Muitos negam, mas as pré-candidaturas já estão nas ruas. … · 2018-09-12 · Veja alguns...

12
Zona Sul do Recife, Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho – Caderno Leia Mais: Também em Ipojuca, Sirinhaem, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande Educandário Carlos Drummond de Andrade. Foto João Repórter Encerrou-se dia 12 de outubro uma das maiores festas religiosas do Recife, no bairro do Ipsep. Na foto,l Padre João Carlos e Dom Fernando Saburido durante a procissão. Pág 3 Novo projeto apresentado à Superintendência de Transportes de Jaboatão constam supressão de algumas linhas de micro-ônibus, fusão de outras e criação de novas, para atender comunidades ainda não assistidas. Pág 3 ANO IX | NÚMERO 200 | OUTUBRO 2015 REDAÇÃO: 81 3034.1972 COMERCIAL: 9 8601.0345 9 9825.4424 FACEBOOK: Gazeta Nossa EDITORIA: 9 8659.3415 www.gazetanossa.com.br Fale com a gente Festa de Nossa Senhora Aparecida COOTRAPE PROPÕE MUDANÇAS NAS LINHAS DE TRANSPORTE PÚBLICO EM JABOATÃO IPSEP Muitos negam, mas as pré-candidaturas já estão nas ruas. Confira reportagem sobre os principais nomes em Jaboatão, Cabo e Litoral Sul. Caderno Leia Mais Apesar da crise, eles querem ser prefeito CABO Arcebispo de Olinda e Recife fica três dias no Cabo de Santo Agostinho discutindo questões como educação, saúde e segurança pública. Veja os detalhes na página 5 Dom Fernando Saburido discute questões sociais Foto: Ascom Sargento Sampaio resgata valores em desfile cívico nos Montes Guararapes Veja mais detalhes na página 10 Na coluna de Paulo Rocha discute o patrocínio público de shows musicais Pág 2

Transcript of Muitos negam, mas as pré-candidaturas já estão nas ruas. … · 2018-09-12 · Veja alguns...

Page 1: Muitos negam, mas as pré-candidaturas já estão nas ruas. … · 2018-09-12 · Veja alguns momentos nas fotos divulgadas pela Assessoria de Comunicação da paróquia. Encerramento

Zona Sul do Recife, Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho – Caderno Leia Mais: Também em Ipojuca, Sirinhaem, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande

Educandário Carlos Drummond de Andrade. Foto João Repórter

Encerrou-se dia 12 de outubro uma das maiores festas religiosas do Recife, no bairro do Ipsep. Na foto,l Padre João Carlos e Dom Fernando Saburido durante a procissão. Pág 3

Novo projeto apresentado à Superintendência de Transportes de Jaboatão constam supressão de algumas linhas de micro-ônibus, fusão de outras e criação de novas, para atender comunidades

ainda não assistidas. Pág 3

ANO IX | NÚMERO 200 | OuTuBRO 2015

REDAÇÃO: 81 3034.1972COMERCIAL: 9 8601.0345 9 9825.4424FACEBOOK: Gazeta NossaEDITORIA: 9 8659.3415www.gazetanossa.com.br

Fale com a gente

Festa de Nossa Senhora Aparecida

COOTRAPE PROPõE mudANçAS NAS liNhAS

dE TRANSPORTE PúbliCO Em jAbOATãO

IPSEP Muitos negam, mas as pré-candidaturas já estão nas ruas. Confira reportagem sobre os principais nomes em Jaboatão, Cabo e Litoral Sul. Caderno Leia Mais

Apesar da crise, eles querem ser prefeito

cabo

Arcebispo de Olinda e Recife fica três dias no Cabo de Santo Agostinho discutindo questões como educação, saúde e segurança pública.Veja os detalhes na página 5

dom Fernando Saburido discute questões sociais

Foto: Ascom

Sargento Sampaio resgata valores em desfile cívico nos Montes Guararapes

Veja mais detalhes na página 10

Na coluna de Paulo Rocha discute o patrocínio público de shows musicaisPág 2

Page 2: Muitos negam, mas as pré-candidaturas já estão nas ruas. … · 2018-09-12 · Veja alguns momentos nas fotos divulgadas pela Assessoria de Comunicação da paróquia. Encerramento

GAZETA NOSSA 200 | OuTubrO 2015 2

O recente caso do show do cantor André Valadão no Cabo de Santo Agostinho, que teve um ajuda de custo da prefeitura de 200 mil reais para gravação de um DVD, levanta o véu de uma questão que precisa urgentemente ser revista: a do patrocínio público de cantores e artistas, via de regra feitos sem licitações e ao bel prazer de secretários municipais de eventos.

O caso do Cabo de Santo Agostinho repercutiu nas redes sociais, teve a atenção da mídia da capital e chegou ao Ministério Público, revelando o quão importante é a matéria, maximizada pela situação de crise que passa todo o país, afetando mais fortemente os municípios.

Por enquanto, é normal e corriqueiro tal patrocínio, dentro da política do pão e circo (traduzida por assistencialismo e entretenimento fácil), inclusive nas grandes capitais, onde administradores fazem investimentos muitas vezes milionários para trazerem, cada qual à sua cidade, as bandas do momento, sem critérios de qualidade. Na maioria das vezes, as atrações são decididas por empresas que detém a representação deste ou daquele artista.

Já nos posicionamos outras vezes contra tal prática, independente do estilo musical, por acharmos que, por mais que o povo goste ou aprove, não é função do poder público promover tais eventos, uma vez que há, na iniciativa privada, empresas competentes que podem trazer tais artistas, tanto quanto empresas que patrocinem este tipo de shows, no caso de serem gratuitos à população. A par da iniciativa privada, existem mecanismos federais e estaduais, como a Lei Rouanet e o Funcultura, por exemplo, que podem ser utilizados para concretizar apresentações, gravações de CD e DVD, etc.

O que não pode nem deve ser confundido é Cultura com eventos, embora, ocasionalmente, possam andar juntas. Acreditamos que é função dos poderes públicos incentivar sim a cultura, mas não promover eventos. Para ser claro aos que confundem as duas coisas, estes eventos pasteurizados são efêmeros, enquanto que a cultura é permanente, seja ela popular ou erudita.

Para simplificar e apenas dar exemplos, é louvável que o poder público construa teatros, por

exemplo, patrocine festivais culturais, preserve prédios históricos, forneça equipamentos a artesãos, promova feiras de arte, mantenha grupos de tradição cultural reconhecida, colabore com produções editoriais que resgatem manifestações culturais ou históricas, etc.

Não é o que se vê. Secretários de Cultura nem sempre estão à altura da pasta, no quesito conhecimento cultural, e se limitam a produzir eventos que drenam do erário valores que poderiam ser melhor aplicados.

Não bastasse isso, a maioria opta, em seus eventos, por bandas e artistas de gosto duvidoso e via de regra “de fora”, esquecendo os valores locais, que quando não são preteridos têm cachês que sequer se aproximam da décima parte dos pagos às grandes bandas. Muitos ficam mais de um ano sem receber, enfrentando burocracias criadas para dificultar o pagamento, enquanto bandas e artistas com fama recebem antes mesmo de subir aos palcos, numa clara diferenciação entre os “de fora” e os artistas locais.

Está sendo muito bom o questionamento que hora se faz, principalmente nas redes sociais, pois esta realidade precisa mudar.

Grande Litoral e Gazeta Nossa são jornais mensais voltados a divulgar e promover os municípios de Recife, Jaboatão, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande. – Fones Recife: 3034.1972/98254424 Barreiros: Fones 8554.8679/8659.6654 – E-mail: redacaogazetanossa.com.br ou [email protected] – Editor Geral: Paulo Rocha. Jornalista resp: Maria do Carmo – Reg. 3181. Uma publicação Bagaco Design Ltda. Loteamento Estrada da Tabatinga, 336 Igarassu/PE. CNPJ 04.320.640/0001-30. Edição de textos e Editora-ção: Paulo Ricardo castro da Rocha ME – CNPJ 00.399.266/0001-59 Impressão: Edições Bagaço. – Tiragem desta edição: 11.000 exemplares. Não nos responsabilizamos pelo teor de artigos assinados.

