mobilização na caTegoria -...

4
Terça-feira 27 DE JUNHO DE 2017 Edição nº 4091 WWW.SMABC.ORG.BR CONTRA AS REFORMAS POR NENHUM DIREITO A MENOS PÁGINA 4 PÁGINA 2 Sindicato recorre de decisão que devolve Karmann-Ghia ao antigo dono Dica do Dieese: Os desafios da nova Diretoria CUT e centrais sindicais definem calendário de lutas contra reformas PÁGINA 2 Assembleias nas fábricas da base e panfletagens mobilizam os metalúrgicos do ABC contra a retirada de direitos com as reformas Trabalhista e da Previdência. PÁGINA 3 DIVULGAÇÃO MUDANÇAS NO F IES O GOVERNO LANÇA NESTA SEMANA AS NOVAS REGRAS DO F IES. UMA DAS MUDANÇAS É QUE O RECÉM-FORMADO, ASSIM QUE ARRUMAR UM EMPREGO, TERÁ A PARCELA QUE DEVE AO BANCO DESCONTADA DO SALÁRIO. EDU GUIMARÃES MOBILIZAÇÃO NA CATEGORIA

Transcript of mobilização na caTegoria -...

Page 1: mobilização na caTegoria - smabc.org.brsmabc.org.br/interag/tribuna_pdf/{EFAD41C4-5A76-46E9-94C1-79911DCF...Os trabalhadores na Valeo aprovaram em as-sembleia ontem o acordo de PLR

Terça-feira27 de junho de 2017

edição nº 4091

www.smabc.org.br

conTra as reformaspor nenhum direiTo a menos

página 4

página 2

sindicato recorre de decisão que devolve Karmann-ghia ao antigo dono

dica do dieese:Os desafios da nova Diretoria

CUT e centrais sindicais definem calendário de lutas contra reformas

página 2

Assembleias nas fábricas da base e panfletagens mobilizam os metalúrgicos do abc contra a retirada de direitos com as reformas Trabalhista e da previdência.

página 3

divu

lgaç

ão

Mudanças no Fies

o governo lança nesta seMana as novas regras do Fies. uMa das Mudanças é que o recéM-ForMado, assiM que arruMar uM eMprego, terá a parcela que deve ao banco descontada do salário.

edu

guim

arãe

smobilização na caTegoria

Page 2: mobilização na caTegoria - smabc.org.brsmabc.org.br/interag/tribuna_pdf/{EFAD41C4-5A76-46E9-94C1-79911DCF...Os trabalhadores na Valeo aprovaram em as-sembleia ontem o acordo de PLR

smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Terça-feira, 27 de junho de 2017

fotos: divulgação

Notas e recados

onde estou?Michel Temer cometeu uma gafe em discurso que fez sex-ta-feira após encontro com a primeira-ministra da Noruega. Ele chamou o rei do país de “rei da Suécia”.

aposentado na luta

Teve alta Carlos Cirilo, coor-denador dos aposentados da Associação Sindical dos Traba-lhadores em Hospitais de MG, baleado durante manifestação em Brasília.

Menos segurança

A Petrobras cortou 45 postos de trabalho na Refinaria de Paulí-nia. A cada turno, foram nove postos extintos, o que impede a operação segura e sobrecarrega os trabalhadores.

Metroviários – 1Um grupo de metroviários ocu-pou a estação Capão Redondo da Linha 5 - Lilás do Metrô na madrugada do último sábado para resistir à terceirização da bilheteria.

Metroviários – 2Segundo o sindicato da catego-ria, os terceirizados não têm os benefícios que os metroviários conquistaram nas lutas e estão recebendo menos que um salá-rio mínimo.

dia 30 será de paralisaçõese luTa em Todo país

roberto parizotti

Os companheiros na Ouro Fino, em Ribeirão Pires, elegem hoje seus representantes da CIPA. Vote em Maria Zélia Vieira, a Zélia do Vacumm, n° 4. Ela é apoiada pelo Sindicato, comprometida e bem preparada para defender as condições de saúde e segurança dos tra-balhadores.

Cipa Na OurO FiNO é hOjeOs trabalhadores na empresa falida Motores Búfa-

lo estão convocados a comparecer ao Departamento Jurídico do Sindicato, munidos de RG, CPF, dados bancários e comprovante de endereço. Segunda a sexta, das 8h às 18h.

CONvOCaçãO Na MOtOres BúFalO

Em reunião na sexta-feira, dia 23, a CUT e as demais centrais sindicais de-cidiram o calendário de enfrentamento às reformas do governo Temer, com foco na reforma Trabalhista.

As centrais decidiram manter o próximo dia 30 de junho como data de paralisações e mobilizações em todo o País. “Vamos parar o Brasil contra a reforma Trabalhista, em defesa dos direitos e da aposentadoria” é o lema decidido por todas as entidades.

As centrais definiram também um

calendário de atividades para esta semana. Hoje pela manhã, os trabalha-dores organizarão ações nos aeroportos para pressionar os senadores. À tarde os presidentes das centrais irão ao Se-nado debater com os parlamentares.

