Mundo Globalizado Pós 1989

download Mundo Globalizado Pós 1989

of 23

Transcript of Mundo Globalizado Pós 1989

  • 5/28/2018 Mundo Globalizado P s 1989

    1/23

    1 | Projeto Medicinawww.projetomedicina.com.br

    Exerccios com Gabarito de Histria

    Mundo Globalizado - Ps-1989

    1) (Cesgranrio-1994) A paz firmada recentemente entrejudeus e palestinos contribuiu para a diminuio dos

    conflitos e antagonismos histricos no Oriente Mdio.Sobre esses antagonismos, NO podemos afirmar que:a) as origens do conflito na Palestina remontam ao final daprimeira, Guerra Mundial, com a instituio daadministrao inglesa na regio, apoiada pela LigadasNaes, atravs da Declarao Balfour (1922).b) o movimento sionista, com o favorecimento ingls,organizou uma forte corrente migratria para a Palestina, apartir da dcada de 20, aumentando a populao judia e,conseqentemente, os conflitos religiosos.c) a interveno da ONU, em 1947, dividindo o territriopalestino em dois, obteve o consentimento rabe, o queevitou o conflito militar aps a retirada britnica da regio,em 1948.d) a organizao para a Liberao da Palestina, criada em1964, tinha por objetivo retomar os territrios ocupados porIsrael e, atravs da guerrilha, fundar um Estado palestino.e) os acordos firmados em Camp David, em 1979,promovidos pelos Estados Unidos, selaram a paz emseparado entre Israel e Egito, garantindo a este a devoluodos territrios do Sinai.

    2) (ENEM-2002) 1 - (...) O recurso ao terror por parte dequem j detm o poder dentro do Estado no pode ser

    arrolado entre as formas de terrorismo poltico, porque estese qualifica, ao contrrio, como o instrumento ao qualrecorrem determinados grupos para derrubar um governoacusado de manter-se por meio do terror.2 - Em outros casos os terroristas combatem contra umEstado de que no fazem parte e no contra um governo (oque faz com que sua ao seja conotada como uma formade guerra), mesmo quando por sua vez no representam umoutro Estado. Sua ao aparece ento como irregular, nosentido de que no podem organizar um exrcito e noconhecem limites territoriais, j que no provm de umEstado Dicionrio de Poltica (org.) BOBBIO, N., MATTEUCCI,

    N. e PASQUINO, G., Braslia: Edunb,1986.

    De acordo com as duas afirmaes, possvel comparar edistinguir os seguintes eventos histricos:

    I. Os movimentos guerrilheiros e de libertaonacional realizados em alguns pases da frica e do sudesteasitico entre as dcadas de 1950 e 70 so exemplos doprimeiro caso.II. Os ataques ocorridos na dcada de 1990, como sembaixadas de Israel, em Buenos Aires, dos EUA, noQunia e Tanznia, e ao World Trade Center em 2001, soexemplos do segundo caso.

    III. Os movimentos de libertao nacional dos anos 50a 70 na frica e sudeste asitico, e o terrorismo dos anos 90

    e 2001 foram aes contra um inimigo invasor e opressor, eso exemplos do primeiro caso.

    correto o que se afirma apenas em

    (A) I.

    (B) II.(C) I e II.(D) I e III.(E) II e III.

    3) (ENEM-2002) Considere o papel da tcnica nodesenvolvimento da constituio de sociedades e trsinvenes tecnolgicas que marcaram esse processo:inveno do arco e flecha nas civilizaes primitivas,locomotiva nas civilizaes do sculo XIX e televiso nascivilizaes modernas.

    A respeito dessas invenes so feitas as seguintesafirmaes:

    I. A primeira ampliou a capacidade de ao dosbraos, provocando mudanas na forma de organizaosocial e na utilizao de fontes de alimentao.II. A segunda tornou mais eficiente o sistema detransporte, ampliando possibilidades de locomoo eprovocando mudanas na viso de espao e de tempo.III. A terceira possibilitou um novo tipo de lazer que,envolvendo apenas participao passiva do ser humano, noprovocou mudanas na sua forma de conceber o mundo.