Paul

oRoc

hagERal

Quando os governos aumentam impostos, estão tentando resolver os SEUS problemas de caixa, não o problema da recessão, sem entender que quanto mais se aumenta impostos, menos se arrecada. Se resolve a crise em países com recessão é com investimentos públicos (não gastos) e não com aumento de impostos.

Por mais segurança no ipsep

A criação dos motociclistas que vão em casa de alunos faltosos da rede pública de Jaboatão (Busca Ativa) é um avanço na educação no município. De acordo com a Prefeitura, foram quase 500 alunos

que voltaram às salas de aula após a criação do projeto.

Quem diria, a Zona Sul de Jaboatão, por conta do abandono em que se encontram bairros como Piedade e Barra de Jangada, é a campeã em assasinatos nos últimos quatro meses. Os bairros não foram contemplados com câmaras de segurança.

EdItoRIal

“há muito tempo Guararapes carece de uma atenção especial do poder público”Vereador Sargento Sampaio, defendendo a criação da Regio-nal 8, que englobaria os Montes Guararapes, inserindo uma grande comunidade nos planos administrativos de Jabotão dos Guararapes.

FRaSEmêSdo

Deu no blog do Magno

Patrocínio público de shows em cheque (sem trocadilho)

É função do poder público incentivar

a cultura, não patrocinar eventos

Dupla derrocada – Com uma gestão afundada em dívidas, sem ao menos ter feito o dever de casa no que se refere aos ajustes que passam todos os municípios na tentativa de sobreviver ao tsunami da crise nacional, o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB), está correndo o risco de sofrer uma dupla derrota em 2016: não eleger o sucessor nem emplacar o filho Betinho no Cabo, onde todas as pesquisas já apontam o favoritismo de Lula Cabral (PSB).

Edito

r do

jorn

al G

azet

a N

ossa

e jo

rnal

Gra

nde

Lito

ral

O executivo de Jaboatão dos Guararapes enviou à Câmatra municipal Projeto de Lei que estabelece como feriado o Dia de Santo Amaro (15/01), a Data da Fundação do Município (04/05) e os dias de São João (24/06) e de Nossa Senhora dos Prazeres, num total de quatro feriados municipais oficiais.

Caso a lei seja aprovada, o município completa a cota de feriados municipais religiosos, todos eles contemplando a Igreja Católica e ignorando as outras religiões, como as religiões afro e a evangélica, por exemplo.

Mais feriados?

Foto: Marcelo Ferreira

Fala, lEItoR!Parquinho em Gaibu

– Gente isso é uma vergonha a pracinha de Gaibu tá um horror vejam isso que absurdo brinquedos quebrados e pra completar esgoto a céu aberto arriscado uma criança cair e tá precisando urgente de uma limpeza vejam como esta cheia de matos, essa é a realidade que precisa ser mostrada.

Janethy Santos, na página Tudo sobre o Cabo de Santo Agostinho

Boatos circularam em setembro no bairro do Ipsep assegurando que o 19 Batalhão de Polícia Militar seria transferido para o Pina. A teoria da conspiração indicava como autor intelectual da transferência um dos maiores empresários de Pernambuco, com grandes empreendimentos no Pina que teriam de ser melhor protegidos. Na área militar ninguém confirmou a hipótese, mas empresários do bairro se movimentaram e, com a ajuda do deputado Ricardo Costa e do vereador Eurico, se articularam para tentar barrar a possível ida do 19 BPM, pois se com a presença do Batalhão a segurança no Ipsep já está comprometida, imagine sem a sua presença.

um abaixo assinado está disponivel no comércio local para quem quiser participar do movimento.

Page 3: Muitos negam, mas as pré-candidaturas já estão nas ruas. … · 2018-09-12 · Veja alguns momentos nas fotos divulgadas pela Assessoria de Comunicação da paróquia. Encerramento

GAZETA NOSSA 200 | OuTubrO 2015 3

Festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no ipsepEncerrou-se dia 12 de outu-

bro a 57a Festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e do Ipsep. Com o tema “Eis a Ser-va do Senhor”, a tradicional festa reuniu milhares de fiéis durante os dez dias de comemoração, com novenários, celebrações eucarísti-cas e o grande final com a procis-são e a presença de Dom Fernan-do Saburido e show musical com Frei Damião.

Veja alguns momentos nas fotos divulgadas pela Assessoria de Comunicação da paróquia.

Encerramento dia 12 foi marcado pela tradicional procissão com a presença de Dom Fernando Saburido e show com Frei Damião

Apostolado da oração Frei Damião Dom Fernando Saburido e Padre João Carlos, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Page 4: Muitos negam, mas as pré-candidaturas já estão nas ruas. … · 2018-09-12 · Veja alguns momentos nas fotos divulgadas pela Assessoria de Comunicação da paróquia. Encerramento

GAZETA NOSSA 200 | OuTubrO 2015 4 JaboatÃo

Cootrape apresenta proposta de novas linhas de micro-ônibus para jaboatão

Bilhetagem Temporal e integrada

Gerida pelo município e pe-los permissionários (através de suas cooperativas), a implanta-ção da Bilhetagem Temporal, dará mais mobilidade ao usuá-rio. Num espaço de tempo ainda a ser definido o usuário poderá se deslocar para dois destinos com uma única passagem.

Câmara de Compensação

A câmara de Compensação, já usada em Recife, por exemplo, paga a todos os permissionários por viagens, e não pelo número de pas-sageiros transporta-dos. Isso resolveria o problema existen-te hoje, quando vans e micros disputam os passageiros, in-clusive atrapalhan-do o trânsito. Com a Câmara de Com-pensação, todos os permiss ionár ios vão dirigir de forma mais calma, pois sua parte é garantida.

Então, a instalação da Passa-gem Temporal, juntamente com a Câmara de Compensação, di-minuirá o custo para o usuário que precisa se deslocar dentro do município, permitindo, ainda, eventuais promoções e resolven-do as dificuldades hoje existentes

Dia 25 de setembro a direto-ria da Cootrape – Cooperativa de Permissionários de Transporte Pú-blico de Passageiros – apresentou ao secretário Marconi Madruga e ao superintendente de transpor-tes José Araújo a proposta para um novo sistema de transportes municipal, grande parte da qual já havia apresentada ao prefeito Elias Gomes.Vale salientar que esta foi a única proposta apresentada até final do setembro. Dividida em quatro parte, foram elencados os problemas do transporte público com um todo no município, e apre-senta das soluções, muitas das quais em andamento por iniciativa da própria Cootrape.

Uma possível proposta do Grande Recife Con-sórcio teria sido apresentada ao município, mas informações extra-oficiais dão conta de que seria uma proposta defendendo unicamente os interesses dos empresários, e não os do município, contrariando assim o Termo de Ajustamento de Conduta assinado em 2014 com o Mi8nistério Público, quando a

PMJG se comprometeu a realizar um diagnóstico do sistema, diag-nóstico esse que até hoje, “nin-guém sabe, ninguém viu”.

O “Diagnóstico” do Consórcio Grande Recife teria se limitado, en-tão, ao estudo de origens e destinos de ônibus e micro-ônibus, baseado apenas nas linhas existentes hoje.

Segundo ainda essas informações, Jaboatão faria parte do sistema Grande Recife Consórcio, mas com apenas 70 micro-ônibus do chamado “transporte por veículos de Pequeno Porte”, mesmo assim condicionado à licitação, numa verdadeira guerra contra permis-sionários, principalmente quan-

Como ninguém anda sosinho, a Cootrape tem buscado e concretizado parcerias. Em um ato histórico em Jaboatão dos Guararapes, foi celebrada recentemente a união das quatro entidades de transporte público de passageiros do município: Sindicato dos Taxistas, Sindicato dos Mototaxistas, Sindicato do Transporte Escolar e a Cooperativa dos Permissionários do VPP, a Cootrape. Juntos para garantir um melhor transporte para nosso povo e pensando conjuntamente nas soluções para a mobilidade em Jaboatão dos Guararapes.

Realiza Fóruns, Seminários, Encontros, etc;

Estabeleceu regras de con-duta para Permissionários, Motoristas e Cobradores co-operados;

Implanttou a Gestão do Quadro de Horário dos veí-culos;

Instalou o Sistema de Moni-toramento via Satélite em to-dos veículos;

Em parceria com a prefei-tura, construiu o Terminal de Curado I;

Indicou ao Governo Muni-cipal dez vias para serem pavi-mentadas, reduzindo o custo de manutenção;

Iniciou a renovação da frota de veículos operante;

Desenvolveu o novo layout dos veículos.

