Movida talks feedback

12
O Desafio do Feedback Priscila Oliveira

Transcript of Movida talks feedback

O Desafio do Feedback

Priscila Oliveira

A crítica é parte fundamental do processo que visa orientar as pessoas a apresentarem comportamentos e desempenho adequados a uma determinada situação. A todo momento, estamos recebendo feedbacks.

• Informalmente, no dia-a-dia, de pessoas com quem interagimos e que reagem àquilo que dizemos ou fazemos.

• Formalmente, de chefes que comentam nosso desempenho no trabalho; de nossos subordinados, que reagem à maneira como exercemos nossa liderança; de colegas, clientes e fornecedores;

• Em treinamento; auxiliando-nos no desenvolvimento de novas habilidades.

• Dentre outras situações.

Criticar é parte integrante da comunicação efetiva, isto é, daquela que pressupõe um locutor e um interlocutor. A crítica é a ligação entre as coisas que você faz e diz e a compreensão do impacto que as mesmas exercem sobre as outras pessoas. Quando o objetivo é influenciar pessoas no trabalho, saber criticar adequadamente é talvez a habilidade interpessoal mais significativa que se pode desenvolver. Essa habilidade é o elemento que diferencia:

• Gerentes capazes de motivar e desenvolver com sucesso seus subordinados, daqueles que encontram sérias dificuldades em desempenhar a função de liderar um grupo de pessoas;

• Orientadores e conselheiros que conseguem melhorar efetivamente o desempenho de suas equipes, daqueles que realizam um trabalho apenas superficial;

• Profissionais de treinamento que se empenham em transmitir idéias e conhecimentos, e desenvolver as habilidades dos participantes do grupo de treinamento, daqueles que se preocupam apenas em ministrar cursos.

• Orientadores que conduzem seu grupo de maneira a fazer desabrochar seu potencial, daqueles que, ao contrário, sufocam-no.

• Indivíduos capazes de trabalhar efetivamente pela equipe à qual pertencem, daqueles que não fazem senão prejudicar o grupo.

Crítica Construtiva x Crítica Destrutiva

Uma crítica positiva quando visa a reforçar o comportamento ou desempenho que está atingindo o padrão desejado, e negativa quando visa a corrigir e melhorar o comportamento ou desempenho de baixa qualidade ou insatisfatório. Tanto a crítica positiva quanto a negativa podem e devem ser construtivas. Os dois maiores problemas, concernentes a essa questão ,são:

A inexistência de crítica positiva; isto é, não reconhecimento ou referência de um bom desempenho;

A crítica negativa é feita de maneira tal que seu caráter é destrutivo.

A crítica destrutiva acostuma acontecer só quando as coisas saem erradas e quando não há padrões determinados pelos quais se possa avaliar o desempenho ou comportamento, ou qualquer plano que vise desenvolvimento.

Exemplo de Crítica Construtiva

Sharom acaba de entrar para uma determinada secção da empresa e embora, apresente um desempenho de boa qualidade para os padrões exigidos, possui um comportamento rude, demonstrando irritação com os seus colegas. Sua supervisora Joan, decide ter uma conversa com ela. Pede a Sharom que a acompanhe até a sua sala de entrevistas, e lhe diz: “Estou bastante satisfeita com a qualidade do seu trabalho . No entanto , tenho notado que, em certas ocasiões , você é rude com seus colegas. Por exemplo, quando David , ontem, pediu-lhe a pasta de orçamento, você lhe disse que estava muito ocupada para procurá-la e simplesmente continuou seu trabalho”.Dependendo da situação Sharom , Joan pode proseguir a conversa, perguntando, por exemplo:”Como David deve ter se sentindo diante de sua atitude?”,”De que maneira posso ajudá-la a ajustar-se melhor à seção?”

A finalidade da Crítica

•Fornecer informações sobre o comportamento e o desempenho com base em dados objetivos, de tal maneira que a pessoa criticada mantém uma atitude positiva em relação a si própria e a seu trabalho;

•Estimular aquele que recebe a crítica a comprometer-se com o planejamento pessoal, a fim de buscar padrões estabelecidos de comportamento e desempenho.

