MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

24
Província São José MONTE CARMELO MONTE CARMELO FÓRUM 500a STJ Aparedica-SP Pag. 15 NOTÍCIAS das Comunidades Pag. 18 ESCOLA de Formação Pag. 08 Presidente Provincial da OCDS Província São José Juntos por um Carmelo mais forte, mais consciente e mais atuante. ENTREVISTA EXCLUSIVA, Saiba um pouco mais do nosso presidente provincial da OCDS. Não perca!!! Pag. 12. Revista da OCDS Jan/Fev de 2015 - N° 138 Jan/Fev de 2015 - N° 138 Revista da OCDS Luciano Dídimo C. Vieira Luciano Dídimo C. Vieira

description

ENTREVISTA EXCLUSIVA CAMINHO DE LUZ E OUTROS ASSUNTOS...

Transcript of MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

Page 1: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

Província São José

MONTE CARMELOMONTE CARMELO

FÓRUM 500a STJAparedica-SPPag. 15

NOTÍCIASdas ComunidadesPag. 18

ESCOLAde FormaçãoPag. 08

Presidente Provincial da OCDSProvíncia São José

Juntos por um Carmelo mais forte,mais consciente e mais atuante.

ENTREVISTA EXCLUSIVA,Saiba um pouco mais do nosso

presidente provincial da OCDS.Não perca!!! Pag. 12.

Revista da OCDS Jan/Fev de 2015 - N° 138Jan/Fev de 2015 - N° 138Revista da OCDS

Luciano Dídimo C. VieiraLuciano Dídimo C. Vieira

Page 2: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

MONTE CARMELO

SUMÁRIO

04

05

06

07

08

03 EditorialPALAVRAS DO COORDENADOR

Voz da IgrejaQUARESMA

22

NotíciasOCD E COMUNIDADES OCDS

Caderno JovemTESTEMUNHO DE JULLIA MÁRCIA

Santo(a) do MêsSÃO CIRÍACO ELIAS CHAVARA

12

18

15

EspiritualidadeQUARESMA

EntrevistaLUCIANO DÍDIMO C. VIEIRA, OCDS

Escola de FormaçãoEM FORTALEZA E SÃO ROQUE

Fórum STJ500 ANOS EM APARECIDA - SP

EXPEDIENTE

Revista Virtual Monte Carmelo, nº 138(Janeiro/Fevereiro de 2015)

Edição: Comissão de Comunicação da OCDSProvíncia São José

COORDENADOR:Francisco Sena

EQUIPE DE REDAÇÃO:Danielle MeirellesFrancisco Renaldo CostaGiovani Carvalho MendesRonaldo FerraciniSidney Paiva Wilderlânia Lima do Vale

COLABORADORES:Luciano Dídimo C. VieiraRosemeire Lemos Pio�o

REVISÃO EDITORIAL:Natassha Co�s

ARTE E DIAGRAMAÇÃO:Wilderlânia Lima do Vale

ASSOCIAÇÃO DAS COMUNIDADES DAORDEM DOS CARMELITAS DESCALÇOSSECULARES NO BRASIL DA PROVÍNCIA

SÃO JOSÉCNPJ: 08.242.445/0001-90

Colabore com a edição da nossaRevista enviando suas sugestões,

reclamações, no�cias, testemunhos,ar�gos e poesias para:

no�[email protected]

EventosGERAIS PARA A OCDS

Page 3: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

Editorial

MONTE CARMELO 03

Caros irmãos

Enfim, mais uma revista OCDS, nós da equipe de comunicação com todo apoio irrestrito de nosso irmãoLuciano Dídimo estamos tentando cumprir com nosso dever de integrar toda a nossa grande comunidadeCarmelita. Não é um trabalho simples, é um trabalho que se deve fazer aos poucos, e toda a equipe movidapela fé, faz a sua parte com todo afinco e dedicação, coisas que somente a fé pode explicar este resultadoque chega nas mãos de vocês.

Nesta edição, que inclusive sai com certo atraso, temos uma entrevista muito bacana com nossopresidente Luciano Dídimo, que nos faz conhecer melhor a história desta pessoa que admiro a cada dia. Navoz da Igreja, o Sidney Sampaio nos traz uma mensagem e esclarecimento muito proveitoso e rico sobre aquaresma, vale a pena dedicar um tempo para ler e refle�r sobre o tema. Em Santo do mês, nosso estudiososobre santos, Giovani Mendes nos conta a história de São Ciríaco Elias Chavara, a cada história de santoexiste mais exemplos para a nossa vida. Nesta edição também, um bonito testemunho da Júlia, nossa irmãde Petrópolis. Quero aqui agradecer toda a equipe de comunicação pelo empenho na divulgação e pelotrabalho que fazem de corpo e alma. Temos também a matéria dos 500 anos de Santa Teresa que este anoestamos comemorando para que esta data não passe em branco, o que seria injusto de nossa parte, sendoque tanto aprendemos e melhoramos nossas vidas com os ensinamentos do Carmelo Descalço que foiidealizado por Santa Madre Teresa de Jesus.

Como sabem a nossa província está promovendo um grande fórum que será nos dias 04 a 07 de setembrode 2015. Estamos querendo juntar o maior número de pessoas possível para este fórum, e o inves�mento émuito alto, e para que possamos ter um planejamento digno deste grande evento o planejamento éessencial. Para que este planejamento seja eficiente é importante sabermos com antecedência o númeroaproximado de par�cipantes do fórum, sendo assim, pedimos que antecipem suas inscrições que pode serfeito pelo site h�p://forumstj500.webnode.com, onde também acharão informações sobre o hotel no qualfizemos parceria para este evento.

Quero deixar aqui mais dois canais de comunicação com nossa equipe, que estão também disponíveis paranossos irmãos:

- Rádio Web OCDS: h�p://myradiostream.com/ocdscoronelfabrician, aqui uma programação com excelentesmúsicas e palestras, terço, etc. Ainda está no início, mas com ajuda de Deus iremos melhorar bastante.

- Site: www.ocdsprovsaojose.com.br, em paralelo com nosso blog divulgaremos nossas no�cias e em brevedisponibilizaremos espaços para os grupos, vindo a ser um grande portal.

Nosso e-mail: [email protected]

Um grande e fraterno abraço.

Francisco Sena, OCDSEquipe de Comunicação

Page 4: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

Por Sidney Paiva, OCDSGrupo Elizabete da Trindade - Coronel Fabriciano/MG

QUARESMA 2015

“Fortalecei os vossos corações” Tiago 5,8

Recomendações para o perigo daglobalização da indiferença

.

Amados irmãos e irmãs em sua mensagem PapaFrancisco nos interpela e leva-nos a perceber que Deusnão nos trata com indiferença, ainda que nós, homense mulheres, criaturas vossas, obras de Suas mãos aindaque não O busquemos, mesmo assim Deus se interessapor nós e o Amor que D'Ele emana nos desinstala denosso comodismo.

Diante de tal afirmação todo cristão é chamado a sairde suas a�tudes egoístas as quais o torna insensível àsinjus�ças e tribulações daqueles e daquelas que sofremmarcando assim uma a�tude de indiferença.

“Hoje esta a�tude de indiferença a�ngiu umadimensão mundial tal que podemos falar de umaglobalização da indiferença”, afirma o Papa Francisco.

O grande desafio do cristão do século XXI éconverte-se ao Amor infinito de Deus superando o queo sumo Pon�fice vem alertar em toda sua mensagempara o perigo da insensibilidade para os que sofrem.

Fica evidente que em cada Quaresma necessitamosnos despertar para que através dos brados dos profetaschamando-nos a mudança de uma vida está�ca paraum dinamismo da prá�ca e vivência da fé.

Toda manifestação da morte e ressurreição de Cristorevela todo ato de Amor onde Deus se abre a Igreja eesta estende as mãos para distribuí-las aos homensatravés da pregação da Palavra, celebração dosSacramentos e testemunhos de fé.

Por isso o bispo de Roma recorda ao povo de Deus anecessidade de renovação, para não cair na indiferençanem se fechar em si mesmo. Tendo em vista estarenovação propõe três textos para meditação.

1. «Se um membro sofre, com ele sofrem todos osmembros» (1 Cor12,26) – A Igreja:

Recorda-nos o Papa Francisco na liturgia daQuinta-feira Santa o rito do lava-pés onde Pedro nãoqueria que Jesus lhe lavasse os pés, espelhando-nosneste ato, queremos nós também nos deixar lavar aindaque pequenos detalhes de nós permi�ndo nos sertocados por Cristo reconhecendo assim nossa pequenezdiante dos limites humanos.

Assumindo este ato de permi�r-se ser tocado porCristo, todos os membros par�cipam da sua alegria(1Cor12,26), portanto não podemos ficar indiferentespara com aqueles que sofrem.

