Mossoró - RN, 17 de janeiro de 2015 - Nº 16.850 Bandidos...

18
R$ 1,50 Mossoró - RN, 17 de janeiro de 2015 - Nº 16.850 www.omossoroense.com.br SÁBADO Página 6 Mortes no Jucuri e conjunto Santa Delmira encerram período de 10 dias sem assassinatos na cidade. Bandidos rompem trégua e matam dois em Mossoró Página 5 (Cotidiano) O MOSSOROENSE Capa (Cotidiano) Campeonato de blocos abre pré-carnaval em Macau Página 8 (Cotidiano) MP quer melhorias em casas de acolhimento a menores Inspeção identificou falhas na estrutura, falta de material e deficiência na área de recursos humanos. Instituição liberou nomes dos 931 candidatos que garantiram vagas na despedida do Processo Seletivo Vocacionado. Página 2 (Cotidiano) Posicionamento Taxistas querem fiscalização para coibir ação de clandestinos TJ quer aval do TCE para aumentar salários de juízes Representantes afirmam que atividade de táxi-lotação é regularizada e prefeitura deve preocupar-se com clandestinos. Página 5 (Cotidiano) Página 3 Indonésia nega pedido de Dilma e brasileiro será executado Página 4 Cacau Aumenta o custo de vida em Natal Página 6 (Cotidiano) Uern divulga aprovados no último PSV de sua história Boato sobre tubarões na Costa Branca assusta veranistas

Transcript of Mossoró - RN, 17 de janeiro de 2015 - Nº 16.850 Bandidos...

R$ 1,50Mossoró - RN, 17 de janeiro de 2015 - Nº 16.850

www.omossoroense.com.br

SÁBADO

Página 6

Mortes no Jucuri e conjunto Santa Delmira encerram período de 10 dias sem assassinatos na cidade.

Bandidos rompem tréguae matam dois em Mossoró

Página 5 (Cotidiano)

O MOSSOROENSE

Capa (Cotidiano)

Campeonato de blocos abrepré-carnaval em Macau

Página 8 (Cotidiano)

MP quermelhorias

em casas de acolhimento a menores

Inspeção identificou falhasna estrutura, falta de

material e deficiência naárea de recursos humanos.

Instituição liberou nomes dos 931 candidatos que garantiram vagas na despedida do Processo Seletivo Vocacionado.

Página 2 (Cotidiano)

Posicionamento

Taxistas querem fiscalização para

coibir ação declandestinos

TJ quer aval do TCE paraaumentarsalários de juízes

Representantes afirmam que atividade de táxi-lotação é

regularizada e prefeitura devepreocupar-se com clandestinos.

Página 5 (Cotidiano)Página 3

Indonésia nega pedido

de Dilmae brasileiro

será executado

Página 4

Cacau

Aumenta o custode vida em Natal

Página 6 (Cotidiano)

Uern divulga aprovados no último PSV de sua história

Boato sobre tubarões na Costa Branca assusta veranistas

Opinião2 www.omossoroense.com.brSábado, 17 de janeiro de 2015

onversa política não tem interva-lo. Quando se diz que mal termi-na uma eleição os políticos já es-

tão pensando na próxima é aceitar queo imaginário popular já abraçou essaincubência e discute as possibilidadesfuturas. É importante que os líderes es-tejam atentos a esse movimento, esco-lhendo as possibilidades que mais seidentifiquem com a vontade popular. Ojogo sucessório de 2016, em Mossoró, exi-girá mais habilidade e dependerá de al-guns requisitos ainda pouco esclareci-dos. Os resultados das urnas são respon-sáveis por essa incerteza, embora pos-sa haver alguém interpretando que tu-do está sob absoluto controle. Tudo é ape-nas questão de mexer as varinhas má-gicas. Cada eleição éuma eleição? Política écomo nuvem que mudade forma toda vez que vo-cê olha? Os adversáriosde hoje serão os mesmosde amanhã e, por analo-gia, será o mesmo com oscorreligionários? A sor-te é fator determinanteou tudo se traduz emcompetência? Bem, to-dos podem estar certos.

Durante a semanaque termina, analistaspolíticos locais apresentaram duas in-terpretações diretamente ligadas às elei-ções de 2016. Alguém afirmou categori-camente que a ex-governadora RosalbaCiarlini está inelegível porque perdeuo prazo de defesa em um dos processosque a condenou por improbidade admi-nistrativa. Seu advogado esqueceu deapresentar a defesa, com o escritório deNatal responsabilizando os profissionaisde Mossoró e vice-versa. Foi baseado nes-sa hipótese que o senador José Agripi-no argumentou não apoiar a governa-dora em seu projeto de disputar a ree-leição. Inelegível, disse Agripino, o DEMnão poderia participar de uma aventu-ra com objetivo único de agradar a go-vernadora. Há poucos dias reafirmou es-sa tese, defendendo-se da acusação deque teria trocado a candidatura de Ro-salba Ciarlini pela coligação com oPMDB na chapa proporcional, garantin-do a reeleição do seu filho, deputado fe-deral Felipe Maia.

Outro jornalista trouxe a discussãopara o plano municipal. O atual pre-feito, Francisco José da Silveira Júnior,está inelegível para a próxima eleição,segundo parecer do juiz eleitoral dr.Herval Sampaio ao aceitar o registro desua candidatura na eleição suplemen-tar. Havendo perdido o prazo para seafastar do cargo executivo e questio-nado pelos partidos oposicionistas, ojuiz considerou a candidatura legítima,pois Francisco José disputava o cargoconcorrendo à reeleição. E baseou seuparecer em decisão anterior do Tribu-nal Superior Eleitoral, onde qualquerpessoa que esteja substituindo prefei-tos, governadores ou presidente serácandidato à reeleição caso deseje dispu-

tar o cargo. Não se faznecessário ser gran-de conhecedor do di-reito eleitoral parainterpretar essa deci-são. Os correligioná-rios do prefeito adian-tam que ele tem, emmãos, diversos pare-ceres que lhe garan-tem disputar a reelei-ção. Pode ser que sim.

Considerando queesses dois possíveiscandidatos estejam

impedidos da disputa municipal, doisnomes de peso estarão eliminados dadisputa. Nesse caso, isso realmenteacontecendo, como serão feitas as com-posições eleitorais para a indicação doscandidatos ao cargo? Quais as forças po-líticas que terão mais afinidade paraformarem uma coligação que tenhareais condições de vitória? Vamos zerartudo e acreditar que Rosalba e Fran-cisco José possam disputar o pleito. Aprimeira não tem afirmado essa dispo-sição. O segundo, lógico, deseja conti-nuar no cargo. Nessa hipótese, as coli-gações seriam formadas em torno dosdois nomes. Confirmadas as inelegibi-lidades, quem estaria disposto a dis-putar a Prefeitura de Mossoró? Have-rá uma disputa entre os vários nomesou poderá haver entendimento entre asprincipais forças políticas que assegu-rem a vitória na urnas? Tudo pode acon-tecer, inclusive uma troca nas alian-ças existentes.

[email protected]

MOSSORÓEu não questiono porque não tive aces-

so a todo o material da revista Exame, mastem muita gente, aqui em Mossoró mesmo,duvidando desse material jornalístico quediz que "Mossoró é uma das cinquentacidades do Brasil para melhor se viver".Ah, se fosse, diz o filósofo de plantão...

SHOPPINGEstá tudo acertado entre o grupo Porci-

no Costa e a Prefeitura de Mossoró. Aque-le prédio recém-edificado por aquele con-glomerado empresarial será a sede do Shop-ping Popular de Mossoró: mais de 400 lo-jas, praça de alimentação, elevadores, etc.

FILASUma hora e meia após numa fila de con-

sultório médico fui levado a enfrentar umadelas (filas) mais estressante ainda: a dotrânsito. É carro que não acaba mais a tor-rar o que ainda nos resta da paciência queDeus nos deu.

CHICO LOPESNosso conterrâneo Oséas Lopes (Carlos

André) me diz que recorda muito bem doepisódio de "Maninho" (Elder Medeiros)ter dado um purgante a Chico Lopes que pre-tendia circular pela praça Vigário AntônioJoaquim de bicicleta por dois dias e teveque interromper seu propósito por causa dosefeitos do purgante. Ele acresce que o ChicoLopes hoje reside em Recife (PE).

ESTÁTUAReferindo-se à praça Vigário Antônio

Joaquim onde existe a estátua de Dix-septRosado, Oséas Lopes disse que determina-do dia estava na loja "Artesã", ao lado dasaudosa Ozilete Pereira, quando visualizouuma senhora ajoelhada rezando nos pés domonumento a Dix-sept Rosado. Quandoela concluiu as suas orações, Oséas, curiosoque só, foi lhe perguntar para quem ela es-tava orando? Resposta dela: - "para o padreAntônio Joaquim" ao que Oséas consertou:"minha senhora essa estátua é de Dix-septRosado".

CONSERTOEssa situação algum dia no futuro de-

verá ser consertada. O busto do padre An-tônio Joaquim está na avenida Dix-septRosado e o monumento a Dix-sept Rosado

está na praça Vigário Antônio Joaquim.Inclusive, a do vigário está cercada dequiosques (que um dia Rafael Negreiroschamou-os de biroscas) e de plantas. Quasenão se vê o padre.

BAILE DE MÁSCARASLouve-se a iniciativa da colunista Mar-

ilene Paiva esforçada por manter uma pro-gramação carnavalesca aqui em Mossorócom o seu marcante e tradicional "Baile deMáscaras 2015". Neste ano ele será real-izado no dia 6 de fevereiro, a partir das 22horas, no Requinte Buffet. Animação do Ra-diola Club e o grupo Koisa Nossa.

NATALMais uma entidade de âmbito estadual

que se fecha em torno de Natal. Agora foi arecém-empossada diretoria do Conselho Re-gional de Administração. Seus integrantessão todos da capital ou de região adjacentea esta. E ainda chamam de Conselho Re-gional de Administração.

EXTRAAté o início da próxima semana o presi-

dente da Assembleia Legislativa, RicardoMota, garante que os deputados estaduaisiniciarão as reuniões do período extra-ordinário para apreciar o pedido de em-préstimo do governador Robinson Faria daordem de 850 milhões de reais. É uma "buro-cracia" que dá sono em tetéo.

AVENTURAFui levado a uma aventura sem igual:

romper o itinerário entre a Praia do Forte,em Natal, e o longo percurso até o Fortedos Reis Magos. Foi uma penosa traves-sia. Levado por dois dos meus quatro ne-tos e o vigor da idade do meu filho, EmeryJúnior, eu quis me fazer de forte, nasfraquejei. Foi a última vez que fui ao Fortedos Reis Magos.

FECHAMENTOSeguindo no diapasão de fechamento

de hospitais e serviços médicos Mossorócontinua na liderança absoluta. No dia15 de janeiro de 2015 (última quinta-feira) encerrou as suas atividades oUisam - Unidade Integrada de SaúdeMental. Desde 1985 essa entidade aten-deu a mais de 15 mil pacientes aqui emMossoró. Lamentável.

CELULAREstá fora de dúvidas que o aparelhinho de telefonia celular foi um dos maiores in-

ventos dos últimos tempos. Agora, fazer uso dessa ferramenta enquanto dirige veícu-los isso se torna um atentado horroroso. Vamos ser mais prudentes.

DESCOBRINDOEstão vindo à tona coisas "cabeludas" acontecidas intramuros da era Rosalba

Ciarlini. Quem está dizendo é o secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira.Coisas como, por exemplo, o desconto de empréstimos consignados na folha salarialdos servidores e não repassados aos bancos credores. Soma disso: mais de 31 milhõesde reais.

MAISO secretário de Robinson vai mais adiante: dinheiro descontado na folha salarial dos

servidores e não repassado à Previdência: 93 milhões e 500 mil reais. É um descalabro.

C

Graco

O MOSSOROENSE

Editora de Jornais Ltda.Travessa O Mossoroense, 42, Centro - Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208 Comercial: 3315-3203 – Redação: [email protected] – www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor

administrativo

Cid AugustoDiretor

de redação

Márcio CostaEditor geral

mpresas que operam com transpor-te coletivo em Mossoró estão ado-tando medidas unilaterais que es-

tão vindo em detrimento do serviço a quese propuseram a prestar à nossa popula-ção. Algumas delas retiram itinerários, re-duzem percursos, tiram bairros inteirosde suas planilhas. Isso não pode continuar

dessa maneira considerando-se que se tra-ta de um serviço público concedido a títu-lo precário. Ademais, é a Prefeitura quemtem a responsabilidade de delinear os iti-nerários e bairros a percorrer. Repetimos:a decisão não pode nem deve ser apenasdas empresas. A Prefeitura tem de ser ou-vida e tomar a última decisão.

EO assunto é sério A escolha do candidato

laí[email protected]

LaíreEmery Costa Rosado

Jornal

Os correligionários do prefeitoadiantam que ele tem, em mãos,

diversos pareceres que lhe garantem disputar a reeleição.

Pode ser que sim.

Política 3www.omossoroense.com.br Sábado, 17 de janeiro de 2015

Governo

Deputado eleito dizque PT do B não teminteresse em cargos

Cláudio Santos esteve visitando Carlos Thompson e argumentou que reajuste segue determinação legal

Em entrevista ao“Observador Políti-co”, o vereador deParnamirim e depu-tado estadual eleito,Carlos Augusto Maia(PT do B), disse queo partido dele nãotem preocupação comcargos. "Não é do nos-so perfil ficar fazen-do indicações. Esta-mos numa linha deimparcialidade, mascom sintonia com ogoverno", declarou.

Comparando asatividades de verea-dor com a de deputa-do, Carlos Augustodisse que agora teráa oportunidade detrabalhar de formamais ampla. "O man-dato de deputado es-tadual proporcionavocê ter o conheci-mento de todas as re-giões do Rio Grandedo Norte. Eu tenho odesejo de não fazerum mandato voltadoapenas para umaárea", declarou.

Ao avaliar o gover-no de Robinson Faria

(PSD), o deputadoeleito afirmou que jásente diferença na se-gurança. "Os índicesde criminalidade naregião metropolitanaaté subiram, mas asensação de seguran-ça aumentou comuma presença maiorde policiais nas ruas.Apesar de Robinsonfalar que não querianenhum de tempo pa-ra mostrar serviço,eu entendo que elevai precisar de tem-po. Robinson estácom crédito porqueele cumpriu a pro-messa de colocar téc-nicos nas secreta-rias", declarou.

Sobre a eleição dapresidência da As-sembleia Legislati-va, Carlos AugustoMaia disse não ter vo-to definido. "Tenhorecebido algumas li-gações de colegas quepretendem disputar.Não tenho um nome,mas tem que existiruma sintonia com ogoverno", frisou.

Posicionamento

Presidente do TJ argumenta que pedido de reconsideração ao TCE tem base no CNJ

O presidente do Tribu-nal de Justiça do RioGrande do Norte, desem-bargador Cláudio San-tos, apresentou, na ma-nhã dessa sexta-feira(16), um pedido de recon-sideração ao Tribunal deContas do Estado (TCE),por meio do Embargo De-claratório nº003389/2014 - TC. O pe-dido trata da recomenda-ção, dada pelo órgão fis-calizador, de que o TJ nãoimplante os 14,6% de rea-juste para magistradosdo Judiciário potiguar.Na última terça-feira,uma decisão do ConselhoNacional de Justiça(CNJ) determinou que ostribunais de Justiça esta-duais concedam o reajus-te de forma automática.

O Tribunal de Justiçapediu urgência no julga-mento, solicitando que in-gresse na pauta do próxi-mo dia 20. A entrega do re-curso pelo presidente sedeu durante uma visita decortesia ao TCE. CláudioSantos estava na compa-nhia do vice-presidente daCorte potiguar, desem-bargador Amílcar Maia,e do corregedor-geral daJustiça, desembargadorSaraiva Sobrinho.

"Viemos fazer uma vi-sita de cortesia ao Tribu-nal de Contas do Estadoe externar nossa preocu-pação com os gastos públi-cos do Judiciário, desse ex-cesso de gastos acima daLei de ResponsabilidadeFiscal. Aproveitamos aoportunidade para entre-

Tribunal de Contas do Estado não se comprometeu em atender pedido

Embora o TCE não te-nha dado uma data parao julgamento do pedido doTJ/RN, o presidente daCorte potiguar, diante daurgência da situação, des-tacou ainda que a decisãodo órgão fiscalizador (nº2127/2014 - TC) conflitadiretamente com a deter-minação do Conselho Na-cional de Justiça e que ademora na apreciação ejulgamento dos presentesembargos ocasionará ajudicialização da matériae a comunicação ao CNJdo descumprimento.

