Mulheres em ação contra a violência

2
MULHERES EM AÇÃO CONTRA ~ VIOLÊNCIA No ano de 1994, um grupo de mulheres do bairro Nova Vida, em Mossoró, segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, decidiu se unir .para combater a violência contra a mulher. Juntas elas criaram o grupo Mulheres em Ação . . - com 27 sócias, tendo o apoio da Universidade do Estado do 'Rio Grande do Norte (UERN) e Centro Feminista 8 de Março (Cf8). ' Segundo a coordenadora do grupo, Franciscâ das Chagas Dainasceno, muitas 'mulheres se queixavam de espancamento dos maridos, principalmente nos finais de semana quando ./ eles bebiam álcool. O trabalho dessas mulheres começou devagar, com orientação, oficinas de associativismo, cooperativismo e programa de documentação. Aqui, uma pequena parte do grupo Mulheres em Ação Mas, em 2002, o grupo foi convidado a fazer uma parceria com a entidade Visão Mundial, ficando responsável pela coordenação do Programa de Desenvolvimento de Área (PDA). A partir daí, elas cC?meçarama desenvolver vários trabalhos de arte-educação com crianças, adolescentes e jov ns, além de ampliar as ações em prol das mulheres. O trabalho foi orqanizado em três tópicos: liderança, educação e patrocínio. . . Com Liderança .elas trabalham a formação política dos jovens e mulheres, explicando o seu papel e seus direitos na sociedade, mostrando que não precisam ser dependentes de outras pessoas para construir sua própria história. Com Educação, trabalham a arte-educação, dança, música, teatro e desenvolvem a arte do artesanato e outras culturas que podem ser aprendidas pelos envolvidos. Francisca, coordenadora do grupo O setor de Patrocínio é aquele projeto já realizado pela Visão Mundial" patrocinado por uma ONG dos EStados Unidos, de apadrinhar crianças de famílias carentes. Francisca das Chagas disse que desde que foi criado, o grupo Mulheres em Ação ajudou muito às mulheres do bairro Nova Vida a crescerem, tanto no pessoal como no profissional. Agora ,já são 35 mulheres envolvidas na ação que se dividem em . vários outros trabalhos. , A partir dessa iniciativa foi criado também no bairro, a Cooperativa de Mulheres Prestadoras de Serviço (COOPERMUPS). O grupo presta serviço fazendo faxina e comida em toda região. Francisca conta que elas sempre estão . lRl~o GrlF<aunld<e do Norte II ~--~~~------------ . .

description

 

Transcript of Mulheres em ação contra a violência

MULHERES EM AÇÃO CONTRA ~ VIOLÊNCIANo ano de 1994, um grupo de mulheres dobairro Nova Vida, em Mossoró, segunda maiorcidade do Rio Grande do Norte, decidiu se unir.para combater a violência contra a mulher.Juntas elas criaram o grupo Mulheres em Ação. . -com 27 sócias, tendo o apoio da Universidadedo Estado do 'Rio Grande do Norte (UERN) eCentro Feminista 8 de Março (Cf8). '

Segundo a coordenadora do grupo, Franciscâdas Chagas Dainasceno, muitas 'mulheres sequeixavam de espancamento dos maridos,principalmente nos finais de semana quando

./ eles bebiam álcool. O trabalho dessas mulherescomeçou devagar, com orientação, oficinas deassociativismo, cooperativismo e programa dedocumentação.

Aqui, uma pequena parte do grupo Mulheres em Ação

Mas, em 2002, o grupo foi convidado a fazer uma parceria com a entidade Visão Mundial, ficandoresponsável pela coordenação do Programa de Desenvolvimento de Área (PDA). A partir daí, elascC?meçarama desenvolver vários trabalhos de arte-educação com crianças, adolescentes e jov ns,além de ampliar as ações em prol das mulheres. O trabalho foi orqanizado em três tópicos: liderança,educação e patrocínio. . .

