Mitos de Origens Mito da Criação - conteudoseducar.com.br 1 - Mitos de... · Ejiogbe sentiu falta...

8
Mitos de Origens Mito da Criação Olodumare o Todo em Tudo, a Natureza, o Algo do Nada, criou o Universo em 4 dias. Em cada dia criou 4 Odus, num total de 16 Odus principais, ou seja, 16 kàdárà (predestinações) possíveis, que desdobrando-se entre si, perfazem o total de 256 odus. Cada Odù aponta uma direção, um ponto de partida e seu término, alterando e influenciando dia após dia a conduta de tudo que possui vida. Os 16 odus principais correspondem aos pontos de adoração do Universo, que são os pontos cardeais, colaterais e sub-colaterais. Itan Dídá Àiyé (história da criação do mundo) Ofun Meji criou o Universo. Após os primeiros momentos da formação do cosmos Ofun Meji deu início à geração de seus filhos (os demais odus). O primogênito foi Oyeku Meji, pois no princípio só havia trevas. Em seguida criou Ejiogbe (segundo alguns relatos ambos nasceram no mesmo dia). Após conceber Oyeku Meji, Ofun Meji entrega-lhe seu cetro real para que com o mesmo abrisse o PORTAL DA LUZ. Tão logo o mesmo fosse aberto surgiria a luz e a mesma se dispersaria pelo Universo, iluminando-o em todas as direções. Ofun Meji recomendou a Oyeku Meji abstinência ao emu. Certo dia Oyeku Meji ao retornar de suas ocupações dispersou-se de seu irmão e embriagou-se com emu, desobedecendo as determinações do pai. Ejiogbe sentiu falta do irmão e retornou pelo caminho percorrido, encontrando- o embriagado e adormecido. Por mais que tentasse não conseguiu acordá-lo. Em face disso Ejiogbe recolheu o cetro real e retornou sozinho ao Orun, onde Ofun Meji os aguardava. Tão logo chegou o pai perguntou: "Onde está teu irmão, o guardião do cetro que conduzes?" "Ele bebeu emu em excesso e adormeceu. Tentei acordá-lo em vão. Como era hora de retornar, resolvi eu mesmo trazer o cetro real." "Tu não bebeste?" "Não! Sabes que não desobedeço às tuas ordens, meu pai." "Sendo assim confiarei a ti a guarda do cetro real. Tu substituirás teu irmão a partir deste instante." Ao se recuperar da embriaguez e sentir a falta do cetro real, Oyeku Meji retornou ao Orun totalmente desnorteado. Ao cruzar os umbrais do orun foi interpelado por seu pai: "Por que me desobedeceste, meu filho?" "Não resisti ao desejo veemente do emu, e o pior é que não sei onde deixei o vosso cetro, e nem onde está meu irmão." "Felizmente ambos não estão perdidos. Teu irmão recolheu o cetro real e o trouxe de volta para mim. Devido ao teu procedimento, de hoje em diante estarás subordinado a teu irmão mais novo." A partir daí é que Ejiogbe passou a ocupar o primeiro lugar por ordem de chegada ao Aiye. Oyeku Meji resignou-se a seguir fielmente Ejiogbe, o qual, piedoso suplicou ao pai: "Oyeku Meji é meu irmão mais velho, e face a sua fraqueza e desobediência tornou-se meu servo, o que me entristece. Seria possível dar a

Transcript of Mitos de Origens Mito da Criação - conteudoseducar.com.br 1 - Mitos de... · Ejiogbe sentiu falta...

Page 1: Mitos de Origens Mito da Criação - conteudoseducar.com.br 1 - Mitos de... · Ejiogbe sentiu falta do irmão e retornou pelo caminho percorrido, encontrando-o embriagado e adormecido.

