Moodle - Tutorial para Tutores · PDF file...

Click here to load reader

  • date post

    19-Jul-2020
  • Category

    Documents

  • view

    6
  • download

    0

Embed Size (px)

Transcript of Moodle - Tutorial para Tutores · PDF file...

  • Moodle - Tutorial para Tutores

    Tribunal de Contas do Estado da Paraíba - TCE/PB 20/11/2018

    1 APRESENTAÇÃO

    Este manual é uma orientação para os tutores dos cursos oferecidos pela Escola de Contas Conselheiro Otacílio da Silveira (ECOSIL) do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. Tem como finalidade trazer orientações sobre a utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

    OMoodle é umambiente virtual de aprendizagem criado como objetivo de ser uma plataforma de cursos a distância, onde o aluno pode ter acesso a uma sala de aula virtual onde irá en- contrar os conteúdos disponibilizados pelo professor, bem como realizar todas as atividades propostas.

    Com este manual queremos orientar você em seus primeiros passos dentro da plataforma Moodle, versão 3.1.10+, no perfil de tutor.

    2 COMO ACESSAR O MOODLE?

    Para acessar o Moodle do TCE-PB, abra o seu navegador de internet (Explorer, Mozilla Firefox ou Chrome) e digite o endereço: https://ecosil.tce.pb.gov.br/moodle/

    Ao acessar o link acima, você será direcionado para a página inicial do Moodle TCE-PB.

    Tribunal de Contas do Estado da Paraíba - TCE/PB 1

  • LEGENDA 1 - Campo de acesso: Digite seu login e senha da rede interna. 2 - Cursos: São apresentados os cursos disponíveis no Moodle TCE-PB em suas catego-

    rias.

    3 COMO FAZER O CADASTRO?

    Após realizar o seu primeiro login no site Moodle, será requerido que você preencha os dados mostrados na Figura a seguir. Preencha os dados e clique em "Atualizar perfil".

    LEGENDA 1 - Nome: Digite seu nome;

    Tribunal de Contas do Estado da Paraíba - TCE/PB 2

  • 2 - Sobrenome: Digite seu sobrenome; 3 - Endereço de e-mail: E-mail válido para validação, comunicação e recuperação de

    dados; 4 - Mostrar endereço de e-mail: Escolha quem pode visualizar seu e-mail; 5 - Cidade/Município: Digite sua cidade ou município residente; 6 - País: Digite seu país residente. 7 - Descrição: Digite aqui um minicurrículo seu.

    4 ACESSO AO CURSO

    Para ver os cursos em que você está matriculado, vá no bloco de navegação e clique emMeus cursos, como demonstrado:

    5 NAVEGANDO PELO CURSO

    Ao clicar em um curso, você terá acesso à sua sala virtual, onde você encontrará informações sobre o curso, avaliações, material de estudo e atividades propostas pelo professor, como demonstrado:

    Tribunal de Contas do Estado da Paraíba - TCE/PB 3

  • 6 PARTICIPANTES

    No bloco navegação logo ao lado esquerdo da sala virtual, você encontrará o item "Participantes". Ao clicar neste item, você será redirecionado a uma página que mostrará todos os alunos ma- triculados e o professor que está ministrando o curso, como demonstrado:

    Na página de participantes, você terá acesso ao perfil de cada participante, bastando para isso, clicar no nome, ou ainda, a foto de cada um deles.

    7 MENSAGENS

    Para enviar uma mensagem a outro participante do curso ou ao professor, basta entrar em seu perfil clicando em seu nome ou foto e depois no link Mensagem, como demonstrado:

    Tribunal de Contas do Estado da Paraíba - TCE/PB 4

  • Agora é só digitar a mensagem e clicar no botão "Enviar mensagem".

    8 MODIFICAR SEU PERFIL

    O perfil é um dos recursos mais importantes em um curso a distância, isto porque é por ele que os participantes podem se conhecer entre si por meio das informações que compartilharam no perfil. É imprescindível que cada aluno mantenha seu perfil sempre atualizado, principalmente o seu e-mail que é o mecanismo de comunicação entre o estudante e a instituição.

    Para modificar seu perfil, em qualquer tela do Moodle clique em seu nome localizado na parte superior direita da tela e depois clique em Modificar perfil, como demonstrado:

    Tribunal de Contas do Estado da Paraíba - TCE/PB 5

  • Depois é só fazer as alterações necessárias, como por exemplo, inserir uma foto e clicar no botão "Atualizar perfil".

    9 FÓRUM DE DÚVIDAS

    O fórum de dúvidas é o canal de comunicação entre o aluno e o tutor. Através do fórum, os alunos poderão mandar suas dúvidas a respeito de determinado assunto. Um exemplo de fórum de dúvidas é mostrado a seguir:

    LEGENDA 1: Primeiro comentário, pedindo para o aluno enviar sua dúvida. Geralmente é postado

    pelo administrador do site; 2: O aluno responde o primeiro comentário enviando sua dúvida;

    Tribunal de Contas do Estado da Paraíba - TCE/PB 6

  • 3: Para responder a dúvida do aluno, o tutor deve clicar em "Responder"; 4: Comentário do tutor respondendo a dúvida do aluno.

    10 TAREFAS

    Para corrigir os exercícios dos alunos, o tutor deve clicar no módulo da tarefa. Após clicar, a tela a seguir será aberta.

    LEGENDA 1 - Ver todos os envios: Aqui será possível ver o status de envio das atividades de todos

    os participantes, editar notas, etc. É uma visão geral dos arquivos que foram enviados para o professor/tutor;

    2 - Nota: Para corrigir as atividades. Ao clicar em "Ver todos os envios", você irá visualizar a tela a seguir:

    Aparecerá a foto, nome, endereço de e-mail, status de envio de atividades, opção de editar notas, última modificação, comentários, dentre outras informações de cada aluno.

    Para ver apenas os alunos que já enviaram o exercício, utilize o filtro no final da página, conforme mostra a figura a seguir.

    Tribunal de Contas do Estado da Paraíba - TCE/PB 7

  • Após clicar em "Enviada" no filtro, você verá apenas os alunos que já enviaram o exercício:

    Ao clicar em "Nota", você verá a tela a seguir:

    Tribunal de Contas do Estado da Paraíba - TCE/PB 8

  • LEGENDA 1: Informações básicas sobre o arquivo (curso, nome do exercício, data da entrega); 2: Número da página exibida e o total de páginas do arquivo enviado; 3: Nome e e-mail do aluno; 4: Barra de ferramentas para edição do arquivo enviado, geralmente usado para inserir

    comentários de correção; 5: Opção de passar para a atividade do próximo aluno ou voltar para a atividade do aluno

    anterior; 6: Dados de envio do exercício; 7: Resposta do exercício do aluno; 8: Área para inserir a nota do exercício (de 0 até 100 pontos); 9: Área para inserção de comentários de feedback para o aluno; 10: Arquivo de resposta enviado pelo aluno; 11: Altera os modos de exibição da tela; 12: SALVAR MUDANÇAS. OBS: No moodle, o aluno tem a opção de enviar a resposta do exercício através de um

    arquivo (pdf/word), ou enviar a resposta em uma caixa de texto dentro do moodle. Caso envie um arquivo, sua resposta será exibida em 10. Caso envie a resposta pela caixa de texto, sua resposta será exibida em 7.

    Tribunal de Contas do Estado da Paraíba - TCE/PB 9