MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o...

33
MOVIMENTO DE TERRA MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte

Transcript of MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o...

Page 1: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

MOVIMENTO DE TERRAMOVIMENTO DE TERRA

2ª Parte

Page 2: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Taxa de empolamento (T.E.)

Definição Técnica:Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido Empolamento é o aumento do volume sofrido

por um determinado material do seu Estado por um determinado material do seu Estado Natural para o Estado Solto ao ser Natural para o Estado Solto ao ser transportado, ou seja, ocorre o aumento do transportado, ou seja, ocorre o aumento do Índice de vazios entre as partículas sólidas.Índice de vazios entre as partículas sólidas.

Page 3: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Taxa de empolamento (T.E.)

Cálculo da Taxa Empolamento (expresso Cálculo da Taxa Empolamento (expresso porcentagem):porcentagem):

100%x1γS

γN.E.T

N – Densidade NaturalN – Densidade Natural

S – Densidade SoltaS – Densidade Solta

Page 4: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Taxa de empolamento (T.E.)

Exemplo do Cálculo da Taxa Empolamento:Exemplo do Cálculo da Taxa Empolamento:

100%x1γS

γN.E.T

N =1650g/dmN =1650g/dm33

S =1370g/dmS =1370g/dm33

100%x1g/dm1370

g/dm1650.E.T

3

3

T.E. = 20,44%T.E. = 20,44%

Page 5: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Contenção de encosta com Rip-Rap de soloCimento Ensacado

1. Traço

2. Acondicionamento da mistura em sacos de poliéster e esquema de amarração

3. Cuidados necessários na execução de uma contenção de encosta com Rip-Rap de solo cimento

Continuar

Page 6: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

1) Traço

Formação da parte externa do muro:Formação da parte externa do muro: Uma parte de cimentoUma parte de cimento 3 partes de argila3 partes de argila 12 parte de saibro / areia12 parte de saibro / areia Água da mistura próxima da umidade ótima Água da mistura próxima da umidade ótima

(desvio +- 2%)(desvio +- 2%)OBS: A adição de argila tem por objetivo OBS: A adição de argila tem por objetivo

conceder uma maior coesão à mistura e conceder uma maior coesão à mistura e proteger a mistura de agentes agressivos.proteger a mistura de agentes agressivos.

Page 7: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

1) Traço

Formação da parte interna do muro:Formação da parte interna do muro: Uma parte de cimentoUma parte de cimento 15 parte de saibro / areia15 parte de saibro / areia Água da mistura próxima da umidade ótima Água da mistura próxima da umidade ótima

(desvio +- 2%)(desvio +- 2%)

OBS: O saibro / areia deverá ser peneirado em OBS: O saibro / areia deverá ser peneirado em peneiras com malha de 9 mm, para garantir peneiras com malha de 9 mm, para garantir melhor homogeneidade da mistura.melhor homogeneidade da mistura.

Voltar

Page 8: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

2) Acondicionamento da mistura em sacos de poliéster e esquema de amarração

Conforme figura Conforme figura 1 e e 2 a seguir: a seguir:

Voltar

Page 9: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Figura 1: Acondicionamento da misturaVoltar

Page 10: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Figura 2: Esquema de arrumaçãoVoltar

Page 11: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

3) Cuidados necessários na execução de uma contenção de encosta com Rip-Rap de solo cimento

Deverá ser respeitado um gabarito de altura de Deverá ser respeitado um gabarito de altura de talude até 6m;talude até 6m;

A face externa do muro deve ter uma inclinação A face externa do muro deve ter uma inclinação mínima da ordem de 9º, como demonstra a mínima da ordem de 9º, como demonstra a figura 3

Execução de um filtro de areia / brita entre o Execução de um filtro de areia / brita entre o muro e o talude com espessura mínima de 30 muro e o talude com espessura mínima de 30 cm cm

Voltar

Page 12: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Figura 3Voltar

Page 13: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Contenção de encosta, talude às margens de córrego e erosões com Rip-Rap de solo cimento ensacado

Colocação de drenos (Barbacãns), com Colocação de drenos (Barbacãns), com diâmetro de 10 cm em tubo de PVC, diâmetro de 10 cm em tubo de PVC, distanciados de metro em metro conforme distanciados de metro em metro conforme figura 4. Os tubos (Basbacãns) devem ter . Os tubos (Basbacãns) devem ter um comprimento da face do muro até o um comprimento da face do muro até o filtro de areia / brita construído entre o filtro de areia / brita construído entre o talude e o murotalude e o muro

Continuar

Page 14: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Figura 4

Voltar

Page 15: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Contenção de encosta, talude às margens de córrego e erosões com Rip-Rap de solo cimento ensacado