"O Tribunal de Justiçado Estado do Rio Grandedo Norte requer que ospresentes embargos se-jam apreciados na SessãoOrdinária do dia 20 de ja-

neiro de 2015, e que sejaacolhida a presente me-dida no sentido de ver sa-nada a omissão aponta-da", conclui o presidentedo TJ/RN.

CNJO reajuste dos magis-

trados deve ter como re-ferência o valor do subsí-dio de ministro do Supre-mo Tribunal Federal, re-troativo a 1º de janeiro. NoCNJ, a decisão monocrá-tica foi do conselheiro Gil-berto Martins e atende àrepresentação da Asso-ciação dos MagistradosBrasileiros (AMB) desti-nada a assegurar a eficá-cia máxima do artigo 93,inciso V, da ConstituiçãoFederal, que fixa o esca-

gar os embargos declara-tórios ao presidenteThompson, relativos à de-cisão liminar do TCE quedeterminou que não fos-se feito nenhum aumentocom gasto de pessoal en-quanto não fosse julgadaa representação do Minis-tério Público pela Corte deContas", explicou o presi-dente do TJ/RN.

"Não podemos emitirnenhuma antecipação so-bre este embargo, ne-nhum juízo de valor. Osembargos servem para di-rimir qualquer dúvida eserá julgado, mas não te-mos nenhuma data defi-nida para isso", afirmou opresidente do TCE, con-selheiro Carlos Thomp-son. Participaram aindao representante do Minis-

tério Público junto aoTCE (MPjTCE), procura-dor de Contas, LucianoRamos, e outros conse-lheiros, como Gilberto Ja-les, a quem foi dirigido oembargo declaratório.

EMBARGONo embargo declarató-

rio, há o argumento deque existiu omissão indi-reta na Decisão nº2127/2014 - TC ao não sepronunciar sobre questãoque deveria dirimir de ofí-cio, como a implantaçãoda Lei Complementar Es-tadual nº 489, de 25 demarço de 2013, que dispõesobre o subsídio mensaldos membros da Magis-tratura Estadual, bem co-mo sobre a plena obser-vância ao Princípio Cons-

titucional da Unicidadedo Poder Judiciário.

"Assim, verifica-se aexistência de normativovigente e eficaz que asse-gura aos magistrados doPoder Judiciário do Esta-do do Rio Grande do Nor-te o reajuste de 5% no sub-sídio mensal, a partir de1º de janeiro de 2015",destaca o presidente doTJ/RN no embargo decla-ratório, ao ressaltar ain-da que no julgamento daMedida Cautelar emAção Direta de Inconsti-tucionalidade nº 3854-1ficou clara a posição doSupremo Tribunal Fede-ral sobre o caráter nacio-nal do Poder Judiciário,sem distinção entre osmagistrados federais e es-taduais.

Thompson recebe pedido de reconsideração

Carlos Augusto Maia esteve em Mossoró

Magistrados reforçam pedido

lonamento vertical a par-tir do subsídio dos minis-

tros do Supremo TribunalFederal.

Política4 www.omossoroense.com.brSábado, 17 de janeiro de 2015

Sem perdão

Ele foi condenado por tráfico de drogas, crime que leva à morte no país

Indonésia nega pedido de Dilma ebrasileiro será executado domingo

YARA AQUINO Repórter da Agência Brasil Edição: Nádia Franco

Em conversa por tele-fone, a presidenta DilmaRousseff fez, um apelo aopresidente da Indonésia,Joko Widodo, em favor dosbrasileiros Marco ArcherCardoso Moreira, que es-tá preso naquele país portráfico de drogas e deve serexecutado neste domingo(18), e de Rodrigo Mux-feldt Gularte, condenadopelo mesmo crime. Wido-do respondeu que não po-deria atender ao apelo deDilma, apesar de com-preender a preocupaçãodela com os cidadãos bra-sileiros.

O presidente indonésioressalvou que todos os trâ-mites jurídicos foram se-guidos conforme as leis dopaís e que os brasileiros ti-veram garantido o devi-do processo legal. As infor-mações estão em nota di-vulgada pela Secretariade Imprensa da Presidên-cia da República.

"A presidenta ressaltouter consciência da gravida-de dos crimes cometidos pe-los brasileiros. Disse res-peitar a soberania indoné-sia e de seu sistema judi-ciário, mas, como chefe deEstado e como mãe, faziaesse apelo por razões emi-nentemente humanitá-

Marco Archer transportava cocaína em tubos de asa-delta

"Um milagre ainda pode acontecer", diz amigo de brasileiroANA CRISTINA CAMPOS Repórter da Agência Brasil Edição: Talita Cavalcante

Amigo desde a adoles-cência do brasileiro Mar-co Archer Cardoso Morei-ra, de 53 anos, preso des-de 2003 na Indonésia portráfico de drogas, que de-ver ser executado por fu-zilamento neste fim de se-mana, o fotojornalista Nel-son Veiga, de 59 anos, acre-dita que a decisão pode serrevertida. "Acredito até oúltimo instante que ummilagre ainda pode acon-tecer."

Archer trabalhava co-mo instrutor de voo livree foi preso em agosto de2003, quando tentou en-trar na Indonésia, pelo ae-roporto de Jacarta, com13,4 quilos de cocaína es-condidos em uma asa-delta desmontada em se-te bagagens. Ele conseguiufugir do aeroporto, mas foilocalizado após duas sema-nas, na ilha de Sumbawa.Archer confessou o crime e

disse que recebeu US$ 10mil para transportar a co-caína de Lima, no Peru, atéJacarta. No ano seguinte,ele foi condenado à morte.

Amigos de Archer cria-ram uma página no Face-book chamada Free Curu-mim (Libertem Curumim)para tentar salvar a vidado carioca. Veiga explicaque curumim é uma refe-rência ao apelido de Archerpor ser o mais novo da tur-ma de amigos que frequen-tava as praias de Copaca-bana e Ipanema, na zonasul do Rio de Janeiro.

Segundo Veiga, os in-tegrantes do grupo vêm semobilizando para enviarmensagens para o presi-dente indonésio Joko Wi-dodo pedindo clemênciapara Archer. "Nossa lutaé para que ele não seja exe-cutado. Ele errou e ele mes-mo reconheceu o erro", dis-se ao acrescentar que o go-verno brasileiro poderiater sido mais atuante.

O cineasta Marcos Pra-do, que prepara um docu-

mentário sobre o caso dobrasileiro, falou por telefo-ne com Archer na terça-feira (13) e gravou a liga-ção. Prado postou quinta-feira (15) o depoimento deArcher no YouTube.

"Meu segundo pedido declemência foi negado. Eume encontro no corredor damorte. Meu nome está nalista desses 12 primeirosque serão executados. Éum momento muito difícilpara mim. Estou sofrendo.Sei que eu errei. Peço às au-toridades do Brasil que ze-lem pelo meu caso. Eu me-reço mais uma chance.Meu sonho é sair daqui evoltar para o Brasil. Que-ro pedir perdão para todaa minha nação e mostrarpara os jovens que a drogasó leva a dois caminhos: aprisão ou a morte. Sou umapessoa esperançosa e acre-dito mais uma vez que mi-nha estrela vai brilhar. Euvou lutar até o fim. A mi-nha vida não pode acabardessa maneira", disse Ar-cher, no depoimento.

Em conversa por telefo-ne, Dilma Rousseff fez, namanhã de ontem, um ape-lo ao presidente da Indo-nésia em favor dos brasi-leiros Marco Archer e Ro-drigo Gularte, condenadopelo mesmo crime. Wido-do respondeu que não po-deria atender ao apelo deDilma, apesar de com-preender a preocupaçãodela com os cidadãos bra-sileiros.

O presidente indonésiodestacou que todos os trâ-mites jurídicos foram se-guidos conforme as leis dopaís e que os brasileirostiveram garantido o devi-do processo legal. As infor-mações estão em nota di-vulgada pela Secretaria deImprensa da Presidênciada República.

Organizações de direi-tos humanos como AnistiaInternacional e HumanRights Watch tambémapelaram ao governo indo-nésio para evitar a execu-ção, mas tiveram os pedi-dos negados.

rias", diz a nota. Dilma ain-da lamentou profunda-mente a decisão de Wido-do e disse que a execução dobrasileiro vai gerar como-ção no Brasil e terá reper-cussão negativa para as re-lações entre os dois países.

O assessor especial daPresidência da Repúblicapara Assuntos Internacio-nais, Marco Aurélio Gar-cia, informou que o gover-no brasileiro convocouduas vezes o embaixadorda Indonésia no Brasil pa-ra transmitir o desejo da

presidenta Dilma de con-versar com Widodo. O pri-meiro pedido foi feito hácerca de uma semana. Se-gundo Garcia, a execuçãodo brasileiro criaria uma"sombra" na relação entreos dois países.

"Não houve sensibilida-de por parte do governo daIndonésia para o pedido declemência do governo bra-sileiro. Tanto em relação aArcher, quanto a Goular-te." Segundo Garcia, Ar-cher deve ser executado àmeia-noite (hora de Jacar-

ta) de domingo (17), 15h desábado em Brasília. Eledisse ainda que esperar"que um milagre possa re-solver a situação"

O brasileiro Marco Ar-cher Cardoso Moreira, de53 anos, está preso na In-donésia desde 2003, con-denado por tráfico de dro-gas. Ele pode ser o primei-ro brasileiro executado porcrime no exterior. Outrobrasileiro, Rodrigo Gular-te, de 42 anos, também es-tá no corredor da morte naIndonésia, por tentar en-trar no país, em julho de2004, com seis quilos de co-caína escondidos em umaprancha de surfe.

De acordo com as leisda Indonésia, a única for-ma de reverter uma sen-tença de morte é o presi-dente do país aceitar umpedido de clemência. Aprimeira vez que o gover-no brasileiro pediu cle-mência para Archer foi emmarço de 2005, no gover-no do então presidenteLuiz Inácio Lula da Sil-va.

Ontem (16), a Organi-zação Não Governamen-tal (ONG) Human RightsWatch informou que a In-donésia vai executar nes-te domingo (18), por fuzi-lamento, Archer e maiscinco prisoneiros tambémcondenados à morte portráfico de drogas.

Bay Ismoyo / AFP

[email protected]

Barreto

Lista Começa a ser formada a lista dos deputados esta-

duais que lambem a rapadura para migrar para o Par-tido Liberal quando este for fundado. Do PROS, Gus-tavo Carvalho é certo. Não duvido que Raimundo “Par-tido do Governo” Bigodão também o acompanhe na mu-dança. Carlos Augusto Maia (PT do B) também é co-tado. Ezequiel “Partido do Governo” Ferreira podedeixar o PMDB. Se Álvaro Dias for o nome de Robin-son para presidir a Assembleia, ele vai presidir a no-va agremiação.

Lista 2A lista pode ser ampliada. Basta o deputado José

Adécio, que já está na base governista contrariandoa orientação partidária, começar a ser criticado pe-lo senador José Agripino. Não lhe restará outro ru-mo a não ser mudar para um novo partido.

Moral abaladaPSOL nasceu com a marca de quem abriudissidência com o PT por não aceitar o mo-

dus operandi da legenda no poder. O partido sem-pre posou como o que há de mais puro na políticabrasileira. Parecia o PT dos anos 1980. Agora a ima-gem do partido é manchada pela corrupção com amarca do que há de mais atrasado na política na-cional: a divisão de salários de assessores com overeador Marcos do PSOL. Agora ele, eleito puxa-do pelo fenômeno Amanda Gurgel (PSTU), vai en-carar um processo na Comissão de Ética da Câ-mara de Natal. Com essas provas, ele tem poucaschances de escapar do julgamento da opinião pú-blica. O PSOL vai precisar expulsar sumariamen-te o parlamentar, que mais à frente poderá serenquadrado na infidelidade partidária.

ChancesAinda sobre Marcos do

PSOL, ele terá poucaschances de escapar da ex-pulsão do partido. Hátempos que ele não é bemvisto pelos correli-gionários. O movimentonos bastidores já está emcurso.

Chances 2Em outra frente as

chances de escapar da cas-sação são reduzidas na Câ-mara. Ele possui poucarepresentatividade políti-ca e seu partido está longede ser bem visto pela maio-ria conservadora da Casa.

RecuperaçãoA Fundação Estadual

da Criança e do Adoles-cente (Fundac/RN) iniciaum trabalho interes-sante de ressocializaçãode menores infratores.Segunda-feira, um grupode adolescentes iniciarácursos do Pronatec.

ProblemaA Sideral diminuiu a

oferta de ônibus para oSanta Delmira e pressio-nou a fiscalização sobreos táxis-lotação. Umproblemão para o prefeitoFrancisco José Júnior re-solver.

O

TrunfoA recomendação do Conselho Nacional de Justiça

para que seja dado o reajuste dos magistrados é o trun-do do presidente do TJ/RN, Cláudio Santos, paranão fazer da luta dele uma contradição em um cenárioem que ele está batendo de frente com servidoresque perderam gratificações.

Sem desconto - O governador Robinson Faria (PSD) está jogando duro com os que

estão inscritos na dívida ativa do Estado. Se todo mundo pagar o que deve na íntegra, o

governo do sofrido elefante vai arrecadar mais de R$ 5 bilhões. Grana para sair do atoleiro.

Opinião 5www.omossoroense.com.br Sábado, 17 de janeiro de 2015

Notas da Redação

RESUMO DAS NOVELAS

[email protected]

MEIO AMBIENTE - AUfersa realizará a cam-panha "Eu curto praialimpa", domingo (18),em Tibau, às 9h, paralimpar a orla e conscien-tizar frequentadores.

ESPERA - Empresasque terceirizam mão deobra à Prefeitura deMossoró continuam re-clamando de atraso derepasses do Município.Alegam dificuldade.

ESPERA 2 - Por causa doatraso, as empresas ter-ceirizadas dizem não termais como pagar funcio-nários - grande parte ca-bos eleitorais de situacio-nistas.

EDUCAÇÃOA inscrição dos candidatos às vagas do ensino su-

perior pelo Sistema Nacional de Seleção Unificada(SiSU) começa segunda-feira (19), em todo o país.

VISITAO secretário extraordinário de Cultura do Rio

Grande do Norte, Rodrigo Bico Sousa Macedo, fina-liza, na manhã deste sábado, agenda em Mossoró.

VOLTACresce articulação para retorno do deputado Ál-

varo Dias (PMDB) à presidência da Assembleia Le-gislativa. Experiência no cargo conta a seu favor.

Sábado (17/1)

TRANQUILO - O comér-cio varejista do centro dacidade voltou à calmariada fase de baixas vendas.Ótima oportunidade pa-ra pesquisar preços e ne-gociar descontos.

Vitória mostra a Paulo e Beatriz as passagens para os Esta-dos Unidos. Carlota reclama com Madalena sobre a contrataçãode Pedro como motorista de Luísa. Vitória bola um plano paraque ninguém saiba sobre a viagem aos Estados Unidos. Sandraconta a Rafael sobre o novo emprego de Pedro e o casal discute.Célia descobre que Gilda emitiu as passagens para Vitória.Gilda conta para Mário que Paulo pode ser o pai de Vitória.Dani e Rodrigo discutem. Claudia encoraja Otávio a lutar porAlessandra. Pedro entra no quarto de Sandra e mexe na gave-ta da moça. Bastos vai à casa de Inês com uma proposta. San-dra fica apreensiva com a viagem de Beatriz. Cristina propõeuma troca de favores a Susana.

Boogie Oogie

Laura avisa a Caíque que foi procurá-lo co-mo jornalista. Fernando beija Itália. Ricardogarante a Emerson que irá ajudá-lo a provar suainocência. Itália fala mal de Fernando paraNildes. Caíque diz a Laura que não quer par-ticipar da matéria, deixando a jornalista chatea-da. Sueli percebe que Marcos mandou invadirsua casa para pegar o pen drive com a gravaçãode sua conversa com Gustavo. Marcos ficafrustrado ao constatar que a gravação não estáno pen drive.

