MN 03 MARÇO 2012

8
Informativo - Paróquia N. Sra. da Livração - Ano VII - Nº 55 - MAR/12 Arquidiocese de São Paulo - Setor Vila Medeiros P arabéns à todas as mulheres, no seu Dia Internacional. Que as bençãos da Senhora da Livração seja abundante. E que as mulheres abaixo sirva como uma pequena lembrança do muito que fizeram para a humanidade. ANITA GARIBALDI (1821 a 1849) - Companheira de Giuseppe Garibaldi, a “Heroí- na dos Dois Mundos” por participar da Revolução Farroupilha no Brasil e da unifi- cação da Itália. ANNE FRANK (1929/1945) - adolescente alemã de origem judaica escreveu um diário durante o tempo que ficou em um esconderijo para escapar dos nazistas. Um dos livros mais traduzidos no mundo. CATARINA DE SIENA (1347 a 1380) - A Santa Catarina, apesar de analfabeta, ditou várias cartas e obras, em especial Diálogo sobre a Divina Providência, con- siderado pelos eclesiásticos como um dos maiores testemunhos do misticismo cristão e das idéias teológicas e espirituais. CLEÓPATRA (70 AC a 30 AC) - Um dos nomes mais conhecidos de todos os tempos governou o Egito e levou os romanos Julio César e Marco Antônio à loucura e a uma rivalidade sem tamanho. IRMÃ DOROTHY STANG – Morta em 12/02/2005 por aqueles a quem incomo- davam seu compromisso e sua ação em favor dos camponeses da Amazônia. IRMÃ DULCE (1914 a 1992) - Religiosa brasileira. Destacou-se por seu trabalho de assistência aos pobres e necessitados e por suas inúmeras obras de caridade, em especial na Bahia. JOANA D´ARC (1412 a 1431) - Santa padroeira da França foi a grande heroína da Guerra dos 100 anos. Foi queimada viva com apenas 19 anos de idade. MADRE TERESA DE CALCUTÁ (1910 a 1997) - Missionária católica, considerada a maior do século 20, dedicou sua vida aos desprotegidos e pobres da Índia. MARIA DA PENHA - Vítima de atentados praticados por seu ex-marido, sua luta e história in- spiraram a lei de proteção das mulheres em casos de violência doméstica. OLGA BENÁRIO PRESTES (1908-1942): Jovem militante comunista alemã, de origem judaica. Foi deportada para a Alemanha, por um gesto de boa vontade de Vargas em relação a Hitler, aonde veio a ser executada pelo regime nazista. RUTH CARDOSO (1930 a 2008) - Antropóloga, professora da USP e primeira-dama no governo FHC, criou o programa Comunidade Solidária de combate à exclusão social e à pobreza. ZILDA ARNS (1934-2010): Médica, foi fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da CNBB. MULHERES DE ONTEM AGORA E SEMPRE Nesta edição: Quaresma, na pág. 2, JMJ, pág. 4. Sobre a Campanha da Fraternidade, 6. Projeto inédito na pág. 7 e, no final, veja quem são os pais maus.

description

Informativo paroquial Momento Novo de Março 2012

Transcript of MN 03 MARÇO 2012

Page 1: MN 03 MARÇO 2012

Informativo - Paróquia N. Sra. da Livração - Ano VII - Nº 55 - MAR/12Arquidiocese de São Paulo - Setor Vila Medeiros

Parabéns à todas as mulheres, no seu Dia Internacional. Que as bençãos da Senhora da Livração seja abundante. E que as mulheres abaixo sirva como

uma pequena lembrança do muito que fizeram para a humanidade.

ANITA GARIBALDI (1821 a 1849) - Companheira de Giuseppe Garibaldi, a “Heroí-na dos Dois Mundos” por participar da Revolução Farroupilha no Brasil e da unifi-cação da Itália.

ANNE FRANK (1929/1945) - adolescente alemã de origem judaica escreveu um diário durante o tempo que ficou em um esconderijo para escapar dos nazistas. Um dos livros mais traduzidos no mundo.

