Mkt Digital Cinema/Redes Sociais

19
xx 01/2009 xx

description

Apresentacao da area de Mkt Digital/capitulo: redes sociais da BGK.

Transcript of Mkt Digital Cinema/Redes Sociais

Page 1: Mkt Digital Cinema/Redes Sociais

xx 01/2009 xx

Page 2: Mkt Digital Cinema/Redes Sociais

Ações em Redes Sociais/Marketing Digital

Considerações Iniciais:

A WEB 2.0 é uma realidade. A partir de agora temos uma internet mais participativa, interativa e colaborativa por parte do consumidor. E a palavra chave é “encontrabilidade”. Temos que buscar e falar como nosso target onde ele estiver.

Para isso a BGK GROUP possui um departamento que trabalha especificamente atuando junto às redes sociais: comunidades, blogs, fóruns, canais de web, celulares e etc.

Impactando diretamente e falando a mesma língua do consumidor. Hoje os formadores de opinião são verdadeiros ”evangelizadores” de marcas/produtos/serviços.

Nosso papel é sempre interpretar, traduzir e descobrir novos canais e conexões.

“A ÚNICA COISA EM QUE OS CONSUMIDORES ACREDITAM É A EXPERiÊNCIA PRÓPRIA e FAZ QUESTÃO DE REPASSAR ADIANTE!”

O Brasil possui 35 milhões de usuários de redes sociais. (Fonte: Ibope Net Ratings).

Resumindo: o poder está mais do que nunca nas mãos dos consumidores. E a internet é a sua principal aliada.

Page 3: Mkt Digital Cinema/Redes Sociais

Ações em Redes Sociais/Marketing Digital

Como funciona? e porquê?

Funciona de maneira simples e genial. Inserindo informações e conteúdo relevante nas comunidades, foruns, blogs e sites especificos ao target. De maneira despojada, confiável e transparente. Sem palavras de ordens. Sem impor normas ou padrões. Simplesmente “conversando/comunicando”.

Porquê?

Palavra de ordem: gerar o Buzz Marketing.

Como funciona o Buzz? pressupõe que a compreensão de que as redes naturais e espontâneas do universo social constituem os meios mais eficazes de atingir pessoas de um modo significativo. As pessoas gostam de vínculos. E mais que isso: é inerente ao ser humano a vontade natural de compartilhar informações, idéias e opiniões.

Page 4: Mkt Digital Cinema/Redes Sociais

Ações em Redes Sociais/Marketing Digital

Hoje vivemos uma revolução cultural e social em que as pessoas confiam mais nas opiniões do próximo do que uma campanha maciça de mídia tradicional por exemplo. E quem perceber o potencial da WEB 2.0 e suas redes sociais fará a diferença. Terá uma marca/produto que floresce enquanto outras definharão e tendem a desaparecer.

71% das pessoas preferem ouvir uma opinião de pessoas como elas (amigos, formadores de opinião, colegas de trabalho, etc) para efetuar a ação da compra.

Fonte: Nielsen

Page 5: Mkt Digital Cinema/Redes Sociais

O Buzz Marketing

É Barato

Enquanto uma campanha de propaganda no horário nobre pode custar milhões, as campanhas nas redes sociais consomem um investimento quase ínfimo, e o resultado as vezes muito mais eficaz. Mas tem que ser bem feita. Baixo custo, não significa baixa qualidade.

Resultado Imediato

A velocidade e o alcance da internet permitem comunicação quase que instantânea. Resultado efetivo. Coloque uma informação do tipo: “Nicolas Cage vai estrelar o novo Super Homem” Em menos de 24 horas, essa informação estará nos 4 cantos do globo. Criam-se comunidades, fóruns, blogs, grupos de discussão apaixonadíssimos, euforia, procura por mais informações, mídia espontânea, etc.

O Buzz Marketing apresenta resultados impressionantes e em escala global e principalmente hiperlocal, justamente porque é gerado pelo público.

Realidade: hoje seu produto/marca alcança resultados impressioanntes com o Buzz Marketing.

Page 6: Mkt Digital Cinema/Redes Sociais

Grandes marcas já perceberam o poder das Redes Sociais.

Tornou-se uma ferramenta de marketing amplamente aceita. Nike, Apple, Nintendo, Sony, Fiat recorrem a este tipo de marketing em detrimento de todas as outras ferramentas. Inclusive, medem resultados através do BUZZ, para daí resolverem se lançam campanhas tradicionais ou não.

Bruxa de Blair – iniciou-se os trabalhos meses antes, lançando na rede, trechos do filme no YOU TUBE. Depois salas de discussão, boatos de pessoas que morreram na filmagens, tudo alimentado via WEB.

Resultado = um dos maiores fenômenos cinematográficos de todos os tempos.

