MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS EM UMA … · MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO DE...

37
MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS EM UMA UNIDADE DE INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES Aloísio José da Silva Profª Orientadora: MS. Solange Kannane

Transcript of MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS EM UMA … · MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO DE...

MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS EM UMA UNIDADE

DE INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

Aloísio José da Silva

Profª Orientadora: MS. Solange Kannane

CONTEXTO TEÓRICO E EMPÍRICO

• Abordou à importância dos recursos humanos para as unidades de informação, a motivação, diferenças comportamentais entre indivíduos, grupos e as teorias motivacionais,bem como a revisão da literatura sobre a administração pública, biblioteca pública e clima organizacional.

• Procurou-se analisar os fatores que provocam satisfação e insatisfação nos recursos humanos, relacionando com as teoriasmotivacionais e ainda identificar os fatores de satisfação e insatisfação mais citados pelos funcionários, além de comparar os fatores de satisfação e insatisfação da Divisão de Bibliotecas, através dos gráficos.

METAS

Entender os fatores que provocam motivação, satisfação e insatisfação nos funcionários de uma Biblioteca Pública a partir do estudo in loco torna-se uma das vias que possibilita criar situações motivadoras a fim de melhorar os serviços prestados.

OBJETIVOS GERAIS

Aferir o grau de motivação e satisfação com que os funcionários de uma unidade pública de informação estão desempenhando suas funções.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Pretendeu-se com a realização da pesquisa:

• Conhecer o grau de motivação, satisfação e insatisfação geral dos funcionários dentro da organização;

Identificar os fatores de satisfação e insatisfação mais citados pelos funcionários

• Identificar os fatores motivacionais;

• Levantar as sugestões dos funcionários;

• Subsidiar os profissionais da gestão de pessoas e os gestores públicos na elaboração de políticas para melhorar o ambiente de trabalho e o desempenho no trabalho;

METODOLOGIA

• O método utilizado foi um levantamento descritivo e exploratório, cujo instrumento de coleta de dados foi questionário com questões fechadas (com alternativas pré-definidas).

• Este foi composto por 36 questões e dividido em duas partes: na primeira as perguntas eram relacionadas a dados demográficos. Na segunda parte foram apresentadas questões relacionadas diretamente aos funcionários. Para cada pergunta o respondente encontravam de 4 á 5 opções de respostas.

• A população alvo foram 79 funcionários. A partir destes foi composta uma amostra com 58 componentes; dividida entre 30 Bibliotecários, 11 Assistentes de Gestão de Políticas Pública, 09 Agentes de Apoio e 08 outros cargos.

• Após a coleta foi efetuado um agrupamento dos dados para sistematizar as informações obtidas e, posteriormente, realizar a análise dos mesmos e auferir as conclusões.

MOTIVAÇÃO, SATISFAÇÃO E INSATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA DIVISÃO DE BIBLIOTECAS

CONSIDERAÇÕES FINAIS

• O perfil dos funcionários da Divisão de Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo mostra que a maioria é composta pelo sexo feminino (79,31%); estão acima de 51 anos (65,51%) e um numero significativo possui curso superior (41,38%)

• Avaliam ter um bom relacionamento interpessoal com os colegas e a chefia sentem-se reconhecidos profissionalmente, satisfeitos com o trabalho em si e realizados com a profissão que escolheram.

• Os resultados do estudo apontam que o fator “condições de trabalho” apresenta-se como principal responsável pela insatisfação dos recursos humanos.

• As principais insatisfações em relação a esse fator estão relacionadas a layout, sinalização, acessibilidade, iluminação, ventilação / aquecimento, ruído, quadro de funcionários, banheiro, equipamentos de informática, mobiliário, recursos materiais, acervo.

• Os fatores de higiene acima descrevem o ambiente das pessoas, (fatores extrínsecos ao trabalho) e têm função primaria de prevenir a insatisfação no trabalho. Herzberg, também, chamou-os de fatores de manutenção, pois nunca estão completamente satisfeitos, ou seja, precisam ser mantidos continuadamente

• Conhecendo-se, então, o comportamento dos recursos humanos (Davis & Newstrom, 1992) das áreas da Divisão de Bibliotecas do Cultural São Paulo, bem como os fatores que mais contribuem para a satisfação ou insatisfação no trabalho (Hersey & Blanchard, 1986), deve-se procurar satisfazê-los ou superá-los, criando condições adequadas às pessoas como elemento mais importante da Biblioteca.

REFERÊNCIAS

Bergamini, C. W. Motivação. São Paulo: Atlas, 1993.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

DAVIS, Keith; NEWSTROM, John W. Comportamento Humano no Trabalho: uma abordagem psicológica. São Paulo: Pioneira, 1992. p. 47

ESTEFANO, Elizete Vieira Vitorino. Satisfação dos recursos humanos no trabalho: um estudo de caso na Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Centro Tecnológico, UNIVERSIDADE DE Santa Catarina, 1996.

HERZBERG, Frederick. O conceito da higiene como motivação e os problemas do potencial humano no trabalho. In: HAMPTON, David R. Conceitos de comportamento na administração. São Paulo: EPU, 1973. p.53-62.

NAKAMURA, Janete. Fatores motivacionais: estudo de casos dos recursos humanos em bibliotecas universitárias federais e em centros de documentação do sistema SEBRAE. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia e Documentação), Brasília, DF, 1994. Brasília, DF: Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 1984.

OLIVEIRA, Angela Maria et al. Gerenciamento do capital humano em bibliotecas ou centros de informação: desafio imposto pela sociedade do conhecimento. TRANSIFORMAÇÃO, v./12, n./2, p. 7 – 16 jul./dez./2000.