Alto Astral

Marcelo exige conversar com Nando e Delmase irrita. Bete mostra o presente que ganhou deSimplício para Rute. Sol aconselha Jeff a ir atrásde Mari. Bianca incentiva Gael a reconquistarDandara. João pede para René dormir em suacasa. Gael exige que Pedro não magoe Karina.João chama René de pai. Todos na academia co-mentam o comportamento diferente de Karina.Bianca pede para Duca fazer o teste para Romeu.Mari termina o namoro com Jeff. Bianca e Jadefazem o teste para Julieta. Lucrécia escolhe aatriz para a peça.

MalhaçãoCora exige que Manoel

fale para onde José Alfre-do foi. Cláudio vai até ohotel de Enrico. Marcãofala para Maurílio queCristina viajou. João Lu-cas liga para Maria Ísis,mas desiste antes que elaatenda. Maurílio desco-bre que Cristina está in-do a Genebra. João Lu-cas conversa com MariaMarta sobre a paternida-de. Maria Ísis retorna achamada de João Lucase Du atende. José Alfre-do chega a São João DelRey. Maria Clara e JoãoLucas questionam JoséPedro. Josué entrega pa-ra José Alfredo uma cópiada certidão de casamen-to de Maurílio. Cora vaià joalheria Império e con-ta a todos que viu José Al-fredo. José Alfredo con-versa com Jesuína.

Império

Política Nacional de Re-síduos Sólidos, instituídaem agosto de 2010 (Lei nº

12.305), tem dois eixos princi-pais, que são o fim dos lixões em2014 e a implantação da Lo-gística Reversa, esta voltadaa equacionar o destino final dosrestos do consumo, incluindoeletrônicos, lâmpadas, pneus ebaterias. Independentementedo atraso no cronograma de im-plementação dos projetos, queprecisam ser agilizados, há al-go crucial, mais importante atémesmo do que as ações do po-der público: a consciência da so-ciedade quanto à atitude de ca-da indivíduo, família, condomí-nio e empresa para a consoli-dação de uma nova cultura notrato da questão dos resíduossólidos.

É premente que todos enten-dam, como princípio funda-mental, a necessidade de, porum lado, não sujar o ambienteurbano e, de outro, dispor to-do o lixo produzido de modo am-bientalmente correto. Esseavanço implica mudança de há-bitos de todas as pessoas, emcasa, na escola e no trabalho.Tais posturas cívicas e compor-tamentais são decisivas paraque nossas cidades fiquemmais limpas.

Em primeiro lugar, é neces-sário rever o anacrônico concei-to de que a sociedade paga im-postos ao setor público para queeste limpe as ruas e as cidadese se encarregue de coletar,transportar e dar destino finalaos resíduos sólidos. Já passouda hora de avançarmos paraum conceito mais contempo-râneo de que é responsabilida-de de cada um não sujar as ruasnas quais transita e a cidade naqual vive. Do mesmo modo, efe-tuar corretamente a deposição

do lixo para a coleta é um com-promisso de cada residência,condomínio, empresa, escola einstituição pública ou privada.

Cada pessoa deve ser umagente proativo do processo enão mais um usuário reativo dotrabalho dos serviços de limpe-za, varrição e coleta do lixo pro-duzido pela sociedade. Todosdevem comprometer-se com ameta de que o Brasil tenha ci-dades mais limpas e um habi-tat humano mais saudável eagradável. Qualidade ambien-tal é uma responsabilidade detodos.

O mesmo raciocínio aplica-se à questão da logística rever-

sa, que objetiva dar soluçãoadequada aos produtos no finalde sua vida útil. Esse item daPolítica Nacional de ResíduosSólidos é o que define a res-ponsabilidade compartilhadadas distintas cadeias de supri-mentos e da sociedade quantoà restituição, reaproveitamen-to, reciclagem ou destinação fi-nal ecologicamente correta dos

bens de consumo e suas emba-lagens. Porém, por mais efica-zes que sejam as estruturas decoleta seletiva, estratégias eprogramas de devolução empontos de venda e centros de re-cepção das indústrias e impor-tadores, nada será viável sema participação e engajamentoda população.

Isso é fundamental para oBrasil vencer o grande desafioda salubridade ambiental equalidade da vida. No enfren-tamento desse problema urba-no, é necessária sinergia en-tre indústrias/importadores,distribuidores, comércio e con-sumidores brasileiros. Todo ci-dadão deve sentir-se partici-pante e responsável. Cabe aoMinistério do Meio Ambientee ao de Cidades coordenar osGrupos Técnicos Temáticosencarregados de desenvolvermodelos, normas e procedi-mentos para a logística rever-sa, para que se costurem acor-dos setoriais e se cumpra a le-gislação.

Nada, contudo, será factívelse cada cidadão não participar,com adequado comportamentoquanto à coleta seletiva, ou nadevolução dos rejeitos nos pos-tos de coleta das respectivas ca-deias produtivas.

Como se observa, civismo eeducação ambiental são ele-mentos imprescindíveis paraque a Política Nacional de Re-síduos Sólidos tenha êxito. Aofazer a sua parte e dar o exem-plo, a sociedade também ganhamais força política para cobraro poder público municipal, es-tadual e federal quanto à exe-cução dos projetos e recupera-ção dos atrasos. Consciência,portanto, é o paradigma basi-lar da salubridade ambientalurbana!

A

CONSCIÊNCIA E CIDADANIAPARA UM BRASIL MAIS LIMPO

ARIOVALDO CAODAGLIO - Cientista social, biólogo, estatístico e pós-graduado em meio ambiente, presidente do Selur

(Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo)

Cabe ao Ministério do MeioAmbiente e ao de Cidades

coordenar os GruposTécnicos Temáticosencarregados de

desenvolver modelos,normas e procedimentospara a logística reversa,

para que se costuremacordos setoriais e secumpra a legislação.

Polícia6 www.omossoroense.com.brSábado, 17 de janeiro de 2015

Num intervalo de menos de 24 horas, duas pessoas são vítimas de disparos de arma de fogo

Mossoró registra dois homicídios apósdez dias de trégua nos assassinatos

Violência

Após dez dias de tré-gua nos assassinatos,Mossoró voltou a ser pal-co da insegurança que as-sola a cidade e registroudois homicídios em me-nos de 24 horas. As víti-mas foram Gentil Fran-ça de Souza, 45, e Lean-dro Estevão da Silva, 23.

O primeiro crime ocor-reu na última quinta-feira à noite. O comer-ciante Gentil França deSouza foi morto dentro deseu estabelecimento co-mercial, localizado na co-munidade do Jucuri, àsmargens da BR 405, zo-na rural de Mossoró.

Segundo informaçõesrepassadas por familia-res à polícia, Gentil Fran-ça estava em sua chur-rascaria quando dois in-divíduos entraram no co-mércio e anunciaram umassalto. Conforme teste-munhas, os bandidos co-meçaram a atirar contrao comerciante sem quehouvesse qualquer tipode discussão no local.

Durante o tiroteio, o fi-lho do comerciante, Ro-drigo Dantas de Souza,19, foi baleado nas per-nas. O jovem foi levadopelo Serviço de Atendi-mento Móvel de Urgên-cia (Samu) ao HospitalRegional Tarcísio Maia(HRTM).

Testemunhas dis-seram que Gentil Fran-ça estava armado e suapistola foi levada pelosbandidos, que fugiram dolocal a pé e em seguidapegaram um veículo es-tacionado na rua ao lado,dando apoio às ações doscriminosos. A polícia não

Reclamação

Policiais militares que atuamna BIC denunciam que não estão recebendo diárias

O presidente da Asso-ciação dos Praças da Po-lícia Militar de Mossoróe Região, Tony Fernan-des, denuncia que os po-liciais militares que atu-am na Base Integrada Ci-dadã (BIC) uma parceriada Prefeitura Municipalde Mossoró (PMM) com oGoverno do Estado, nãoestão recebendo as diá-rias referentes aos plan-tões nas bases.

De acordo com Tony,não é a primeira vez quea PMM, responsável pe-los pagamentos das diá-rias, atrasa os valores, edesde o dia 1º de janeiroos policiais aguardampor uma posição oficialdo município, que aindanão apresentou nenhu-ma justificativa para onão cumprimento docompromisso. Ele confir-mou que os oficiais estãorevoltados com a situa-ção.

A Secretaria de Segu-rança Pública e DefesaSocialfoi procurada, atra-vés de sua assessoria, pa-ra se pronunciar sobre ocaso, mas durante a tar-de a reportagem do OMossoroense foi infor-mada de que todos os te-lefones de responsáveisestavam desligados e quenão seria possível o con-tato.

GOVERNO DO ESTADO Tony Fernandes apon-

ta que outro grande en-trave dos PMs é com o Go-verno do Estado. Segun-do ele, ainda haveria diá-rias dos oficiais penden-tes referentes ao Mosso-ró Cidade Junina (MCJ)do ano passado, da Copado Mundo e do 2º turnodas eleições.

Segundo ele, os atrasosfazem com que os PMsnão acreditem mais nopagamento das diárias,e não queiram mais rea-lizar tais atividades. A es-cala de diárias operacio-nais, segundo Tony Fer-nandes, deve ser voluntá-ria, e realizada median-te a vontade do oficial,mas durante o último go-verno se tornou comumque o serviço fosse reali-zado de maneira compul-sória.

"Toda a categoria estátemerosa de que esta prá-tica da escala compulsó-ria tenha continuidadedurante este novo gover-no. Os policiais querem odireito de trabalhar ounão em suas folgas. Mui-tos estão insatisfeitos epedem uma solução paraesta prática antiga. O MPrecomenda que essas es-calas sejam voluntárias",comentou.

Crimes voltaram a ocorrer após dez dias de trégua

tem informação se o co-merciante chegou a ati-rar nos assaltantes.

A polícia investiga sea morte do comerciantetem alguma relação coma morte do seu filho, Ma-noel Dantas de Souza, 16,ocorrida no ano passado,no assentamento VingtRosado. O jovem foi al-vejado por cinco tiros.

O segundo crime ocor-reu na tarde de ontem, noconjunto SantaDelmira.Leandro Estevão da Sil-va, 23, foi baleado en-quanto trafegava na rua

Antônio Mota da Silva,próximo ao Conselho Co-munitário.

Populares disseramque ouviram pelo menosquatro tiros e quando fo-ram ver o jovem estavacaído no chão. Eles infor-maram ainda que viramuma motocicleta saindodo local, mas não identi-ficaram os suspeitos.

No ano passado, se-gundo informações repas-sadas à polícia, LeandroEstevão havia sofridotentativa de homicídio.Mas, ele não tinha envol-

vimento com delitos. A equipe da Delegacia

Especializada em Homi-cídios de Mossoró (De-hom) investiga a possi-bilidade de Leandro Es-tevão ter sido morto porengano por um desafetode um irmão dele, que oteria confundido com ooutro jovem acusado dealguns delitos na região.Segundo a delegadaLia-ne Aragão, a possibilida-de do jovem ter sido mor-to durante uma tentati-va de assalto está descar-tada.

Já estão dizendo que o Vasco foi transformado em"centro de reabilitação" de jogadores em baixa. Sãoatletas que andavam preteridos por grandes clubes e aequipe carioca resolveu absolvê-los. Olha, é bom não du-vidar, de repente a turma reage, pelo orgulho próprio epor gratidão ao clube e volta a jogar o melhor do seufutebol.

Potiguar reforça preparação com jogo-treino e mais um amistosoMovimentação

Inovando

SÉRGIO OLIVEIRA

Eis uma aventura no futebol essa história de con-tratar um elenco completo somente com vídeos pos-tados no Facebook. Mas como hoje já tem dirigenteque confia em gravações editadas com os melhoreslances para contratar, a turma do Doze Futebol Clu-be resolveu escancarar de vez. Agora, se alguma coi-sa nisso tudo apresentar algum resultado positivo,não tenho dúvidas, vai virar moda pelo País afora,gerando assim dificuldades para o chamado empre-sário da bola que atua como intermediário, levandoa sua comissão na atual forma de contratação. Aguar-demos, então, o resultado dessa aventura que podeinovar, mas com forte tendência para afundar em suaspretensões, pois muitos oportunistas podem aprovei-tar a situação para colocar jogadores sem a menorcondição técnica para atuar como profissional. Ve-jam matéria sobre o assunto nesta edição.

Mesmo sabendo que irão se enfrentar no CampeonatoEstadual, as equipes do Globo e do Força e Luz seguem commuitas afinidades. É estranho, mas os dois times dividemcampo de treino, academia, material esportivo e até jogadorese comissão técnica. É o que noticia a imprensa natalense ejá fico imaginando se o resultado de um deles definir umaclassificação. Estranho, muito estranho.

VOLTA crise no relacionamento entre Flamengo e o jogadorLéo Moura. Lamentável.

COMEÇOU o estadual cearense. Goleada na estreia, Ceará3 a 0 no Itapipoca.

PELO visto no vizinho Estado não teve essa história de re-comendação da CBF para iniciar só em fevereiro.

NO Grêmio, o treinador Felipão faz barreira contra assé-dio de seus jovens talentos.

ATACANTESEm Natal, o adversário do Po-

tiguar na estreia do Estadual, oAmérica, começa a ser definido pe-lo treinador Roberto Fernandes.Um dos pontos fortes pode ser oataque com uma dupla bem conhe-cida do futebol norte-rio-grandense. Para o amistoso con-tra o Botafogo-PB, estão treinan-do como titular os jogadores Cas-cata e Max. É preocupação paraqualquer zagueiro.

ELENCOAo todo, pelo que divulgou sua

diretoria, o Palmeiras já conta com43 jogadores para a temporada2015, começando com o Paulistão.O último reforço confirmado é do jo-gador Arouca, mais um nome bemcotado no cenário nacional, sempreatuando por grandes clubes. O“Verdão” segue firme no seupropósito de voltar a ser um timecompetitivo.

CEARENSEO time cearense do Horizonte vai

testar mais um representante dofutebol do Rio Grande do Norte. Jáenfrentou o Baraúnas e agora temamistoso agendado para a próxi-ma quarta-feira, contra o Potiguar.A partida será lá mesmo, na cidadede Horizonte, onde derrotou o tri-color mossoroense por 3 a 0, e ago-ra encara o alvirrubro. Hoje, o Po-tiguar joga em Areia Branca contraa seleção local.

REABILITAÇÃO

Mais um teste para oscomandados do treina-dor Wassil Mendes acon-tece hoje, a partir das15h30, no estádio Gen-til Fernandes, "Fernan-dão". O Potiguar vai en-frentar em jogo-treino aseleção local como retri-buição ao apoio dado napreparação do clube quetem realizado algunstreinos no estádio do mu-nicípio da região da Cos-ta Branca.

Além da movimenta-

ção deste sábado, a dire-toria já comunicou à co-missão técnica que outroamistoso foi acertado.Na quarta-feira, dia 21,o elenco alvirrubro iráaté o estado do Ceará, on-de enfrentará a equipedo Horizonte, no estádioAmigão. Em seu últimoconfronto contra poti-guares, o Horizonte ven-ceu o Baraúnas por 3 a0.

Durante os treinos dasemana, por conta de al-

guns jogadores que esta-vam em tratamento nodepartamento médico, otreinador Wassil Men-des fez algumas expe-riências, mas não devemudar muito em relaçãoà base que vem sendoutilizada como titular.Rafinha e Állefe forampoupados, mas estandobem devem jogar osamistosos. As opções, en-tre outras, para substi-tuir recaíram sobre Glei-son Paraíba e Pedro Ivo.

Alvirrubro mossoroense joga hoje no Fernandão contra a seleção de Areia Branca

Time será montado com contratações pelo Facebook através de vídeosVocê já imaginou

calçar as chuteiras, pe-gar uma bola, gravar umvídeo, publicar em umarede social e conseguiruma vaga em um timeprofissional? Mais doque isso, acreditariapoder ser companheirode jogadores com pas-sagens por clubes comoFlamengo e Cruzeiro eser comandado por ído-los que conquistarampraticamente tudo peloVasco? Pois é isso que oDoze Futebol Clube, doEspírito Santo, propõe.