“Eles precisam saber que se votarem a favor dessa reforma, entrarão para a história do Brasil como os senadores que destruíram a nossa legislação tra-balhista”, afirmou o secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre.

“Nós estamos numa crescente da luta da classe trabalhadora. A nossa vitória na comissão que analisou a re-forma Trabalhista foi simbólica e isso nos anima. Hoje, temos certeza que podemos vencer e derrotar a reforma”, encerrou.

Em São Paulo, o ato no dia 30 será na Avenida Paulista, com concentração às 16h no vão livre do Masp. A mani-festação é organizada pela CUT, demais centrais sindicais e pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

No domingo, dia 18, os Metalúrgicos do ABC realizaram a posse política da nova Diretoria do Sindicato, que terá pela frente um dos mais difíceis desafios dos últimos 20 anos.

Os ataques aos direitos dos trabalha-dores, a partir da Lei da Terceirização já sancionada por Temer e ainda as reformas em pauta (Previdenciária e Trabalhista), trazem a este Sindicato e sua nova direção uma agenda de lutas que

exigirá muita habilidade para uma saída vitoriosa da classe trabalhadora.

Até pouco antes da atual crise políti-ca e econômica, o Brasil vinha de uma taxa de desemprego muito baixa (4,3% em dezembro/2014), com uma série de bons acordos coletivos em todo o País, e um longo ciclo de avanços sociais com geração de empregos e aumento real nos salários.

No cenário atual, temos um governo

que vem desmontando todas as ações de fortalecimento da indústria nacional e promovendo um expressivo crescimento nas taxas de desemprego e a destruição dos direitos dos trabalhadores.

O que está em jogo é o direito ao em-prego digno, o direito à aposentadoria e a contínua redução da desigualdade social. O desafio é enorme, mas esse Sindicato sempre foi protagonista nos momentos mais difíceis. Vamos à luta!

Dica do Dieese

Os DesaFiOs Da NOva DiretOria

Comente este artigo. Envie um e-mail para [email protected] | Subseção do Dieese

Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formaçãohoje, Às 20h30

canal 44.1 hd

Page 3: mobilização na caTegoria - smabc.org.brsmabc.org.br/interag/tribuna_pdf/{EFAD41C4-5A76-46E9-94C1-79911DCF...Os trabalhadores na Valeo aprovaram em as-sembleia ontem o acordo de PLR

edu guimarães

edu guimarães

edu guimarães

edu guimarães

adonis guerra

smabc.org.br 3Tribuna Metalúrgica – Terça-feira, 27 de junho de 2017

Trabalhadores na base esTão mobilizados em defesa dos direiTosCom assembleias nas fábricas da base e pan-

fletagens para alertar sobre a retirada de di-reitos, os Metalúrgicos do ABC convocam

os trabalhadores a estarem mobilizados para o dia de paralisações em todo o País na sexta-feira, dia 30. A defesa dos direitos também é tema da Campanha Salarial 2017 da Federação Estadual dos Metalúrgi-cos da CUT, a FEM-CUT.

“Os trabalhadores devem estar mobilizados con-tra as reformas Trabalhista e da Previdência, já que a qualquer momento podem colocar em votação o desmonte da lei trabalhista e da aposentadoria”, alertou o coordenador de área, Genildo Pereira Dias, o Gaúcho.

Em assembleia na Otis, em São Bernardo, ontem, os companheiros aprovaram a disposição de luta contra as reformas. “Estão em risco os direitos conquistados por gerações antes de nós. O governo quer acabar com tudo isso e a nossa resposta será a luta”, afirmou.

Os companheiros na fábrica também aprovaram acordo de PLR que será pago em duas vezes, em julho e em fevereiro.

Também foram realizadas atividades nas fábricas em São Bernardo.

Mahle Em assembleia na quinta-feira, dia 22, os compa-

nheiros na Mahle aprovaram a luta contra as refor-mas e o acordo de pagamento de PLR em duas vezes, sendo a primeira parcela em julho e a segunda em janeiro. “O governo não vai empurrar goela abaixo dos trabalhadores esses absurdos”, disse o CSE na fábrica, Amarildo Sesário de Araújo.

B. GrobNa sexta-feira, dia 23, os diretores do Sindicato

fizeram panfletagem da Tribuna na B. Grob para conversar com os companheiros. “Alertamos que os trabalhadores não podem se iludir com contratações e investimentos na fábrica. As reformas vão trazer prejuízos para todos”, afirmou o CSE eleito, Aurélio Camargo Lopes.

Valeo Os trabalhadores na Valeo aprovaram em as-

sembleia ontem o acordo de PLR em duas vezes, em julho e em janeiro, e a necessidade de mobilização. “Também fizemos a convocação para as próximas lutas e falamos sobre a importância da união dos trabalhadores”, disse a CSE, Judith Alves da Fonseca.

ZFNa ZF, a companheirada aprovou a mobilização

para o dia 30 em assembleia na sexta-feira, dia 23. O CSE na fábrica, José Ribamar Feitosa da Silva, falou sobre os retrocessos das medidas e a necessidade da luta. “Sentimos a indignação dos trabalhadores, que estão todos prontos e firmes na luta”, contou.

