MTA –Aula 03 Leitura, Resumo,...

14

Click here to load reader

Transcript of MTA –Aula 03 Leitura, Resumo,...

Page 1: MTA –Aula 03 Leitura, Resumo, Fichamentoprofroberval.webs.com/MTA/aula3-leitura-fichamento-resumo.pdf · uma pessoa consegue fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo, ... (ou de

29/09/2010

1

MTA – Aula 03

Leitura, Resumo, Fichamento

1. Leitura

• A leitura é uma das atividades mais solicitadas pelos professores noEnsino Superior. Ela é uma das portas de entrada para o conhecimento.• Tipos de leitura:

1.1. Leitura exploratória, seletiva, panorâmica ou textual

Finalidade: depreender grau de importância do textoElementos iniciais: autor, capa, folha de rosto, orelha do livro,

sumário, introdução, prefácio, referências.Iniciando a leitura do texto: delimitar uma unidade (capítulo,

seção ou alguns parágrafos) . A leitura deve ser feita por etapascontínuas.

OBS: a leitura exploratória somente deverá ser interrompida paraa realização de pequenas pesquisas de palavras e/ou conceitosdesconhecidos.

LEITURA

Page 2: MTA –Aula 03 Leitura, Resumo, Fichamentoprofroberval.webs.com/MTA/aula3-leitura-fichamento-resumo.pdf · uma pessoa consegue fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo, ... (ou de

29/09/2010

2

•Tipos de leitura:1.2. Leitura temática

Finalidade: compreender a mensagem global do texto, sem nelaintervir.

Elementos iniciais: é o momento para aprofundar o estudosobre o autor, dialogar com o autor. Do que trata o texto? Qualseu tema? Qual a problematização?. Essas perguntas indicarãoa idéia central do texto, palavras-chave ou idéias secundárias.

Relendo o texto: com o marcador de texto, destacar as palavras-chave, idéias principais e as secundárias.

OBS: Deve-se transcrever para a folha ou fichas de apoio aspalavras-chave, conceitos e idéias principais, bem comoesquematizar a unidade lida, pois será a matéria prima dadocumentação.

•Tipos de leitura:1.2. Leitura crítica ou Interpretativa

Finalidade: analisar as idéias contidas no texto, concordadndo oudiscordando, porém sempre respeitando as idéias do autor eprocurando embasar a crítica em outros autores e/ouevidências repaldadas em fatos .

Interpretação: é o posicionamento diante do que foi lido. Deve-se procurar identificar quais as contribuições oferecidas e o graude originalidade demonstradas pelo autor, bem comocontextualizar o assunto ou o tema.

Crítica: É perceber a consistência das idéias apresentadas, suacoerência, pertinência e harmonia.

Page 3: MTA –Aula 03 Leitura, Resumo, Fichamentoprofroberval.webs.com/MTA/aula3-leitura-fichamento-resumo.pdf · uma pessoa consegue fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo, ... (ou de

29/09/2010

3

2. Vícios de leituraConsideram-se vícios de leitura, determinados hábitos geradores deprejuízos à saúde, à aprendizagem e ao estímulo para os estudos.

• Movimentar a cabeça. Consiste em movimentar a cabeça enquantolê. Este movimento ao final de pouco tempo, gera muito cansaço, alémde não causar nenhum efeito positivo. Durante a leitura procuremovimentar apenas os olhos.• Regressar no texto durante a leitura. Evite voltar sua leitura. Estemovimento apenas incrementa a falta de memória, pois secciona oraciocínio. Procure sempre manter uma sequência e não fique indo evindo no texto.• Ler palavra por palavra. A compreensão se dá através do conjuntodo texto e não de palavras consideradas individualmente. Procure ler,dando especial atenção ao conjunto, percebendo o seu significado.• Usar apoios. Algumas pessoas têm o hábito de acompanhar a leituracom réguas, apontando ou utilizando um objeto que salta linha a linha.O movimento dos olhos é muito mais rápido quando é livre do quequando o fazemos guiado por qualquer objeto..

