Módulo 1: Vivências e Experiências Turma: MIIA · A menina Paulinha, acordou e lembrou do seu...

10
Módulo 1: Vivências e Experiências Turma: MIIA A grande beterraba A história “A grande beterraba”, foi contada para as crianças com o objetivo de sensibilizar os estudantes da importância de ingerir os diferentes tipos de saladas ofertadas na alimentação escolar. As crianças tiveram a oportunidade de provar a beterraba cozida, crua, ralada, picada, com sal, sem sal e conhecer seus benefícios. Exploraram a cor e a textura do alimento, descobriram também, que através dela se pode fazer tinta, criando diversas obras de artes com molde vazado e pintura livre.

Transcript of Módulo 1: Vivências e Experiências Turma: MIIA · A menina Paulinha, acordou e lembrou do seu...

Page 1: Módulo 1: Vivências e Experiências Turma: MIIA · A menina Paulinha, acordou e lembrou do seu sonho e viu ao lado ... à conservação e reciclagem com vistas ao desenvolvimento

Módulo 1: Vivências e ExperiênciasTurma: MIIA

A grande beterraba

A história “A grandebeterraba”, foi contadapara as crianças com oobjetivo de sensibilizar osestudantes da importânciade ingerir os diferentestipos de saladas ofertadasna alimentação escolar.

As crianças tiverama oportunidade de provara beterraba cozida, crua,ralada, picada, com sal,sem sal e conhecer seusbenefícios.

Exploraram a cor ea textura do alimento,descobriram também, queatravés dela se pode fazertinta, criando diversasobras de artes com moldevazado e pintura livre.

Page 2: Módulo 1: Vivências e Experiências Turma: MIIA · A menina Paulinha, acordou e lembrou do seu sonho e viu ao lado ... à conservação e reciclagem com vistas ao desenvolvimento

Módulo 1: Vivências e ExperiênciasTurma: MIB

História da Paulinha

Era uma vez, uma menina chamada Paulinha, que não gostava decomer saladas, legumes e frutas! Só gostava de comer guloseimas, doces ebalas! Sua mãe ficava muito preocupada e triste, porque Paulinha sentia-sefraca, não tinha força para subir escadas, brincar no escorregador, embalar obalanço, brincar no pula-pula, entre outros!

Uma noite, Paulinha sonhou com uma fada. No sonho, a Fada,conversava e dizia que se a menina se alimentasse de frutas, legumes everduras, ficaria mais disposta para brincar e participar das atividades. AFada também trouxe para amenina forminhas mágicas para a mamãe lhefazer sanduíches mágicos, com diversos legumes e verduras.

A menina Paulinha, acordou e lembrou do seu sonho e viu ao ladode sua cama as “forminhas mágicas” da Fada! Contou o seu sonho para amamãe com muita alegria e disposta a fazer os sanduíches mágicos! Destedia em diante a Paulinha passou a adorar alimentar-se de saladas, verdurase frutas, recuperando a sua disposição e alegria!!!!

Nesta atividade, fizemos um teatro da Paulinha e os personagens,onde os estudantes assistiram com entusiasmo e alegria!

Para tornar a atividade referente a alimentação mais prazerosa,trabalhamos também, a história “Camilão, o Comilão” utilizando fantochesem EVA e alimentação em papel

Os estudantes participaram da história, que tem por objetivo,trabalhar a oralidade e sequência numérica! Foi uma atividade muito legal,tanto que, em certos momentos brincamos de rever a história e eles aindalembram do diálogo do Camilão com os demais personagens!

Também foi trabalhado com os estudantes, histórias diversas,envolvendo o tema alimentação! Uma atividade legal e que as criançasgostaram muito foi o jogo da memória de frutas! Esta atividade trabalha aconcentração e a oralidade, os quais são trabalhados e desenvolvidos nestafase do desenvolvimento!

Para finalizar esta atividade, foi feito na sala de aula com a turma MI A, uma festa do Camilão utilizando alimentos naturais, incentivandonovamente aos estudantes provarem e alimentarem-se diariamente defrutas, legumes, verduras e saladas!!!!!

Page 3: Módulo 1: Vivências e Experiências Turma: MIIA · A menina Paulinha, acordou e lembrou do seu sonho e viu ao lado ... à conservação e reciclagem com vistas ao desenvolvimento

Módulo 1: Vivências e ExperiênciasTurma: Pré B I

Consciência do Corpo

O corpo oferece ele-mentos para a construção doindivíduo enquanto ser pen-sante, afetivo e social capaz dereconhecer-se na coletividade.Reforçar a consciência do corpopor meio da exploração domundo, através de estímulo daspercepções do olfato, visão,tato, paladar e audição é fun-damental durante a infância. Porisso, o Pré B I trabalhou assensações através de atividadespráticas e saudáveis.

Page 4: Módulo 1: Vivências e Experiências Turma: MIIA · A menina Paulinha, acordou e lembrou do seu sonho e viu ao lado ... à conservação e reciclagem com vistas ao desenvolvimento

Módulo 1: Vivências e ExperiênciasTurma: Pré B I

PSICOMOTRICIDADE

TRABALHANDO A PSICO-MOTRICIDADE ATRAVÉS DO JORNAL.CONFECCIONANDO UMA BOLA PARABRINCAR. COM AS BRINCADEIRAS ACRIANÇA ESTIMULA A IMAGINAÇÃO,APRENDE A RESPEITAR REGRAS.