Com Liderança .elas trabalham a formação política dos jovens e mulheres, explicando o seu papel eseus direitos na sociedade, mostrando que não precisam ser dependentes de outras pessoas paraconstruir sua própria história.

Com Educação, trabalham a arte-educação, dança, música, teatro e desenvolvem a arte do artesanatoe outras culturas que podem ser aprendidas pelos envolvidos.

Francisca, coordenadora do grupo

O setor de Patrocínio é aquele projeto já realizado pela VisãoMundial" patrocinado por uma ONG dos EStados Unidos, deapadrinhar crianças de famílias carentes.

Francisca das Chagas disse que desde que foi criado, o grupoMulheres em Ação ajudou muito às mulheres do bairro NovaVida a crescerem, tanto no pessoal como no profissional. Agora

, já são 35 mulheres envolvidas na ação que se dividem em. vários outros trabalhos.,

A partir dessa iniciativa foi criado também no bairro, aCooperativa de Mulheres Prestadoras de Serviço(COOPERMUPS). O grupo presta serviço fazendo faxina ecomida em toda região. Francisca conta que elas sempre estão

. lRl~o GrlF<aunld<edo Norte II~--~~~------------ . .

sendo chamadas para cozinhar -quando tem umevento grande e muitas instituições contratam o seuserviço de limpeza.

As mulheres trabalham em sistema de rodízio,assim, ninguém fica sem trabalhar durante o mês.Outra grande iniciativa das mulheres mossoroensesé a feira mensal, realizada toda primeira' sexta-feirade cada mês, onde são colocados produtos para oconsumo da comunidade, respeitando os prinç:ípiosagroecológicos, desde alimentação até oartesanato. 'Nesses 16 anos de luta, o Grupo Mulheres em Açãoconquistou muito, começando pelo respeito.Reduziu o índice de violência contra as mulheres setornando ponto de apoio e referência para aquelasque ainda são vítimas de seus maridos, pais ou familiares ..

Mulheres de toda região durante 10 feira territorial

No começo do mês de outubro de 2010, o grupo Mulheres em Ação, com o apoio do Ministério· doDesenvolvimento Agrário (MOA), realizou a 1a Feira Territorial de Economia Feminista e Solidária, emMossoró. O eventó reuniu diversos grupos de mulheres rurais e urbanas de 31 municípios do Estado eapresentou variada programação artística e cultural. Nos dias que antecederam a Feira, foramorganizadas capacitações sobre comercialização e apresentação de produtos com representantes dosgrupos. Já durante o evento, concomitante à Feira, foi realizado o Encontro Estadual de TrabalhadorasRurais, que garantiu todo o processo de formação política das participantes através dos debates sobreeconomia feminista e políticas públicas para as mulheres.

Para ambos QS eventos houve a parceria da,Coordenação Oeste de Mulheres Trabalhadoras Rurais, daRede Xique Xique, do Centro Feminista 8 de Março (CF8), daASAe da Rede Pardal.

A agricultora Maria José da Silva Elias; moradora do assentamento Mulunquzinho, em Mossoró,i'ntegrante da rede Xiquexique, disse que a 10 Feira Territorial de Economia Feminista Solidária foi umaconquista das mulheres para a sociedade potiguar.

, Artesanato foi o forte da 10 feira territorial

Com todas essas conquistas, as mulheres do grupoMulheres em Ação, comemoram as mudançasrealizadas a partir da iniciativa de se unirem e seorganizarem. Eras provam que as soluções para,problemas sérios, como a violência contra asmulheres, devem começar pelas mesmas, semobilizando e mostrando a sua força.

SAIBA MAISComo entrar em contato com as Mulheres em Ação:

Rua: ManoelDavi, 208, Bairro: Nova Vida, Mossoró/RN. Cep:59.628.605 ' -

• Telefqne: (84) 3312-5502 - 9613-0770Email: [email protected]@gmail.com .

Realização:

Programa Uma Terra. e Duas ~gua5~_I~

www.asabrasil.org.br