CATARINA DE SIENA (1347 a 1380) - A Santa Catarina, apesar de analfabeta, ditou várias cartas e obras, em especial Diálogo sobre a Divina Providência, con-siderado pelos eclesiásticos como um dos maiores testemunhos do misticismo cristão e das idéias teológicas e espirituais.

CLEÓPATRA (70 AC a 30 AC) - Um dos nomes mais conhecidos de todos os tempos governou o Egito e levou os romanos Julio César e Marco Antônio à loucura e a uma rivalidade sem tamanho.

IRMÃ DOROTHY STANG – Morta em 12/02/2005 por aqueles a quem incomo-davam seu compromisso e sua ação em favor dos camponeses da Amazônia.

IRMÃ DULCE (1914 a 1992) - Religiosa brasileira. Destacou-se por seu trabalho de assistência aos pobres e necessitados e por suas inúmeras obras de caridade, em especial na Bahia.

JOANA D´ARC (1412 a 1431) - Santa padroeira da França foi a grande heroína da Guerra dos 100 anos. Foi queimada viva com apenas 19 anos de idade.

MADRE TERESA DE CALCUTÁ (1910 a 1997) - Missionária católica, considerada a maior do século 20, dedicou sua vida aos desprotegidos e pobres da Índia.

MARIA DA PENHA - Vítima de atentados praticados por seu ex-marido, sua luta e história in-spiraram a lei de proteção das mulheres em casos de violência doméstica.

OLGA BENÁRIO PRESTES (1908-1942): Jovem militante comunista alemã, de origem judaica. Foi deportada para a Alemanha, por um gesto de boa vontade de Vargas em relação a Hitler, aonde veio a ser executada pelo regime nazista.

RUTH CARDOSO (1930 a 2008) - Antropóloga, professora da USP e primeira-dama no governo FHC, criou o programa Comunidade Solidária de combate à exclusão social e à pobreza.

ZILDA ARNS (1934-2010): Médica, foi fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da CNBB.

MULHERES DE ONTEM AGORA E SEMPRE

Nesta edição: Quaresma, na pág. 2, JMJ, pág. 4. Sobre a Campanha da Fraternidade, 6. Projeto inédito na pág. 7 e,

no final, veja quem são os pais maus.

Page 2: MN 03 MARÇO 2012

2 O segredo da saúde, mental e corporal, está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas, viver sabia e seriamente o presente. Buda

EXPEDIENTE: PASCOM - Anderson, Antonio, Cláudio, Eder, José Eulálio, Mário Rubens, Marizilda, Rinaldo. Contatos para críticas, sugestões ou anúncios: ( 2201-5582 / e-mail: [email protected]

Blog http://nossasenhoradalivracao.blogspot.com Site www. wix.com/paroquialivracao/portalnsl

MOMENTOESPECIAL

Celebrar a Quaresma é renunciar aos nos-

sos instintos egoístas e abrir-nos mais ao plano do Deus da vida. Cele-brar a Quaresma é inten-sificar a oração, o jejum e a caridade, para viver-mos mais consagrados ao Deus que nos recon-ciliou com ele. Celebrar a Quaresma é deixar-se conduzir o deserto, para que o Senhor nos fale ao coração. É rever as linhas de conduta, corrigir os erros de tra-jetória, aprofundar a unidade entre nós. É assumir e reconhecer o negativo, a morte, o sofrimento, para vencê-los e superá-los e superá-los. Como o grão de trigo que morre para nascer. Como a mulher que está para dar à luz e sofre as dores do parto. Como a uva que se esmaga para fazer o vinho que alegra o nosso co-ração.

Quaresma é, portanto:

l Tempo abençoado e privilegiado na vida da Igreja;

l Tempo de conversão, purificação e glorificação do Senhor;

l Tempo de abrir o coração para a novidade do Evangelho, tendo como centro a cruz de Cristo, sinal de salvação e reconcil-iação da humanidade;

l Tempo de renovação da aliança, de revitalização das promes-sas do Batismo e inserção consciente na comunidade;

l Tempo de se envolver, de corpo e alma, na libertação das

O QUE É A QUARESMA NA VIDA DO CRISTÃO?pessoas excluídas e oprimidas, vítimas de tanta corrupção, violên-cia e descasos com a vida;

l Tempo de aban-donar os ídolos e de renovar, por meio da escuta da Palavra e da oração, nossa fideli-dade ao Deus de Jesus Cristo;

l Tempo único e pre-cioso de subir com Jesus ao monte Tabor, de viver na in-timidade com ele,de conhecer seus desígnios;

l Tempo de nos deixarmos acolher e tocar pela misericór-dia do Senhor

l Tempo de ressuscitarmos com Cristo e nos colocarmos a serviço de seu Reino.

