MOSTRA GIRA-SOLA 2012

4
8 REVIRARUA RECONHECENDO O CENTRO DA CIDADE Nesta quarta edição, a Mostra terá o centro da cidade de Ribeirão Preto como palco de seus espetáculos. Casarões, bibliotecas, praças e centros culturais serão ocupados por uma intensa programação de teatro, dança, performance, música, oficinas, manifestações e folguedos populares, literatura e cortejos. É a Mostra Gira-Sola voltando o olhar para o centro da cidade, seus patrimônios e sua história. Girando e revirando as possibilidades de movimentos e encontros. Toda programação é gratuita. Retirada de ingressos uma hora antes de cada apresentação. De 24 a 30 de setembro. Correalização: Grupo Teatral Engasga Gato e SESC São Paulo. Apoio: Prefeitura Municipal / Secretaria Municipal da Cultura G AMOR DE IMPROVISO JULIA E PALHETA ENTRECORPOS Foto Messias Bittencourt CONFLUENCIAS CORTEJO GIRA-SOLA Não será permitido o acesso ao espetáculo após o seu início, mesmo daqueles que já tiverem adquirido o ingresso.

description

REVIRARUA RECONHECENDO O CENTRO DA CIDADE Nesta quarta edição, a Mostra terá o centro da cidade de Ribeirão Preto como palco de seus espetáculos. Casarões, bibliotecas, praças e centros culturais serão ocupados por uma intensa programação de teatro, dança, performance, música, oficinas, manifestações e folguedos populares, literatura e cortejos. É a Mostra Gira-Sola voltando o olhar para o centro da cidade, seus patrimônios e sua história. Girando e revirando as possibilidades de movimentos e encontros. Toda programação é gratuita. Retirada de ingressos uma hora antes de cada apresentação.De 24 a 30 de setembro. Correalização: Grupo Teatral Engasga Gato e SESC São Paulo. Apoio: Prefeitura Municipal / Secretaria Municipal da Cultura

Transcript of MOSTRA GIRA-SOLA 2012

Page 1: MOSTRA GIRA-SOLA 2012

8

REVIRARUA RECONHECENDO O CENTRO DA CIDADE Nesta quarta edição, a Mostra terá o centro da cidade de Ribeirão Preto como palco de seus espetáculos. Casarões, bibliotecas, praças e centros culturais serão ocupados por uma intensa programação de teatro, dança, performance, música, oficinas, manifestações e folguedos populares, literatura e cortejos. É a Mostra Gira-Sola voltando o olhar para o centro da cidade, seus patrimônios e sua história. Girando e revirando as possibilidades de movimentos e encontros. Toda programação é gratuita. Retirada de ingressos uma hora antes de cada apresentação.De 24 a 30 de setembro. Correalização: Grupo Teatral Engasga Gato e SESC São Paulo. Apoio: Prefeitura Municipal / Secretaria Municipal da Cultura

G

AMOR DE IMPROVISO

JULIA E PALHETA

ENTRECORPOS

Fot

o M

essi

as B

itten

cour

t

CONFLUENCIAS

CORTEJO GIRA-SOLA

Não será permitido o acesso ao espetáculo após o seu início, mesmo daqueles que já tiverem adquirido o ingresso.

Page 2: MOSTRA GIRA-SOLA 2012

9

INTERVENÇÃO POÉTICA URBANAGrupo Teatral Engasga Gato - Ribeirão Preto / SPIntervenção inusitada com um objeto artístico previamente existente (um monumento, por exemplo) ou com um espaço público, visando colocar em questão as percepções acerca do mesmo. 24/9, segunda, às 6h, no Casarão Camilo de Mattos.

CORTEJO DE ABERTURA DA MOSTRA GIRA SOLAJá é tradição, o Cortejo reúne artistas da cidade e convida toda a população para uma festa que celebra a chegada da primavera e abre a Mostra Gira-Sola. Em 2011, contou com a participação de mais de trezentas pessoas, entre grupos de teatro, música e estudantes. Neste ano, pretende revirar ainda mais. Traga seu estandarte e junte-se a nós! 24/9, segunda, às 15h, no Quadrilátero Central. 60 min.

