MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - s3.amazonaws.com · departamento de polÍcia federal – dpf academia...

20
U N I V E R S I D A D E D E B R A S Í L I A – UnB CENTRO DE SELEÇÃO E DE PROMOÇÃO DE EVENTOS – CESPE MINISTÉRIO DA JUSTIÇA – MJ DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL – DPF ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA – ANP DIVISÃO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO – DRS Processo de Seleção Editais de n. os 5, 7 e 10/2000 – PPF CARGO: CARGO: CARGO: CARGO: PAPILOSCOPISTA PAPILOSCOPISTA PAPILOSCOPISTA PAPILOSCOPISTA POLICIAL FEDERAL POLICIAL FEDERAL POLICIAL FEDERAL POLICIAL FEDERAL CADERNO DE PROVAS CADERNO DE PROVAS CADERNO DE PROVAS CADERNO DE PROVAS LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES NO VERSO.

Transcript of MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - s3.amazonaws.com · departamento de polÍcia federal – dpf academia...

Page 1: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - s3.amazonaws.com · departamento de polÍcia federal – dpf academia nacional de polÍcia – anp divisÃo de recrutamento e seleÇÃo – drs processo

U N I V E R S I D A D E D E B R A S Í L I A – UnBCENTRO DE SELEÇÃO E DE PROMOÇÃO DE EVENTOS – CESPE

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA – MJDEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL – DPF

ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA – ANPDIVISÃO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO – DRS

Processo de SeleçãoEditais de n.os 5, 7 e 10/2000 – PPF

CARGO:CARGO:CARGO:CARGO:PAPILOSCOPISTAPAPILOSCOPISTAPAPILOSCOPISTAPAPILOSCOPISTA

POLICIAL FEDERALPOLICIAL FEDERALPOLICIAL FEDERALPOLICIAL FEDERAL

CADERNO DE PROVASCADERNO DE PROVASCADERNO DE PROVASCADERNO DE PROVAS

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES NO VERSO.

Page 2: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - s3.amazonaws.com · departamento de polÍcia federal – dpf academia nacional de polÍcia – anp divisÃo de recrutamento e seleÇÃo – drs processo

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA – MJDEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL – DPF

ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA – ANPDIVISÃO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO – DRS

Processo de Seleção – Editais de n.os 5, 7 e 10/2000 – PPFCARGO: PAPILOSCOPISTA POLICIAL FEDERAL

INSTRUÇÕES

1 Este CADERNO consta de cinqüenta questões objetivas, assim distribuídas: cinco questões deConhecimentos de Informática; onze questões de Noções de Administração, de Contabilidade e deEconomia; doze questões de Noções de Direito; onze questões de Conhecimentos Gerais; e onzequestões de Língua Portuguesa. Nele, também consta a prova de Redação em Língua Portuguesa,acompanhada de duas folhas para rascunho (de uso opcional).

2 Caso este CADERNO esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, o(a) candidato(a) deverá solicitar ao fiscalde sala mais próximo que o substitua.

3 Recomenda-se não marcar ao acaso: cada item cuja resposta divirja do gabarito oficial definitivo acarretaráa perda de 0,20 ponto, conforme consta no Edital n.o 5/2000 – PPF, de 31/7/2000.

4 Não é permitida a consulta a livros, dicionários, apontamentos, apostilas, réguas, calculadoras ou qualqueroutro material.

5 Durante as provas, o(a) candidato(a) não deve levantar-se nem comunicar-se com outros(as) candidatos(as).6 A duração das provas é de cinco horas e trinta minutos, já incluído o tempo destinado à identificação (que

será feita no decorrer das provas e incluirá a coleta de impressão digital, conforme consta no Edital n.o 5/2000– PPF, de 31/7/2000), ao preenchimento da Folha de Respostas e à transcrição do texto definitivo para orespectivo caderno.

7 A desobediência a qualquer uma das recomendações constantes nas presentes Instruções, nas Folhas deRascunho e de Respostas ou no Caderno de Texto Definitivo poderá implicar a anulação das provas do(a)candidato(a).

AGENDA

I 10/10/2000 – Divulgação do gabarito oficial preliminar das provas objetivas nos quadros de avisos doCESPE/UnB, em Brasília; nas Superintendências Regionais da Polícia Federal das cidades de aplicação dasprovas; na Academia Nacional de Polícia; e na Internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br.

II 11 e 13/10/2000 – Recebimento de recursos das provas objetivas exclusivamente nos locais que serãoinformados na divulgação do gabarito oficial preliminar das provas objetivas.

III 27/10/2000 – Data provável da divulgação (após a apreciação de eventuais recursos), no Diário Oficial e noslocais mencionados no item I, dos resultados final das provas objetivas e provisório da prova discursiva.

Observações:

CNão serão objeto de conhecimento recursos em desacordo com o estabelecido no título 11 DOS

RECURSOS do Edital n.o 5/2000 – PPF, de 31/7/2000.C Em nenhuma hipótese o CESPE e o DPF prestarão, por telefone, informações relativas à posição do(a)

candidato(a) no processo seletivo.C É proibida a reprodução total ou parcial deste material, por qualquer meio ou processo, sem autorização

expressa do CESPE/UnB.

Page 3: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - s3.amazonaws.com · departamento de polÍcia federal – dpf academia nacional de polÍcia – anp divisÃo de recrutamento e seleÇÃo – drs processo

UnB / CESPE – MJ/DPF/ANP/DRS Processo de Seleção – Editais de n.os 5, 7 e 10/2000 – PPFCargo: Papiloscopista Policial Federal – 1 / 18 É proibida a reprodução total ou parcial deste material.

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA – MJDEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL – DPF

ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA – ANPDIVISÃO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO – DRS

Processo de Seleção – Editais de n.os 5, 7 e 10/2000 – PPFCARGO: PAPILOSCOPISTA POLICIAL FEDERAL

• Nas questões de 1 a 50, marque, de acordo com o comando de cada uma delas: itens CERTOS na coluna C; itens ERRADOS na colunaE.

• Use a Folha de Rascunho para as devidas marcações e, posteriormente, a Folha de Respostas.

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICANas questões de 1 a 5, considere que todos os programas mencionados estão em configuração-padrão, em português, e que o mouse estáconfigurado para pessoas destras. Assim, a menos que seja explicitamente informado o contrário, expressões como clicar, clique simplese clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse. Considere também que não há restrições de proteção em relação aosprogramas, arquivos e diretórios utilizados.

Figura CI-I – Tela de trabalho do Word 97 – questões 1 e 2

QUESTÃO 1QUESTÃO 1QUESTÃO 1QUESTÃO 1

Com relação à figura CI-I e ao Word 97, julgue os itens a seguir.

1± O fato de os símbolos “ ”, “!” e “ ” estarem exibidos natela de trabalho é conseqüência de um vírus muito conhecido, queataca o programa Word 97, causando-lhe uma anomalia que o fazexibir indevidamente esses caracteres dentro do corpo do texto.

2± O ato de selecionar a palavra “comigo”, que aparece na primeira

linha do texto mostrado na tela, e clicar em fará que essapalavra seja removida do documento e colocada na área detransferência.

3± No Word 97, as páginas de um documento podem serconfiguradas como retrato ou paisagem. Na primeira, a largura dapágina é maior que a sua altura; na segunda, a altura é maior quea largura.

4± O ato de clicar em fará que apareça na tela a caixa dediálogo Imprimir, que permite definir as páginas do documento aserem impressas, enquanto o ato de clicar no menu Arquivo e, emseguida, em Imprimir... fará que todo o documento seja impressosem que se possa definir quais páginas devem ser impressas.

5± A seguinte seqüência de ações irá posicionar o ponto de inserçãoimediatamente à esquerda da palavra “numa”, localizada naprimeira linha do texto mostrado na tela: clicar imediatamente

à esquerda da palavra “pode”; pressionar a tecla ² e,

mantendo-a pressionada, acionar duas vezes a tecla ¯.

QUESTÃO 2QUESTÃO 2QUESTÃO 2QUESTÃO 2

Ainda quanto à figura CI-I, ao Word 97 e ao Excel 97, julgue ositens seguintes.

1± Um clique em , próximo do canto inferior direito da tela detrabalho, fará que o ponto de inserção seja deslocado umapágina para baixo, e um clique em , também próximo docanto inferior direito, fará que o ponto de inserção sejadeslocado para o final do arquivo.

2± Quando se clica no menu Arquivo, aparece uma lista deopções. Nessa lista de opções, aparece uma lista com osnomes dos arquivos mais freqüentemente utilizados em umdeterminado período, que pode ser configurado pelo usuário.Um clique no nome de um desses arquivos irá abri-lo.

3± O menu Inserir contém a opção Data e hora..., que pode serusada em uma seqüência de ações para inserir data e horárioa partir do ponto de inserção.

4± Para mover a palavra “entrar” para a posição imediatamenteà direita da palavra “Assis”, na última linha, é corretoexecutar o seguinte procedimento: selecionar a palavra a sermovida; posicionar o ponteiro do mouse sobre a palavraselecionada de forma que o mouse detecte a seleção;pressionar o botão esquerdo do mouse e, mantendo-opressionado, arrastar o mouse, de forma que o seu ponteiro seposicione no local em que se deseja inserir a palavra; liberaro botão esquerdo do mouse.

5± Para passar da tela de trabalho mostrada na figura CI-I parauma tela de trabalho do Excel 97 já aberta, é suficiente clicarem . O mesmo efeito poderia ser obtido pressionando-se

simultaneamente as teclas ² e x.

Page 4: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - s3.amazonaws.com · departamento de polÍcia federal – dpf academia nacional de polÍcia – anp divisÃo de recrutamento e seleÇÃo – drs processo

UnB / CESPE – MJ/DPF/ANP/DRS Processo de Seleção – Editais de n.os 5, 7 e 10/2000 – PPFCargo: Papiloscopista Policial Federal – 2 / 18 É proibida a reprodução total ou parcial deste material.

QUESTÃO 3QUESTÃO 3QUESTÃO 3QUESTÃO 3

Um papiloscopis ta res o lveu fazer um

levantamento do número de perícias de que eleparticipou nos primeiros 4 meses de 1999, em

três regiões da cidade onde trabalha. Para tanto,ele consultou seus arquivos e preparou uma

versão preliminar desse levantamento em umaplanilha do Excel 97, que é mostrada na figura ao

lado. Com respeito à figura e ao Excel 97, julgueos itens abaixo.

1± Para centralizar o conteúdo de todas as células da coluna A, seria correto o papiloscopista executar o seguinte procedimento: clicar em

qualquer das células contidas nessa coluna e, em seguida, clicar em .2± O ato de o papiloscopista clicar em – cabeçalho da linha 4 da planilha – fará que essa linha inteira seja selecionada.4 3± Para determinar a soma do número de participações em perícias na região 1 acrescida da soma do número de participações em perícias

na região 3, nos 4 meses mostrados, e colocar o resultado na célula G4, seria correto o papiloscopista executar o seguinte procedimento:

clicar na célula G4, digitar =soma(B3:E3;B5:E5) e teclar ¶.4± Se a célula B2 estiver formatada como negrito, o seguinte procedimento do papiloscopista irá formatar o conteúdo da célula A3 também

como negrito: clicar na célula B2; clicar em e, em seguida, clicar na célula A3.5± No Excel 97, ao se criar uma fórmula, as referências a células ou intervalos geralmente baseiam-se em sua posição relativa à célula que

contém a fórmula. Nesse software, além de poder ser usado como caracter de texto, o símbolo $ é usado em fórmulas para indicarreferência relativa. Quando esse símbolo não é utilizado, a referência na fórmula é absoluta.