Fundado em 2014 ecom ideias inovadoras,o time capixaba irá com-por seu elenco com al-guns jogadores amado-res escolhidos por uma

peneira virtual. O mé-todo é simples: os inte-ressados enviam vídeoscom até dois minutos di-zendo por que merecemjogar no Doze FutebolClube. A seleção tam-bém será feita de umaforma diferente. O CEOdo time, Israel Levi, ex-plica como cinco atletasserão escolhidos pormeio dos vídeos e se jun-tarão aos profissionaispara a disputa da segun-da divisão do Campeona-to Capixaba.

O próprio grupo faráas escolhas. "Não have-rá um júri especializado,os próprios jogadores se-lecionados através dosvídeos (30 no total), jun-tamente com a comissão

Métodos nãoconvencionais têmsua explicação,na visão dos idealizadores

Todos esses métodosnada convencionais têmuma explicação. O Dozetem como principal pilar afilosofia de gestão coleti-va: são os torcedores quemcomandam o time. E elesnão são poucos. Hoje, o Do-ze já conta com mais de120 fãs que aderiram aoprograma ''Sócio-diretor''.Eles têm o poder de inves-tir na equipe, contratar,demitir e decidir tudo demaneira colegiada. É o dé-cimo segundo jogador compoder irrestrito. Daí o no-me.

Israel Levi conta que omodelo foi baseado em es-tudos científicos realiza-dos em diversas universi-dades pelo mundo e quesua inspiração veio de jo-gos virtuais como Elifoot eFootball Manager. "Ocrowdmanaging é ummodelo de gestão diferen-ciado, fruto de muitos anosde pesquisa que compro-vam a sua eficácia. Estesistema foi idealizado ten-do o torcedor como o cen-tro das atenções, visandogerar a ele o máximo de en-tretenimento possível,não só através do futebol,mas em outras áreas tam-bém, e a gestão compar-tilhada é só um dos atra-tivos que oferecemos".

E como pode ser viá-vel centenas de gestorestomarem decisões impor-tantes ao mesmo tempo?"O Doze FC conta com umsistema de tecnologia dainformação que é capazde gerenciar todas as de-cisões tomadas, indepen-dentemente de onde o tor-cedor se encontra. Nestesistema, o sócio tem am-pla visão de todos os as-suntos relacionados aoclube, permitindo que elevote de maneira cons-ciente e responsável",conta ele.

Potiguar, jogo-treino no “Fernandão”

Doze FC adotará fórmula inovadora para contratações

BOA ASSESSORIA Montar uma boa assessoria e ouvi-la em todas as

situações, principalmente antes de qualquer declara-ção pública, é algo importante que precisa ser cultiva-do. Talvez, se já tivesse isso, o presidente do Baraú-nas, Zé Peixeiro, não tivesse dado algumas declaraçõessobre a qualidade do seu time.

Aliás, quando disse que o grupo, no máximo, luta-rá para evitar o rebaixamento, foi de encontro à cren-ça do seu treinador, Paulo Moroni, que pensa diferen-te e acredita no potencial de sua equipe para fazer umtrabalho positivo no Campeonato Estadual. Estrean-te como dirigente de um clube profissional, Peixeiroprecisa urgentemente de uma boa assessoria e acre-ditar mais em seus investimentos.

AFINIDADES

[email protected]

Esportivo

Esporte 7www.omossoroense.com.br Sábado, 17 de janeiro de 2015

técnica, e os acionistaspresentes chegarão a umconsenso de quem são os

cinco melhores, atravésdo método de votaçãopreferencial ponderada,

desenvolvido em conjun-to com um instituto ame-ricano de pesquisa", diz.

Marcelo Diaz-ACDP

Cur

ta-M

etra

gem

Social8 www.omossoroense.com.brSábado, 17 de janeiro de 2015

@ Mudam de idade hoje e re-cebem os cumprimentos da coluna:Ticiana Rosado Araújo, Ivy Fonsecae Miramar Diógenes Veras. Para-béns!

@ Marilene Paiva marca a da-ta do Baile de Máscaras 2015 pa-ra o dia 6 de fevereiro, no Requin-te Buffet. O evento, que marca aabertura do Carnaval em Mosso-ró, chega à sua 10ª edição home-nageando os blocos carnavalescosde "salão" dos anos 60. RadiolaClub e Koisa Nossa farão a trilhasonora da noite.

@ A família Escóssia se preparapara mais uma "convenção" anual.Em2015, o encontro acontecerá em Ti-bau e em outro formato.

@ Priscillianna Galdino rece-be hoje para almoço,em Tibau,fes-tejando o seu aniversário, queaconteceu ontem.

@ O amigo e artista plástico Car-los Careca recebe hoje o diploma docurso de Arquitetura.

@ Weber Siqueira soltou a vozno encontro de amigos que feste-jou o aniversário de Marcelo Duar-te, nessa quinta-feira, em Tibau.

@ Entre os muitos amigos de Mar-celo, o doutor-professor RosendoOliveira foi abraçá-lo e cantar pa-rabéns,de hora em hora,como o ani-versariante gosta.

Telefone: 84 9194 5192

[email protected]

Pinto

Raniére Fernandes e a deputada SandraRosado na festa deaniversário deMarcelo Duarte

A turma de bonscompanheiros

que foramabraçar MarceloDuarte em Tibau

MC Querida

MC Querida

PARCERIAO presidente da CDL Mossoró, Getúlio

Vale, está negociando com o Hotel Thermasuma parceria objetivando oferecer benefí-cios aos associados da entidade. Na tardeda última quinta-feira (15), Getúlio se reu-niu com o gerente comercial do Thermas,Pablo Fernandez. O estreitamento das re-lações comerciais entre a entidade e o Ther-mas vai resultar, inicialmente, em condi-ções especiais para os associados da CDLadquirirem o cartão-passaporte do Ther-mas. Como o próprio nome já diz, o docu-mento dá acesso ao parque aquático do ho-tel, com suas 13 piscinas de águas termomi-nerais, e à área de lazer como um todo. Ocartão oferece ainda descontos em hospe-dagens, entradas gratuitas em eventos nohotel e outras facilidades.

O SHOW DO VERÃO EM TIBAUA temporada 2015 do Verão Arena Show

encerra hoje com o mega e esperado showde Wesley Safadão/Garota Safada e maisDayvid Almeida, Gianinni Alencar e Da-nilo Nikson. A Gondin& Garcia e a KNProduções contabilizam positivamente atemporada e se preparam para realizar ocarnaval em Tibau que promete repetir osucesso com atrações de primeira linha. Aosucesso!

Mais de 900 candidatos aprovados farão matrículas nos dias 30 de janeiro e 2 e 3 de fevereiro

VestibularCOTIDIANO

Uern divulga resultado do último ProcessoSeletivo Vocacionado de sua história

SÁBADO, 17 DE JANEIRO DE 2015 REAÇÃO

Motoristas de táxi-lotaçãocobram fiscalização dos

veículos clandestinos

PÁGINA 5

Das 1.045 vagas oferecidaspela Universidade do Estadodo Rio Grande do Norte (Uern)para cursos de graduação, 180foram oferecidas em regime deEnsino a Distância (EAD). Éa primeira vez que a institui-

ção de ensino abre vagas paraeste formato de graduação,que já era oferecido para pós-graduação.

As vagas ofertadas foramdestinadas ao curso de Le-tras, que será ministrado

nas cidades de Guamaré, SãoGonçalo do Amarante e Ca-raúbas. Um dado que cha-mou a atenção da Compervefoi o baixo número de preen-chimento das vagas, apenas80, sendo que 114 ficarão

sem estudantes no próximosemestre.

"Apesar de termos umnúmero baixo de partici-pantes nesta modalidade,sabemos que ainda é um no-vidade dentro da institui-

ção, portanto tende a se tor-nar mais popular nos próxi-mos anos. É um modelo deensino que cresce cada vezmais, e que ocupa espaço nomercado", destacou Egber-to Mesquita.

Uern oferece pela primeira vez cursos na modalidade EAD

Foi com emoção que oreitor da Universidade doEstado do Rio Grande doNorte (Uern), Pedro Fer-nandes, anunciou o resul-tado do último ProcessoSeletivo Vocacionado(PSV), que em 2016 nãoserá mais realizado, subs-tituído integralmente pe-lo Sistema de Seleção Uni-ficada (SiSU), que utilizaas notas do Exame Nacio-nal do Ensino Médio (En-em). Dos 7.188 candidatosque participaram das pro-vas e concorreram às1.045 vagas oferecidas,931 serão convocados e asmatrículas serão realiza-das nos dias 30 de janeiroe 2 e 3 de fevereiro.

Pedro Fernandes co-memorou a divulgação doresultado do PSV e o su-cesso do processo nos úl-timos anos. De acordo comele, agora começa um no-vo momento da institui-ção, que deve receber umasérie de benefícios prove-nientes do Governo Fede-ral, já que vai aderir to-talmente ao sistema En-em/SiSU.

"É um momento de emo-ção, e sensação de devercumprido. Há alguns anosrealizamos o PSV, que éum sistema que valoriza osconhecimentos específicose as qualidades do aluno,mas sabemos que hoje, atémesmo pelas mudanças nopanorama do mercado, épreciso que os candidatosentendam da multidisci-

plinaridade, algo que estámuito presente no Enem.Agora a Uern passa a des-frutar deste modelo de se-leção", comentou, lem-brando que a capacidadede captação de recursos doGoverno Federal pela ins-tituição se ampliará a par-tir de 2016.

Os três primeiros colo-cados do PSV 2015 vieramdo curso de medicina. Oprimeiro colocado foi Mar-coni Edson Maia Júniorde Araújo, que fez3.415,00 pontos na dispu-ta por uma vaga no 2º se-mestre do curso. O segun-do colocado geral, UgorTomaz Fernandes, tam-bém pleiteava vaga emmedicina no segundo se-mestre, e a terceira colo-cada, Juliane Marry deAraújo, buscava uma va-ga no 1º semestre.

Durante a divulgaçãodos nomes dos primeiroscolocados do processo se-letivo, um erro de infor-mação fez com que o no-me do primeiro colocado,Marconi Edson, fosseapresentado como o se-gundo colocado. Atravésda reportagem do O Mos-soroense, o candidato,que reside em Natal, foiinformado da importan-te conquista.

"Eu nem sei nem o quedizer, já que desde a mi-nha infância sonho em sermédico. Será um sonho aser realizado. À priori euachava que nem ia passar,

Candidatos acompanharam na Reitoria a divulgação do resultado do PSV

portanto essa nota muitoalta me deixa bastante fe-liz e surpreso", comentouMarconi Edson.

Uma das polêmicas quemarcaram o último PSVda Uern se deu quanto asua realização, já que pri-meiramente a Universida-de anunciou que extingui-ria o vestibular já em 2015,substituindo-o integral-mente pelo resultado doExame Nacional do Ensi-no Médico, integrado com

o SiSU. A notícia revoltoumuitos estudantes que sepreparavam para a pro-va, inclusive a terceira co-locada geral do processo,que comemorou o resulta-do final.

"Estou muito feliz como resultado, eu não espe-ra ser a primeira, mas fiztudo que estava ao meu al-cance para tirar a melhornota possível. Em março,quando recebemos a notí-cia de que não haveria

PSV, me juntei a uma sé-rie de amigos e resolvemosque iríamos lutar por es-te modelo de processo se-letivo, agora tenho certe-za de que a luta valeu mui-to a pena", narrou Julia-ne Marry.

O diretor da ComissãoPermanente de Vestibular(Comperve), Egberto Mes-quita, comentou que agoraresta esperar pelas outras60% das vagas da Uern, queserão destinadas ao sistema

Enem/SiSU. Ele explicouque as inscrições no SiSUocorrem entre os dias 19 e22 de janeiro, e que os re-sultados serão divulgadosno dia 26.

As matrículas serão fei-tas nos dias 30 de janeiroe 2 e 3 de fevereiro no Cam-pus Central da Uern, con-comitantemente com asmatrículas do PSV, e ocandidato só poderá esco-lher um dos processos se-letivos.

Gerais2 www.omossoroense.com.brSábado, 17 de janeiro de 2015

Falta executarA ida até Curitiba pa-

ra verificar o sistema defuncionamento do melhorsistema de transporte ur-bano do país foi válida,mas daí a implantar o sis-tema paranaense em Mos-soró tem uma lacuna deampla proporção. De boaintenção o inferno estácheio.

RetomadaApós dez dias de total

tranquilidade nas ruas deMossoró, os crimes de ho-micídio voltaram a ocor-rer. O primeiro na comu-nidade de Jucuri. O segun-do no conjunto Santa Del-mira. A trégua dada pelaviolência parece ter che-gado ao fim. Uma pena.

Sem efeitoBalanço que circula em

Natal dá conta de que ape-sar do reforço policial, osprimeiros quinze dias doano foram marcados porum homicídio a mais doque no mesmo período do

ano passado. A sensaçãode segurança pode ter au-mentado, mas... O proble-ma é complexo.

Sem águaEm São Miguel, a ex-

pectativa se concentravaontem numa possível visi-ta de engenheiros daCaern que estariam estu-dando a possibilidade deretomada do abasteci-mento do município serra-no. A informação tinha umclaro perfil de ser falsa. Co-mo reativar o sistema semágua disponível?

Ação sólidaEm Antônio Martins,

o colapso no abastecimen-to d’água tem sido enfren-tado com ações que visamamenizar o sofrimento dapopulação, enquanto aschuvas não chegam e nema adutora Alto Oeste é con-cluída. Por lá, começou ainstalação de caixas comu-nitárias que serão utiliza-das como alternativa.

DistribuiçãoOs reservatórios foram obtidos junto ao Governo

do Estado, através da Caern. Inicialmente, quatro bair-ros foram contemplados com os reservatórios, sendoque cada um tem capacidade para armazenar 10 millitros. As caixas d’água foram instaladas nos bairrosAlto da Ema, Alto São José e nos conjuntos Gregorãoe Miguel de Jorge (Nova Vida).

RenovadoHoje é dia de renovação na vida do nosso companhei-

ro de labuta Argolante Lopes, que após passar algunsdias na UTI, e ser turbinado com duas pontes de safe-na, deixa o hospital para iniciar uma nova vida. O ho-mem já está quase pronto para retomar as “peladas”de fim de semana, e comemorar com costela de porcoe cerveja gelada em Carlos Bar. Vida longa ao velhoLopes.

semana que se encerra foi marcada por um ver-dadeiro show de desencontros no segmento dotransporte público da cidade de Mossoró. A em-presa Sideral anunciou a redução dos trajetos

que atendem o conjunto Santa Delmira, e atribuiu amedida a atuação indiscriminada dos táxis-lotação. Nodia seguinte a assessoria de comunicação da PMMdestacou que as linhas seriam mantidas e que o trans-porte de táxi-lotação seria fiscalizado. Quem fosse fla-grado recolhendo passageiros no trajeto dos ônibusseria multado. Foram suficientes mais 24h para os re-presentantes dos táxis-lotação apresentarem a lei queregulamenta os serviços da categoria e a prefeituraapresentar uma nova posição: as fiscalizações serão en-caminhadas apenas para verificar as condições defuncionamentos dos veículos. E nesta salada de posi-ções não há outra opção a não ser indagar. O que estáacontecendo afinal? A resposta parecer ter uma origemclara. A proposta original de reestruturação do trans-porte público municipal depende de algo que falta: di-nheiro. Somente com o subsídio das passagens, mo-dernização da frota, e otimização dos serviços presta-dos pelas empresas de ônibus, teremos condições de ve-rificar melhorias sólidas no setor. Até lá, acompanha-remos esta novela que parece sem fim. O jogo de em-purra-empurra tem uma origem bem clara. Faltamações sólidas para resolver o problema.

AJogo de empurra-empurra

Márcio Costa

Giro peloEstado

[email protected]

Proposição foi feita com base em relatório do Núcleo de Apoio Técnico Especializado sobre as condições das unidades

Medida

MP propõe TAC para que sejamadotadas melhorias em unidades deacolhimento de menores de idade

Problema

Vazamento de água há dois meses causatranstornos à população no centro da cidade

O Ministério Público(MP) irá propor um Ter-mo de Ajustamento deConduta (TAC) ao muni-cípio a fim de que sejamrealizadas as melhoriasnas entidades de acolhi-mento a menores de ida-de. Conforme o órgão, de-vem ser feitas mudançasno Núcleo de Apoio àCriança Pinguinho deGente (Niac), AldeiasS.O.S. e Casa de Passa-gem.

