Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa...

97
Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior e exterior. Constituem elementos de uso quotidiano e imediato.

Transcript of Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa...

Page 1: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos

que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior e exterior. Constituem elementos de uso quotidiano e imediato.

Page 2: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Funciones do mobiliário urbano Delimitar. Separar ou conectar. Sinalar o identificar. Isolar. Apoiar o descanso e as funções fisiológicas. Iluminar. Apoiar a manutenção da limpeza. Informar e comunicar. Estabelecer adequadas relações de escala entre o

homem e o espaço.

Page 3: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Classificação do mobiliário urbano

Utilitária: hidrantes, bebedouros, tomadas de energia, bancos, caixas de correio, telefones.

Comunicativos: itinerários de ónibus, rótulos de ruas, planos de cidades, sinais de trânsito, anúncios, carteis, sinalizações.

Recreativos: suportes luminosos que brindam imagens ou cine.

Sanitários: lixeiros, cinzeiros. Estéticos: esculturas, fontes, canteiros, cercados,

rejas.

Page 4: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Utilitários

Page 5: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Bancos

Page 6: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 7: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 8: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 9: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 10: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 11: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 12: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Luminárias

Page 13: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 14: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 15: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 16: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 17: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 18: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Bebedouros

Page 19: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Comunicativos

Page 20: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Anuncios

Page 21: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 22: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 23: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Sinalética

Page 24: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Carteis

Page 25: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 26: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 27: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Sanitários

Page 28: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Cestos

Page 29: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 30: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Estéticos

Page 31: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Vasos

Page 32: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 33: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 34: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 35: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 36: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Esculturas e fontes

Page 37: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 38: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 39: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 40: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 41: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

A escala urbana

Page 42: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 43: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 44: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 45: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

A natureza, perfeita obra de arte.

Page 46: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Arte e desenho ambiental Inclui a obra artística, a gráfica e a

sinalética. O desenho ambiental deve lograr

novidade e surpresa. Estudar o efeito visual que se gera ou a

capacidade da cena para atrair a atenção. As obras devem possuir valor artístico

notável.

Page 47: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

O homem de bronze caracteriza o espaço. Escala humana.

Page 48: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

O médio natural como elemento escultórico.

Page 49: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Formas vegetais modeladas até converter-se em obras de arte

Page 50: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 51: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 52: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 53: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 54: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Reinterpretação do legado cultural de uma nação

Page 55: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 56: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 57: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Tipos de iluminação - iluminação ascendente.

- iluminação descendente.- iluminação pontual.- iluminação de sendeiros.- outros tipos de iluminação (de lua, contraluz)

Page 58: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Iluminação descendente.Fundamentalmente para sítios de actividade nocturna.Para mitigar suavemente sombras duras produzidas por fortes escoras.

Page 59: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Iluminação ascendente.Produze efeitos espectaculares quando se aplica sobre grandes árvores.Ideal para cobrir grandes superfícies sem deslumbrar ao observador.

Page 60: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

A Iluminação ascendente com projectores

Page 61: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 62: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Iluminação pontual

Page 63: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Iluminação de sendeiros.Esta técnica deve utilizar-se com subtileza e precaução pois seu efeito tende a acaparar a atenção do observador.Indicada também para a Iluminação de pequenas esculturas o prantas.

Page 64: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Outros efeitos luminosos.Simula uma noite cheia de estrelas.

Page 65: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Iluminação para jerarquizar acesos.

Page 66: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Luz de fontePodem iluminar ao ritmo da música

Luz flutuanteEspécie de borbulha

Page 67: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Luz cascadaEnfoca um sector. Também se localizam debaixo das cascadas.

Page 68: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Se incrementa a sensação de profundidade

Page 69: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Direccionalidade e movimento

Page 70: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Se destacam zonas de interesse dentro de um conjunto

Page 71: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Jerarquia do edifício

Page 72: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Se produze a reflexão do volume na água.

A Iluminação consegue destacar os acesos da edificação.

Page 73: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Se destacam os elementos tipológicos do edifício

Page 74: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Jerarquia da escala urbana. O relógio, o edifício y o ornamento dialogam e compitem.

Page 75: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

A luz destaca o entorno construído

Page 76: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Luzes flutuantes

Page 77: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

A luz para ressaltar a forma arquitectónica

Page 78: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Atmosfera de serenidade.Transição do espaço.

Page 79: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
Page 80: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Pavimentos Elementos de urbanização para revestir superfícies

e lograr nelas firmeza, lisura, comodidade para o trânsito e permitir o aceso e uso dos espaços.

A selecção do material depende do estilo do entorno construído, practicidade, custo, resistência ao desgaste, cor, textura, estética, entre outros factores.

Page 81: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Classificação dos pavimentos Rígidos. (betão, pedra natural, loiças, cerâmicas) Semi-rígidos. (peças ou elementos estendidos

sobre uma base e unidos com argamassa) Betuminosos. (flexíveis e contínuos, estendidos

em camadas sobre base) Amortecedores de impacto. (peças o materiais

soltos)

Page 82: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Desenhos geométricos

Page 83: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Combinação de materiais e cores em uma composição original

Page 84: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Pavimento de roliços para sendeiros

Page 85: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Pavimento natural de troncos. Para sendeiros.

Page 86: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Loiças cerâmicas. Cor e textura.

Page 87: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Muito útil para cobrir grandes áreas.

Page 88: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Desenho e cor reforçam a direcção da circulação.

Page 89: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

A forma do desenho suaviza a distancia e move a circulação.

Page 90: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Muito útil para cobrir grandes áreas. A mudança de cor evita a monotonia.

Page 91: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

A diagonal que se produz faz perceber menor a distancia em circulações muito extensas.

Page 92: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Os pavimentos podem converter-se em elemento fundamental da composição.

Page 93: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

O pavimento consegue integrar a circulação ao médio natural.

Page 94: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Superfície em movimento. Forma e cor.

Page 95: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Ideal para zonas de jogo de crianças. Combina-se com outros materiais para os sendeiros.

Page 96: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Os agregados soltos proporcionam sensações de repouso no ambiente.

Page 97: Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.

Melhora o conforto ambiental