QUESTÃO 4QUESTÃO 4QUESTÃO 4QUESTÃO 4

Um papiloscopista policial federal, na tentativa de obter informaçõesatualizadas acerca de sua profissão, acessa constantemente a WorldWide Web (WWW) por meio do navegador Internet Explorer 5, cuja telade trabalho está ilustrada na figura ao lado. O sucesso das pesquisas dopapiloscopista depende da sua familiaridade com o software denavegação, de forma a poder otimizar suas buscas e encontrar osserviços desejados, além de outros detalhes, tais como a definição deníveis de segurança do seu software e do seu computador e, de formageral, a personalização do software de acordo com suas preferências.

Acerca das funcionalidades do Internet Explorer 5 e da figura ao lado,julgue os itens que se seguem.

1± Além dos recursos de navegação na WWW, o Internet Explorer 5permite que o usuário crie, altere ou edite uma página no formatohtml (hypertext markup language). Dessa forma, para poder editar uma página da WWW que esteja sendo visualisada, como no casoda figura acima, o usuário deverá acessar o menu Arquivo e, em seguida, clicar em Editar Página da Web.

2± O Internet Explorer 5 permite que o usuário possa salvar no disco rígido de seu computador o conteúdo de uma página da WWW. Defato, mesmo que uma página da WWW possua arquivos de som e vídeo, a opção Salvar como..., no menu Arquivo, permite que todoo conteúdo dessa página, inclusive os arquivos de som e vídeo, seja armazenado no disco rígido, onde o usuário desejar. Porém, paraexecutar os arquivos de som e vídeo obtidos no processo de download, o usuário deverá possuir softwares específicos, instalados noseu computador.

3± Após algum tempo navegando pela WWW, o usuário poderá acessar novamente páginas já visitadas, utilizando apropriadamente os

botões , e . Para esse fim, o usuário poderá utilizar também o menu de endereços, no qual o Internet Explorer 5constrói uma lista dos sites visitados regularmente, ou, ainda, acionando a opção Ir para, do menu Exibir.

4± O Internet Explorer 5 possui um assistente de pesquisa que permite localizar sites, empresas, endereços de correio eletrônico e outras

informações. O botão possibilita o acesso a esse assistente de pesquisa, além de permitir personalizar as configurações doassistente, tais como adicionar e excluir modos e sites de busca.

5± Um dos recursos importantes do Internet Explorer 5 é o painel de favoritos, que pode ser acessado pelo botão , em que o usuáriopode guardar listas de endereços de Internet. Porém, no Internet Explorer 5, não é possível mover ou renomear pastas previamentecriadas, o que dificulta a organização do painel de favoritos.

Page 5: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - s3.amazonaws.com · departamento de polÍcia federal – dpf academia nacional de polÍcia – anp divisÃo de recrutamento e seleÇÃo – drs processo

UnB / CESPE – MJ/DPF/ANP/DRS Processo de Seleção – Editais de n.os 5, 7 e 10/2000 – PPFCargo: Papiloscopista Policial Federal – 3 / 18 É proibida a reprodução total ou parcial deste material.

QUESTÃO 5QUESTÃO 5QUESTÃO 5QUESTÃO 5

O Painel de controle do Windows 98, ilustrado na figura abaixo, éextremamente útil em muitas tarefas do dia-a-dia de um usuário decomputadores. Enquanto muitos dos ajustes disponíveis a partir desse painelsó devem ser efetuados por usuários experientes, pois afetam a configuraçãobásica do computador, outros podem ser feitos por um usuário iniciante, poisdesses ajustes depende o uso básico da máquina.

Acerca do Windows 98, do Painel de controle do Windows 98 e da figuraacima, julgue os itens que se seguem.

1± Uma das inovações do Windows 98, em comparação com versõesanteriores, é o fato de ele não poder ser inicializado pelo DOS, ou seja,ao acionar a opção Desligar, obtida a partir do botão , da Barrade ferramentas, o usuário não encontra a opção Reiniciar o computadorem modo MS-DOS.

2± O ícone permite adicionar programas à máquina do usuário. No

Windows 98, existe um recurso denominado Proteção do Sistema, quepode ser ativado pelo usuário toda vez que um programa é instalado, ecujo objetivo é impedir que arquivos importantes do sistema sejamsubstituídos por versões inadequadas durante a instalação de aplicativos.

3± Utilizando-se o ícone , pode-se acionar o assistente do Windows 98,

que permite a instalação do software necessário para o funcionamento dealgum novo dispositivo de hardware instalado no computador.

4± O ícone possibilita ao usuário o acesso à janela Opções da Internet,

do Internet Explorer 5, permitindo-lhe alterar configurações padronizadasdo Internet Explorer 5.

5± A partir do ícone , o Windows permite que o computador seja

configurado para ser usado por mais de um usuário. A partir desseassistente do Windows, uma senha de acesso ao computador pode seratribuída a cada usuário, que também poderá definir as configurações dasua própria área de trabalho.

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO,DE CONTABILIDADE

E DE ECONOMIAQUESTÃO 6QUESTÃO 6QUESTÃO 6QUESTÃO 6

As características do ambiente da gestão governamentalcontemporânea incluem

1± excesso de demandas, cada vez mais específicas eorganizadas.

2± unidade de perspectivas, visões e pensamentos nasequipes de trabalho.

3± pluralidade de interesses, muitos dos quais divergentes.4± métodos paradoxais e soluções ambíguas para abordar

determinados problemas.5± estabilidade quanto aos fatores econômicos e políticos

em nível global.

QUESTÃO 7QUESTÃO 7QUESTÃO 7QUESTÃO 7

Acerca das estruturas organizacionais, julgue os seguintesitens.

1± A definição das competências das unidadesorganizacionais é, normalmente, objeto do regimentointerno.

2± Estruturas em rede são mais permeáveis à comunicaçãoe à recepção de realimentações (feedbacks).

3± A concepção do melhor desenho organizacional develevar em conta o grau de complexidade do contexto.

4± A eventual existência de um padrão únicode organização governamental vai ao encontro doprincípio da variedade de requisito.

5± Estruturas matriciais são disfuncionais porque geramconflitos de competências.

QUESTÃO 8QUESTÃO 8QUESTÃO 8QUESTÃO 8

A respeito da gestão do conhecimento, julgue os itens aseguir.

1± A inovação aplica-se a produtos, processos e gestão.2± A conversão de conhecimento tácito em conhecimento

explícito passa predominantemente pela educaçãoformal.

3± A valorização do capital intelectual estáexclusivamente relacionada com o valor econômicode marcas e patentes.

4± Organizações intensivas de tecnologia tornam-secompetitivas graças à geração de conhecimento.

5± Informação e conhecimento são conceitos análogos.

Page 6: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - s3.amazonaws.com · departamento de polÍcia federal – dpf academia nacional de polÍcia – anp divisÃo de recrutamento e seleÇÃo – drs processo

UnB / CESPE – MJ/DPF/ANP/DRS Processo de Seleção – Editais de n.os 5, 7 e 10/2000 – PPFCargo: Papiloscopista Policial Federal – 4 / 18 É proibida a reprodução total ou parcial deste material.

Quadro NC-I – questões 9 e 10

Balanço patrimonial em 31/12/99 (em R$ mil) daCompanhia Comercial de Alimentos S.A. (CCA)

Ativo PassivoDisponibilidades 2.600 Circulante 13.100

Caixa (150) Fornecedores 5.000 Bancos conta movimento 250 Empréstimos bancários 3.600 Aplicações com liquidez 2.500 Tributos 2.500

Circulante 21.350 Salários e encargos 2.000 Contas a receber 5.000 Exigível a longo prazo 8.200 Estoques 13.500 Empréstimos bancários 8.200 Despesas do período seguinte 250 Patrimônio líquido 10.050 Capital a integralizar 2.600 Capital social 5.000

Permanente 7.400 Reservas de capital 2.000 Investimentos 1.200 Reservas de lucros 2.500 Imobilizado 6.000 Lucros acumulados 550 Diferido 200

Total 31.350 Total 31.350

QUESTÃO 9QUESTÃO 9QUESTÃO 9QUESTÃO 9

Com base no balanço patrimonial apresentado no quadro NC-I, julgue ositens que se seguem.

1± A existência de um valor de caixa negativo é uma situação normal, jáque é comum, nas empresas em geral, a conta caixa apresentar saldovirado.

2± A CCA deverá registrar despesas financeiras nas suas contas deresultado para o ano de 2000.

3± O saldo, em 31 de dezembro de 1999, de contas a receber pela CCAcorresponde ao montante de vendas recebido no mês de dezembro desseano.

4± Considerando que a empresa possui um ciclo operacional normal, écorreto concluir que a CCA pode ter dívida com vencimento após 31 dedezembro de 2000.

5± É possível existir no ativo imobilizado um saldo residual de terrenoigual a zero, ou seja, totalmente depreciado.

QUESTÃO 10QUESTÃO 10QUESTÃO 10QUESTÃO 10

Acerca do quadro NC-I, julgue os itens abaixo.

1± De acordo com a Lei n.o 6.404/76, na rubrica imobilizado devem estarregistrados os direitos que tenham por objeto bens destinados àmanutenção das atividades da companhia, ou exercidos com essafinalidade, inclusive os de propriedade industrial ou comercial.

2± A avaliação dos investimentos registrados no balanço patrimonialmostrado, elaborado segundo a Lei n.o 6.404/76, seria certamentesuperior a R$ 1,2 milhão, caso fosse feita pelo método de equivalênciapatrimonial, em vez de pelo método de custo adotado, por não se tratarde investimento relevante ou influente.

3± Devem estar registradas na rubrica diferido, segundo a Lei n.o 6.404/76,as aplicações de recursos em despesas que contribuirão para a formaçãodo resultado de mais de um exercício social, inclusive os juros pagos oucreditados aos acionistas durante o período que anteceder o início dasoperações sociais.

4± Dos R$ 5 milhões do capital social inteiramente subscrito, a empresapossui R$ 2,6 milhões registrados como capital social a integralizar noativo circulante, apresentação feita em consonância com o que dispõe aLei n.o 6.404/76.

5± A empresa possui R$ 2,5 milhões de reservas de lucros, que devem serdestinados integralmente para pagamento de dividendos, conformedispõe a Lei n.o 6.404/76.

Quadro NC-II – questões 11 e 12

Demonstração do resultado do exercício social da Companhia Comercial de Alimentos S.A. (CCA)

encerrado em 31/12/99 (em R$ mil)

Receita bruta de vendas 60.000Impostos (10.200)Receita líquida 49.800CMV (custo das mercadorias vendidas) (35.000)Lucro bruto 14.800Despesas comerciais (8.000)Despesas gerais e administrativas (3.500)Despesas financeiras (1.000)Depreciação e amortização (600)Outras despesas (500)Lucro operacional 1.200Resultado não-operacional (100)Lucro antes do IR (imposto de renda) e das CSLL 1.100IR e CSLL (Contribuição social sobre lucro líquido) (374)Lucro líquido 726

QUESTÃO 11QUESTÃO 11QUESTÃO 11QUESTÃO 11

Tendo em vista as informações apresentadas no quadroNC-II, julgue os itens seguintes.

1± As receitas devem ter sido registradas de acordo com oregime de caixa, conforme estabelece a Lei n.o 6.404/76.

2± As despesas de depreciação e amortização não afetamdiretamente o caixa da empresa, apesar de reduzirem oseu lucro.

3± As despesas de comissões de vendedores devem estarregistradas como despesas gerais e administrativas.

4± O resultado não-operacional pode compreender prejuízona venda de bens do ativo imobilizado.

5± Os impostos prediais e territoriais urbanos incidentessobre o valor da sede social da empresa devem serconsiderados como despesas gerais e administrativas oucomo despesas comerciais, e não como impostos emdedução da receita bruta, antes da receita líquida.