2. «Onde está o teu irmão?» (Gn 4,9) – As paróquiase as comunidades:

Neste contexto: “Onde está o teu irmão” referindo-seà s p a r ó q u i a s e c o m u n i d a d e s d e s v e l a - s e aresponsabilidade de estarem ligados não aos maisdistantes e sim aos que estão próximos assim comoLazaro a fachada da porta.

Por natureza a Igreja é missionária e nos une ao céuatravés da oração. “Convictos de que a alegria no Céupela vitória do amor crucificado não é plena enquantohouver, na terra, um só homem que sofre e geme,escrevia Santa Teresa de Lisieux, doutora da Igreja: «Muito espero não ficar ina�va no Céu; o meudesejo é con�nuar a trabalhar pela Igreja e pelas almas»(Carta254, de 14 de Julho de 1897).” Esta missão é opaciente testemunho d'Aquele que quer conduzir aoPai toda a realidade e todo o homem. A missão é aquiloque o amor não pode calar.

É desejo do Papa Francisco que a Igreja, maiscomumente as paróquias e comunidades “se tornem ilhasde misericórdia no mar da indiferença.”

3. «Fortalecei os vossos corações» (Tg 5,8) – Cada umdos fiéis:

Também nós fiéis somos tentados a a�tudes deindiferença, vivemos um tempo de massacre de imagensdos sofrimentos humanos.

A necessidade do irmão nos faz ver a nossa fragilidadee a nossa necessidade de total dependência de Deus ede sermos impregnados pelo Seu amor.

Para tanto a quaresma é um tempo propício paragestos concretos aos quais o Papa Francisco refere-se àoração tendo em vista a comunhão com a Igreja, acaridade e a conversão como apelo aos que sofrem.

“Para superar as indiferenças e as nossas pretensõesde onipotências” o Papa pede a todos para viverem estetempo de Quaresma como um “percurso de formaçãodo coração”.

Portanto irmãos, vivamos esse tempo de renuncia econstrução de seres humanos, cristãos e carmelitasmelhores para que também o outro possa através dessatransformação ser conquistado pelo amor de Deus quedissipa toda indiferença.

Voz da Igreja

MONTE CARMELO04

Page 5: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

“Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo.Arrependei-vos e crede no Evangelho”

(Marcos 1,15)

“Não são os homens de boa saúde que necessitamde médico, mas sim os enfermos. Não vim chamar à

conversão os justos, mas sim os pecadores”(Lc. 5,31-32)

“O Senhor Jesus deu início à Sua Igreja pregando aboa nova do advento do Reino de Deus prome�dodesde há séculos nas Escrituras: “Cumpriu-se o tempo,o Reino de Deus está próximo” (Mc.1.15; Mt.4.17). EsteReino manifesta-se na palavra, nas obras e na presençade Cristo. A palavra do Senhor compara-se à sementelançada ao campo (Mc. 4.14): aqueles que a ouvemcom fé e entram a fazer parte do pequeno rebanho deCristo (Lc. 12.32), já receberam o Reino; depois, porforça própria, a semente germina e cresce até ao tempoda messe (Mc. 4.26-29). Também os milagres de Jesuscomprovam que já chegou à terra o Reino: “Se lançofora os demônios com o poder de Deus, é que chegou avós o Reino de Deus” (Lc. 11.20; Mt. 12.28). Mas esteReino manifesta-se sobretudo na própria pessoa deCristo, Filho de Deus e Filho do homem, que veio “paraservir e dar a Sua vida em redenção por muitos”(Mt. 10.45). Cons�tuição Dogmá�ca “Lumen Gen�um”sobre a Igreja - (5 - O Reino de Deus) – Compêndio doVa�cano II.

A Liturgia Quaresmal é desenvolvida sobre duploaspecto: de um lado, as etapas fundamentais dahistória da salvação, ilustradas pelo An�go Testamento;de outro, os fatos mais salientes da vida de Jesus, suamorte e ressurreição, apresentados pelo Evangelho.

Após o pecado de Adão, que rompeu a amizade dohomem com Deus, o próprio Deus inicia uma série deintervenções para reconduzir o homem ao seu amor.Destacando-se a aliança com Noé, no fim do dilúvio.“Quanto a mim – disse-lhe então o Senhor – eis que

Adão, expulso do Éden, recebeu a promessa de umSalvador. Noé salvo pelas próprias águas que haviamarruinado tantos homens, recebe de Deus a promessade que o dilúvio já não tornará a submergir ahumanidade. E como sinal de sua aliança, coloca Deusseu arco nas nuvens, arco de paz, que une a terra ao céu.Este é, porém, apenas o símbolo de uma aliançaimensamente superior que está confirmada no sanguede Cristo.

As águas ba�smais, enquanto destroem o pecado –como as águas do dilúvio haviam destruído os homenspecadores – salvam os fiéis “em virtude da ressurreiçãode Jesus Cristo”. O cristão, muito mais do que Noé, éum remido através da água: não por meio do lenho daarca, mas por meio do lenho da cruz do Senhor, emvirtude de Sua morte e ressurreição.

A Quaresma visa despertar no cristão arecordação do ba�smo que, purificando-o dopecado, obriga-o a viver com 'boa consciência',mantendo fidelidade à promessa de renunciar aSatanás e servir só a Deus.

In�midade Divina - pág.169 – Gabriel de Sta. Ma. Madalena O.C.D.

“E logo o Espírito impeliu Jesus para o deserto. Aíesteve quarenta dias e foi tentado pelo demônio”. Istoacontece imediatamente após o ba�smo no Jordão;assim como no Jordão Jesus quis juntar-se aospecadores, como se fosse um deles, necessitado depurificação. Assim também, no deserto quer fazer-sesemelhante a eles até na tentação, extremo limiteconsen�do por sua san�dade. Mas, aceitando a lutacom Satanás, da qual sai absolutamente vitorioso,mostra Jesus que veio libertar o mundo do domínio doMalígno e, ao mesmo tempo, mostra para todo homema força necessária para vencer as insígnias diabólicas.Embora ba�zado, o cristão não está isento delas; pelocontrário, muitas vezes quanto mais se esforça paraservir a Deus com fervor, mais o demônio tentaimpedir-lhe o caminho, como quis impedir a Cristo decumprir sua missão redentora.

É preciso recorrer às armas usadas pelo próprio Jesus:penitência, oração, perfeita conformidade à vontade doPai: “Está escrito: não só de pão vive o homem, mas detoda a palavra que procede da boca de Deus” (Mt. 4.4).Quem é fiel à palavra de Deus, quem dela se alimentaconstantemente, não poderá ser vencido pelo Malígno”.

In�midade Divina – Gabriel de Sta. Ma. Madalena, O.C.D. - pág.170

estabeleço minha aliança convosco ... nenhuma criaturaserá jamais destruída pelas águas do dilúvio, já nãohaverá dilúvio para devastar a terra”.

Espiritualidade

MONTE CARMELO 05

Page 6: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

Por Giovani Mendes, OCDSCom. Rainha do Carmelo - Fortaleza/CE

Sua vida

Nasceu em 8 de fevereiro de 1805 em Kainakary,região de Malabar, atual estado de Kerala, na Índia. Foipiedoso por temperamento. O padre Tomás Pañakal,conhecendo as extraordinárias qualidades que possuíao jovem Ciríaco, o encaminhou ao Seminário dePallipuram. Em novembro de 1829, o bispo carmelita,Monsenhor Stabíllini, o ordenou sacerdote.

Em companhia de outros sacerdotes, ergueu ummosteiro e depois de entregar-se durante um largotempo à oração, juntamente com outros novesacerdotes, fazia sua profissão religiosa nas mãos docarmelita, Padre Leopoldo Beccaro de São José. No dia8 de dezembro de 1855, dia em que a Igreja celebra aImaculada Conceição.

Aceitando as cons�tuições do Carmelo, muda denome em honra ao nosso Pai, Santo Elias, devido aogrande afeto que sen�a pelo grande profeta. Noprincípio, se chamavam “Terciários de Maria Imaculadado Monte Carmelo de Malabar”. Hoje, são conhecidoscomo “Carmelitas da Imaculada”.

Em 1866, São Ciríaco Elias, com a colaboração docarmelita, Padre Beccaro, fundou uma congregaçãoreligiosa para mulheres com o nome de “Ordem Terceirade Carmelitas Descalças”.

Hoje, são mais de 5000 membros localizados na Índia,Tanzânia, Somália, Sudão e em diversas partes daEuropa. Padre Chavara viu com muita alegria seestender, prodigiosamente, a “semente” de sua dupla

Cheio de méritos, aos 66 anos faleceu em 3 de janeirode 1871. Em 8 de fevereiro de 1986, o Papa João PauloII bea�ficou o Padre Ciríaco Elias Chavara em suamesma igreja “do Bom Pastor de Ka�ayam”, na Índia,em uma impress ionante ce lebração em r i toSiro-Malabárico. Sua festa é celebrada no dia 3 dejaneiro.

