Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um...

52

Transcript of Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um...

Page 1: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados
Page 2: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Orientações

1. Promover um dia de formação com todos os animadores dos encontros e celebrações, para orientações e aprofundamento do tema.

2. Ler com antecedência, dividir as tarefas e leitores, escolher cantos de acordo com a realidade da comunidade e conforme cada celebração.

3. Observar que o livro traz uma pequena relação de cantos, no entanto, outros do conhecimento do grupo ou da comunidade podem ser utilizados.

4. Fazer o possível para conseguir os símbolos que estão sendo sugeridos nos encontros e celebrações, podendo acrescentar outros de acordo a criatividade do grupo.

5. Preparar um ambiente simples e despojado, sem flores e sem enfeites. É tempo de Quaresma!

6. Reunir todos os grupos de reflexão para as celebrações do Domingo de Ramos, da Quarta-feira de cinzas, Quinta-feira santa (Lava-pés), Sexta-feira da Paixão e Vigília Pascal.

7. Adquirir outros materiais da Campanha da Fraternidade. Entre eles, o cartaz, que deverá ser colocado em local de destaque na comunidade. Caso não tenha em sua paróquia, entre em contato com a CNBB Regional Nordeste III, cujo endereço está na contracapa deste livrinho.

REVISÃODom João Nilton dos Santos Souza

Bispo de Amargosa

APRESENTAÇÃODom Frei Luiz Cappio OFM

Bispo de Barra

IMAGENSInternet

Capa: Padre Jaroslaw Gruzd, CSsRDiagramação: Marilise Santos

CNBB - Regional NE3Av. Leovigildo Figueiras, 270 - Garcia

40100-050 Salvador-BAFone/Fax: (71) 3329.4168

e-mail: [email protected]

Subsídio para a Campanha da Fraternidade 2017CNBB - NE 3 - Bahia e Sergipe

EQUIPE DE ELABORAÇÃO

Pe. Rosivaldo Motta, CSsRDiocese de Bom Jesus da Lapa

Pe. Antonio Rodrigues de SousaDiocese de Propriá

Maria da Purificação FontouraArquidiocese de Salvador

Ir. Cleide Lazarin, CFArquidiocese de Salvador

Ir Elita Maria Jönck, FEDiocese de Juazeiro

Maria Gislandia Gil Silva AgapitoArquidiocese de Feira de Santana

0

5

25

75

95

100

Page 3: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Apresentação

01 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”

Campanha da Fraternidade 2017

Biomas Brasileiros e defesa da vida

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em seu Regional Nordeste 3 que compreende os estados da Bahia e Sergipe, tem a alegria de oferecer ao nosso povo que acompanha de perto a Campanha da Fraternidade este material rico de conteúdos e de ensinamentos.

Esta campanha já faz parte da Vida da Igreja do Brasil. Todos os anos por ocasião da quaresma temos a oportunidade de refletir um assunto importante que diz respeito à vida nacional.

As questões ambientais, nos últimos tempos tem sido um dos assuntos presentes em todas as agendas internacionais que querem pensar o mundo e a presença do ser humano nele. O querido Papa Francisco nos mostra com toda a clareza em sua Encíclica “Laudato Si” que o tema da Natureza, do Meio-Ambiente, da Ecologia tem que fazer parte da reflexão da Igreja para que a Vida em abundância possa acontecer.

Hoje esta preocupação é universal, é nacional, é local. Nesta Campanha da Fraternidade 2017 nós nos debruçamos sobre este tema de forma bem concreta analisando, refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum.

Somos convidados a refletir sobre os principais Biomas Brasileiros, a possibilidade de vida que oferecem, as condições em que se encontram e como agir no sentido de preservá-los.

O Regional NE3 da CNBB nos preparou este pequeno livro que tem a finalidade de nos ajudar a viver este tão importante tema ao longo da quaresma.

Temos a certeza que este pequeno livro vai ajudar muito as comunidades a viverem o tempo quaresmal, até a Páscoa do Senhor, Jesus tendo como pano de fundo a preocupação com nossa Casa Comum e o esforço que devemos fazer no sentido de preservar a Vida.

Desejamos ao Povo de Deus, que vai fazer uso deste material, que aproveite bem e tenha a oportunidade de conhecer melhor este importante assunto e saber vê-lo dentro da ótica da fé, fazendo a comunhão entre Fé e Vida.

Dom Frei Luiz Flávio Cappio, OFMBispo Diocesano de Barra - BA

0

5

25

75

95

100

Page 4: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Celebração da Quarta-Feira de Cinzas

Acolhida

Comentarista: Irmãs e irmãos, com a celebração das cinzas, iniciamos a Quaresma, tempo de conversão, penitência, oração, prática da caridade e jejum. Hoje fazemos a abertura da Campanha da Fraternidade, tendo como tema: “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida”. E o lema: “Cultivar e guardar a criação”. Não podemos assistir impassíveis a destruição do patrimônio natural, do qual depende o futuro e bem-estar da humanidade.

Canto Incial: Hino da Campanha da Fraternidade (Pág. 06)

Presidente: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Presidente: A graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Oração

Presidente: Ó Deus da vida, dá-nos a graça de começarmos o tempo da Quaresma, renovados no vosso amor, para chegarmos com alegria à santa Páscoa. Por Cristo Nosso Senhor.

Liturgia da Palavra

Comentarista: A Palavra de Deus, neste tempo de Quaresma, nos faz forte apelo à mudança de vida.

Ambiente(A cor roxa deve estar presente na arrumação do altar; um cartaz

com as palavras: “Quaresma: Oração, Jejum e caridade”; um cartaz da Campanha da Fraternidade 2017).

02 Campanha da Fraternidade 2017 0

5

25

75

95

100

Page 5: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

1ª Leitura: Jl 2,12-18

Salmo Responsorial: Sl 51

Refrão: Pequei, Senhor, Misericórdia!

1. Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Do meu pecado, todo inteiro, me lavai E apagai completamente a minha culpa.

2. Eu reconheço toda a minha iniquidade, O meu pecado está sempre à minha frente, Foi contra vós, só contra vós que eu pequei E pratiquei o que é mau aos vossos olhos!

3. Criai em mim um coração que seja puro, Dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face. Nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

4. Dai-me de novo a alegria de ser salvo E confirmai-me com espírito generoso! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar E minha boca anunciará vosso louvor!

2ª Leitura: 2Cor 5,20-6,2

Canto de Aclamação

Evangelho: Mateus 6,1-6; 16-18

Pistas para reflexão

(As pistas são orientações para a pessoa que irá fazer a reflexão. Portanto, não são para ser lidas para a assembleia).

• O Evangelho nos apresenta o caminho para o tempo quaresmal, ou seja, a prática da oração, do jejum e da esmola.

• A Oração nos leva a fazer a ligação com Deus e tudo que é sagrado; o Jejum trabalha a purificação do nosso corpo e sua relação com a gente mesmo, e a esmola, o compromisso com o nosso próximo mais carente.

• A Campanha da Fraternidade é lançada na Quaresma, pois é um tempo de mudança e conversão pessoal. Nesse caso, mudar a mentalidade para preservar a natureza e cuidar dos Biomas, nossa fonte de sobrevivência.

03 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” 0

5

25

75

95

100

Page 6: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Bênção e Distribuição das Cinzas

Comentarista: O gesto simbólico que caracteriza a nossa celebração de hoje, após a bênção, é a recepção das cinzas em nossa fronte, como sinal de nossa entrega a Deus no caminho da conversão que ele nos propõe.

(Entra uma pessoa levando e apresentando as cinzas, enquanto isso, entoa-se um canto penitencial)

Presidente: Irmãs e irmãos, rezemos a Deus, mãe da ternura, para que abençoe com a vossa graça estas cinzas que vamos colocar em nossas cabeças, como sinal de conversão, humildade e compromisso com a vida. “Do pó viemos e para o pó voltaremos”.

( )Silêncio

Presidente: Ó Deus, criador do universo, e mãe da vida, escutai as súplicas do vosso povo reunido no início desta Quaresma. Fazei que sejamos reconduzidos ao caminho de Jesus, vosso filho; nós que agora vamos receber estas cinzas. Abençoai-nos, ó Pai, para que sejamos profundamente renovados no vosso amor e no amor de nossos irmãos e irmãs, e possamos celebrar a páscoa na pureza e na verdade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Comentarista: Ao traçar o sinal da cruz com as cinzas, o presidente da celebração pronunciará a seguinte aclamação: “Convertei-vos e crede no Evangelho”, e nós deveremos responder, como sinal de aceitação e compromisso: “Amém!”

(Enquanto procede-se a distribuição das cinzas, entoa-se um canto penitencial)

Preces

Presidente: É um compromisso da Quaresma fazer uma caminhada séria e provocadora, de mudança de vida. Façamos ao Pai as nossas preces.

1. Senhor, fazei que sejamos renovados pela prática do jejum, da oração e da esmola como gestos de caridade, rezemos.

Senhor, atendei a nossa prece.

2. Senhor, fazei que este tempo que vivemos seja tempo forte da presença do amor de Deus por nós, rezemos.

3. Senhor, fazei que entremos neste tempo de Quaresma com atitudes novas em relação ao Meio Ambiente, assumindo um novo jeito de nos relacionarmos com Deus, através da natureza, rezemos.

4. Preces espontâneas.

(Finalizar as preces com a Oração da CF, na Pág. 18)

04 Campanha da Fraternidade 2017 0

5

25

75

95

100

Page 7: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Apresentação das Ofertas

Comentarista: Nesta Quaresma somos convidados a uma mudança de vida, mudança de hábitos. Principalmente os que prejudicam a nós, aos outros e à natureza, pois é o “tempo favorável, o tempo da salvação”! Façamos também a nossa oferta material.

Canto

Comunhão Eucarística

(Onde for possível a Eucaristia, seguir o rito próprio)

Pai-nosso...

Abraço da paz

(Distribuição da Eucaristia)

Oração

Presidente: Ó Deus, renovados pela força da Palavra e da Eucaristia, dai-nos a graça de perseverarmos em Vossos ensinamentos, praticarmos o verdadeiro jejum que Vos agrada e a solidariedade com nossos irmãos e irmãs. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Envio dos Animadores

Comentarista: Convidamos os animadores dos encontros da CF, para que venham à frente e coloquem-se de joelhos diante do Senhor e de toda a comunidade.

Presidente: Vocês estão dispostos a acolher a palavra de Deus, meditando e procurando testemunhá-la com a própria vida?

Animadores: Sim, com a graça de Deus, assumo este compromisso.

Presidente: Vocês se comprometem a anunciar a Palavra na defesa da nossa 'Casa Comum', cuidando dos Biomas e levando todos a defenderem o Meio Ambiente como fonte de vida?

Animadores: Sim, com a graça de Deus, assumo este compromisso.

Presidente: Que Deus os acolha nestes bons propósitos e derrame sobre vós, os dons de seu Espírito. Sustentados pela Divina Sabedoria e pela oração de todos, sejam corajosos na luta e instrumentos de Deus para a salvação de todas as pessoas. Cantemos:

Todos: É missão de todos nós, Deus chama eu quero ouvir a sua voz...

05 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” 0

5

25

75

95

100

Page 8: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Benção Final

Presidente: Deus, Pai e Mãe da misericórdia, que ouve o clamor do povo, tenha compaixão de nós.

Todos: Amém!

Presidente: Senhor Jesus, manso e humilde de coração, acompanhe a nós, seu povo, nesta caminhada quaresmal.

Todos: Amém!

Presidente: Espírito Santo, força de vida e paz, permaneça conosco e nos sustente para sempre no seu amor.

Todos: Amém!

Presidente: E a bênção do Deus misericordioso: Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre nós e permaneça para sempre.

Todos: Amém.

Presidente: Pratiquemos o jejum, a oração e a caridade. Vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe!

Todos: Demos graças a Deus!

(Concedida a bênção, o presidente e ministros poderão distribuir pacotes com cinzas, para as pessoas doentes e idosas que não puderam participar da celebração).

Canto Final

06 Campanha da Fraternidade 2017

Hino da Campanha da Fraternidade -2017

1. Louvado sejas, ó Senhor, pela mãe terra, / que nos acolhe, nos alegra e dá o pão. Queremos ser os teus parceiros na tarefa / de “cultivar e bem guardar a criação”.

Da Amazônia até os Pampas, / do Cerrado aos Manguezais,

Chegue a ti o nosso canto / pela vida e pela paz.

2. Vendo a riqueza dos Biomas que criaste, / feliz disseste: tudo é belo, tudo é bom E pra cuidar a tua obra nos chamaste / a preservar e cultivar tão grande dom.

3. Por toda costa do país espalhas vida; / são muitos rostos – da Caatinga ao Pantanal: / negros e índios, camponeses: gente linda, / lutando juntos por um mundo mais igual.

4. Senhor, agora nos conduzes ao deserto / e, então nos falas, com carinho, ao coração, / pra nos mostrar que somos povos tão diversos, / mas um só Deus nos faz pulsar o coração.