QUESTÃO 12QUESTÃO 12QUESTÃO 12QUESTÃO 12

Com relação ao quadro NC-II, julgue os itens a seguir.

1± Caso a CCA não tivesse registrado despesas financeirasno exercício social apresentado, o lucro líquido teriaficado entre R$ 1.300.000 e R$ 1.400.000, considerandoos efeitos do imposto de renda e da contribuição socialsobre o lucro, à alíquota geral de 34% sobre o lucroantes dos impostos.

2± Caso a CCA, no exercício social encerrado em31/12/99, tivesse registrado as despesas financeirasmostradas no quadro NC-II, além de despesas não-dedutíveis para fins de imposto de renda e contribuiçãosocial sobre o lucro, em condições permanentes, deR$ 100.000, então o seu lucro líquido teria sido superiora R$ 690.000 e inferior a R$ 700.000.

3± O lucro líquido acrescido das despesas não-monetáriasoperacionais explicitadas na demonstração totalizaramR$ 1.326.000 no exercício social apresentado.

4± Segundo a Lei n.o 6.404/76, a despesa de provisão paradevedores duvidosos estaria corretamente registradacomo resultado não-operacional.

5± No CMV, deve estar registrado o ICMS incluído nasnotas de compras de mercadorias para revenda, no casode a CCA ser uma empresa atacadista.

Page 7: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - s3.amazonaws.com · departamento de polÍcia federal – dpf academia nacional de polÍcia – anp divisÃo de recrutamento e seleÇÃo – drs processo

UnB / CESPE – MJ/DPF/ANP/DRS Processo de Seleção – Editais de n.os 5, 7 e 10/2000 – PPFCargo: Papiloscopista Policial Federal – 5 / 18 É proibida a reprodução total ou parcial deste material.

QUESTÃO 13QUESTÃO 13QUESTÃO 13QUESTÃO 13

O uso sistemático de impressões digitais para identificar indivíduos tempouco mais de 100 anos. No final do século XIX, existia um método deidentificação concebido pelo Dr. Bertillon, que consistia na medição de 11parâmetros de um determinado indivíduo, sendo que a chance de doisindivíduos possuírem essas mesmas medidas era de 1 em 300 milhões. Em1892, Sir Francis Galton, um antropólogo britânico, em sua obra intituladaFingerprints, estabeleceu a individualidade e a perenidade das impressõesdigitais, e mostrou cientificamente que a chance de dois indivíduos possuíremas mesmas impressões digitais era de 1 em 60 bilhões. Atualmente, muito sefala no exame de DNA, mais precisamente, na comparação de amostras de DNAcomo método extremamente preciso de identificação de um indivíduo.

Com base nessas informações e supondo que no Brasil uma coleta de impressãodigital custa R$ 0,25, enquanto um exame de DNA custa R$ 2.000,00, julgue osseguintes itens.

1± De acordo com o estabelecido por Francis Galton, a chance de dois indivíduospossuírem as mesmas impressões digitais é igual a 0,5% da chance de doisindivíduos possuírem as mesmas medições feitas no método do Dr. Bertillon.

2± No Brasil, o custo de uma coleta de impressão digital é inferior a 0,01% docusto de um exame de DNA.

3± Se, em uma região do Brasil, para cada 5.000 coletas de impressão digitalfeitas anualmente, é realizado 1 exame de DNA, e se, nessa mesma região, emum ano, tiverem sido gastos R$ 60.000,00 com exames de DNA, é corretoconcluir que, naquele ano, terão sido gastos mais de R$ 35.000,00 com a coletade impressões digitais.

4± Considere que, para proceder à coleta de impressões digitais de uma populaçãode 300 mil garimpeiros, sejam contratados os serviços de uma empresa queexecutará essa tarefa ao preço de R$ 0,25 por coleta e a uma taxa de 100 milcoletas por mês. Se o pagamento a essa empresa deve ser feito ao término doterceiro mês, quando terão sido feitas todas as coletas, e ao valorcorrespondente ao pagamento das coletas efetuadas a cada mês deve seraplicada uma taxa mensal de juros compostos de 1%, computados sobre os doisprimeiros meses, é correto afirmar que o total a ser pago à empresa serásuperior a R$ 77 mil.

5± Suponha que, em um laboratório norte-americano, o custo de um exame de DNAé de 1.200 dólares, sendo que, por questões de segurança, os exames devem sersolicitados um de cada vez, e que, para cada novo exame solicitado por umamesma instituição, é dado um desconto correspondente a 10% do preço doexame anterior. Considerando o dólar cotado a R$ 1,80 e desprezando despesasde remessa e devolução dos materiais a serem examinados, é correto concluirque seriam necessários pelo menos cinco exames para que fossefinanceiramente mais vantajoso para uma instituição utilizar os serviços dolaboratório norte-americano em vez de pagar o preço de R$ 2.000,00 porexame, no Brasil.

RASCUNHO

QUESTÃO 14QUESTÃO 14QUESTÃO 14QUESTÃO 14

Na fase atual de globalização do espaço econômicoe de surgimento de blocos econômicos, oentendimento das instituições que regem as relaçõeseconômicas entre países é crucial para uma inserçãoadequada no cenário mundial. Nesse contexto, julgueos itens a seguir.

1± O Banco Internacional para a Reconstrução e oDesenvolvimento Econômico (BIRD) tem porobjetivo conceder empréstimos de longo prazodestinados ao financiamento do crescimentoeconômico dos países-memb ros menosdesenvolvidos.

2± O MERCOSUL constitui um exemplo de uniãoaduaneira porque permite a livre circulação debens, serviços e fatores, fixa uma tarifa externacomum e inclui, também, a harmonização daspolíticas econômicas, monetárias, fiscais esociais dos seus países-membros.

3± A formação de blocos econômicos vincula-seà necessidade de ampliar mercados e criareconomias de escala, tornando os países-membros mais competitivos nos mercadosinternacionais.

4± A participação do México no North AmericanFree Trade Agreement (NAFTA) trará prejuízosaos trabalhadores americanos porque aconcorrência da mão-de-obra barata mexicanacontribuirá para reduzir os níveis de bem-estarda economia norte-americana.

5± De acordo com os princípios que nortearam suacriação, o Fundo Monetário Internacional (FMI)deveria servir como um substituto parcial para osistema do padrão ouro, contribuindo paraestabilizar as taxas de câmbio.

QUESTÃO 15QUESTÃO 15QUESTÃO 15QUESTÃO 15

A análise microeconômica estuda o comportamentoindividual dos agentes econômicos e, por essa razão,constitui um sólido fundamento à análise dosagregados econômicos. A esse respeito, julgue ositens seguintes.

1± Para dois bens quaisquer, quando a curva derenda-consumo é positivamente inclinada em todasua extensão, é correto afirmar que essesprodutos são bens normais.

2± No Brasil, o crescimento da violência aumentoua procura por sistemas de vigilância eletrônica,provocando um deslocamento ao longo da curvade demanda por esses produtos.

3± O progresso tecnológico verificado na área damicroeletrônica reduziu os preços doscomputadores, deslocando a curva de ofertadesses produtos para baixo e para a direita.

4± A dificuldade em impedir altas dos preços dosmedicamentos, que constitui o cerne do embaterecente entre o governo e os laboratóriosfarmacêuticos, explica-se, parcialmente, pelasbaixas elasticidades preço da demanda quecaracterizam esses produtos.

5± Os riscos, em termos de saúde, ocasionados pelafebre aftosa em parte do rebanho brasileiro, alémde desencorajarem o consumo de carne bovina,contribuem, também, para reduzir a demanda poroutras fontes de proteínas, como frango e peixe.

Page 8: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - s3.amazonaws.com · departamento de polÍcia federal – dpf academia nacional de polÍcia – anp divisÃo de recrutamento e seleÇÃo – drs processo

UnB / CESPE – MJ/DPF/ANP/DRS Processo de Seleção – Editais de n.os 5, 7 e 10/2000 – PPFCargo: Papiloscopista Policial Federal – 6 / 18 É proibida a reprodução total ou parcial deste material.

QUESTÃO 16QUESTÃO 16QUESTÃO 16QUESTÃO 16

Temas como a mensuração da produção agregada, o desenho depolíticas macroeconômicas, a análise dos desequilíbrios externos eo desenvolvimento econômico podem ser mais bem compreendidoscom a ajuda da moderna teoria econômica. Utilizando os conceitosessenciais dessa teoria, julgue os itens abaixo.

1± Quando um investidor brasileiro compra um lote de ações deempresa estrangeira no mercado acionário norte-americano, emtermos das contas nacionais, isso representa um aumento doinvestimento nacional.

2± O impacto de políticas macroeconômicas de estabilizaçãodepende das expectativas dos agentes econômicos em relação àsações governamentais porque, a curto prazo, a curva de ofertaagregada da economia baseia-se nas expectativas de preços.

3± Em regime de taxas de câmbio flutuantes, uma expansão dademanda por dólares norte-americanos no Brasil aumentará aoferta de reais, provocando, assim, uma apreciação da moedanacional.

4± Entre 1968 e 1973, o Brasil cresceu rapidamente e sem pressõesinflacionárias, impulsionado por programas de investimentospúblicos e pela expansão econômica mundial. Por essa razão,esse período é conhecido como o período do “milagrebrasileiro”.

5± Um excesso de demanda por um determinado bem, ao preçointernacional, indica que o país possui vantagens comparativasna produção dessa mercadoria.

NOÇÕES DE DIREITOQUESTÃO 17QUESTÃO 17QUESTÃO 17QUESTÃO 17

Acerca do direito constitucional, julgue os itens que se seguem.

1± Considerando que a Constituição da República Federativa doBrasil, promulgada em 5 de outubro de 1988, já sofreu mais detrinta emendas constitucionais em apenas pouco mais de dozeanos de vigência, é juridicamente correto afirmar que aConstituição brasileira é semi-rígida.

2± O conceito sociológico de Constituição considera-a como anorma fundamental de um Estado, destinada a regular a produçãode outras normas jurídicas, que regerão a sociedade.

3± A circunstância de uma determinada mudança formal do textoconstitucional ter maior ou menor amplitude, vale dizer, deatingir maior ou menor quantidade de artigos constitucionais, éjuridicamente irrelevante para caracterizá-la como reforma ourevisão constitucional.

4± Juridicamente, a doutrina admite de maneira pacífica apossibilidade de o legislador constituinte derivado alterar osrequisitos para a mudança da Constituição, com o fito desimplificá-los, seja quanto às limitações temporais, seja quantoàs circunstanciais, seja quanto às materiais.

5± O controle de constitucionalidade é um dos principaismecanismos jurídicos de defesa das constituições; no entanto, adoutrina considera que ele não tem cabimento nos países cujaConstituição seja flexível.

QUESTÃO 18QUESTÃO 18QUESTÃO 18QUESTÃO 18

Acerca do controle de constitucionalidade e dos direitos e garantiasfundamentais, julgue os seguintes itens.

1± No Brasil, embora o controle de constitucionalidade sejaeminentemente judicial, o Poder Executivo tem a possibilidadede interferir no processo legislativo, até de modo preventivo,isto é, impedindo que normas inconstitucionais sejam postas emvigor.

2± Quando a inconstitucionalidade de uma norma é argüida pormeio de ação, qualquer órgão judicial pode examiná-la, até nasações ajuizadas perante órgãos jurisdicionais de primeiro grau,desde que obedecido o devido processo legal.

3± No sistema brasileiro de controle de constitucionalidade, oSupremo Tribunal Federal, mesmo julgando que uma normainfraconstitucional é inconstitucional, pode, em certos casos,preservar alguns efeitos dela, dando caráter não-retroativo, ouseja, ex nunc, à sua decisão.

