem tão

boa! Vamos voltar

pro ano!

Eu aprendi muito Vou até participar do jogo e vocês, vamos nessa.