Reforma TrabalhistaA Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania,

a CCJ, do Senado, fará hoje duas audiências públicas sobre a reforma Trabalhista. A votação na terceira e última comissão antes de ir ao plenário está prevista para amanhã.

Mahle

B. grOB

valeO

zF

Page 4: mobilização na caTegoria - smabc.org.brsmabc.org.br/interag/tribuna_pdf/{EFAD41C4-5A76-46E9-94C1-79911DCF...Os trabalhadores na Valeo aprovaram em as-sembleia ontem o acordo de PLR

O técnico Carille vai poupar jogadores com desgaste físico no jogo de amanhã do Corin-thians pela Sul-Americana, na Colômbia.

Com média de um gol a cada 5,6 chutes, o Corinthians virou líder em eficiência nas finaliza-ções do Brasileirão. São 18 gols em 102 tentativas.

Depois de tentar tirar Richarli-son do Fluminense, o Palmei-ras quer o meia-atacante Diego Souza, atualmente no Sport, de volta.

O São Paulo terá a semana só de treinos para tentar evitar a pior sequência sem vencer no ano. Em cinco partidas, foram três derrotas e dois empates.

Lucas Lima negou que te-nha falado sobre uma possível transferência do Santos para o Barcelona durante uma rodada de pôquer.

Tribuna Esportiva

fotos: divulgação sindicaTo vai ao sTj para garanTir direiTos DOs COmpAnheirOs nA KArmAnn-GhiA

adonis guerra

Os Metalúrgicos do ABC vão recorrer ao Superior Tri-bunal de Justiça, o STJ, para reverter a liminar do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que concedeu a reinte-gração de posse da Karmann-Ghia, em São Bernardo, ao an-tigo proprietário, dom Eudes Regnier Orleans e Bragança.

O Sindicato já ingressou no próprio Tribunal paulista para que a autopeças seja considerada novamente falida e assim, os direitos rescisórios dos trabalhadores sejam ga-rantidos.

O processo de falência havia sido revisto pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em janeiro deste ano, em um procedimento pouco comum.

“Nosso objetivo é garantir que os 600 trabalhadores rece-bam seus direitos rescisórios que até hoje não foram pagos”, explicou o diretor executivo do Sindicato, Carlos Cara-melo.

“A ação será mantida por-que, apesar de orientarmos os companheiros a buscarem seus direitos junto ao proprie-tário da empresa, declarado pela justiça, não acreditamos que ele honrará com suas responsabilidades, já que nos últimos dois anos nenhum acordo foi cumprido”, denun-ciou o dirigente.

4 Tribuna Metalúrgica – Terça-feira, 27 de junho de 2017

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Fax: 4127-3244 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Fone: 4823-6898 – CEP: 09400-130. Diretor Responsável: Wagner Santana. Coordenadora: Rossana Lana. Repórteres: Luciana Yamashita e Olga Defavari. Estagiária: Girrana Rodrigues. Arte e Editoração Eletrônica: Rogério Bregaida. CTP e Impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

smabc.org.br

Durante a Plenária Estatutá-ria da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, que começa ama-nhã e segue até quinta-feira, dia 29, os 150 delegados de todo País discutem a atualização do plano de luta estabelecido no último congresso, em 2015.

Com o tema “Em defesa da Democracia. Nenhum direito a menos”, o encontro também estabelece a recomposição da direção do mandato 2015-2019. A Plenária Estatutária é realizada sempre no meio do mandato.

A abertura será às 9h, na

sede da CNM-CUT, seguida de análise de conjuntura. À tarde, representantes do Dieese apresentam painel sobre políti-ca industrial e Indústria 4.0, à noite um ato solene celebra os 25 anos da Confederação. No dia 29 será discutido o plano de luta para os próximos dois anos.

A Escola Livre para Formação Integral “Dona

Lindu” está com inscrições abertas, até a próxima

quinta-feira, dia 29, para quatro cursos do convênio

Sindicato/Senai.

• Comandos Elétricos

• Eletricista Instalador

• Inspetor de Qualidade

• Matemática Aplicada

à Mecânica

Mais informações: 4061-1048

plenáriA esTATUTáriA DA Cnm-CUT COmeçA AmAnhã

Histórico

A falência da Karmann-Ghia foi decretada pela Jus-tiça no dia 23 de novembro de 2016. O pedido havia sido feito pelos Metalúrgicos do ABC em junho, devido ao abandono da fábrica pela direção da empresa, após longo período sem cumprir

suas obrigações trabalhistas. A medida foi tomada com objetivo de preservar algum patrimônio para os traba-lhadores, que já estavam, naquele momento, há mais de um ano sem receber sa-lários e benefícios.

O movimento de luta teve início em 13 de maio de

2016 quando, apoiados pelo Sindicato os companheiros ocuparam a fábrica, após a justiça emitir parecer confir-mando que patrões à época não haviam cumprido com as obrigações com os antigos donos, gerando uma indefi-nição sobre quem seriam os verdadeiros proprietários da empresa.