4± Os direitos e garantias fundamentais, devido à importância quetêm para a realização dos valores jurídicos mais relevantes emuma dada sociedade e em um determinado momento histórico,possuem caráter absoluto, de modo que não admitem limitaçãode nenhuma espécie na legislação infraconstitucional nem, muitomenos, por parte dos órgãos administrativos.

5± Os direitos fundamentais, em sua concepção moderna, têm comouma de suas características não se destinarem apenas àlimitação da ação estatal, pois também exigem prestaçõespositivas do poder público.

QUESTÃO 19QUESTÃO 19QUESTÃO 19QUESTÃO 19

Em relação ao direito constitucional, julgue os itens a seguir.

1± Na proteção à liberdade, a Constituição da República estatuiexpressamente o princípio do devido processo legal comogarantia do cidadão; uma das conseqüências desse princípio éo duplo grau de jurisdição, que, não obstante, admite aexistência de instâncias únicas de julgamento e decisõesjudiciais irrecorríveis.

2± Indivíduos nascidos no exterior poderão, em certos casos,exercer vários dos direitos atribuídos aos brasileiros; nãopoderão, no entanto, ser considerados brasileiros natos.

3± Se um cidadão for interditado por juiz competente, não poderáser eleito, mas manterá o direito de votar.

4± Se um indivíduo sofrer constrangimento ilegal à sua liberdadede locomoção no curso de um inquérito policial ou de uma açãopenal, poderá valer-se da ação de habeas corpus para pôr fimà lesão a seu direito, desde que constitua, por meio deprocuração por instrumento público ou particular, advogadoregularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil.

5± A Constituição da República atribui à Polícia Federal a funçãode polícia judiciária da União, razão pela qual a PolíciaRodoviária Federal não pode investigar crimes em detrimentodo patrimônio, do serviço ou dos bens da União, ainda queperpetrados nas rodovias federais.

Page 9: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - s3.amazonaws.com · departamento de polÍcia federal – dpf academia nacional de polÍcia – anp divisÃo de recrutamento e seleÇÃo – drs processo

UnB / CESPE – MJ/DPF/ANP/DRS Processo de Seleção – Editais de n.os 5, 7 e 10/2000 – PPFCargo: Papiloscopista Policial Federal – 7 / 18 É proibida a reprodução total ou parcial deste material.

QUESTÃO 20QUESTÃO 20QUESTÃO 20QUESTÃO 20

Quando chegava em sua residência no Lago Sul, em Brasília – DF, HH

teve o seu veículo interceptado por dois indivíduos armados (AA e BB), quelhe ordenaram que se dirigisse até o município de Formosa – GO, onde ficouretido em um casebre na periferia. No dia seguinte, AA entrou em contatocom a família de HH e exigiu a importância de R$ 500.000,00 para colocá-loem liberdade. Nesse ínterim, em razão de discriminação religiosa, BB infligiua HH intenso sofrimento físico, colocando-o em um pau-de-arara e aplicando-lhe choques elétricos em várias regiões do corpo. A família de HH resolveupagar o resgate a AA, que recebeu o dinheiro na cidade-satélite de Planaltina– DF, local onde prestou, por telefone, à autoridade policial informaçõesnecessárias para a libertação do seqüestrado e a prisão de BB. A políciajudiciária, informada do local do cativeiro, libertou HH e prendeu BB,conduzindo-o até a cidade de Alto Paraíso – GO, onde foi lavrado o auto deprisão em flagrante. AA, que conseguiu fugir, visando dissimular a naturezae a origem do dinheiro recebido com o resgate, abriu uma empresa detransporte de cargas e adquiriu vários imóveis na cidade de Goiânia – GO.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

1± Por ser a extorsão mediante seqüestro tipificada como crime contra opatrimônio, a sua consumação ocorreu no lugar onde foi pago o resgate, ouseja, em Planaltina – DF. Então, para a consumação desse tipo de crime, éimprescindível que o agente consiga a vantagem econômica desejada.

2± BB responderia pelo crime de tortura, com o aumento da pena em razão de tersido cometido mediante seqüestro.

3± AA responderia pela extorsão mediante seqüestro em concurso com ocrime de lavagem de dinheiro.

4± AA teria a pena do crime de extorsão mediante seqüestro diminuída, em faceda delação.

5± O flagrante de BB é nulo, ante a incompetência, em razão do local, daautoridade policial que lavrou o auto.

QUESTÃO 21QUESTÃO 21QUESTÃO 21QUESTÃO 21

Julgue os itens a seguir.

1± Considerando que, no âmbito penal, a Constituição da República abarcou oprincípio da legalidade – “não há crime sem lei anterior que o defina, nempena sem prévia cominação legal” e que a Lei das Contravenções Penais foielaborada sob a forma de decreto-lei, então é correto afirmar que esta leiencontra-se revogada por força do princípio constitucional da reserva legal.

2± Se o agente praticar um ato tipificado como crime na vigência da lei X, e, notranscorrer da ação penal, surgir uma lei Y, mais gravosa que a lei X, o casodeverá ainda ser apreciado e julgado sob a eficácia da lei mais antiga.

3± Ao crime cometido em águas territoriais do Brasil, a bordo de navio mercantede outra nacionalidade, que perturbe a tranqüilidade da nação, aplica-se a leipenal brasileira.

4± Considerando que uma autoridade policial tenha representado acerca daprisão preventiva de um indivíduo que praticou os crimes de estupro elatrocínio, mas encontrava-se foragido na fase pré-processual, o magistradodeve indeferir o pleito, já que a medida pretendida pela autoridade policialsomente é possível na fase da instrução criminal.

5± Considere a seguinte situação hipotética.Para não lavrar auto de infração, um fiscal de uma prefeitura exigiu de umcomerciante a importância de R$ 10.000,00. Dois dias após o evento, aautoridade policial tomou conhecimento do fato e pediu que o comercianteentrasse em contato com o fiscal e marcasse a entrega da importância.Munidos de aparelhos portáteis de comunicação, o delegado e um agenteprenderam o fiscal no momento em que este recebia a importância exigidadias antes.

Nesse caso, a prisão do fiscal caracterizaria flagrante próprio.

QUESTÃO 22QUESTÃO 22QUESTÃO 22QUESTÃO 22

RM, menor de 21 anos de idade, arrombou

a janela de um estabelecimento comercial e

adentrou no seu interior. Abriu o caixa e retirou

dele uma expressiva quantia em dinheiro, quando

foi surpreendido com o acionamento de um

dispositivo antifurto (alarme sonoro). Nesse

momento, RM chegou a colocar o dinheiro em uma

sacola, mas, com a chegada de pedestres, saiu

correndo, deixando o dinheiro cair no chão.

A perícia técnica realizou exame do local e colheu

vários rastros papilares deixados na janela e no

caixa. Após a comparação de datilogramas, o perito

oficial que elaborou o laudo concluiu que as

impressões digitais encontradas pertenciam a RM.

Ao tomar ciência da conclusão do laudo, a

autoridade policial presidiu uma busca e apreensão

na residência de RM, nada sendo encontrado.

Posteriormente, RM foi indiciado e interrogado,

ocasião em que o delegado exigiu a sua

identificação datiloscópica, apesar da apresentação

da cédula de identidade. Diante da recusa de RM a

submeter-se à identificação datiloscópica, a

autoridade policial o autuou em flagrante por

desobediência.

Com relação à situação hipotética apresentada e à

legislação pertinente, julgue os itens abaixo.

1± Nesse caso, estaria configurado, em tese, furto

tentado mediante rompimento de obstáculo, apesar

da existência do dispositivo antifurto.

2± Segundo a orientação jurisprudencial, o

reconhecimento da qualificadora do rompimento de

obstáculo depende de regular exame pericial.

3± De acordo com a norma processual penal, a perícia

datiloscópica realizada pelo perito oficial seria

válida.

4± Somente a autoridade judiciária poderia ter

determinado a busca domiciliar.

5± A recusa de RM a submeter-se à identificação

datiloscópica não configuraria crime de

desobediência, pelo fato de a ordem da autoridade

policial não ser legal.

Page 10: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - s3.amazonaws.com · departamento de polÍcia federal – dpf academia nacional de polÍcia – anp divisÃo de recrutamento e seleÇÃo – drs processo

UnB / CESPE – MJ/DPF/ANP/DRS Processo de Seleção – Editais de n.os 5, 7 e 10/2000 – PPFCargo: Papiloscopista Policial Federal – 8 / 18 É proibida a reprodução total ou parcial deste material.

QUESTÃO 23QUESTÃO 23QUESTÃO 23QUESTÃO 23

Ao passar nas adjacências de uma boate, João, agindo

com vontade de matar, derramou gasolina e ateou fogo nas vestes

de um rapaz que dormia alcoolizado na sarjeta e que, em

decorrência das queimaduras sofridas, veio a falecer, ficando

com o rosto completamente desfigurado. João foi preso em

flagrante, tendo a autoridade policial lavrado o auto e

comunicado tal fato ao juiz dois dias após. A vítima não portava

documento de identidade e não foi reconhecida por parentes ou

amigos, o que levou a autoridade policial a solicitar a perícia do

Instituto de Criminalística para tentar identificá-la. Para

acompanhar a perícia, o advogado de João indicou dois

assistentes técnicos. Ao ser apresentado o laudo datiloscópico,

a autoridade policial constatou que havia divergência entre os

pareceres e as conclusões dos expertos oficiais que o

subscreveram. Ficou comprovado, posteriormente, que o parecer

de um dos peritos oficiais estava eivado de falsidade, tendo este

deliberadamente afirmado inverdades acerca de dados objetivos

colhidos, com a intenção de favorecer o indiciado. Antes da

conclusão do inquérito, o perito cujo parecer estava eivado de

falsidade retratou-se e declarou a verdade.

Com relação a essa situação hipotética e à legislação pertinente,

julgue os itens que se seguem.

1± João praticou um homicídio duplamente qualificado – com o

emprego de fogo e mediante recurso que dificultou ou tornou

impossível a defesa do ofendido –, caracterizando-se um crime

hediondo.

2± Para a realização da perícia datiloscópica, a autoridade policial

poderia receber a indicação dos assistentes técnicos da defesa,

mas teria de dar ciência ao Ministério Público, na qualidade de

titular da ação penal.

3± O perito cujo parecer estava eivado de falsidade teria praticado

o crime tentado de falsa perícia, por ter-se retratado antes da

conclusão do inquérito policial.

4± Nas situações em que há divergências entre pareceres e

conclusões de dois peritos oficiais em laudos datiloscópicos, a

autoridade policial competente deve nomear um terceiro perito

para desempate.

5± O auto de prisão em flagrante seria nulo, pelo fato de a

autoridade policial não ter comunicado imediatamente a

segregação de João à autoridade judicial.

QUESTÃO 24QUESTÃO 24QUESTÃO 24QUESTÃO 24

LG, ML e WL, sócios-gerentes da empresa LMW Com.

e Representações Ltda., deixaram de pagar tributos estadual e

federal nos exercícios de 1987 a 1999, fraudando as

administrações fazendárias estadual e federal por omissão de

operações tributáveis em seus livros e documentos fiscais.

A empresa foi autuada e notificada administrativamente,

ofertando defesa regularmente. O Ministério Público estadual

tomou ciência dos fatos por meio de peças informativas e, antes

do término dos procedimentos administrativos-fiscais, ofertou

denúncia contra LG, ML e WL por sonegação fiscal e lavagem

de dinheiro, este último crime pelo fato de os denunciados, nos

exercícios de 1998 e 1999, terem adquirido vários imóveis com

o dinheiro que deixaram de recolher aos erários estadual e

federal. A empresa LMW impetrou habeas corpus em favor dos

seus representantes legais (sócios), visando ao trancamento da

ação penal.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens abaixo.