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil / “Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações!” (Cf. Sl 94): Roteiros Homiléticos da Quaresma – Ano B – Fevereiro / Abril 2012. Brasília, Edições CNBB, 2012 - pági-nas: 12 e 13.

MUTIRÃO DE CONFISSÕES DE PÁSCOAAbaixo data e locais, sempre às 19h30

19/03 - São Francisco Xavier (Jd. Japão) 20/03 - N. Sra. de Fátima (Vl. Sabrina)22/03 - N. Sra. de Loreto (Vl. Medeiros) 23/03 - Santa Zita (Vista Alegre)26/03 - N. Sra. Aparecida (Pq. Edu Chaves) 27/03 - Santo Antônio de Lisboa (Vl. Ede) 29/03 - N. Sra. da Livração (Jd. Brasil) 29/03 - Comunidade São Judas Tadeu 30/03 - São José Esposo (Jd. Guança)

VIA SACRA DURANTE A QUARESMA De Quarta e Sexta-Feira, às 18 HORAS

Page 3: MN 03 MARÇO 2012

3A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula. Mahatma Gandhi

AGENDA PAROQUIAL

ELÉTRO-DOMÉSTICOS PAPELARIA BRINQUEDOS PRESENTES

Av. Jardim Japão, 1.178 Jd. BrasilTel.: 2949-1352 / 2983-0729

Av. Antenor Navarro, 1041Jd. Brasil Tel.: 2981-3431

Pão quentinho a toda hora e um ótimo Atendimento

MERCADO FERREIRA AVEIRO

Pisos Laminados - Carpete de MadeiraCarpetes - Papel de ParedePersianas -Cortinas - Box

Forro de PVC - Forração - Porta Sanfonada

2982-2023 9803-9899

VAL & EDSON

(

PASTORAL DO DÍZIMOReuniões às primeiras1ª quarta-feiras de cada mês, 20H, na Matriz.

SEMINÁRIO NO ESPÍRITO

PASTORAL DA JUVENTUDEReuniões àos sábados, 17 horas.

Com o objetivo de descobrir a força interna de cada um, valorizar o saber popular e os valores culturais, fortalecer a convivência social e famil-iar, a terapia Comunitária é um espaço respeitoso para que as pessoas possam falar de suas dificul-dades, incômodos, realizações e sucesso da vida. Estamos aqui pra você e com você.Na Matriz, os encontros acontecem às primeiras terças-feira, sempre às 14 horas.

Dia 15/04 das 14 às 18 horas no Páteo da Igreja Matriz. Convite a R$ 5.00 com direito a três bolas de sorvete e bilhete para concorrer uma cesta de alimentos. Haverá barraca de salgados e refri-gerantes. Os ingressos podem ser adquiridos na Creche Sagrada Família no horário comercial.

FESTA DO SORVETE

INFORMÁTICA SOLIDÁRIA

COMUNIDADE SÃO JUDAS TADEURua Álvaro dos Santos, 499 – fone: 2987-0684TURMAS: Manhã, noite e aos sábadosInscrições na comunidade e aos domingos após as missas ou na sala de informática aos sábados das 10 às 12 horas.

SOCIEDADE AMIGOS DE VILA SABRINAEstação Digital Universo do SaberTURMAS: Manhã, tarde, noite e aos sábadosInscrições na secretaria todos os dias e na sala de informática de segunda à quinta-feira das 8 às 9H30 e das 19H30 às 21 horas.

CENTRO COMUNITÁRIO PAROQUIAL DO JARDIM BRASILTURMAS: Manhã, noite e aos sábadosInscrições na Secretaria da Paróquia ou sala de informática de terças e quintas-feiras das 19H30 às 21 horas.