5. Se contemplarmos essa “mãe” com reverência, / não com olhares de ganância ou ambição, / o consumismo, o desperdício, a indiferença / se tornam luta, compromisso e proteção.

6. Que entre nós cresça uma nova ecologia / onde a pessoa, a natureza, a vida, enfim, / possam cantar na mais perfeita sinfonia / ao Criador que faz da terra o seu jardim.

0

5

25

75

95

100

Page 9: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

1º. Encontro

Ambiente Cruz, Bíblia aberta, velas, o cartaz da Campanha

da Fraternidade, nomes dos Biomas, com destaque para os de sua região.

Conhecendo os Biomas Brasileiros

Acolhida

Animador: Prezados irmãos e irmãs é tempo de conversão. É com os nossos corações contritos que começamos o primeiro encontro da Campanha da Fraternidade 2017, que este ano nos traz como tema: “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida”, e como lema: “Cultivar e guardar a criação”.

Canto: Hino da Campanha da Fraternidade (Pág. 06)

Animador: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Animador: Ó Pai, dá-nos sensibilidade para compreender a Natureza, respeitar seus ciclos e seus espaços, para que todos nós, segundo a vossa vontade, possamos dominar sem explorar, acatando a vida e todas as espécies em nossa “Casa Comum”. Por Jesus Cristo vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Tema do Dia

Conhecendo os Biomas Brasileiros

Animador: A Campanha da Fraternidade deste ano traz uma palavra não muito comum: BIOMA. Um termo um tanto estranho até pouco tempo atrás. Ele é o centro de todo trabalho que vamos desenvolver em nossos encontros. Bioma é um conjunto de toda espécie de vida de uma região, tanto a vida vegetal como a animal. No Brasil, temos oficialmente, seis biomas.

Leitor 2: Mata Atlântica – ocupa 13% do território nacional, constituído principalmente por mata ao longo do litoral (a região próxima do mar), que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Ocupa três estados e partes de mais doze estados, incluindo Bahia e Sergipe. Uma das áreas mais ricas em

07 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” 0

5

25

75

95

100

Page 10: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

biodiversidade, entre as mais ameaçadas do planeta. No Bioma “Mata Atlântica” vive mais da metade da população brasileira.

Leitor 3: Amazônia – a Amazônia é um fabuloso verde e vasto mundo de águas e florestas. É o maior Bioma do Brasil, com mais de duas mil espécies de arvores, trinta mil de plantas e quatro mil de animais até agora conhecidos. Possui a maior bacia hidrográfica do mundo, onde é distribuída as águas da chuva.

Leitor 4: Cerrado – ocupa o centro do Brasil. É o Bioma mais antigo. Concentra vida no seu subsolo, sendo considerado uma floresta de cabeça para baixo. Isto fez com que o cerrado, durante muito tempo servisse como uma espécie de campo aberto para criação de gado. É composto por todo Distrito Federal e partes de mais três estados. Inclusive, uma parte do estado da Bahia.

Leitor 1: Caatinga – abrange o norte de Minas Gerais e oito estados do Nordeste, incluindo mais da metade da Bahia e quase a metade de Sergipe. É o único Bioma exclusivamente brasileiro. Em tempos de seca, a vegetação da caatinga “dorme” na terra seca, para voltar a vida durante as primeiras chuvas. A “ressurreição anual da caatinga” é um dos espetáculos mais belos oferecidos pela mãe natureza.

Leitor 2: Pantanal – está presente em apenas dois estados brasileiros: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Possui uma flora e fauna de rara beleza e abundancia, com espécies que já foram ameaçadas de extinção, como o jacaré do pantanal e a onça. O pantanal mato-grossense é a maior área alagada permanente do planeta.

Leitor 3: Pampa – este Bioma está presente somente no Rio Grande do Sul, ocupando mais da metade do estado. É coberto de vegetação favorável à pecuária, com pastagens naturais. Nesta região são usadas muitas palavras de origem indígena, aliás, como o próprio nome Pampa que significa região plana, chão do índio.

Pelas Estradas da Vida

Em Petrolina, um banco de sementes ajuda a preservar o Bioma Caatinga

Embora a Caatinga seja um bioma pouco estudado, a pressão sobre a sua cobertura vegetal é real. Dados do Ministério do Meio Ambiente mostram que o ritmo da devastação é crescente. Existe em Petrolina, sertão de Pernambuco, um Centro para recuperação de áreas degradadas, da Universidade do Vale do São Francisco. Assim diz o coordenador do centro, José Alves de Siqueira: “Precisamos conhecer as plantas saber como a Caatinga é formada, resgatar essas espécies, coletar sementes, guardá-las, produzir mudas e descobrir como recuperar o bioma”. São várias as frentes de trabalho no Centro. Há, por exemplo, uma coleção de espécies vivas no laboratório de sementes. São 3 milhões de

08 Campanha da Fraternidade 2017 0

5

25

75

95

100

Page 11: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

sementes mantidas em uma câmara fria. As cerca de 150 espécies da coleção são todas comuns às áreas onde ocorre a degradação nas obras da transposição do rio São Francisco.

Fonte: www.oeco.org.br

Palavra de Deus

Animador: É na Palavra de Deus que encontramos o sentido da criação e as mais diversas formas de defender e preservá-la.

Canto

Leitura: Gn 1,25-31

Bate-papo

1. Na leitura bíblica de hoje é fácil perceber o cuidado de Deus em criar as ervas, em deixar para nós fontes de alimento, a preocupação com os animais... Tudo isso, no final, foi entregue a nós para dominarmos toda a sua criação. Como deve ser esse domínio? Estamos sendo merecedores? Comente.

2. Tomando como exemplo a iniciativa do banco de sementes de Petrolina, de que maneira podemos ajudar a preservar o Bioma onde vivemos?

Um Novo Tempo

A Campanha sobre “Biomas” É um “novo tempo” para a Igreja

Podemos considerar um “Novo Tempo”, a iniciativa da Igreja, em lançar uma Campanha da Fraternidade, para tratar de um tema tão estranho para a sociedade – BIOMAS. Esse “Novo Tempo” ganha força, quando temos um Papa, preocupado com a defesa da Natureza. Um papa com gestos proféticos, capaz de nos levar a uma fé ligada às necessidades da vida do povo. Temos como exemplo o seu documento “Laudato Si”, que quer dizer “Louvado Sejas”.

Oração (Pág. 18)

Bênção Final

Animador: Que o Deus da vida nos abençoe, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém!

Avisos

09 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” 0

5

25

75

95

100

Page 12: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

2º. Encontro

Ambiente Cruz, Bíblia aberta, velas, cartaz da Campanha da

Fraternidade e plantas da região

Os Biomas da Bahia e Sergipe, suas belezas, fragilidades e desafios

Acolhida

Animador: Sejam todos bem-vindos e bem-vindas para o segundo encontro da Campanha da Fraternidade. Hoje vamos conversar sobre os Biomas da Bahia e de Sergipe, suas belezas, fragilidades e desafios. É um assunto do nosso interesse e responsabilidade, afinal, precisamos deles para a nossa sobrevivência.

Canto: Hino da Campanha da Fraternidade (Pág. 06)

Animador: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Animador: Pai Criador, no início plantastes um jardim com o necessário para a sobrevivência dos seres vivos. Com as árvores, os arbustos, os cactos enfeitastes a terra e do meio deles fizestes brotar uma fonte. Que o Santo Espírito nos encha de sabedoria para continuarmos no zelo da criação, por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

Tema do Dia

Os Biomas da Bahia e Sergipe, suas belezas, fragilidades e desafios

Animador: No primeiro encontro aprendemos o que significa a palavra “Biomas”. Hoje vamos olhar para o nosso Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe) e os seus Biomas: a Mata Atlântica, a Caatinga e o Cerrado. Cada um com sua importância própria dá sustentação aos animais, habitantes e nos proporcionam uma beleza sem igual.

Leitor 1: A Mata Atlântica está situada em todo o litoral (região próxima do mar), dos estados da Bahia e Sergipe. Apesar de poucas reservas, a Mata ajuda a

10 Campanha da Fraternidade 2017 0

5

25

75

95

100

Page 13: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

purificar o nosso ar e possui uma variedade de vegetação e animais. Quem viaja no sentido norte/sul ou sul/norte da Bahia e Sergipe pode ainda avistar pedaços desta bela floresta.

Leitor 2: A destruição do Bioma Mata Atlântica começou com a extração do pau-brasil, depois com a cana-de-açúcar, café, ouro, fumo, a intensa exploração da agricultura e agropecuária, a exploração desordenada da madeira e espécies vegetais, e a industrialização e o crescimento das cidades. Com isso os animais que aí viviam começaram a desaparecer, as chuvas diminuírem e o calor aumentar. Precisamos defender o que ainda resta da nossa Mata.

Leitor 1: O Cerrado é outro Bioma que temos em nossos estados. A maior parte está na Bahia. Ele é conhecido como “Caixa d'água”, porque acumula as águas das chuvas em seu subsolo. Quase toda água recebida pelo Rio São Francisco vem do Cerrado. Ele recebe e distribui ao semiárido brasileiro, região seca do sertão. É um Bioma antigo e frágil em sua capacidade de resistência e recuperação, por isso devemos preservá-lo.

Leitor 2: Catingueira, juazeiro, umbuzeiro, xique-xique, mandacaru..., fazem parte do Bioma Caatinga que exibe um verde impressionante, mostrando que a terra tem coração. Suas árvores secas e retorcidas não são sinais de pobreza e de morte, mas de vida, que soube se adaptar ao clima. Em tempos de seca a caatinga “dorme” para poupar água e energia, mas nas primeiras chuvas volta à vida, proporcionando um belo espetáculo.

Leitor 1: A Caatinga é o Bioma brasileiro que se tem mais desinformação e preconceito. Ela tem sido agredida pelo desmatamento para o plantio do que não é próprio para o seu solo, como o algodão e o capim; e também a extração da madeira por carvoarias, causando deserto na região. É lamentável essa situação porque seus habitantes ficam sem saída. Não podemos cruzar os braços!

Pelas Estradas da Vida

Preservação e Sustentabilidade no Sertão Sergipano

O senhor Paulo Chaves, do município de Porto da Folha, grande defensor da Caatinga, preserva uma área de aproximadamente 90 hectares para estudo do Bioma e para visitação de alunos do ensino básico e superior. Sem apoio de qualquer órgão do governo, o senhor Paulo não esconde sua tristeza ao presenciar a degradação do Bioma naquela região. Lá, animais vivem em harmonia com a natureza, com fontes de água. Para manter o equilíbrio ambiental, o senhor Paulo também tem uma criação de preá, animal que serve de presa para cobras e aves de rapina do ambiente preservado.

Depoimento do Prof. Eleomar Marques Povoado Lagoa do Rancho – Porto da Folha

11 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” 0

5

25

75

95

100

Page 14: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Palavra de Deus

Animador: A leitura do Genesis que ouviremos a seguir, mostra o cuidado de Deus em criar a natureza e entrega para o homem e a mulher zelarem e preservarem.

Canto

Leitura: Gênesis 2,4-15

Bate-papo

1. A leitura bíblica de hoje, apresenta Deus criando cada uma das espécies, animal e vegetal e, por último cria o homem para cuidar de tudo. Comente.

2. No sertão sergipano, o senhor Paulo Chaves teve uma iniciativa de defesa e conservação da caatinga. De que maneira podemos, também, contribuir com a preservação do Bioma onde vivemos?

3. O que podemos fazer para proteger nossas cacimbas, olhos d'água, açudes, nascentes e manguezais?

Um Novo Tempo

Em defesa do desenvolvimento sustentável e da proposta de convivência com a seca, surgiu uma rede de Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), no início da década de 1990. Esta rede é formada por mais de três mil organizações da sociedade civil: sindicatos rurais, associações, cooperativas, ONGs... A ASA formulou e construiu os seguintes projetos: Um Milhão de Cisternas, Uma Terra e Duas Águas, Cisterna nas Escolas e Sementes do Semiárido. O resultado foi testado nessa última grande seca de 2012 a 2015 – Já não se viu migrações intensas, fome, sede, miséria, saques e, sobretudo, as mortes que se via antes, principalmente de crianças.

Fonte: Texto Base da CF 2017

Oração: (Pág. 18)

Bênção Final

Animador: Que o Deus da vida nos abençoe, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém!

Avisos

12 Campanha da Fraternidade 2017 0

5

25

75

95

100

Page 15: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

3º. Encontro

AmbienteCruz, Bíblia aberta, velas, cartaz da

Campanha da Fraternidade, terra, água, sementes, plantas e ores.

Defender os Biomas é Cuidar da “Casa Comum”

Acolhida

Animador: Sejam bem-vindas e bem-vindos a este nosso encontro. Hoje vamos conversar sobre a defesa dos Biomas e o cuidado com a nossa “casa comum”. Cuidar dos Biomas é defender a nossa família, o nosso trabalho, a nossa qualidade de vida.