A proposição do MP foifeita com base em relató-rio do Núcleo de ApoioTécnico Especializado(Nate) sobre as condiçõesdas casas de acolhimen-

to, resultado de uma pe-rícia realizada nas trêsunidades do município. Odocumento indica defi-ciências na estrutura físi-ca, material, de recursoshumanos e na política deatendimento.

De acordo com o 12ºpromotor de justiça, Sas-ha Alves do Amaral, todasessas fragilidades consta-rão no TAC, em que se-rão propostas as adequa-ções necessárias no prazoa ser estabelecido.

A sugestão do TAC éfruto de audiência públi-ca realizada pelo MP emnovembro do ano passa-do para discutir a situa-

ção das casas de acolhi-mento que funcionam nomunicípio. "A finalidadedesta audiência é tomaras providências para me-lhorar o atendimento nasentidades", destacou.

Além do setor da Secre-taria de Assistência So-cial, a situação das casasde acolhimento a meno-res de idade são preocu-pações das secretarias deEducação e Saúde, Con-selho Municipal dos Di-reitos da Criança e doAdolescente (Comdica),da Procuradoria-Geral doMunicípio, além das pró-prias entidades.

O MP pede um traba-

lho conjunto para melho-rar o serviço de acolhi-mento, que não se restrin-ge à infraestrutura dascasas de acolhimento. Aassistente social do MP,Helenita dos Santos, en-fatizou a importância dacapacitação e do proces-so seletivo dos cuidado-res.

"Deve existir um pro-cesso seletivo formal, ob-servando a competênciae, principalmente, o per-fil para exercer a funçãode cuidador. Além disso,é preciso programar a ca-pacitação para a execuçãodo serviço, que é algo bemespecífico", frisou.

Um vazamento deágua na rua Almeida Cas-tro, no centro da cidade,está prejudicando tran-seuntes, escritórios de ad-vocacia e estabelecimen-tos comerciais da região.Conforme populares, hámais de dois meses a águaestá jorrando no meio darua, atrapalhando a roti-

na de quem passa pela lo-calidade.

O advogado ManoelMachado Júnior relataque já ligou diversas ve-zes para a Caern, mas na-da foi resolvido. "Isso pre-judica os escritórios de ad-vocacia instalados nasproximidades, pois mui-tas vezes os carros que

passam pela rua acabammolhando os clientes queestão aguardando na cal-çada para entrar no escri-tório", relata.

Além disso, os buracosformados na via prejudi-cam os motoristas quetrafegam diariamente pe-la rua. Sem contar o maucheiro, que incomoda tan-

to quem passa quantoaqueles que têm pontoscomerciais na rua.

A equipe de reporta-gem do jornal O Mosso-roense tentou entrar emcontato com a Caern pa-ra saber quando o proble-ma será solucionado, masnão obteve êxito nas ten-tativas.

Gerais 3www.omossoroense.com.br Sábado, 17 de janeiro de 2015

Ciências Econômicas (Bach.) - Mossoró-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAndreza Karla de OliveiraBruno AmaranteFrancisco Sérvulo de Oliveira CarvalhoJoelfa Bezerra Vieira de Medeiros PraxedesMaynara Patricia da SilvaPatricia Regina Cosme DuarteRanderson de Lima FernandesRayssa Vasconcelos de OliveiraVanesca Luana Vieira Fernandes

CLASSIFICAÇÃO GERALAna Patricia Pereira de FreitasArthur César Paiva BarrosBruno José AlexandreDezeer Macier de Aquino CostaGlissia Rodrigues de PaulaIago Salgado XavierMarcos Paulo Marinho DantasMaria Telice do Nascimento SaldanhaVanessa Borges de Abreu

Ciências Econômicas (Bach.) - Mossoró-RN - 2º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICACamila EscobarEllen Thaís de Medeiros AssisIsadora da Costa SilvaLarissa Pereira SilvaMariana Alves DantasMoises de Almeida TarginoVitoria Maria da Silva

CLASSIFICAÇÃO GERALAmanda Cristian de Araújo FerreiraAndré Conrado Sousa de NegreirosEllen Sarah da Silva AzevedoEmmanoel Breno Araújo de MendonçaJoana D'arc Rebouças MendonçaMarcelo Augusto Almeida GomesMariana Crisostomo Delfino de Brito

Administração (Bach.) - Mossoró-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAdriano da Cruz CoelhoAdson Rodrigo Medeiros SilvaDayane Pinheiro SantosDebora Lainy da SilvaHitalo Rhângelo de SousaKaio César de Souza LimaMaria Elizânia Chaves ValentinsTasso da Costa AlvesWilker Fernandes Soares

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIAThiago Vinicius de Oliveira Gama

CLASSIFICAÇÃO GERALAntonia Kellyana Araujo RodriguesBruno Feliciano da SilvaCaiubi Gabriel Feitosa Nogueira e MouraCleilton Fernandes de Farias JuniorClévina Holanda DantasDébora Ionara Oliveira GurgelFrancisco Beserra de Oliveira NetoLucas Gabriel de Souza Galvão

Serviço Social (Bach.) - Mossoró-RN - 1º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAGabriel Garcia de AraújoIaponira Thaysa de Souza VieiraMaria Tereza Martins de SouzaMariana Gleicy de Oliveira SilvaMônica Helena da Silva QueirozPaloma Raquel da SilvaPricila Barboza de MenezesTárzia Bruna Silva de SousaThássila Tamires Batista Alves

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIAAdelita Alves de Souza

CLASSIFICAÇÃO GERALAna Maria de Carvalho BezerraBianca Fernandes da SilvaFlaviane Mendes MarquesLetícia Karoline Brito Medeiros DantasRayane Dantas PinheiroRomana Alves da CâmaraSâmara Diniz FreitasTereza Rebeca Pinto Cortez

Letras (Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas) (Lic.)- Mossoró-RN - 1ºSemestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAFrancisco Katson Fontes de SouzaGlenia Ellen Soares CostaPriscila Cybelle Lima FernandesSandson Breno Soares de Sousa

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIALibyna Muriel de Paiva

CLASSIFICAÇÃO GERALHeleno Inácio de Lucena JuniorMaíra Dorcas Padre de Góis

Letras (Habilitação em Língua Inglesa esuas respectivas Literaturas) (Lic.) -Mossoró-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICA

Geovani Eduardo BezerraRômulo Alexandre de Sousa DantasSebastião Rivoredo de Carvalho

CLASSIFICAÇÃO GERALGilvan Xavier de Menezes FilhoJéssica Soares de Araújo RebouçasPatrícia Daniele da Paz Bezerra

Letras (Habilitação em Língua Espanhola e suas respectivasLiteraturas) (Lic.) - Mossoró-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICALindarai Gomes da SilvaMaria Eduarda Fernandes de AlmeidaSuamy Ramos Ferreira da Silva

CLASSIFICAÇÃO GERALAndreza Mirley Feitoza de MoraisDenise Cristina LeiteSymara Tâmara Fernandes Carlos

Letras (Habilitação em Língua Espanholae suas respectivas Literaturas) (Lic.) -Mossoró-RN - 2º Semestre - VespertinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAntonio Ammyson PauloMagnólia Regina de MoraisSabrina Raquel Fernandes de Oliveira

CLASSIFICAÇÃO GERALCecilia Carolina Lamas ZamoranoKarine Vieira de OliveiraLetícia Clara Rodrigues Benedito

Letras (Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas) (Lic.) - Mossoró-RN - 2ºSemestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAElaine Cristina Vieira dos SantosKemila Kelly Costa BezerraLara Marques de OliveiraSilvia Denise Paiva Oliveira

CLASSIFICAÇÃO GERALAnderson Victor Gonçalves de MedeirosBárbara Luíza Alves RubioMaria Anita FilgueiraTássio Bruno de Menezes Viana

Letras (Habilitação em Língua Inglesa esuas respectivas Literaturas) (Lic.) -Mossoró-RN - 2º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAJuliana Oliveira de LimaLedson Marcos Sousa da SilvaLuciana Silveira dos SantosSaulo Sanderson Mascarenhas Bezerra

CLASSIFICAÇÃO GERALAndré Luiz Barros dos AnjosLucas Sales BarbosaNatalyany Nunes OliveiraRoberta Yasmim Fernandes da Costa

Pedagogia (Lic.) - Mossoró-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAndraine Mikele Paiva SoaresClarisse Wigna dos Santos de OliveiraFrancisca Aurilene Dantas da SilvaJesana Oliveira de GóisMaria Venesia Arruda BezerraSandra Eleonoura da Costa

CLASSIFICAÇÃO GERALAlice Honorato VianaEdva Carmellyta Marinho de CarvalhoIsabelle Dayane Costa OliveiraKelly dos Santos BernardoMayara Cristina da Costa LimaRafaela Marcia de Oliveira Silveira

Pedagogia (Lic.) - Mossoró-RN - 2º Semes-tre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICABrenda Kelly Pereira da SilvaEliana Verissimo da SilvaElkislaine Almeida CostaErika Leticia de Almeida SilvaJéssica Raquel Bezerra de OliveiraShirley Maciele Batista de Oliveira

CLASSIFICAÇÃO GERALAriceli Brenda da Silva DantasCrislâyne Maciel de OliveiraElidiane Maria da SilvaMaiara Franciele Pereira VieiraRenata Helvecia Lopes CostaTarciana Rodrigues Ferreira

Pedagogia (Lic.) - Mossoró-RN - 1º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAna Paula Cavalcante RodriguesLaiane Silva de AraújoLarissa Miquerine Rebouças PereiraMariane de Oliveira NolascoNatalia Liciane de Morais SilvaRebeca Gomes Paiva

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIALarissa Feiotsa Moura

CLASSIFICAÇÃO GERALAllynne Vieira DamascenoJeciane Joyce da Conceição Marcolino

Lavínia Maria Silva QueirozMízia Thais Lopes da CostaPatricia de Souza Gurgel

Pedagogia (Lic.) - Mossoró-RN - 2º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAyslla Lidiane Nunes do NascimentoElizama Katianne da Costa Rosario QueirozFrancirleide Monaliza Ferreira do NascimentoLeidiane Nogueira dos SantosMagda Melo dos SantosNathana Fernandes Diniz

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIAJoão Victor da Silveira Nascimento

CLASSIFICAÇÃO GERALAlice Oliveira de SouzaAntonio Anderson Brito do NascimentoDébora Raquel Araújo SilvaMárcia Carina Silveira OliveiraMarisa Fernandes Pinheiro

Ciências Contábeis (Bach.) - Mossoró-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAmanda Caroline Dias CostaAntonio Alisson Teixeira de SousaBianca Reis BorgesLarissa Maria Rodrigues de OliveiraNatália Rafaela Lopes FernandesSonaylle Viviane Souza da Costa

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIARafaela Lopes da Silva

CLASSIFICAÇÃO GERALCélio Inácio Alves Lopes JúniorFrancisco Gilmayron de Fernandes Fonsêca.Íngride Pamilly Ribeiro Araújo de OliveiraJosé Lucas de Moraes SantosLara Siqueira Pereira

Ciências Contábeis (Bach.) - Mossoró-RN - 2º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICADaniel Viana de FreitasJoão Lucas de Albuquerque MacêdoKalyne Michely Silva SouzaNatanael Gomes Silva do ValeNayara Raquel Silva MarquesSabrina Paulino de Oliveira

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIAJosé Victor Gurgel de Medeiros

CLASSIFICAÇÃO GERALIggor Roberto NarcizoJessica Luana Dantas da FonsecaJoão Paulo Rocha Sousa SantosWenia Tatianny de Lima CostaYohana de Araújo Carvalho

Ciências Sociais (Bach.) - Mossoró-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAlex Carlos GadelhaArícia Bezerra MonteiroJuliany Gabriely Araújo NunesWildiney Alves de Andrade

CLASSIFICAÇÃO GERALAugusto Cesar Carlos de QueirozCarlos Adriano Bezerra NunesEloyza Tolentino SoaresLuana Camila Gomes de Medeiros

Ciências Sociais (Lic.) - Mossoró-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAna Maria Saraiva FigueredoBruna Fernanda Rodrigues HolandaJosé Adorgildo Alves de LimaKarizia Gabriela Leite Cavalcante

CLASSIFICAÇÃO GERALIzabele dos Santos Aires MartinsLucas Costa OliveiraLuzianna Mayara de MoraisMateus Alexandre Pereira da Conceição

História (Lic.) - Mossoró-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAndrezza Oliveira da SilvaAntonio Carlos Euflozino SilvaFabio Eduardo do Nascimento RochaFernanda de Moura LemosFlávio Luan Freire LemosMárcia Monique da SilvaNadja Caymme da SilvaPaulo Emanuel da CostaShirley Adriene da Costa Silva

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIAAlcindo Gomes da Silva Junior

CLASSIFICAÇÃO GERALAlípio de Oliveira da SilvaAquila Gomes de Souza FernandesGeovanna Alice CoelhoKarísia Hellen Soares FreireLucas Vinicius Soares GomescostaRafael Lucas de LimaRebeca Canário de Souza MedeirosVinicius Barbosa Lima

Geografia (Lic.) - Mossoró-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAlana Gandra dos SantosAna Izabela Torres da SilvaDoralice Carmem da Costa PaulaErick Emanoel Alves PaivaKennya Sabrynna Maria da SilvaLetícia Françoisis de Mesquita SaldanhaMatteus Vinicius Gomes LuzTasyely Daylhany Freire de LimaVanessa Bárbara da Silva

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIAÍcaro Fernando Pereira de Menezes

CLASSIFICAÇÃO GERALErik Albino de SousaFrancisco Berivanio de Souza BeserraHeloysa Karen de Menezes PascoalHeverton Fernando Vieira de OliveiraIrinaldo Bezerra da CostaNarla Suênia Ferreira da SilvaTomazia Elvira de Oliveira NetaWallyson Henrique Vieira Galdino

Direito (Bach.) - Mossoró-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICACibele Ivonete de SousaFilipi Henrique de Sousa LimaFrancisca Edilene Fernandes da SilvaFrancisco Jose Teófilo GirãoJosé Pio Granjeiro BatistaMarcos Araújo da RochaRenofran Lima de SousaSara de Oliveira Bandeira

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIACassio de Souza Tiburcio

CLASSIFICAÇÃO GERALAntonio Carlos Meira de BritoCamila Gabriela Rebouças de SouzaDébora Adinair Fonseca BizerraErik Henrique da Costa NunesFrederico Carvalho Lima de AbreuRachel de Souza MaximinoThalles Luiz de Morais Almeida

Direito (Bach.) - Mossoró-RN - 2º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAArmando Silva MedeirosElizama Helen de SouzaFrancisco de Assis de LimaLarissa Nogueira de MoraisMaria de Fatima Lopes da SilvaPaulo Sérgio Fernandes SilvaRômulo Gomes da SilveiraTallyta da Nóbrega

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIABonfim de Queiroz Rêgo

CLASSIFICAÇÃO GERALBernardo Rodrigues OliveiraFrancisco Hércules Freitas de SalesHafsanjan Blackstone de MedeirosKennedy Fernandes de SouzaLarissa Costa VirginioMilena de Souza BatistaPedro Lucas Pinto Barreto

Educação Física (Lic.)- Mossoró-RN - 1º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICADiogo Fernandes GaldinoFernanda Pereira de AraujoHugo Delleon de Paiva TeixeiraLuana Priscila Soares BenícioMessias da Silva SantosRamon Ramilles da SilvaVanderlania Marinho de OliveiraVlademir Dionisio de Oliveira

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIAIslan Savio Brito Cavalcante

CLASSIFICAÇÃO GERALJefferson Martins de SousaJose Andre Leite TavaresOnésimo de Oliveira Leite JúniorPatrick Gabriel Freitas da CostaPedro Lucas Medeiros dos SantosRuiz Lennon Galdino de AlmeidaSandro Elias de Medeiros Filho

Educação Física (Bach.) - Mossoró-RN - 2º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAnna Paula Cristiny de Carvalho FernandesArthur Silva MedeirosAryane Kayane Gomes dos SantosDéborah Karynd CâmaraPaulo Vitor Pereira da SilvaSamira Fortunato do Nascimento

CLASSIFICAÇÃO GERALAmanda Carolina de Souza MedeirosBonifácio Lisboa de Paiva BisnetoDiego Arthur Dantas de MoraisFrancisco Cayo da Costa BezerraIsadora Nadja Alves de FreitasMatheus Miranda Trindade

