Método de Melhoria de Resultados MMR - .NET Framework

14
Método de Melhoria de Resultados – MMR O Método de Melhoria de Resultados – MMR, implantado nesta Diretoria de Ensino em 2018, continua sendo implementado em 2019 com novas proposições de ações que compõem os Planos de Melhoria. Como resultados qualitativos da aplicação do método, em 2018, obteve-se: a) melhoria do índice IDESP- Ensino Médio, atingindo-se o melhor resultado da Diretoria de Ensino ao longo dos últimos anos; b) melhoria nos índices de fluxo; c) aprimoramento do planejamento e acompanhamento de ações pedagógicas; d) melhoria no uso de indicadores de resultados para planejamento e implementação de ações mais eficientes por serem focadas em causas-raiz; e) ampliação da participação de alunos e pais em discussões e proposições de ações pedagógicas. No primeiro semestre de 2019, foram realizadas, nesta Diretoria de Ensino, formações de gestores, orientações e acompanhamento da elaboração dos Planos de Melhoria e dos Planos de Aplicação de Recurso – MMR, encontrando-se em andamento, nas escolas e Diretoria de Ensino, um conjunto de ações estruturadas que refletem as escolhas de caminhos planejados e entendidos como sendo os que poderão impactar positivamente a qualidade dos nossos trabalhos e os resultados de aprendizagem de nossos alunos.

Transcript of Método de Melhoria de Resultados MMR - .NET Framework

Método de Melhoria de Resultados – MMR

O Método de Melhoria de Resultados – MMR, implantado nesta Diretoria de Ensino em 2018, continua sendo

implementado em 2019 com novas proposições de ações que compõem os Planos de Melhoria.

Como resultados qualitativos da aplicação do método, em 2018, obteve-se:

a) melhoria do índice IDESP- Ensino Médio, atingindo-se o melhor resultado da Diretoria de Ensino ao longo dos últimos

anos;

b) melhoria nos índices de fluxo;

c) aprimoramento do planejamento e acompanhamento de ações pedagógicas;

d) melhoria no uso de indicadores de resultados para planejamento e implementação de ações mais eficientes por serem

focadas em causas-raiz;

e) ampliação da participação de alunos e pais em discussões e proposições de ações pedagógicas.

No primeiro semestre de 2019, foram realizadas, nesta Diretoria de Ensino, formações de gestores, orientações e

acompanhamento da elaboração dos Planos de Melhoria e dos Planos de Aplicação de Recurso – MMR, encontrando-se em

andamento, nas escolas e Diretoria de Ensino, um conjunto de ações estruturadas que refletem as escolhas de caminhos planejados

e entendidos como sendo os que poderão impactar positivamente a qualidade dos nossos trabalhos e os resultados de aprendizagem

de nossos alunos.

Plano de Segurança das Escolas Estaduais de São Paulo

Inova Educação

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo lançou um programa inovador, com foco no aluno e apoio à formação do professor. Trata-se do Programa Inova Educação, que consiste em um modelo pedagógico que visa a conectar as escolas à realidade dos estudantes do século XXI. O Programa traz inovações para que as atividades educativas sejam mais alinhadas às vocações, desejos e realidades de cada um. No dia 14/05, a Diretoria de Ensino reuniu as equipes gestoras das escolas para apresentar o programa e dialogar sobre a importância da implementação da educação integral, bem como as inúmeras oportunidades e possibilidades que ela oferece aos alunos e à comunidade escolar. O Inova Educação possui componentes importantes para a vida escolar e o trabalho educativo. Na reunião, foram abordados alguns deles, como o Projeto de Vida, que tem por objetivo apoiar o estudante no planejamento na escola e do seu futuro. Auxiliará os estudantes a desenvolverem a gestão do próprio tempo, a organização pessoal, compromisso com a comunidade e perspectivas para o futuro. Haverá também disciplinas Eletivas, que darão oportunidade ao estudante de conhecer ou se aprofundar em áreas específicas de seu interesse, escolhendo, a cada semestre, as disciplinas que deseja cursar. O programa contará ainda com aulas para que o aluno aprenda na prática a usar e criar Tecnologias para desenvolver os próprios projetos. Os profissionais de educação passarão por ações de Formação com foco na aprendizagem e nos processos de implementação do currículo. São mudanças importantes que pretendem beneficiar toda a comunidade escolar e elevar significativamente a qualidade da educação no Estado de São Paulo.