Sua espiritualidade

O Padre Chavara encarna a espiritualidade da Índia,de um povo com uma grande cultura e uma ricaespiritualidade. A espiritualidade está ali viva, econtagia a quantos sabem penetra-la e encarnar-se nela.

Espiritualidade inicialmente sacerdotal (aqui falamosde seu profundo amor ao Sagrado) e depois monacal. Aespiritualidade do Beato Ciríaco Elias é profundamentecarmelitana:

• Vida de oração e in�midade divina.• Terna e filial devoção por Maria San�ssima, principal-mente através das invocações “Imaculada” e “Virgemdo Carmo”.• São Ciríaco foi, sobretudo, um homem de constanteoração, de caridade fervente, concreta, que o man�ve-ram em estreita união com o Senhor, em meio de tan-tas a�vidades religiosas e sociais.• A espiritualidade de São Ciríaco Elias Chavara evoca“múl�plas inicia�vas apostólicas”, sobretudo na linhada unidade cristã frente ao cisma e à heresia, comocultor do rito católico Siro-Malabárico.

• Que ardamos de zelo pelas almas;• Que enriqueçamos a vida de nossa comunidade;• Que o espírito “eliano” guie nossas almas;• Que lutemos (e rezemos) pela união das igrejas...

Oração:

Ó Deus, que suscitastes São Ciríaco Elias, sacerdote,para consolidar a unidade da Igreja, por sua intercessão,concedei-nos que, iluminados pelo Espírito Santo,possamos discernir sabiamente os sinais dos tempos edifundir, por palavras e obras, o anúncio do Evangelhoentre os homens. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vossoFilho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

SÃO CIRÍACO ELIAS CHAVARAPresbítero e Fundador

Sua mensagem

congregação. Hoje são mais de 2000 membrosprofessos masculinos, mais de 160 noviços e estãoespalhados em 150 conventos por 7 nações! São CiríacoElias, apesar de seu múl�plo trabalho, encontrou tempopara escrever vários livros em prosa e verso para aformação dos fiéis.

SÃO CIRÍACO ELIAS CHAVARAPresbítero e Fundador

Santo do Mês

MONTE CARMELO06

Page 7: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

Eu sou Jullia Márcia, do Grupo São José de Petrópolis– Rio de Janeiro, membra do Carmelo Jovem e pertençoà Comissão de Historiadores da OCDS. Tenho 23 anos esou professora de História e Ensino Religioso,especialista em História An�ga e Medieval – Religião eCultura pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro.

Aos 14 anos iniciei a caminhada pela descoberta daminha vocação, ou seja, pela vontade de Deus paraminha vida. Meu primeiro passo foi uma novena de Santa Teresinha – na qual recebi uma rosa comoconfirmação – e foi ela que me acompanhou durantetodo meu processo vocacional. Não saberia datarquando conheci o Carmelo Descalço nem quando tomeiSanta Teresinha por amiga e intercessora, pois devido àminha mãe – Estela Márcia, também do Grupo São José– sempre os �ve presente. Mesmo neste contexto,passei por diversas congregações e comunidadestentando encontrar-me.

Até que aos 18 anos conheci o Carmelo São José dePetrópolis – visto que já frequentava o Carmelo doEspírito Santo de Teresópolis desde a infância – e asmonjas, geravam em mim profundo encantamento eiden�ficação. Só assim, pude perceber que em umcaminho vocacional pouco importa o serviço e sim aespiritualidade; já que é a oração que nos une aoAmado e se estamos unidos à Ele, as diversas a�vidadese trabalhos para o Senhor não farão diferença.

Em 2012, a Madre Bernadete nos apresentou a OCDSe demos início ao Grupo São José, porém não pude darcon�nuidade às reuniões e precisei me afastar no anoseguinte. Uma decisão di�cil, mas acertada para omomento, já que eu estava iniciando uma pós-graduaçãolatu sensu, que exigiu muita dedicação. Esta decisão foitomada a par�r das palavras de Antônia, conselheira RJ,que ficaram registradas em mim: “A OCDS deve serprioridade em sua vida”.

No ano de 2014, ao fazer os primeiros contatos sobreo “X Encontro de Jovens da OCDS” e minha inscrição,pedi à Nosso Senhor e comentei com os mais ín�mosque este seria meu retorno à OCDS, se Ele quisesse jáestaria com minha monografia pronta e livre dapós-graduação. A providência de Deus foi fantás�ca,pois no decorrer de minha pesquisa sempre encontravaentre meus livros uma foto da Serva de Deus, MadreCarminha de Tremembé, e resolvi abraçá-la como minhaintercessora nesta reta final. Na semana do Encontro,por sua intercessão e graça de Deus, consegui entregarmeu texto monográfico à minha orientadora. Paracompletar minha gra�dão, durante o encontroes�vemos no Carmelo da Santa Face e Pio XII, oramossobre seu túmulo e ganhamos relíquias de Me. Carminha.

Dentre tantos momentos importantes que poderiacitar sobre o Encontro, destaco a dinâmica oracionalsobre as Sete Moradas da Santa Madre, Teresa de Jesus.Defino-a como fascinante e surpreendente. Aocaminharmos por cada morada com Teresa de Jesus,minha história transcorria frente meus olhos e sen�asaudade de tudo o que ainda não vivi. Ao ouvir cadamúsica e cada pensamento da Santa Madre, minhaalma ardia em desejo de encontrar-me e encontrarNosso Senhor. Ao receber as chaves da terceira morada,me sen� pequena e sedenta do Amado, d'Aquele quedevo completa obediência e que me ensina ahumildade. E por fim, ao entrar naquela “sala quatro”,após passar por todas as moradas e ver JesusSacramentado dentro de um castelo, relembrei oquanto sou amada, mesmo em minhas misérias. Estefoi o auge do Encontro, afinal, a todo instante aComissão nos falava sobre reconhecer-nos em Jesus ereconhecer Jesus em nós – “Mira que te mira”. Eu eraaquele castelo, feito de frágil papel, e nele habitava oRei, em mim habita o Senhor.

Retornei ao Grupo São José no dia 09 de agosto destemesmo ano, dia de Sta Teresa Benedita da Cruz. Umaoutra grande amiga espiritual que também marcouminha vida, porém no âmbito acadêmico sobre a fé emoral. Assim, afirmo que minha vocação e espiritualidadede Carmelita Secular é cercada pelas Teresas; digo queconheci o Carmelo pela intercessão de Sta Teresinha,retornei à ele por Sta Teresa Benedita da Cruz epermanecerei nele por Sta Teresa de Jesus. Isto, pela dádivade nos encontramos nos festejos de seu V Centenário epoder vivenciar este ano dedicado à vida consagrada juntoà OCDS. Aguardo ansiosamente pelo “Fórum STJ 500” parapoder reencontrar essa bela família, para dar passos firmesna espiritualidade Teresiana e para ser para Aquele para oqual nasci, como diria nossa Sta Madre.

“...ser para Aquele para o qual nasci.”

Testemunho Testemunho

Jullia Márcia da Paz Moreira de Araújo(Grupo São José – Petrópolis RJ)

Caderno Jovem

MONTE CARMELO 07

Page 8: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

"O propósito da formação é a preparação de indivíduosinspirados pelo Espírito Santo a viver uma vida espiritual de acordo

com os princípios da espiritualidade dos Carmelitas Descalços".(RATIO INSTITUTIONIS DA ORDEM SECULAR, ART. 06)

O curso oferecido pela Escola de Formação Edith Stein NÃO é umcurso acadêmico de Teologia ele é pensado para dar um suporte aosnossos formadores de forma que a linguagem que u�lizaremos éfamiliar sem perdermos de vista a seriedade que um curso desse porteexige.

Escola de Formação Edith SteinGERANDO FORMADORES SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

PorRoseLemosPiotto,OCDS

Vice-PresidenteProvincialOCDSe

CoordenadoradaComissaodeFormaçaoOCDS

Fortaleza/CE - Mód. I - Dimensão Humana

Escola de Formação

MONTE CARMELO08

A Aula de Abertura da Escola De Formação Edith Stein, foi feita deforma clara e muito bela por Rose Pio�o, cujo tema foi: Gerandoformadores segundo o Coração de Deus.

Nossa cons�tuição ocds no n. 32 nos diz: “O obje�vo central doprocesso de formação na Ordem Secular, é a preparação da pessoa paraviver o carisma e a espiritualidade do Carmelo em seu seguimento deCristo, a serviço da missão.”

Formar segundo o Coração de Deus é ter plena consciência de nossavida leiga, sem querer formar nossas comunidades para que sejamosfrades ou monjas. Precisamos nos inteirar do que a Igreja quer de nós.Pois há muitos seculares que não tem plena consciência

A formação há de ser permanente. É como o respirar, nuncapodemos deixar! É algo inseparável da comunidade em que a vocaçãoao Carmelo nos insere. “A caridade aumenta ao ser transmi�da”.Teresa quis formar comunidades orantes. O amor de umas para com asoutras, por exemplo, será a primeira condição para poder começar umcaminho de oração.