1± Apesar de as fraudes fiscais envolverem impostos federal e

estadual, a competência para processar e julgar os crimes de

sonegação fiscal seria da justiça comum, em face da conexão.

2± Os crimes de sonegação fiscal são de ação pública

incondicionada. Por isso, o término dos procedimentos

administrativos-fiscais não co ns tituiria condição de

procedibilidade para o Ministério Público iniciar a persecução

penal em juízo.

3± O Ministério Público estadual teria agido corretamente ao

considerar que os sócios, quando adquiriram imóveis com o

objetivo de ocultar ou dissimular a origem dos recursos

provenientes do crime de sonegação fiscal, incorreram no crime

de lavagem de dinheiro.

4± Sabendo que a lei fiscal em vigor em 1987 era a Lei n.º 4.729/65

(derrogada) e que, a partir de 1990, foi instituída nova lei

(Lei n.º 8.137/90), então, como as condutas ilícitas – sonegações

fiscais – ocorreram nos exercícios fiscais de 1987 a 1999, em

continuidade delitiva, a elas seria aplicada a Lei n.o 8.137/90,

em lugar da Lei n.o 4.729/65.

5± O habeas corpus impetrado pela empresa deveria ser

considerado improcedente, pois a pessoa jurídica não tem

legitimidade ativa para impetrá-lo.

Page 11: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - s3.amazonaws.com · departamento de polÍcia federal – dpf academia nacional de polÍcia – anp divisÃo de recrutamento e seleÇÃo – drs processo

UnB / CESPE – MJ/DPF/ANP/DRS Processo de Seleção – Editais de n.os 5, 7 e 10/2000 – PPFCargo: Papiloscopista Policial Federal – 9 / 18 É proibida a reprodução total ou parcial deste material.

QUESTÃO 25QUESTÃO 25QUESTÃO 25QUESTÃO 25

Acerca dos crimes contra a administração pública, julgue os itensseguintes.

1± Se, para emitir parecer em um laudo de exame de local(arrombamento), XB, perito do Instituto de Criminalística, exigirdo proprietário da residência furtada, para si e seu colega, aimportância de R$ 3.000,00, com tal conduta, XB praticará ocrime de corrupção passiva.

2± Se, com o objetivo de receber um cheque dado em garantia dedívida, apresentado no banco sacado e devolvido porinsuficiência de fundos, um delegado de polícia determinar aexpedição de um mandado de intimação a um indivíduo que serecuse a cumpri-lo, então, ao desobedecer a ordem daautoridade, o indivíduo praticará o crime de desobediência.

3± Considere a seguinte situação hipotética.OB, indiciado em procedimento investigatório pelo crime defurto, dirigiu-se até a delegacia de polícia com a intenção detirar satisfações com um dos peritos subscritores do laudoque o incriminava. Por não ter encontrado o perito norecinto, OB passou a ofendê-lo publicamente, proferindoimpropérios contra a sua conduta.

Nesse caso, pelo fato de o perito oficial não se encontrarpresente, o crime de desacato não restaria configurado.

4± O funcionário público que se apropria de dinheiro público deque tem a posse em razão do cargo e aplica-o no mercadofinanceiro com a intenção de restituir o principal, ficando comos juros, pratica, em tese, peculato.

5± Os peritos judiciais são considerados funcionários públicos paraos efeitos penais.

QUESTÃO 26QUESTÃO 26QUESTÃO 26QUESTÃO 26

Julgue os seguintes itens.

1± Nos crimes ambientais, além da pessoa física, a pessoa jurídicatambém pode figurar como sujeito ativo das infrações.

2± Comete o crime de violar direitos de autor de programa decomputador o agente que, tendo a licença de uso de um software,o reproduz, em um só exemplar, para fins de armazenamentoeletrônico.

3± A simples declaração do acusado de tráfico de entorpecentes deque é viciado em drogas obriga o magistrado, sob pena denulidade, a submetê-lo a exame de dependência toxicológicapara fins de inimputabilidade penal.

4± O condenado em crime de latrocínio, por fato ocorrido em 1991,para preencher o requisito objetivo temporal do livramentocondicional, terá de cumprir mais de dois terços da reprimendae não poderá ser reincidente específico em crimes hediondos ouequiparados.

5± O sujeito que, encontrando-se no interior de sua residência, demadrugada, efetua disparo de arma de fogo em direção à rua,pratica o crime de disparo de arma de fogo.

QUESTÃO 27QUESTÃO 27QUESTÃO 27QUESTÃO 27

No que se refere ao direito administrativo, julgue os itens abaixo.

1± O direito administrativo disciplina integralmente todos osaspectos jurídicos da prestação de serviços ao Estado dosagentes públicos em geral.

2± No exercício do poder hierárquico, o superior, emcertas circunstâncias, pode tanto avocar a prática dedeterminado ato quanto, ele próprio, aplicar sanções punitivasa seus subordinados.

3± Se um servidor do Departamento de Polícia Federal, noexercício da função, cometer ato que, simultaneamente, causedano patrimonial a um cidadão, constitua crime e esteja previstona Lei da Improbidade Administrativa, a União poderá serprocessada para indenizar o lesado, cabendo ação regressivacontra o servidor; este poderá, ainda, sofrer a pena aplicada emvirtude de processo-crime decorrente do ato e poderá vir a sercondenado em ação específica, ajuizada para punir aimprobidade administrativa, com reflexos até em seus direitospolíticos.

4± O presidente da República pode, ao regulamentar uma lei,estatuir todos os direitos e deveres necessários ao cumprimentoda lei regulamentada, ainda que nela não tenham sidoexpressamente previstos.

5± Nas concessões de serviço público, o descumprimento dosdeveres do concessionário, regularmente apurado, pode ensejara retomada do serviço por parte do poder concedente, por meioda encampação até dos bens e da maquinaria empregados noserviço.

QUESTÃO 28QUESTÃO 28QUESTÃO 28QUESTÃO 28

Em relação ao direito administrativo, julgue os itens que se seguem.

1± Quando a lei admite que a autoridade administrativa pratique atoadministrativo com base no poder discricionário, a autoridadepoderá estabelecer a competência para a prática do ato.

2± Se o Tribunal de Contas da União constatar o cometimento deato ilegal por parte de órgão federal, poderá determinar-lhe aimediata revogação do ato, sem prejuízo da responsabilizaçãodaqueles que lhe deram causa; nesses casos de ilegalidade, oMinistério Público também pode ajuizar ação para a supressãodo ato.

3± Se um cidadão não-integrante da administração pública auferirbenefício em razão de ato de improbidade perpetrado pordirigente de autarquia, aquele poderá figurar no pólo passivo doprocesso derivado da improbidade, mesmo em face da condiçãosua de particular.

4± O agente público somente poderá ser responsabilizadojudicialmente por ato de improbidade se houver completatipificação do ato no Código Penal e na legislação penalespecial.

5± Não pode a lei instituidora de uma empresa pública autorizar,também, a criação de uma subsidiária dela.

Page 12: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - s3.amazonaws.com · departamento de polÍcia federal – dpf academia nacional de polÍcia – anp divisÃo de recrutamento e seleÇÃo – drs processo

UnB / CESPE – MJ/DPF/ANP/DRS Processo de Seleção – Editais de n.os 5, 7 e 10/2000 – PPFCargo: Papiloscopista Policial Federal – 10 / 18 É proibida a reprodução total ou parcial deste material.

CONHECIMENTOS GERAISQUESTÃO 29QUESTÃO 29QUESTÃO 29QUESTÃO 29

A última década deste século assinala sensíveis transformações nas

relações internacionais, produzindo um cenário novo que, embora

não aponte com clareza indiscutível o rumo que estará tomando,

certamente se distingue daquele modelo com o qual o mundo

conviveu a partir do término da Segunda Guerra. No que se refere

ao cenário internacional da atualidade, julgue os itens seguintes.

1± O colapso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas

(URSS), acompanhado pelo desmantelamento do chamado

socialismo real do Leste europeu, pôs fim ao caráter bipolar das

relações internacionais que o imediato pós-Segunda Guerra

Mundial havia engendrado.

2± A Guerra Fria, fortemente contingenciada pelo confronto

ideológico entre capitalismo e socialismo e pela disputa por

áreas de influência entre a URSS e os Estados Unidos da

América (EUA), perdeu sentido a partir do momento em que uma

crise profunda interrompeu a experiência soviética, deixando o

campo livre à atuação norte-americana.

3± Fundamentalismos religiosos, questões étnicas e manifestações

diversas de nacionalismos, muitas vezes assumindo formas

perigosas de racismo e de xenofobia, despontam neste fim de

século como forças de expressão que influem na configuração do

mapa geopolítico e das relações internacionais.

4± O tradicional isolacionismo que caracteriza a política externa

dos EUA desde o século XIX adquire intensidade ainda maior

na atualidade, quer pela ausência de adversários de peso, quer

pelo desinteresse das empresas norte-americanas em ampliarem

seus mercados externos.

5± A mudança dos paradigmas da política internacional, verificada

nesses últimos anos, trouxe outra conseqüência notável,

sobretudo pelo que representa em termos de distensão e de

valorização do ideal de um mundo sem confrontos bélicos: o fim

das atividades militares da Organização do Tratado do Atlântico

Norte (OTAN).

QUESTÃO 30QUESTÃO 30QUESTÃO 30QUESTÃO 30

Quando se analisa o contexto latino-americano dos dias atuais,verifica-se a existência de um quadro político e econômico bemdiferente daquele prevalecente nas décadas de 60 e 70. A respeitodessa América Latina contemporânea, julgue os itens que se seguem.

1± Após um período em que predominaram regimes militaresautoritários, a América Latina convive, de uma forma geral, apartir dos anos oitenta, com a normalidade institucional e orespeito às normas próprias da democracia representativa.

2± Sob o ponto de vista polí tico, Peru, Venezuela e Cuba sãobastante semelhantes: nos três casos, as eleições presidenciaisdiretas, embora resguardando todo o rito formal dasdemocracias, sofreram contestações internas e internacionais.

3± A intensa propagação do narcotráfico, a ação de guerrilhas e acrise econômica, gerando permanente e explosiva tensão social,fazem da Bolívia, hoje, o país latino-americano em piorescondições institucionais e o que mais preocupação gera emseus vizinhos.

4± A Argentina de Carlos Menem, o Peru de Alberto Fujimori e oBrasil de Fernando Henrique Cardoso mostraram-seidentificados quanto à adoção do princípio da reeleiçãopresidencial, decisão que modificou uma tradição política daregião.

5± Sob o ponto de vista econômico, os países latino-americanos,sobretudo pela ação resoluta do México, do Chile, da Argentinae do Brasil, têm resistido à adoção das políticas neoliberais,argumentando ser impossível conviver com seu elevado custosocial.

QUESTÃO 31QUESTÃO 31QUESTÃO 31QUESTÃO 31

No cenário mundial contemporâneo, estudiosos, estrategistas eespecialistas buscam aprofundar seus conhecimentos sobre aRepública Popular da China, um gigante em termos de extensãoterritorial, cultura, capacidade militar e peso demográfico, quedeverá exercer papel de extrema importância no mundo do séculoXXI. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

1± Com uma população em torno de um bilhão e trezentos milhõesde habitantes, a China apresenta-se, pelo menos em tese, comoexcelente mercado consumidor a ser conquistado.

2± A recusa chinesa em pleitear seu ingresso na OrganizaçãoMundial do Comércio, além da posição da União Européia deimpedir que esse ingresso se concretize, dificulta a inserção dopaís no mercado internacional.

3± Seguindo o exemplo da extinta URSS, a China apega-se cada vezmais ao tradicional modelo econômico socialista, o que afastaqualquer possibilidade de aproximação dos investidoresestrangeiros.