No dia 21/03, foi realizada na E. E. Adolfo Alfeu Ferrero, em São Joaquim da Barra, uma reunião que contou com a participação do 15º Batalhão da Polícia Militar do Interior, Supervisores de Ensino e Diretores das escolas da rede estadual da região de São Joaquim da Barra. A reunião é parte do Plano de Segurança nas Escolas Estaduais de São Paulo, que vai aliar medidas importantes na área da Segurança Pública com aspectos éticos e humanitários para melhor formação dos alunos. Durante o encontro, foram abordados vários aspectos da segurança nas escolas, como, por exemplo, controle de acesso, portões fechados, monitoramento por câmeras, cuidados com o patrimônio, atos infracionais, acionamento do Ministério Público, além de várias dicas de segurança. A parceria das escolas com a Polícia Militar visa a garantir a segurança dos alunos no ambiente educacional, contribuindo para melhorar a aprendizagem e a qualidade de vida da comunidade escolar.

Formação para Professores Coordenadores

Orientação Técnica para professores das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências,

Biologia, Física, Química, Inglês, Anos Iniciais e Educação Especial

As supervisoras Rita e Maria Eunice, juntamente com a Diretora do Núcleo Pedagógico Danielli, realizaram Orientações Técnicas para os professores coordenadores das Unidades Escolares da Diretoria de Ensino de São Joaquim da Barra. Esses momentos de formação tiveram como foco a Orientação de Estudos visando a subsidiar os professores coordenadores no exercício de sua função, retomando aspectos centrais de sua rotina de trabalho, monitoramento do currículo, observação em sala de aula, troca de experiências entre os professores coordenadores, fortalecendo assim esses profissionais como formadores de professores.

As Orientações Técnicas ocorreram no decorrer do semestre com o objetivo de formar professores em suas disciplinas, auxiliar os docentes na recuperação de habilidades estruturantes e no uso de metodologias e estratégias para melhoria da aprendizagem nas Unidades Escolares.

VII Concurso de Redação do Núcleo de Educação em Câncer

Concurso de Redação “Escola em Quadrinhos

Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP/2019

Os nossos estudantes participaram do VII Concurso de Redação promovido pelo NEC - Núcleo de Educação em Câncer do Hospital de Amor de Barretos, com o tema: “Alimentação saudável e atividade física de olho no futuro sem câncer colorretal”. Os participantes deveriam destacar em suas redações as possibilidades de prevenção e o diagnóstico precoce. As escolas selecionadas para a 3ª fase do concurso foram: E.E. Manoel Gouveia de Lima Aluno: Luís Otávio Vieira Cruz- sua motivação a participar do concurso de redação foi a Sala de Leitura E.E. Professora Genoveva Pinheiro Vieira de Vitta Aluna: Vitória Gabrielle Fidélis Lacerda da Silva - sua motivação a participar foi o prazer em compor redações e aproveitar as oportunidades para mostrar o conhecimento sobre o tema. Parabéns aos classificados e aos demais participantes do concurso!

A Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, o Instituto Maurício de Sousa e o Parque da Mônica lançaram o concurso “Escola em Quadrinhos”, com o tema: “Alimentação Saudável”. As escolas foram incentivadas a participar abordando com os alunos a criatividade por meio da linguagem verbal e não verbal. O Núcleo Pedagógico realizou uma seleção e encaminhou os trabalhos realizados pelos alunos para o Centro de Referência em Educação Mário Covas. Na categoria Ensino Fundamental, foi selecionado o trabalho elaborado na E.E. Edda Cardozo de Souza Marcussi pela aluna Júlia Alves dos Santos, do 8º ano, que criou personagens inéditos. Na categoria Ensino Médio, destacou-se o trabalho realizado na E.E. Manoel Gouveia de Lima pelos alunos João Vítor Freitas Barros, Vítor Miguel Marques, Maria Eduarda Cardoso dos Santos, da 3ª série, que produziram um guia alimentar saudável para a população brasileira com inspiração na turma da Mônica. Parabéns aos alunos participantes!

Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP são a maior competição estudantil estadual. Na Diretoria de Ensino de São Joaquim da Barra, o JEESP é dividido em duas categorias – Mirim e Infantil – e em oito modalidades – atletismo, basquetebol, damas, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez. A Diretoria de Ensino parabeniza todas as escolas e os alunos que participaram dos jogos, especialmente os que se sagraram campeões e conferiram ainda mais prestígio ao nome de sua escola, cidade e região.

Plantão de Dúvidas no Programa Escola da Família

Agita Família na E. E. “Dona Maria Carolina de Lima”

Varal Solidário E. E. “Prof.ª Graziela Malheiro Fortes”

Nos fins de semana, o Programa Escola da Família – PEF da E. E. Dr Willian Amin, em Miguelópolis, realiza um plantão de dúvidas de Matemática e Língua Portuguesa, bem como cursos preparatórios para o ENEM. As aulas são ministradas por voluntários (Professores e Educadores Universitários). As atividades são programadas pela equipe gestora da Unidade Escolar em conjunto com o Professor Articulador do PEF, Educadores Universitários, com a equipe docente e voluntários, a partir de dados provenientes de avaliações mensais, AAPs, Saresp, Idesp, Ideb e sistematizados nas reuniões do MMR - Método de Melhoria de Resultados.

Foi realizado no dia 06 de abril de 2019, na EE Dona Maria Carolina de Lima, o Agita Família, que teve como objetivo conscientizar os participantes do Programa Escola da Família sobre os benefícios de um estilo de vida saudável e ativo, buscando sempre o combate ao sedentarismo e a qualidade de vida. Os universitários, voluntários e a professora articuladora Elaine divulgaram o evento para a comunidade no decorrer da semana com cartazes fixados nas salas de aula e em pontos comerciais da cidade. O evento contou com atividades como aquecimento, zumba e alongamento. A Escola Estadual Dona Maria Carolina de Lima, juntamente com o Programa Escola da Família, agradece a presença de todos.

Aconteceu no dia 22 de junho de 2019, na EE Professora Graziela Malheiro Fortes, o Varal Solidário, com peças de roupas e calçados doados por alunos e comunidade. Durante as atividades do Programa Escola da Família, foi realizada a exposição e a população do bairro pôde escolher as roupas e calçados de que necessitava.

Festa Junina na E. E. “Dr. Willian Amin”

Competição USP de Conhecimentos

No dia 15 de junho de 2019, aconteceu na E. E. Dr. Willian Amin, em Miguelópolis, uma festa junina com a participação de alunos e comunidade. Alunos professores, professor articulador, educadores universitários do Programa Escola da Família e comunidade formaram uma animada quadrilha. Depois da dança, foram servidos doces, pipocas, bolos, sucos, acompanhados de muita música e alegria!

Os alunos das escolas de Ensino Médio da Diretoria de São Joaquim da Barra participaram da Competição USP de Conhecimentos, cujo objetivo é auxiliar na melhoria do desempenho nas disciplinas que compõem o currículo programático dos processos seletivos da USP e criar ações de valorização dos estudantes do Ensino Médio. Nossa Diretoria teve 1.384 alunos inscritos; desses, 581 foram classificados para a 2ª fase; outros 39 serão premiados por seu desempenho e receberão benefícios, como certificados de participação emitidos pela USP, visita monitorada à Universidade, acesso à plataforma on-line com material complementar de estudo, concorrerão a bolsas de Pré-Iniciação Científica “Santander Inclusão” e a vagas de estágio pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), além de isenção da taxa do vestibular da Fuvest, que é o exame de entrada para a Universidade de São Paulo. Parabenizamos todos os alunos que fizeram parte da Competição e a todos os profissionais incentivadores.

Aplicação na E. E. Edda Cardozo de Souza Marcussi

Aplicação na E. E. Dona Maria Carolina de Lima

Campanha Estadual Maria da Penha

Dia do Desafio

Campanha do Alumínio

Na Diretoria de Ensino Região de São Joaquim da Barra foram realizadas atividades relativas à “Campanha Estadual Maria da Penha”. Veja abaixo alguns trabalhos desenvolvidos em unidades escolares.