Dados necessários: Nome completo, telefone e endereço.Mais informações: 2086-7686 e cel. 7122-9329 (vivo) Leni / Hélio

Matrículas abertas 2012Início imediato

TERAPIA COMUNITÁRIA

Às 2ª feiras às 20 horas. Todos estão convida-dos para este grande evento promovido pela Renovação Carismática Católica de nossa Paróquia. DATA TEMAS 05/03 Jesus é o senhor 12/03 Pecado e salvação 19/03 Fé e conversão 26/03 Perdão e amor aos irmãos 02/04 Maria, perseverança 09/04 Promessa do pai para voce 16/04 Cura interior 23/04 Missa, com adoração do santissimo

INSCRIÇÕES: PRÉ-CATEQUESE INFANTIL, e, CATEQUESE INFANTIL DE PRI- MEIRA EUCARISTIA

Nos meses de maio e junho, das 14 às 15H30.

CURSO DE ESPANHOLTerças-feiras das 19H30 às 21 horas. Reinício após o Carnaval. Informações c/ prof. João Ro-berto cel.: 7158-2495.

Estão abertas as inscrições para a Catequese do Crisma. Na Secretaria no horário comercial.

25/03 - (domingo). Cardápio: Filé de merluza ao molho de camarão, saladas, arroz e purê de batatas Valor: R$ 15,00

ALMOÇO BENEFICENTE

INSCRIÇÕES PARA O CRISMA

CURSO DE INGLÊSInscrição e informação na Secretaria Paroquial

Page 4: MN 03 MARÇO 2012

4 A felicidade e a saúde são incompatíveis com a ociosidade. Aristóteles

MF ProduçõesCasamentos - Debutantes - Aniversários

Bodas - Eventos em GeralFOTO E VÍDEO - JORNALÍSTICO

TELÃO - RETROSPECTIVA

Alaor e Lucília l (11) 2951-5513 / 9753-7042 / 9767-4877

www.mffrutoverde.com.br

AGÊNCIA JARDIM BRASILAv. Roland Garros, 1600/1604

Fone / Fax: (11) [email protected]

AGÊNCIA TUCURUVIAvenida Guapira, 677

Fone / Fax: (11) [email protected]

36 anos1976-2012

www.eisaimoveis.com.brCRECI/SP - 3.253-J

DISK GÁS

Rua Basílio Alves Morango 619 Jardim Brasil

2949-0064Tel.: 2949-1917onica

calçados

www.monicashop.com.br

Avícola Alvoradal Frangos l Ovos l Lingüiça l Queijo l Massas l Salgadinhos l Refrigerantes l Carvão

Emílio Tel.: 2949-0913

Av. Roland Garros, 1039 Jardim Brasil - SP

JMJ: CONHEÇA UM POUCO MAIS DOS BASTIDORES

Com base no trecho do evangelho de S. Mateus, vê-se a necessidade

de uma referência direta à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Como símbolo da do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor se encontra em uma mon-tanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma pala-vra de ordem proclamada pelo próprio Jesus, e assim a Sua imagem possui

destaque no centro do símbolo.Os elementos formam a imagem de um coração. Os braços do Cristo ultrapassam a figura do coração,

como o abraço acolhedor de Deus aos povos que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo generoso e hospitaleiro. A parte superior (verde) foi inspirada no do Pão de Açúcar, símbolo da cidade, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração em cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que trans-mitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.

A MARCA E SEU CONCEITO:Cruz Peregrina Pão de Açucar

Cristo Redentor Litoral Brasileiro

Coração do discípulo

O Setor Juventude da Arquidio-cese de São Paulo se reuniu

no sábado, dia 3, com as equipes criadas nas regiões episcopais para articulação da Pré-Jornada em 2013 (a ser realizado alguns dias antes da 28ª Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro).

Dom Odilo, destacou a importân-cia do evento para a evangeliza-ção e mobilização da juventude pedindo para que os trabalhos levem sempre em conta o man-dato missionário: “Ide e fazei dis-cípulos entre todas as nações”.