Companhia Convidada

CIA ELEVADOR DE TEATRO PANORÂMICOCom direção artística de Marcelo Lazzaratto, a Cia Elevador de Teatro Panorâmico, sediada em SP, foi fundada em julho de 2000 por doze atores, então recém formados pelo Teatro-Escola Célia Helena. A Cia vem desde a sua fundação pesquisando a linguagem cênica a partir de um exercício de improvisação teatral chamado Campo da Visão.

ESPETÁCULOS

LOUCURAUm homem preso em uma caixa de luz. Ele é alimentado através de uma corda que desce do teto trazendo uma maçã. Seu alimento intelectual também é enviado por essa corda. A peça mostra um dia na vida desse homem, que tem suas angústias e indagações expressadas através de uma desesperada mistura das obras de Fernando Pessoa, Santo Agostinho, Rilke, Dostoievski, Guy de Maupassant, Jung, Shakespeare, Albert Camus, Georg Büchner e Artaud. 50 min.25/9, terça, às 20h30, no Galpão de Eventos. 90 lugares.

AMOR DE IMPROVISO Amor de improviso é um espetáculo improvisado. A plateia tem a oportunidade de sentir a força da manifestação artística que jamais se repetirá. Fragmentos de inúmeras histórias de amor, instantâneos que são interpretados pelos atores à sua maneira, construídos naquele instante. O enredo e as histórias se criam de acordo com o olhar do público. 26/9, quarta, às 20h30, no Galpão de Eventos. 90 lugares. 65 min.

IFIGÊNIA Nessa tragédia de Eurípedes, vemos com clareza como o indivíduo além das vontades dos deuses usa de sua consciência para escolher o seu destino. Ifigênia compreende a função e o valor de sua vida quando percebe a necessidade de sua nação e se entrega ao sacrifício. Eurípedes mostra o embate interior que a protagonista sofre entre o seu desejo individual a necessidade do coletivo, antevendo o homem como senhor de suas ações. 65 min. 28/9, sexta, às 20h30, no Galpão de Eventos. 90 lugares.

CURSO CAMPO DE VISÃOCom Marcelo Lazzaratto e integrantes da Cia de Teatro Elevador Panorâmico. Técnica de treinamento para o ator, desenvolvida há 20 anos por Marcelo Lazzaratto. A técnica permite que, a partir do outro, o ator amplie seu potencial criativo, sua gestualidade, enriqueça sua visão de eventuais “personagens” evitando cristalizações pré-concebidas. 25, 26 e 28/9, terça, quarta e sexta, das 10h às 13h, no Telhado Cultural Engasga Gato; e 27/9, das 14h às 20h, no Auditório do SESC. 25 vagas. Informações e inscrições pelo email [email protected] ou na Central de Atendimento.

14

14

14

18

L

4

Fot

o Jo

ão C

alda

s

Page 3: MOSTRA GIRA-SOLA 2012

10

E TODA VEZ QUE ELE PASSA VAI LEVANDO QUALQUER COISA MINHA...Delirivm Teatro de Dança - São Simão / SP . Elenco: Aparecida Mercedes Lucarini, Cátia Buono de Oliveira, Carlota Salvador Zocatelle, Dulce Elena Tudine do Valle, Francisco José Duarte Moreira, Glória Aparecida de Carvalho, Gracinda Rodrigues de Oliveira, Iraci Bimbati, Maria Stella Pasquini de Souza, Maria Aparecida Alves Pereira, Olívia Dolmen Lopes, Rosalina Antônia Fonseca, Victório Kiritschenko, Vandette Tubero Duarte Moreira. Criação e direção: João Butoh. Conta a história de um grupo de pessoas que está em uma estação à espera do trem. Cada qual traz consigo um pouco de sonhos, desejos e esperanças. Sem texto falado, as ações e cenas vão surgindo uma a uma de coreografias, gestos e movimentos. Seriam pessoas abandonadas em um vilarejo, seriam fantasmas predestinados a vagarem por esta estação? 26/9, quarta, às 17h, no Calçadão da Tibiriçá. 50 min.