Canto: Hino da Campanha da Fraternidade (Pág. 06)

Animador: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Animador: Senhor, Pai e Mãe de todas as criaturas, derramai a vossa bênção sobre o ar que respiramos e o vento que suaviza; a água cristalina das fontes e a chuva que refresca; a terra que nos dá alimento, as árvores que dão frutos e as flores que perfumam os campos. Isso vos pedimos, por Jesus Cristo, na Unidade do Espírito Santo. Amém!

Tema do Dia

Defender os Biomas é Cuidar da “Casa Comum”

Animador 1: A Bíblia começa com duas histórias sobre um belo jardim e termina com outro grande jardim criado por Deus. Nas diferentes culturas o significado de jardim muda um pouco, mas em todas elas estão o sentido do sagrado e a representação do mundo, como paraíso terrestre, e o jardineiro é aquele que cuida do jardim.

Leitor 1: Dessa harmonia divina Deus criou o “jardim” chamado “Brasil”, o país onde vivemos, criou os seis Biomas e nos nomeou como “jardineiros” para cuidar dos animais, da natureza e dos seres humanos. Só que isso não está acontecendo.

13 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” 0

5

25

75

95

100

Page 16: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Leitor 2: Calcula-se que cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados estão próximos a virar deserto na caatinga. Isso equivale a quase 100 mil km2, em 1.482 municípios, onde moram aproximadamente 15 milhões de pessoas.

Leitor 1: Nos Cerrados o agronegócio é apoiado como processo de produção capaz de gerar lucros. Como consequência surgem: o trabalho escravo, desemprego, êxodo rural, violência rural e urbana, grilagem, superfaturamento das terras, aumento da prostituição e do alcoolismo e criminalização de lideranças e movimentos sociais.

Leitor 2: A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais mais ameaçadas do mundo. No início do Brasil ela tinha uma área equivalente a um terço da Amazônia, estendendo-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Hoje, está reduzida a apenas 7% de sua área original.

Leitor 1: É preciso haver mudança de hábitos. A água e a vegetação nativa tinham de ser uma questão de segurança nacional. Isso só se consegue na educação, mudando a mentalidade de educadores. As escolas têm de trabalhar a consciência e não apenas o conhecimento.

Pelas Estradas da Vida

Uma bela iniciativa vinda de um bairro de Teresina - PI

O Conjunto Saci, na Zona Sul de Teresina, tinha poucas áreas verdes em 1989. No coração do bairro, seu Edivaldo Freitas começou a mudar a paisagem plantando algumas árvores.

Disse ele: “Eu achei necessário plantar algumas plantas. Comecei plantando mudas de frutas, como cajueiros e mangueiras. Os moradores gostaram, se engajaram e colocaram e plantaram outras mudas”.

O exemplo de seu Edivaldo sensibilizou os moradores e assim surgiu um pacto de conservação, no qual cada pessoa que trazia uma planta tornava-se responsável por ela.

Atualmente, o aposentado Raimundo Nunes zela da praça como se fosse a casa dele. Ele afirma: “É neste local que recebemos amigos para jogar baralho e dominó. Para mim, a praça é uma extensão da minha casa”.

Fonte: g1.globo.com

Palavra de Deus

Animador: A leitura d0 Apocalipse mostra o paraíso reconstruído e o sonho de Deus de ver a sua humanidade cuidando da criação e desfrutando de sua harmonia. Nessa criação estão os nossos Biomas.

Canto

14 Campanha da Fraternidade 2017 0

5

25

75

95

100

Page 17: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Leitura: Apocalipse 22,1-5

Bate-papo

1. O sonho de futuro que o Apocalipse alimenta renova e modifica tudo. Não deixa nada do que poderia ser fonte de exclusão, tristeza ou morte de qualquer espécie de vida. Como esse sonho é possível hoje?

2. É possível ter iniciativas semelhantes à de Teresina, no Piauí, no bairro onde você mora? Quais?

3. Identifique o Bioma de sua região. O que pode ser feito a partir desta Campanha da Fraternidade, para melhorar o Meio Ambiente onde você vive?

Um Novo Tempo

Apelo do Papa Francisco

É necessário unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem ser mudadas. Nem tudo está perdido.

O Papa lança um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos construindo o futuro do planeta. O desafio ambiental que vivemos e as suas raízes humanas atingem e dizem respeito a todos nós.

(Baseado na Laudato Si n. 13 e 14)

Oração: (Pág. 18)

Bênção Final

Animador: Que o Deus da vida nos abençoe, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém!

Avisos

15 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” 0

5

25

75

95

100

Page 18: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

4º. Encontro

AmbienteCruz, Bíblia aberta, velas, cartaz da Campanha da Fraternidade e

um jarro com ores.

É hora de Agir, nem tudo está perdido!

Acolhida

Animador: Estamos reunidos para celebrar o quarto encontro da Campanha da Fraternidade. Juntos, queremos fortalecer nossa esperança e nossos sonhos de mudança. Vamos acolher a cada um com um abraço.

Canto: Hino da Campanha da Fraternidade (Pág. 06)

Animador: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Animador: Pai de misericórdia, que criaste o mundo e o confiaste aos seres humanos. Guiai-nos com teu Espírito para que, como Igreja missionária de Jesus, cuidemos da “Casa Comum” com responsabilidade. Maria, Mãe protetora, inspira-nos nessa missão. Amém.

Tema do Dia

É hora de Agir, nem tudo está perdido!

Animador: A Igreja, ao lançar a Campanha da Fraternidade realizou pesquisas, ouviu cientistas e profissionais envolvidos com o Meio Ambiente. Diante de tanta responsabilidade, a Igreja definiu alguns objetivos a serem alcançados em benefício do Brasil. Vamos conhecer agora, cada um deles:

Leitor 1: Aprofundar o conhecimento de cada Bioma, de suas belezas, de seus significados e importância para a vida no planeta, particularmente para o povo brasileiro.

Leitor 2: Conhecer melhor e nos comprometer com as populações nativas, reconhecer seus direitos, sua pertença ao povo brasileiro, respeitando sua história, suas culturas, seus territórios e seu modo de viver.

16 Campanha da Fraternidade 2017 0

5

25

75

95

100

Page 19: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Leitor 1: Reforçar o compromisso com a biodiversidade, os solos, as águas, nossas paisagens e o clima variado e rico que abrange o chamado território brasileiro.

Leitor 2: Compreender o impacto das grandes concentrações urbanas sobre o Bioma em que vive.

Leitor 1: Manter a articulação com outras igrejas, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e todas as pessoas de boa vontade que querem a preservação das riquezas naturais e o bem-estar do povo brasileiro.

Leitor 2: Comprometer as autoridades públicas para assumir a responsabilidade sobre o Meio Ambiente e a defesa desses povos.

Leitor 1: Contribuir para a construção de todo um novo sistema econômico, voltado para a ecologia, e que atenda às necessidades de todas as pessoas e famílias, respeitando a natureza.

Animador: Somos todos convocados pelo nosso Papa Francisco, a uma conversão ecológica, e sua relação com o espírito quaresmal.

Pelas Estradas da Vida

Projeto de Educação Ambientaldos Manguezais do Arraial d'Ajuda – Porto Seguro

Um Projeto de Educação Ambiental visa recuperar o mangue no município de Porto Seguro. Nosso país possui a maior faixa de mangue do planeta com cerca de 20 mil km² que se estende desde o Nordeste, Cabo Orange –Amapá, até o sul do país, em Laguna – Santa Catarina. No Brasil, a Lei 4.771 de 15 de setembro de 1965 estabelece o mangue como Área de Preservação Permanente (APP).

Fonte: www.trabalhosfeitos.com

Palavra de Deus

Animador: A palavra de Isaías vem nos acordar para a força da esperança, como o broto que parte da semente. Após o canto, ouçamos com atenção a leitura bíblica.

Canto

Leitura: Isaías 43,18-21

Bate-papo

1. Nem tudo está perdido. Isaías nos fala que algo novo está acontecendo. Atualize a mensagem de Isaías em relação aos nossos Biomas, hoje.

2. Dos objetivos que a Igreja relacionou, como podemos colaborar para que se tornem realidade?

17 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” 0

5

25

75

95

100

Page 20: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

3. O mangue é uma vegetação da Mata Atlântica cheia de vida para os animais do mar (mariscos), alimento e sobrevivência no turismo de muitas cidades beira-mar. Fale um pouco sobre a importância e preservação dos mangues.

Um Novo Tempo

“Canudos, Experiência de Vida e Natureza Sustentável”

Este foi o tema da 29ª Romaria de Canudos – 2016. Em Canudos, norte da Bahia, os povos e Comunidades Tradicionais desenvolveram o que chamamos de “Convivência com o Semiárido”, cujos princípios são: aproveitar as experiências do povo da região, superar as dificuldades e respeitar os limites que a natureza oferece.

O povo de Canudos soube desenvolver um plano de uso da Caatinga, principalmente na criação de caprinos e no combate ao desmatamento. Os rios, os pés de serra e os brejos são dedicados à produção de frutas, legumes e grãos para o consumo e o comércio.

Oração: (Pág. 18)

Bênção Final

Animador: Que o Deus da vida nos abençoe, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém!

Avisos

18 Campanha da Fraternidade 2017

Oração da Campanha da Fraternidade - 2017

Deus, nosso Pai e Senhor,nós vos louvamos e bendizemos,

por vossa infinita bondade.

Criastes o universo com sabedoriae o entregastes em nossas frágeis mãos

para que dele cuidemos com carinho e amor.

Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela Casa Comum.Cresça, em nosso imenso Brasil,

o desejo e o empenho de cuidar mais e mais da vida das pessoas,E a beleza e riqueza da criação,

alimentando o sonho do novo céu e da nova terra que prometestes.

0

5

25

75

95

100

Page 21: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Ambiente(Ambiente festivo, com toalhas brancas, ores, frutos, sementes, terra, bacia, jarra com água, cruz, velas. A

procissão pode seguir nesta ordem: cruz, velas acesas, bacia, jarra, as pessoas que vão participar do

lava-pés, os leitores e o presidente da celebração).

Celebração da Quinta-feira Santa

Acolhida

Comentarista: Estamos iniciando o Tríduo Pascal. Neste tempo trazemos à nossa memória e ao nosso coração, os principais fatos de nossa história de salvação: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Nesta noite, Jesus se despede numa mesa de refeição, lava os pés dos apóstolos e deixa a Eucaristia como alimento de nossa caminhada.Ainda como compromisso da Quaresma, a Igreja traz a Campanha da Fraternidade e convoca todos os cristãos e pessoas de boa vontade, a defenderem e cuidarem dos Biomas, nossa fonte de vida e sobrevivência.

Presidente: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Presidente: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, o amor de Jesus Cristo, nosso irmão e Salvador, e a força renovadora do Espírito Santo estejam sempre conosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Momento Penitencial

Presidente: O Senhor nos convida a celebrar a Páscoa da libertação. Deixemos que Ele nos lave os pés e recebamos o mandamento do amor, através do seu perdão.

• Pelas vezes que fazemos pouco caso da Eucaristia, transformada por Jesus para ser nosso alimento, cantemos:

Eu canto a alegria, Senhor, de ser perdoado no amor!

• Pelas vezes que o gesto do Lava-pés não influencia em nossa vida, querendo mais ser servido do que servir, cantemos:

Eu canto a alegria, Senhor, de ser perdoado no amor!

19 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” 0

5

25

75

95

100

Page 22: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

• Pelas vezes que destruímos a natureza derrubando as matas, poluindo as águas e maltratando o Meio Ambiente, cantemos:

Presidente: Ó Deus que nos renovastes com vosso amor e ternura, sustentai-nos com a vossa bênção para que nossa vivência quaresmal e gestos de fraternidade sejam de vosso agrado e nos fortaleçam no cuidado com a vida de nossa “Casa Comum”. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Hino de louvor

Liturgia da Palavra

Comentarista: Somos convidados a contemplar o mundo como criaturas de Deus. A humanidade é chamada a participar da obra da criação. Ele tudo sustenta com a sua Palavra. Ouçamos com atenção.

1ª Leitura: Isaías 61,1-3ª.6ª.8b-9

Salmo Responsorial: 88 (89), 21-22.25.27

2ª Leitura: Apocalípse 1,5-8

Canto de Aclamação ao Evangelho

Evangelho: Lucas 4,16-21

Lava-pés

Comentarista: O gesto de lavar os pés é um exemplo de Jesus a ser seguido. Ele se coloca como servo em um ato de amor e de serviço aos seus amigos. Jesus veio para servir e nos ensina a fazer como Ele mesmo fez.

Canto do Lava-pés

Pistas para Reflexão

(As pistas são orientações para o presidente da celebração. Portanto, não são para ser lidas para a assembleia).

• Destacar o Tríduo Pascal e o seu conteúdo: Paixão, Morte e Ressurreição.• Lembrar que o Mandamento do Amor que Cristo nos deixou no Lava-pés,

leva-nos a atitudes, como: o perdão, a solidariedade, a partilha, e o clamor pela justiça e pela paz.