Case Fiat – na contramão do tradicional, lançou primeiro um site móvel/celular para o lançamento do FIAT PUNTO, depois nas redes socias (ouvir a opinião), na sequência um hot site interativo e por ultimo a midia convencional (revista, televisão, jornal, outdoor, etc).

Resultado = líder de mercado na categoria, onde há 4 décadas era ocupado pela Wolkswagen.

Case Apple = a APPLE tem uma aura quase mitica, Steve Jobs é um guru para seguidores fiéis e cativos. Todos os lancamentos são feitos via rede sociais entre os formadores de opiniao ligados a tecnologia em San Francisco e Bombain. Se eles aceitarem e aprovarem os produtos, aí sim, os produtos são lançados na Mac World e depois na mídia tradicional.

Page 7: Mkt Digital Cinema/Redes Sociais
Page 8: Mkt Digital Cinema/Redes Sociais

Propaganda tradicional X Buzz = ON/ OFF andando juntos = sucesso total!

O Buzz tem esse sucesso todo por um simples e único motivo: a propaganda tradicional perdeu a força. Fato! Mas ainda é o grande divulgador do mundo. Porém a realidade é que o planeta está fragmentado e se recompondo e atingindo novos padrões.

As pessoas não acreditam mais na televisão, revistas e jornais como antes. Fato!

A campanha de Barack Obama, um case histórico na comunicação e divisor de águas de como fazer marketing usou e abusou da Internet, criou comunidades, fóruns de discussõees, as pessoas podiam postar o que bem entendessem no site de campanha de governo. Isso é transparência, confiança. Utilizou-se SMS, Twitter, You Tube, My Space, Facebook.

Resultado = os jovens fizeram questao de votar, as minorias fizeram questão de votar, artistas engajaram-se na campanha. Foi dado poder ao povo, através da interação livre e espontânea.

Dessa maneira foi eleito o primeiro presidente negro, muçulmano na história da maior nação do planeta. Alçado a condição de pop star. Em grande parte, graças ao BUZZ marketing nas redes socias. Graças a INTERNET. E o próprio Sr. Barack é o primeiro a reconhecer tal fato.

VERDADE: UMA OPINIÃO DE UM AMIGO, CONHECIDO, VALE MAIS QUE 1 PÁGINA NA REVISTA DE MAIOR CIRCULAÇÃO NO PAÍS.

Page 9: Mkt Digital Cinema/Redes Sociais

Campanha Obama: um divisor de águas no marketing digital.

Page 10: Mkt Digital Cinema/Redes Sociais

O Buzz Marketing aprofunda a experiência da marca

Quando o consumidor pode ter uma experiência de troca com marca/produto conserva dele uma experiência mais duradoura.

Mas isso tem que ser espontâneo, não artificial, as pessoas não querem mais ouvir: COMPRE ISTO. ASSISTA ESTE FILME. USE ESTA MARCA.

Elas querem saber qual a experiencia vai tirar disso. Se além de ver o filme, se identificara com os personagens, com a trama, se vai ouvir a musica da banda que ele mais gosta na trilha, quer saber porque o jeans que o personagem usa é tão bacana e onde tem. E isso ele vai procurar na rede, nas opiniões dos outros internautas.

ISSO É BUZZ. ISSO É WEB 2.0. ISSO É PODER AOS CONSUMIDORES.

Page 11: Mkt Digital Cinema/Redes Sociais

O Buzz Marketing aprofunda a experiência da marca

Nossa unica obrigação é oferecer um conteudo relevante. E que conteúdo mais rico e relevante, mais catarquico e ludico existe hoje melhor que o cinema?

Mídias Sociais são a nova referência de compra

-As pessoas não acreditam mais como antes nos meios comuns. -Para a maioria dos consumidores, as informações não oficiais são mais ou tão relevantes quanto um comercial de TV ou anúncio de revista. -Uma opinião negativa na Internet, interfere e até muda completamente a intenção de compra.

Page 12: Mkt Digital Cinema/Redes Sociais

Ponha seus produtos e marca onde deseja

- No sites que se adequem ao perfil e onde o target se encontra.

- Nas comunidades especificas.

- No sites de relacionamentos interpessoais (MY SPACE, ORKUT, FACEBOOK, ETC).

- Nos blogs especificos.

- Nas foruns e bate-papos.

- Num mundo quase infinito e maravilhoso chamado WEB.

Page 13: Mkt Digital Cinema/Redes Sociais

Dá para desprezar um público de 850 milhões de pessoas?* Fonte: Ibope/Net Ratings

*no mundo todo.

