Movimentos Independentes1

21
História

Transcript of Movimentos Independentes1

História

Os movimentos independentes foram um conjunto processos que as colónias fizeram para alcançar a independência política.

Vários factores desencadearam o processo da descolonização:

• O aparecimento, entre os povos colonizados, de burguesias nacionais e de minorias intelectuais que assumiram a direcção pela luta da independência;

• A participação desses povos nas guerras mundiais, ao lado das potências colonizadoras, em defesa da liberdade e da democracia. Essa luta reforçou a sua convicção de que deviam gozar de iguais direitos;

Cartaz de propaganda britânico “Vai lutar agora ou esperar por

ISTO”

O apoio dos EUA e da URSS às lutas de libertação. Ambas as superpotências defendiam a ONU o princípio da autodeterminação, isto é, cada povo devia ter o direito de escolher livremente a sua forma de governo.

Em cima: Bandeira da URSS

Em baixo: Bandeira dos EUA

As primeiras lutas de libertação nacional começaram nas colónias asiáticas, em 1945. A “ Marcha do Sal” em 1930

NÃONÃO

Houve duas formas diferentes de os Houve duas formas diferentes de os - : …países movimentarem se - : …países movimentarem se

Como a Índia…

• Antes da 2ª Guerra Mundial foram feitas as primeiras lutas nacionalistas feitas.

• Sob o comando do advogado Ghandi ( ) e o político Nehru, ( ) um grupo de activistas realizaram campanhas sucessivas contra o pagamento de impostos e contra o consumo de produtos manufacturados ingleses.

Localização geográfica da Índia

• Em 1930, Gandhi lidera seguidores numa marcha de 300 quilómetros até o mar, onde tomam em mãos o sal, desafiando as leis britânicas que proíbem a posse do produto não adquirido do monopólio governamental.

• O Movimento de Desobediência Civil (1930-34), que exige a independência, e o Movimento Saiam da Índia, que se segue ao encarceramento de Gandhi e de outros líderes em 1942, consolidam o apoio popular ao Congresso. 

O Vice-rei britânico da Índia põe fim ao monopólio estatal do sal com o objectivo de evitar a continuação de um movimento de desobediência civil liderado por Mahatma Gandhi

• Após a II Guerra Mundial, os britânicos abrem negociações para a transferência do poder. O objectivo foi preparar a independência com a criação de uma Assembleia Constituinte e a formação de um governo de transição indiano, que preservasse a unidade do território e assegurasse os inúmeros interesses económicos do Reino Unido na região. 

• Após grandes disputas religiosas foi-lhe concedida a sua independência, em 1947, dividindo-se em União Indiana e Paquistão.

Jawaharlal Nehru num discurso para a Assembleia Constituinte, no dia da proclamação da independência da Índia

Como a Indochina…

• Após a derrota do Japão em 1945, os franceses quiseram retomar seu antigo domínio colonial. • Para sua surpresa, lá encontraram a oposição de um bem organizado movimento de libel1ação nacional de inspiração comunista (o Vietminh). • Liderado por Ho Chi Minh, ( ) secundado por seu brilhante estrategista militar, o general Nguyen Giap.

Localização geográfica da Indochina

O Vietminh instigou uma luta de guerrilha contra os franceses. que de início não passou de uma série de guerrilhas mas com o tempo tornou-se uma guerra total.

Esta terminou, quando a 8 de Maio, ondas de ataques do Vietminh esmagaram as defesas francesas, na vila de Dien Bien Phu.

O colapso de Dien Bien Phu assinalou o fim da ocupação francesa na Indochina, confirmado, a Julho de 1954, pelo Acordo de Genebra.

Presidente Ho Chi Minh discursando em Hanói em 2 de Setembro de 1945

… e a Indonésia.

Localização geográfica da Indonésia

• A Indonésia era uma colónia da Holanda desde 1511.

• Durante a 2ª Guerra Mundial a Holanda que foi ocupada pela a Alemanha, perdeu a colónia para os japoneses.

• Quando a Guerra acabou, os japoneses declararam a Indonésia como país independente. Mas a Holanda apoiada pelos países Aliados tentou recuperar a colónia.

• A guerra pela independência, denominada Revolução Nacional Indonésia , durou 4 anos e acabou com a cedência da Holanda devido a fortes pressões internacionais.

Consequências da Revolução Nacional Indonésia, Jacarta

Trabalho realizado por:André Henriques nº4

Bruno Pereira nº5Márcio Castro nº16Paulo Roque nº22

Mahatma Gandhi foi um dos idealizadores e fundadores do moderno estado indiano e um influente defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.

Liderou vários movimentos pela independência da Índia pacíficos e obteve o seu objectivo com a cedência do Reino Unido, após a II guerra mundial.

A Grande Alma

H Chí Minh foi um revolucionário e estadista ồvietnamita. Em 1941 funda a Liga pela Independência (Vietminh), para lutar contra os franceses.

Depois da II guerra, forma um Estado independente ao norte da Indochina, o Vietname. A França contra-ataca e a Guerra da Indochina só termina em 1954, com a vitória do Vietminh. O país é dividido em dois (Vietname do Norte e do Sul).

Ho Chi Minh, presidente do Vietname do Norte, invade o Vietname do Sul, apoiado pelos EUA e vence.

Saigon, antiga capital do Vietname do sul, foi rebaptizada posteriormente com o nome de Ho Chi Minh.

Nehru Jawaharlal Nehru foi um líder

da ala socialista no congresso nacional indiano durante e após o esforço da Índia para a independência do império britânico.

Tornou-se no primeiro-ministro da Índia na independência, de 15 de Agosto de 1947 até sua morte.

Nehru admirava os planos quinquenais soviéticos e tentou aplicá-los à Índia.