E.E. “Professora Elza Miguel Francisco”

Foram realizadas atividades de conscientização sobre a importância da não violência contra mulheres em articulação com homenagens e valorização do Dia da Mulher.

E.E. “Antônio Francisco D´Ávila”

Foram desenvolvidas atividades com envolvimento da Sala de Leitura e do Grêmio Estudantil em parceria com o professor de Arte, tendo sido realizado um teatro intitulado " Hoje recebi flores", seguido de reflexão sobre o tema com todas as classes da escola.

Ocorreu no dia 29/05/2019 o Dia do Desafio, com o slogan “Quando você abraça o desafio, o bem-estar abraça você”. O Dia do Desafio é celebrado anualmente, motivando a população a praticar atividades físicas. Contamos com a participação de 2.226 alunos nesse desafio. Foram desenvolvidas diversas atividades físicas, como futebol, tênis de mesa, alongamento, polichinelo, queimada, entre outras.

. E.E. Manoel Gouveia de Lima E.E. Dona Maria Carolina de Lima E.E. Profª Graziela Malheiro Fortes

Os alunos gremistas da E. E. Sylvio Torquato Junqueira promoveram uma campanha de arrecadação de lacres

de alumínio, que são posteriormente trocados por cadeiras de rodas. A campanha foi realizada em parceria com

o Interact Club, que possui um banco de cadeiras de rodas para doação às pessoas da comunidade que delas

necessitem.

Grêmio Estudantil

Dia da Arborização “E. E. Manoel Gouveia de Lima”

Estimular o espírito de liderança, responsabilidade e sentimento de pertencimento dos alunos, com iniciativas e compromissos de bem-estar comuns à comunidade e à sociedade, dando um novo significado para o conhecimento, para a informação e para a cultura que a escola proporciona é o objetivo dos grêmios estudantis, presentes em 100% das unidades escolares desta Diretoria de Ensino. Ao lado e abaixo, algumas Ações dos Grêmios Estudantis em 2019.

Acolhimento – gremistas recepcionando novos alunos, pais e funcionários e valorizando o respeito na E. E. Marechal Rondon.

Incentivo à leitura –Grêmio Estudantil resgata a cultura popular e incentiva a leitura, na EE Marechal Rondon.

Aconteceu no dia 08 de junho, na E. E. Manoel Gouveia de Lima, em São Joaquim da Barra, uma atividade para celebrar o Dia do Meio Ambiente. Foi o Dia da Arborização e da rearborização, com o plantio de árvores no lugar das que precisaram ser cortadas. A escola contou com a parceria da Usina Alta Mogiana na doação de mudas de árvores e grades protetoras. Os alunos e professores que participaram do plantio contaram com a colaboração do grupo Arboriza São Joaquim.

Sarau - “Trilhas para a Modernidade” – “E. E. Manoel Martins”

Aconteceu no dia 19/06 o Sarau intitulado “Trilhas para Modernidade”, que teve como objetivo abordar a diversidade cultural. O evento procurou contemplar alguns estilos musicais, como sertanejo universitário, pagode, música raiz, música popular brasileira, funk, gospel e músicas internacionais, bem como vários estilos de danças. Além disso, os instrumentos musicais utilizados foram os mais variados: violão, violino, pandeiro e timba. Para as declamações, foram utilizados textos de Carlos Drummond de Andrade e outros poetas. Houve vários momentos de reflexão com a participação dos alunos, quando foram abordados temas como depressão, tolerância e diversidade. Foi lido um poema bastante atual, intitulado “Paredes de hospital”, ressaltando a importância de todos os grupos sociais para que, apesar das diferenças de pensamentos, exista o respeito. Dessa forma, foram promovidos vários momentos de socialização. Alguns professores também fizeram algumas apresentações, promovendo uma aproximação maior e mais afetiva com os alunos. Todas as séries foram envolvidas, desde o Ensino Fundamental II até o Ensino Médio, possibilitando a participação de todos os alunos. O evento foi um sucesso, pois promoveu a interação entre professores e alunos – com a parceria fundamental da Sala de Leitura –, desmitificou o preconceito relacionado a alguns estilos mais atuais e valorizou muito o passado para a construção do presente.