Mitos de Origens

Mito da Criação

Olodumare o Todo em Tudo, a Natureza, o Algo do Nada, criou o Universo em 4 dias. Em cada dia criou 4 Odus, num total de 16 Odus principais, ou seja, 16 kàdárà (predestinações) possíveis, que desdobrando-se entre si, perfazem o total de 256 odus.

Cada Odù aponta uma direção, um ponto de partida e seu término, alterando e influenciando dia após dia a conduta de tudo que possui vida. Os 16 odus principais correspondem aos pontos de adoração do Universo, que são os pontos cardeais, colaterais e sub-colaterais. Itan Dídá Àiyé (história da criação do mundo) Ofun Meji criou o Universo.

Após os primeiros momentos da formação do cosmos Ofun Meji deu início à geração de seus filhos (os demais odus). O primogênito foi Oyeku Meji, pois no princípio só havia trevas. Em seguida criou Ejiogbe (segundo alguns relatos ambos nasceram no mesmo dia). Após conceber Oyeku Meji, Ofun Meji entrega-lhe seu cetro real para que com o mesmo abrisse o PORTAL DA LUZ. Tão logo o mesmo fosse aberto surgiria a luz e a mesma se dispersaria pelo Universo, iluminando-o em todas as direções. Ofun Meji recomendou a Oyeku Meji abstinência ao emu.

Certo dia Oyeku Meji ao retornar de suas ocupações dispersou-se de seu irmão e embriagou-se com emu, desobedecendo as determinações do pai. Ejiogbe sentiu falta do irmão e retornou pelo caminho percorrido, encontrando-o embriagado e adormecido. Por mais que tentasse não conseguiu acordá-lo.

Em face disso Ejiogbe recolheu o cetro real e retornou sozinho ao Orun, onde Ofun Meji os aguardava. Tão logo chegou o pai perguntou:

"Onde está teu irmão, o guardião do cetro que conduzes?" "Ele bebeu emu em excesso e adormeceu. Tentei acordá-lo em vão. Como era hora de retornar, resolvi eu mesmo trazer o cetro real."

"Tu não bebeste?" "Não! Sabes que não desobedeço às tuas ordens, meu pai." "Sendo

assim confiarei a ti a guarda do cetro real. Tu substituirás teu irmão a partir deste instante."

Ao se recuperar da embriaguez e sentir a falta do cetro real, Oyeku Meji retornou ao Orun totalmente desnorteado. Ao cruzar os umbrais do orun foi interpelado por seu pai:

"Por que me desobedeceste, meu filho?" "Não resisti ao desejo veemente do emu, e o pior é que não sei onde

deixei o vosso cetro, e nem onde está meu irmão." "Felizmente ambos não estão perdidos. Teu irmão recolheu o cetro real

e o trouxe de volta para mim. Devido ao teu procedimento, de hoje em diante estarás subordinado a teu irmão mais novo."

A partir daí é que Ejiogbe passou a ocupar o primeiro lugar por ordem de chegada ao Aiye.

Oyeku Meji resignou-se a seguir fielmente Ejiogbe, o qual, piedoso suplicou ao pai:

"Oyeku Meji é meu irmão mais velho, e face a sua fraqueza e desobediência tornou-se meu servo, o que me entristece. Seria possível dar a

Page 2: Mitos de Origens Mito da Criação - conteudoseducar.com.br 1 - Mitos de... · Ejiogbe sentiu falta do irmão e retornou pelo caminho percorrido, encontrando-o embriagado e adormecido.

ele a guarda das noites e das trevas, uma vez que confiaste a mim os dias e a luz?"

Com pena, Ofun Meji confiou a Oyeku Meji a vigília da noite, das trevas, do sono e da insônia, enfim a guarda de tudo que ocorre à noite, seja na terra, no ar ou nas águas.

Mais uma vez Ofun Meji chamou Ejiogbe a sua presença e o encarregou de disseminar a luz aos mais longínquos recantos do Universo, criando assim as estrelas. Deu-lhe como auxiliar Èsù (por isso Exu percorre os quatro cantos do mundo com seu ogó).