Inaugurous sua garagem e disponibilizou diversos serviços aos cooperados;

Aprovou junto ao Governo Estadual a redução de impostos para a aquisição de combustível;

Aprovou a redução do valor do IPVA;

Implantou o Sistema de Bi-lhetagem Eletrônica.

Através de acordo com o BNB, disponibilizou aos coo-perados uma linha de crédito. Para os cooperados com restri-ção de crédito, conseguiu junto ao Banco Gerador uma linha de crédito especial.

Iniciou o programa de aper-feiçoamento profissional dos cooperados;

Interviu nas vias melhorando a acessibilidade das pessoas;

Apesar de realizar tanto, acredita que é preciso fazer mais.

do se sabe que os empresários de ônibus nunca foram submetidos a uma licitação.

O novo sistema apresentado contempla quatro fases, que pre-

ENTENDA A PROPOSTA PARA O NOVO SISTEMA DE TRANSPORTE PúBlICO EM jABOATãOde cadastramentos de estudantes, idosos e deficientes.

Nova redeA nova rede de transporte

municipal por microônibus pre-tende atualizar e modernizar um sistema que não condiz com o Jaboatão de hoje. Criada há dez anos, nunca foi formalmente modificada, apesar das grandes transformações urbanísticas que o município sofreu neste período. A rede de linhas do transporte pú-blico foi se adaptando sem diretri-zes, tendo hoje dezoito linhas ope-rando, sendo que nenhuma mais corresponde ao edital de 2005, do qual, inclusive, nem participaram

as empresas de ônibus, mais uma vez con-trariado as re-comendações doo Ministério público. De lá para cá, no-vos núcleos habitacionais foram surgindo, e a Cootrape foi aos poucos ampliando sua frota para assis-tir a essa comu-

nidade.

NOVAS LINHAS São sugeridas na proposta da

Cootrape, algumas fusões de li-nhas e outras novas:

O projeto também encurta al-gumas linhas, hoje muito extensas

ou sobre postas, tirando cerca de sessenta veículos no corredor Pie-dade/Barra de Jangada. Esta me-dida alivia o trânsito na área, sem prejudicar os usuários, pois com a Bilhetagem Temporal o passagei-ro pode se deslocar em dois tre-chos com a mesma passagem.

NOVOS VEÍCULOSCom a implantação efetiva e

completa das propostas apresen-tadas, a Cootrape se compromete a colocar em circulação os novos micro-ônibus, com trinta e dois lugares, em substituição a veícu-los antigos nas linhas de maior demanda, como Vila Rica/Cur-va do S e Curado 1/ Curva do S. Com essas medidas, o sistema de veículos de Pequeno Porte pas-sará a atender os três distritos de Jaboatão, interligando-os, além de desafogar o trânsito, aumen-tando a mobilidade.

“A bilhetagem eletrônica hoje não funciona em Jaboatão, pois o Grande Consórcio não havia pago, até o final de setembro, a empresa

fornecedora do software. Este é um acordo desrespeitado entre os permissionários e o

Grande Consórcio, que retém 2% das passagens eletrônicas justamente para esse fim.”

A Cootrape confia que o Pre-feito Elias Gomes não se renderá aos interesses dos empresários de ônibus, analisando com isenção as propostas apresentadas.

Cootrape foi a única a apresentar propostas para a melhoria do transporte público em Jaboatão dos Guararapes. Veja abaixo alguns detalhes

Pacheco/Curado 4 – Via Cavaleiro.

Vista Alegre/Curado 2 – Via Santo Aleixo, atendendo até Cova da Onça.

Candeias/Prazeres – Via Avenida Comercial, atendendo também Caramarã e Abdo Cabuz.

Circular/Porta Larga/Curva do S – Via Massangana e Prazeres.

Lote 92/ Curado 4 – Via Curado 2.

Integração da Muribeca/Comportas – Via Shopping Guararapes.

cisam ser implantadas no con-junto para resolver de uma vez o problema, tanto para o municí-pio quanto os permissionários e, principalmente, para a população que utiliza o sistema caótico que hoje impera e que será a maior beneficiada.

O SISTEMA EM NúMEROS

281

1.521

4.573

800

4.587.500

7,8 milhões

Permissionários

Famílias dependem diretamente do sistema

Pessoas são beneficiadas diretamente

Pessoas são beneficiadas indiretamente

Ou mais passageiros são transportados por mês

De reais é o valor movimentado na

economia de Jaboatão mensalmente

ALÉM DISSO A COOtrAPE

“Não existe em Jaboatão até hoje uma lei criando o Sistema de Transporte do Município,

apesar dos vários órgão e secretarias criados para resolver a mobilidade.” “Em Jaboatão, o Consórcio

do Grande Recife opera em 50 ônibus, mas circula

com todos os ônibus apenas em horário de pico, pois

seu interesse é puramente comercial.”

A UNIãO fAzENDO A fORçA

Page 5: Muitos negam, mas as pré-candidaturas já estão nas ruas. … · 2018-09-12 · Veja alguns momentos nas fotos divulgadas pela Assessoria de Comunicação da paróquia. Encerramento

GAZETA NOSSA 200 | OuTubrO 2015 5 cabo dE Santo agoStInho

EXPR

ESSa

SGoverno do estado vai mapear ocupações na beira de barragens Mapeamento foi autorizado pelo governador Paulo Câmara juntamente com outros estudos ambientais

Dom Saburido esteve no Cabo, sua terra natal, para discutor aquestões sociais

O mapeamento faz parte do diagnóstico ambiental nos reservatórios das principais barragens que abastecem a Re-gião Metropolitana do Recife e do Agreste, autorizada pelo governador dia 21 de setem-bro. O diagnóstico tem orça-mento de R$ 2,8 milhões, com recursos do Banco Mundial, e abordará o Sistema Pirapama, Jucazinho, Carpina, Tapacurá, Poço Fundo e Várzea do Una. O estudo vai avaliar, entre outros aspectos, a vulnerabi-lidade, ocupação e cobertura do solo dos reservatórios que estão situados nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Surubim, Lagoa do Carro,

Foto: Aluisio Moreira/SEI

São Lourenço da Mata e Santa Cruz do Capibaribe. O prazo de execução é de dois anos.

Estudo semelhante na bar-ragem de Pirapama já havia sido feito pela CPRH em 2000.

Da Ascom/Cabo – Foi realizada dia 22 de setembro, no Cabo de Santo Agostinho, reunião para apresentar as diretrizes progra-máticas do 1° Encontro Metropolitano de Or-dem Pública e Segurança Cidadã. A atividade aconteceu no Restaurante A Chácara, na Vila Social, e reuniu secretários e representantes de Defesa Social dos municípios do Cabo, Olinda, Ipojuca, Moreno e Caruaru. O objetivo é pro-por soluções para a melhoria na segurança pú-blica em toda Região Metropolitana do Recife (RMR).

A partir deste encontro, serão apresenta-dos, em data ainda a ser definida, os resultados que contemplam as expectativas da população, que espera uma resposta mais eficaz dos órgãos de segurança do Estado. “Pretendemos criar

Secretários da RMR querem criar Conselho de Segurançaum conselho de secretários e o torná-lo insti-tucional na RMR, a partir dos municípios que formam esse debate preventivo e proativo para soluções urgentes nestas áreas”, disse o profes-sor especialista em Planejamento da Segurança Pública e Privada, Júlio Cezar Costa.

O secretário de Defesa Social do Cabo, Luiz Pereira, reforçou a importância da ini-ciativa. “Em consequência do encontro, um novo modelo de segurança será escolhido e implementado na RMR. Assim, temos uma ferramenta indispensável na luta pela melhoria da segurança pública nos municípios”, disse. “Com o fortalecimento das guardas munici-pais, teremos mais uma corporação à disposi-ção da população a promover a segurança tão exigida e tão necessária”, completou.

Do blog do Magno Martins – Se as eleições para prefeito do Cabo fos-sem hoje, o deputado Lula Cabral (PSB) seria eleito com 43% dos votos, segun-do pesquisa do instituto Plural que este blog teve acesso. Em segundo apa-rece o deputado Betinho Gomes (PSDB) com 35% e em terceiro o prefeito Vado da Farmácia (PTB), com apenas 7%. Brancos e nu-los somam 10% e 4% não souberam responder ou se recusaram a opinar.