Atividade de Microscopia “E. E. Prof. Matinho Sylvio Bizutti

Desfile Cívico e Mitos Salenses - “E. E. Cap. Getúlio Lima”

Os alunos da E. E. Martinho Sylvio Bizutti, em Igarapava, participaram de atividades práticas com a finalidade de verificar a organização celular como característica fundamental de toda a vida, o funcionamento dos diferentes tipos de células, de reconhecer e explicar diferenças entre tipos de células. Utilizando lâminas de microscopia e microscópio, eles puderam observar células de vegetais, de bactérias e células humanas obtidas a partir da raspagem da bochecha dos próprios alunos. Participaram ainda de outra atividade experimental em que puderam observar a proliferação de decompositores e aprender as diferentes formas de conservação de alimentos. A partir da observação de que os organismos decompositores se multiplicam mais rapidamente se estiverem em ambiente quente e úmido, constataram que as condições de armazenamento dos alimentos podem controlar a velocidade de reprodução de fungos e bactérias.

Com o objetivo de resgatar os valores cívicos e históricos do município, no mês do aniversário da cidade a E.E. Capitão Getúlio Lima, de Sales Oliveira, desenvolveu uma ação sobre os vários aspectos que permeiam a história local e constroem sua identidade. Várias atividades foram realizadas: trabalhos em sala de aula, pesquisas sobre os mitos da cidade, sobre o desenvolvimento econômico do município, entrevistas, trabalhos artísticos, confecção de mural, customização de roupas, caracterização, preparação de alimentos com milho, entre outras. Diante de todo material levantado, foi realizada uma apresentação de caracterização de vários mitos salenses, com a participação da autora Judith Antonelli. Na sequência, houve degustação de alimentos provenientes do milho, como sorvete, curau, pipoca, bolo de fubá, bolo de milho, milho cozido, tortas salgadas e bolinho de milho verde, para toda a comunidade escolar. No desfile cívico em comemoração ao aniversário da cidade, alguns alunos participaram da fanfarra, enquanto outros desfilaram caracterizados com roupas customizadas com a palha do milho.

Projeto Horta Suspensa “E. E. Profª. Elza Miguel Francisco”

Palestras na “E. E. Francisco Ribeiro Soares Júnior”

Os alunos da E. E. Prof.ª Elza Miguel Francisco, de São Joaquim da Barra, estão construindo uma horta suspensa com garrafas pet. O projeto, ainda em andamento, resulta de uma parceria entre a Sala de Leitura (Amigos da Sala de Leitura), os Professores de Ciências e Arte e o Grêmio Estudantil "Monteiro Lobato", e tem por objetivo preservar o meio ambiente, conscientizar sobre os problemas causados pelo uso inadequado de recipientes descartáveis, sugerir formas de reutilizá-los como suporte para plantio, produzir hortaliças e temperos para consumo dos alunos e apresentar uma alternativa para locais onde há pouco espaço para plantio. Após recolherem garrafas pet no bairro vizinho à escola, os alunos as prepararam para se transformarem em suportes para plantio. Agora será a vez de planejar o plantio e o cultivo das hortaliças.

A EE Francisco Ribeiro Soares Júnior, de Buritizal, promoveu importantes e significativas palestras durante o primeiro semestre. Uma delas foi com representantes do Rotary Club, que levaram informações sobre os procedimentos a serem seguidos para participar do programa de intercâmbios da instituição. Outra palestra bastante relevante, realizada por meio de parceria entre a escola e o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) da cidade, tratou da exploração sexual de crianças e adolescentes. Em seguida, foram elaborados cartazes sobre o tema e fixados em diferentes pontos da cidade. Houve ainda dois cursos levados aos alunos pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural): um sobre o enfrentamento ao uso e à dependência de drogas e outro sobre doenças infectocontagiosas.