As determinações foram cumpridas, ficando do alto do céu o sol a reinar sobre os dias e a lua sobre as noites, e as estrela a brilhar nas madrugadas Gênesis

No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo;

e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as

trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a

manhã, o dia primeiro. E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação

entre águas e águas. E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam

debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi. E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia

segundo. E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e

apareça a porção seca; e assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas

chamou Mares; e viu Deus que era bom. E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore

frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.

E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro. E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver

separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.

E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.

E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.

Page 3: Mitos de Origens Mito da Criação - conteudoseducar.com.br 1 - Mitos de... · Ejiogbe sentiu falta do irmão e retornou pelo caminho percorrido, encontrando-o embriagado e adormecido.

E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.

E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma

vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as

águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.

E foi a tarde e a manhã, o dia quinto. E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie;

gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme

a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.

E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no

sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de

toda a sua obra que Deus criara e fizera. Egito: A terra surgiu do Nilo

Havia no Egito Antigo vários mitos sobre a criação, contam-se pelo menos 10 divindades criadoras.

Antes de todas as coisas não havia senão trevas e “água primordial”, o Nun (oceano à semelhança do Nilo que continha todos os germes da vida).

Page 4: Mitos de Origens Mito da Criação - conteudoseducar.com.br 1 - Mitos de... · Ejiogbe sentiu falta do irmão e retornou pelo caminho percorrido, encontrando-o embriagado e adormecido.

Surgiu o senhor todo-poderoso Atum, que se criou a si próprio a partir do Num, por ter pronunciado o seu próprio nome, depois teve 2 gêmeos, um filho Chu (que representava o ar seco) e uma filha Tefnut (ar húmido). Estes separaram o céu das águas e geraram Geb – a terra seca e Nut – o céu. Grécia: A união do Céu e da Terra

Para os Gregos, o início da criação era o Caos, e este gerou Érebo (a parte mais profunda dos infernos) e Nyx (a noite). Estes fizeram nascer Éter (o ar) e Hémera (o dia).

Depois Gaia (terra) tornou-se a base em que todas as vidas têm a sua origem. Úrano (céu) casou-se com Gaia (terra). Todas as criaturas provêm desta união do céu e da terra (titãs, deuses, homens). Teoria do Big Bang

Teoria mais aceita sobre a origem do Universo, segundo ela o Universo teria nascido a partir de uma concentração de matéria e energia extremamente densa e quente.

Nesse momento, ocorre uma explosão, o chamado Big Bang, que desencadeia a expansão do Universo, depois a matéria arrefece e passados um bilhão de anos, a matéria agrega-se para formar as primeiras galáxias.

Page 5: Mitos de Origens Mito da Criação - conteudoseducar.com.br 1 - Mitos de... · Ejiogbe sentiu falta do irmão e retornou pelo caminho percorrido, encontrando-o embriagado e adormecido.

TRADIÇÕES: LAÇOS OU NÓS?

Momento 1: Definindo os limites para conhecer

Se eu pudesse, daria um globo terrestre a cada criança... Se possível, até um globo luminoso, na esperança de alargar ao máximo a visão infantil e de ir despertando interesse e amor por todos os povos, todas as raças, todas as

línguas, todas as religiões! (Hélder Câmara) 1. O que é tradição? O que é cultura?

A vida não merece ser congelada como em um álbum de fotografias. Entretanto, podemos conceituar a palavra tradição pelo conjunto de práticas consideradas imutáveis, monitoradas pelos guardiões dos símbolos oficiais que nos informam regularmente o comportamento médio das pessoas e se constituem como que sinalizadores cognitivos e normativos nos conflitos diários.

A palavra tradição deriva da palavra transmissão. Sendo assim, quando pensamos em um significado remetemos a algo que é transmitido do passado para o presente. Podemos, assim, perceber como o conjunto de crenças de um povo são seguidas e partilhadas no decorrer das várias gerações.

