Multidão e Discípulos

2
7/17/2019 Multidão e Discípulos http://slidepdf.com/reader/full/multidao-e-discipulos 1/2 Multidão e discípulos: as duas igrejas da realidade Mt 16.13-20 Enquanto caminhava para Cesaréia, aldeia ao norte da Galiléia, administrada por ilipe, !esus per"untou aos seus disc#pulos so$re o que o povo pensava dele. %ueria sa$er que identidade lhe atri$u#a. & "ente sempre se relaciona com o outro a partir da identidade que lhe atri$u#mos. ' povo atri$uiu ao (enhor a identidade de pro)eta. ' povo n*o sa$ia quem era !esus, mas n*o se importava muito com isso, porque $uscava o que Cristo lhes pudesse )a+er, n*o, necessariamente, o que tivesse a lhes di+er. anto que !esus teve de orientar os disc#pulos a ter sempre um $arquinho m*o caso ele )osse comprimido pelo povo Mc 3./,10. orque, como o povo perce$era que $astava tocar em !esus para ser curado, muitos arroavam- se so$re ele para o tocar. am ao encontro de !esus para $uscar uma $en4*o. odemos chamar a esse auntamento de & "rea da Multid*o. & i"rea que n*o sa$e quem é !esus, s5 sa$e e s5 se importa em sa$er o que !esus lhe pode )a+er, como lhe pode ser til. 7oe, cada ve+ mais, h8 i"reas que parecem ter o mesmo per9l da multid*o: sua mensa"em aca$a por incentivar um relacionamento utilit8rio com !esus. Em contrapartida há a Igreja dos Discípulos. Essa "rea sa$e quem !esus é. E o sa$e porque o pr5prio ai o revelou, como a9rmou !esus a edro. & "rea dos ;isc#pulos é a "rea que o ai deu para o ilho, porque pertence a ela aqueles a quem !esus, pelo ai, )oi apresentado !o 6.<<. I. A igreja dos discípulos busca imitar Jesus em seu estilo de vida  & "rea da Multid*o est8 $usca das $=n4*os.  & "rea dos ;isc#pulos est8 $usca das palavras de vida eterna> essas que s5 !esus tem !o 6.6?.  & "rea da Multid*o $usca crescer a todo custo, e para isso lan4a m*o de todo e qualquer esquema.  & "rea dos ;isc#pulos vai $uscar as ovelhas de Cristo, as que reconhecer*o a sua vo+, para que haa um s5 re$anho e um s5 pastor !o 10.16> e, para isso insiste na e@posi4*o da verdade que li$erta.  & "rea da Multid*o promete o 9m do so)rimento e $=n4*os materiais.  & "rea dos ;isc#pulos promete a vida a$undante e a ressurrei4*o.  & "rea da Multid*o convoca indiv#duos a serem individualistas: a terem tudo o que, pela )é, possam conse"uir.  & "rea dos ;isc#pulos convoca indiv#duos a serem pessoas comunit8rias: a doarem tudo o que a )é, que li$erta das posses, permite doar.  & "rea da Multid*o e@orta as pessoas a des)rutarem o mundo.  & "rea dos ;isc#pulos e@orta as pessoas a, irmanadas, trans)ormarem o mundo.

description

A força motriz de uma igreja relevante está em formar discípulos e não seguidores

Transcript of Multidão e Discípulos

Page 1: Multidão e Discípulos

7/17/2019 Multidão e Discípulos

http://slidepdf.com/reader/full/multidao-e-discipulos 1/2

Multidão e discípulos: as duas igrejas da realidadeMt 16.13-20

Enquanto caminhava para Cesaréia, aldeia ao norte daGaliléia, administrada por ilipe, !esus per"untou aos seusdisc#pulos so$re o que o povo pensava dele. %ueria sa$erque identidade lhe atri$u#a. & "ente sempre se relaciona

com o outro a partir da identidade que lhe atri$u#mos. 'povo atri$uiu ao (enhor a identidade de pro)eta.

' povo n*o sa$ia quem era !esus, mas n*o se importavamuito com isso, porque $uscava o que Cristo lhes pudesse)a+er, n*o, necessariamente, o que tivesse a lhes di+er.anto que !esus teve de orientar os disc#pulos a tersempre um $arquinho m*o caso ele )osse comprimidopelo povo Mc 3./,10. orque, como o povo perce$era que$astava tocar em !esus para ser curado, muitos arroavam-se so$re ele para o tocar. am ao encontro de !esus para$uscar uma $en4*o.

odemos chamar a esse auntamento de & "rea daMultid*o. & i"rea que n*o sa$e quem é !esus, s5 sa$e e s5se importa em sa$er o que !esus lhe pode )a+er, como lhepode ser til.

7oe, cada ve+ mais, h8 i"reas que parecem ter o mesmoper9l da multid*o: sua mensa"em aca$a por incentivar umrelacionamento utilit8rio com !esus.

Em contrapartida há a Igreja dos Discípulos.

Essa "rea sa$e quem !esus é. E o sa$e porque o pr5prioai o revelou, como a9rmou !esus a edro. & "rea dos;isc#pulos é a "rea que o ai deu para o ilho, porquepertence a ela aqueles a quem !esus, pelo ai, )oiapresentado !o 6.<<.

I. A igreja dos discípulos busca imitar Jesus em seuestilo de vida

 & "rea da Multid*o est8 $usca das $=n4*os.

 & "rea dos ;isc#pulos est8 $usca das palavras de vidaeterna> essas que s5 !esus tem !o 6.6?.

 & "rea da Multid*o $usca crescer a todo custo, e paraisso lan4a m*o de todo e qualquer esquema.

 & "rea dos ;isc#pulos vai $uscar as ovelhas de Cristo, asque reconhecer*o a sua vo+, para que haa um s5 re$anhoe um s5 pastor !o 10.16> e, para isso insiste na e@posi4*oda verdade que li$erta.

 & "rea da Multid*o promete o 9m do so)rimento e$=n4*os materiais.

 & "rea dos ;isc#pulos promete a vida a$undante e aressurrei4*o.

 & "rea da Multid*o convoca indiv#duos a seremindividualistas: a terem tudo o que, pela )é, possamconse"uir.

 & "rea dos ;isc#pulos convoca indiv#duos a serempessoas comunit8rias: a doarem tudo o que a )é, que

li$erta das posses, permite doar.

 & "rea da Multid*o e@orta as pessoas a des)rutarem omundo.

 & "rea dos ;isc#pulos e@orta as pessoas a, irmanadas,trans)ormarem o mundo.

Page 2: Multidão e Discípulos

7/17/2019 Multidão e Discípulos

http://slidepdf.com/reader/full/multidao-e-discipulos 2/2

 & i"rea dos ;iscipulos est8 querendo mais da vida de !esus para, na vida, ser cada ve+ mais como !esus.

Cada pessoa que se di+ se"uidora de Cristo> cada pessoaque se considera pre"adora do evan"elho> cadacomunidade que se di+ crist* precisa se su$meter a esse"a$arito, para desco$rir de que re)erencial )a+ parte, ou

de qual se apro@ima mais: da "rea da Multid*o ou da"rea dos ;isc#pulos.

odos seremos tentados a $uscar o que $usca a "rea daMultid*o, mas n*o nos esque4amos: o tesouro é Cristo e,com ele, vem tudo o que precisamos para ser como ele:"ente como "ente deve ser.

Ao Beino de ;eus !esus é tudo em todos os sditos> e tudoo que os sditos do Beino querem ser é todo !esus.