Page 9: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

de quem eles realmente são; não buscam saber, não lêeme não se formam, e nem aceitam a formação propostapela igreja e/ou pela Ordem Secular. Para isso temos osnossos documentos nos orientando: As cons�tuições, aRa�o, Estatutos, Doc. Da Igreja e tantos outros. É precisoque nós, Carmelitas Seculares, nos eduquemos nestadimensão para tomarmos consciência de que formamosparte de um povo que tem a mesma dignidade de filhos efilhas. Conforme nos diz nossas cons�tuições, no proêmio:“A grande família do Carmelo Teresiano está presente nomundo sob muitas formas. Seu núcleo é a Ordem dosCarmelitas Descalços, formada pelos frades, as monjasde clausura e os Seculares. É uma só Ordem com omesmo carisma”. Somos responsáveis e co-rresponsáveisda organização e missão carmelita na igreja.

Profª Dra. Cláudia Sales de AlcântaraFundamentos Metodológicos

Prof.ª Ms. Ruth Leite Vieira, OCDSFundamentos Antropológico

Além de sua grande experiência de vida na pra�cade doação humana e espiritual, A professora Ruth nospassou o filme INVICTUS, sobre a vida de Nelson Mandela, e nos fez refle�r a par�r de diferentespontos de vista.

Nos apresentou um filme com no nome de “VidaMaria” que vale a pena ver e que pode ser encontradono link abaixo:

h�ps://www.youtube.com/watch?v=Pna0D3lyZWU

Tivemos a presença além dos par�cipantes do Nortee nordeste, pessoas que vieram do sudeste e centrooeste: das comunidades ocds de Goiania, Trindade ePatos de Minas. Agradecemos a todos os par�cipantespelo esforço de tão longe, e aos que trabalharam paraque a Escola acontecesse. DEUS OS ABENÇOE!

PROFESSORES:

Prof. Ms. Moisés Rocha Farias, OCDSFundamentos Antropológicos

Profª Ms. Lise Mary Soares SouzaFundamentos Psicológicos

MONTE CARMELO 09

Page 10: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

Escola de Formação

MONTE CARMELO10

São Roque/SP - Mód. II - Formação Doutrinal

Aconteceu o segundo módulo da ESCOLA DEFORMAÇÃO EDITH STEIN, realizado dos dias 13 a17 de fevereiro no Centro Teresiano de Espiritualidade,em São Roque-SP, onde estudamos a DIMENSÃODOUTRINAL.

Aqui agradecemos:- Aos frades da casa de São Roque que nos receberamcom carinho de sempre e acolhida fraterna; - Aos professores que se dedicaram com empenho ededicação a cada aula e matéria. - Aos alunos que nesta época do ano, em plenocarnaval se dedicaram com esforço nas aulas e nasa�vidades em classe e extra classe.

TEMAS:- A Aula Magna com o Professor Laudelino Augusto,Vice Presidente da CNLB (Conselho Nacional Do Leigono Brasil);- A Evangelização no Mundo Contemporâneo eHistoria da Evangelização no Concilio Va�cano II, AEvangelização na Implantação do Concilio Va�cano II porGustavo Castro, Ocds;- Teologia do Laicato com Marevan Soraes Ramos,Professor de Teologia em cursos livres de Teologiapara leigos;- Introdução à Eclesiologia com Prof. Ms. Frei Fco.Sales Amaro Oliveira, Ocd. Atual Superior do CentroTeresiano em São Roque-SP.

Tivemos a visita ilustre deF r e i P e d r o P a u l o d iB e r n a r d i n o , a u t o r d oI�nerário Espiritual de SantaTeresa de Jesus. Frei Pedrofez uma apresentação dealguns seus outros livros etambém conduziu a nossaadoração ao San�ssimoSacramento, ponto alto denossa Escola.

Reflexão final:- O que é a formação?- O que é ser formador?- Quem é este outro que nos chega?

Damos ênfase a nossa vocação lembrando o que nossaSanta Madre nos diz no seu Castelo Interior, cap.4,6,nos dizendo depois de tanto trabalho em nos unir a ele,de tantas buscas e lutas a única finalidade é servir aNosso Senhor, a Igreja e aos irmãos espelhados neles!Nisto consiste a nossa vocação de sermos oração naigreja: “Ó irmãs minhas! Como a alma a quem Deusconcede essa graça deve negligenciar seu descanso!Quão pouco deve se importar com a sua honra, e quelonge deve andar de querer ser �da em boa conta, elaem quem o Senhor se encontra de modo tão par�cula!Porque, se ela está muito com Ele, como deve ser, poucodeve se lembrar de si. Toda a sua lembrança se

Page 11: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

MONTE CARMELO 11

A Escola de Formação da OCDS é um projeto inovador e inspirador, para nósCarmelitas Seculares cujo meio social no qual estamos inseridos somos chamados atestemunhar o absoluto de Deus em nossas vidas, na construção do seu Reino. Aformação é o eixo central, o sustentáculo da caminhada de qualquer grupo quetenha feito uma opção fundamental e coerente. A formação em suas vertentes:humana, espiritual e social deve estar integrada; quando o humano e o espiritualcaminham juntos, temos a garan�a de pessoas inteiras, maduras e de Deus, capazesde colaborar com a transformação social, de um mundo que clama por jus�ça, amore paz. A oração nos impulsiona à missão de testemunhar os valores evangélicosvividos em sua essência mais profunda no serviço à Igreja, à Ordem, à sociedade eao mundo, como leigos (as) atuantes e propulsores de uma nova evangelização à luzdo Concílio Va�cano II, com nosso carisma próprio que é a oração e o apostolado.Portanto, aqui está um roteiro seguro, onde devemos aproveitar para crescer noconhecimento, aprofundar na reflexão e viver a fraternidade como dom e serviço.Que nossa Sta. Madre Teresa, seja nosso modelo no seguimento de Cristo a fim desermos fiéis colaboradores na construção do Reino de Deus que começa no aqui eagora. Venha par�cipar conosco da Escola de Formação Edith Stein da Província SãoJosé. “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!” (Sl 133:1).

Vanessa Elisabete RochaBananeiras - Pernambuco

TESTEMUNHO

Assim que possamos ver, julgar e agir conformenossa sã consciência e tudo que viemos aprendendocom nossas propostas de sermos carmelitas SecularesTeresianos.

concentra em contentá-Lo mais, bem como emmostrar-Lhe o amor que tem por Ele. Pois isto é oração,filhas minhas; para isto serve este matrimônio espiritual:para fazer nascer obras, sempre obras!” C. 4,6.

Foi com muita alegria e entusiasmo que assis� às palestras do segundo módulo da Escolade Formação Edith Stein. Num clima fraterno, e muita seriedade foram abordados temasimportantes como a História da Evangelização, da urgente valorização do papel dos leigosfrente a uma atuação direta na Igreja, a Introdução a Eclesiologia, desde seus primórdios,até o Concílio Va�cano II com muita clareza e profundidade. Da Teologia: vivência real, aIgreja, “Povo de Deus”; da unidade x uniformidade, e de curiosidades sobre o co�diano da

vida da Igreja, a realidade social que ela enfrenta hoje, temas complexos foram abordados com eficiênciadando-nos oportunidades para ricas discussões. Resta-nos aguardar pelo terceiro módulo “FormaçãoCarmelitana”! Parabéns aos responsáveis pela Escola de Formação Edith Stein e até lá.

Marisa Lellis - Com. N. S. do Carmo - Santa Teresa de Jesus - SP

Page 12: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

1. Que bom poder entrevistá-lo e poder conhecê-lomelhor. Gostaria que nos falasse um pouco de suahistória e sua caminhada. Onde nasceu? Quem sãoseus pais? Onde estudou? Como conheceu o Carmelo?Quando entrou para a OCDS?

Nasci em Fortaleza, em 22/02/1971, sendo o caçulados quatro filhos de Horácio Dídimo e Maria Evendina.Meus pais, católicos pra�cantes, inicialmentepar�ciparam do Movimento dos Cursilhos deCristandade, mas com o surgimento da RenovaçãoCarismá�ca foram um dos precursores em Fortaleza,sendo hoje membros da Comunidade Católica Face deCristo. Meu pai, professor, escritor, poeta e minha mãeorientadora educacional, deram-me o exemplo de fé ede engajamento na Igreja. Estudei toda a minha vida noColégio Cearense Sagrado Coração, colégio marista quereforçou em mim as convicções católicas e onde fizmuitas amizades que são alimentadas até hoje.