Na espontânea, quan-do o eleitor manifesta sua intenção de voto sem ter acesso ao cartão com o nome dos candidatos, Lula amplia sua vantagem em relação a Betinho. É apon-tado como o preferido por 25% dos leitores sondados contra apenas 7% do postu-lante tucano. Neste cenário, os indecisos sobem para 51% e brancos e nulos al-cançam 14%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 13 de se-tembro aplicando 400 ques-tionários, com margem de erro de 4,9% para mais ou para menos.

Quanto à rejeição, o prefeito Vado da Farmácia lidera com estratosféricos 53%, enquanto Betinho vem em segundo com 15% e Lula tem apenas 9%. O instituto Plural quis saber ainda se na hipótese do prefeito não poder disputar por inelegibilidade quem ele deveria apoiar, 48% op-taram por Lula e 36% por Betinho.

Quanto aos apoiado-res influentes, o governa-dor Paulo Câmara, aliado do deputado Lula Cabral, com quem já acertou apoio total e irrestrito à sua can-didatura, afirmando que o território do Cabo é inego-ciável para o PSB, aparece no topo. Para 45% dos en-trevistados, um pedido do governador aumentaria as chances de votar em Lula. Já a presidente Dilma in-fluencia apenas 19%.

O deputado Lula Ca-bral tem a preferência ainda dos eleitores do Cabo por um outro fator: a admira-ção. Quando forçados a res-ponder qual o líder político do Cabo que mais admira, 15% responderam o nome do candidato socialista en-quanto apenas 5% optaram por Betinho.

Lula Cabral na frente na primeira pesquisa oficial

ElEIçÕES

PM aumenta contingente no Cabo

Emerson Barros, do Blog do Cabo – Nos últimos dias de setembro, o 18o Batalhão da Polícia Militar aumentou o conti-gente de policiais nas principais vias do Cabo de Santo Agos-tinho. Moradores, comerciantes e transeuntes cobravam uma ação urgente da PM, referente a segurança pública.

Usando a tribuna legislativa o deputado estadual, Lula Ca-bral, pediu ao secretário da Defesa Social (SDS), Alessandro Carvalho, reforço na segurança para coibir as ondas de assaltos e homicídios registrados no município. "Quero pedir ao se-cretário, que tenha uma atenção especial pelo Cabo. Estamos clamando por mais segurança, precisamos de uma solução urgente".

O pedido do deputado surtiu efeito. De acordo com os comerciantes do Cabo é possível ver policiais nas ruas.

Com infortmações da Secom – Alunos da Escola Munici-pal Desembargador João Paes, na Praia de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, tiveram uma atividade diferente dia 22 de setembro, quando receberam o Programa Verão Sustentável, desenvolvido pela Sema do Cabo de Santo Agostinho, para um mutirão de limpeza na orla de Gaibu, uma forma de dar exemplo e estimular banhistas e microempreendedores que atuam na área a manterem a praia limpa. A iniciativa contou com a parceria da Transpetro e também teve como objetivo comemorar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, co-memorado dia 20 de setembro.

A ação envolveu alunos da 1ª e 2ª séries, que receberam da equipe da Sema sacolinhas biodegradáveis para a coleta do lixo. Para o secretário do Meio Ambiente, André Morais, este trabalho serve não só para conscientizar as crianças, mas também os barraqueiros, moradores e visitantes. “O Progra-ma Verão Sustentável completa três anos e se expande com as parcerias de empresas e ONGs. O objetivo geral é fazer com que a comunidade reflita sobre a importância de não poluir as praias”, disse ele.

Com informações da Secom – No dia 21 de setembro o Cabo de Santo Agostinho comemorou o Dia da Árvore, com doações e plantio de mudas. A proposta das secretarias de Meio Ambiente e de Educação do Cabo foi estimular a arbo-rização da cidade.

Alunos da Escola-parque Professora Cremilda Maria Santana de Oliveira, em Garapu, receberam os técnicos da Sema, que falaram sobre a importância das árvores para o meio ambiente. Juntos, eles realizaram o plantio de mudas das espécies Ypê Branco e Pata de Vaca, na área externa da instituição.

Foto: Camilla Moura

Programa Verão Sustentável em Gaibu

Dia da Árvore no Cabo

Foto: João Barbosa

Raíza Muniz/Secom – O arce-bispo metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, esteve de 8 a 11 de outubro fazendo uma visita pastoral à Paróquia de Santo Antônio do Cabo de Santo Agostinho. Recepcionado caloro-samente por uma multidão de fiéis no Pátio da Estação Ferroviária, no Centro, o religioso caminhou até a igreja matriz da paróquia, onde recebeu simbolicamente, das mãos do prefeito Vado da Farmácia, a chave do município. Em seguida, se reuniu com autoridades munici-pais e estaduais.

A acolhida ao arcebispo foi marcada por música e cultura. No Pátio da Estação, a Sociedade de Bacamarteiros do Cabo realizou salvas de tiros para anunciar a sua chegada. Em frente à igreja, a Filar-mônica VX de Novembro Cabense executou os hinos do município e do padroeiro Santo Antônio. Já na Matriz, o arcebispo, após rece-ber a chave da cidade, agradeceu a todos pela recepção. “Todos vocês me deixaram emocionado com essa acolhida. É um privilégio es-tar visitando mais uma paróquia no Cabo, cidade onde nasci”, de-clarou. “A visita pastoral é muito importante pois é quando a paró-quia se torna centro da arquidio-cese e quando podemos sentir de fato como ela atua, conhecendo as 17 comunidades de seu território. Não viemos fiscalizar, mas animar o povo de Deus”, disse.

Multidão acompanha Dom Saburido pelas ruas do Cabo. Foto: João Barbosa

Dom Fernando Saburido fala à população cabense. Foto: João Barbosa

Paróquia de Santo Antônio torna-se centro da Arquidiocese de Olinda e Recife por três dias

No Centro Social Armínio Guilherme, Dom Saburido se reu-niu com o prefeito Vado da Farmá-cia, a vice-prefeita Edna Gomes, deputados, secretários e vereado-res, além do monsenhor Josivaldo Bezerra, padres da região, empre-sários e outras autoridades, para debater assuntos relevantes para os cabenses, como saúde, educa-ção, segurança pública e combate às drogas. Secretários municipais falaram sobre as principais ações

que desenvolvem para melhorar a qualidade de vida da população.

O prefeito Vado destacou importância da visita pastoral de Dom Saburido: “Dou as boas vin-das ao arcebispo em nome de to-dos os cabenses. Acompanhei par-te de sua visita à paróquia de Ponte dos Carvalhos e sei da importância deste momento, quando ele passa todos esses dias na cidade evange-lizando e trazendo uma mensagem de fé e esperança”, destacou.

Page 6: Muitos negam, mas as pré-candidaturas já estão nas ruas. … · 2018-09-12 · Veja alguns momentos nas fotos divulgadas pela Assessoria de Comunicação da paróquia. Encerramento

GAZETA NOSSA 200 | OuTubrO 2015 6 cabo E JaboatÃo

Centro Esportivo Cabense completa 16 anos Equipe coleciona títulos no futebol de base, revela craques e contribui na formação de futuros cidadãosO Centro Esportivo Cabense,

uma referência no esporte do Cabo de Santo Agostinho, comemorou em setembro seus 16 anos com uma grande confraternização en-tre atletas, professores e familiares.

Reproduzimos a seguir texto de Thiago Santoro, presidente do Clube, que conta um pouco sobre a entidade.

“Superando os limites , essa é a historia de uma das mais vitoriosas e marcantes instituições de futebol de base do Cabo de Santo Agosti-nho. Estamos falando dos 16º anos de historia do Centro Esportivo Cabense, equipe de futebol fun-dada em 27 de setembro de 1999 pelo seu atual presidente, professor Thiago Santoro,

A equipe hoje conta com cin-co profissionais em sua comissão técnica, atendendo 200 crianças e jovens que atuam nas categorias Pré-mirim, Mirim, Infantil, Juve-nil, Juniores e Feminino.

O clube tem uma Comissão de Pais e Mestres, um campo para treinamentos, academia, acompa-nhamento médico e escolar, sede própria e alojamento, e intercâm-bio com as principais equipes do Brasil.