PRÉ-JORNADA JÁ TEM EQUIPES REGIONAIS NA ARQUIDIOCESE:Dom Tarcísio, bispo referencial do SEJUSP, também deu destaque ao aspecto missionário da JMJ-2013 e pediu empenho para que a orga-nização da pré-Jornada em São Paulo seja realizada de maneira a en-volver todos os âmbitos e estruturas da Igreja e da cidade.

A maior preocupação das equipes da pré-Jornada em São Paulo refere-se à questão da acomodação dos peregrinos na cidade. São Paulo deve ser a cidade que mais vai receber estrangeiros, em função da estrutura de aeroportos. São esperados até 100 mil jovens para os eventos em São Paulo.

As equipes formadas nas regiões deverão mapear residências que podem acolher peregrinos. As inscrições para a Pré-Jornada serão re-alizadas, provavelmente a partir de julho deste ano, em conjunto com a inscrição para a própria JMJ.

Fonte: Setor Comunicação JMJ RIO2013 e “O São Paulo”

MOMENTOESPECIAL

Page 5: MN 03 MARÇO 2012

O Homem joga sua saúde fora para conseguir dinheiro, depois, depois usa o dinheiro para reconquistá-la novamente. Confúcio

MOMENTOACONTECEU

5

A partir das indicações da Carta Pastoral “Paróquia: Torna-te o que tu és! e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

- (DGAE (2011-2015), foram indicadas ações para a Paróquia concretizar as Urgências de Evangelização. Para Conclusão deste trabalho de grupos foi realizado em nossa Paróquia a ‘ASSEMBÉLIA PAROQUIAL”.

Presidida pelo padre Aléscio, a assembléia, iniciada por volta das 9 horas da manhã contou com a participação de 27 paroquianos.

Nosso pároco relembrou os principais tópicos da Carta Pastoral de Dom Odilo e, posteriormente, a conclusão do trabalho dos grupos da Assem-bléia anual da Arquidiocese de São Paulo ocorrida em 29/10/2011.

Dividida em seis tópicos cada um discutido por um grupo:1. Uma igreja em estado permanente de missão,

2. Igreja: casa de iniciação à vida,

3. Igreja: lugar de animação bíblica da vida e pastoral,

4. Paróquia: Comunidade de comunidades,

5. Igreja: a serviço da vida plena para todos, e,

6. A Evangelização da Juventude.

Ao final, as conclusões foram apresentadas em plenário e ser-virão para elaboração de um documento base para realização das mudanças necessárias em nossa paróquia.

NOSSA PARÓQUIA REALIZA ASSEMBLÉIA GERAL

Caminhão Bau

Tel.: 11 2249.2859 11 6719.6577 (oi) ID 107*62984

FRETE / CARRETO / MUDANÇACAPITAL / INTERIOR / BAIXADA SANTISTA

ANUNCIE AQUI Tel.:

2201 5582

Page 6: MN 03 MARÇO 2012

6 ” … a saúde espiritual do indivíduo é exatamente proporcional ao seu amor por Deus.” C.S. Lewis

MOMENTO DIZIMISTAS

TOTAL: R$ 14.740,00PLACAR DO DÍZIMO

NÚMERO DE DIZIMISTAS: 610FIÉIS CONTRIBUINTES EM FEVEREIRO DE 2012: 403

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES DE MARÇO01 – Antonio Posso01 – Dalva Maria Ferreira Luiz01 – Daniela Vieira dos S. Vaz01 – José Gomes da Silva01 – Piedade Corrêa Deziderato01 – Sueli Martins C. Pacheco02 – João de Andrade02 – Saulo Leite Lopes03 – Euclides dos Santos03 – Marcelo José Salgado03 – Márcia Andréa Fernandes03 – Rita Vieira de Oliveira04 – Valdomiro Alves de Lima05 – Benedito Assis Ribeiro05 – Severino Inácio da Silva06 – Eliane de Lyra Nunes06 – José Oracindo dos S. Júnior08 – Antônio Arnaldo dos Santos08 – Doralice Ap. Borges Esteves08 – Socorro Maria de Oliveira09 – Mª de Lourdes L. de Oliveira10 – Alice Trolezi Rodrigues10 – Ana Paula Amorim Pereira10 – Izabel Cóz Fachini10 – Maria da Conceição Pires11 – Teresinha Maria Corrêa12 – Alice Joaquim dos Santos12 – Antônio Pedro da Silva