Conheci o Carmelo através de Santa Teresa de LosAndes, pois já fazendo parte da Renovação Carismá�cade Fortaleza, na Comunidade Católica Shalom por noveanos, sen�a em meu coração que aquela não era aminha vocação e me sen�a chamado a algo diferente,mas não sabia o que era. Foi então que lendo o livro deFrei Patrício “Teresa de Los Andes, uma JovemApaixonada por Deus”, descobri que a mãe de SantaTeresa de Los Andes, D. Lucia Fernandez, tornou-semembro da Ordem Carmelita Secular. E eu penseicomigo mesmo: “É isso!”. Por coincidência ouprovidência, na mesma época estava com uma viagemde passeio marcada para o Chile com minha esposa emeus pais. Então conseguimos encaixar na programaçãouma visita ao Santuário de Santa Teresa de Los Andes,que fica cerca de uma hora de San�ago. E lá, eu e minhaesposa �vemos essa experiência de encontro com oCarmelo, através de Santa Teresa de Los Andes, e

Assim, foi no Carmelo que descobri a minha vocação.É no Carmelo que me sinto feliz. E é no Carmelo queexerço meu apostolado, tentanto fazer tudo com alegria,seguindo o exemplo de Santa Teresa de Los Andes, asanta da alegria, que disse: “Tudo no Carmelo se fazcom alegria, porque em todas as partes temos a nossoJesus que é nosso gozo infinito. Tudo está impregnadode sua Divina Presença. Respira-se Deus, por assimdizer, em tudo. O Carmelo é um Céu”.

2. É bom ser pai de cinco filhos em idades diferentes?Como é essa missão de pai? Como transmi�r osvalores cristãos e é�cos no seio familiar? Dá tempocom tantas atribuições na vida moderna?

confirmamos o chamado a experimentar essa novaespiritualidade. Não sabíamos nem se exis�a carmeloem Fortaleza, mas pesquisando, descobrimos o Carmelodas Monjas Carmelitas Descalças no CondomínioEspiritual Uirapuru e chegando lá, perguntamos sobre aexistência do Carmelo Secular. Então descobrimos queexis�a uma comunidade em Fortaleza, a ComunidadeRainha do Carmelo, e lá iniciamos nossa caminhada noano de 2005, onde fiz minhas promessas temporáriasem 2008 e as promessas defini�vas em setembro de2011. Com o crescimento da comunidade e no espíritoda leitura do livro Fundações, de Santa Teresa, fiz partedos membros fundadores da Comunidade São José deSanta Teresa em dez/2011, onde par�cipo ate hoje.

Entrevista

MONTE CARMELO12

Ser pai não só de cinco filhos, mas de sete, pois temosmais duas filhas agregadas que moram em nossa casa,sem dúvida é um grande desafio no mundo de hoje,pois é ir de encontro a tudo o que prega e ensina anossa sociedade egoísta, individualista e consumista.Em uma família numero exercita-se con�nuamente apar�lha, a renúncia, a doação, a capacidade de serelacionar, de dar e de receber ajuda, mas sempre na

Luciano Dídimo C. VieiraLuciano Dídimo C. Vieira

Presidente Provincial da OCDSProvíncia São José

Page 13: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

Quando as pessoas nos veem todos juntospessoalmente ou em fotos nas redes sociais, tem-se aideia de uma família perfeita. Não é perfeita porque aperfeição está somente em Deus. Somos uma famílianormal, que tem suas dificuldades, seus problemasCada filho em uma idade diferente, cada um com seupensamento, com seu temperamento, com seu jeito deser. O tempo hoje é um grande problema para amaioria das famílias, inclusive para nós. Temos tempopara estarmos juntos, mas às vezes mesmo estandotodos em casa, nem sempre estamos juntos. Entretantooutras vezes não estamos perto um do outro, masestamos juntos espiritualmente, emocionalmente ouvirtualmente.

3. Como é ser Presidente da Associação da Ordem dosCarmelitas Descalços Seculares da Província São José?

É um cargo desafiador. Na verdade, me constranjodiante de Deus, por Ele ter confiado um cargo de tãogrande responsabilidade a um miserável pecador comoeu, que não tem as qualidades e as virtudes necessáriaspara bem exercê-lo. Apesar disso, mesmo sem entendero porquê, abraço a missão a mim confiada, pois tenho acerteza que Ele não vai me deixar na mão, que vaienviar seu Espirito para iluminar e guiar todas as açõese decisões. Acredito nisso profundamente e com a Suagraça, mesmo com todas as dificuldades, estou dispostoa cumprir até o fim tudo aquilo que Ele me pede. Aexperiência de ter sido o primeiro a tocar o cajado deSanta Teresa no Caminho de Luz renovou minhas forçase confirmou em mim o espírito missionário e andarilhode Teresa.

4. Como é o relacionamento com Provincial dos Fradese delegados para a OCDS?

A s s u m i a p r e s i d ê n c i a d a O C D S q u a s econcomitantemente como o nosso Provincial atual, FreiCléber dos Santos, e desde o início fizemos o propósitode caminharmos sempre juntos. E é isso que temocorrido até agora. Mantemos uma cordial amizade emum espírito de cumplicidade e reciprocidade. Ambostemos nossos desafios próprios, mas sabemos quepodemos contar um com o outro. Da mesma formanossos delegados provinciais Frei Pierino Orlandini eFrei André Severo, que nos dão seu apoio e suaassistência espiritual, mesmo com todas as suasdificuldades.

5. Como você avaliaria esse triênio? Quais os pontosposi�vos e os desafios e serem enfrentados?

Ainda não dá para fazer uma avaliação do triênio,pois não chegamos ainda nem na metade dele. Forammuitos desafios e percalços ao longo desse caminho,mas sinto que Deus esteve e está à frente de tudo.Foram muitas as inspirações, ideias, projetos. Algumascoisas deram certo, outras ainda não. Graças a Deusmuitas pessoas se dispuseram a colaborar, seja noserviço ou na oração. Várias comissões foram criadas oureestruturadas, como a Comissão de Intercessão, deMúsica, de Historiadores, Vocacional, de Jovens, deCasais, Pedagógica, de Comunicação. Foi criada a Escolade Formação Edith Stein para preparar nossosformadores, onde já realizamos módulos tanto em SãoRoque como em Fortaleza. Foi lançado o primeiro livrode formação da OCDS como forma de unificação daformação na nossa Província. Aprovamos o texto dareformulação do nosso Estatuto Par�cular, o qual foiaprovado pelo Definitório. Transformamos o nossobole�m informa�vo em uma revista virtual.

alegria da fraternidade e da simplicidade. Não há como terluxo ou supérfluo, por isso aprendemos a valorizar oessencial, que é a fé, a esperança e o amor.

MONTE CARMELO 13

Para frente, muito ainda temos a realizar,especialmente a preparação para o Fórum 500 anos deSanta Teresa, que é o grande evento que realizaremos

Page 14: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

de 04 a 07/09/2015 em Aparecida-SP, em celebração aoV Centenário de Nascimento de Santa Teresa de Jesus.Outra novidade será o Re�ro Carmelitano, aberto aopúblico, de 01 a 03/05/2015, onde poderemosproporcionar às pessoas essa experiência de umaamizade com Deus através de nosso carisma carmelitano.

Novos livros estão em nossos planos para 2015, comoo segundo livro de formação e o livro Cantando noCarmelo. Teremos ainda a peregrinação da OCDS àEspanha e França, em julho 2015, além da organizaçãodo grupo que irá para o Congresso Teresiano em Ávilaem agosto/2015.

“Grande é a messe, mas poucos são os operários.Rogai ao Senhor da messe que mande operários para asua messe” (Lc 10, 3). Por isso peço a todos osmembros da nossa Próvincia a sua colaboraçãoindividual ou comunitária, no sen�do de que secoloquem à disposição do Conselho Provincial e dascomissões de trabalho para ajudar no que for preciso deforma que nos possibilite realizar as obras que Senhornos pede. “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45) é o temada Campanha da Fraternidade 2015. Esse espírito deserviço é o espírito missionário de Santa Teresa,simbolizado através do seu cajado que percorre omundo em seu Caminho de Luz. Que nós possamos, aexemplo do próprio de Jesus doar nossas vidas poramor ao próximo e sermos luz para o mundo: “O Filhodo Homem não veio para ser servido, mas para servir edar a vida em resgate por muitos (MC 10, 45).

6. Na sua opinião, qual o principal desafio do leigo naIgreja atual?

Para mim, o grande desafio é que o leigo tenha aconsciência de seu papel na Igreja e na sociedade emude da posição passiva para a a�va, sendo orante eatuante, com os braços para o céu, mas com os pésfirmes na terra, sendo sujeito transformador do mundode acordo com a missão a cada um confiada.

7. Com a globalização, a OCDS do Brasil mantémcontato com a OCDS de outros países para troca deexperiências?

S im, a O C D S do Brasi l troca experiênciasespecialmente com a OCDS da América do Sul, pois fazparte da CICLA-SUL, que é a Conferência Interprovincialdos Carmelitas La�no-Americanos, juntamente com aArgen�na, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia. ACicla – Sul realiza encontro periódicos, já tendoacontecido um no Brasil e outro no Paraguai, sendo opróximo previsto para setembro de 2016 no Chile.