O Centro Esportivo Cabense conta com professores formados em Educação Física e especializa-dos em futebol e educação, tendo

Rosemberg Nascimento – Mestre em Letras pela UFPE – Coordenador da área de Lin-guagens da Rede Municipal de Ensino do Cabo – E-MAIL: [email protected]

9.8637.99289.9143-5105

História no ENEMProfessor Zé Antônio ([email protected])

A disciplina de História exige do estudante um diálogo com o passado para compreender o presente. Vejamos algumas dicas preciosas para a prova do ENEM.

Tenha na ponta da língua tudo sobre Ditadura Militar no Brasil.Ainda que recente, a Ditadura Militar é um conteúdo bastante

recorrente e que tem como características um regime repressivo e ditatorial no Brasil, altamente dependente do capital externo, o que nos custou uma profunda crise econômica, mesmo nos primeiros governos pós-abertura democrática.

As Revoluções Francesa e Inglesa mudaram o modelo de sociedade que existia até então.

Essas revoluções representam a ruptura com o mundo feudal, preso ao ideário e controle das mentalidades pela igreja católica, e as práticas obsoletas tanto na economia quanto na sociedade em si. Esse período também marca a queda do ABSOLuTISMO como regime de governo e a tomada do poder pela burguesia.

Entender o que representou a 1°e 2° Guerra Mundial para o mundo.Procure interpretar os aspectos comuns aos dois conflitos, as

diferenças e as transformações que decorreram desses episódios e, principalmente, as consequências dos mesmos na história mundial.

E por fim entender que o ENEM hoje nos cobra muito mais entender como aconteceu o processo histórico e qual a consequência efetiva do fato nas mudanças das estruturas vigentes.

CM abraço!

Atletas, pais, grupo de apoio e convidados comemoraram o aniversário de 16 anos do Centro Esportivo Cabense

Paulo Rocha – A Câmara de Vereadores de Jaboatão aprovou e o prefeito Elias Gomes sancio-nou lei que permite ao executivo jaboatonense contratar emprés-timo internacional no valor de 57 milhões de dólares, algo em torno de 228 milhões de reais a serem somados à dívida de Jaboatão e expostos à flutuação do dólar, ultimamente em alta e mantendo-se num patamar nun-ca visto.

O empréstimo, no valor exato

jaboatão quer empréstimo de 57 milhões de dólares

de US$ 57.292.926,00 (cinquenta e sete milhões, duzentos e noven-ta e dois mil e novecentos e vinte seis Dólares Americanos) deve ser feito junto a Corporação Andina de Fomento – CAF.

O projeto de lei que permite o contrato cita como destino do milionário empréstimo obras de recuperação da orla de Jaboatão e ações de mobilidade, como ruas da Zona Sul e de Cavalei-ro, além da Ulisses Montarroyos e da Estrada da Curcurana. O Parque Linear da Orla, no pa-pel desde o início da gestão, também poderá virar realidade, com pista de cooper, ciclofaixa, equipamentos para pratica de

ginástica e esportes, arborização e quiosques.

O empréstimo carece ain-da de aprovação do Ministério do Planejamento, e se aprovado (há uma resolução do Tesou-ro Nacional em vigor que inibe empréstimos internacionais por município), vai permitir que o prefeito Elias Gomes transforme, em seu último ano de mandato, a cidade em um canteiro de obras, para felicidade geral de candida-tos oficiais e aliados.

A conta, claro, ficará para o futuro prefeito, que pegará um município endividade e não terá forças, nestes tempos de crise, para novas obras.

Segundo o projeto de lei, valores devem ser investidos no parque da orla e melhoria de vias urbanas

como um dos seus objetivos a for-mação de cidadãos. Os Professores se utilizam da técnica e da tática no futebol para trabalhar a disciplina, a educação, a responsabilidade e a formação dos seus alunos, sendo aberto a todo e qualquer aluno que queira participar do proje-to. Mesmo aqueles que ainda não têm tanta experiência no futebol podem freuqentar os treinos para aprender.

A competência da equipe na formação de craques dentro e fora de campo faz com que as conquis-tas e experiências tenham sido um

mérito frequente no Centro Espor-tivo Cabense, em todos esses anos. Hoje é o atual Hepta Campeão da Liga do Cabo, chegou nas finais da Copa do Brasil na Bahia, foi Cam-peão da Copa do Nordeste em Alagoas, Campeão da Copa No-vos Talentos em Rio Formoso, 5º Lugar no Brazil Cup Internacional em Minas Gerais e figura entre as melhores equipe do Campeonato Pernambucano. Foi econhecido por parte da imprensa local como a melhor categoria de base do Cabo dos últimos anos. O Centro Esportivo Cabense também é hoje

uma equipe de futebol de Base re-ferência em organização e discipli-na, prêmio conquistado em suas últimas competições disputadas. A equipe também se orgulha pela re-alização de sua 8a edição do Fórum de Esportes, em junho de 2015, evento esse que vem crescendo e sendo um sucesso todos os anos.

Transformar sonhos em reali-dade não é tarefa fácil, mas esse é o objetivo do Centro Esportivo Ca-bense, que se encontra no coração da cidade, no centro do município do Cabo, pronto e preparado para transformar o seu sonho”.

Page 7: Muitos negam, mas as pré-candidaturas já estão nas ruas. … · 2018-09-12 · Veja alguns momentos nas fotos divulgadas pela Assessoria de Comunicação da paróquia. Encerramento

GAZETA NOSSA 200 | OuTubrO 2015 7

Ivaldo Montarroios

JaboatÃo doS guaRaRaPES

Governador inaugura uSF em Vila Rica Foram investidos R$ 1,3 milhão na construção do prédio e na aquisição dos equipamentos sendo 80%

do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal e o restante aportes do Governo FederalO governador Paulo Câmara

inaugurou, dia 18 de setembro uma Unidade de Saúde da Famí-lia (USF) em Jaboatão dos Gua-rarapes, na Região Metropolita-na. O equipamento foi erguido na comunidade Lote 92, em Vila Rica. Foram investidos R$ 1,3 milhão na construção do prédio e na aquisição dos equipamen-tos, sendo 80% desse total recur-sos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), e o restante aportes do Governo Federal. Nas edições 2013 e 2014 do FEM, o Estado disponibilizou R$ 10 milhões para o município.

A USF inaugurada, que terá duas equipes do Programa de Saúde da Família, vai beneficiar oito mil pessoas na região. Para o governador, o reforço vai refle-tir diretamente na rede pública estadual, ampliando a oferta no atendimento à população. “Essas unidades vão atuar de maneira preventiva e isso é muito impor-tante para o nosso sistema de saú-de. O Estado tem a competência de gerir a média e alta complexi-dades; e precisa muito do apoio dos municípios na saúde básica. Então, unidades de saúde da fa-

mília são fundamentais para o sistema estadual”, explicou Paulo Câmara, que vistoriou as novas instalações ao lado ao lado de au-toridades municipais.

Os recursos da edição 2013 do FEM - cerca de R$ 5 milhões - foram investidos na manutenção de um conjunto de cinco unida-

des de saúde da família, sendo duas já entregues. Para o secre-tário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, essa foi mais uma ação efetiva de uma parceria en-tre Estado e município em favor do povo. “Existe uma crise no fi-nanciamento da saúde, pois o Go-verno Federal financiava 80% dos

gastos e hoje financia apenas 40%. E essa carga recaiu sobre estados e municípios. A entrega dessas unidades é uma ação afirmativa de uma parceria para atender uma demanda da população”, ressaltou o secretário, que também é res-ponsável pela coordenação dos projetos do FEM.

Foto: Marcelo Ferreira

Consequencia dos despreparadosEm quaisquer situações da vida, parece que o despreparo é mais

nocivo, que a ignorância. Enquanto esta, pode levar a caminhos errados, aquele, não sabe o caminho. Talvez previsto no texto da lei, quando estabelece que a culpa se caracteriza por “negligência, imprudência ou imperícia.” A incompetência é inerente ao despreparado. O enfermeiro despreparado, pode causar mais dano que o Médico ignorante. O Professor despreparado desorienta mais a formação dos alunos que o limitado. O comandante (chefe) despreparado é decepcionante e frustrante.

