Mostre+e+conte

2
MOSTRE E CONTE Diz o ditado que falar é fácil e, a julgar pelo tempo que gastamos para conseguir silêncio dos nossos alunos, é mesmo. Algumas características pessoais, como desinibição, tom e timbre de voz, carisma e conhecimento de mundo contribuem para tornar uma pessoa um bom orador. Mas as atividades de oralidade nas aulas de língua portuguesa podem ajudar os alunos (e muito!) a desenvolverem suas potencialidades no campo das relações interpessoais, ensinando-os não só a expressarem-se me- lhor, mas também a ouvirem curiosa e atentamente o que os outros têm a dizer. Com o nome de "Show and TeU", esta é uma atividade bastante conhecida nas escolas americanas, sobretudo naquelas de ensino ele"mentar. O seu objetivo é dar espaço para que os alunos falem aos colegas sobre coisas significativas para eles, revelando características pessoais e talentos que muitas vezes são des- conhecidos do grupo. 1. Com alguma antecedência, peça aos alunos que pensem em um objeto que tenha alto valor sentimental para eles. Algo que evoque uma boa lembrança, um sucesso alcançado, ou ainda uma pessoa muito querida. Explique que será designado um dia- para que cada aluno traga o seu pequeno tesouro para a aula e o compartilhe com os seus colegas. 2. Divulgue as datas em que cada aluno irá trazer o seu objeto. Procure organizar este calendário tentando evitar que esses dias coincidam com algum feriado ou alguma outra atividade, sobretudo de avaliação. Não marque mais de dois alunos em cada dia, e não. marque necessariamente dias corridos de aula; uma vez por semana é uma boa periodicidade. 3. De preferência, comece por você mesmo(a): traga o seu pequeno objeto e fale com o coração sobre ele. Algo relacionado com a sua vida pessoal: a entrada do cinema que marcou o início do namoro com o seu cônjuge pode ser uma boa escolha, uma vez que os alunos têm dificuldade em imaginar seus professores fazendo as mesmas coisas triviais que fazem a maioria dos habitantes do planeta. Depois de terminada a sua exposição, incentive os alunos a lhe fazerem perguntas sobre o assunto. 4. Deixe claro que todos poderão contar com a ajuda do professor pan preparar a exposição, mas não será permitido trazer um texto para ser lido _ aula. ConscÍentize a turma de que o conteúdo exposto terá muito mais valo: do que a forma, e que as possíveis falhas 'serão minimizadas frente à oportUIUdade de todos conhecerem-se melhor. Sugestão: * Antes do dia marcado para o início das apresentações, dê aos aluna.

Transcript of Mostre+e+conte

Page 1: Mostre+e+conte

MOSTRE E CONTE

Diz o ditado que falar é fácil e, a julgar pelo tempo que gastamos para conseguir silêncio dos nossos alunos, é mesmo.

Algumas características pessoais, como desinibição, tom e timbre de voz, carisma e conhecimento de mundo contribuem para tornar uma pessoa um bom orador. Mas as atividades de oralidade nas aulas de língua portuguesa podem ajudar os alunos (e muito!) a desenvolverem suas potencialidades no campo das relações interpessoais, ensinando-os não só a expressarem-se melhor, mas também a ouvirem curiosa e atentamente o que os outros têm a dizer.

Com o nome de "Show and TeU", esta é uma atividade bastante conhecida nas escolas americanas, sobretudo

naquelas de ensino ele"mentar. O seu objetivo é dar espaço para que os alunos falem aos colegas sobre coisas

significativas para eles, revelando características pessoais e talentos que muitas vezes são desconhecidos do grupo.

1. Com alguma antecedência, peça aos alunos que pensem em um objeto que tenha alto valor sentimental para eles.

Algo que evoque uma boa lembrança, um sucesso alcançado, ou ainda uma pessoa muito querida. Explique que será

designado um dia-para que cada aluno traga o seu pequeno tesouro para a aula e o compartilhe com os seus colegas.

2. Divulgue as datas em que cada aluno irá trazer o seu objeto. Procure organizar este calendário tentando evitar que

esses dias coincidam com algum feriado ou alguma outra atividade, sobretudo de avaliação. Não marque mais de dois

alunos em cada dia, e não. marque necessariamente dias corridos de aula; uma vez por semana é uma boa periodicidade.

3. De preferência, comece por você mesmo(a): traga o seu pequeno objeto e fale com o coração sobre ele. Algo

relacionado com a sua vida pessoal: a entrada do cinema que marcou o início do namoro com o seu cônjuge pode ser uma

boa escolha, uma vez que os alunos têm dificuldade em imaginar seus professores fazendo as mesmas coisas triviais que

fazem a maioria dos habitantes do planeta. Depois de terminada a sua exposição, incentive os alunos a lhe fazerem

perguntas sobre o assunto.

4. Deixe claro que todos poderão contar com a ajuda do professor pan preparar a exposição, mas não será permitido trazer um texto para ser lido _ aula. ConscÍentize a turma de que o conteúdo exposto terá muito mais valo: do que a forma, e que as possíveis falhas 'serão minimizadas frente à oportUIUdade de todos conhecerem-se melhor.

Sugestão:

* Antes do dia marcado para o início das apresentações, dê aos aluna. algumas noções de oratória, ensinando-os, por exemplo, sobre a postura correta, o que fazer com as mãos e para onde olhar. .