Tais costumes, vivências ou rituais tornam-se força ou punção de transformação ao homem que transforma estes conceitos numa parte integrante de seu cotidiano.

A cultura seria, pois, o conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes, dentre outras características, que distingue, classifica e dá valores aos grupos sociais. Como uma forma ou etapa evolutiva das tradições e valores intelectuais, morais, espirituais de um lugar ou período específico.

A palavra cultura deriva da palavra cuidar e traduz os padrões das estruturas simbólicas que incutem um significado e importância às ações. Representa a aprendizagem. Somos cercados de tradições na história que, com o tempo, deixaram de ser. Contudo, o que é patrimônio cultural sempre será valorizado no contexto tradicional.

Muitas vezes, não compreendemos a tradição ditando o nosso comportamento social. O que podemos elencar de cultura e tradição de nossos dias? DINÂMICA 1: momento de provocar interação no grupo. O que exemplificam como tradição e como cultura? Neste momento seria interessante relacionar em um quadro os apontamentos de diferença entre cultura e tradição.

Page 6: Mitos de Origens Mito da Criação - conteudoseducar.com.br 1 - Mitos de... · Ejiogbe sentiu falta do irmão e retornou pelo caminho percorrido, encontrando-o embriagado e adormecido.

2. Como somos frutos da tradição e da cultura?

A religião faz parte não só da cultura de um povo como também da sua tradição, basta recordarmos nosso patrimônio histórico que está repleto de símbolos religiosos.

Nosso calendário social é fortemente influenciado por datas religiosas. Da mesma forma podemos deparar com inúmeras situações nas quais a cultura sofreu uma transformação e se infiltrou não só na tradição, mas também na religião.

A nossa cultura tem suas raízes no mundo que nos circunda, sendo perceptível na literatura, na culinária, em toda arte, moda e estética. Os projetos arquitetônicos ou a linguagem traçados no comportamento social ou no quotidiano de cada indivíduo. Toda esta bagagem permite que cada pessoa se relacione como membro de sua comunidade estabelecendo suas regras de convívio.

De onde provém a Terra? Como se formou o Universo? Muito antes das teorias científicas sobre a origem do mundo, todas as religiões, todas as culturas do planeta, tinham já dado resposta a estas perguntas. Mas, como sua turma interpreta os Mitos de origem?

O mito, em seu conceito, não pode ser definido de modo preciso e unânime, traz na sua constituição uma realidade antropológica fundamental, pois ele não só representa uma explicação sobre as origens do homem e do mundo em que vive, como traduz por símbolos ricos de significado o modo como um povo ou civilização entende e interpreta a existência.

O Mito é uma narrativa tradicional de conteúdo religioso, que procura explicar os principais acontecimentos da vida por meio do sobrenatural. O conjunto de narrativas desse tipo e o estudo das concepções mitológicas encaradas como um dos elementos integrantes da vida social são denominados mitologia.

Segundo Eliade, “o mito é uma realidade cultural extremamente complexa, que pode ser abordada e interpretada em perspectivas múltiplas e complementares...” O mito conta uma história sagrada, relata um acontecimento que teve lugar no tempo primordial, o tempo fabuloso “dos começos”. O mito conta graças aos feitos dos seres sobrenaturais, uma realidade que passou a existir, quer seja uma realidade total, o Cosmos, quer apenas um fragmento, uma ilha, uma espécie vegetal, um comportamento humano, é sempre portanto uma narração de uma criação, descreve-se como uma coisa que foi produzida, como começou a existir.

Vamos encontrar, historicamente, as concepções mais remotas de organização religiosa. Como na civilização chinesa com as tradições da India Védica e bramânica, de onde também se irradiaram as primeiras lições do Budismo, no antigo Egito, com os mistérios do culto dos mortos e na civilização resplandecente dos faraós, na Grécia com a simbologia mitológica.