4± Em aparente contradição com o que é feito na economia, a Chinafomenta veloz processo de abertura política, promovendoeleições gerais e reduzindo, drasticamente, o poder do PartidoComunista.

5± Em decisão histórica, ocorrida em setembro de 2000, quesepultou o que ainda poderia existir de resquício da Guerra Fria,o Senado norte-americano autorizou a normalização das relaçõescomerciais entre os EUA e a China.

Page 13: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - s3.amazonaws.com · departamento de polÍcia federal – dpf academia nacional de polÍcia – anp divisÃo de recrutamento e seleÇÃo – drs processo

UnB / CESPE – MJ/DPF/ANP/DRS Processo de Seleção – Editais de n.os 5, 7 e 10/2000 – PPFCargo: Papiloscopista Policial Federal – 11 / 18 É proibida a reprodução total ou parcial deste material.

QUESTÃO 32QUESTÃO 32QUESTÃO 32QUESTÃO 32

Não se pode classificar de vitoriosa a participação brasileiranas Olimpíadas de 2000, realizadas em Sydney. Analisadosos resultados, é provável que nenhuma derrota tenha chocadomais do que aquela protagonizada pelo futebol masculino,melancolicamente eliminado na segunda etapa da competição.Relativamente ao desempenho do Brasil nesses derradeiros JogosOlímpicos do século XX, julgue os itens seguintes.

1± Tão profissionais quanto os jogadores da seleção masculina,auferindo salários cujos valores em muito se aproximam dos quesão pagos aos homens, as atletas da seleção feminina de futeboltiveram um desempenho praticamente idêntico ao do timedirigido por Wanderley Luxemburgo.

2± A fraca participação brasileira pode ser também explicada pelofato de que, com a promulgação da Lei Pelé e com o fechamentodos bingos em todo o país, cessaram as fontes de financiamentopara o chamado esporte olímpico.

3± A derrota da seleção olímpica brasileira de futebol ocorreu emum momento difícil para alguns dirigentes desse esporteprofissional no Brasil: recentemente, o Senado aprovou aconstituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito com aincumbência de examinar, entre outros fatos, o contrato depatrocínio celebrado entre a Confederação Brasileira de Futebole uma multinacional fabricante de artigos esportivos.

4± É provável que a má campanha do Brasil leve até à mudança daConstituição de 1988 que, de forma inovadora, vedou atransferência de recursos públicos para o esporte, incluindo aproibição de patrocínio por parte das empresas estatais.

5± Para além do desempenho e da emoção dos atletas, também ficouevidenciada a íntima vinculação, na atualidade, entre os esportese os interesses empresariais.

QUESTÃO 33QUESTÃO 33QUESTÃO 33QUESTÃO 33

Ao anunciar um cronograma que antecipa sua saída do governo,Alberto Fujimori mais uma vez colocou seu país – o Peru – nasmanchetes dos jornais, além de obrigar seus vizinhos latino-americanos a se debruçarem sobre a delicada questão política que,direta ou indiretamente, repercute em toda a região. Quanto aoperíodo Fujimori, julgue os itens a seguir.

1± No cômputo geral de seu longo período de governo, Fujimori –conhecido em seu país como El Chino – vangloria-se de terimposto pesada derrota à guerrilha do Sendero Luminoso, que,por muitos anos, espalhou sua ação pelo Peru.

2± Para os analistas da cena peruana, Fujimori colocou em práticauma forma de governar em que se misturam populismo,autoritarismo e liberalismo econômico, o que explica asparcelas significativas de apoio que foi amealhando.

3± Ao anunciar sua saída futura do governo, no calor de uma criseem que denúncias de corrupção atingiram gente muito próximaa ele, Fujimori demonstrou que a ausência de apoio militar – oExército peruano nunca esteve com ele – agora lhe foi fatal.

4± A hipótese de uma ruptura institucional, seja pela clássica via degolpe militar ou por qualquer outro meio, tanto no Peru quantoem qualquer outro país sul-americano, foi prevista na recenteCúpula dos Presidentes da América do Sul, que, reunida emBrasília, admitiu, em determinadas circunstâncias, o apoio aesse tipo de ação política.

5± A estabilidade econômica do Peru, sob Fujimori, foi possívelgraças à enorme produção petrolífera do país, que lhe garanteuma balança comercial superavitária, e ao rígido controle dosgastos públicos, o que permitiu elevação de salários eampliação do nível de emprego.

QUESTÃO 34QUESTÃO 34QUESTÃO 34QUESTÃO 34

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) épresença marcante na cena política brasileira atual. Suas açõesencontram defensores e opositores e, quase sempre, são noticiadaspelos meios de comunicação. Em relação ao MST e à sua grandeevidência no Brasil atual, julgue os itens que se seguem.

1± O MST luta pela reforma agrária, o que compreende aredefinição da propriedade fundiária no país e a adoção demecanismos que viabilizem a fixação do homem no campo.

2± Embora sua atuação ocorra de modo muito abrangente,envolvendo praticamente todas as regiões brasileiras, o MSTnão existe, a rigor, nos três estados do Sul, o que pode serexplicado pela ausência da grande propriedade, de terrasimprodutivas e de tensão social no campo nessa região.

3± O episódio de Eldorado de Carajás, no qual morreram quasevinte trabalhadores rurais, pode ser entendido como um fatoisolado, já que, nos últimos anos, o número de choques e demortes no campo tem apresentado acentuado declínio.

4± Ao abandonar a tática de ocupação de prédios públicos, decisãoque tomou há dois anos, o MST credenciou-se a aumentar suabase de apoio social e a promover rodadas de negociações como governo federal, o que tem feito amiúde e com bonsresultados.

5± Para manter a integridade de sua luta, o MST proíbe que suaslideranças se candidatem a qualquer cargo eletivo, da mesmaforma que se afasta, conscientemente, de qualquer possibilidadede vinculação de sua imagem à de qualquer partido político.

QUESTÃO 35QUESTÃO 35QUESTÃO 35QUESTÃO 35

Os episódios envolvendo o general Augusto Pinochet, nessesúltimos tempos, não apenas chamam a atenção para o processo detransição política – do autoritarismo à democracia – vivido peloChile, mas também suscitam outro tipo de discussão, como é o casoda universalidade dos direitos humanos. A respeito dessesacontecimentos, julgue os seguintes itens.

1± Estando na Grã-Bretanha, Pinochet foi detido pelas autoridadesbritânicas, atendendo a uma solicitação feita pela justiçaespanhola; ao fim do processo, negada a extradição, o ex-chefede Estado chileno pôde retornar a seu país.

2± Com o país assistindo a manifestações de apoio e de repúdio aoantigo chefe do regime autoritário, a Corte Suprema chilenasuspendeu as imunidades que Pinochet se autoconcedeu,nomeando-se senador vitalício, o que permite a continuidade deseu julgamento.

3± A argumentação utilizada pela justiça espanhola contra Pinochetsustenta-se no caráter universal dos direitos humanos, os quaisteriam sido sistematicamente desrespeitados pelo regime militarchileno, pela prática de prisões arbitrárias, torturas e mortes.

4± Documentos revelados recentemente dão conta de que osregimes militares que se abateram sobre o Cone Sul, e quetiveram no Chile de Pinochet um de seus maiores expoentes,concertaram ações coordenadas para o combate aos seusinimigos, como o que teria ocorrido com a chamada OperaçãoCondor.

5± A transição chilena do regime autoritário para a democraciadeu-se da maneira como, tradicionalmente, ocorre na AméricaLatina: uma solução negociada, em que a ruptura radical éevitada a todo custo.

Page 14: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - s3.amazonaws.com · departamento de polÍcia federal – dpf academia nacional de polÍcia – anp divisÃo de recrutamento e seleÇÃo – drs processo

UnB / CESPE – MJ/DPF/ANP/DRS Processo de Seleção – Editais de n.os 5, 7 e 10/2000 – PPFCargo: Papiloscopista Policial Federal – 12 / 18 É proibida a reprodução total ou parcial deste material.

QUESTÃO 36QUESTÃO 36QUESTÃO 36QUESTÃO 36

É inegável o papel de destaque que, nas últimas décadas desteséculo, o Papa João Paulo II tem desempenhado. Essa importânciadecorre não apenas de sua atuação como líder espiritual de uma dasmaiores religiões do mundo, mas também de sua influência políticae do peso de suas opiniões no campo do comportamento humano. Apropósito desse assunto, julgue os itens seguintes.

1± Sob o ponto de vista doutrinário, João Paulo II é profundamenteinovador, chegando a ser visto mesmo como revolucionário:com naturalidade, aceita as inovações que alteramsubstantivamente a doutrina católica, chancelando-ase estimulando sua adoção.

2± Em nenhum outro pontificado deste século foi tão flagrante oapoio oficial da Igreja Católica aos movimentos sociais e àchamada Teologia da Libertação, bastante identificada com oesforço de unir a fé às transformações da sociedade.

3± Para alguns analistas, a eleição de um papa polonês (João PauloII) e sua atuação nos primeiros anos que se seguiram à suaescolha tiveram repercussão expressiva no processo dedesmonte dos Estados socialistas do Leste europeu.

4± Sob João Paulo II, a Igreja Católica tem-se esforçado por reveratos do passado e, em muitas situações, pediu perdão por errosou equívocos cometidos, do que são representativos os casosdos judeus e dos indígenas.

5± Ao beatificar o papa João XXIII, João Paulo II fez relembrar umperíodo que, malgrado sua reduzida dimensão temporal, marcoudefinitivamente a história da Igreja que, renovando-se,estimulava o ecumenismo e a denúncia das injustiças sociais.

QUESTÃO 37QUESTÃO 37QUESTÃO 37QUESTÃO 37

O mundo contemporâneo volta-se para as questões ambientais comoem nenhuma outra época da História. Isso deve-se, entre outrasrazões, à crescente consciência de que o progresso a qualquer custopode significar um preço alto demais e inviabilizar a própria vidano planeta. Sob a óptica do desenvolvimento sustentável, que ganhacrescente importância na atualidade, julgue os itens abaixo.

1± Parece existir uma tendência a identificar no modelo dedesenvolvimento embasado na industrialização intensiva umclaro esgotamento, a começar por sua repercussão direta nadestruição da natureza, em que se destacam as mais diversasformas de poluição ambiental.

2± Encontros internacionais que se multiplicam, envolvendoespecialistas, organizações não-governamentais e representantesdos Estados e do sistema produtivo, têm debatido a questãoambiental e, apesar de posições bastante divergentes, resultamem sugestões que podem alterar o quadro hoje existente.

3± Chama a atenção a ausência da Organização das Nações Unidas(ONU), por seus órgãos especializados, nesse tipo de discussãoque se vem alastrando pelo mundo. Essa omissão pode serexplicada pelo fato de a ONU sempre estar voltada para asquestões políticas e de segurança internacional.

4± Por desenvolvimento sustentável entende-se a preocupação de,garantindo-se a continuidade do processo produtivo, de restoindispensável à própria vida, zelar para que isso se dê demaneira equilibrada, favorecendo a interação não-predatóriaentre o homem e a natureza.

5± Resultante de estudos e encontros internacionais, a Agenda 21corresponde a um documento-síntese, assinado por todos osEstados soberanos existentes no mundo, que é um autênticocompromisso moral: eliminar, até o ano 2021, todas as formasde produção que degradem o ambiente.

QUESTÃO 38QUESTÃO 38QUESTÃO 38QUESTÃO 38

A elevação do preço do petróleo nos mercados internacionais, nestesegundo semestre de 2000, trouxe insegurança e medo de uma crisegeneralizada em amplos setores da economia mundial. Afinal, vivosestão os efeitos da grande crise do petróleo, em 1973, que, no casobrasileiro, atingiu em cheio o “milagre econômico” que então seproduzia. A respeito dos acontecimentos recentes, relativos aomercado petrolífero e da sua comparação com a crise de 1973,julgue os itens que se seguem.