• Fazer ligação do Mandamento do Amor com a Campanha da Fraternidade, na preservação dos Biomas, natureza de Deus e nossa fonte de sobrevivência.

20 Campanha da Fraternidade 2017 0

5

25

75

95

100

Page 23: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Apresentação das Ofertas

Animador: Ir à frente até o altar é uma atitude de entrega e confiança ao Deus da vida. Ofereçamos a nossa vida pessoal, nossa família, nossa comunidade, juntamente com as ofertas materiais para ajudar a nossa igreja.

Canto

Comunhão Eucarística

(Onde for possível a Eucaristia, seguir o rito próprio)

Pai-nosso...

Abraço da paz

(Distribuição da Eucaristia)

Canto de Comunhão

Oração

Presidente: Ó Deus, fonte da vida, dá-nos ouvidos atentos, olhos contempla-tivos, coração misericordioso e pés caminhantes, para acolhermos os gemidos dos pobres e o seu clamor pela justiça e pela paz. E assim vivermos nosso compromisso de cuidar e defender a nossa “Casa Comum”. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Benção

Presidente: O Senhor esteja conosco.

Todos: Ele está no meio de nós!

Presidente: Que a Bênção de Deus Pai e Mãe, cheio de misericórdia e ternura: Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre nós e permaneça para sempre.

Todos: Amém!

Presidente: Vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe em todos os nossos passos.

Todos: Amém.

Canto Final

21 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” 0

5

25

75

95

100

Page 24: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Ambiente(O altar deve estar despojado e sem cruz, sem velas, sem ores,

sem toalhas. A celebração da Paixão do Senhor é composta de três partes: Liturgia da Palavra com a Oração Universal,

Adoração da Cruz e a Comunhão. Recomenda-se que, se for possível, seja às 15 horas, fazendo memória à morte de Jesus).

Celebração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo

Comentarista: Irmãs e irmãos amados, nesta celebração vamos acompanhar Jesus no caminho do Calvário e sua morte na Cruz. Silenciemos a mente, o corpo, o coração e façamos este percurso. Ele doou sua vida ao Projeto de Deus e em favor da vida. A Paixão de Jesus continua hoje. Que tenhamos coragem de entregar nossa vida em favor dos irmãos pela mesma causa. Somente a força do amor pode transformar o mundo. Em silêncio receberemos, agora, o presidente e a equipe de celebração.

(O presidente da celebração, acompanhado dos ministros, entra em silêncio e se prostra diante do altar. Todos que puderem quem ajoelhados. Após a prostração e o comentário, o presidente reza a oração seguinte).

Comentarista: Enquanto o presidente permanece prostrado, os que puderem fiquem ajoelhados, em profundo silêncio, contemplando o mistério da Paixão e Morte Redentora do Senhor Jesus.

Oração

Presidente: Ó Deus, pela Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo destruístes a morte que o primeiro pecado transmitiu. Concedei que nos tornemos semelhantes ao vosso Filho e, assim como trouxemos pela natureza a imagem do homem terreno, possamos nos tornar, pela graça, criaturas novas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

1ª Parte Liturgia da Palavra

1ª leitura: Is 52,13-53,12

Salmo: Sl 30

2ª Leitura: Hb 4,14-16; 5,7-9

22 Campanha da Fraternidade 2017 0

5

25

75

95

100

Page 25: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Aclamação: Salve ó Cristo obediente...

(A Palavra deve ser proclamada sem saudação e sem sinal da cruz sobre o livro. No m não se diz: “Palavra da Salvação... Glória a vós, Senhor”. Personagens: (N) – Narrador; (P) – Presidente; (G) – Grupo; (L) – Leitor).

Evangelho: Jo 18,1-19,42.

(N): Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo João. Naquele tempo, Jesus saiu com seus discípulos para o outro lado da torrente do Cedron. Lá havia um jardim, no qual ele entrou com os seus discípulos. Também Judas, o traidor, conhecia o lugar, porque Jesus muitas vezes ali se reunia com seus discípulos. Judas, pois, levou o batalhão romano e os guardas dos sumos sacerdotes e dos fariseus, com lanternas, tochas e armas, e chegou ali. Jesus, então, sabendo tudo o que ia acontecer com ele, saiu e disse:

(P) “A quem procurais?”

(G) “A Jesus de Nazaré!”

(N) responderam. Ele disse:

(P) “Sou eu”.

(N) Judas, o traidor, estava com eles. Quando Jesus disse “Sou eu”, eles recuaram e caíram por terra. De novo perguntou-lhes:

(P) “A quem procurais?”

(N) Responderam:

(G) “A Jesus de Nazaré”.

(N) Jesus retomou:

(P) “Já vos disse que sou eu. Se é a mim que procurais, deixai que estes aqui se retirem”.

(N) Assim se cumpria a palavra que ele tinha dito: “Não perdi nenhum daqueles que me deste”. Simão Pedro, que tinha uma espada, puxou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a ponta da orelha direita. O nome do servo era Malco. Jesus disse a Pedro:

(P) “Guarda a tua espada na bainha. Será que não vou beber o cálice que o Pai me deu?”

(N) O batalhão, o comandante e os guardas dos judeus prenderam Jesus e o amarraram. Primeiro, conduziram-no a Anás, sogro de Caifás, o sumo sacerdote daquele ano. Caifás é quem tinha aconselhado aos judeus: “É conveniente que um só homem morra pelo povo”. Simão Pedro e um outro discípulo seguiam Jesus. Este discípulo era conhecido do sumo sacerdote. Ele entrou com Jesus no pátio do sumo sacerdote. Pedro ficou do lado de fora, perto da porta. O outro discípulo, que era conhecido do sumo sacerdote, saiu, conversou com a criada

23 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” 0

5

25

75

95

100

Page 26: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

que atendia a porta e levou Pedro para dentro. A criada disse a Pedro:

(L) “Não pertences tu também aos discípulos desse homem?”

(N) Ele respondeu:

(L) “Não”.

(N) Os servos e os guardas tinham feito um fogo, porque fazia frio; estavam se aquecendo, e Pedro estava com eles para se aquecer. O sumo sacerdote interrogou Jesus a respeito dos seus discípulos e do seu ensinamento. Jesus respondeu:

(P) “Eu falei abertamente ao mundo. Eu sempre ensinei nas sinagogas e no templo, onde os judeus se reúnem. Nada falei às escondidas. Por que me interrogas? Pergunta aos que ouviram o que eu falei; eles sabem o que eu disse”.

(N) Quando assim falou, um dos guardas que ali estavam deu uma bofetada em Jesus, dizendo:

(L) “É assim que respondes ao sumo sacerdote?”

(N) Jesus replicou-lhe:

(P) “Se falei mal, mostra em que falei mal; e se falei certo, por que me bates?”

(N) Anás, então, mandou-o, amarrado, a Caifás. Simão Pedro continuava lá, aquecendo-se. Disseram-lhe:

(G) “Não és tu, também, um dos discípulos dele?”

(N) Pedro negou:

(L) “Não”.

(N) Então um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro tinha cortado a orelha, disse:

(L) “Será que não te vi no jardim com ele?”

(N) Pedro negou de novo, e na mesma hora o galo cantou. De Caifás, levaram Jesus ao palácio do governador. Era de madrugada. Eles mesmos não entraram no palácio, para não se contaminarem e poderem comer a páscoa. Pilatos saiu ao encontro deles e disse:

(L) “Que acusação apresentais contra este homem?”

(N) Eles responderam:

(G) “Se não fosse um malfeitor, não o teríamos entregue a ti!”

(N) Pilatos disse:

(L) “Tomai-o vós mesmos e julgai-o segundo vossa lei”.

(N) Os judeus responderam:

(G) “Não nos é permitido matar ninguém”.

24 Campanha da Fraternidade 2017 0

5

25

75

95

100

Page 27: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

(N) Assim se realizava o que Jesus tinha dito, indicando de que morte havia de morrer. Pilatos entrou, de volta, no palácio, chamou Jesus e perguntou-lhe:

(L) “Tu és o Rei dos Judeus?”

(N) Jesus respondeu:

(P) “Estás dizendo isto por ti mesmo, ou outros te disseram isso de mim?”

(N) Pilatos respondeu:

(L) “Acaso sou eu judeu? Teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?”

(N) Jesus respondeu:

(P) “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas, o meu reino não é daqui”.

(N) Pilatos disse:

(L) “Então, tu és rei?”

(N) Jesus respondeu:

(P) “Tu dizes que eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”.

(N) Pilatos lhe disse:

(L) “Que é a verdade?”

(N) Dito isso, saiu ao encontro dos judeus e declarou:

(L) “Eu não encontro nele nenhum motivo de condenação. Mas existe entre vós um costume de que, por ocasião da Páscoa, eu vos solte um preso. Quereis que eu vos solte o Rei dos Judeus?”

(N) Eles, então, se puseram a gritar:

(G) “Este não, mas Barrabás!”

(N) Ora, Barrabás era um assaltante. Pilatos, então, mandou açoitar Jesus. Os soldados trançaram uma coroa de espinhos, a puseram na cabeça de Jesus e o vestiram com um manto de púrpura. Aproximavam-se dele e diziam:

(G) “Viva o Rei dos Judeus!”;

(N) e batiam nele. Pilatos saiu outra vez e disse aos judeus:

(L) “Olhai! Eu o trago aqui fora, diante de vós, para que saibais que eu não encontro nele nenhum motivo de condenação”.

(N) Então, Jesus veio para fora, trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Ele disse-lhes:

(L) “Eis o homem”!

25 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” 0

5

25

75

95

100

Page 28: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

(N) Quando o viram, os sumos sacerdotes e seus guardas começaram a gritar:

(G) “Crucifica-o! Crucifica-o!”

(N) Pilatos respondeu:

(L) “Levai-o, vós mesmos, para o crucificar, porque eu não encontro nele nenhum motivo de condenação”.

(N) Os judeus responderam-lhe:

(G) “Nós temos uma Lei, e segundo esta Lei ele deve morrer, porque se fez Filho de Deus”.

(N) Quando Pilatos ouviu isso, ficou com mais medo ainda. Entrou no palácio outra vez e perguntou a Jesus:

(L) “De onde és tu?”

(N) Jesus ficou calado. Então Pilatos disse-lhe:

(L) “Não me respondes? Não sabes que tenho poder para te soltar e poder para te crucificar?”

(N) Jesus respondeu:

(P) “Tu não terias poder algum sobre mim, se não te fosse dado do alto. Por isso, quem me entregou a ti tem maior pecado”.

(N) Por causa disso, Pilatos procurava soltar Jesus. Mas os judeus continuavam gritando:

(G) “Se soltas este homem, não és amigo de César. Todo aquele que se faz rei, declara-se contra César”.

(N) Ouvindo estas palavras, Pilatos trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal, no lugar conhecido como Pavimento (em hebraico: Gábata). Era o dia da preparação da páscoa, por volta do meio dia. Pilatos disse aos judeus:

(L) “Eis o vosso rei”.

(N) Eles, porém, gritavam:

(G) “Fora! Fora! Crucifica-o!”

(N) Pilatos disse:

(L) “Vou crucificar o vosso rei?”

(N) Os sumos sacerdotes responderam:

(G) “Não temos rei senão César”.

(N) Pilatos, então, lhes entregou Jesus para ser crucificado. Eles tomaram conta de Jesus. Carregando a sua cruz, ele saiu para o lugar chamado Calvário (em hebraico: Gólgota). Lá, eles o crucificaram com outros dois, um de cada lado, ficando Jesus no meio. Pilatos tinha mandado escrever e afixar na cruz um letreiro; estava escrito assim: “Jesus de Nazaré, o Rei dos Judeus”. Muitos judeus

26 Campanha da Fraternidade 2017 0

5

25

75

95

100

Page 29: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

leram o letreiro, porque o lugar onde Jesus foi crucificado era perto da cidade; e estava escrito em hebraico, em latim e em grego. Os sumos sacerdotes disseram então a Pilatos:

(G) “Não escrevas: 'O Rei dos Judeus', e sim: 'Ele disse: Eu sou o Rei dos Judeus'”.

(N) Pilatos respondeu:

(L) “O que escrevi, escrevi”. Depois que crucificaram Jesus, os soldados pegaram suas vestes e as dividiram em quatro partes, uma para cada soldado. A túnica era feita sem costura, uma peça só de cima em baixo. Eles combinaram:

(G) “Não vamos rasgar a túnica. Vamos tirar sorte para ver de quem será”.

(N) Assim cumpriu-se a Escritura: “Repartiram entre si as minhas vestes e tiraram a sorte sobre minha túnica”. Foi isso que os soldados fizeram. Junto à cruz de Jesus, estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe:

(P) “Mulher, eis o teu filho!”

(N) Depois disse ao discípulo:

(P) “Eis a tua mãe!”