13 – Aparecida Faria Simões13 – Everton Barros Souza13 – Paulo Roberto G. do Lago13 – Zilda Guarda Francisco14 – Célia das Graças R. de Lima14 – Cleuza Pereira Vitório14 – Matilde de Picoli Gomes15 – Bárbara Andrade S. Cavalaro15 – Carlos Nogueira15 – Damião Ferreira Lopes15 – Ilda Leite de Oliveira15 – Rosalina G. da Paixão16 – Nair de Souza Andrade17 – Geni Cruz Bertani17 – Helena Amaro M. Carretero17 – Manoel de Gouveia Aveiro18 – Agnaldo César Gentil18 – Rosane de Carvalho19 – Antônio Calixto Dias Filho19 – Eliane Meneses da Silva19 – Maria José de Jesus Silva20 – Álvaro Rodrigues20 – Julieta Pereira da S. Oliveira21 – José Ap. Garcia Granado22 – Aureliana Souza Barbosa22 – Enedina Gularte22 – Lazara de Melo Dias22 – Livino Zuquer

22 – Maria Madalena Amado23 – Arlinda Maria Gomes23 – Francisco Zenaldo da Silva23 – Maria Marques Cavalcante23 – Nilma Batista Dias24 – Isabel Maria Alves24 – Leni Rita Brito da Costa24 – Margarida Magro Caires25 – Efigênia Abilleira Matanças25 – Nilton Marcos de S. e Silva25 – Valdite Rosa da Silva Santos26 – Gerson Chagas26 – Tatiana Pereira de Souza27 – Antônio Carlos Tinti27 – Delfim Pinheiro27 – Mª do Socorro N. dos Santos28 – Aleide Lazarini28 – Ercília Ferreira C. Quadros28 – Mª da Conceição Rodrigues28 – Maria de Lourdes P. da Silva28 – Vanessa Gomes de Souza29 – Damaris Boulhosa de Souza29 – Luciano Henrique Donato29 – Rodrigo Tadeu Donato30 – Maria América Costa31 – Joaquina P. da C. Santos

MOMENTO SERVIÇOS

CF 2012 - GESTO CONCRETO

A Campanha da Fraternidade se expressa concre-tamente pela oferta de doações em dinheiro na

coleta da solidariedade, no Domingo de Ramos, 1º de abril. Todas as pessoas das comunidades ecle-siais são convidadas. É um gesto de fraternidade, partilha e solidariedade, feito em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs e é parte integrante da Campanha da Fraternidade.

Os recursos arrecadados serão destinados priori-tariamente a mudanças nas Políticas Públicas em relação à saúde, com o foco voltado para ações que revertam em benéficos da saúde das pessoas e comunidades, conforme os objetivos da própria campanha.

Page 7: MN 03 MARÇO 2012

7«Perguntai aos cegos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Luz [...]») Padre António Vieira

MOMENTOVARIEDADES

MERCADO CASA NOVAAv. Mendes da Rocha, 1572( 2241-1226

Completo sortimento com bons preçosPadaria e carnes frescas de boi da melhor qualidade

Boa variedade de vinhos finos nacionais

SISTEMA DE ENTREGA EM DOMICÍLIO (SEM NENHUMA TAXA)

Grande Promoção Medicamentos e Perfumaria

UNIDADE JARDIM BRASIL Av. Rolando Garros, 1062 - Tel.: 2981-9112

IGREJA EM SÃO PAULO TEM PROJETOS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ABORTO

“Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos e não quer ser consolada, pois não existem mais” (Mt 2,18).

Essa dor inspirou o Projeto Raquel, destinado a acom-

panhar mulheres que abor-taram, o pai do feto e até suas famílias. Ligado à Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família, da Conferência Na-cional dos Bispos do Brasil (CNBB), o projeto complemen-tará outro, o Centro de Apoio à Mulher (CAM), que tem como objetivo identificar e auxiliar gestantes em crise, com inten-ção de abortar, para orientá-las,

quanto aos riscos provenientes desse procedimento, conside-rando alternativas para manter a gravidez ou para que estejam em posição de tomar uma decisão responsável a esse respeito.