A atual situação do Brasil é rica em material para análise do que representa “despreparo”. Depois de toda desonestidade e incompetência, ainda sobra despreparo do governo para conduzir a Nação. Ouvi comentário de competente analista, ampliando a gravidade da atual “crise”, considerando a pior nos últimos tempos, exatamente pela corrosão e despreparo de lideranças. Nas outras crises, no espaço de 50 anos, havia suporte em nomes alternativos, lideranças preparadas que se destacavam e possuíam condições de merecer a confiança da Nação. Fossem no executivo, Legislativo ou Judiciário e ainda sobravam nas Instituições guardiãs como Ministério Publico, OAB ou representantes de Classes. Em palestra no IHJ, o renomado historiador José Nivaldo Jr, enfatiza seguramente que, na atualidade, a perturbação em que vivemos, não tem similar na historia. Ninguém entende mais nada, ninguém tem certeza de nada. Estão quase todos confusos e perdidos. A estrutura social frágil e sem rumo.

Workshop de Historia e Geografia A exemplo do ano passado, foi realizado no auditório do

SINPROJA, nos dias 23 e 24 setembro, com inestimável apoio da Presidente Maristela Ângelo, demonstrando a importância desse evento, promovido pelo Instituto Histórico de Jaboatão, voltado aos alunos e professores do ensino médio, dos colégios da rede pública e privada da cidade. Neste ano, especialmente com a presença das escolas de Referencia do ensino médio, Rodolfo Aureliano, que participou da programação com apresentação de trabalho escolar, coordenado pelos professores Aderval Trajano e Diógenes Calado e a Escola técnica do SENAI de Jaboatão, que iniciando as atividades na cidade, participou pela primeira vez do Workshop do IHJ, com o apoio do diretor Prof. Xistófanes Luna, Coordenadores Juliana Alcântara e Jaildo Assis. Na programação, palestras e Mesas redonda. O Historiador prof. Jose Nivaldo Jr. Fez a palestra de encerramento com o tema ”Princípios para entender a Historia.” A Mesa Redonda “Patrimônio Ferroviário Vv. ações de Preservação” foi o tema no 2º. dia, tendo como mediador o presidente do Clube de Engenharia de Pe. Dr. Alexandre Santos. Desse TEMA nasce o questionamento, despertando interesse de todos, inclusive com depoimentos da presidente do SINPROJA, Maristela Ângelo, do Dr. Gildo Carício, ex-Superintendente da REFFESA, Dr. Fernando Figueirôa, gerente da Regional I, alunos professores e assistentes da Mesa Redonda. Pergunta-se: a recuperação das estações ferroviárias, trabalho inclusive já sendo realizado pela ONG “Amigos do Trem” com apoio de órgãos governamentais, é somente preservação histórica e turismo, ou necessidade do modal como meio de transporte moderno? O evento teve a Coordenação de Diógenes Calado e assistência da Comissão de Eventos formada por Mirtes Figueirôa e Virginia Maria.

festa das familias TradicionaisNeste ano de 2015, acontecerá no dia 22 de outubro,

homenageando as famílias Alberico Caldas – Vitoriano Borba e Abel Wanderley. A coordenação da festa é de Mirtes Figueirôa, na comissão, junto com as famílias.

Revista comemorativa 42 Anos Do Ihj e home-nagem 50 Anos Geração 65

Depois de muito trabalho, com dedicação do corpo editorial e colaboradores, foi concluída e está na fase de impressão, com a circulação e distribuição prevista para final de outubro.

Page 8: Muitos negam, mas as pré-candidaturas já estão nas ruas. … · 2018-09-12 · Veja alguns momentos nas fotos divulgadas pela Assessoria de Comunicação da paróquia. Encerramento

GAZETA NOSSA 200 | OuTubrO 2015 8 Textos de Irmã Maria dos Anjos Mendes, fC

Colégio maria Tereza comemora 75 anosdEStaQuES do colÉgIo maRIa tEREZa

Nossa Comunidade Educativa, celebrou os seus 75 anos de vida, com muita alegria e entusiasmo. Foram realizadas muitas atividades e manifestações festivas para viven-ciar o mês Vicentino, e assim, par-tilhar um pouco mais do Carisma Vicentino.

Dia 7 de setembro, aconteceu o desfile cívico, com toda a Educação Infantil. Os participantes saíram até a quadra esportiva, onde houve apresentação de balizas e marchas de soldadinhos. Durante toda a semana houve hasteamentos das Bandeiras do Brasil, Pernambuco, Recife e do Colégio, seguidos dos Hinos Nacional Brasileiro e o da Independência.

Dia 23 de setembro, nos reu-nimos em torno de monumento de Nossa Senhora das Graças, na fonte, portão principal, para nos consagrar à Nossa Mãe Maria, can-tar o Hino Nacional e nos alegrar por fazermos parte desta linda his-tória. A felicidade tomou conta de todos, e nos divertimos muito com a distribuição do tradicional picolé. «Nunca se tem Deus como Pai, se não tem Maria como Mãe». S.V.

No dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paulo, celebramos a Eucaristia às 17h, com toda Comu-nidade religiosa e povo de Deus, contando com a presença e partici-pação especial do Seminário Santa Luísa de Marillac, da Província do Recife, que abrilhantou a celebra-ção, entronizando a Bíblia e fazen-

do uma belíssima coreografia com o cântico do Magnificat, no final da missa. «Não sou daqui nem dali, mas de qualquer lugar onde Deus quer que esteja» S.V.

A missa das 19h, do mesmo dia, também foi muito festiva, com direito à procissão de entrada, pe-las Irmãs da casa, equipe litúrgica e sacerdote. A procissão de entrada cortejou a Sagrada Palavra de Deus ao altar.

Durante todo o mês, a gincana vicentina foi vivenciada de forma dinâmica e participativa. Os alu-

nos de todas as turmas arrecada-ram artigos de higiene pessoal para doá-los aos pobres, e para a pon-tuação de uma das tarefas a serem cumpridas.

Nos dias 28 e 29, aconteceu o “Circuito Maluco”, com todas as equipes, na quadra de esporte, onde foram realizadas as provas lú-dicas. No mesmo dia, os alunos fo-ram submetidos ao teste individual do conhecimento, sobre a vida e missão de São Vicente de Paulo. «Não sei quem é mais carente: se o pobre que pede pão ou o rico que

pede amor» S.V.No dia 30, nossa casa se trans-

formou num verdadeiro espaço humanístico. Foram acolhidas, res-peitadas e amadas, sessenta famí-lias para o café social da AHMAR, em parceria com o Colégio Maria Tereza, onde todos receberam atenção, amor, carinho, alimento espiritual e material.

Houve uma presença dos alu-nos do Ensino Fundamental, que apresentaram a peça Teatral Auto da Compadecida, de Ariano Suas-sunna, para animar, divertir e valo-

É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminha-da certa. Mas graça das graças é não desistir nunca. Dom Hélder Câmara

No dia 12 de setembro de 2015, houve um evento sociocul-tural, pedagógico e científico com o objetivo de promover o desen-volvimento da criatividade dos alu-nos, através de pesquisas, planeja-mentos, troca de conhecimentos e exposição de ideias. Além do inter-câmbio entre alunos e professores, foi proporcionado um aprendizado muito significativo.

O evento iniciou às 8h, com o Hino Nacional Brasileiro e a ben-ção dirigida por Pe. Tiarajú, se-guida da abertura oficial, realizada através de Irmã Edith Gomes, com palavras de incentivo, força e oti-mismo. Nossa Comunidade educa-tiva e Religiosa, durante a organi-zação e realização dessa atividade, apoiou a todos no amor, na alegria e na disponibilidade.

Grandes nomes foram con-templados e destacados, como ver-dadeiros seres ilustres e talentosos. No âmbito religioso, Dom Hélder Câmara, no mundo da arte literá-ria, no campo social, educacional e científico, Ariano Suassuna, Paulo Freire, Nelson Chaves e Gilberto Freyre, cuja filha esteve presente e foi um momento emocionante para todos. Também tivemos al-guns destaques no campo artesa-nal, através do nosso querido pin-tor pernambucano Romero Britto, enxergando a vida das cores em

Durante todo o mês de setembro várias atividades foram desenvolvidas comemorando as mais de sete décadas do Colégio Mariza Tereza

rizar nossos senhores e mestres. Os alunos do Ensino Fundamental en-trevistaram os idosos, para ter da-dos concretos da qualidade de vida deles e saber sobre sua realidade, numa atividade interdisciplinar. No término da festa, todos recebe-ram a cesta básica e os produtos de higiene pessoal que os alunos trou-ceram da gincana.