(N) A partir daquela hora, o discípulo a acolheu no que era seu.” Depois disso, sabendo Jesus que tudo estava consumado, e para que se cumprisse a Escritura até o fim, disse:

(P) “Tenho sede”!

(N) Havia ali uma jarra cheia de vinagre. Amarraram num ramo de hissopo uma esponja embebida de vinagre e a levaram à sua boca. Ele tomou o vinagre e disse:

(P) “Está consumado”.

(N) E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

(Todos se ajoelham um instante)

(N) Era o dia de preparação do sábado, e este seria solene. Para que os corpos não ficassem na cruz no sábado, os judeus pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas dos crucificados e os tirasse da cruz. Os soldados foram e quebraram as pernas, primeiro a um dos crucificados com ele e depois ao outro. Chegando a Jesus, viram que estava morto. Por isso, não lhe quebraram as pernas, mas um soldado golpeou-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água. (Aquele que viu dá testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro; ele sabe que fala a verdade, para que vós, também, acrediteis.) Isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura que diz: “Não quebrarão nenhum dos seus ossos”. E um outro texto da Escritura diz: “Olharão para aquele que

27 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” 0

5

25

75

95

100

Page 30: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

traspassaram”. Depois disso, José de Arimatéia pediu a Pilatos para retirar o corpo de Jesus; ele era discípulo de Jesus às escondidas, por medo dos judeus. Pilatos o permitiu. José veio e retirou o corpo. Veio também Nicodemos, aquele que anteriormente tinha ido a Jesus de noite; ele trouxe uns trinta quilos de perfume feito de mirra e de aloés. Eles pegaram o corpo de Jesus e o envolveram, com os perfumes, em faixas de linho, do modo como os judeus costumam sepultar. No lugar onde Jesus foi crucificado havia um jardim e, no jardim, um túmulo novo, onde ninguém tinha sido ainda sepultado. Por ser dia de preparação para os judeus, e como o túmulo estava perto, foi lá que eles colocaram Jesus.

(Faz-se um momento de silêncio).

Oração Universal

Comentarista: Após a leitura da Paixão vamos direcionar nossa oração para o mundo inteiro, para a Igreja e para todas as pessoas, ainda que não a conheçamos. Chegou o momento da Oração Universal. Após cada oração, digamos: Atendei, Senhor, o nosso clamor!

Animador: Rezemos, meus irmãos, pela santa Igreja de Deus (momento de silêncio)

Presidente: Deus eterno e todo poderoso, que em Cristo revelastes a vossa glória a todos os povos, sustentai a obra do vosso amor. Que a vossa Igreja, presente em todo o mundo, permaneça firme na fé e proclame sempre o vosso nome. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Atendei, Senhor, o nosso clamor!

Animador: Rezemos pelo santo Padre, o Papa Francisco (momento de silêncio).

Presidente: Deus eterno e todo poderoso, que criastes todas as coisas com sabedoria, escutai nossos pedidos: protegei com amor o Papa que escolhestes para que, o povo cristão, conduzido por ele, possa crescer em sua fé. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Atendei, Senhor, o nosso clamor!

Animador: Rezemos pelos bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas e todo povo de Deus (momento de silêncio).

Presidente: Deus eterno e todo poderoso, que santificais e governais pelo vosso Espírito todo o corpo da Igreja, escutai as preces que vos dirigimos por todos os ministros e ministras do vosso povo. Fazei que cada um, pelo dom da vossa graça, vos sirva com fidelidade. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Atendei, Senhor, o nosso clamor!

Animador: Rezemos por aqueles que creem no Cristo: católicos, ortodoxos, protestantes, enfim, todas as Igrejas cristãs (momento de silêncio).

28 Campanha da Fraternidade 2017 0

5

25

75

95

100

Page 31: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Presidente: Deus eterno e todo poderoso, que unis o que está dividido, olhai o rebanho do vosso Filho. Que a verdade da fé e a prática da caridade unam os que foram consagrados por um só batismo. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Atendei, Senhor, o nosso clamor!

Animador: Rezemos pelos que não creem em Deus (momento de silêncio).

Presidente: Deus eterno e todo poderoso, concedei aos que não creem em vós, que, vendo o testemunho dos cristãos, proclamem que sois o único Deus verdadeiro e Pai de todas as criaturas. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Atendei, Senhor, o nosso clamor!

Animador: Rezemos por todos os governantes e poderes públicos (momento de silêncio).

Presidente: Deus eterno e todo poderoso, que conheceis o coração do ser humano e o direito dos povos, olhai por aqueles que nos governam para que ajam com honestidade e justiça, e possam garantir a segurança, a paz e a liberdade religiosa. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Atendei, Senhor, o nosso clamor!

Animador: Por todos os sofredores, injustiçados, os que passam fome e as vítimas dos desastres ambientais (momento de silêncio).

Presidente: Deus eterno e todo poderoso, sois a consolação dos aflitos e a força dos que lutam. Cheguem até vós as preces dos que clamam em seu sofrimento, para que superem suas dificuldades e dores com o socorro da vossa misericórdia. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Atendei, Senhor, o nosso clamor!

2ª Parte: Adoração da Cruz

(Em seguida à Oração Universal, vem a solene adoração da santa Cruz. O presidente dirige-se à entrada da Igreja, trazendo um crucixo, coberto. Enquanto caminha, ergue-o por três vezes, descobrindo-o e cantando)

Presidente: Eis o lenho da cruz, do qual pendeu a salvação do mundo!

Todos: Vinde, adoremos!

(Terminada a apresentação da Cruz, coloca-se o crucixo na mesa para o rito do beijo e, após as palavras do presidente, inicia-se o ato).

Presidente: Este é o dia em que adoramos, de modo particular, a Cruz de Cristo. Nela queremos nos encontrar com Nosso Senhor, pregado na Cruz, doando a vida por amor. Celebrar a morte de Jesus na Cruz nos faz lembrar as muitas cruzes que ainda hoje colocamos nos seus ombros: a injustiça, a indiferença, a cruz da impiedade, do pouco compromisso com o meio ambiente, do

29 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” 0

5

25

75

95

100

Page 32: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

comodismo, da falta de perdão e de amor. A Cruz de Cristo nos leva à vitória da Ressurreição e da Vida Eterna. Ela é a porta da qual Deus não cessa de entrar em nossa vida.

Canto

3ª Parte: Comunhão

(Terminada a Adoração da Cruz, onde há Eucaristia, os éis poderão recebe-la. O altar deve ser coberto por uma toalha e um corporal).

Presidente: Elevemos nossas mãos e rezemos com amor e confiança a oração de filhos.

Todos: Pai Nosso...

Presidente: Livrai-nos, de todos os males, ó Pai e dai-nos hoje a vossa paz, ajudados pela vossa misericórdia sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto vivendo a esperança, aguardarmos a vinda do Cristo Salvador.

Todos: Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre.

Presidente: Felizes os convidados para a ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Todos: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo.

(Distribuição da Eucaristia)

Canto

Oração

Presidente: Ó Deus de ternura, que nos renovastes pela morte e ressurreição do vosso Filho, conservai em nós a obra de vossa bondade e do vosso amor, para que consagremos a vós, sempre, toda a nossa vida. Por Cristo nosso Senhor.

Todos: Amém.

Oração sobre o povo

Presidente: Que a vossa bênção, ó Deus, desça copiosa sobre o vosso povo, que acaba de celebrar a morte do vosso Filho, na esperança da sua ressurreição. Venha o vosso perdão, seja dado o vosso consolo; cresça a fé verdadeira e a redenção se confirme. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém!

(Não há canto final. A assembleia deixa a igreja em silêncio).

30 Campanha da Fraternidade 2017 0

5

25

75

95

100

Page 33: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Ambiente(A celebração começa ao ar livre, em volta de uma fogueira acesa, onde o

Círio Pascal será aceso. Todos que forem chegando deverão estar com uma vela - avisar com antecedência - ou receber da equipe de organização).

Celebração da Vigília Pascal

Acolhida

Presidente: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Presidente: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, o amor de Jesus Cristo, nosso irmão e Salvador, e a força renovadora do Espírito Santo estejam sempre conosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Presidente: Irmãos e irmãs, é Festa da Páscoa! Após a Quaresma, celebramos a vida, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus. A celebração desta noite enche de significado a nossa existência. Sejam todos bem-vindos e bem-vindas.

Bênção do Fogo

Canto: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós...

(Este refrão deverá ser repetido algumas vezes, até ser criado um clima de silêncio e oração)

Presidente: Ó Pai, que por vosso filho nos libertou das trevas, santificai este fogo. Que a luz da Páscoa renove nossos corações, purificando-nos de todo pecado. Por Cristo, Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amém!

(Acende-se o Círio Pascal na fogueira e as velas vão sendo acesas à luz do Círio. Todos adentram ao ambiente da celebração com suas velas acesas e as luzes da igreja ou local da celebração apagadas).

Presidente: Eis a luz de Cristo!

Todos: Demos graças a Deus!

(Após colocar o Círio no pedestal, as luzes da igreja são acesas)

Animador: Na Vigília Pascal afirmamos nossa fé na ressurreição, a vida que triunfou sobre a morte. Toda criação é exaltada pela ação libertadora de Deus. É um novo tempo, marcada por uma nova aliança através do Ressuscitado, nosso Salvador.

Todos: Que a luz de Cristo Ressuscitado brilhe em nossas vidas!

31 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” 0

5

25

75

95

100

Page 34: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Proclamação da Páscoa

(Cantar em dois coros – música: ofício de Nossa Senhora)

1. Exulte de alegria, 2. Do grande Rei a vitória Dos anjos a multidão, Cantemos o resplendor: Exultemos, também, nós Das trevas surgiu a glória, Por tão grande salvação! Da morte o libertador:

L: O Senhor esteja convosco!T: Ele está no meio de nós!L: Os corações para o alto,T: A Deus ressoe nossa voz.

No esplendor desta noite, No esplendor desta noite Que viu os Hebreus libertos, Que viu surgir JesusNós os cristãos bem despertos, Do sepulcro, exultemos:Bradamos: morreu a morte! Pela vitória da cruz!

Noite mil vezes feliz, Noite mil vezes feliz,Aniquilou-se a maldade, Noite clara como o dia,As algemasse quebraram, Na luz de Cristo gloriosoDespontou a liberdade! Exultemos de alegria.

Liturgia da Palavra

1ª Leitura: Gn 1,1.26-31a

Salmo Responsorial: 104 (103)

Salmista: Envia teu Espírito Senhor, e renova a face da terra!

Todos: Envia teu Espírito Senhor, e renova a face da terra!

Salmista: Ó Minh 'alma bendize ao Senhor: ó Deus grande em poder e amor

o esplendor de tua glória reluz, e o céu é teu manto de luz.

Salmista: Firme e sólida a terra fundaste, com o azul do oceano enfeitaste, e rebentam tuas fontes nos vales, correm as águas e cantam as aves.

Salmista: Lá do alto tu regas os campos, cresce a relva e os viventes se fartam de tuas obras a terra encheste, todas belas e sábias fizeste.

Salmista: Que sumam da terra os perversos, e Minh 'alma te entoe os seus versos. Glória ao Pai, pelo Filho, no Amor, ao Deus vivo terno louvor.

ORAÇÃO: Ó Deus, admirável na criação do ser humano, e mais admirável ainda na sua redenção, dai-nos a sabedoria de resistir ao pecado e chegar à eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.

2ª Leitura: Ex 14,15-15,1

32 Campanha da Fraternidade 2017 0

5

25

75

95

100

Page 35: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Salmo Responsorial (Ex 15)

Cantemos ao Senhor que fez brilhar a sua glória!

1. Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória: /precipitou no mar Vermelho o cavalo e o cavaleiro! /O Senhor é minha força, é a razão do meu cantar, /pois foi ele neste dia para mim libertação! – R.

2. Ele é meu Deus e o louvarei, Deus de meu pai, e o honrarei. /O Senhor é um Deus guerreiro; o seu nome é Onipotente. /Os soldados e os carros do faraó jogou no mar, /seus melhores capitães afogou no mar Vermelho. – R.

3. Afundaram como pedras e as ondas os cobriram. + Ó Senhor, o vosso braço é duma força insuperável! /Ó Senhor, o vosso braço esmigalhou os inimigos! – R.

4. Vosso povo levareis e o plantareis em vosso monte, / no lugar que preparastes para a vossa habitação, / no santuário construído pelas vossas próprias mãos. / O Senhor há de reinar eternamente pelos séculos! – R.

Oração: Ó Deus, contemplamos vossas primícias realizadas em favor do seu povo Fazei-nos merecedores do vosso amor e da vossa misericórdia. Por Cristo, .nosso Senhor.

3ª Leitura: Is 55,1-11

Cântico: Is 12

Refrão: Ao Senhor dai graças / seu nome invocai Entre os povos seus feitos / de amor proclamai!