8. Como estão os prepara�vos para o Fórum 500 anosSTJ em Aparecida-SP?

Caminhando muito bem, graças a Deus e ao esforçoe dedicação do nosso irmão da OCDS Daniel Roza, queestá responsável pela coordenação do evento. Semdúvida, será um grande acontecimento, sendo aprimeira vez que nossa Província realiza um eventodesse porte. Trata-se um grande momento histórico e apresença de cada um de nós será um momento único einesquecível em nossa caminhada carmelitana! Játemos a programação fechada e palestrantes derenome estão confirmados, como Frei Patrício Sciadini(Delegado Geral do Egito), Frei Ulrich Dobhan OCD(Provincial da Alemanha), Frei Francisco Javier SanchoFermin (Diretor da Universidade Mís�ca - CITES), FreiRomano Gambalunga (Postulador Geral da OCD), PadreJean Marie Laurier (França-Ins�tuto Notre Dame deVie), Moisés Farias Rocha (OCDS - Província São José -mestre em Filosofia) e Lúcia Pedrosa (Doutora emTeologia). Todas as informações e no�cias sobre oevento poderão ser ob�das através do site:h�p://forumstj500.webnode.com/.

Obrigada pela par�lha!Conte com nosso apoio e nossas orações.

Por Danielle Meirelles, OCDSCom. Rainha do Carmelo - Fortaleza/CE

Entrevista

MONTE CARMELO14

O CARMELO É ASSIM por Luciano Dídimo

Se o Carmelo tem corEssa cor é marromMas ele tem cheiro?Sim, tem cheiro de lar

Mas se tem um saborÉ sabor de amorE qual é o tamanho?Do tamanho do mar

O Carmelo cantaE sempre encantaOnde ele estará?No mundo secular

O Carmelo choraMas quer sempre sorrirLevando TeresaPara todo lugar

Se o Carmelo tem corEssa cor é marromMas ele tem cheiro?Sim, tem cheiro de lar

O Carmelo cantaE sempre encantaOnde ele estará?No mundo secular

O Carmelo choraMas quer sempre sorrirLevando TeresaPara todo lugar

Mas se tem um saborÉ sabor de amorE qual é o tamanho?Do tamanho do mar

Page 15: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

Fórum 500 Anos STJ

04 a 07/09/201504 a 07/09/2015Aparecida - SPAparecida - SP

FÓRUM 500 ANOSFÓRUM 500 ANOS

V CENTENÁRIO DE SANTA TERESA DE JESUS

CARTA CIRCULAR

Aos Carmelitas Descalços Seculares da Província São José,

Venho através desta incen�var e animar a todos os carmelitas descalços seculares a par�ciparem do grandeevento comemora�vo dos 500 anos do nascimento de Santa Teresa de Jesus, organizado pela OCD/OCDS denossa Província São José, o qual terá a presença também da Província Nossa Senhora do Carmo (Sul).

Portanto, como disse nosso Provincial Frei Cléber dos Santos, “o Fórum 500 anos de Santa Teresa é umevento do Carmelo do Brasil e para o Carmelo não é um convite, mas uma convocação!”. Trata-se assim de umgrande momento histórico e a presença de cada um de nós será um momento único e inesquecível em nossacaminhada carmelitana! Teremos momentos de formação, de oração, de testemunhos, show musical, teatro,etc e você poderá convidar seus amigos e familiares.

Não percamos a oportunidade desse maravilhoso encontro com Santa Teresa de Jesus, nossa Mãe, Mestra eFundadora!

Toda as informações e no�cias sobre o evento poderão ser ob�das através do site:h�p://forumstj500.webnode.com/.

Fraternalmente,Luciano Dídimo Camurça Vieira

Presidente da OCDS – Província São José

Site: http://forumstj500.webnode.comE-mail: [email protected]: (16) 999723711Facebook: Fórum 500 anos STJ

Informações Detalhadas:INSCRIÇÕES:R$ 200,00 (4 x R$ 50,00) – de abril a julho/2015Os valores da inscrição devem ser depositados na conta bancária emnome da Associação das Comunidades dos Carmelitas Descalços:Banco: Itaú(341) - Agência: 0156 - Conta: 06234-1(o comprovação deve ser enviado para o e-mail)

MONTE CARMELO 15

Page 16: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

Fica por conta de cada participante, porém foi feita uma super parceria com:

HOSPEDAGEM

- As (03) três diárias reservadas em janeiro/2015 podem ser parceladas em 8 vezes de janeiro a agosto/2015, entãopara quem quer ficar no Hotel Rainha do Brasil é bom fazer logo a reserva em janeiro/2015, pois há a previsão de1 milhão de peregrinos no período do evento;

- O Hotel Rainha do Brasil é uma propriedade do Santuário Nacional de Aparecida, localizado aproximadamente a700m de um dos portões do Santuário. Neste hotel os bispos ficam hospedados quando vão a Aparecida-SP;

- São 330 apartamentos, distribuídos entre individuais, duplos e triplos, dos quais 18 apartamentos são adaptadospara portadores de necessidades especiais;

- Os apartamentos têm ar-condicionado, cofre, TV a cabo, frigobar, banheiro priva�vo e Wi-fi;

- Para momentos de oração o hotel dispõe de (02) duas capelas;- Para momentos de lazer o hotel dispõe de piscina, sala de jogos, academia, sauna e ampla área verde com lagos;- O hotel oferece translado do Hotel/Santuário/Hotel até um dos portões do santuário;

- O Hotel Rainha disponibilizará sua central de reserva para que cada par�cipante entre em contato e realize suareserva livremente, podendo escolher o �po de pensão e número de pessoas por apartamento, portanto cadapar�cipante se responsabilizará pelo pagamento de sua reserva, cuja negociação será realizada no momento daefe�vação, iden�fique-se como par�cipante do Fórum;

HotelRainha do Brasilcidade do romeiro

FAÇA JÁ SUA RESERVA:(12) 3104-1010 / FAX: (12) 3104-3440 / Site: www.a12.com/hotel

LOCAL DO EVENTO:

Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida - Santuário Nacional de AparecidaAv. Dr. Júlio Prestes s/n CEP 12.570-000 - Aparecida-SP

Fórum 500 Anos STJ

MONTE CARMELO16

Page 17: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

UMA NOVA MISSÃO CARMELITANA EM JACAREACANGA, EM PLENA SELVA AMAZÔNICA

No mês de janeiro do ano passado (2014), no úl�mo Capítulo Provincial da Província do Sul do Brasil, foiaprovada a abertura de uma nova missão carmelitana em Jacareacanga, no Estado do Pará, no coração da selvaAmazônica.

É um município com 53.000 Km2 e uma população dispersa por toda a região que chega a umas 30 milpessoas. O mais caracterís�co é que 90% da população são indígenas, na�vos; a maior parte pertencente à etnia“mundurukú” e alguns da etnia “apiacá”. Eles falam o “mundurukú”, e “arranham” um pouco o português. Onome “Jacareacanga” significa “cabeça de jacaré” (em caimã). Cerca de 96% da missão será na selva, atravessadapor grandes rios, entre os quais, se destaca o Tapajós (que chega a ter 4 km de largura em alguns trechos). Alémdele, tem outros também importantes, como o Xamanxin, o rio das Tropas, etc.

Na pequena cidade vivem umas seis mil pessoas. As demais (em sua maior parte indígenas), vivem junto aosrios, em especial, o Tapajós. Antes, atendiam esta região os franciscanos, porém, deixaram a missão já cincoanos, de modo que o povo está sem sacerdotes. Quando os visitamos nos disseram que nos esperaramansiosamente. Os indígenas, quando descobrem que você é o “pai” (o padre, o sacerdote), perdem todos osmedos e lhe convidam a que visite sua aldeia.

Logo, falando com eles, se dá conta que a aldeia não está “logo ali na esquina”, senão, a um dia, dois ou três,em canoa, um pouco menos, se for de lancha, viajando pelo rio. A nova missão se ocupará de umas 70 aldeiase um ou outro povoado de brancos. Isto significa que teremos que viajar muitas semanas ao ano, a maior partedo tempo “a caminho”, em deslocamentos pelos rios, para atender aos indígenas. Em todas as aldeias háescolas. Ensinam em mundurukú e em português. Entre eles há preferência em falar o mundurukú, por ser alíngua de seus antepassados e a língua “familiar”. Os indígenas vivem da caça e da pesca. Cul�vam um poucode mandioca, café, bananas, mamão e milho.

A nível sócio-polí�co agora se está vivendo uma forte tensão, porque o governo começou a construção doComplexo Hidroelétrico do Tapajós (no total são sete hidroelétricas) e isto exige uma atenção especial da nossaparte, apoiá-los para que sejam respeitados, se busque um lugar onde realocá-los, e tudo isso seja feito com aprudência e a dignidade que merecem.