Impermeabilizar a parte superior do muro Impermeabilizar a parte superior do muro com uma camada de 8 cm de concreto com uma camada de 8 cm de concreto simples, traço 1:6:8 (cimento:areia:brita nº1)simples, traço 1:6:8 (cimento:areia:brita nº1)

Executar uma valeta de drenagem na crista Executar uma valeta de drenagem na crista do muro, junto ao talude contido, evitando-se do muro, junto ao talude contido, evitando-se que as águas pluviais corram sobre a que as águas pluviais corram sobre a superfície do murosuperfície do muro

Page 16: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Contenção de encosta, talude às margens de córrego e erosões com Rip-Rap de solo cimento ensacado

Compactar em camadas de 20 cm de Compactar em camadas de 20 cm de espessura a 100% do P.N. o material argiloso espessura a 100% do P.N. o material argiloso utilizado para o enchimento entre o muro e o utilizado para o enchimento entre o muro e o talude conforme ilustra a talude conforme ilustra a figura 5..

Continuar

Page 17: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Figura 5

Voltar

Page 18: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Contenção de encosta, talude às margens de córrego e erosões com Rip-Rap de solo cimento ensacado

Preparar o terreno de fundação, onde será Preparar o terreno de fundação, onde será assentado o muro com Rip-Rap de solo assentado o muro com Rip-Rap de solo cimento ensacado, construindo uma base de cimento ensacado, construindo uma base de concreto ciclópio, e em situações de concreto ciclópio, e em situações de terrenos de fundação muito fraco e saturado, terrenos de fundação muito fraco e saturado, recomenda-se um estaqueamento, com recomenda-se um estaqueamento, com estacas de eucalipto estacas de eucalipto sobsob a base de concreto a base de concreto ciclópio.ciclópio.

Page 19: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Contenção de talude às margens de córregos em Rip-Rap de solo cimento ensacado

Deverá ser respeitado um gabarito de altura Deverá ser respeitado um gabarito de altura de talude até 6m;de talude até 6m;

A face externa do muro deve ter uma A face externa do muro deve ter uma inclinação mínima da ordem de 9º, como inclinação mínima da ordem de 9º, como demonstra a demonstra a figura 3

Execução de um filtro de areia / brita entre o Execução de um filtro de areia / brita entre o muro e o talude com espessura mínima de muro e o talude com espessura mínima de 30 cm 30 cm

Continuar

Page 20: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Figura 3Voltar

Page 21: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Contenção de talude às margens de córregos em Rip-Rap de solo cimento ensacado

O muro deve ter sua fundação feita de O muro deve ter sua fundação feita de concreto ou berço de pedra de mão, até a concreto ou berço de pedra de mão, até a altura do nível d´água existente.altura do nível d´água existente.

Posteriormente o Rip-Rap de solo cimento Posteriormente o Rip-Rap de solo cimento ensacado deve ser executado até a altura do ensacado deve ser executado até a altura do N.A. máximo (período de cheias), N.A. máximo (período de cheias), observando-se o curso d´água.observando-se o curso d´água.

Page 22: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Contenção de talude às margens de córregos em Rip-Rap de solo cimento ensacado

Nos locais onde o muro sofrer pressões mais Nos locais onde o muro sofrer pressões mais elevadas e com maior freqüência (curvas elevadas e com maior freqüência (curvas fechadas) (ou margens opostas na fechadas) (ou margens opostas na confluência de dois córregos), devemos confluência de dois córregos), devemos providenciar o chapisco do muro no referido providenciar o chapisco do muro no referido trecho, de forma a melhorar a resistência da trecho, de forma a melhorar a resistência da superfície ao desgaste, conforme ilustra a superfície ao desgaste, conforme ilustra a figura 6..

Continuar

Page 23: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Figura 6

Voltar

Page 24: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Considerações

As figuras 7,8,9,10 e 11 seguintes ilustram as As figuras 7,8,9,10 e 11 seguintes ilustram as construções dos muros em Rip-Rap de solo construções dos muros em Rip-Rap de solo cimento, em alturas variando de 1 m a 6 m.cimento, em alturas variando de 1 m a 6 m.

Continuar

Page 25: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Figura 7

Voltar

Page 26: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Figura 8

Voltar

Page 27: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Figura 9

Voltar

Page 28: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Figura 10

Voltar

Page 29: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Figura 11

Voltar

Page 30: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Considerações

A figura 12 ilustra o aspecto frontal do A figura 12 ilustra o aspecto frontal do Rip-Rap concluído.Rip-Rap concluído.

Continuar

Page 31: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Figura 12 Voltar

Page 32: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Considerações

A figura 13 ilustra a construção de um A figura 13 ilustra a construção de um Rip-Rap de solo cimento na contanção de Rip-Rap de solo cimento na contanção de erosões.erosões.

Page 33: MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte. Taxa de empolamento (T.E.) Definição Técnica: Empolamento é o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu.

Figura 13Voltar