1. Eu te louvo e agradeço, ó Senhor, pois tua raiva de nós se acabou! Salvação é meu Deus, eu confio é minha força, meu canto e meu brio.2. Com alegria beber todos vão, vão ás fontes beber salvação! Vamos todos cantar ao Senhor proclamar os seus feitos de amor!3. Que teu exulte e se alegre, tua grandeza entre nós se celebre! Glória ao Pai pelo Filho no Amor, ao Deus vivo eterno louvor!

Oração: Deus eterno e todo poderoso, nossa esperança e nosso consolo, alimenta a nossa fé, para que sejamos perseverantes aos vossos ensinamentos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

(Terminada a 3ª leitura, acendem-se as velas do altar e entoa-se solenemente o Glória)

Glória

Canto de Aclamação

Evangelho: Lucas 24,1-12

Pistas para reflexão

(As pistas são orientações para a pessoa que vai fazer a reexão. Portanto, não são para ser lidas para a assembleia).

33 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” 0

5

25

75

95

100

Page 36: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

• Acentuar o significado da ressurreição.• Deixar claro para a comunidade, a maneira de viver a páscoa.• Apresentar o Deus presente na caminhada de lutas e dificuldades do seu

povo, principalmente os mais sofridos.• Convocar todos a serem mensageiros da ressurreição do Senhor, dando

testemunho da vida nova.

Liturgia Batismal

(Benção da água)

Comentarista: É chegado o momento de renovar o batismo que um dia recebemos. Invoquemos as bênçãos de Deus sobre esta água.

Presidente: Bendito sejais, Senhor, porque, pelas águas do dilúvio, salvastes teu povo, limpando o mundo de toda a maldade e começando uma nova humanidade.

Todos: Banhados em Cristo somos novas criaturas. As coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo. Aleluia!

Presidente: Bendito sejais, Deus, porque Jesus, teu santo servo, foi batizado por João Batista no rio Jordão e ungido pelo Espírito Santo como Messias Salvador!

Presidente: Bendito sejais, Senhor, pelas águas de nossos rios, açudes e pelas nossas fontes.

Oração: Olhai agora, ó Pai, a tua Igreja aqui reunida nesta noite santa. Que esta água seja uma renovação do nosso batismo e nos faça participar da alegria dos que foram batizados na Páscoa. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

(Acender as velas no Círio Pascal)

Renovação das Promessas do Batismo

Presidente: Para viver na liberdade dos filhos de Deus, renunciais ao pecado?

Todos: Renuncio

Presidente: Para viver como irmãos, renunciais a tudo que vos possa desunir, para que o pecado não domine sobre vós?

Todos: Renuncio

Presidente: Para seguir a Jesus Cristo, renunciais ao demônio, autor e princípio do pecado?

Todos: Renuncio

Presidente: Vocês creem em Deus, que criou todas as coisas no céu e na terra?

Todos: Creio

Presidente: Vocês creem em Jesus Cristo, seu Filho e nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, ressuscitou ao terceiro dia e subiu aos céus?

34 Campanha da Fraternidade 2017 0

5

25

75

95

100

Page 37: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Todos: Creio

Presidente: Vocês creem no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna?

Todos: Creio

Presidente: Ó Deus, que nos fizeste renascer da água e do Espírito e nos concedeste o perdão de todos os pecados, guardai-nos em seu amor e ajudai-nos a viver como irmãos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

(Enquanto a comunidade é aspergida com a água, entoa-se o canto: “Banhados em Cristo” ou outro canto apropriado)

Preces

(As preces podem ser substituídas pela Ladainha de Todos os Santos, caso a comunidade ache conveniente)

Apresentação das Ofertas

Comentarista: Revigorados na fé, através da renovação do batismo, apresentemos ao Senhor nossas ofertas.

Canto

Comunhão Eucarística

(Onde for possível, seguir o rito próprio)

Pai-nosso...

Abraço da paz

(Distribuição da Eucaristia)

Oração

Presidente: Ó Deus, testemunhamos a vida que vence a morte, renovamos nossa fé, banhados pelo vosso Espírito. Como novas criaturas, dá-nos força para que possamos seguir confiantes na vossa presença, na vossa luz. Por Cristo Jesus, nosso Senhor. Amém!

Bênção

Presidente: O Senhor esteja conosco!

Todos: Ele está no meio de nós!

Presidente: Abençoe-nos Deus, todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.

Todos: Amém!

Presidente: O Senhor ressuscitou, vamos em paz, aleluia, aleluia!

Todos: Demos graças a Deus, aleluia, aleluia!

Canto Final

35 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” 0

5

25

75

95

100

Page 38: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

36 Campanha da Fraternidade 2017

Via-sacra

Animador: Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.

Todos: Amem.

Animador: Somos convidados a meditar, nesta Via-sacra, sobre a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, trazendo para nossa realidade nos dias de hoje. Para isso, em cada Quaresma, a Igreja do Brasil lança a Campanha da Fraternidade, apresentando uma necessidade que precisa ser trabalhada para o bem de todos. “Biomas brasileiros e defesa da vida” é o tema da Campanha deste ano, e o lema, “Cultivar e guardar a criação”.

CANTO: A nós descei divina luz...

Primeira EstaçãoJesus é condenado à morte

Animador: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.

Todos: Porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Leitor 1: “Ouvindo estas palavras, Pilatos trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal, no lugar conhecido como Pavimento. Era o dia da preparação da páscoa, por volta do meio dia. Pilatos disse aos judeus: “Eis o vosso rei”. Eles, porém, gritavam: “Fora! Fora! Crucifica-o!” Pilatos disse: “Vou crucificar o vosso rei?” Os sumos sacerdotes responderam: “Não temos outro rei senão César”. Pilatos, então, entregou Jesus para ser crucificado. Eles tomaram conta de Jesus” (Jo 19,13-16).

Leitor 2: A Campanha da Fraternidade deste ano traz uma palavra desconhecida para muitos: Bioma. Bioma é um conjunto de toda espécie de vida de uma região, tanto a vida vegetal como a animal. No Brasil, temos oficialmente, seis biomas: Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampa. Esses Biomas, hoje ameaçados, fazem parte da criação de Deus para o Brasil.

ORAÇÃO: Ó Deus que criastes o Brasil com amor tão grande, e a este país oferecestes uma diversidade rica em sua criação, iluminai o povo brasileiro para que possa cuidar e preservar a sua “casa comum”. Isso vos pedimos, por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Todos: Pai Nosso...

A morrer crucicado, teu Jesus é condenado,Por teus crimes, pecador. Por teus crimes, pecador.Pela Virgem...

Segunda EstaçãoJesus carrega a cruz às costas

Animador: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.

0

5

25

75

95

100

Page 39: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

37 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”

Todos: Porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Leitor 1: “Eles levaram Jesus. Jesus carregou a cruz nas costas e saiu para um lugar chamado: “Lugar da Caveira”, que em hebraico se diz: “Gólgota” (Jo 19, 17).

Leitor 2: O Regional Nordeste III, na organização de Igreja, compreende os estados da Bahia e Sergipe. Dos seis Biomas brasileiros, três estão nesses dois estados: Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado. Deles sobrevivem mais de 17 milhões de pessoas. Além das belezas e riquezas naturais dos nossos Biomas, as agressões sofridas os fazem colocar em risco a vida de toda essa gente.

ORAÇÃO: Ó Deus de amor, que acompanhou a segunda queda do seu amado filho Jesus e se fez presente em todos os seus momentos de dor; acompanhai a vossa Igreja e abençoai todas as pessoas de boa vontade que lutam para preservar a vossa criação, nos estados da Bahia e Sergipe. Isso vos pedimos por Cristo vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Todos: Pai Nosso...

Com a cruz é carregado e no peso acabrunhado,Vai morrer por teu amor. Vai morrer por teu amor.Pela Virgem Dolorosa...

Terceira EstaçãoJesus cai pela primeira vez

Animador: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.Todos: Porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Leitor 1: “Não tenhas medo, não ficarás desapontada! Não fiques com vergonha, não há motivo de corar o rosto! Deverás esquecer para sempre a vergonha que passavas na juventude, nunca mais hás de lembrar as desilusões do tempo de viúva. Pois teu marido é o teu criador, Senhor dos exércitos é o seu nome!” (Is 54,4-5a).

Leitor 2: A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais mais ameaçadas do mundo. No início do Brasil ela tinha uma área equivalente a um terço da Amazônia. Hoje, está reduzida a apenas 7% de sua área original. A sua destruição começou com a extração do pau-brasil, e continua hoje com a exploração desordenada da madeira e o crescimento das cidades. Com isso os animais estão desaparecendo, as chuvas diminuindo e o calor aumentando.

ORAÇÃO: Ó Deus dos mares, das praias e manguezais, despertai o povo brasileiro para a responsabilidade de cuidar de sua criação, especialmente da Mata Atlântica, tão devastada e maltratada ao longo dos anos. Isso vos pedimos por Cristo vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Todos: Pai Nosso...

Pela cruz tão oprimido, cai Jesus desfalecido,Pela tua salvação. Pela tua salvação.Pela Virgem Dolorosa...

0

5

25

75

95

100

Page 40: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

38 Campanha da Fraternidade 2017

Quarta EstaçãoJesus encontra a sua Mãe Santíssima

Animador: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.

Todos: Porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Leitor 1: Naquele dia, “Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe: 'Este menino será causa de queda e de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição e uma espada traspassará a sua alma! Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações'” (Lc 2,34-35).

Leitor 2: A Caatinga é um Bioma que está localizado em áreas castigadas pelas secas. A caatinga tem sido agredida pelo desmatamento para o plantio do que não é próprio para o seu solo, como o algodão e o capim. Calcula-se que cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados está próximo a virar deserto na caatinga. Isso corresponde a 1.482 municípios, onde moram aproximadamente 15 milhões de pessoas.

ORAÇÃO: Ó Deus, senhor e pai dos que passam por dificuldades nas áreas secas do sertão; que eles possam sentir de perto a Sua presença, assim como o povo antigo foi acompanhado por Ti no deserto. Isso vos pedimos, por Cristo vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Todos: Pai Nosso...

Ver a dor da Mãe amada, que se encontra desolada,Com seu lho em aição. Com seu lho em aição.Pela Virgem Dolorosa...

Quinta EstaçãoSimão Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz

Animador: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.

Todos: Porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Leitor 1: “Enquanto levavam Jesus, pegaram um certo Simão, de Cirene, que voltava do campo, e mandaram-no carregar a cruz atrás de Jesus” (Lc 23,26). Não foi por compaixão que fizeram isso, foi para que ele não morresse no caminho. Queriam vê-lo crucificado. Jesus aceita aquela ajuda, divide sua dor, faz do Cirineu um símbolo de toda pessoa que ajuda o outro nas dores e se torna uma fonte de paz.

Leitor 1: O semiárido brasileiro, onde está o Bioma Caatinga, representa 11,39% do território nacional e abriga 29% da população do país. No semiárido vivem quase 21 milhões de pessoas, destacando que mais de 9 milhões moram na zona rural, onde se encontram os mais pobres, com índices de qualidade de vida muito abaixo da média nacional.

ORAÇÃO: Ó Deus de todos aqueles que ajudam o irmão a aliviar o peso da cruz, despertai as autoridades para que desenvolvam políticas públicas, em favor do povo sertanejo que sofre com as secas e tantos outros desafios. Isso vos

0

5

25

75

95

100

Page 41: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

39 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”

pedimos, por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Todos: Pai Nosso...

No caminho do calvário, um auxílio é necessário.Não lhe nega o Cirineu. Não lhe nega o Cirineu.Pela Virgem Dolorosa...

Sexta EstaçãoVerônica enxuga o rosto de Jesus

Animador: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.

Todos: Porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Leitor 1: “Seguia-o uma grande multidão do povo, bem como de mulheres que batiam no peito e choravam por ele” (Lc 23,27). Verônica surge do meio do povo e vem enxugar o rosto de Jesus. Um gesto simples, porém, carregado de amor. No sofrimento uma mão amiga tem grande valor. Verônica vai ao encontro de Jesus, enxuga-lhe o rosto e mostra solidariedade num momento de dor.

Leitor 1: Leitor 2: No Bioma Cerrado, presente em grande parte do estado da Bahia, o agronegócio é apoiado como processo de produção capaz de gerar lucros e desenvolvimento. Como consequência surgem: o trabalho escravo, desemprego, êxodo rural, violência rural e urbana, grilagem, superfaturamento das terras, aumento da prostituição e do alcoolismo e criminalização de lideranças e movimentos sociais.

ORAÇÃO: Ó Deus, a ti elevamos nosso pedido, por todos os teus filhos que lutam pela sobrevivência no Cerrado, sobretudo aqueles que são vítimas dos grandes projetos que não os têm como prioridade. Isso vos pedimos, por Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém!

Todos: Pai Nosso...

Eis o rosto ensanguentado, por Verônica enxugadoQue no pano apareceu. Que no pano apareceu.Pela Virgem Dolorosa...

Sétima EstaçãoJesus cai pela segunda vez

Animador: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.

Todos: Porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Leitor 1: “Oprimido, ele se rebaixou, nem abriu a boca! Como cordeiro levado ao matadouro ou ovelha diante do tosquiador, ele ficou calado, sem abrir a boca” (Is 53,7).