3 Concentração

• Há pessoas capazes de fazer o chamado multiprocessamento:estudam, vêem TV, namoram, se alimentam e conversam ao mesmotempo, com razoável sucesso. Isto não é frequente.

• O ideal é a concentração e a atenção em uma tarefa de cada vez. Seuma pessoa consegue fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo,imagine o quanto renderia se usasse todo o potencial apenas para oestudo, na hora do estudo.

Page 4: MTA –Aula 03 Leitura, Resumo, Fichamentoprofroberval.webs.com/MTA/aula3-leitura-fichamento-resumo.pdf · uma pessoa consegue fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo, ... (ou de

29/09/2010

4

4 Resumo

Introdução

Diante da crescente produção científica no mercado, o pesquisador utilizao resumo como um campo estratégico para a pesquisa.

O resumo passou a ser o primeiro passo para a seleção e avaliação demateriais bibliográficos; na tese, no periódico ou em base de dados,assume um papel preponderante, cada vez mais utilizado.

As editoras de revistas científicas têm se preocupado com regras deapresentação de resumos no sentido de clareza, precisão, objetividade, demodo a possibilitar ao pesquisador uma visão completa do conteúdofornecendo elementos que dispensem a consulta do texto original.

Page 5: MTA –Aula 03 Leitura, Resumo, Fichamentoprofroberval.webs.com/MTA/aula3-leitura-fichamento-resumo.pdf · uma pessoa consegue fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo, ... (ou de

29/09/2010

5

Estrutura do Resumo

Objetivo Analisar, por meio de microscopiaóptica, seis membranas neovascularessub-retinianas removidascirurgicamente

Caracterização do sujeito e

Método

A remoção cirúrgica da membrananeovascular sub-retiniana foi realizadaem seis pacientes após estudobiomicroscópico e angiográficocompleto.

Resultados Em todas as amostras foi identificadotecido conjuntivo-fibroso e tecidovascular neoformado, com discretoinfiltrado inflamatório. Três amostrasdemonstraram a presença de fragmentosde segmento externo de fotorreceptores.

Conclusão Conclui-se que a área da membrananeovascular sub-retiniana delimitada nasangiografias era menor que a suaextensão total. Evidencia-se a presençade fotorreceptores em três membranas, oque demonstra a necessidade de estudosadicionais para determinar a frequenciadesse achado, a possibilidade deeventuais modificações na técnicacirúrgica e a avaliação dos resultadospós-operatorio

Miranda, D. et. al. Estudo anatono-patológico de membranas neovasculares sub-retinianas retiradas cirurgicamente. Revista Brasileira de Oftalmologia. v 58. n. 3, 1999. p.167.

Resumo Indicativo ou Descritivo

• “No resumo indicativo usa-se frases curtas referindo cada uma delas àspartes mais importantes do texto, descrevendo natureza, forma e objetivonão dispensando leitura do texto original.” (Lakatos, 1992 p.74).

Page 6: MTA –Aula 03 Leitura, Resumo, Fichamentoprofroberval.webs.com/MTA/aula3-leitura-fichamento-resumo.pdf · uma pessoa consegue fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo, ... (ou de

29/09/2010

6

Resumo Informativo ou Analítico

• “Contém todas as informações necessárias permitindo dispensa da leiturado texto original; apresentando os objetivos do assunto, métodos e técnicasempregadas, resultados e conclusões, sempre de maneira concisa.”(Lakatos, 1992 p.74).

Resumo Crítico

• “Quando se faz um julgamento sobre o trabalho. É a crítica da forma, noque se refere aos aspectos metodológicos; do conteúdo; dodesenvolvimento da lógica da demonstração; da técnica de apresentaçãodas idéias principais. No resumo crítico não pode haver citações.”(Lakatos, 1992 p.74).

Page 7: MTA –Aula 03 Leitura, Resumo, Fichamentoprofroberval.webs.com/MTA/aula3-leitura-fichamento-resumo.pdf · uma pessoa consegue fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo, ... (ou de

29/09/2010

7

Resumo Indicativo ou Descritivo

PIRES, Marcos Paulo Fonseca. Abordagem ao paciente intoxicado. Revista Brasileira de

Medicina. v. 56, n.9, set. 1999. p. 861.