    Est correto o que se afirma em:

    (A) I, apenas.(B) I e II, apenas.(C) I e III, apenas.(D) II e III, apenas.(E) I, II e III.

    4) (ENEM-2002)

    De acordo com a histria em quadrinhos protagonizada porHagar e seu filho Hamlet, pode-se afirmar que a postura deHagar

    (A) valoriza a existncia da diversidade social e deculturas, e as vrias representaes e explicaes desseuniverso.(B) desvaloriza a existncia da diversidade social e asvrias culturas, e determina uma nica explicao para esseuniverso.

    (C) valoriza a possibilidade de explicar as sociedades eas culturas a partir de vrias vises de mundo.

  • 5/28/2018 Mundo Globalizado P s 1989

    2/23

    2 | Projeto Medicinawww.projetomedicina.com.br

    (D) valoriza a pluralidade cultural e social aoaproximar a viso de mundo de navegantes e no-navegantes.(E) desvaloriza a pluralidade cultural e social, aoconsiderar o mundo habitado apenas pelos navegantes.

    5) (ENEM-2000) O quadrinho publicado na revistaNewsweek (23/9/1991) ilustra o desespero dos cartgrafospara desenhar o novo mapa-mndi diante das constantesmudanas de fronteiras.

    Levando em considerao o contexto da poca em que a

    charge foi publicada, dentre as frases abaixo, a que melhorcompleta o texto da fala, propondo outra correo no mapa,:a) A Albnia j no faz parte da Europa.b) O nmero de pases s est diminuindo.c) Cuba j no faz parte do Terceiro Mundo.d) O Kasaquisto acabou de declarar independncia.e) Vamos ter de dividir a Alemanha novamente.

    6) (ENEM-2001) IPara o filsofo ingls Thomas Hobbes(1588-1679), o estado de natureza um estado de guerrauniversal e perptua. Contraposto ao estado de natureza,entendido como estado de guerra, o estado de paz asociedade civilizada.

    Dentre outras tendncias que dialogam com as idias de

    Hobbes, destaca-se a definida pelo texto abaixo.

    IINem todas as guerras so injustas e correlativamente,nem toda paz justa, razo pela qual a guerra nem sempre um desvalor, e a paz nem sempre um valor.BOBBIO, N. MATTEUCCI, N PASQUINO, G. Dicionriode Poltica, 5 ed. Braslia:Universidade de Braslia; So Paulo: Imprensa Oficial doEstado, 2000.

    Tropas da Aliana do Tratado do Atlntico Norte (OTAN)invadiram o Iraque em 1991 e atacaram a Srvia em 1999.Para responder aos crticos dessas aes, a OTAN usaria,

    possivelmente, argumentos baseadosna teoria da guerra perptua de Hobbes.

    tanto na teoria de Hobbes como na tendncia expressa notexto II.no fato de que as regies atacadas no possuam sociedadescivilizadas.d) na teoria de que a guerra pode ser justa quando o fim justo.

    e) na necessidade de pr fim guerra entre os dois pasescitados.

    7) (ENEM-2003) Segundo Samuel Huntington (autor dolivro, O choque das civilizaes e a recomposio da ordemmundial), o mundo est dividido em nove civilizaesconforme o mapa abaixo. Na opinio do autor, o ideal seriaque cada civilizao principal tivesse pelo menos umassento no Conselho de Segurana das Naes Unidas.

    Sabendo-se que apenas EUA, China, Rssia, Frana eInglaterra so membros permanentes do Conselho deSegurana, e analisando o mapa acima pode-se concluir quea) atualmente apenas trs civilizaes possuem membrospermanentes no Conselho de Segurana.b) o poder no Conselho de Segurana est concentrado emtorno de apenas dois teros das civilizaes citadas peloautor.c) o poder no Conselho de Segurana est desequilibrado,porque seus membros pertencem apenas civilizaoOcidental.d) existe uma concentrao de poder, j que apenas umcontinente est representado no Conselho de Segurana.e) o poder est diludo entre as civilizaes, de forma queapenas a frica no possui representante no Conselho deSegurana.