Leitor 2: No Cerrado existem cerca de 320 mil espécies de animais. Destes, 90 mil espécies são de insetos. Apesar da elevada biodiversidade e de sua importância ecológica, várias espécies do Cerrado encontram-se na lista de extinção. Das 427 espécies em extinção no Brasil, 132 estão no Cerrado.

0

5

25

75

95

100

Page 42: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

40 Campanha da Fraternidade 2017

ORAÇÃO: Ó Deus da criação, voltai o vosso olhar para nós e pela vossa grande misericórdia, perdoai os nossos pecados pelas vezes que destruímos a fauna e a flora, extinguindo a natureza e dificultando a nossa própria sobrevivência. Isso vos pedimos, por Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém!

Todos: Pai Nosso...

Outra vez desfalecido, pelas dores abatidoCai por terra o Salvador. Cai por terra o salvador.Pela Virgem Dolorosa...

Oitava EstaçãoJesus consola as mulheres de Jerusalém

Animador: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.

Todos: Porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Leitor 1: Um grupo de mulheres chora ao ver Jesus passando por tanto sacrifício e humilhação. “Jesus, porém, voltou-se para elas e disse: “Mulheres de Jerusalém, não choreis por mim, chorai por vós mesmas e por vossos filhos, porque dias virão em que se dirá: Felizes as estéreis, os ventres que nunca deram à luz e os seios que nunca amamentaram” (Lc 23,28-28).

Leitor 2: A Amazônia é a maior riqueza natural do Brasil. Ela vem sofrendo inúmeras agressões. Além do desmatamento, áreas degradadas pela pecuária passam a ser ocupadas pela monocultura da soja, arroz e milho. As terras de pior qualidade são ocupadas pelo plantio de madeiras exóticas. Esse processo já provocou o desaparecimento de igarapés e mananciais, sem contar as doenças surgidas, devido ao uso abusivo de agrotóxicos.

ORAÇÃO: Ó Deus das matas, das plantas e ervas medicinais, fortalecei a consciência do povo brasileiro e suas autoridades, para a responsabilidade em cuidar da riqueza que é a Floresta Amazônica, pulmão do mundo e fonte de vida para o povo brasileiro. Isso vos pedimos, por Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém!

Todos: Pai Nosso...

Das mulheres que choravam, que éis o acompanhavam,É Jesus consolador. É Jesus consolador.Pela Virgem Dolorosa...

Nona EstaçãoJesus cai pela terceira vez

Animador: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.

Todos: Porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Leitor 1: “O meu servo terá êxito, vai crescer, subir, elevar-se muito. De tal forma ele já nem parecia gente, tanto havia perdido a aparência humana, que muitos se horrorizaram com ele, assim também causará surpresa à multidão das nações.

0

5

25

75

95

100

Page 43: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

41 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”

Por sua causa, reis levarão a mão à boca, pois estarão vendo coisas que ninguém jamais lhes tinha contado, das quais nunca ouviram falar” (Is 52,13-15).

Leitor 2: O Bioma Pantanal é considerado uma das maiores extensões úmidas do planeta. Durante as cheias, os rios, lagos e riachos ficam interligados permitindo o deslocamento e reprodução de espécies. O peixe é o bem natural que mais gera renda e sobrevivência dos seus moradores. Essa fonte de vida está ameaçada devido ao desmatamento para o plantio de pastagens, somando às queimadas, além das consequências em toda a fauna.

ORAÇÃO: Ó Deus de bondade, sustentai a nossa fraqueza com a força da vossa misericórdia; iluminai a mente daqueles que exploram a natureza movidos pela ganância do lucro. Isso vos pedimos, por Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém!

Todos: Pai Nosso...

Cai terceira vez prostrado, pelo peso redobrado,Dos pecados e da cruz. Dos pecados e da cruz.Pela Virgem Dolorosa...

Décima EstaçãoJesus é despojado das suas vestes

Animador: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.Todos: Porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Leitor 1: Depois que crucificaram Jesus, os soldados pegaram suas vestes e as dividiram em quatro partes, uma para cada soldado. A túnica era feita sem costura, uma peça só de cima para baixo. Eles combinaram: “Não vamos rasgar a túnica. Vamos tirar sorte para ver de quem será”. Assim cumpriu-se a Escritura: “Repartiram entre si as minhas vestes e tiraram a sorte sobre minha túnica”. Foi isso que os soldados fizeram (Jo 19,23-24).

Leitor 2: É no Bioma “Pampa” que existe a maioria dos latifúndios do Rio Grande do Sul. A partir da criação de gado e nos últimos dez anos a monocultura do eucalipto, acácia e pinus vem prejudicando de forma nociva o meio ambiente, a fauna e a flora. Além disso, a inviabilização da agricultura familiar de uma população pobre, devida à concentração de terras nas mãos de poucos.

ORAÇÃO: Ó Deus e Senhor nosso, que criastes o ser humano com dignidade e liberdade; olhai para os teus filhos que são desrespeitados em seus valores e tratados como mercadoria. Dai-lhes coragem na luta e força para seguirem em frente. Isso vos pedimos, por Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém!

Todos: Pai Nosso...

De suas vestes despojado, todo chagado e pisado,Eu vos vejo, meu Senhor. Eu vos vejo, meu Senhor.Pela Virgem Dolorosa...

0

5

25

75

95

100

Page 44: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

42 Campanha da Fraternidade 2017

Décima Primeira EstaçãoJesus é pregado na cruz

Animador: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.

Todos: Porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Leitor 1: “Eram nove horas da manhã quando o crucificaram. O letreiro com o motivo da condenação dizia: “O Rei dos Judeus”! Com ele crucificaram dois ladrões, um à direita e outro à esquerda” (Mc 15,25-27).

Leitor 2: A ausência de saneamento básico é outra grave ameaça, que compromete a saúde e tira a vida das pessoas. Grande parte dos esgotos das residências de áreas urbanas e rurais é despejada diretamente nos rios, no mar e nos mangues, como também resíduos que não são descartados corretamente, causando um alto nível de poluição que compromete o equilíbrio do ecossistema.

ORAÇÃO: Ó Deus, que destes ao ladrão no calvário a graça de passar da cruz à glória do vosso Reino, aceitai a humilde confissão dos nossos pecados, cometidos contra o meio ambiente e concedei-nos a graça de cuidar e respeitar a vida em todas as dimensões. Isso vos pedimos, por Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém!

Todos: Pai Nosso...

Sois por mim na cruz pregado, insultado, blasfemado,Com cegueira e com furor. Com cegueira e com furos.Pela Virgem Dolorosa...

Décima Segunda EstaçãoJesus morre na cruz

Animador: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.

Todos: Porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Leitor 1: “Já era mais ou menos meio-dia, e uma escuridão cobriu toda a terra até às três da tarde, pois o sol parou de brilhar. O véu do Santuário rasgou-se pelo meio, e Jesus deu um forte grito: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”. Dizendo isto, expirou” (Lc 23,44-45).

(Momento de silêncio)

Animador: Senhor Deus, misericórdia.

(Todos repetem)

Animador: Senhor Deus, pequei Senhor, misericórdia.

Animador: Senhor Deus, pequei Senhor, mas pelas dores de vossa Mãe Maria Santíssima, compadecei-vos de nós.

ORAÇÃO: Ó Deus da vida, num momento em que o terrorismo e a violência, em todos os níveis, assustam a humanidade, despertai-nos para ações que visem a paz; e olhai por todos os que são vítimas da violência, da injustiça e do

0

5

25

75

95

100

Page 45: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

43 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”

preconceito. Isso vos pedimos, por Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém!

Todos: Pai Nosso...

Meu Jesus por nós morrestes! Por nós todos padecestes.Oh! Que grande é minha dor! Oh! Que grande é minha dor.Pela Virgem Dolorosa...

Décima Terceira EstaçãoJesus é descido da cruz

Animador: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.

Todos: Porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Leitor 1: “Ao entardecer, veio um homem rico de Arimatéia chamado José, que também se tornara discípulo de Jesus. Ele foi procurar Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que o entregassem. José, tomando o corpo, envolveu-o num lençol limpo e o colocou num túmulo novo, que mandara escavar na rocha. Em seguida, rolou uma grande pedra na entrada do túmulo e retirou-se” (Mt 27,57-60).

Leitor 2: A água é um bem fundamental à manutenção da vida de todas as espé-cies. A contaminação das águas pelo lixo e venenos, o desmatamento para o agro-negócio e parques eólicos, assoreamento, migração de nascentes, irregularida-des das chuvas por causa das mudanças climáticas são alguns dos problemas que têm como consequências a precariedade das pastagens, a perda de sementes e da produção, causando o sofrimento e a morte de muitos brasileiros.

ORAÇÃO: Ó Deus, fazei com que os nossos pensamentos e os nossos corações, se tornem cada vez mais puros, iluminados e comprometidos com a preservação do planeta, nossa “casa comum”. Isso vos pedimos, por Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém!

Todos: Pai Nosso...

Do madeiro vos tiraram, e à mãe vos entregaram.Com que dor e compaixão. Com que dor e compaixão.Pela Virgem Dolorosa...

Décima Quarta EstaçãoJesus é colocado no sepulcro

Animador: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.

Todos: Porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Leitor 1: “Eles pegaram o corpo de Jesus e o envolveram em faixas de linho, do modo como os judeus costumam sepultar. No lugar onde Jesus foi crucificado havia um jardim e, no jardim, um túmulo novo, onde ninguém tinha sido ainda sepultado. Por ser dia de preparação para os judeus, e como o túmulo estava perto, foi lá que eles colocaram Jesus” (Jo 19,40-42).

0

5

25

75

95

100

Page 46: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Leitor 2: Diz o Papa Francisco: “O que manda hoje no mundo não é o homem, é o dinheiro, o dinheiro manda. E Deus, nosso Pai, deu a tarefa de guardar a terra não para o dinheiro, mas para nós, homens e mulheres. Nós temos essa tarefa! Ao contrário disso, hoje, homens e mulheres são sacrificados aos ídolos do lucro e do consumo: é a 'cultura do descarte'”.

ORAÇÃO: Ó Deus da vida em todas as dimensões, abençoai os cristãos e, de maneira especial, aqueles que são sensíveis ao apelo da Igreja, na pessoa do Papa Francisco, e de outros segmentos cristãos que abraçam a defesa da criação; concedei-lhes força profética e resultados em suas lutas. Isso vos pedimos, por Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém!

Todos: Pai Nosso...

No sepulcro vos puseram, mas os homens tudo esperamDo mistério da Paixão. Do mistério da Paixão.Pela Virgem Dolorosa...

Décima Quinta EstaçãoJesus é Ressuscitado

Animador: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.Todos: Porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Leitor 1: No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado. Mas ao entrar, não encontraram o corpo do Senhor Jesus. Nisso, dois homens, com roupas brilhantes, pararam perto delas. E disseram: Por que procuram entre os mortos aquele que está vivo? Ressuscitou! (Lc 24,1-3,5-6).

Leitor 2: Durante toda a Via Sacra, ao meditarmos o sofrimento e paixão de Jesus para nos salvar, refletimos também sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é “Biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema, “Cultivar e guardar a criação”.

Oração e Bênção Final

Animador: Ó Jesus, que por nós morreu na cruz. Mantenha-nos acordados e de pé, para que vejamos aparecer no horizonte a aurora da vida, a vitória de Cristo sobre a morte na manhã da Páscoa! Ensinai-nos a não negar a morte, mas aceitá-la como caminho para a contemplação definitiva da vossa face, no dia glorioso reservado também a nós.

Animador: Pelo sinal, da Santa Cruz, livre-nos Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém!

Animador: Vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe!

Todos: Graças a Deus.

Canto: Vitória, tu reinarás! Oh, cruz, tu nos salvarás...

44 Campanha da Fraternidade 2017 0

5

25

75

95

100

Page 47: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Cantos

01 - Senhor, eis aqui o teu povo

Senhor, eis aqui o teu povo que vem implorar teu perdão; é grande o nosso pecado, porém é maior o teu coração.1. Sabendo que acolheste Zaqueu, o cobrador, E assim lhe devolveste tua paz e teu amor, Também, nos colocamos ao lado dos que vão Buscar no teu altar a graça do perdão.2. Revendo em Madalena a nossa própria fé, Chorando nossas penas diante dos teus pés Também, nós desejamos o nosso amor te dar Porque só muito amor nos pode libertar.3. Motivos temos nós de sempre confiar, De erguer a nossa voz, de não desesperar, Olhando aquele gesto que o bom ladrão salvou, Não foi, também, por nós, teu sangue que jorrou?

