Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

71

Transcript of Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

Page 1: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015
Page 2: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

Modelo de Negócio & Lean Canvas

Startup Weekend Florianópolis 2015

Rafael Leite – [email protected]

Page 3: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015
Page 4: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

9 / 10 STARTUPS FALHAM

Page 5: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

66% DAQUELAS QUE

SOBREVIVEM MUDAM

DRASTICAMENTE SEUS

PLANOS.

Page 6: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015
Page 7: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015
Page 8: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

O QUE IMPORTA NÃO É O

MELHOR PLANO A, MAS ENCONTRAR UM PLANO

QUE FUNCIONE ANTES QUE ACABEM OS

RECURSOS.

Page 9: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

O RECURSO MAIS

ESCASSO É O

TEMPO!

Page 10: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

O QUE É MODELO DE NEGÓCIO?

Page 11: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

CLIENTE

Page 12: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

DORES

Page 13: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

ANSEIOS

Page 14: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

JOB TO BE DONE

Clayton M. Christensen

Page 15: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

JOB TO BE DONE

Page 16: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

JOB TO BE DONE

Page 17: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

JOB TO BE DONE

Page 18: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

JOB TO BE DONE

Page 19: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

JOB TO BE DONE

Page 20: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

JOB TO BE DONE

Page 21: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

JOB TO BE DONE

Page 22: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

PROPOSTA DE VALOR

Page 23: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

RECEITAS E DESPESAS

Page 24: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

EXEMPLO DE MODELO DE NEGÓCIO

Page 25: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

LEAN CANVAS

Lean Canvas

Page 26: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

LEAN CANVAS

Page 27: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

LEAN CANVAS

Page 28: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

BUSINESS MODEL CANVAS

Page 29: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

LEAN CANVAS

Mensagem única, clara e convincente que indica o motivo de sua solução ser diferente e valer a pena prestar atenção.

Top 3 funcionalidades

Top 3 problemas

Atividades chave dos usuários que irá medir

Não podem ser facilmente copiados ou comprados

Público-alvo

Caminhos até os clientes

- Modelos de receita - Receitas - Margem de lucro - Lifetime Value (valor do tempo de vida)

- Custos de aquisição de clientes - Custos de distribuição - Tecnologia - Pessoas

Page 30: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

EXEMPLO DE LEAN CANVAS

CALORIAZ

Page 31: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

LEAN CANVAS

1. Separar clientes de usuários

2. Identifique grupos pequenos de clientes

3. Um canvas para cada segmento de clientes

4. Algumas áreas podem ficar em branco

5. Pense no presente

DICAS GERAIS:

Page 32: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

LEAN CANVAS

1. Defina os clientes

2. Identifique os primeiros adotantes

3. Liste os principais problemas

4. Liste as alternativas existentes

CLIENTES E PROBLEMAS

Page 33: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

CALORIAZ - CLIENTES E PROBLEMAS

PROBLEMA

• Fazer dieta é muito chato e entediante

• É difícil persistir numa dieta

• Conviver com o fracasso na dieta é péssimo

Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.

Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Adotantes iniciais: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.

SEGMENTOS DE CLIENTES

Page 34: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

LEAN CANVAS

1. Mira nos adotantes iniciais

2. Foco nos benefícios

PROPOSTA DE VALOR

Page 35: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

CALORIAZ - PROPOSTA DE VALOR

- Fazer dieta é muito chato e entediante; - É difícil persistir numa dieta; - Conviver com o fracasso na dieta é péssimo. Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.

Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Early Adopters: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.

PROPOSTA DE VALOR ÚNICA

Ser feliz é mais importante do

que contar calorias.

Page 36: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

LEAN CANVAS

1. Listar uma solução para cada problema

2. Não gaste muito tempo nisso

SOLUÇÃO

Page 37: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

CALORIAZ - SOLUÇÃO

- Fazer dieta é muito chato e entediante; - É difícil persistir numa dieta; - Conviver com o fracasso na dieta é péssimo. Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.

Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Early Adopters: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.

Ser feliz é mais importante do que contar calorias. Conceitos de Alto Nível: - Dieta não é escravidão. - Uma forma de dieta para quem não suporta fazer dietas.

SOLUÇÃO

• Anotar o resumo do dia num formato livre e descompromissado

• Interação social

• Compartilhamento de experiências

Page 38: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

LEAN CANVAS

1. Construir e testar caminhos para os clientes

CANAIS

Page 39: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

CALORIAZ - CANAIS

CANAIS

- Fazer dieta é muito chato e entediante; - É difícil persistir numa dieta; - Conviver com o fracasso na dieta é péssimo. Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.

Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Early Adopters: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.

Ser feliz é mais importante do que contar calorias. Conceitos de Alto Nível: - Dieta não é escravidão. - Uma forma de dieta para quem não suporta fazer dietas.

- Anotar o resumo do dia num formato livre e descompromissado - Interação social - Compartilhamento de experiências

•Grupos de discussão sobre dietas

•Blogs

• Formadores de opinião

Page 40: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

LEAN CANVAS

1. O preço é parte do produto

2. O preço determina seus clientes

3. Ser pago é a primeira forma de validação

CUSTOS E RECEITAS

Page 41: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

CALORIAZ - CUSTOS E RECEITAS

ESTRUTURA DE CUSTOS

- Fazer dieta é muito chato e entediante; - É difícil persistir numa dieta; - Conviver com o fracasso na dieta é péssimo. Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.

Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Early Adopters: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.

Ser feliz é mais importante do que contar calorias. Conceitos de Alto Nível: - Dieta não é escravidão. - Uma forma de dieta para quem não suporta fazer dietas.

- Grupos de discussão sobre dietas - Blogs - Formadores de opinião

- Anotar o resumo do dia num formato livre e descompromissado - Interação social - Compartilhamento de experiências

FONTES DE RECEITA

• Custo para lançar = 170 horas * R$40/h = R$6.800,00

• Custo com pessoal = 2 pessoas * 10 horas por semana * R$40/h = R$3.200/mês

• 30 dias de Trial

• Assinatura = 1 Big Mac por mês (~R$9,90)

• Break-even point: R$3.200 / R$9,90 = 324 clientes

Page 42: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

LEAN CANVAS

1. Os números que mostram como seu

negócio avança

2. Documente as principais atividades dos

usuários que indicarão uso do seu produto

MÉTRICAS CHAVE

Page 43: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

CALORIAZ - MÉTRICAS CHAVE

MÉTRICAS CHAVE

- Fazer dieta é muito chato e entediante; - É difícil persistir numa dieta; - Conviver com o fracasso na dieta é péssimo. Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.

Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Early Adopters: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.

Ser feliz é mais importante do que contar calorias. Conceitos de Alto Nível: - Dieta não é escravidão. - Uma forma de dieta para quem não suporta fazer dietas.

- Anotar o resumo do dia num formato livre e descompromissado - Interação social - Compartilhamento de experiências

- Grupos de discussão sobre dietas - Blogs - Formadores de opinião

- 30 dias de Trial - Assinatura = 1 Big Mac por mês (~R$9,90) - Break-even point: 3.200 / 9,90 = 324 clientes

Custo para lançar = 170 horas * R$40/h = R$6.800,00 Custo com pessoal = 2 pessoas * 10 horas por semana * R$40/h = R$3.200/mês

• Criar conta

• Anotar resumo do dia

• Compartilhar

Page 44: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

LEAN CANVAS

1. Uma vantagem competitiva real é algo que

não pode ser facilmente copiado ou

comprado

2. Informação interna, Referência pessoal, O

time dos sonhos, Clientes existentes,

Networking, Comunidade

VANTAGEM COMPETITIVA

Page 45: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

CALORIAZ - VANTAGEM COMPETITIVA

VANTAGEM COMPETITIVA

- Fazer dieta é muito chato e entediante; - É difícil persistir numa dieta; - Conviver com o fracasso na dieta é péssimo. Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.

Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Early Adopters: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.

Ser feliz é mais importante do que contar calorias. Conceitos de Alto Nível: - Dieta não é escravidão. - Uma forma de dieta para quem não suporta fazer dietas.

- Anotar o resumo do dia num formato livre e descompromissado - Interação social - Compartilhamento de experiências

- Grupos de discussão sobre dietas - Blogs - Formadores de opinião

- 30 dias de Trial - Assinatura = 1 Big Mac por mês (~R$9,90) - Break-even point: 3.200 / 9,90 = 324 clientes

Custo para lançar = 170 horas * R$40/h = R$6.800,00 Custo com pessoal = 2 pessoas * 10 horas por semana * R$40/h = R$3.200/mês

- Criar conta - Anotar resumo do dia - Compartilhar

• Conhecimento do mercado

• Contato com clientes

Page 46: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

CALORIAZ - LEAN CANVAS

- Fazer dieta é muito chato e entediante; - É difícil persistir numa dieta; - Conviver com o fracasso na dieta é péssimo. Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.

Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Early Adopters: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.

Ser feliz é mais importante do que contar calorias. Conceitos de Alto Nível: - Dieta não é escravidão. - Uma forma de dieta para quem não suporta fazer dietas.

- Anotar o resumo do dia num formato livre e descompromissado - Interação social - Compartilhamento de experiências

- Grupos de discussão sobre dietas - Blogs - Formadores de opinião

- 30 dias de Trial - Assinatura = 1 Big Mac por mês (~R$9,90) - Break-even point: 3.200 / 9,90 = 324 clientes

Custo para lançar = 170 horas * R$40/h = R$6.800,00 Custo com pessoal = 2 pessoas * 10 horas por semana * R$40/h = R$3.200/mês

- Criar conta - Anotar resumo do dia - Compartilhar

- Conhecimento do mercado - Contato com clientes

Page 47: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

PREMISSAS: HIPÓTESES & FATOS

Page 48: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

HIPÓTESES

Page 49: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

FATOS

Page 50: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

SUA MISSÃO:

TRANSFORMAR HIPÓTESES EM

FATOS

Page 51: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

MVP – Minimum Viable Product

Produto Mínimo Viável

Page 52: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

MVP

“É o menor conjunto possível de recursos que dá autonomia ao produto para solucionar o ponto mais crítico de um problema e demonstrar o seu valor.”

-- Steve Blank

Mínimo Produto Viável:

Page 53: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

ZAPPO’S

Page 54: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

MVP CONCIERGE

Page 55: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

MVP CONCIERGE

SE VOCÊ ESTÁ FELIZ COM

O SEU MVP, É SINAL QUE

FOI MUITO LONGE.

Page 56: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

Por: Ash Maurya

Existe um problema que merece ser resolvido?

Problema e Solução

3 ESTÁGIOS DE UMA STARTUP

Page 57: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

Por: Ash Maurya

As pessoas querem a minha solução para este problema?

Problema e Solução

Produto e Mercado

3 ESTÁGIOS DE UMA STARTUP

Page 58: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

Problema e Solução

Produto e Mercado

Escala

Por: Ash Maurya

Como eu posso acelerar o crescimento do meu negócio?

3 ESTÁGIOS DE UMA STARTUP

Page 59: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

Problema e Solução

Produto e Mercado

Escala

3 ESTÁGIOS DE UMA STARTUP

Startup Weekend

Page 60: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

FASES DO RUNNING LEAN

1. Compreender

o Problema

2. Definir a Solução

3. Validação

Qualitativa

4. Verificação

Quantitativa

Page 61: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

FASES DO RUNNING LEAN

FASE 1: COMPREENDER

O PROBLEMA

Quem possui o problema? Qual é o principal problema? Como é resolvido hoje?

Page 62: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

FASES DO RUNNING LEAN

FASE 2: DEFINIR A

SOLUÇÃO

Como a solução deve funcionar? Quem será o primeiro adotante? O modelo de cobrança funciona?

Page 63: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

FASES DO RUNNING LEAN

FASE 3: VALIDAR

QUALITATIVAMENTE

Percebem a proposta de valor? Como encontrar primeiros adotantes suficientes para apoiar a aprendizagem? Está sendo Pago?

Page 64: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

LEAN CANVAS

Mensagem única, clara e convincente que indica o motivo de sua solução ser diferente e valer a pena prestar atenção.

Top 3 funcionalidades

Top 3 problemas

Atividades chave dos usuários que irá medir

Não podem ser facilmente copiados ou comprados

Público-alvo

Caminhos até os clientes

- Modelos de receita - Receitas - Margem de lucro - Lifetime Value (valor do tempo de vida)

- Custos de aquisição de clientes - Custos de distribuição - Tecnologia - Pessoas

Page 65: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

E AGORA?

Page 66: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

GET OUT OF THE BUILDING

A VERDADE ESTÁ LÁ FORA.

FALHE RÁPIDO, APRENDA RÁPIDO.

Page 67: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

ENTREVISTA DE PROBLEMA

Page 68: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

ENTREVISTA DE SOLUÇÃO E PREÇO

Page 69: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

ENTREVISTA DE MVP

Page 70: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

Google: “ebook bizstart”

APOIO

Neste ebook estão os guias de entrevista já em português, bem como o lean canvas usado nos exemplos:

Page 71: Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

Imagens: gettyimages.com

Rafael Leite [email protected] http://bizstart.com.br