WILLI - IN PROPRIEDADECia A Dita Cuja – Ribeirão Preto / SP. Elenco: Michelle Maria e Stéfanie Hacker. Direção: Flávio Racy. Envolta em lembranças e desejos, Willi preparara-se para o ofício. Entre maquiar-se e vestir-se, ela trafega por reflexões sobre momentos da infância, seu ofício e sobre ser mulher, contando sua história, compartilhando seus desejos e desenhando seu cruel destino. 26/9, quarta, às 19h, no Casarão Camilo de Mattos. 60 min. 40 lugares.

L

Espetáculos Selecionados

JÚLIAGrupo de Teatro Cirquinho do Revirado – Criciúma / SC. Elenco: Yonara Marques e Reveraldo Joaquim. Direção: Pepe Sedrez. Júlia, uma mulher das ruas, vem chegando. Palheta, seu fiel escudeiro, é quem a conduz. Na bagagem, coisas do mundo, coisas da vida, tantas coisas. Entre realidade e ilusão há uma linha muito tênue, onde uma mulher sem pernas seria capaz de rodopiar. 24/9, segunda, às 17h, no Quadrilátero Central. 55 min.

AS TRAPAÇAS DE UM CANGACEIROGrupo Bandolengos – Poá / SP. Elenco: Álvaro Júnior, Marco Senna, Patrícia Albuquerque. Direção: Luís André Cherubini. Inspirado na literatura de cordel, o espetáculo conta a história de uma ‘família’ de ‘artistas’ que, para sobreviver, topa qualquer parada. Utilizando fantoches são mostradas as peripécias que o cangaceiro Lampião apronta com a Dona da Pensão, a Estudante e, finalmente, com o Diabo. 25/9, terça, às 17h, na Praça Carlos Gomes. 50 min.

ENTRECORPOS: ESTUDO PARA CASA, APARTAMENTO E TELHADOColetivo Ósseo – Salvador / BA. Criação e Atuação: Ana Maria Barros, Denise Matta, Sandra CorradiniConcepção e Direção: Sandra Corradini. Entrecorpos é uma proposta de ocupação artística do Telhado Cultural Engasga Gato que busca investigar, refletir e questionar padrões habituais de comportamento em contextos performativos, comumente observados em espaços cênicos não convencionais. 25/9, terça, às 19h, no Telhado Engasga Gato. 40 min. 80 lugares.

CONTAENCONTROSGrupo Fora do Sério – Ribeirão Preto / SP. Nesta narrativa que inclui Sete fios d´água, história popular recolhida por Heloísa Prieto, e A Pipa e a Flor, de Rubem Alves, a atriz Míriam Fontana deixa-se conduzir pelas histórias neste passeio recheado de emoção e música. 27/9, quinta, 10h e 15h, na Biblioteca Padre Euclides. 45min. 200 lugares.

PARANGOLÉ GRAFITTITeatro de Senhoritas – São Paulo / SP. Aberta à participação do público, esta performance expõe parte do processo de criação dos parangolé-graffitis, que são vestidos, fixados e pintados em cena, e convida os observadores a atuarem, vestindo um parangolé-graffiti ou grafitando no papel da “personagem” transeunte / observador. 27/9, quinta, às 17h, na Esplanada do Theatro Pedro II. 60 min.

O INCRÍVEL HOMEM PELO AVESSOGrupo Contadores de Mentira – Suzano / SP . Elenco: Ailton Ferreira, Ailton Barros, Camila Rafael, Cleiton Pereira, Drico de Oliveira, Daniele Santana, Priscila Klesse, Soraia Amorim e Arnaldo dos Anjos. Direção: Cleiton Pereira. O espetáculo é um teatro, uma feira, uma procissão, uma celebração, um banquete, um outro lugar que “desenterra” a história do Massacre de Canudos onde mais de 25.000 pessoas foram mortas pela então recém instaurada República do Brasil. 27/9, quinta, às 19h, no Espaço Cultural Casa das Artes. 150 min. 80 lugares. 12