1± Se comparada à situação de 1973, a posição do Brasil hoje émenos vulnerável às oscilações de preço do petróleo nomercado internacional, entre outras razões, porque, ao longo dosúltimos anos, o país ampliou consideravelmente sua produção doóleo.

2± Sob o ponto de vista da capacidade técnica, um dos setores emque a PETROBRAS mais se destaca, em âmbito mundial, é o daprospecção de petróleo em águas profundas, de que é bomexemplo o trabalho que realiza na bacia de Campos, no estadodo Rio de Janeiro.

3± O fim da Organização dos Países Exportadores de Petróleo(OPEP), determinado pelas múltiplas dissenções entre seusintegrantes, acabou minimizando, para os países importadores depetróleo, os efeitos de uma eventual nova crise mundial.

4± A recente alta de preços do petróleo deveu-se, sobretudo, àintransigência dos produtores árabes que, com a Arábia Sauditaà frente, recusaram-se a atender aos apelos vindos de todas aspartes do mundo para que aumentassem sua produção e, assim,forçassem a queda nos preços.

5± Dessa vez, Saddam Hussein não pôde ser o bode expiatório demais uma crise internacional: por causa do embargo que lhe foiimposto pela ONU, o Iraque não extrai petróleo desde o fim daGuerra do Golfo, exatamente porque não tem a quem vender.

QUESTÃO 39QUESTÃO 39QUESTÃO 39QUESTÃO 39

As eleições de 2000 envolveram todos os municípios brasileiros,mobilizando expressivo contingente eleitoral na escolha deprefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Acerca desse processoeleitoral, julgue os itens a seguir.

1± A introdução da urna eletrônica nas eleições municipais excluiuapenas os pequenos municípios criados a partir da promulgaçãoda Constituição da República, sendo que todos os demaismunicípios tiveram acesso à novidade.

2± Retomando antiga prática eleitoral brasileira, que existiu até oadvento do regime militar, em 1964, nas atuais eleições oscandidatos a prefeito e a vice-prefeito foram votadosseparadamente, admitindo-se mesmo o surgimento de candidatosavulsos, isto é, não-vinculados a uma chapa.

3± Apesar de algumas celeumas, ocorridas em pontos isolados dopaís, a justiça eleitoral cumpriu o que determina a Constituiçãoda República, permitindo ao analfabeto votar e ser votado.

4± O segundo turno nas eleições para o Poder Executivo municipalsó existe nas capitais dos estados.

5± Nestas eleições municipais, foi possível ao ocupante do cargode prefeito pleitear sua reeleição, o que até então lhe eravedado.

Page 15: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - s3.amazonaws.com · departamento de polÍcia federal – dpf academia nacional de polÍcia – anp divisÃo de recrutamento e seleÇÃo – drs processo

UnB / CESPE – MJ/DPF/ANP/DRS Processo de Seleção – Editais de n.os 5, 7 e 10/2000 – PPFCargo: Papiloscopista Policial Federal – 13 / 18 É proibida a reprodução total ou parcial deste material.

LÍNGUA PORTUGUESATexto LP-I – questões de 40 a 43

Estava no Brasil

A cooperação foi similar à da Operação Condor, só que1

estritamente dentro da lei e a favor da democracia. No últimofim de semana, a Polícia Federal deteve em Foz do Iguaçu, noParaná, o general paraguaio Lino Oviedo, havia meses foragido,4

e cuja prisão preventiva com fins de extradição tinha sidopedida pelo Paraguai. No apartamento no qual se escondia,foram encontrados um revólver calibre 38, dez telefones7

celulares e uma peruca. Oviedo, que já comandou uma tentativade golpe em 1996, é acusado de tramar o assassinato do vice-presidente de seu país, Luis María Argaña, no ano passado.10

Preso, ele poderá ser extraditado para o Paraguai, onde goza degrande simpatia popular e nenhuma do governo. Com sua famade golpista, Oviedo é o principal suspeito de ter planejado a13

última quartelada para derrubar o governo do presidente LuisGonzález Macchi, há um mês. É um abacaxi para os paraguaios.Se livre e clandestino, é um incômodo para o governo; dentro de16

uma prisão no Paraguai, Oviedo é um perigo ainda maior, poisestará mais próximo e à vista de seus seguidores. O governobrasileiro não podia deixar de prender o general paraguaio. Um19

dos compromissos dos países-membros do MERCOSUL é aadesão ao regime democrático. Dar cobertura a golpistas, comoOviedo, não é um alento à democracia. O destino do general no22

Brasil está nas mãos do Supremo Tribunal Federal, responsávelpor julgar o pedido de extradição.

Veja, 21/6/2000 (com adaptações).

QUESTÃO 40QUESTÃO 40QUESTÃO 40QUESTÃO 40

Com relação às idéias e às informações do texto LP-I, julgue ositens abaixo.

1± Infere-se do texto que a Operação Condor foi ilegal.2± O governo paraguaio solicitou à Polícia Federal do Brasil a

prisão do general Lino Oviedo por não ter corporação

suficientemente equipada para fazê-lo.3± Não há acusações suficientes e fundamentadas que sustentem a

prisão do general. Para o povo, ele é apenas um perseguidopolítico.

4± A prisão do general, segundo o texto, não constitui alívio parao governo paraguaio, embora atenda aos anseios do governodesse país.

5± A ação da Polícia Federal está de acordo com os compromissosassumidos pelos países-membros do MERCOSUL, entre osquais o Brasil e o Paraguai se inserem.

QUESTÃO 41QUESTÃO 41QUESTÃO 41QUESTÃO 41

Com relação à pontuação do texto LP-I, julgue os itens que seseguem.

1± A justificativa para a vírgula imediatamente posterior a“No último fim de semana” (R.2-3) é a mesma que correspondeàquela posterior a “Preso” (R.11).

2± Se uma vírgula fosse inserida imediatamente após “apartamento”(R.6), as relações semânticas e sintáticas do período do textoseriam mantidas inalteradas.

3± Na linha 8, a vírgula após “Oviedo” não tem justificativagramatical, já que a oração posterior introduz uma informaçãoexplicativa.

4± Na linha 15, seria correto suprimir a vírgula.5± O último período do texto poderia ser corretamente reescrito

com a locução adverbial “no Brasil” entre vírgulas.

QUESTÃO 42QUESTÃO 42QUESTÃO 42QUESTÃO 42

Considerando a tipologia do texto LP-I, julgue os seguintes itens.

1± O texto não está estrategicamente bem definido, já que o fato deconter um único parágrafo não permite que haja uma introduçãoe uma conclusão do assunto.

2± Apesar de o texto ser informativo, há uma tomada de posição doautor desfavorável à ação da Polícia Federal brasileira e emsolidariedade ao governo paraguaio.

3± O texto tem uma linguagem metafórica que, por vezes,compromete a informação dada.

4± No texto, predomina a linguagem conotativa.5± Os três últimos períodos do texto não mantêm uma seqüência

lógica com o restante do parágrafo.

QUESTÃO 43QUESTÃO 43QUESTÃO 43QUESTÃO 43

Em cada um dos itens seguintes, foi feita a reescritura de um períododo texto LP-I. Julgue-os quanto à manutenção do sentido original eà correção gramatical.

1± Segundo período: Foi detido, na semana passada, em Foz doIguaçu, no Paraná, o general Lino Oviedo, que tinha suaprisão preventiva decretada pelo governo paraguaio.

2± Terceiro período: Encontraram-se, no apartamento em que seescondia, um revólver calibre 38, dez telefones celulares euma peruca.

3± Quarto período: Acusa-se Oviedo, que, em 1996, já comandouuma tentativa de golpe, de tramar, no ano passado, oassassinato do vice-presidente de seu país, Luis MaríaArgaña.

4± Quinto período: Ele poderá ser extraditado e, preso, levadopara o Paraguai, lugar onde goza de grande simpatia populare nenhuma do governo.

5± Último período: O destino do general no Brasil, que éresponsável por julgar o pedido de extradição, está nas mãosdo Supremo Tribunal Federal.

Page 16: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - s3.amazonaws.com · departamento de polÍcia federal – dpf academia nacional de polÍcia – anp divisÃo de recrutamento e seleÇÃo – drs processo

UnB / CESPE – MJ/DPF/ANP/DRS Processo de Seleção – Editais de n.os 5, 7 e 10/2000 – PPFCargo: Papiloscopista Policial Federal – 14 / 18 É proibida a reprodução total ou parcial deste material.

Texto LP-II – questões de 44 a 48

Operação Paraguai

O comissário Adelio Gray e o oficial Miguel1

Deguizamón desembarcaram, quarta-feira, 1.o, de um helicópterode combate em uma fazenda perto do município paraguaio deCapitán Bado, a poucos quilômetros da fronteira brasileira,4

prontos para uma guerra. Usando uniformes de camuflagem,armados com fuzis M-16 e pistolas 9 mm, eles comandam 30homens da elite da polícia paraguaia que vasculham os 1207

quilômetros que vão das cidades paraguaias de Pedro JuanCaballero a Capitán Bado. Gray é o diretor nacional denarcóticos, ligado diretamente à Presidência da República do10

Paraguai. Os policiais do serviço antidrogas, alguns treinadosnos Estados Unidos da América (EUA), foram mandados deAssunção para ajudar a Polícia Federal (PF) brasileira em uma13

faxina inédita na fronteira entre os dois países. Procuram emparticular um foragido brasileiro, o traficante carioca LuizFernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, ligado à quadrilha16

do ex-deputado Hildebrando Pascoal. Figurinha carimbada emfestas e eventos em Capitán Bado, Fernandinho andava pelaregião em uma Blazer e uma Toyota Ranger cercado de19

pistoleiros armados com metralhadoras Uzi. Até a semanapassada, ele vinha-se escondendo em uma casa em CapitánBado, cidade de dez mil habitantes separada apenas por uma rua22

de Coronel Sapucaia – MS. No bunker, a polícia só encontroudezenas de cartuchos de fuzil e antenas de rádio.

A poucos metros da sede da polícia de Capitán Bado,25

Fernandinho comandava a distribuição de cerca de 200 quilos decocaína a cada 15 dias. Suspeita-se de que se tenha mudado paraa Bolívia ou a Colômbia. Enviados pelo diretor-geral da PF,28

Agílio Monteiro, 60 agentes cercam a área que vai de Bela Vistaa Salto do Guaíra. Dos dois lados, fazendas com pistas de pousoclandestinas tornam-se o esconderijo de armas e drogas. Nos31

últimos dias, brasileiros e paraguaios, com o apoio da Justiça,entraram em fazendas de empresários apontados como amigos deFernandinho.34

Na segunda-feira, 29, a polícia paraguaia prendeu nacidade, por envolvimento com narcotráfico, um dos membros dafamília Morél, Israel, irmão de João e tio de Ramon, sócio de37

Fernandinho. A família Morél circula livremente entre CapitánBado e Coronel Sapucaia. Ramon é presidente da Federação deFutebol de Salão de Capitán Bado, ligada à Confederação de40

Futebol da cidade, presidida pelo vereador paraguaio JoséLescano. Proprietário de uma firma caseira de sofás, Lescanonega qualquer envolvimento com o narcotráfico e se diz surpreso43

com as acusações: “A gente ouve falar isso tudo, mas a políciaé que deve investigar, não eu. Eu confio na polícia”.

Istoé, 8/12/99 (com adaptações).

QUESTÃO 44QUESTÃO 44QUESTÃO 44QUESTÃO 44

A partir da leitura do texto LP-II, julgue os itens que se seguem.