Enfermagem (Lic./Bach.) - Mossoró-RN - 1º Semestre- Matutino

COTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAndressa Maria Flausino ChavesBrenda Pâmela Laurentino da SilvaFernanda Gomes da SilvaJose Lucas AndradeVictória D'awylla Ferreira Rocha Delfino

CLASSIFICAÇÃO GERALAna Clara Costa MendesAnne Caroline Brito de CarvalhoEvelyn Maria Silva RomãoJéssica Lineza Dantas de AraújoSteyce Hellen Morais Magalhães

Ciências Biológicas (Lic.) - Mossoró-RN - 1º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAlcineth Firmino dos SantosElanny Moreno de LucenaJoice Arielly Gois GuimarãesLuan Daniel Freire LopesRaiquelly Cunha da SilvaSuyane de Freitas Oliveira

CLASSIFICAÇÃO GERALFabio Matheus Paiva Fernandes de AlmeidaGislane Alves MarinhoJéssica Patrícia Cavalcante VicenteMaria Gabriela de LimaSílvia Zilmara MaiaWagner Silva de Oliveira

Ciências Biológicas (Bach.)- Mossoró-RN - 2º Semestre - VespertinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICACarlos Fernandes Gois SantosCarlos Walber Batista HenriqueFrancisco Lucas Chaves AlmeidaJackson Mateus Alencar de Oliveira

CLASSIFICAÇÃO GERALAmanda Estevam CarvalhoAntonio Igor Santiago da SilvaGyrliane Santos de SalesVitória Rebouças

Matemática (Lic.) - Mossoró-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAEmerson Wilker da SilvaJordana Andreza Gomes da SilvaMarcelo Augusto Carvalho da SilvaMaria Beatriz FernandesMaria Paula Henrique de MedeirosMatheus Ananias de Morais

CLASSIFICAÇÃO GERALAmangely Rayanne de Souza RodriguesCamilla Fernandes de SouzaDavid Bezerra MoreiraElizângela Fernandes LorenaJorge Luiz de Oliveira FilhoJorzel Alves de Paiva Oliveira

Matemática (Lic.) - Mossoró-RN - 2º Semestre - VespertinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICADeyse Layane Santos SilvaGisele Regina Santos OliveiraJuliana Maria da SilvaPaulo Eduardo de Melo FernandesPaulo Victor de Souza SilvaRafael Rodrigues Medeiros Silva

CLASSIFICAÇÃO GERALAntonio Batista de Freitas JuniorCleine Cristiane da SilvaErismonia Braga dos SantosFrancisco Bonifácio da Silva NetoFrancisco Hemerson Alves LopesJadson Lucas Marques da Silva

Física (Lic.) - Mossoró-RN - 1º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAnderson Senna de Oliveira SousaAyslana Sonally da Silva SouzaJhonatan Saraiva dos SantosNatan Miqueias Vieira MaiaThâmara Dayane Batista AlvesWilliane Silva Santos

CLASSIFICAÇÃO GERALBruna Karolyne da Silva OliveiraDeyrle Kelle de Freitas LimaIago Mateus Sá AquinoJoão de Barro Monteiro CavalcantiJosé Ivan Valentim da SilvaVitória Chris Souza Silva

Química (Lic.) - Mossoró-RN - 1º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAndrews Alves FerreiraArícia Batista de FreitasNatália Thatianne Duarte dos SantosOlga Mila Bezerra BarbosaTamara Miranda de MouraWilne Coelho de Souza

CLASSIFICAÇÃO GERALAldemir de Oliveira Câmara SegundoJoão Victor Silva PereiraJoice da Silva TeixeiraLuma Misma Alves CâmaraRakel Silveira da RochaSilvio Liberato da Costa Silva

Ciência da Computação (Bach.)

- Mossoró-RN - 1º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAntonio Carlos Fernandes da CostaJoão André Noberto de SouzaLeonardo Bandeira de LucenaSebastião Mateus Marques de MenezesVictor Marcelo Rodrigues SilvaWilliam Pontes Araújo

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIAMaria do Socorro Rodrigues de Queiroz

CLASSIFICAÇÃO GERALMatheus Cardoso de MirandaPablo Preston Queiroz Leite BatistaSamuel Alexandre Morais de CarvalhoThiago de Oliveira PereiraVinicius George Carlos Nunes

Filosofia (Lic.) - Mossoró-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAGilrllan Thalys Justino AlvesNestor Vieira de Melo NetoPaulo Raul de Assis MartinsRoberta Calini Gomes PereiraRonan Gomes da Câmara OliveiraWennel Narciso de OliveiraCANDIDATOS COM DEFICIÊNCIARosimeire Monteiro de Oliveira

CLASSIFICAÇÃO GERALJosé Mário Freitas Viana SegundoLuanna Beathiz de SousaPhilipe Villeneuve Oliveira RegoSara Louise Aquino Almeida PeixotoUmbertonio de Freitas Lima

Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) (Bach.) - Mossoró-RN - 2º Semestre - Matutino

COTAS PARA ESCOLA PÚBLICAMaria Isabel Medeiros MarizMaria Laiany Almeida SantiagoPaulina Giovana de Oliveira

CLASSIFICAÇÃO GERALAmanda Mendes de AmorimAntonio Carlos BarbosaNatanael da Silva Leão

Comunicação Social (Habilitação em Publicidade e Propaganda) (Bach.) - Mossoró-RN - 2º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAndreilson Fernandes de CastroIsadora Maísa Dias da SilvaPalloma Dejaíne Batista Alves

CLASSIFICAÇÃO GERALAlessandra Raiane Bezerra de AssisGabriela Avelino Temoteo da SilvaValeska Vanielli Amorim Costa

Comunicação Social (Habilitação em Radialismo) (Bach.) - Mossoró-RN - 2º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAna Clara Pereira de OliveiraTábita Larissa Sousa de QueirozThayonara Izabel Gomes Filgueira

CLASSIFICAÇÃO GERALFrancisca Elle da Fonseca FreitasJosé Lopes Cardoso FilhoLaíse Holanda de Lira

Música (Lic.) - Mossoró-RN - 2º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAndrew Lucas Freitas LimaFabricio de Souza DantasOsman Josenildo Carlos PereiraSevero Ricardo Silva Neto

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIARaimundo Silvano de Lima

CLASSIFICAÇÃO GERALBruno Alisson Alves HerminioDanielly Cabral de Oliveira MeloRanniery Oliveira Dantas de Moura

Medicina (Bach.) - Mossoró-RN - 1º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAFelipe Nunes de AraújoFrancisca Lillyan Christyan Nunes BeserraJofranklin Dantas de AndradeLeandro Diniz da SilvaLuiz Adolfo Miranda BemLuiz Cândido da Silva Júnior

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIAMarcos Filipe Vieira Alves Freire

CLASSIFICAÇÃO GERALGabriel Gomes TizeyJuliane Marry de AraújoKaroline Duarte RêgoMário Anderson Alves OliveiraRodrigo Alves de Melo

Medicina (Bach.) - Mossoró-RN - 2º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICABruno Maxmiliano Filgueira de MouraFrancisco Chagas Alves Galvão

Relação dos aprovados no PSV 2015 - UERN

Gerais4 www.omossoroense.com.brSábado, 17 de janeiro de 2015

Jandilson Jales Aires DantasJarison Ferreira AquinoLeandro da Cruz MartinsMichell Hiaggo Fernandes de Paiva Holanda

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIABianca Nayara Leite Siqueira

CLASSIFICAÇÃO GERALDallianny Gonçalves de Sousa MartinsInavan Emerson da Costa DantasJanaína Ferreira da CunhaMarconi Edson Maia JúniorUgor Tomaz Fernandes

Gestão Ambiental (Bach.) - Mossoró-RN - 1º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAlice Alves Soares DantasIracilda Nazareno de Paiva MedeirosLarissa Tâmara Pereira de FrançaLeticia Gabriele da Silva BezerraMaria Janaina de Oliveira MoraisPedro Miguel Dantas MartinsRafaela da Silva OliveiraZirlania Cristina da Silva

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIAMary Ely Silva Lima

CLASSIFICAÇÃO GERALAlex Rafael de Freitas GomesAntonia Vanessa BezerraFernanda Karoline de Gois Oliveira NunesJandy Araujo DantasMarcos Douglas Sousa MouraMaria Zilda Rosado Costa NetaPoliana Maria da Costa Bandeira

Turismo (Bach.) - Mossoró-RN - 2º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICACarlos Antonio da SilvaCintya Mirely Alves de FrançaDaniel Matos OliveiraFrancisco Wilton da Silva JúniorJanio Cledisson Silva MeloJessica Nara da Silva NascimentoRoberto Bezerra da SilvaThatielly Thainara Silva Gomes

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIADuennys Rodrigues de Moura

CLASSIFICAÇÃO GERALApocalipse Andrade AzevedoCarlos Henrique Felix BessaDébora Santos Bulcão MenezesIlana Couto Dantas de SouzaJoyce Ingrid dos Santos MonteiroMaria Gorete Serra SousaPedro Hugo Sousa de Queiroz Lopes

Ciências Econômicas (Bach.) - Assu-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAbdias da Silva FariasArthur Anderson Cruz MoreiraGerson Ferreira da SilvaIgor Breno de Medeiros BarrosJosiana Maria da Costa JuvinoLeandro Antonio dos SantosRodrigo de Souza DuarteVitoria Fernandes da Silva

CLASSIFICAÇÃO GERALAlison Pereira da SilvaAngelica Viviane da Silva NascimentoElenildo de AraújoJoice Marques da SilvaPedro Lucas Sousa de MedeirosSandro Elbio Rodrigues DantasValéria Nobre da SilvaWalleska Kyvia de Souza

Letras (Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas) (Lic.) - Assu-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAEliane Rufino MartinsJuliana Coelho da SilvaMarcelo Nunes CampistaMaria Geizi Silva Pinto

CLASSIFICAÇÃO GERALAntonio Weliton RibeiroDayse Cristina de Moura GaldinoJanne Mary Alves CardozoNatasha Yohanna Oliveira Mendes

Letras (Habilitação em Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas) (Lic.) - Assu-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAEmanuele Rayane de MedeirosIdaiana Leonor Felipe dos SantosJenifer Vieira da SilvaMairla Lourena Dantas

CLASSIFICAÇÃO GERALAmanda Priscila Garcia Gomes DinizAnderson Aquino de MouraJonas Fernandes de MouraRiane Gabrielly de Souza Carneiro

Pedagogia (Lic.)- Assu-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAnna Luiza de Araujo FrutuosoBianca Juciele Gomes de SousaClaudia Karina Soares de MacedoJesiel Lucas Silva de MedeirosKleber Eloi de Lima MendesLeticia Crislaine Tavares NogueiraMaria Eliane Sales de MouraSilvia Caroline de Macedo Araujo

CLASSIFICAÇÃO GERALAlana Evangelista da SilvaJoyce Raymizam Gomes dos SantosLaura Elizabeth da SilvaMaria Eloisa de Araújo AmorimMariele Cavalcante da CunhaPatricia Santos Souza da SilvaPolliana Kelly Gomes Lopes FernandesSarita Barreto

História (Lic.) - Assu-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICACarlos Henrique do Rego PessoaDiego Pereira da SilvaEmanuel Pereira DantasEmerson Samy Barreto da FéFrancisco David Silva CustodioJosé Lucas de Souza SilvaMaria Lucivania Carlota de SouzaRaimundo André Filho

CLASSIFICAÇÃO GERALAna Caroline da SilvaEmanuel Jarisson SilvaFelipe Eduardo Avelino de OliveiraGary Hudson Hiltonn Lucas SilveiraLuanderson Ildis de Souza SilvaLuís Gomes NetoMaria Luiza Santos de AnselmoMaycon Alexandre da Silva

Geografia (Lic.) - Assu-RN - 2º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICACamila Paula do Nascimento Dinis GomesDavid Wilker Lopes da RochaDurval Medeiros NetoEdgar Xavier da SilvaEmyly Katrine Silva LimaJulianderson Moura AntunesKarolyne Gomes QueirozLuciana Reis da Silva

CLASSIFICAÇÃO GERALJoão Rodrigues da Silva BisnetoJose Enildo de OliveiraJosimaria Santana da SilvaLucas Daniel da SilvaLucelia Pereira SampaioMarcos Rogério Paulino de MoraisMateus Barbosa MoraisRick Stepheson Reinaldo Frutuoso

Ciências Econômicas (Bach.) - Pau dos Ferros- RN - 1º Semestre - No-turnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAArtur da Rocha CarneiroFrancisca Rafaela Rodrigues SilvaJenneilson Andrade de AraujoJuliana de Castro SouzaMarcos Micael Araujo VieiraMaria Analine FerreiraMaria Dayane Moreira AlmeidaMayara Maria Saturno da SilvaPedro Henrique da Silva

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIAJoão Paulo Almeida Rêgo

CLASSIFICAÇÃO GERALAssunaueny Rodrigues de OliveiraCledio Alves Pinheiro da SilvaDhiego Câmara de AraújoFrancisco Wallyson de Freitas CarolinoGabriela Alves PereiraJosé Kenedy Dias BezerraRozana Maiara Pereira SilvaThaisa Bruna Costa Nascimento

Letras (Habilitação em Língua Portugue-sa e suas respectivas Literaturas) (Lic.) - Pau dos Ferros-RN - 1º Semestre - Noturno

COTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAldair Jose de AquinoAna Cristina de OliveiraCarla Roberta de Queiroz AlvesFrancisco Leandro Felix FreitasJanúncio Ferreira RodriguesMayrla Correia Bento

CLASSIFICAÇÃO GERALFrancisco Evaristo Barroso JúniorIsabela Loiola SilvaJefferson Rayanderson dos SantosJuliana Alves PimentaLuana Járdila dos Santos EstevãoPoliana Menezes Amorim Cezario

Letras (Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas) (Lic.) - Pau dos Ferros-RN - 2º Semestre -MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAntonia Paula Menezes AmorimEdinete Neres de LimaRita Gabriele Julião de OliveiraTaiza Barros Leite

CLASSIFICAÇÃO GERALAtalia Tainan de Freitas MenesesEduardo Santos OliveiraPablo Mateus de Oliveira SilvaWigna Maria Pessoa Sousa

Letras (Habilitação em Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas) (Lic.) - Pau dos Ferros-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAFlávio Kennedy Dantas GonçalvesFrancisco Hipolito Ventura JuniorIngrid Dayanne Araújo LimaRainieide Andrade Dantas Barbosa

CLASSIFICAÇÃO GERALHayala Diógenes AlvarengaJoana Darc da Silva OliveiraMateus de Paiva LimaYanka Layone de Carvalho Souza

Letras (Habilitação em Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas) (Lic.) - Pau dos Ferros-RN - 2º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICABrenda Mabelly Deodato QueirozFernando Monteiro OliveiraJakelyne Santos ApolônioJose Marconde Monte MaiaJuliana Silva Oliveira

CLASSIFICAÇÃO GERALAntonia Rozivania da CostaBrenda Maria Torres SilvaFrancisco Gustavo Millar Rodrigues da CostaVirna Bruna do Nascimento FariasYandra Paula Pereira de SousaPedagogia (Lic.) - Pau dos Ferros-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAntonia Lucielle Pereira BessaClara Andreza Bandeira da SilvaDulcileide Azevedo de AraújoFernanda Fernandes de LimaLeumar Pinheiro de FreitasMaria Anaclécia FerreiraMires Mayara PereiraSoraia de Oliveira LimaWaneska Larissa Lima de Oliveira

CLASSIFICAÇÃO GERALAna Gabriela de Oliveira SilvaAntonia Maria Chaves SaldanhaAparecida Suiane Batista EstevamDiana Grazielle Vieira BessaFrancisca Cleciana da Silva VidalIsabel Haialy Pereira da SilvaKeilla Kalliane Fernandes DuarteMariana de Lima DantasPaulo da Cruz Santana

Administração (Bach.) - Pau dos Ferros-RN - 2º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAndré Luiz CorreiaBárbara Gomes GonçalvesDhonath Wallen Alves da SilvaEduardo Ferreira RodriguesFrancisca Jane Félix da CostaJose Luiz Nobre BorgesMaria das Dores de Carvalho SilvaMaria Januse Martins AlvesPaloma de Lima Oliveira

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIAThomas Gabriel de Lima Bezerra