O nosso mês vicentino foi

marcado por muita festa, desafios, lutas e conquistas. São Vicente, com certeza ficou muito satisfeito, ao ver todos e de forma bem espe-cial os jovens, tão comprometidos à causa dos mais necessitados.

Concluímos o mês sabendo que: “Os pobres abrem-nos a porta para a eternidade”. S.V.

“A humildade é a origem de todo o bem que fazemos”. S.V.

todas as coisas. O artesão carua-rense Vitalino Pereira dos Santos, conhecido como “Mestre Vitalino”, com suas obras de argila, represen-tando as características de sua re-gião. Seu filho, durante toda a feira, confeccionou cenas e personagens nordestinos.

O famoso Manassés Borges, fi-lho de José Francisco Borges, esteve presente com grande simplicidade, também demonstrando sua arte, ao vivo, e expondo seus trabalhos para os interessados, Ambos são-conhecidos internacionalmente, com dons natos, no mundo das re-presentações, através da argila e da xilogravura. Também foi exposta a história de vida e trabalho de Pata-tiva do Assaré (Antônio Gonçalves da Silva), poeta popular cearense. Ainda foram destacados grandes nomes da arte humorística e mu-sical, como Renato Aragão (Didi), Francisco Anysio de Oliveira Pau-la Filho (Chico Anysio), Palhaço Chocolate, Luiz Gonzaga do Nas-cimento, (Rei do Baião), Francisco

de Assis França (Chico Science), Alceu Paiva Valença ( Alceu Valen-ça) rei do carnaval pernambucano, e Virgulino Ferreira da Silva (Lam-pião, o rei do Cangaço).

Durante a exposição, alguns

números artísticos foram apre-sentados no palco: chamamos a atenção para a cena do Juízo final, do Auto da Compadecida, de Aria-no Suassuna, a turma do Palhaço Chocolate, as danças de Chico Science, poesias de Dom Hélder Câmara, dentre outros.

Como de costume, não podia deixar de haver o estande da Mãe das Graças, monitorado por Irmã Idelzuite, que esteve durante todo evento distribuindo graças, através da Mensagem de 1830, para todos os que dela se aproximassem.

A valorização dos Persona-gens Nordestinos foi destaque na feira de cultura, pois encontramos uma valiosa oportunidade de co-nhecer os personagens ilustres que

fizeram, ou ainda fazem, de nossa cultura um manancial de arte e be-leza, através de nobres e louváveis histórias de vida.

O encerramento se deu às 16h, com a oração e palavras de grati-

dão pelas coordenadoras e dirigi-das a todos os participantes.

O otimista é um tolo. O pessi-mista, um chato.

Bom mesmo, é ser um realista esperançoso. Ariano Suassuna

Expo Cmt-2015 – Tema: Personalidades do NordesteGincana Vicentina

Café social da AHMAR e atores da peça Auto da Compadecida

Page 9: Muitos negam, mas as pré-candidaturas já estão nas ruas. … · 2018-09-12 · Veja alguns momentos nas fotos divulgadas pela Assessoria de Comunicação da paróquia. Encerramento

O CESFA realizou nos dias 18 e 19 de Setembro de 2015 a XIX EXPOCESFA, que neste ano abordou

como tema central o Ano Internacional da Luz.A ONu – Organização das Nações unidas,

decretou 2015 como O Ano Internacional da Luz em menção à importância que a luz e suas

aplicações possuem em nosso cotidiano, com foco na contribuição que a tecnologia que usa a luz tem no

desenvolvimento em várias áreas do conhecimento: da medicina à cultura, da geração de energia renovável à

comunicação.O tema foi muito bem trabalhado pela comunidade escolar e despertou o interesse dos visitantes.

Page 10: Muitos negam, mas as pré-candidaturas já estão nas ruas. … · 2018-09-12 · Veja alguns momentos nas fotos divulgadas pela Assessoria de Comunicação da paróquia. Encerramento

GAZETA NOSSA 200 | OuTubrO 2015 10

Com o objetivo de disciplinar e melhorar o acesso e o tráfego de veículos na área dos Montes Guararapes o vereador Sargento Sampaio anunciou que vai elaborar um projeto de lei para controlar o trânsito no local. Há cerca de um mês o Exército realiza intervenções nas vias de acesso, o que vem provocando reclamações dos motoristas que utilizavam aquelas vias principalmente para fugir dos engarrafamentos na BR-101 e na Estrada da Batalha.

De acordo com Sampaio o seu projeto deverá apresentar medidas que atendem às necessidades da população local, dos turistas e também dos frequentadores da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres. “Nossas ideia é que o trânsito de caminhões continue proibido. As exceções seriam para os veículos de grande porte que estejam realizando algum serviço essencial”, detalhou.

Sargento Sampaio resgata valores em desfile cívico nos montes Guararapes

Projeto obriga presos a pagarem custos do sistema prisional

O vereador Sargento Sampaio levou para discussão no Plenário da Câmara hoje o projeto de lei do senador Waldemir Moka (PMDB-MS) que pode tornar obrigatório o pagamento dos custos do sistema penitenciário pelos próprios presidiários. De acordo com dados do Governo Federal, cada preso custa em média três mil reais aos cofres públicos. A ideia é fazer com que estes recursos sejam destinados a áreas como saúde, educação e segurança.

Para Sampaio o projeto é excelente, pois a despesa com presidiários é gigantesca. “Acredito que metade deles tem condições de pagar. A outra parte deve trabalhar e arcar com este custo. O dinheiro que hoje vai para o sistema penitenciário deve ser investido em áreas mais nobres como a educação das crianças e a saúde pública”, afirmou antes de declarar que também é favorável à privatização dos presídios.

Alerta para violência e caos no trânsitoOs vereadores de Jaboatão voltaram a cobrar das

autoridades solução para diversos problemas que afligem a vida do cidadão. Violência e falta de infraestrutura – dois problemas crônicos em Jaboatão e em praticamente todo País - dominaram os debates.

O vereador Sargento Sampaio chamou a atenção para um tipo de violência que está crescendo no Estado. Além do cidadão comum, que sempre foi vítima da investida dos marginais, chamou a atenção do parlamentar o grande número de policiais civis e militares que também estão entrando nas estatísticas da violência em Pernambuco.

“A morte de policiais é um dado que nos leva a reflexão. Se não estou enganado já são 16 mortes este ano. Isto é muito sério. Significa que os marginais não estão mais respeitando nem aqueles profissionais que são responsáveis pela segurança. Venho a esta tribuna solicitar que no âmbito de nosso município a Prefeitura trace estratégias que contribuam para a redução desses crimes, seja com uma maior utilização da Guarda Municipal ou com outras medidas que estejam ao alcance do Executivo”, alertou.

20 escolas de diversas cidades de Pernambuco, entre municipais, estaduais e particulares participa-ram do grande desfile cívico que durou toda a tarde do sábado, 19 de setembro, nos Montes Guararapes, Berço da Nacionalidade Brasileira, promovido pelo vereador Sargento Sampaio. Participaram do desfile, o mais importante entre as comemo-rações da Semana da Pátria, tam-bém dois grupamentos de Escotei-ros, um grupamento do Corpo de Bombeiros Civil e um grupamento de ex-militares da ASARESFA – Associação dos Reservistas do Ba-talhão Guararapes.

O ponto alto do desfile, ad-mirado e aplaudido por centenas de pessoas, foi a apresentação de diversas bandas e fanfarras, que capricharam na escolha do reper-tório e encantaram o público com coreografias esmeradas.

O desfile nos Montes Guara-rapes resgatou o brilho dos desfiles em Jaboatão. Segundo o vereador Sargento Sampaio, é um resgate de valores cívicos, como o amor

Desfile Cívico foi o mais importante de Jaboatão dentro das festividades da Semana da Pátria

Terminou, dia 21 de setembro, o X Campeonato Montes Guararapes de Futebol, promovido pelo Vereador Sargento Sampaio e envolvendo vinte equipes desta grande comuni-dade jaboatonense.

