Mulheres com pescoço de girafa

11
Mulheres com pescoço de girafa ESCOLA PADRE JOSÉ ROTA DISCIPLINA: Geografia PROFESSORA : Maria João Valério

Transcript of Mulheres com pescoço de girafa

Page 1: Mulheres com pescoço de girafa

Mulheres com pescoço de girafa

ESCOLA PADRE JOSÉ ROTA

DISCIPLINA: Geografia

PROFESSORA : Maria João Valério

Page 2: Mulheres com pescoço de girafa

MULHERES GIRAFAS DA THAILANDIA Mulheres-girafa é o apelido que se dá às mulheres de

uma região da Tailândia, que usam uma espiral de cobre em volta do pescoço. Esse costume faz o pescoço delas parecer incrivelmente longo, como se fosse um pescoção de girafa. Elas pertencem à tribo dos Karen Padaung, uma das tribos que, há 60 anos, fugiram da brutalidade do regime militar na vizinha Myanmar (Birmânia), procurando refúgio nas montanhas do noroeste tailandês.

Page 3: Mulheres com pescoço de girafa

Elas têm algumas outras características distintas que não somente o pescoço; usam aros nos pulsos e tornozelos, afinando esses membros também. Baixinhas, geralmente, têm apenas alguns dentes e os exibem em gengivas avermelhadas pelo bétele - planta cujas folhas são mascadas. Só no pescoço, elas chegam a carregar mais de 10 quilos de aros e junto com os anéis dos braços e tornozelos, o peso pode superar os 20 quilos.

Page 4: Mulheres com pescoço de girafa

Tradição A tradição do pescoço comprido começa quando as meninas ainda

pequenas, por volta dos cinco anos, ganham o primeiro aro para ornamentar o pescoço. Depois, à medida que vão crescendo, ganham outro e mais outro até o pescoço ficar com aparência comprida. Dizem até que elas os utilizam para sempre, porque se resolverem tirar o pescoço desaba e elas morrem, mas isso é conversa fiada.

Pois, na eventualidade de tirarem os anéis, obviamente não morrem, apenas abandonam o seu ganha-pão, retomando a sua liberdade de movimentos.

Page 5: Mulheres com pescoço de girafa

Os aros metálicos em torno do pescoço delas apenas o distorcem, sem encompridá-lo como muitos imaginam. A explicação é que os anéis exercem pressão nos músculos trapézios e estes se ocultam por baixo da clavícula. Além disso, as vértebras do pescoço, devido à pressão constante, assumem ângulos de 45º, o que resulta num alongamento apenas aparente do pescoço.

Page 6: Mulheres com pescoço de girafa

A primeira mulher com pescoço grande A mulher que já teve o pescoço mais comprido foi Karen Nighten,

que viveu entre 1889-1969 nessa região. Ela teria sido a mulher-girafa pioneira, pois dizia-se na época que a mulher que tem pescoço comprido, fica mais bonita. O pescoço de Karen media aparentemente 51 centímetros.

Page 7: Mulheres com pescoço de girafa

Origem Já se conhece as mulheres girafas na África, mas a origem desse

costume na Ásia tem algumas interpretações lendárias. Segundo o folclore de suas tribos, eles chegaram a Myanmar

(antiga Burma ou Birmânia) por volta de 2.000 anos emigrando do deserto de Gobi, actual Mongólia.

Existem algumas versões explicando o porquê deste hábito milenar utilizado por este povo.

O colar teria sido uma punição para as mulheres adúlteras de antigamente;

Uma protecção para as camponesas contra os tigres que as atacavam na garganta enquanto trabalhavam nos campos;

Page 8: Mulheres com pescoço de girafa

Os homens teriam feito isso com suas mulheres para torná-las feias, evitando que fossem raptadas (costumes da época) ou ornamentava-as dessa maneira;

O colar espantaria os nats – forças sobrenaturais onde os birmaneses animistas – (aqueles que cultuam a natureza).

constroem altares debaixo das árvores grandes. Dizem que os nats bons enviam boas vibrações do céu e os maus interferem nos assuntos terrenos;

Outra explicação dada pelos padaungs, é que o centro da alma é no pescoço e desta forma protege a alma e a identidade da tribo.

Page 9: Mulheres com pescoço de girafa

curiosidade

A curiosidade é que o pescoço não se alonga com o processo – é só ilusão de ótica. O que acontece na verdade é que os aros afinam a região e o peso da peça comprime a clavícula para baixo, afundando a caixa torácica, o que dá a impressão de que o pescoço cresceu. As mulheres Kayan podem tirar as argolas, só precisam tomar cuidado para não virar o pescoço bruscamente.

Page 10: Mulheres com pescoço de girafa

Mas se antigamente usar as argolas era tradição, hoje em dia virou uma questão de sobrevivência económica. Desde o final dos anos 80, membros da etnia Karen fogem do Myanmar, onde existe um conflito étnico, para o nordeste da Tailândia.

Page 11: Mulheres com pescoço de girafa

Trabalho realizado por: Casimiro Vaz Nª 3 José almeida Nª9

TRABALHO DE GEOGRAFIA SOBRE AS MULHERES COM PESCOÇO DE GIRAFA