CLASSIFICAÇÃO GERALAmanda Vitória AguiarAnderson Figueredo AlvesDiôgo Antonio Leite de Morais NetoFrancisco Jefferson Negreiros RufinoJaime de Carvalho Costa NetoMaria de Fatima do Rego BezerraMaria Luciana AbranteMaria Margarida Souza Silva

Enfermagem (Lic./Bach.) - Pau dos Ferros-RN - 2º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICABrenda Dias de AraújoJosefa Jamilla Martins AlvesMaria Dianna SousaSabrina Hellen Carvalho FariasVanúbia Matias de Souza

CLASSIFICAÇÃO GERALAlany Lunara SilvaElisama Ferreira PaivaLuiza Heloa de MedeirosMaria da Conceição Martins OliveiraMaria Daline de Queiroz

Educação Física (Lic.) - Pau dos Ferros-RN - 2º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAna Gabriela do Rêgo LeiteBianca Bárbara de SousaFernanda de Lima BarbosaFernanda Sousa VianaLuana Holanda de SousaLucas Damião Rodrigo de OliveiraSávio Paiva BrasilTaglia Amanda da Silva

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIAIsrael do Nascimento Fialho

CLASSIFICAÇÃO GERALAnderson Almeida de QueirozDaniela Tereza de OliveiraFernando Freitas PatriotaKainan Bessa MeloMaria Edinalda do NascimentoMaria Natalia da SilvaPedro Matheus da Silva Lopes

Geografia (Lic.) - Pau dos Ferros-RN - 2º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICADionizia Simplicio BisnetaFrancisca Eduarda Freitas de AlmeidaJoalia Sabrina Varela NunesLinda Maria Matias AlvesMaria Najla Sampaio da Silva

Mayara Alves de LimaNatalia Cristina Batista de SouzaPaulo Victor Rodrigues RegisViviane Nogueira de Lima

CLASSIFICAÇÃO GERALFrancisco Leonardo de OliveiraFrancisco Vinicius da Silva DomingosHugo Bento PereiraJacó de Lira SilvaJosefa Juliana da CostaMaria Alciene de BritoMaria Natália de AquinoRizia Cristina Soares BatistaSanderson Thiago Toscano de Medeiros

Ciências Contábeis (Bach.) - Patu-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAlberlan Fernandes da SilvaFernanda Teixeira de AlmeidaJean José da SilvaJoyce Lane de Oliveira SilvaMarcos Danilo Carvalho GurgelMaria Gilva do Nascimento

CLASSIFICAÇÃO GERALAna Vitoria de Lima FernandesDaiane Guedes da SilvaJosé Genildo de Oliveira SouzaPedro Henrique de LimaSandeji Suassuna FernandesVanderli Lopes da Silva

Pedagogia (Lic.) - Patu-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICADebora Thamires de Medeiros PaivaDenison Emanuel Dantas de SouzaEdilma Teixeira DantasFrancisca Jaildes da Costa SilvaLethícia Virgínia de PaivaLetícia Monteiro Carlos LeiteMarcos Morais FerreiraNatalia Julianne da Silva Maia

CLASSIFICAÇÃO GERALAmeliana Soares de OliveiraAna Cristina de Oliveira SilvaFrancisco Nagazac dos SantosJose Carlos Candido da SilvaMaria Julia Ferreira SousaMatheus Rocha RodriguesNatália Gonçalves FernandesZenira Cristina Bezerra Costa

Matemática (Lic.) - Patu-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAldo Lira de Araújo NetoJhonny Lima CortezJoão Gentil Sales de MouraSabrina Talita da SilvaVanessa Joyse dos Santos LimaViviane de Oliveira Silva

CLASSIFICAÇÃO GERALAgnely Jefferson Oliveira de SousaDogival Francelino de MouraKlariny Menezes LimaMarcelo de Souza MedeirosRodrigo de Oliveira Xavier SilvaThaylany de Sá Alves Oliveira

Letras (Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas) (Lic.) - Patu-RN - 2º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAna Paula de Oliveira SilvaAntonia Gizelly Pereira OliveiraFabiana Gomes FilgueiraMarcos Sílvio Dantas de AraújoRizoneide Vieira da SilvaRobson Resende RafaelRodolfo Fonseca de Mesquita QueirozThanara da Silva Américo

CLASSIFICAÇÃO GERALDaniel Medeiros de OliveiraJoão Thomas Rodrigues de AlmeidaJulia Maria Medeiros da SilvaLenita Ellen OliveiraMaria Rayonária Santos de LimaNoemia de Sousa Silva NetaSheilly Mac Millon Câmara de HolandaSybely Sintia da Silva

Ciências da Religião (Lic.) - Natal-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAmanda Iluska Gomes de FariasAuridéa Santos da CostaCarlos Eduardo Freire da SilvaGersonita Barros Nunes FernandesJane Cleide Soares BeloMarcilho Domingos Eduardo

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIAMarcos Benicio Araujo da Silva Pinheiro

CLASSIFICAÇÃO GERALErikssonara Thalessa da Câmara MartinsIsabella Barbosa Fonsêca de FariasJoseilton Matias BezerraJulianne Hemeterio Cordeiro de FrançaKamisson Danyel de Azevedo SilvaKlaus Eduardo Furtado da Rocha TomazMailda Ferreira dos SantosMaria Elizabete Silva de MouraMarinho Bezerra de Araújo FilhoRoosevelt Santos de VasconcelosÙrsulla Cynara Ferreira da Costa

Direito (Bach.) - Natal-RN - 2º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAElson Martiniano de Lima Filho

Erivan Almeida de OliveiraGeorge Henrique Ferreira dos SantosGrasiele Araujo da SilvaJose Junior de OliveiraJulianna Kelly Souza Bezerra de AzevedoMailza Medeiros da Silva AlcantaraRainolenes de Melo Silva Pinheiro

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIAJoão Pedro de Macedo Silva

CLASSIFICAÇÃO GERALArthur Fonseca LopesCamila Pinheiro Cruz BezerraIngrid Gabriela Saraiva de MeloJean Kelber Bezerra de MedeirosMarcos Gabriel Ferreira TomazMaria Clara Bezerra FonsecaRachel Cardoso Tinoco de Goes

Ciência da Computação (Bach.) - Natal-RN - 1º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAlexandre Henrique DantasCarlos Felipe Monte MandingaIago Henrique de OliveiraPedro Henrique Raulino dos SantosRenato Palmiery da Silva CamposWillamy Domingos de Oliveira

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIAMarden Gabriel Silva dos Santos

CLASSIFICAÇÃO GERALAdelino Afonso Fernandes AvelinoAllyson Thales dos Santos NascimentoEduardo Víctor Bezerra de OliveiraIgor Barbosa NogueiraMatheus Augusto do Amaral

Turismo (Bach.) - Natal-RN - 2º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAna Clara Fonseca de PaivaAndressa Ralesca de AzevedoBruno Felipe VianaIllanna Karinne de Paiva FernandesJalisson Rodrigues da SilvaKarina Rosalino da Silva LeiteMichael Pereira de MouraSérgio Xavier da Silva

CLASSIFICAÇÃO GERALAlzeni Santos de Lima SilvaFrancisco Anderson Alexandre da SilvaGeferson Alan dos Santos SilvaGustavo Egídio Silva SoaresLourenço Firmino do Nascimento NetoMaria Elicelia da SilvaMaria Graziela de AlmeidaMaryana Jara Ferreira Rebouças

Ciência e Tecnologia (Bach.) - Natal-RN - 1º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICABarbara Macêdo Ataíde SantosDavyson Silva MaximianoEliete Silva de OliveiraEverton Guedes de LimaFábio Soares de FreitasIvan Gustavo Freitas CavalcanteJosiane Edinaide Viana dos SantosLaylla Lorena Araújo CunhaPâmala Samara VieiraThallysmara Roberta Freitas de Moura

CLASSIFICAÇÃO GERALArthur Marques de LimaCamila Umbelino de França TozziGustavo de Sousa MedeirosIany de Assis MaiaIsabella Nayara Lyra Chaves da SilvaJoão Paulo Nascimento de AraújoJosé Leydilson Silva de AraújoLucas Cesar de Oliveira DantasLuiz Artur Cavalcante FerreiraThaiane Maria Eufrásio de Alencar

Filosofia (Lic.) - Caicó-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAArthur Sávio da SilvaCarlos Augusto DantasCarolaine Maria dos SantosDriech Watson Medeiros SoaresIslane Pereira de AraujoJoão Marcelo Soares de SousaJoice Cristina da Silva AndradeThiago Anderson Brito de Araújo

CLASSIFICAÇÃO GERALCarlos Alberto Pereira SantosDebora Costa dos SantosJair Paulo de MedeirosJosé Nunes Leite NetoKliver Wendell Medeiros de OliveiraMarcel André da Silva SilveiraOsmildo Gonzaga de AraújoTaynnar Cristina Sampaio de Souza

Enfermagem (Lic./Bach.) - Caicó-RN - 2º Semestre - MatutinoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAlane Hellen dos SantosAndréa Silva de MedeirosMaria Carolina Araujo dos SantosMarilene Fernandes dos SantosPatricia da Silva Moura

CLASSIFICAÇÃO GERALAmanda Kalyne de AraújoAna Clara DantasHéryka Hirla da Silva DantasHilena Karlla de Medeiros AlmeidaRafaele Cristina Dantas Santos

Odontologia (Bach.) - Caicó-RN - 2º Semestre - Matutino

COTAS PARA ESCOLA PÚBLICAFrancisca Janiele Pinheiro PereiraHeloisa Pereira de MedeirosJullierme de Oliveira MoraisTalita da Silva Pinto

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIAWeberton de Souza Santos

CLASSIFICAÇÃO GERALAlexandre Eduardo Campos da SilvaClarisbalte Martins Sampaio Sá BezerraEulania Louise Cruz de Andrade

Letras Língua Portuguesa e RespectivasLiteraturas (Lic.) - Caraúbas-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAna Izadora Tôrres da SilvaAnônio Wagner Gomes de SousaAntônia Pereira Fernandes NetaEdson Gomes Ferreira JúniorFrancisca Aparecida de Moura CordeiroGesya Alana SalesGisele Fernanda da SilvaGustavo Vieira da SilvaIgor Juarez de AraújoMaria Jose GomesRaimundo Alves Feitosa JuniorRoseane Batista de AlmeidaTamires Cristina CarlosValéria Avelino de ArrudaWigno de Begno Olimpio de Freitas

CLASSIFICAÇÃO GERALAdriana da Costa SuassunaDaniela de Araujo NogueiraDaysla Mirele de Souza SilvaÍsis Nayane Bessa DantasJoão Ismar Fernandes DantasJosé Aldizio da Silva JuniorKaliny Emanuele Pereira Freitas FilgueiraLorena Clicia Fernandes CostaMárcio Christiano dos Santos OliveiraMaria Claudia Alves da SilvaRafaela Fernanda de Paiva DantasThayná Cavalcante Martins SilvaYonara Daiana de Oliveira

Letras Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas (Lic.) - Professores da Rede Pública - Caraúbas-RN - 1º Semestre- NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAJandy Adauto dos SantosKatarina Ruzia de SouzaRegiana Maria da Silva

CLASSIFICAÇÃO GERALCarla Moura DutraCélia Maria da SilvaValério Silveira de Góis

Letras Língua Portuguesa e RespectivasLiteraturas (Lic.) - Professores da RedePública - São Gonçalo do Amarante-RN -1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAGeraldo Vicente da SilvaKeila Rosa de LimaMaria da Conceição Siqueira

CLASSIFICAÇÃO GERALMônica Maria dos Santos Fernandes

Letras Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas (Lic.) - São Gonçalo do Amarante-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAAna Karina Correia da SilvaEmanuela Ferreira SilvaFrankley Greymon Diniz do NascimentoIara Patrícia Azevedo da CostaLeydiane Alves Ferreira

CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIAIranilson Pedro de Freitas

CLASSIFICAÇÃO GERALArmando Sérgio dos PrazeresBeatriz Gomes Queiroz de SouzaCarlos Eduardo Pereira DuarteGilmara Jales da CostaIngrid Laís Medeiros de LimaJeisio Afonso Andrade dos SantosJhoseff Douglas Marinho VieiraNair Matias Ferreira Moreira

Letras Língua Portuguesa e RespectivasLiteraturas (Lic.) - Guamaré-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICADiego Henrique Mendonça de SouzaJosé Lindomar de Lima OliveiraLiuana Gomes TrindadeMaria da Conceição de Lima CassimiroMaria José da Costa ValentimPriscila Batista MaiaValdemar Evangelista do Nascimento

CLASSIFICAÇÃO GERALFrançoise Freitas da CostaKelly Sayonara de Souza TeixeiraRaphael Bezerra de Carvalho

Letras Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas (Lic.) - Professores da Rede Pública - Guamaré-RN - 1º Semestre - NoturnoCOTAS PARA ESCOLA PÚBLICAGracileide Gomes da SilvaMaria dos Navegantes Ferreira da Silva Maia

CLASSIFICAÇÃO GERALFrancisco Alan da SilvaJocyângela Gomes da Silva

Motoristas de táxi, emespecial os condutores detáxi-lotação, reagiram aoanúncio da Prefeitura Mu-nicipal de Mossoró (PMM),feito na última quinta-feira (15), de que iria mul-tar os responsáveis por es-te tipo de transporte cole-tivo. De acordo com os re-presentantes dos conduto-res, a fiscalização deveriaser feita nos veículos irre-gulares e não apenas nostáxi-lotação, que trafegampela cidade de forma lega-lizada.

"Fomos pegos de sur-presa com esta medida to-mada pela PMM, não es-perávamos isso, até por-que somos trabalhadorese pagamos nossos impos-tos como qualquer um.Nossa profissão é legaliza-da, e garantida por umaLei Municipal 715/92. En-quanto isso, vários carros,sem nenhuma condição desegurança, ou sequer pla-ca específica de táxi, rodampela cidade de maneira ir-

regular", destacou o pre-sidente do Sindicato dosTaxistas de Mossoró (Sin-ditáxi), Willames Fernan-des.

Segundo o sindicalista,a fiscalização tem como ob-jetivo dificultar o traba-lho dos táxis-lotação, umavez que este tipo de trans-porte coletivo é apontadopelo município como umdos motivadores para a di-ficuldade de implantaçãode um sistema de ônibuseficiente na cidade. "Nos-sa tarifa é mais cara, já ob-jetivando não disputar es-paço com os ônibus. Nos-so público certamente é ou-tro", comentou Willames.

De acordo com o repre-sentante, existem hoje emMossoró 395 taxistas, dosquais 200 são considera-dos como táxi-lotação. Elecomentou que um grupo decondutores deve se reunirna segunda-feira, a partirdas 7h, na Estação das Ar-tes Elizeu Ventania, paradiscutir os rumos para mo-

bilizações da categoria.O vereador Tomaz Ne-

to (PDT) tem acompanha-do as reivindicações dos ta-xistas, juntamente com osvereadores Genivan Vale(PROS) e Lucélio Guilher-me (PTB). Tomaz comen-tou que o cumprimento dalei é fundamental para queseja garantido o direito dacategoria. Ele disse que de-verá ser formada em bre-ve uma comissão com osoutros vereadores para de-bater a situação dostáxis-lotação em Mossoró.

"Existe uma lei, que vi-gora em Mossoró desde1992 e determina o ofíciode táxi-lotação. A partirdesta lei observamos a im-portância destes traba-lhadores. Se a lei é antiga,antiquada? Então come-cemos a articular umamudança, uma reformu-lação, mas não sair atro-pelando o direito dos mo-toristas", comentou To-maz Neto.

A Secretaria de Mobi-

lidade Urbana de Mossorófoi procurada para prestaresclarecimentos acercados apontamentos dos mo-toristas. O diretor de uni-dades de fiscalização daPMM, Vinícius Magno,minimizou as críticas eafirmou que a fiscalizaçãoestará sendo realizada nãocom o intuito de impedir otrabalho dos táxis-lotação,mas sim de averiguar ascondições de segurança equalidade dos carros.

"A fiscalização que es-tá havendo não se dá emrelação ao trabalho dostáxis-lotação, mas sim so-bre a legislação de trânsi-to e as condições dos veí-culos que estão sendo dis-ponibilizados. Acerca dalei que vigora no municí-pio, e que determina o tra-balho destes taxistas, acre-dito que é um pouco anti-gas, e precisa de algunsajustes. Ela reflete umaMossoró com um trânsitoque já não existe mais", co-mentou Vinícius.