V Edição do Concurso “Garota e Garoto Rondon”

Alimentação Saudável “E. E. Prof. Pedro Amauri Silva”

Aconteceu no dia 15/06, na E. E. Marechal Rondon, em Guará, a V edição do Concurso Garoto & Garota Rondon, uma realização do Grêmio Estudantil Nova Era sob coordenação da professora Elaine Manochio, em parceria com Sala de Leitura, Programa Escola da Família, mediação escolar, equipe gestora e equipe escolar. O objetivo do evento é promover a autoestima e o sentimento de pertencimento, bem como a integração entre os alunos. Este ano o evento teve recorde de público, com a participação de aproximadamente 800 pessoas, entre alunos, familiares e profissionais.

Com o objetivo de criar condições para que o aluno entenda e vivencie a importância da boa alimentação e o que constitui uma alimentação saudável, balanceada e diversificada, a E. E. Pedro Amauri Silva desenvolveu atividades voltadas ao tema, possibilitando aos alunos perceberem a necessidade de diversos nutrientes para o bom desenvolvimento do organismo e incentivando o consumo de frutas, verduras e legumes.

Projeto de Prevenção ao Bullying “E.E. Profª Genoveva Pinheiro Vieira de Vitta”

Feira do Conhecimento “E. E. Oswaldo Ribeiro Junqueira”

A E.E. Oswaldo Ribeiro Junqueira realizou, no dia 04/06, a Feira do Conhecimento, com o objetivo de divulgar e socializar os estudos, experimentos e atividades desenvolvidas em sala de aula por alunos e professores. Foram apresentadas atividades práticas com reciclados, experimentos, maquetes, invenções e pesquisas. O evento contou com a participação do Projeto Fique Vivo, que tem como principal finalidade a prevenção do suicídio.

Tendo em vista que o bullying passou a fazer parte do cotidiano das escolas, tornando-se um problema que atinge muitas crianças e adolescentes dentro do ambiente educacional, causando medo, dor e sofrimento, a E. E. “Prof.ª Genoveva Pinheiro Vieira de Vitta” vem desenvolvendo o Projeto de Prevenção ao Bullying. Tem como objetivos mobilizar a comunidade escolar para ações de combate ao bullying, incentivar e buscar mudanças de atitudes e hábitos, adotar condutas que façam diferença no convívio social, produzir diálogos, textos, cartazes, debates e reflexões relacionados ao tema, exercer cidadania de forma justa, respeitando as diferenças e valorizando a dignidade da vida humana, bases para a vida em sociedade, promover a tolerância, promover o entendimento de que a sociedade é composta por múltiplas identidades e conscientizar os alunos a respeito da prática do bullying e suas consequências. A conscientização é o aspecto central desse trabalho, que é desenvolvido por meio de eventos, materiais de divulgação, atividades lúdicas e artísticas, além de permanente comunicação e reflexão junto à comunidade escolar e às famílias dos alunos. O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo e reforça o papel da escola como espaço de formação intelectual, cultural e social, que deve contribuir ativamente combatendo, responsabilizando-se e investindo em iniciativas para identificar e prevenir conflitos dessa natureza.

Alunos Aprovados em Universidades Federais/Estaduais e Bolsistas pelo PROUNI

“E. E. Marechal Rondon”

Expediente

Colaboraram para a edição deste Boletim: Reinaldo Carlos Nogueira Júnior Dirigente Regional de Ensino Supervisão de Ensino Núcleo Pedagógico Escolas Estaduais: EE Adolfo Alfeu Ferrero EE Antônio Francisco D’ávila EE Cap. Antônio Justino Falleiros EE Edda Cardozo de Souza Marcussi

EE Profª. Elza Miguel Francisco EE Fábio José de Araújo EE Francisco Ribeiro Soares Júnior EE Profª. Genoveva P. Vieira de Vitta EE Cap. Getúlio Lima EE Profª. Graziela Malheiro Fortes EE Manoel Gouveia de Lima EE Manoel Martins EE Marechal Rondon EE Dona Maria Carolina de Lima EE Prof. Martinho Sylvio Bizutti EE Profª. Neusa Okano Mizuno EE Oswaldo Ribeiro Junqueira EE Prof. Pedro Amauri Silva EE Sylvio Torquato Junqueira EE Dr. Willian Amin Editoração: Aniely Cecília de Carvalho Revisão: Fernanda Bettini Bonadio