O momento e o Lugar adequado para realizar

uma crítica

• Deve ser feita no primeiro momento possível depois do fato que a motivou: dessa forma, mantém-se vivo o acontecimento, o que garante uma possibilidade maior da crítica ser mais específica, melhor compreendida e, conseqüentemente, mais facilmente incorporada ao trabalho futuro.

• Deve-se levar em conta a habilidade da pessoa de fazer uma crítica construtiva naquele determinado momento;

• Igualmente, deve-se levar em consideração a capacidade da pessoa de lidar com a crítica.; em outras palavras , a quantidade de crítica que essa pessoa tem recebido, sua sensibilidade a isso e a pressão exercida sobre ela.

No que diz respeito a lugar mais apropriada para o estabelecimento da crítica, a resposta é óbvia.No local de trabalho, o mais conveniente seria procurar uma sala, em que não houvesse o risco de ser ouvido, nem tampouco interrompido. É claro que não há problema nenhum em se fazer uma crítica positiva geral ao grupo diante de outras pessoas, não é legal quando é destrutiva e deixa a pessoa constrangida na frente de todos.

As 10 Ferramentas para a crítica Construtiva

1. Analisar a Situação;2. Determinar os efeitos e os objetivos;3. Ajustar-se à receptividade;4. Criar o ambiente propício;5. Comunicar-se efetivamente;6. Descrever o Comportamento que deseja

mudar;7. Descrever o Comportamento Desejado;8. Procurar Soluções conjuntamente;9. Concentrar-se naquilo que se acha bom;10.Chegar a um acordo.

E quando a crítica é destrutiva, como lidar?

•Identifique os motivos que essa pessoa tem para lhe fazer determinada crítica, neste determinado momento;

•Controle os seus pensamentos (é provável que você esteja se sentindo deprimido ou zangado com as críticas que está recebendo), buscando a intenção positiva que há por detrás das palavras aparentemente negativas.

•Se a crítica for subjetiva ou voltada à sua personalidade ou atitude, utilize sua habilidade de questionamento, para direcionar a crítica para problemas reais, buscando exemplos:”Você diz que não me dou bem com o resto da equipe.Poderia apresentar-me alguns exemplos de atitudes minhas que estejam acarretando problemas?”.

•Da mesma forma se a crítica for vaga, procure obter mais detalhes.

• Se a pessoa que critica estiver zangada ou agressiva, comece demonstrando-lhe empatia, dizendo: “ Sei que você está aborrecido pelo fato de eu não tê-lo consultado a respeito de..”.O próximo passo irá depender de você considerar ou não a crítica justificável.

•Caso você não a considere justa é possível que deseja explicar porque não consultou a pessoa em questão. Contar com uma estratégia e concentrar-se no problema, em vez de fixar-se nas atitudes de agressividade de seu interlocutor ajudará você a manter e assumir o controle da discussão.

•Tire proveito da forma como a crítica é transmitida, resumindo a crítica destrutiva da outra pessoa e reproduzindo-a em suas próprias palavras construtivas;

•Procure lembrar-se de que se alguém está se dando ao trabalho de criticá-lo, é possível que uma mudança no seu desempenho ou comportamento valha mesmo a pena;

•Agradeça à pessoa por ter feito a crítica e procure manter uma visão clara de seu valor pessoal, através de uma avaliação da crítica, levando em conta se autoconhecimento anterior.

Pensamentos

"Os melhores autores são sempre os críticos mais severos de suas obras."( Autor Desconhecido ) 

"O crítico inimigo é também um colaborador."( Gregório Marañón ) 

"Criticar os outros é algo muito perigoso; nem tanto pelos erros que você pode cometer ao criticar, mas pelo fato de você poder estar revelando algumas verdades a seu respeito. "( Harold Medina ) 

“Criticar todos sabem”(Schrevelius) 

"Louvam-se ou criticam-se muitas coisas porque está na moda louvá-las ou criticá-las."( François de La Rochefoucauld ) 

"Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar."( Abraham Lincoln )

Obrigada!