Moção "Sistema de Certificação Ambiental" David da Silva

1
Proposta Sistema de certificação ambiental nos edifícios Autor David Alexandre da Silva, JSD Oeiras O sector da construção civil assume em Portugal uma importância considerável em termos de peso no PIB. É dos principais sectores produtores de riqueza e empregadores no nosso país. Contudo, esta dimensão é acompanhada por uma construção desmedida e um impacto ambiental acentuado, contribuindo para uma grande produção de resíduos, ruído, consumo energético e descaracterização paisagística. Destes resultam os graves problemas de ordenamento do território e de gestão ambiental que a eles estão inerentes. Tendo em conta os novos desafios ambientais, e ainda os de primeira geração (poluição de solo, ar e água), o governo anterior o sistema de certificação energético, a cargo da ADENE, que prevê a implementação de medidas de melhoria de desempenho energético e de qualidade do ar interior. Reconhecendo o sucesso deste sistema, e considerando os seus resultados positivos, a JSD acredita que é possível ir ainda mais longe. Assim propomos a adopção e implementação de um sistema nacional de certificação ambiental nos edificados, que englobará: 1. As medidas já previstas de melhoria do desempenho energético no Sistema de Certificação energético (quer em electricidade, calor e qualidade do ar interior) 2. A implementação das normas ISO 14001 e 9001 nas fase de construção e exploração. 3. Uma avaliação contínua de desempenho ambiental. 4. Medidas de eficiência no consumo/uso de recursos 5. Medidas para a diminuição de impacto ambiental contínuo, nas suas vertentes de ruído, resíduos, emissões atmosféricas e efluentes. 6. Medidas de eficiência hídrica. 7. Planeamento tendo em conta a integração do edificado no ambiente Caso seja adoptado, este sistema será único a nível europeu, colocando Portugal no mapa no que concerne a medidas de sustentabilidade. A JSD assume assim, uma posição de promoção do desenvolvimento sustentável, fomentando uma criação de riqueza socialmente responsável e justa para as gerações seguintes.

description

Proposta do companheiro David da Silva apresentada no Conselho Regional da JSD Lisboa de 28 de Julho de 2011

Transcript of Moção "Sistema de Certificação Ambiental" David da Silva

Page 1: Moção "Sistema de Certificação Ambiental" David da Silva

Proposta

Sistema de certificação ambiental nos edifícios

Autor – David Alexandre da Silva, JSD Oeiras

O sector da construção civil assume em Portugal uma importância considerável em termos de peso no PIB. É dos principais sectores produtores de riqueza e empregadores no nosso país. Contudo, esta dimensão é acompanhada por uma construção desmedida e um impacto ambiental acentuado, contribuindo para uma grande produção de resíduos, ruído, consumo energético e descaracterização paisagística. Destes resultam os graves problemas de ordenamento do território e de gestão ambiental que a eles estão inerentes.

Tendo em conta os novos desafios ambientais, e ainda os de primeira geração (poluição de solo, ar e água), o governo anterior o sistema de certificação energético, a cargo da ADENE, que prevê a implementação de medidas de melhoria de desempenho energético e de qualidade do ar interior. Reconhecendo o sucesso deste sistema, e considerando os seus resultados positivos, a JSD acredita que é possível ir ainda mais longe.

Assim propomos a adopção e implementação de um sistema nacional de certificação ambiental nos edificados, que englobará:

1. As medidas já previstas de melhoria do desempenho energético no Sistema de Certificação energético (quer em electricidade, calor e qualidade do ar interior)

2. A implementação das normas ISO 14001 e 9001 nas fase de construção e exploração.

3. Uma avaliação contínua de desempenho ambiental.

4. Medidas de eficiência no consumo/uso de recursos

5. Medidas para a diminuição de impacto ambiental contínuo, nas suas vertentes de ruído, resíduos, emissões atmosféricas e efluentes.

6. Medidas de eficiência hídrica.

7. Planeamento tendo em conta a integração do edificado no ambiente

Caso seja adoptado, este sistema será único a nível europeu, colocando Portugal no mapa no que concerne a medidas de sustentabilidade. A JSD assume assim, uma posição de promoção do desenvolvimento sustentável, fomentando uma criação de riqueza socialmente responsável e justa para as gerações seguintes.