Os casos de intoxicação exógena são bastante frequente no Brasil, apesar da subordinação emnossa estatística. Nos Estados Unidos ocorreram mais de dois milhões de casos relacionados aintoxicação no ano de 1997, sendo 59.211 necessitando terapia intensiva. A principal via deexposição foi a do aparelho digestivo (74%). Portanto, é indiscutível a importância doconhecimento da abordagem inicial ao paciente vítima de intoxicação, principalmenterelacionado às medidas de descontaminação gastrointestinal. A sistemática do atendimentocompreende em estabilizar o quadro clínico do paciente, realização de anamnese detalhada afim de identificar o agente etiológico, exame físico e laboratoriais e métodos dedescontaminação. As medidas de descontaminação gastrointestinal compreenderam no uso decatárticos, lavagem intestinal, lavagem gástrica, xarope de ipeca e carvão ativado, que foramcuidadosamente revisados neste estudo, abordado indicações, contra-indicações, dosagem ecomplicações, a fim de orientar o médico generalista no atendimento desses pacientes.

Resumo Informativo ou Analítico

Schor, Eduardo. et. al. Endometriose: Modelo experimental em ratas. Revista Brasileira de Ginecologia e

Obstetrícia. v 21. n. 5 1999, p. 281.

Objetivo: Divulgar a metodologia da indução de endometriose experimentais em animais de laboratório.Método: utilizamos ratas albinas, virgens, adultas de aproximadamente três meses de idade, que foraminicialmente anestesiadas pelo éter etílico. Aberta a cavidade abdominal, identificamos os corvos uterinos eretiramos um fragmento de aproximadamente 4 cm co corvo uterino direito. Esse fragmento foi mergulhadoem solução fisiológica e sob lupa estereoscópica foi separado o endométrio do miométrio e feitos retângulosde aproximadamente 4 por 5 mm. Esses foram fixados por meio de fio de sutura, sobre vasos sanguíneosvisíveis a olho nú, na parede lateral do abdômen, tomando-se sempre o cuidado de manter a porção doendométrio livre voltada para a luz da cavidade abdominal. Após 21 dias os animais foram novamenteoperados para verificarmos o tamanho dos implantes e para a retirada do endométrio ectópico para análisehistológica. Resultados: Macroscópicamente observamos crescimento significativo dos implantesendometriais. Ao exame microscópico pudemos observar a presença de epitélio glandular eestroma.Conclusão: O modelo utilizado reproduz a doença. Em ratas, sendo método auxiliar de valia paraestudar esta afecção, principalmente a ação de medicamentos sobre esses implantes.

Page 8: MTA –Aula 03 Leitura, Resumo, Fichamentoprofroberval.webs.com/MTA/aula3-leitura-fichamento-resumo.pdf · uma pessoa consegue fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo, ... (ou de

29/09/2010

8

5. FICHAMENTO

Fichamento: técnica de estudo

Page 9: MTA –Aula 03 Leitura, Resumo, Fichamentoprofroberval.webs.com/MTA/aula3-leitura-fichamento-resumo.pdf · uma pessoa consegue fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo, ... (ou de

29/09/2010

9

Você já leu algo muito importante em algum lugar ( ????) e nunca mais encontrou

para ler novamente?

1. Definição

O fichamento é uma forma de investigarque se caracteriza pelo ato de fichar (registrar)todo o material necessário à compreensão deum texto ou tema. É uma parte importante naorganização da pesquisa, permitindo um fácilacesso aos dados fundamentais para aconclusão do trabalho.

Page 10: MTA –Aula 03 Leitura, Resumo, Fichamentoprofroberval.webs.com/MTA/aula3-leitura-fichamento-resumo.pdf · uma pessoa consegue fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo, ... (ou de

29/09/2010

10

O fichamento facilitará a procura dopesquisador, que terá ao seu alcance asinformações coletadas nas bibliotecas públicasou privadas, na Internet, ou mesmo em seuacervo particular, evitando que consulte mais deuma vez a respeito de um determinado tema, pornão conseguir memorizar todos os dados aosquais teve acesso.