1± Trinta homens da Polícia Federal paraguaia, treinados nos EUA,

juntaram-se a uma equipe da Polícia Federal brasileira para

combater o narcotráfico no município de Capitán Bado, no

Paraguai.

2± A ação conjunta Paraguai/Brasil é inédita e tem como foco a

prisão de um bandido brasileiro conhecido como Fernandinho

Beira-Mar.

3± Fernandinho Beira-Mar é visto constantemente em eventos

públicos em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, por isso o

governo brasileiro solicitou a colaboração da polícia paraguaia

na captura do narcotraficante.

4± Há quinze dias, Fernandinho teria mudado para a Bolívia ou a

Colômbia, já que a sede de suas ações com o tráfico de

entorpecentes foi descoberta pela polícia de Capitán Bado.

5± Depois do início da ação conjunta das polícias paraguaia e

brasileira, várias fazendas já foram investigadas, mas

Fernandinho Beira-Mar ainda não foi localizado.

QUESTÃO 45QUESTÃO 45QUESTÃO 45QUESTÃO 45

Ainda com relação às informações do texto LP-II e às inferências

que podem ser obtidas a partir de sua leitura, julgue os itens abaixo.

1± Até bem pouco tempo antes da reportagem, Fernandinho Beira-

Mar circulava livremente pelo município de Capitán Bado.

2± Mesmo foragido, Fernandinho aparentava gozar de boas

condições financeiras.

3± A região escolhida por Fernandinho para a distribuição de

drogas apresentava condições favoráveis a esse tipo de

atividade.

4± Há suspeitas de que Fernandinho não agia sozinho, mas com o

apoio de pessoas socialmente conhecidas na região e, até então,

de comportamento ilibado.

5± O volume médio de tráfico mensal comandado por Fernandinho

em Capitán Bado era de cerca de 400 quilos de cocaína.

Page 17: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - s3.amazonaws.com · departamento de polÍcia federal – dpf academia nacional de polÍcia – anp divisÃo de recrutamento e seleÇÃo – drs processo

UnB / CESPE – MJ/DPF/ANP/DRS Processo de Seleção – Editais de n.os 5, 7 e 10/2000 – PPFCargo: Papiloscopista Policial Federal – 15 / 18 É proibida a reprodução total ou parcial deste material.

QUESTÃO 46QUESTÃO 46QUESTÃO 46QUESTÃO 46

Com relação aos aspectos morfossintáticos do texto LP-II, julgue ositens que se seguem.

1± O texto começa a ser contado no pretérito perfeito, passando, emseguida, a ter como referência o presente, o que configura umequívoco do escritor.

2± Para que a ação que se refere aos policiais paraguaios e a seuscomandantes estivesse no pretérito imperfeito, no segundoperíodo, ele deveria ser reescrito da seguinte forma: Usandouniformes de camuflagem, armados com fuzis M-16 e pistolas9 mm, eles comandavam 30 homens da elite da políciaparaguaia que vasculhavam os 120 quilômetros que vão dascidades paraguaias de Pedro Juan Caballero a Capitán Bado.

3± O termo “alguns” (R.12) tem como referente Adelio Gray eMiguel Deguizamón, respectivamente, o “diretor nacional denarcóticos” (R.9-10) e o “oficial” (R.1) da polícia paraguaia.

4± A forma verbal “Procuram” (R.15) concorda com o sujeito doperíodo anterior.

5± Em “Suspeita-se de que se tenha mudado para a Bolívia ou aColômbia” (R.28-29), o termo sublinhado tem como referenteFernandinho Beira-Mar.

QUESTÃO 47QUESTÃO 47QUESTÃO 47QUESTÃO 47

Com relação ao valor semântico das palavras e expressõesempregadas no texto LP-II, julgue os itens a seguir.

1± Na linha 10, o termo “ligado” poderia, sem prejuízo semântico,ser substituído por pertencente.

2± O termo “foragido” (R.15) poderia, sem prejuízo da informação,ser substituído por procurado.

3± A expressão “Figurinha carimbada” (R.18) poderia sersubstituída por Sempre presente, sem prejuízo semântico.

4± O termo “clandestinas” (R.32), no texto, é o mesmo que ilegais.5± O termo “apontados” (R.34) poderia ser substituído por

conhecidos, sem prejuízo semântico.

QUESTÃO 48QUESTÃO 48QUESTÃO 48QUESTÃO 48

Considerando a tipologia do texto LP-II, julgue os itens abaixo.

1± O texto tem características de uma dissertação argumentativa.2± O primeiro parágrafo introduz a tese de que o Paraguai e o

Brasil precisam trabalhar juntos para que se resolvam problemasem relação ao tráfico de drogas nos dois países.

3± O segundo parágrafo desenvolve a argumentação, com linguagemconotativa, de que é possível viver bem, mesmo foragido, nafronteira paraguaia, já que não há coibição por parte da políciade lá.

4± O terceiro parágrafo constitui-se da conclusão do texto, comreferências à ação da polícia e com a possível inferência de queFernandinho Beira-Mar será brevemente localizado.

5± O texto tem linguagem contemporânea e direta.

O texto abaixo foi modificado intencionalmente, mediante a retiradade vírgulas e a introdução de erros de grafia, de regência e deconcordância.

Texto LP-III – questões 49 e 50

As notas frias de Caxias

Uma pratica tão ilegal quanto comum nas prefeituras dointerior do pais chamou à atenção da Polícia Federal noMaranhão. No municipio de Caxias a 350 quilometros de SãoLuís o que poderia ser um crime administrativo banal vemganhando indissios de uma verdadeira farra orçamentaria.O atual prefeito da cidade Hélio Queiroz (PSDB) recolheucentenas de notas fiscais que garante serem frias e que teriampermitido a seu antessessor Paulo Marinho (PFL) desviar maisde R$ 1 milhão do caixa municipal. Boa parte dessesdocumentos foram emitidos pela Sercil Engenharia uma pequenafirma de propriedade do engenheiro José Ribamar Costa Serraque admitiu o crime. O esquema que serviria para enriquecer-lhesó comprometeu ainda mas suas finanças. Paulo Marinho hojedeputado federal defende-se das acusações. O inquérito daPolícia Federal vai dizer quem está falando a verdade.

Istoé, 27/10/1999 (com adaptações).

QUESTÃO 49QUESTÃO 49QUESTÃO 49QUESTÃO 49

Julgue os itens a seguir com relação ao texto LP-III.

1± No primeiro período do texto, há apenas erros de acentuaçãográfica, nas palavras “pratica” e “pais”.

2± Para que o segundo período estivesse correto, deveria ter sidoescrito como se segue: No município de Caxias, a 350quilômetros de São Luís o que poderia ser um crimeadministrativo banal, vem ganhando indícios de umaverdadeira farra orçamentária.

3± No terceiro período, há um erro gráfico na palavra“antessessor”.

4± Para que o quarto período estivesse gramaticalmente correto,seria admissível a seguinte reescritura: Boa parte dessesdocumentos foi emitida pela Sercil Engenharia, uma pequenafirma de propriedade do engenheiro José Ribamar CostaSerra, que admitiu o crime.

5± No quinto período, há um erro de regência verbal e um de grafia,respectivamente em “enriquecer-lhe” e em “mas”.

QUESTÃO 50QUESTÃO 50QUESTÃO 50QUESTÃO 50

Quanto às idéias do texto LP-III, julgue os itens seguintes.

1± A Polícia Federal identificou em Caxias, no Maranhão, um novotipo de fraude ao fisco.

2± Desde a chegada do novo prefeito, notas frias vêmreiteradamente sendo emitidas com o intuito de camuflar oorçamento da prefeitura.

3± Paulo Marinho, do PFL, é acusado de ter desviado mais deR$ 1.000.000,00 do caixa da prefeitura.

4± A firma Sercil Engenharia está envolvida na emissão de notasfrias, já que seu proprietário, José Ribamar, admitiu o crime.

5± O prefeito Hélio Queiroz, além dos crimes fiscais, está sendoacusado de crimes políticos.

Page 18: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - s3.amazonaws.com · departamento de polÍcia federal – dpf academia nacional de polÍcia – anp divisÃo de recrutamento e seleÇÃo – drs processo

UnB / CESPE – MJ/DPF/ANP/DRS Processo de Seleção – Editais de n.os 5, 7 e 10/2000 – PPFCargo: Papiloscopista Policial Federal – 16 / 18 É proibida a reprodução total ou parcial deste material.

PROVA DISCURSIVANa prova a seguir, que vale cinco pontos, faça o que se pede, usando as folhas para rascunho do presente caderno. Em seguida,transcreva o texto para o CADERNO DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois não serãoavaliadas provas com texto escrito em local indevido. Utilize, no mínimo, trinta e, no máximo, sessenta linhas. Qualquer provacom extensão aquém da mínima de trinta linhas efetivamente escritas será apenada e qualquer fragmento de texto além da extensãomáxima de sessenta linhas será desconsiderado.

ATENÇÃO! No CADERNO DE TEXTO DEFINITIVO, identifique-se apenas na capa, pois não serão avaliadas as provas quetenham qualquer marca identificadora fora do local apropriado.

Leia os seguintes fragmentos de textos.

Sob forte proteção, o presidente dos EUA, Bill Clinton, visitou ontem

Cartagena, na Colômbia, onde pediu o respaldo de toda a América Latina para o

combate ao narcotráfico no país.

Folha de S . Paulo, 31/8/2000.

Não emprestaremos nossas bases da fronteira para ações militares

americanas ou colombianas.

Luiz Felipe Lampreia, ministro de Estado de Relações Exteriores do Brasil.

O governo brasileiro teme que guerrilheiros colombianos, narcotraficantes e

também os militares que eventualmente os perseguirão entrem no Brasil através da

selva. A idéia é instalar um paredão militar que impeça o transbordamento do conflito

colombiano para o território brasileiro.

Veja, 6/9/2000.

O momento é estratégico. Os líderes da América do Sul precisam ter a

sensibilidade de perceber que a união de suas forças trará mais vantagens para todos do

que desvantagens para cada país, individualmente.

Gilberto Dupas, coordenador de assuntos internacionais do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Precisamos nos aproximar dos parceiros latino-americanos. Al Gore, candidato à presidência dos EUA.

Considerando que as idéias apresentadas nos textos da prova objetiva de Língua Portuguesa e nos fragmentos acima têm caráter unicamentemotivador, redija um texto dissertativo, posicionando-se a respeito do tema a seguir.

Cooperação internacional: uma maneira de atuação contra o crime organizado.Cooperação internacional: uma maneira de atuação contra o crime organizado.Cooperação internacional: uma maneira de atuação contra o crime organizado.Cooperação internacional: uma maneira de atuação contra o crime organizado.

Page 19: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - s3.amazonaws.com · departamento de polÍcia federal – dpf academia nacional de polÍcia – anp divisÃo de recrutamento e seleÇÃo – drs processo

UnB / CESPE – MJ/DPF/ANP/DRS Processo de Seleção – Editais de n.os 5, 7 e 10/2000 – PPFCargo: Papiloscopista Policial Federal – 17 / 18 É proibida a reprodução total ou parcial deste material.

FOLHA PARA RASCUNHO 1 / 2

123456789

101112131415161718192021222324252627282930

Page 20: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - s3.amazonaws.com · departamento de polÍcia federal – dpf academia nacional de polÍcia – anp divisÃo de recrutamento e seleÇÃo – drs processo

UnB / CESPE – MJ/DPF/ANP/DRS Processo de Seleção – Editais de n.os 5, 7 e 10/2000 – PPFCargo: Papiloscopista Policial Federal – 18 / 18 É proibida a reprodução total ou parcial deste material.

FOLHA PARA RASCUNHO 2 / 2

313233343536373839404142434445464748495051525354555657585960