Quando vamos ao encontro das diversas tradições religiosas entramos em contato com um mundo “multicultural” no qual fazemos parte. Com a globalização estamos diretamente conectados a todo o planeta, percebendo cada vez mais sociedades caracterizadas por valores e modos de viver muito distintos dos nossos.

Page 7: Mitos de Origens Mito da Criação - conteudoseducar.com.br 1 - Mitos de... · Ejiogbe sentiu falta do irmão e retornou pelo caminho percorrido, encontrando-o embriagado e adormecido.

Uma comunidade sem a cultura religiosa não teria uma comunicação entre a alteridade e o diálogo. Tal falta levaria ao silêncio e à solidão: lugares da miséria e indigência ontológica.

A função da religião seria refletir o transcendente: quem é? de onde vem? para onde vou? por que vivo? o que devo fazer? Ela tem a função de aproximar pessoas no sentido, simbólico, enquanto une, dá sentido e significado comum a um grupo. 3. Bebendo nas Fontes das Tradições Neste momento, é interessante usar o vídeo da sérir Sagrado: Religiões Afro-brasileiras: http://www.youtube.com/watch?v=6YSNtutYlCg

Na Antiguidade a maioria das religiões era politeísta. Seus deuses possuíam nomes, funções ou grau de importância distinta conforme a época. Em geral, as mudanças nos panteões1 de deuses refletem movimentos internos dos povos antigos, processos migratórios, conquistas de modo geral. Religiões primitivas: apresentam alguns elementos: culto aos espíritos dos ancestrais, atribuição de forças anímicas, crença em gênios malignos ou benignos da natureza. Características desse tipo estão presentes nas religiões tradicionais das tribos indígenas da África, das Américas e da Oceania, e dos primitivos habitantes da Europa e da Ásia. Muitas dessas religiões foram destruídas com seus povos de origem, dizimados por guerras ou assimilados por outras culturas. Ex: Xamantismo, Vodu. Religiões Orientais: tem tradições milenares. Os processos migratórios contemporâneos espalham essas tradições por vários países e, na atualidade, têm adeptos espalhados por todo o mundo. Ex: Budismo, Hinduísmo, Xintoísmo.

Religiões reveladas: são as mais populares entre nós. O Judaísmo, Cristianismo e Islamismo são as três grandes religiões de fé monoteísta. Foram fundadas através de um processo de revelação histórica, no qual um deus único é registrado nos livros sagrados (a Bíblia, para judeus e cristãos e o Corão, para os muçulmanos). DINÂMICA 2: distribuir em 4 grupos os dois anexos. Um para cada grupo e pedir que relacionem todas as características comuns de cada mito:

O que é comum?

O que diverge?

O que há de novo para vocês? Há sentido? 1 Significa, literalmente, o templo dedicado a todos os deuses.

Page 8: Mitos de Origens Mito da Criação - conteudoseducar.com.br 1 - Mitos de... · Ejiogbe sentiu falta do irmão e retornou pelo caminho percorrido, encontrando-o embriagado e adormecido.

REFERÊNCIAS CROATTO, José Severino. As linguagens da experiência religiosa: uma introdução à fenomenologia da religião. São Paulo: Paulinas, 2001. FILORAMO, Giovanni, PRANDI, Carlo. As ciências das religiões. São Paulo: Paulus, 1999. LIBÂNIO, João Batista, A Religião no início do milênio,São Paulo: Loyola, 2002. QUEIRUGA, Andrés Torres. O diálogo das religiões. São Paulo: Paulus, 1997. SANCHIS, Pierre. O campo religioso será ainda o campo das religiões? In: HOORNAET,Eduardo. História da Igreja na América Latina e no Caribe – 1945- 1995. O debate metodológico.Petrópolis, RJ: Vozes, 1995-(CEHILA). p. 96-97.