E não se pode falar da missão, sem falar de necessidades. Para chegar a todos esses povoados, dispersospela selva, é preciso uma lancha com motor e uma camionete 4x4. Não há estradas com asfalto. Todas sãopistas de terra, muitas vezes, por causa das chuvas, enlameadas. Para chegar à Prelazia de Itaituba (onde seencontra Jacareacanga) há que se percorrerem uns 400 km de “estradas” nessas condições descritas: em pistasde terra, pela selva. Como dá para se ver nas fotos, quando chove muito, a “estrada” se torna pra�camenteintransitável. E na época de menos chuvas (na “seca”), há muita poeira. Vamos começar como se pode, mas, oideal seria fazer duas equipes, ter duas lanchas (barcos a motor), para fazer frente a todo este trabalho pastoral.

Agradecemos já, desde agora, ao Padre Geral pela resposta convencida e entusiasta ao apresentar-lhe a novamissão, à qual me incorporarei, em breve, se Deus quiser, que levará o nome de “Missão Santa Teresa”, pornascer neste V Centenário de seu nascimento, no coração da Amazônia, oxigênio para o mundo, oxigêniomís�co-carismá�co para todos. Que ela nos ajude e acompanhe.

Frei Marcos Juchem, ocd.

Notícias

MONTE CARMELO18

Page 18: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

VAMOS SALVAR A REVISTA MENSAGEIRO DE SANTA TERESINHA!

São Paulo 7 de janeiro de 2015

Prezados irmãos!O senhor os abençoe com sua paz!

Saudações a todos! Que este pedido os encontre com saúde, zelo apostólico e solicitude à vinha do Senhor!

Iniciamos este ano de 2015, ano de muita esperança para todo o povo de Deus,ano em que queremos nos unir em oração pedindo à Trindade Santa que derramemuitas bênçãos sobre nosso país, que vive um forte período de conflitos polí�cos.E sobre nossa Igreja que quer acompanhar a modernidade, permanecendo fiel aoEvangelho de Cristo; sua Boa Nova é no�cia sempre boa para todos nós!Procuremos ser fiéis; rezemos sempre, “pois Ele não nos faltará!”.

O ano que se inicia trás para nós o V Centenário de Nascimento de NossaMãe Santa Teresa, é tempo de rever nossas origens para permanecer nostrilhos que Ela nos deixou. O Papa Francisco anunciou também 2015, como o“ano da vida consagrada”, afirmando que os consagrados são homens emulheres que podem acordar o mundo. A vida consagrada é uma profecia;portanto, renovemos nossa consagração conscientes de nossa missão no mundo.

Bem, agora gostaríamos de lembrar que no ano de 2011 celebramos com muita gra�dão o centenário dachegada dos quatro primeiros carmelitas descalços ao sudeste do Brasil, oriundos da Província Romana. Nestes100 anos, es�vemos presentes em algumas cidades das quais algumas �vemos que deixar e outras casas foramabertas em locais diversos. Agora estamos avançando para o nordeste do país e muitas obras foram realizadaspelos nossos saudosos frades, que com coragem nos antecederam e nos deixaram um legado espiritual,cultural e patrimonial.

Dentre os feitos de nossos frades, queremos destacar hoje, a criação da “Revista Mensageiro de SantaTeresinha”. A Revista foi criada em 1924 (um pouco antes da Canonização da Pequena de Lisieux), por freiSerafim de Santa Teresa, vigário provincial na época, o intuito dos primeiros frades era difundir a espiritualidadeda san�nha das rosas e torná-la mais conhecida em nosso querido Brasil, e o que conseguiram foi bem mais doque isso. Muitas pessoas, nestes 91 anos da circulação da Revista, experimentaram em suas vidas a intercessãode Santa Teresinha e muitas foram as par�lhas. E um importante veículo de divulgação e comunhão de nossocarisma em meio às famílias e paróquias que se iden�ficam com o nosso modo de ser Igreja.

Nestes quase 100 anos de circulação, muitas foram as dificuldades para mantê-la, inclusive financeiras.Hoje, deparamo-nos com uma realidade bem desafiadora para mantermos a revista �sica em circulação. Asaltas as taxas de impressão e envio, poucos assinantes fiéis, ou seja, os que contribuem com seriedadeanualmente. No momento, contamos com apenas 150 assinantes e poucos contribuem, sendo que a grandemaioria recebe a revista como cortesia.

Por isso fazemos um apelo à sua comunidade; por favor, nos ajudem a manter a Revista que caminha rumoao seu centenário! Ajudem-nos a conseguir mais assinantes, pelo menos para manter os custos com a editora.Precisamos aumentar o número de assinantes fiéis!

Para fazer a assinatura, necessitamos do nome, endereço completo, telefones de contato e o número doCPF do assinante, o valor para este ano de 2015 é de R$44,00 (referente aos quatro exemplares da revista).

Qualquer dúvida ou sugestão, fale conosco:(11) 3660-1220 ou pelo nosso email: [email protected].

Grato!

Frei Francisco Aurílio, OCD / Vigário Provincial

MONTE CARMELO 17

Notícias

Page 19: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

GRUPO SÃO JOSÉ DE SETE DE LAGOAS-MG

O grupo São Jose – Sete Lagoas/MG Começou 2015 com agenda cheia e com muita disponibilidade paraservi todo e aquele que necessitar no meio do caminho. Com toda certeza, há muitas pessoas que necessitamde nossa ajuda. Se es�vermos com a visão e os ouvidos abertos espiritualmente, poderemos notar onde nossaajuda pode ser operada e proporcionar a cura das feridas que podem ser cicatrizadas!

Como instrumentos nas mãos do Senhor, o coração abundante de amor e solidariedade conseguiremosampliar a nossa visão tão limitada somente a nós mesmos e começaremos a compreender que podemos fazermuito mais pelo outro, proporcionando conforto e alegria.

No dia 24 de janeiro após as fes�vidades do final do ano reiniciamos nossos trabalhos num caloroso encontrode irmãos e converso que estávamos com muita saudade, pois a alegria estampada no rosto de cada membrocontagiava a todos.

No dia primeiro de Fevereiro, a convite do Pároco Antônio Valmir da Paróquia São Geraldo que tão bem nosacolhe na Capela São Jose, alguns membros do grupo foram convidados a par�cipar do primeiro re�roespiritual de 2015 da paróquia que teve como tema UNIÃO - “PARA QUE TODOS SEJA UM” - Jo 17,21 e comolema “OS DESAFIOS PASTORAIS SOBRE A FAMÍLIA NO CONTEXTO DA EVANGELIZAÇÃO” - Papa Francisco,conduzido pelo psicólogo César Abreu.

VISITA À COMUNIDADE PAROQUIAL SANTA TERESA DE JESUS DE CARAPICUÍBA-SP

O Presidente da OCDS da Província São José, Luciano Dídimo, foi convidado para abrir o grupo de estudossobre Santa Teresa de Jesus. O encontro ocorreu no dia 14 de fevereiro e foi promovido pela comunidade daCapela Santa Teresa de Jesus, vinculada à Paróquia Cristo Ressuscitado, em Carapicuíba, São Paul. E serviu comopreparação para a celebração do V Centenário de Nascimento de Santa Teresa.

Luciano Dídimo compareceu acompanhado da Conselheira Provincial do Estado de São Paulo, Haide Zakaib,sendo calorosamente recebidos pela comunidade local, liderada pelo jovem Emerson Costa Santos.

Luciano Dídimo apresentou um resumo da biografia de Santa Teresa de Jesus, além de falar sobre a OrdemCarmelita Descalça, enfa�zando o ramo secular, informando sobre sua estrutura e modo de vida. Ao final, foifeita a foto oficial do encontro, seguida de um saboroso lanche.

A OCDS agradece o convite e se coloca à disposição da Comunidade de Carapicuíba.

MONTE CARMELO 19

Page 20: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

INICIA O ANO EM MISSÃO DA COMUNIDADE ALEGRIA DA SAGRADA FACE DE ITAPETININGA/SP

Foi com grande alegria que recebemos o convite de frei Alonso da Ordem dos Carmelitas da An�gaObservância - Calçados para pregar re�ro para o sodalício da Comunidade Nossa Senhora do Carmo. Atendendoao pedido assumiram a missão: Márcia, Elisa e Carlos par�lhando com nossos irmãos o seguinte tema: A VidaFraterna segundo Santa Teresa d' Ávila.

Para este momento seguimos os passos de Santa Teresa que nos aconselha que as condições necessáriaspara convivência fraterna é necessário amar muito uns aos outros, ter desapego e humildade, de modo que nostornemos pessoas orantes, abertas a Deus e aos homens.

