Modelo

2
1. Resumidamente, explique os seguintes modelos: a) cascata: É um modelo de desenvolvimento de software seqüencial no qual o desenvolvimento é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata) através das fases de análise de requisitos, projeto, implementação, testes (validação), integração, e manutenção de software. b) prototipação: é uma abordagem baseada em uma visão evolutiva do desenvolvimento de software, afetando o processo como um todo. Envolve a produção de versões iniciais - protótipos (análogo a maquetes para a arquitetura) - de um sistema futuro com o qual é possível realizar verificações e experimentos, com o intuito de avaliar algumas de suas características antes que o sistema venha realmente a ser construído, de forma definitiva. c) incremental: é uma estratégia de planejamento estagiado em que várias partes do sistema são desenvolvidas em paralelo, e integradas quando completas. Não implica, requer ou pressupõe desenvolvimento iterativo ou em cascata – ambos são estrategias de retrabalho. A alternativa ao desenvolvimento incremental é desenvolver todo o sistema com uma integração única. d) espiral: O objetivo do modelo espiral é prover um metamodelo que pode acomodar diversos processos específicos. Isto significa que podemos encaixar nele as principais características dos modelos vistos anteriormente, adaptando-os a necessidades específicas de desenvolvedores ou às particularidades do software a ser desenvolvido. em um esforço para combinar as vantagens dos conceitos de top-down e bottom-up, acrescentando um novo elemento, a análise de riscos que falta a essas conservas. e) ágil: O desenvolvimento ágil é qualquer processo de desenvolvimento criado com base nos conceitos do Manifesto Ágil. Os principais valores do Manifesto Ágil são: Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas; Software em funcionamento mais que documentação abrangente; Colaboração com o cliente sobre negociação de contrato; Respostas a mudanças mais que o acompanhamento de um plano. f) estrela 2. Sobre casos de uso responda: a) definição: O Diagrama de Casos de Uso tem o objetivo de auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente. Um diagrama de Caso de Uso descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário. O cliente deve ver no diagrama de Casos de Uso as principais funcionalidades de seu sistema. b) componentes do diagrama: O diagrama de Caso de Uso é representado por: atores; casos de uso; relacionamentos entre estes elementos.

description

Modelo

Transcript of Modelo

Page 1: Modelo

1. Resumidamente, explique os seguintes modelos:

a) cascata: É um modelo de desenvolvimento de software seqüencial no qual o desenvolvimento é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata) através das fases de análise de requisitos, projeto, implementação, testes (validação), integração, e manutenção de software.

b) prototipação: é uma abordagem baseada em uma visão evolutiva do desenvolvimento de software, afetando o processo como um todo. Envolve a produção de versões iniciais - protótipos (análogo a maquetes para a arquitetura) - de um sistema futuro com o qual é possível realizar verificações e experimentos, com o intuito de avaliar algumas de suas características antes que o sistema venha realmente a ser construído, de forma definitiva.

c) incremental: é uma estratégia de planejamento estagiado em que várias partes do sistema são desenvolvidas em paralelo, e integradas quando completas. Não implica, requer ou pressupõe desenvolvimento iterativo ou em cascata – ambos são estrategias de retrabalho. A alternativa ao desenvolvimento incremental é desenvolver todo o sistema com uma integração única.

d) espiral: O objetivo do modelo espiral é prover um metamodelo que pode acomodar diversos processos específicos. Isto significa que podemos encaixar nele as principais características dos modelos vistos anteriormente, adaptando-os a necessidades específicas de desenvolvedores ou às particularidades do software a ser desenvolvido. em um esforço para combinar as vantagens dos conceitos de top-down e bottom-up, acrescentando um novo elemento, a análise de riscos que falta a essas conservas.

e) ágil: O desenvolvimento ágil é qualquer processo de desenvolvimento criado com base nos conceitos do Manifesto Ágil. Os principais valores do Manifesto Ágil são: Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas; Software em funcionamento mais que documentação abrangente; Colaboração com o cliente sobre negociação de contrato; Respostas a mudanças mais que o acompanhamento de um plano.

f) estrela

2. Sobre casos de uso responda: a) definição: O Diagrama de Casos de Uso tem o objetivo de auxiliar a comunicação entre

os analistas e o cliente. Um diagrama de Caso de Uso descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário. O cliente deve ver no diagrama de Casos de Uso as principais funcionalidades de seu sistema.

b) componentes do diagrama: O diagrama de Caso de Uso é representado por: atores; casos de uso; relacionamentos entre estes elementos.

Page 2: Modelo

c) o que são atores?: Um ator é representado por um boneco e um rótulo com o nome do ator. Um ator é um usuário do sistema, que pode ser um usuário humano ou um outro sistema computacional.

d) o sistema é um ator? : Não.

3. Sobre requisitos responda: a) O que são requisitos não funcionais: são os requisitos relacionados ao uso da aplicação em termos de desempenho, usabilidade, confiabilidade, segurança, disponibilidade, manutenção e tecnologias envolvidas. b) O que são requisitos funcionais : requisito funcional define uma função de um sistema de software ou seu componente. Uma função é descrita como um conjunto de entradas, seu comportamento e as saídas. Os requisitos funcionais podem ser cálculos, detalhes técnicos, manipulação de dados e de processamento e outras funcionalidades específicas que definem o que um sistema, idealmente, será capaz de realizar.

c) Para seu projeto, dê um exemplo de requisito não funcional: O site deverá estar disponível na web. d) Para seu projeto, dê um exemplo de requisito funcional: Deverá permitir que usuários façam login.