02 - Deus Santo

1. Povo meu, que te fiz eu?Dize: em que te contristei?Por que à morte me entregaste?Em que foi que eu te faltei?2. Eu te fiz sair do Egito,Com maná te alimentei.Preparei-te bela terra:Tu, a cruz para o teu Rei!Deus santo, Deus forte, Deus imortal, Tende piedade de nós!3. Bela vinha eu te plantara,Tu plantaste a lança em mim;Águas doces eu te dava,Foste amargo até o fim!4. Flagelei por ti o Egito,Primogênitos matei;Tu, porém, me flagelaste,Entregaste o próprio Rei!

Deus santo, Deus forte...5. Eu te abri o mar Vermelho,Tu me abriste o coração;A Pilatos me levaste,Eu te levei pela mão.6. Só na cruz tu me exaltaste,Quando em tudo te exaltei;Que mais podia eu ter feito?Em que foi que eu te faltei?Deus santo, Deus forte...

03 - Piedade ó Senhor, tende piedade (Sl 51/50)

Piedade, ó senhor, tende piedade, pois pecamos contra vós!

1. Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!Na imensidão de vosso amor, purificai-me!Do meu pecado, todo inteiro, me lavaiE apagai completamente a minha culpa.2. eu reconheço toda a minha iniquidade,O meu pecado está sempre à minha frente,Foi contra vós, só contra vós que eu pequeiE pratiquei o que é mau aos vossos olhos!3. criai em mim um coração que seja puro,Dai-me de novo um espírito decidido.Ó senhor, não me afasteis de vossa faceNem retireis de mim o vosso santo espírito!4. dai-me de novo a alegria de ser salvoE confirmai-me com espírito generoso!Abri meus lábios, ó senhor, para cantarE minha boca anunciará vosso louvor!

04 - Prova de amor maior não há

Prova de amor maior não há, que doar a vida pelo irmão!1. E is que eu vos dou um novo Mandamento: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado"

45 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” 0

5

25

75

95

100

Page 48: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

2. Vós sereis os meus amigos se seguirdes meu preceito: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado"3. Permanecei em meu amor e segui meu mandamento: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado"4. E chegando a minha Páscoa, vos amei até o fim: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado"5. Nisto todos saberão que vós sois os meus discípulos: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado"

05 - Perdão Meu Jesus

Perdão, meu Jesus; perdão Deus de amor. /Perdão Deus clemente. Perdoai, Senhor/ - bis.

1. Eis-me a vossos pés, grande pecador,meus enormes crimes,perdoai, Senhor.2. Já os meus pecados,lamento com dor,estou arrependido,perdoai, Senhor.3. Volto para casado meu Salvador,cheio de confiança,perdoai, Senhor.4. Vou arrependido,viver com amor,é o meu pedido:perdoai, Senhor.5. Pela Santa Virgem,que com grande dor,foi ao vosso encontro,perdoai, Senhor.

06 - Lava Pés

1. Jesus erguendo-se da ceia, Jarro e bacia tomouLavou os pés dos discípulosEste exemplo nos deixouAos pés de Pedro inclinou-seÓ Mestre, não por quem és?

Não terás parte comigoSe não lavar os teus pés.2. És o Senhor, tu és o MestreOs meus pés não lavarásO que ora faço não sabesMas depois compreenderásSe eu vosso Mestre e SenhorVossos pés hoje laveiLavai os pés uns dos outrosEis a lição que vos dei.3. Eis como irão reconhecer-vosComo discípulos meusSe vos ameis uns aos outrosDisse Jesus para os seusDou-vos novo mandamentoDeixo ao partir nova leiQue vos ameis uns aos outrosAssim como eu vos amei.

07 - Eu quis comer esta ceia agora

1. Eu quis comer esta ceia agora, Pois vou morrer já chegou minha hora.Tomai, comei é meu corpo e meu sangue que dou Vivei no amor! Eu vou preparar a ceia na casa do Pai. (bis)2. Comei o pão; é meu corpo imoladoPor vós, perdão para todo pecado.3. E vai nascer do meu sangue a esperança,O amor, a paz; uma nova aliança.4. Eu vou partir; deixo o meu testamento.Vivei no amor! Eis o meu mandamento.5. Irei ao Pai; sinto a vossa tristeza;Porém, no céu, vos preparo outra mesa.6. De Deus virá o Espírito Santo,Que vou mandar p´ra enxugar vosso pranto.7. Eu vou, mas vós me vereis novamente;Estais em mim e eu em vós estou presente.8. Crerá em mim e estará na verdade,Quem vir cristãos, na perfeita unidade.

08 - Salve, ó Cristo obediente

Salve, ó Cristo obediente!Salve, amor onipotente,Que te entregou à cruzE te recebeu na luz!

46 Campanha da Fraternidade 2017 0

5

25

75

95

100

Page 49: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

1. O Cristo obedeceu até a morte,Humilhou-se e obedeceu o bom Jesus,Humilhou-se e obedeceu, sereno e forte,Humilhou-se e obedeceu até a cruz.

09 - Vitória

Vitória, tu reinarás, ó cruz tu nos salvarás!Vitória, tu reinarás, ó cruz tu nos salvarás!

Brilhando sobre o mundo,Que vive sem tua luzTu és um sol fecundoDe amor e de paz, ó cruz!

Aumenta a confiançaDo pobre e do pecadorConfirma nossa esperançaNa marcha para o senhor.

10 - O Senhor Ressurgiu

O Senhor ressurgiu, aleluia, aleluia!É o Cordeiro Pascal, aleluia, aleluia!Imolado por nós, aleluia, aleluia!É o Cristo, o Senhor, ele vive e venceu, aleluia!1. O Cristo, Senhor ressuscitouA nossa esperança realizouVencida a morte para sempreTriunfa a vida eternamente!2. O Cristo remiu a seus irmãosAo Pai os conduziu por sua mãoNo Espírito Santo unida estejaA família de Deus, que é a Igreja!3. O Cristo, nossa Páscoa, se imolouSeu sangue da morte nos livrouIncólumes o mar atravessamosE à Terra prometida caminhamos!

11 - Aleluia! Rendei Graças ao Senhor

Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (Bis)Rendei Graças ao Senhor: Que seu amor é sem fim!Diga o povo de Israel:

Que seu amor é sem fim!Digam os seus sacerdotes: Que seu amor é sem fim!Digam todos os que o temem: Que seu amor é sem fim!Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (Bis)Eis o dia do Senhor: Que seu amor é sem fim!Que nos salve, imploremos: Que seu amor é sem fim!Bem-vindos à sua casa: Que seu amor é sem fim!Nós todos, os seus amados:Que seu amor é sem fim!Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (Bis)

12 - Cristo Ressuscitou

Cristo ressuscitou, aleluia!Venceu a morte com amor! Aleluia!

Tendo vencido a morte,O Senhor ficará para sempreEntre nós para manter vivaA chama do amor que reside emCada cristão a caminho do pai.

Tendo vencido a morte,O Senhor nos abriu horizonte felizPois nosso peregrinarPela face do mundo teráSeu final lá na casa do Pai.

13 - Mundo Novo

Eu creio num mundo novoPois Cristo ressuscitou,Eu vejo sua luz no povo.Por isso alegre sou.

Em toda pequena oferta,Na força da união,No pobre que se libertaEu vejo ressurreição.

Na mão que foi estendida,No dom da libertação,Nascendo uma nova vidaEu vejo ressurreição.

47 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” 0

5

25

75

95

100

Page 50: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Louvai a Deus e lhe agradecei, servi-o com grande humildade!

16. Cântico do Irmão Sol

(Zé Vicente)

Onipotente e bom Senhor, a ti a honra, glória e louvor!Todas as bênçãos de ti nos vêm e todo o povo te diz: amém!1. Louvado sejas, nas tuas criaturas, primeiro o sol lá nas alturas, clareia o dia, grande esplendor, radiante imagem de ti, Senhor.2. Louvado sejas, pela irmã lua, no céu criaste, é obra tua.Pelas estrelas claras e belas, tu és a fonte do brilho delas.3. Louvado sejas, pelo irmão vento e pelas nuvens, o ar e o tempo.E pela chuva que cai no chão, nos dá sustento, Deus da criação.4. Louvado sejas, meu bom Senhor, pela irmã água e seu valor.Preciosa e casta, humilde e boa, se corre, um canto a ti entoa.5. Louvado sejas, ó meu Senhor, pelo irmão fogo e s eu calor.Clareia a noite, robusto e forte, belo e alegre, bendita sorte.6. Louvado sejas, pela irmã terra, mãe que sustenta e nos governa.Produz os frutos, nos dá o pão, com flores e eravas sorri o chão.7. Louvado sejas, meu bom Senhor, pelas pessoas que, em teu amor, perdoam e sofrem tribulação. Felicidade em ti encontrarão.8. Louvado sejas, pela irmã morte que vem a todos, ao fraco e ao forte.Feliz aquele/a que te amor, a morte eterna não o/a matará.9. Bem-aventurado/a quem guarda a paz, pois o Altíssimo o/a satisfaz.Vamos louvar e agradecer, com humildade ao Senhor bendizer!

14 - Só Mandacaru

Só mandacaru (3 x) Resistiu tanta dor – bis1. Na terra de seca não tinha suor. Nem lágrimas caem dos olhos que sentem dor. Tamanho verão o céu prometeu. // Não há quem resista tão grande calor// - bis.2. Poeiras e vento levantam do chão e faz o azul desse céu esbranquiçar. O verde há tempo não nasce aqui. //Será meu Deus se esqueceu desse lugar// - bis.3. No meio daquele deserto agrião, um verde bonito suspenso no ar, de braços erguidos pedindo ao céu: //Tem dó desse povo aprendeu a rezar// - bis.4. Tem flor e tem fruto, uma beleza só; tá sempre aí seja inverno ou verão; traz sombra e esperança de um dia mudar. //É sinal que a terra ainda tem coração// - bis.5. Um dia quiseram arrancá-lo daí, projeto dos grandes não tem coração, a gente se uniu, defendeu de pé: //É sacrário do povo, ninguém põe a mão// - bis.6. Então perguntaram: pra que tanta fé? O mato arrogante merece paixão? Mas o coração da gente gritou: //MANDACARU É POVO SOFRIDO SERTÃO// - bis.

15. Grande e Poderoso

(Frei Pedro Sinzig)

1. Grande, poderoso e bom Senhor, a ti toda glória e homenagem.Louvado sejas, meu Senhor, por todas as criaturas!2. Louvado pelo irmão, o sol que marca os dias e clareia tudo.É belo e de áureo fulgor, de tua grandeza, uma imagem.3. Louvado pela irmã, a lua e as estrelas fulgurantes.Louvado pelo irmão, o vento, e o ar e as nuvens alvinitentes.4. Louvado por nossa mãe, a terra, que nos sustenta com seus frutos.

48 Campanha da Fraternidade 2017 0

5

25

75

95

100

Page 51: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Bibliografia

Sumário

1. CNBB, Bíblia Sagrada. Edições CNBB, 11ª. Edição. Brasília, 2012.2. TEXTO BASE DA CF 2017. Edições CNBB. Brasília, 2016.3. FRANCISCO, Papa. Laudato Si. Edições Paulinas, 1ª. Edição. São Paulo, 2015.4. MESTERS, CARLOS e OROFINO, F. Apocalipse de São João. A teimosia da fé dos

pequenos, 3ª. Edição. Editora Vozes, Petrópolis, 2003.5. McKENZIE, John L. Dicionário Bíblico. Tradução de Álvaro Cunha e outros, 8ª.

Edição. Editora Paulus, São Paulo, 2003.6. Htt://www.dicionarioinformal.com.br/jardim 7. http://www.fazfacil.com.br/jardim/jardins-sustentaveis 8. Instituto Popular Memorial de Canudos, 29ª Romaria de Canudos. Canudos, 2016.9. http://www.oeco.org.br/reportagens/25084-o-desafio-de-preservar-e-recuperar-

a-caatinga10. http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2013/06/teresinenses-dao-exemplos-de-

como-ajudar-preservar-natureza.html 11. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Projeto-De-Educa%C3%A7% C3%A3o-

Ambiental-Os/31137605.html 12. Depoimento do Prof. Eleomar Marques. Povoado Lagoa do Rancho, Porto da Folha

– Sergipe, 2016.

Apresentação 01

02Celebração da Quarta-Feira de Cinzas

1º. Encontro 07Conhecendo os Biomas Brasileiros

2º. Encontro 10Os Biomas da Bahia e Sergipe, suas belezas, fragilidades e desafios

3º. Encontro 13Defender os Biomas é Cuidar da “Casa Comum”

4º. Encontro 16É hora de Agir, nem tudo está perdido!

Celebração da Quinta-feira Santa 19

Celebração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo 22

Celebração da Vigília Pascal 31

Via-sacra 36

Cantos 45

0

5

25

75

95

100

Page 52: Miolo corrigido 3.pdf, page 1-52 @ HotFolder ( Miolo ... · criatividade do grupo. 5. Preparar um ambiente ... refletindo e assumindo posturas diante da nossa Casa Comum. Somos convidados

Av.Leovigildo Filgueiras, 270 - Gárcia40100 - 050 - Salvador - BAFone/Fax: (71)3329-4168

email: [email protected]