Page 5: Módulo 1: Vivências e Experiências Turma: MIIA · A menina Paulinha, acordou e lembrou do seu sonho e viu ao lado ... à conservação e reciclagem com vistas ao desenvolvimento

Módulo 1: Vivências e ExperiênciasTurma: Pré B I

Cores

Trabalhamos cores no Pré B Iatravés de jogos e brincadeiras,porque nesta fase é importantepropiciar à criança a visualização,exploração, contato e manuseio dediversos objetos que compõem ouniverso das cores e formas,possibilitando à criança identificá-las. Acor também é importante para quepossamos expressar nossas ideias esentimentos para outras pessoas.

Page 6: Módulo 1: Vivências e Experiências Turma: MIIA · A menina Paulinha, acordou e lembrou do seu sonho e viu ao lado ... à conservação e reciclagem com vistas ao desenvolvimento

Módulo 1: Vivências e ExperiênciasTurma: Pré A I e II

Cada um mora onde pode!

Ziraldo nos encantou mais umavez com suas histórias!

O Bichim nos mostroudiferentes moradias, passeamos pelasruas perto da nossa Escola eobservamos as construções.

Montamos uma casinha comsucatas e a deixamos bem colorida…Mas adivinhem… A Lagartixa, aBruxinha e a Princesinha invadiramnossa moradia e infestaram tudo decupim, morceguinhos e florezinhas!

Para não deixá-los sem um larquentinho neste inverno, montamosfantoches e brincamos muito com amúsica “Fui morar numa casinha”.

Estes personagens inspiraramtambém a construção de históriasindividuais, onde as crianças estãocriando diferentes enredos!!!

Page 7: Módulo 1: Vivências e Experiências Turma: MIIA · A menina Paulinha, acordou e lembrou do seu sonho e viu ao lado ... à conservação e reciclagem com vistas ao desenvolvimento

Módulo 1: Vivências e ExperiênciasTurma: Pré A I e II

Com as formigas aprendemosa trabalhar em Equipe!

As turmas do Pré A I e II,ouviram a história da Cigarra eFormiga no retroprojetor. Apósisso, as crianças foramconvidadas a dramatizar ahistória!

Produzimos formigas e seuformigueiro com rolinhos do papelhigiênico. Assistimos ao filme do“Smilingüido em Moda Amarela” epercebemos que é maravilhosotermos carac-terísticas diversas!

As formigas carregamdiferentes folhas para oformigueiro, então sele-cionamos, observamos asparticularidades de cada uma emontamos uma produção com asfolhas e cola colorida!

E por fim, participamosde uma super aula depsicomotricidade e a danada daformiga queria subir em todas aspartes do corpo. Que alegriaaprender e brincar na nossaEscola!

Page 8: Módulo 1: Vivências e Experiências Turma: MIIA · A menina Paulinha, acordou e lembrou do seu sonho e viu ao lado ... à conservação e reciclagem com vistas ao desenvolvimento

Módulo 1: Vivências e ExperiênciasTurma: Pré B III

Olimpíadas 2016

Pensando em resgataro civismo e incentivar oesporte na escola, a turmado Pré B III desenvolveu umsubprojeto sobre as Olim-píadas 2016. Nele assistimosa vídeos, confeccionamos asTochas e os Mascotes,deixamos nossa escola verdee amarela para entender apassagem da Tocha Olímpicapor Erechim. O entusiasmo ealegria das crianças envolveuoutras turmas.

Page 9: Módulo 1: Vivências e Experiências Turma: MIIA · A menina Paulinha, acordou e lembrou do seu sonho e viu ao lado ... à conservação e reciclagem com vistas ao desenvolvimento

Módulo 1: Vivências e ExperiênciasTurma: Pré B II

Geada

Muitos dos nossos estu-dantes nunca viram a geada deperto, alguns por morarem fora doRio Grande do Sul, outros por nãoterem a oportunidade de ex-perienciar o momento.

Neste dia a geada estavabem forte, e o jardim da escolaestava tomado de gelo, parecia umtapete branco.

Com certeza, ficará marcadopara as crianças, este momentoonde puderam visualizar, tocar,correr e sentir esta maravilhosasensação de viver com audácia afabulosa estação do inverno gaúcho.

NOITE DE GEADAJorge Lima

Assim que clareia o diaFogo aceso, mate recém cevadoEu me paro emocionadoDiante de tanta belezaE vejo a mãe naturezaNos mostrar o que é capazQue a geada é a bandeira brancaDo campo pedindo paz!

Page 10: Módulo 1: Vivências e Experiências Turma: MIIA · A menina Paulinha, acordou e lembrou do seu sonho e viu ao lado ... à conservação e reciclagem com vistas ao desenvolvimento

Módulo 1: Vivências e ExperiênciasTurma: Pré B II

Meio Ambiente

Sou inteligente, cuido do meioambiente e destruição não gosto, não!

E você, criança, não se esqueça disso:PRESERVAR A NATUREZA É PRECISO!

O professor pode ser um dos caminhospara o estudante adquirir uma sensibilidaderelativa ao cuidado com o meio ambiente, bemcomo a formação de bons hábitos relacionadosà conservação e reciclagem com vistas aodesenvolvimento de comportamentos positivospara toda a vida.

Cuidados com as plantas, os animais, aágua e o destino adequado para o lixo queproduzimos foram alguns dos assuntostrabalhos com a turma do Pré-B II nestetrimestre. Inspirados pela história do livro “OMundinho”, da autora Ingrid BiesemeyerBellinghausen construímos um painel com anatureza que queremos e um registro com anatureza que não queremos.

O pátio da escola foi um dos grandescolaboradores para as atividades relativas ànatureza pois dispõe de amplo espaço e umavariedade de singularidades ambientais.