Gerais 5www.omossoroense.com.br Sábado, 17 de janeiro de 2015

Taxistas reivindicam maior fiscalização emveículos de transporte coletivo irregulares

Reação

Imagens de possíveis tubarões na praia de Tibau amedrontam veranistas

Boato

Taxistas afirmam que o serviço de táxi-lotação é regulamentado por lei

Foto de suposto tubarão circula nas redes sociais

Circulam nas redes so-ciais imagens atribuídasa suposta presença de tu-barões na praia de Tibau.A imagem compartilha-por centenas de usuáriostem gerado comentáriosde veranistas amedronta-dos com a possibilidade dopredador nas praias da re-gião, bastante frequenta-das nesse início de ano.

No entanto, de acordocom informações repassa-das pelo Corpo de Bombei-ros, a imagem pode setratar de mais um boato

espalhado pelas redes so-ciais. Segundo osbombeiros, até o momen-to não há nenhum indícioque confirme a existênciade tubarões na orla de Ti-bau.

"Não recebemos nenhu-ma informação, nem de ba-nhistas, nem pelo CentroIntegrado de OperaçõesPoliciais (Ciosp) de chama-do de emergência sobre apresença de tubarões napraia de Tibau", revela aassessoria de comunicaçãodos bombeiros.

Para motoristas de táxis-lotação, PMM tem focado ações em veículos legalizados

Cidades6 www.omossoroense.com.brSábado, 17 de janeiro de 2015

Se comparados os últimos doze meses (janeiro/14 a dezembro/14), o total é de 6,37%, acumulando

O Índice de Preços aoConsumidor (IPC) da ci-dade do Natal, calculadopelo Instituto de Desen-volvimento Sustentável eMeio Ambiente do RioGrande do Norte (IDE-MA) por meio da Coorde-nadoria de Estudos So-cioeconômicos (CES), re-gistrou para o mês de de-zembro uma variação po-sitiva de 0,64% em rela-ção ao mês anterior.

Se comparados os úl-timos doze meses (janei-ro/14 a dezembro/14), o to-tal é de 6,37%, acumulan-do 346,63% desde o iní-cio do Plano Real.

O grupo Alimentaçãoe Bebidas, que respondepor 32,43% do índice geralem termos de participaçãono orçamento familiar,apresentou aumento de1,29%. Os itens que maiscontribuíram para esseaumento de preços foram:Cereais, Leguminosas eOleaginosas (13,12%),Hortaliças e Verduras(6,62%), Tubérculos, Raí-zes e Legumes (5,73%),Pescados (3,82%) e Carnese Peixes Industrializados(3,31%).

O grupo Vestuário su-biu 1,32% em função doaumento de preços nos se-guintes itens: Calçados eAcessórios (2,01%), Rou-pa Masculina (1,44%), Te-cidos e Armarinho (1,03%)e Roupa feminina (0,99%).No grupo Saúde e Cuida-dos Pessoais, o aumentofoi de 0,37%. O item quemais contribuiu para es-se aumento foi: HigienePessoal (0,93%).

Em Natal

Idema identifica alta no Índice de Preços ao Consumidor

Cesta básicaaumenta 1.60%na capital

Alimentos são maiores responsáveis pela alta do IPC

Divulgação

De acordo com oscálculos do IDEMA,o custo da Cesta Bási-ca na capital regis-trou variação positi-va de 1,60% para omês de dezembro.Nas despesas com osprodutos essenciais, ocusto com a alimenta-ção por pessoa foi deR$ 259,49.

Para uma famíliaconstituída por qua-tro pessoas, esse va-lor alcançou R$1.037,96. Se a essaquantia fossem adi-cionados os gastoscom Vestuário, Des-pesas Pessoais,

Transportes etc., odispêndio total seriade R$ 3.200,68.

Dos treze produtosque compõem a Ces-ta Básica, nove apre-sentaram variaçõespositivas: Feijão(11,57%), Farinha(3,11%), Frutas(2,27%), Legumes(1,68%), Carne de Boi(1,64%), Tubérculos(1,48%), Pão (0,82%),Açúcar (0,51%) eMargarina (0,09%).As quedas de preçoocorreram em: Leite(-4,22%), Café (-2,33%), Óleo (-0,91) eArroz (-0,57%).

Gerais 7www.omossoroense.com.br Sábado, 17 de janeiro de 2015

Direcionamento

A Secretaria de Esta-do da Segurança Públi-ca e da Defesa Social(Sesed), por meio doCorpo de Bombeiros Mi-litar do Rio Grande doNorte (CBMRN) e doCentro Integrado deOperação Aéreas(CEIOpAer), está empe-nhada em aprimorar eampliar a parceria rea-lizada entre ambas asinstituições no RioGrande do Norte.

Além das ações inte-gradas de salvamentoaquático, que já viraramrotina no litoral poti-guar, os militares deraminício nessa sexta-feira(16) aos treinamentospara oferecer um rápi-do serviço também no so-corro de vítimas de aci-dentes automobilísticos

Sesed estimula Bombeiros e Potiguar 01 aatuarem integrados em acidentes veicularesIdeia é de que as ações de socorro e salvamento ocorram simultaneamente pelo ar e por terra

Equipes devem reforçar ações em conjunto

Assessoria

graves, principalmenteaqueles em que motoris-

tas e passageiros aca-bam presos nas ferra-

gens dos veículos e pre-cisam de um suporte tec-

nológico maior, de equi-pamentos, para que se-jam atendidos com efi-ciência e qualidade.

“Nosso objetivo é oti-mizar os recursos dispo-níveis e diminuir o tem-po de resposta para es-tas ocorrências onde ca-da segundo vale uma vi-da!”, disse o capitão Mar-cos Miranda, comandan-te do Grupamento deBusca e Salvamento.

A integração propos-ta pela Sesed aos Bom-beiros e CEIOpAer per-mitirá atender vítimasde acidentes nas rodo-vias em um menor tem-po, principalmente aoscasos ocorridos em áreasdistantes, fora dos limi-tes da capital e regiãometropolitana.

A ideia é de que as

ações ocorram simulta-neamente pelo ar, pormeio do helicópetro Po-tiguar 01, e por terra,com as equipes de aten-dimento pré-hospitalare salvamento terrestredo CBMRN.

“A aeronave chegarámais rápido ao local doacidente, onde iniciará oprocesso de desencarce-ramento até que as via-turas operacionais dosbombeiros estejam no lo-cal. Para isso, a aerona-ve sempre contará comum equipamento pró-prio para desencarcera-mento, para fazer o cor-te da lataria do veículo,e um bombeiro do grupa-mento de busca e salva-mento habilitado parao serviço”, destacou o ca-pitão.

Cidades8 www.omossoroense.com.brSábado, 17 de janeiro de 2015

Futsal e folia

Campeonato de Blocos abre temporadapré-carnavalesca em Macau com 16 equipes

MACAU – Um dosdestaques do pré-car-naval de Macau, o 44ºCampeonato de Blocos te-ve abertura na segunda-feira, 12, na quadra do Gi-násio Poliesportivo Virgí-lio Barbosa, onde foramdisputadas as duas par-tidas iniciais da compe-tição, que reúne dezesseisequipes representantesde agremiações carnava-lescas da cidade.

Para sediar uma dasmais importantes com-petições de futsal do mu-nicípio, a praça esporti-va passou por reparos emtoda a sua estrutura.Pintura, reposição daplaca da fachada com re-fletores, recuperação epintura da quadra e re-visão de toda a estrutu-ra hidráulica e elétrica,entre outros serviços fo-ram realizados pela pre-feitura no ginásio.

Antes do início dacompetição, a prefeitu-

ra fez a doação de mate-rial esportivo para as 16equipes. Os ternos foramentregues aos represen-tantes das equipes pelovice-prefeito EinsteinBarbosa (PMDB), que re-presentou o prefeito Ker-ginaldo Pinto (PMDB),durante solenidade noúltimo sábado, 10, noCentro de Convivênciado Idoso Afonso Delmi-ro de Souza.

O Campeonato deBlocos será disputadoaté a noite da sexta-feira, 13 de fevereiro,quando acontecerá agrande festa da final. Aprefeitura patrocinaainda toda a premiaçãode troféus e medalhas doevento e o prêmio de R$20 mil será dividido en-tre as duas equipesque chegarem à final,sendo R$ 13 mil para acampeã e R$ 7 mil parao time classificado emsegundo lugar. Ginásio Poliesportivo Virgílio Barbosa recebeu melhorias para sediar a competição

Uma das mais importantes competições de futsal do município litorâneo terá premiação de R$ 20 milBruno Felipe

Social 9www.omossoroense.com.br Sábado, 16 de janeiro de 2015

"O homem não morrequando deixa de viver,massim quando deixa de a-mar".

(CHARLIE CHAPLIN).

PARABÉNS! A colunaestá em vivas com abraçosde saúde e felicidades pa-ra o mais querido dentis-ta Luís Eduardo FonsecaPimentel Soares, para o co-lunista Apolion Rodrigues,para Tetê Lemos e para odentista Francisco dasChagas Pinheiro. #Axé.

CARNAVAL em ritmode campeonato de blocosem Macau já contagia a re-gião. Estão confirmadosAviões do Forró, Léo Ma-galhães, Psirico, Grafithe muito frevo e folia na ci-dade do sal. #Folia.

LEÃO PROMOÇÕESanuncia o maior e melhorCarnaval de 2015 em Ale-xandria com as atrações desucesso no momento, entreoutras novidades. #Reina-do de Momo.

FARRA DA NOVA 89FM hoje, em Assú, a par-tir das 22h, no Oásis Bal-neário, com Farra de Ri-co, Filho Araújo, Swing Ze-ro Grau e muito mais. #Im-perdível.

AUDIÊNCIA PÚBLICApara dis-cutir o Plano Municipal de Saúdee o Relatório Anual de Gestão nomunicípio de Alto do Rodrigues foirealizada com a população para am-pliar e melhorar os serviços na área.

NA ARENA SHOW, além deWesley Safadão & Garota Safadaneste sábado, 17, terá também aparticipação de Giannini Alencar,Dayvid Almeida e Danilo Nikson.Para mais informações ligue: (84)3316-5366.

BADALO'S é o nome do novobloco no litoral da Costa Branca,precisamente na comunidade deCórrego, em Grossos. A colunaagradece apoio aos amigos e em-presas daquela cidade, bem comoao prefeito Mauricinho, vice-prefeito Martins e vereadores Bru-no e Charlinho.

Esta coluna recebendo os casais empresários Asterlânio e Zélia Tinôco, Barbosa e Zilma Firmino em tempo deFeijão com Jota 2014, na Adega da Ponte, em Assú

Em confraternização, o prefeitoAbelardo Rodrigues acontece

com o bioquímico e ex-prefeito Batista Bezerra,

de Afonso Bezerra, queridos desta coluna

A coluna em tempo de Feijão com Jota2014 com as sobrinhas Maria Elisa

e Ariane na Adega da Ponte

Queridíssimo, odentista LuísEduardo Soaresacontece em idade nova commimos do primodeputadoGeorge Soares.Gente que faz!

[email protected] do Açu

Ribamar

Cidades10 www.omossoroense.com.brSábado, 17 de janeiro de 2015

Areia Branca

Prefeitura resgata parte social da festa do padroeiro dacomunidade de Ponta do Mel

Paróquia realizará apresentação do padre sanfoneiro

Programação terá show da banda Grafith e concurso "A Mais Bela Voz da Zona Rural"

Grafith voltará a Ponta do Mel neste domingo para grande show à beira-mar

AREIA BRANCA -Um dos acontecimentosmais marcantes do calen-dário religioso na zona ru-ral do município, a festade São Sebastião, padroei-ro de Ponta do Mel, esteano está sendo resgatadapela prefeita Luana Bru-no (PMDB) no tocante àparte social. Vários even-tos de iniciativa da prefei-tura e da paróquia deAreia Branca estão pro-gramados para acontecera partir deste sábado, 17,até segunda-feira, 19.

Neste sábado, após anovena, a paróquia pro-porcionará à comunidadecatólica a apresentação dopadre sanfoneiro do Bra-

sil, Caio José Cavalcanti. No domingo, 18, será a

vez do esperado show dabanda Grafith. A apresen-tação começará às 16h, eos "grafiteiros" de Pontado Mel e cidades vizinhasestão eufóricos com a pre-sença da banda na vila-praia, onde o grupo possuium fã-clube fiel que osacompanha na maioriadas festas animadas pelabanda na região.

Na segunda-feira, 19,a prefeitura realizará ain-da, em Ponta do Mel, oconcurso de calouros "AMais Bela Voz da ZonaRural". Essa será a pri-meira vez que o certameacontecerá fora da sede do

município e premiará comR$ 3 mil os três melhorescalouros da noite, sendoR$ 1.500 para o 1º lugar;R$ 1.000 para o 2º; e R$500 para o terceiro coloca-do.

A movimentação festi-va em alusão ao padroei-ro da vila-praia no domin-go começará ao meio-dia,com muita animação nasbarracas espalhadas pelaorla marítima, nos clubese bares da localidade.

Visando o evento de do-mingo, em Ponta do Mel,representantes da prefei-tura e do comando da Po-lícia Militar se reunirame traçaram uma estraté-gia de trabalho com o ob-

jetivo de inibir qualquertentativa ou ato de violên-cia no decorrer do even-to.

Para o show, a prefei-tura disponibilizará es-trutura de palco armadopróximo à beira-mar, se-gurança e ambulânciacom médico e equipe deapoio que ficará de pron-tidão no local do evento.

Equipes de profissio-nais das diversas secreta-rias e gerências tambémestarão presentes na vi-la-praia a partir deste sá-bado e durante todo o do-mingo, desenvolvendoações junto à comunidade,orientando e prestando in-formações aos visitantes.

AREIA BRANCA – Aprogramação festiva emPonta do Mel começa nes-te sábado, 17, quando apósa celebração da novena dopadroeiro São Sebastião,a Paróquia de Areia Bran-ca estará proporcionandoa apresentação do padresanfoneiro do Brasil, CaioJosé Cavalcante.

Padre Caio nasceu emNatal, mas atualmente re-side no Rio de Janeiro evem conquistando diver-sos públicos com seu caris-ma musical.

De família humilde, pa-dre Caio é graduado emTeologia e Filosofia, e emEducação Física pela Uni-versidade Potiguar (UnP)

e especialização em Ciên-cias da Religião.

O sacerdote viu o des-pertar de sua vocação ain-da na infância. Ele disseque percebeu aos cincoanos de idade, ao ver osaudoso o papa João Pau-lo II celebrando a SantaMissa. “Costumava repe-tir os gestos litúrgicos ea brincadeira favoritacom meus primos era ce-lebrar missas”, conta,acrescentando que a mú-sica veio aos oito anos,quando começou a ouviras melodias do Rei doBaião, o saudoso LuizGonzaga. “Logo comeceia tirar os primeiros acor-des das violas e das san-

fonas", lembrou o padre,que ingressou no Seminá-rio de São Pedro, em Na-tal, aos 14 anos de idade.

Padre Caio foi para Ni-terói (RJ) a convite do bis-po diocesano, dom PauloMendizabal. O sacerdote,que alegra os brasileiroscom a sua sanfona, temutilizado o acordeom pa-ra evangelizar. Em 2012,padre Caio tocou ao ladode Sorriso Maroto, em Ja-peri, no Rio de Janeiro, pa-ra um público de mais de30 mil pessoas.

Na Música PopularBrasileira (MPB), o sa-cerdote é amigo de artis-tas como Raimundo Fag-ner, Zé Ramalho, Dorgi-

val Dantas, Sirano e Siri-no, Amazan, Tom Olivei-ra e tantos artistas nor-destinos.

Na TV e cinema, padreCaio tem laços de amiza-de com o “Trapalhão” Re-nato Aragão, chegando em2012 a participar do espe-cial de Natal da Rede Glo-bo (Projac). Também foiconsultado para trabalharcom pesquisa no filme“Gonzaga”, no centenáriodo Lua Rei do Baião.

Em sua dinamicidadetem evangelizado de umamaneira diferente levan-do Jesus ao povo. As pes-soas refletem sobre oamor, a salvação e a mis-são na vida.

Canindé Soares