Tipos de Fichamento

a) Ficha bibliográfica por autor

b) Ficha bibliográfica por assunto

c) Ficha de transcrição (ou de citação

d) Ficha de resumo ou comentário

Page 11: MTA –Aula 03 Leitura, Resumo, Fichamentoprofroberval.webs.com/MTA/aula3-leitura-fichamento-resumo.pdf · uma pessoa consegue fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo, ... (ou de

29/09/2010

11

a) Ficha bibliográfica por autor

Anota-se: o nome do autor (nachamada), o título da obra, edição,local de publicação, editora, ano dapublicação, número do volume sehouver mais de um e número depáginas.

Exemplo:

Referência:

MARCONI, M.A; LACKATOS, E.M.

Metodologia do trabalho científico. 4. ed.

São Paulo: Atlas, 1995. 214 p.

Local: Biblioteca Fortium

Page 12: MTA –Aula 03 Leitura, Resumo, Fichamentoprofroberval.webs.com/MTA/aula3-leitura-fichamento-resumo.pdf · uma pessoa consegue fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo, ... (ou de

29/09/2010

12

b) Ficha bibliográfica por assunto

“Esse tipo de fichamento é mais fácil detrabalhar. As instruções indicadas no itemanterior repetem-se aqui, sendo que destavez o assunto deve estar encabeçando aficha (na chamada)” (MOTA apud CRUZ;RIBEIRO, 2004, p.92).

Exemplo

Conhecimento científico

Referência: MARCONI, M.A; LACKATOS,

E.M. Metodologia do trabalho científico. 4.

ed. São Paulo: Atlas, 1995. 214 p.

Local: Biblioteca Fortium

Page 13: MTA –Aula 03 Leitura, Resumo, Fichamentoprofroberval.webs.com/MTA/aula3-leitura-fichamento-resumo.pdf · uma pessoa consegue fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo, ... (ou de

29/09/2010

13

c) Ficha de transcrição (ou de citação

Este tipo de fichamento serve paraque o pesquisador selecione aspassagens que achar mais interessantesno decorrer da obra. É necessário queseja reproduzido fielmente o texto doautor (cópia literal).

ExemploTítulo: Metodologia Científica

Título do texto: Ciência e conhecimento Científico

Referência:

MARCONI, M.A; LACKATOS, E.M. Metodologia do trabalho

científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

“O conhecimento popular e o científico possui objetivo

comum, mas o que os diferencia é a forma, o modo e os

instrumentos do ‘conhecer’. Uma das diferenças é quanto à

condição ou possibilidade de se comprovar o conhecimento

que se adquire no trato direto com as coisas e o ser humano”.

(1995, p.10).

Local: Biblioteca Fortium

Page 14: MTA –Aula 03 Leitura, Resumo, Fichamentoprofroberval.webs.com/MTA/aula3-leitura-fichamento-resumo.pdf · uma pessoa consegue fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo, ... (ou de

29/09/2010

14

d) Ficha de resumo ou comentário

Você pode utilizar esse tipo de fichapara expor, abreviadamente, as principaisidéias do autor ou também para sintetizar asidéias principais de um texto ou de umaaula. A ficha de resumo deve ser breve eredigida com as próprias palavras, nãoprecisando obedecer a estrutura da obra .

Exemplo

Título: Metodologia Científica

Título do texto: Ciência e conhecimento Científico

Subtítulo: Conhecimento científico

Referência:

MARCONI, M.A; LACKATOS, E.M. Metodologia do trabalho científico. 4. ed. São

Paulo: Atlas, 1995.

O conhecimento científico se caracteriza pela possibilidade de se comprovar os

dados obtidos nas investigações acerca dos objetos. (p. 10).

Ideação: Após a leitura da obra em referência chega-se ao posicionamento...

Observação: falar de algum apêndice, gráfico, tabela, que são importantes e que

compõem a obra.

Local: Biblioteca Fortium