Mito e filosofia

6
MITO E FILOSOFIA A filosofia nasceu realizando uma transformação gradual sobre os antigos mitos gregos ou nasceu por uma ruptura radical com os mitos?

Transcript of Mito e filosofia

Page 1: Mito e filosofia

MITO E FILOSOFIAA filosofia nasceu realizando uma transformação gradual sobre os

antigos mitos gregos ou nasceu por uma ruptura radical com os mitos?

Page 2: Mito e filosofia

Introdução Parte-se da compreensão de que o humano pode ser identificado e

caracterizado como um ser que pensa e cria explicações. Portanto, ao criar explicações, cria também pensamentos. Assim, na criação do pensamento, estão presentes tanto o mito como a racionalidade.

A base mitológica expressa os pensamentos por figuras, enquanto a base racional manifesta-se por conceitos. Tanto um como outro destes elementos são constituintes do processo de formação do conhecimento filosófico. Portanto, compreender que o surgimento do pensamento racional e conceitual entre os gregos foi decisivo no desenvolvimento da cultura da civilização ocidental é condição para que se entenda a conquista da autonomia da razão diante do mito.

Page 3: Mito e filosofia

O termo mito deriva do grego mythos, isto é, história, palavra, discurso, fábula, lenda. Explica a origem das coisas no passado através de alianças e rivalidades entre divindades.

Somente após certas mudanças na sociedade, como o invento da moeda e da democracia, que o mítico passou a ser questionado e substituído por uma forma de pensar que exigia outros critérios para a confecção de argumentos. Surge a Filosofia como busca de um conhecimento racional, sistemático e com validade universal.

Diferenças conceituais

Page 4: Mito e filosofia

Os primeiros filósofos Os gregos são os primeiros a colocar a questão da realidade numa

perspectiva não mítica. Embora revelando influências do pensamento mítico anterior e contemporâneo, as explicações produzidas pelos primeiros filósofos, por volta do século VI a. C., na colônia grega de Mileto, na Ásia Menor, são consideradas por muitos o embrião da ciência e da filosofia, ou seja, do pensamento racional.

O mais antigo filósofo de que se tem conhecimento que terá encontrado uma resposta para esta questão foi Tales. Pensou ele que o princípio único de todas as coisas era a água.

Com Sócrates, explicar a origem e a verdade das coisas através de objetos e realidades materiais torna-se absurdo. “Só no interior do homem se pode encontrar a verdade.”

Page 5: Mito e filosofia

Principais diferençasMITO

• Fixa a narrativa no passado.• Narra a origem através de genealogias e

rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais.

• Não se importa com contradições, com o fabuloso e o incompreensível; a autoridade é posta na confiança religiosa no narrador.

FILOSOFIA

• Se preocupa em explicar como e porquê, no passado, no presente e no futuro.

• Explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais.

• Não admite contradições, fabulação e coisas incompreensíveis; exige explicação coerente, lógica e racional; a autoridade vem da razão, que é a mesma em todos os seres humanos e não da pessoa do filósofo.

Page 6: Mito e filosofia

Referências: Componentes: http://

www.coladaweb.com/filosofia/ciencia-mito-e-filosofia

http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/49686/mitologia-e-filosofia-as-diferentes-explicacoes-na-origem-das-coisas

http://divagacoesligeiras.blogs.sapo.pt/191805.html

http://brasilescola.uol.com.br/filosofia/mito-filosofia.htm

http://filosofandoehistoriando.blogspot.com.br/2009/05/diferencas-entre-mito-e-filosofia.html

Carla Brígida – nº 1. Catarina – nº 2. Emanuele – nº 3. Márcia Fernanda – nº 7. Murilo – nº 9.