Os dois projetos são inédi-tos na cidade de São Paulo e começaram sob a presidência de dom Joaquim Justino Car-reira. Ambos funcionarão em Santana, à rua Dr. Gabriel Piza, 566, estação Santana do Metrô. O Projeto Raquel foi oficializado no dia 7 e o CAM, dia 8.

PROJETO RAQUEL

A Igreja oferece a reconciliação, bem como cuidados espirituais e psicológicos para aqueles (as) que sofrem

com as consequências do aborto.

O Projeto Raquel consiste de uma rede de sacerdotes, conselheiros e leigos especialmente treinados e que oferecem ajuda através de

atendimento individual e conficendial.

Caso você esteja passando pela crise pessoal causada por aborto, entre em contato conosco, nos podemos lhe ajudar.

Fone: (0 xx 11) 2579-4175 - fale com Sonia

2ª a 6ª feira das 9 às 17 hs.

Page 8: MN 03 MARÇO 2012

Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente Jiddu Krishnamurti

MOMENTO DESTAQUE

tels: 2951-6220 / 2981-3434 Av. Antenor Navarro, 769 - J. Brasil

&Tudo

para sua construção

FONE: 11 2201-5270Praça Angelo Conti, 173 – Vila Sabrina

CEP 02138-020 - SP

Um dia quando meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães, eu hei de dizer-

lhes:- amei-vos o suficiente para ter perguntado aonde vão, com quem vão e a que horas regressarão. - Eu amei-vos o suficiente para não ter ficado em silêncio e fazer com que vocês soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.

- Eu amei-vos o suficiente para vos fazer pagar os rebuscados que tiraram do supermercado ou revistas do jornaleiro. E vos fa-zer dizer ao dono: Nós tiramos isto ontem e queríamos pagar.

- Eu amei-vos o suficiente para ter ficado em pé, junto de vocês, duas horas, enquanto limpavam o vosso quarto, tarefa que eu teria feito em 15 minutos.

- Eu amei-vos o suficiente para vos deixar ver além do amor que eu sentia por vocês, o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos.

- Eu amei-vos o suficiente para vos deixar assumir a responsa-bilidade das vossas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me cortavam o coração.

- Mais do que tudo isso, eu amei-vos o suficiente para vos dizer não quando eu sabia que vocês poderiam me odiar por isso (e em alguns momentos até odiaram). Estas eram as mais difíceis batalhas de todas, estou contente venci... Porque no final vocês venceram também! E qualquer dia, quando os meus netos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães; quando eles lhe perguntarem se os seus pais eram maus, os meus filhos vão lhes dizer: “Sim nossos pais eram maus, eram os piores do mundo... As outras crianças comiam doces no café e nós tínhamos que comer cereais, ovos, torradas, as outras cri-anças bebiam refrigerantes e comiam batatas fritas e sorvetes no almoço e nós tínhamos que comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas, nossos pais tinham que saber quem eram nossos amigos e o que nós fazíamos com eles”.

“Insistiam que lhes disséssemos com quem íamos sair, mesmo que demorássemos apenas uma hora ou menos. Nossos pais insistiam sempre conosco para que lhes disséssemos sempre a verdade e apenas a verdade. E quando éramos adolescentes, eles conseguiam até ler os nossos pensamentos, a nossa vida

PAIS MAUS, FILHOS BONS

era mesmo chata!

Enquanto todos podiam voltar tarde da noite com 12 anos, tivemos que esperar pelo me-nos 16 para chegar um pouco mais tarde, e aqueles chatos le-vantavam para saber se a festa foi boa (só para verem como estávamos ao voltar).

“Por causa de nossos pais, nós perdemos imensas experiên-cias na adolescência. Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubos, em atos de vandalismo, em violação de pro-priedades, nem fomos presos por nenhum crime”.

“Foi tudo por causa dos nos-sos pais. Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos a fazer o melhor para sermos pais maus como eles foram”.

Eu acho que este é um dos males do mundo de hoje: Não há pais maus o suficiente!

Dr. Carlos Hecktheuer - médico psiquiatra

8