Traçamos com os par�cipantes uma proposta para que a vivência da vida fraterna se tornasse algo concretoe não só mais um momento de ouvir a e anotar; por isso lançamos o desafio de que o grupo escrevesse umprojeto de vida seguindo os passos apresentados durante o re�ro e no final cada um com sua anotaçãoofereceu a Jesus como compromisso para o ano de 2015.

A “determinada determinação” e a vida de oração também foram temas desenvolvidos neste re�ro.Encerramos nossa par�lha com a exposição do San�ssimo, onde todos os par�cipantes, inclusive frei Alonso,apresentaram a Jesus o projeto de vida assumido no decorrer do re�ro. Finalizamos a a�vidade com ummomento simples e acolhedor.

O Carmelo Descalço leva o amor e alegria a todos que nos buscam...“quem começa servir ao Senhor verdadeiramente o mínimo que Lhe pode oferecer é a vida” C.12,2.

Ana Maria Eymard Pereira Scarabelli - OCDS

VISITA À COMUNIDADE SANTA TERESINHA DE SÃO ROQUE-SP

O presidente provincial da OCDS Luciano Dídimo esteve presente no dia 15 de fevereiro, na primeirareunião de 2015 da Comunidade Santa Teresinha, da OCDS de São Roque, São Paulo. Na reunião foi feito oconvite para os próximos eventos da OCDS, como: o re�ro espiritual de 01 a 03 de março e o Fórum 500 anosSTJ, de 4 a 7 setembro. Além de informações sobre a mudança do conselheiro provincial responsável pelacomunidade, a u�lização do livro de formação e estudo, e do novo Estatuto da OCDS.

Notícias

MONTE CARMELO20

Page 21: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

COMISSÃO VOCACIONAL

A Comissão divulga seu novo e-mail, onde as pessoas poderão �rar suas dúvidas sobre a vivência e vocaçãodo carmelita descalço secular: [email protected]. Solicitamos que divulguem e compar�lhem esseendereço eletrônico, a fim de que mais pessoas venham a ter essa experiência de Deus vivendo o carismacarmelitano no mundo secular.

Dir-se-ia que na oração és como uma rainha que tem livre acesso ao Rei e que dele podes alcançar tudo o que pedires!"(Santa Teresinha)

COMISSÃO DE INTERCESSÃO

A Comissão tem a finalidade de interceder e promover a intercessão junto às Comunidades e Grupos por todos os nossos eventos,pelas nossas dificuldades, pelos nossos membros mais necessitados, pelas nossas autoridades, pela Ordem.

O e-mail para o envio dos pedidos de oração é: [email protected].

ALTERAÇÃO NO CONSELHO PROVINCIAL EDISTRIBUIÇÃO DAS COMUNIDADES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Responsável por:Grupo São José (Aparecida-SP), Comunidade São João da Cruz (São João da Boa Vista-SP)Grupo Santa Teresinha (Mococa-SP), Grupo Flor do Carmelo (Bauru-SP)Comunidade Santa Teresinha (Passos-MG), Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus (São Roque-SP)

DANIEL GARCIA ROZAConselheiro (São Paulo) / Coordenador da Comissão de CongressosE-mail: [email protected] Santa Teresa e Beata Myriam (Franca-SP)

Responsável por: Com. Sta Teresa e Beata Myriam Jesus Crucificado (Franca–SP)Com. N. S. do Carmo e Sta Teresa de Jesus - Higienópolis (São Paulo-SP) Com. N. S. do Carmo e Sta Teresinha (Presidente Prudente-SP), Com. N. S. do Carmo (Avaré)

Responsável por: Com. Sta Teresinha Menino Jesus, Doutora (Jundiaí-SP), Grupo Nossa Senhora do Carmo (Paulínia-SP)Com. Maria, Mãe e Rainha do Carmelo – Jabaquara (São Paulo-SP), Com. Santa Face (Tremembé-SP)Com. Sta Teresinha do Menino Jesus (Campinas-SP), Com. Alegria da Sagrada Face (Itape�ninga-SP

HAIDE ZAKAIB MEZZALIRAConselheira (São Paulo)E-mail: [email protected] N.S. do Carmo e Sta Teresa de Jesus (São Paulo-SP)

MÁRCIA APARECIDA ANDRADEConselheira (São Paulo)E-mail: [email protected] Alegria da Sagrada Face (Itape�ninga-SP)

MONTE CARMELO 21

Page 22: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

Eventos

MONTE CARMELO22

h�p://ocdsprovinciasaojose.blogspot.com.br/

h�ps://www.facebook.com/pages/Ordem-Dos-Carmelitas-Descal%C3%A7os-Seculares/132884536754686?ref=hl

Envie o seu número de celular com DDD por SMS para(15) 997282767 ou para: [email protected].

h�ps://www.youtube.com/user/OCDSSJ

NOSSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, confira...

h�p://www.ocdsprovsaojose.com.br/

CONVOCAÇÃO DO PADRE GERAL

O Pe. Geral Frei Saverio Canistrà convoca todos os mosteiros, conventos e comunidades da Ordem Secular apresentear Santa Teresa de Jesus com uma hora de oração pela paz mundial no dia 26/03/2015, dois antes doseu aniversário de 500 anos. Frei Emílio José Mar�nez, Vigário Geral da OCD, envia as orientações de comodeveremos celebrar esse momento, as quais se encontram no arquivo Communica�ones 283.

COMISSÃO VOCACIONAL

A Comissão Vocacional da OCDS, a qual a convida cada comunidade a celebrar o dia 28/03/2015 de formaaberta ao público como meio de divulgar a espiritualidade de Santa Teresa de Jesus e, por conseguinte o Carmelo.Caso não seja possível realizar esse evento no dia 28/03/2015, que possamos nos organizar para realiza-lo emqualquer outra data no decorrer deste ano celebra�vo.

CONVITE DO CARMELO DE SANTOS-SP

Quanto aos eventos celebra�vos dos 500 anos de Santa Teresa de Jesus, fomos convidados para a festaorganizada pelo Carmelo de Santos-SP, de 18 a 21/03/2015 bem como para a Missa com indulgências plenáriasorganizada pela Comunidade Santa Teresa, da Paróquia do Cristo Ressuscitado, em Capicuíba-SP.

INSCRIÇÕES PARA A ESCOLA DE FORMAÇÃO

A Escola de Formação Edith Stein informa que estão abertas as inscrições para o MÓDULO II - DIMENSÃODOUTRINAL em Fortaleza-CE, de 02 a 05 de julho/2015 e para o Módulo III – DIMENSÃO CARMELITANA emSão Roque-SP, de 23 a 26/07/2015. Informações e inscrições através do e-mail: [email protected].

PEREGRINAÇÃO DA OCDS À ESPANHA E FRANÇA

Ainda há poucas vagas para a Peregrinação que a OCDS está promovendo à Espanha (08 a 17/07/2015) comopcional à França (17 a 23/07/2015). como comemoração pelo V Centenário de Nascimento de Santa Teresa. Aprogramação, o plano de pagamento e a ficha de inscrição foi enviada por e-mail para todos os presidentes dascomunidades e grupos da ocds.

CONGRESSO TERESIANO EM ÁVILA

Como principal evento a nível mundial em celebração aos 500 anos, acontecerá em Àvila, na Espanha, oCongresso Teresiano Internacional 2015, que se realizará de 10 a 15/08/2015, reunindo toda a famíliacarmelitana, além de outras congregações e movimentos de espiritualidade teresiana de todo o mundo. Temos20 vagas para a nossa Província São José e as inscrições podem ser feitas com a Aparecida Sandes através doe-mail: [email protected]. Informações no site: h�p://www.avila2015.com/.

Todos as no�cias foram enviadas em detalhes por e-mailpara todos os presidentes das comunidades e grupos da ocds.

Page 23: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:LIZ LELIS ROCHA – [email protected] (31) 3309.3269 / (31) 9137.6874Valor: R$190,00

Local: CENTRO TERESIANO DE ESPIRITUALIDADEAv. Raposo Tavares, s/n - São Roque-SP

REALIZAÇÃOComissão deIntercessão

A ORAÇÃO TERESIANA:In�midade com Deus

Lema: “Para Vós nasci”

Venha orar conosco naintimidade com Deus, nos

passos do caminho teresiano,comungando o silêncio

do deserto interior

01 a 03/05/2015

PREGADOR: Frei Fabiano de Santa Maria do Monte Carmelo, ocd

Nasceu em 05 de julho de 1979. É natural de Patos, Paraíba, mas cresceu e viveu emCerro Corá do Rio Grande do Norte até o ano de seu ingresso na Ordem do CarmeloDescalço, 2004. Cursou a faculdade de Letras na UFRN, e posteriormente as faculdadesde Filosofia e Teologia na PUC de Minas Gerais.

RETIRO ESPIRITUAL

MONTE CARMELO 23

Page 24: MONTE CARMELO- janeiro/fevereiro 2015

OCDSPROVINCIA SÃO JOSÉ

Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares

15152015