Page 14: Mkt Digital Cinema/Redes Sociais
Page 15: Mkt Digital Cinema/Redes Sociais

Construa o BUZZ

Através das redes socias falamos com milhares de pessoas que sao superconectores. Essa é uma das chaves para uma estratégia bem definida. Elas expoem suas opinioes e sem querer comecam a “trabalhar” para nossas marcas/produtos. Em poucos dias multiplica-se por 10 o número de impactos.

Exemplo: A BGK Group inseriu uma informação nas redes sociais de que a famosa banda FALL OUT BOY (veja case completo a seguir) aparece tocando ao vivo numa festa no filme SEX DRIVE. As respostas passaram dos 2.000 posts em 3 dias. Desses, se apenas 300/400 foram conferir no cinema, é um número poderoso e significativo. Estamos falando de 1 comunidade, entre milhares e milhares na rede. E o espectro é infinito. Para esse mesmo filme, trabalhamos em comunidades voltadas para o sexo entre adolesecentes, CARROS V8, bandas consagradas, video games, moda, isso sem falar na obviedade das comunidades dos atores, direto e etc.

VERDADE = pessoas discutem, opinam e compartilham quando têm acesso a informacoes, produtos e servicos exclusivos. Disseminan um filme, quando o tema as apaixonam.

87% dos internautas acreditam que os consumidores como “evangelizadores” de marcas podem ser os novos gurus da comunicação.

Fonte: Nielsen.

Page 16: Mkt Digital Cinema/Redes Sociais

BUZZ/MOBILE MKT

Na Asia e na Europa as pessoas ja estao usando o celular quase que na mesma proporcao que o computador. Com a banda larga em ascencao no Brasil, esse fato deve ser uma realidade tangivel nos proximos meses, e com a popularização dos celulares chamados 3G.

150 milhões de usuários no Brasil. O Brasil é o quinto maior mercado de celulares do mundo.

Criou um site para a WEB, cria-se um também para o Mobile (celular).

Como impactar sua marca nos celulares

- Advergames tematizados e customizados de acordo com cada filme. - Conteudo com benefico real ( brindes exclusivos, ingressos gratis, premios, quizz interativos) - Envio de SMS com cadastro previo feito em hotsite autorizando o recebimento de SMS (Opt-in). - Público C/D – a maior fatia do mercado – impacatar através de SMS = sucesso!

Fonte: Ibope Netratings

A convergência para o celular terá que ser disseminada e divulgada também pela WEB, nas já comentadas redes sociais.

Page 17: Mkt Digital Cinema/Redes Sociais

Conclusão

As Redes Sociais como canais de divulgaçao e impactação não são mais meras apostas. São uma realidade. Estamos presenciando uma revolução e quem estiver dentro colherá os frutos de ações bem planejadas, coordenadas e que falarão com que mais interessa: o consumidor que esta prestes a realizar o momento mais importante do processo: a compra!

“Jamais farei parte dessa canoa furada!!!!!”

Pete Best – baterista original dos Beatles no inicio da carreira.

Page 18: Mkt Digital Cinema/Redes Sociais

Case: Sex Drive o Filme

O briefing foi claro: levar mais pessoas ao cinema com pouca verba.

Target: jovens de 16 a 20 anos. (Esse é o público mais dificil de lidar e convencer, pois sabem tudo com antecedencia, nao aceitam imposicao dos mais velhos e têm um gosto apurado e especifico, ao contrario do que se pensa nao assiste qulaquer coisa que estiver passando. Até porque, para qulaquer coisa, baixam na internet).

Solução: Ações taticas coordenadas entre campanhas on-line e off-line andando paralelas, trabalhando em conjunto embaixo de um conceito único.

Page 19: Mkt Digital Cinema/Redes Sociais

Case: Sex Drive o Filme

A INTERNET foi alimentada e cercada por todos os angulos de posicionamento do filme: sexo, carros, moda, comportamento, musicas, habitos tipicos como conversas via MSN, SMS, etc. Foi gerado o buzz, com insercoes de traillers no You tube. Depois que a internet foi “varrida” com conteúdo do filme, criamos um site movel em que a pessoas enviavam um SMS e recebia conteudo exclusivo do filme e concorria a ingressos de cinema gratis. Alem de baixar no celular o trailler e um wallpaper. Na sequencia, foi criado um hot site em que os internautas tinham a disposicao detalhes completos da producao, inclusive com musicas da trilha de um concurso cultural em que a melhor frase ganhava um video game de ultima geracao. E por ultimo lancamos no ar a midia tradicional: televisao, radio, jornal, revista e a mídia promocional. Mas toda a divulgacao inicial foi feita atraves das redes sociais.

Resultado = o target de apaixonou pelo filme. Foi envolvido. Fez o boca-a -boca. E a previsao da distribuidora em termos de bilheteria foi 400% maior.