Na partida final, sagrou-se campeã a equipe do Cobra Verde, que jogou contra seu tradicional adversário Peñarol e vencendo por um tento, marcado por Gilmar Silva (Loca).

EXPR

ESSa

S

Cobra Verde é bi-campeão 2015

Trânsito nos Montes Guararapes

à Patria, a comemoração da inde-pendência brasileira e o orgulho que cada aluno demonstra pela sua escola e por ser brasilieiro: “Num momento em que parte de nossa juventude carece de valores morais e de um mínimo de disciplina, é importante esta demonstração cí-

vica como exemplo de que é pos-sível a dedicação e o empenho de nossos alunos para que tenhamos um país melhor. Um momento importante como este é precedido, dentro das escolas, de grande pre-paração, onde os alunos têm um conhecimento maior dos símbolos

pátrios”, declarou o vereador.Estiveram presentes no palan-

que oficial, além do vereador Sar-gento Sampaio, o vereador Manoel Pereira Neco, o Advogado Elinaldo e outras autoridades civis e mili-tares. As atividades tiveram como locutor Cremildo Kojac.

Sargento Sampaio entrega o troféu à equipe vencedora

Sargento Sampaio com represntantes da ASARESFA e do Grupo de Escoteiros

Educandário Carlos Drummond de Andrade Escola Maria da Glória preparando-se para desfilar

Alegria do primeiro desfile Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima – Córrego Da Batalha.

Escola Natividade Saldanha

População lotou os Montes Guararapes

Mini regente mostra suas qualidades

Fanfarra Dom Sebastião Leme, de Recife

Sampaio e Carminha, do Educandário Carlos Drummond de Andrade

Equipe do Cobra Verde

ESPEcIal

Page 11: Muitos negam, mas as pré-candidaturas já estão nas ruas. … · 2018-09-12 · Veja alguns momentos nas fotos divulgadas pela Assessoria de Comunicação da paróquia. Encerramento

GAZETA NOSSA 200 | OuTubrO 2015 11 SocIaISm

irtes

Figu

eiro

a

EXPR

ESSa

SEnquanto houver um louco, um poeta e um amante, haverá sonho, amor e fantasia. E enquanto houver sonho, amor e fantasia, haverá esperança”. William Shakespeare.

Aniversário do Grupo Novo HorizonteNa Festa em comemoração dos 22 anos do Grupo Novo

Horizonte, a Presidente Miriam Cavalcanti e a Vice Alineide Cavalcante, com o decorador e amigo Valclenio Flavio.

mirt

esfig

ueiro

a@ho

tmai

l.com

jefferson Soares Jefferson Soares aniversariou dia 27/09 e

ganhou de presente a foto com o ator Stephan Nercessian e participou do especial “Chacrinha, o Musical”, no Teatro de Santa Isabel.

15 anos de luanaNo dia 19 de setembro, foi

comemorado os 15 anos da menina moça Luanna Lethycia de Almeida, filha de Zorilda e Romero Lacerda.

Foto Valencio Flavio

Sob o Comando de uma MulherMarcione Maria da Silva, na foto ladeada pelos novos Guardas

Civis, é a Jaboatonense Comandante da Guarda Civil Municipal da PJG. O Efetivo conta com 383 GM divididos entre: Inspetores, SubInspetores e Guardas Municipais. Essa brilhante comandante dedica sua vitória à Deus; à sua mãe (in memoriam); toda família; amigos e à briosa Guarda Civil Municipal. Foto Maria do Carmo

Nildo Barbosa e josé ManoelNildo Barbosa ao lado de José Manoel, diretor

de cultura do SESC/PE, dia 18 de setembro, durante o brilhante Cortejo Cultural do Aldeia Yapoatan em Jaboatão Centro. Foto: Mirtes Figueirôa

V Caminhada da famíliaNo dia 20 de setembro aconteceu em Jaboatão Centro a V caminhada da

Família, organizada pela Paroquia de Santo Amaro, sob comando, até então, de Frei Damião. Na missa Solene, o Arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido, oficializou como Pároco por mais seis anos à frente da Paroquia de Santo Amaro o agora Padre Damião. Também nesse dia, o Prefeito Elias Gomes apresentou o Projeto de Lei, onde torna o dia 15 de janeiro feriado na cidade por conta do Padroeiro Santo Amaro. Foto: Mirtes Figueirôa

MulheresAconteceu no dia

30 de setembro no Hotel Prodigy, mais um exitoso evento da Jornalista Claudia Montes, “Mulher Evidência”. Chá com Gostinho de Originalidade - Tribuna Livre, com as palestras da Dra. Edinéia Vaz e Dra. Vera Lopes. Poemas de Eulina Maciel, sorteios e brindes. O evento foi bastante prestigiado com a participação seletiva de mulheres compromissadas com o avanço de sua cidade e estado.

Desfile CívicoO Desfile Cívico de Cavaleiro,

dia 27 de setembro, foi bastante prestigiado, com mais de 40 bandas de Escolas e Fanfarras de cidades vizinhas. Tudo foi coordenado pelo carismático Santana, juntamente com a gerente da Regional 2 Vera Caetano e a Secretaria Executiva de Educação da PJG, que teve como homenageado o Ex Governador Eduardo Campos. Na foto, Santana passando o Troféu de participação ao Cel. Basílio da PMPE. Foto: Mirtes Figueirôa

Aulão no Cinema do CM CursosNo último dia 04 de outubro, o CM Cursos Preparatórios

realizou o 2º Aulão Cinema, na maior sala do Shopping Center Recife. Com o tema, “Luz, câmera, aprovação!”, mais de 350 jovens tiveram dicas para o ENEM, IFPE e Vestibular Seriado, através de trechos de filmes nacionais e estrangeiros, o que tornou a aula mais atrativa. Os professores deram aulas fantasiados com os personagens dos filmes que abordaram e, no final, participaram de sorteios. Nos dias 22 e 23 de outubro, o CM Cursos, em parceria com o SESI, realizará um Plantão de Véspera para o ENEM, mais um Aulão para os alunos do Vestibular Seriado e Colégio Militar, Aplicação da uFPE e Escola do Recife da uPE. Mais informações através do telefone 9 9143-5105.

Page 12: Muitos negam, mas as pré-candidaturas já estão nas ruas. … · 2018-09-12 · Veja alguns momentos nas fotos divulgadas pela Assessoria de Comunicação da paróquia. Encerramento

Segurançano trânsito.Essa responsabilidadetambém é sua.

Agora, cinquentinha também precisa de registro e licenciamento. Procure o Detran para regularizar a sua até 11 de novembro. O uso do capacete e a habilitação do condutor já são obrigatórios. Faça a sua parte e colabore com a segurança do trânsito em nosso Estado.

Multa e apreensãoVencido o prazo, as cinquentinhas sem registro e licenciamento estarão sujeitas às penalidades da lei. O condutor será multado por infração gravíssima (multa de R$ 191,54) e a motocicleta será apreendida pelo Detran.

Taxas e valoresCinquentinhas são isentas de IPVA. Para regularizar a sua, o proprietário deverá pagar as seguintes taxas:

DocumentaçãoPara o registro e o licenciamento das cinquentinhas, são exigidos os seguintes documentos:• Original e cópia do documento oficial de identificação,

do CPF e do comprovante de residência do atual proprietário do veículo.

• Nota fiscal de compra, emitida pela revendedora, ou declaração de compra e venda, com dados do proprietário e do veículo e firmas de ambos reconhecidas em cartório.

• Em caso de proprietário Pessoa Jurídica, cópia autenticada do Contrato Social e CNPJ da empresa.

• Em caso de procurador, procuração para o determinado fim, com firma reconhecida em cartório, além de original e cópia dos documentos oficiais de identificação, tanto do procurador quanto do proprietário.

De posse da ordem de emplacamento emitida pelo Detran, o proprietário deverá se dirigir a uma loja de placas credenciada e providenciar a placa da sua cinquentinha.

ObservaçãoAs cinquentinhas só poderão ser registradas na categoria particular e não poderão ser utilizadas para atividades como motofrete ou mototáxi.

Primeiro emplacamento

Seguro obrigatório DPVAT*

R$ 128,03

R$ 292,01*O seguro deve ser pago proporcionalmente ou pro rata.

Saiba mais:www.detran.pe.gov.br