12

14

L

L

L

16

Page 4: MOSTRA GIRA-SOLA 2012

11

ABERDEEN, UM POSSÍVEL KURT COBAINSão Paulo / SP. Atuação: Nicolas Trevijano. Direção: José Roberto Jardim. Aberdeen é a cidade onde Kurt Cobain viveu sua infância e adolescência. A peça se passa ao longo dos três dias em que o músico ficou desaparecido até encontrarem seu corpo na estufa de sua mansão em Seattle. Uma ficção que retrata um provável diálogo que o músico teria mantido com Boddah, o amigo imaginário de infância a quem ele costumava recorrer nos momentos de solidão. 27/9, quinta, às 23h, no Casarão Camilo de Mattos. 50 min. 40 lugares.

CIDADE SUBMERSAImpulso Coletivo – São Paulo / SP . Eliseu e Virgílio, dois idosos e amigos de infância, reencontram-se após longo tempo. Eliseu tem Alzheimer e a visita de seu amigo faz com que se relembrem do lugar onde cresceram. Para reencontrar este local, saem pela cidade se confrontando com suas contradições e mudanças. 29/9, sábado, às 19h, no Telhado Cultural Engasga Gato. 50min. 80 lugares.

Outras Atividades

PRÉ-LANÇAMENTO CD “MESTRE ANDROS NA CASA DE PEDRA DE ANDRÉ PERIMUm show autoral com músicas de André R. Perim, duas delas em parceria com Andrei Furlan e uma de autoria de Andrei Furlan e Lucas Anhanzine. Com repertório que permeia o rock, a balada, o pop, o samba, o funk, o afoxé e a salsa. 24/9, segunda, às 21h, na UGT. 80 min. 200 lugares.

CORTEJO HISTÓRICOUm passeio pelos pontos históricos do centro, promovendo o conhecimento e a interação entre estudantes de Escolas Públicas de Ensino Médio e tais pontos. Participação de escolas previamente agendadas. 28/9, sexta, às 14h, na Região Central. 4 horas.

FOLIA DE REISCia Estrela da Guia de Ribeirão Preto. Apresentação de uma das grandes manifestações da tradição popular de nosso estado e da região de Ribeirão Preto, a Folia de Reis. 28/9, sexta, às 15h, no Calçadão. 60 min.

CANTO DAS LETRAS - BICICLOTECA (SEBO A CÉU ABERTO)Bicicleta equipada com livros diversos, criando um sebo a céu aberto onde a população poderá trocar seus livros usados por outros. 28/9, sexta, às 15h30, no Calçadão.

OFICINA DRAMATURGIA: ASPECTOS HISTÓRICOSCom Dilson Rufino – Ribeirão Preto / SP. Um olhar sobre a produção dramatúrgica nos contextos sociais e culturais em que foi produzida. Trechos de textos teatrais, manifestos artísticos, imagens e escritos teóricos nos auxiliam a entender as transformações e refletir sobre a produção atual. 29/9, sábado, das 13h30 às 18h, no Centro Cultural Palace Hotel. 15 vagas. Incrições pelo email [email protected]

EXIBIÇÃO DE VÍDEO Exibição de vídeo sobre o Movimento Cultural REVIRARUA.29/9, sábado, às 18h45min, no Telhado Cultural Engasga Gato.

ENCERRAMENTO MOSTRA GIRA-SOLA - SAMBA MAIS EUProjeto do Engasga Gato que, por meio do samba e de outras manifestações populares, louva a cultura brasileira. Márcio Bá e Outras Alegrias, que formam a banda que dará o clima de celebração, bebem no samba tradicional, mesclando-o a pitadas de sonoridade eletrônica. 29/9, sábado, às 21h, na UGT. 200 lugares.

14

18

L

L

ENDEREÇOS (CENTRO)Biblioteca Padre Euclides Visconde de Inhaúma, 490 Casarão Camilo de Mattos Duque de Caxias, 625 Centro Cultural Palace Hotel Álvares Cabral c/ Duque de Caxias Espaço Cult. Casa das Artes Av. Caramuru, 1516SESC Ribeirão PretoTibiriçá, 50 Telhado Engasga Gato Álvares Cabral 469 - 6º Andar UGT José Bonifácio, 60

18