Movimentos Verticais

1
©Einsteinmania – Todos os Direitos Reservados http://einsteinmania.com Resumo Resumo Resumo Resumo – Movimento Vertical Movimento Vertical Movimento Vertical Movimento Vertical Os movimentos a seguir estão nas condições descritas acima. Oriente a trajetória conforme a conveniência e use as relações do movimento uniformemente variado conforme a orientação escolhida. Velocidade e aceleração, no sentido da orientação positiva, serão positivas e vice versa. Movime Movime Movime Movimento Vertical nto Vertical nto Vertical nto Vertical É o que ocorre na direção da gravidade. Se o peso for a única força atuante sobre o corpo e o deslocamento for bem menor que as dimensões do agente responsável pela gravidade, a aceleração será constante e o movimento, uniformemente variado. Queda Livre Queda Livre Queda Livre Queda Livre Ocorre quando o corpo é solto (velocidade inicial nula) de certa altura em relação à superfície do agente que provoca a gravidade, como por exemplo, a Terra. Relações Especiais Relações Especiais Relações Especiais Relações Especiais = 2ℎ Onde t q é o tempo de queda. = 2ℎ Onde v é o valor da velocidade após uma queda h. Lançamento Vertical para Baixo Lançamento Vertical para Baixo Lançamento Vertical para Baixo Lançamento Vertical para Baixo Semelhante à queda livre, porém com velocidade inicial não nula. Para o exemplo apresentado, a orientação positiva da trajetória é para baixo. Então, ao usar as relações do MUV, velocidade inicial, velocidade final e aceleração terão sinais positivos. Lançamento Vertical para Cima Lançamento Vertical para Cima Lançamento Vertical para Cima Lançamento Vertical para Cima Semelhante ao lançamento vertical para baixo, mas com sentido da velocidade inicial contrário ao anterior. Subida Subida Subida Subida: : : : Velocidade e aceleração têm sentidos contrários -> Movimento Retardado. Descida: Descida: Descida: Descida: Velocidade e aceleração têm sentidos iguais -> Movimento Acelerado. = =− (ℎ )=0 Na descida, para a orientação escolhida da trajetória, o sinal da aceleração continua negativo. Não é este sinal que determina se o movimento é acelerado ou retardado, mas a comparação dos sentidos da velocidade e da aceleração. V 0 V f

Transcript of Movimentos Verticais

Page 1: Movimentos Verticais

©Einsteinmania – Todos os Direitos Reservados http://einsteinmania.com

Resumo Resumo Resumo Resumo –––– Movimento VerticalMovimento VerticalMovimento VerticalMovimento Vertical

Os movimentos a seguir estão nas condições descritas acima. Oriente a trajetória conforme a conveniência e use as relações do movimento uniformemente variado conforme a orientação escolhida. Velocidade e aceleração, no sentido da orientação positiva, serão positivas e vice versa.

MovimeMovimeMovimeMovimento Verticalnto Verticalnto Verticalnto Vertical É o que ocorre na direção da gravidade. Se o peso for a única força atuante sobre o corpo e o deslocamento for bem menor que as dimensões do agente responsável pela gravidade, a aceleração será constante e o movimento, uniformemente variado. Queda LivreQueda LivreQueda LivreQueda Livre Ocorre quando o corpo é solto (velocidade inicial nula) de certa altura em relação à superfície do agente que provoca a gravidade, como por exemplo, a Terra.

Relações EspeciaisRelações EspeciaisRelações EspeciaisRelações Especiais 01 = 32ℎ6 Onde tq é o tempo de queda. 7 = 826ℎ Onde v é o valor da velocidade após uma queda h. Lançamento Vertical para BaixoLançamento Vertical para BaixoLançamento Vertical para BaixoLançamento Vertical para Baixo Semelhante à queda livre, porém com velocidade inicial não nula.

Para o exemplo apresentado, a orientação positiva da trajetória é para baixo. Então, ao usar as relações do MUV, velocidade inicial, velocidade final e aceleração terão sinais positivos. Lançamento Vertical para CimaLançamento Vertical para CimaLançamento Vertical para CimaLançamento Vertical para Cima Semelhante ao lançamento vertical para baixo, mas com sentido da velocidade inicial contrário ao anterior.

SubidaSubidaSubidaSubida: : : : Velocidade e aceleração têm sentidos contrários -> Movimento Retardado. Descida:Descida:Descida:Descida: Velocidade e aceleração têm sentidos iguais -> Movimento Acelerado.

0BCDEFG = 0FHBIEFG 7J = −7L 7(ℎMGN) = 0

Na descida, para a orientação escolhida da trajetória, o sinal da aceleração continua negativo. Não é este sinal que determina se o movimento é acelerado ou retardado, mas a comparação dos sentidos da velocidade e da aceleração.

V0

Vf