    8) (ENEM-2003)No dia 7 de outubro de 2001, EstadosUnidos e Gr-Bretanha declararam guerra ao regime Talib,no Afeganisto.Leia trechos das declaraes do presidente dos EstadosUnidos, George W. Bush, e de Osama Bin Laden, ldermuulmano, nessa ocasio:

    George Bush:

    Um comandante-chefe envia os filhos e filhas dos EstadosUnidos batalha em territrio estrangeiro somente depoisde tomar o maior cuidado e depois de rezar muito.

  • 5/28/2018 Mundo Globalizado P s 1989

    3/23

    3 | Projeto Medicinawww.projetomedicina.com.br

    Pedimos-lhes que estejam preparados para o sacrifcio dasprprias vidas. A partir de 11 de setembro, uma gerao

    inteira de jovens americanos teve uma nova percepo dovalor da liberdade, do seu preo, do seu dever e do seusacrifcio. Que Deus continue a abenoar os Estados

    Unidos.

    Osama Bin Laden:Deus abenoou um grupo de vanguarda de muulmanos, alinha de frente do Isl, para destruir os Estados Unidos.Um milho de crianas foram mortas no Iraque, e para eles

    isso no uma questo clara. Mas quando pouco mais dedez foram mortos em Nairbi e Dar-es-Salaam, oAfeganisto e o Iraque foram bombardeados e a hipocrisia

    ficou atrs da cabea dos infiis internacionais. Digo a elesque esses acontecimentos dividiram o mundo em doiscampos, o campo dos fiis e o campo dos infiis. Que Deus

    nos proteja deles.(Adaptados de O Estado de S. Paulo. 8/10/2001)

    Pode-se afirmar quea) a justificativa das aes militares encontra sentido apenasnos argumentos de George W. Bush.b) a justificativa das aes militares encontra sentidoapenas nos argumentos de Osama Bin Laden.c) ambos apiam-se num discurso de fundo religioso parajustificar o sacrifcio e reivindicar a justia.d) ambos tentam associar a noo de justia a valores deordem poltica, dissociando-a de princpios religiosos.e) ambos tentam separar a noo de justia das justificativasde ordem religiosa, fundamentando-a numa estratgiamilitar.

    9) (ENEM-2004) Um certo carro esporte desenhado naCalifrnia, financiado por Tquio, o prottipo criado emWorthing (Inglaterra) e a montagem feita nos EUA eMxico, com componentes eletrnicos inventados em NovaJrsei (EUA), fabricados no Japo. (). Ja indstria deconfeco norte-americana, quando inscreve em seusprodutos made in USA, esquece de mencionar que elesforam produzidos no Mxico, Caribe ou Filipinas.(Renato Ortiz, Mundializao e Cultura

    O texto ilustra como em certos pases produz-se tanto umcarro esporte caro e sofisticado, quanto roupas que nemsequer levam uma etiqueta identificando o pas produtor.De fato, tais roupas costumam ser feitas em fbricaschamadas maquiladoras situadas em zonas-francas,onde os trabalhadores nem sempre tm direitos trabalhistasgarantidos.A produo nessas condies indicaria um processo deglobalizao queA) fortalece os Estados Nacionais e diminui as disparidadeseconmicas entre eles pela aproximao entre um centrorico e uma periferia pobre.B) garante a soberania dos Estados Nacionais por meio daidentificao da origem de produo dos bens emercadorias.

    C) fortalece igualmente os Estados Nacionais por meio dacirculao de bens e capitais e do intercmbio detecnologia.D) compensa as disparidades econmicas pela socializaode novas tecnologias e pela circulao globalizada da mo-de-obra.

    E) reafirma as diferenas entre um centro rico e umaperiferia pobre, tanto dentro como fora das fronteiras dosEstados Nacionais.

    10) (ENEM-2007)No s de aspectos fsicos se constitui acultura de um povo. H muito mais, contido nas tradies,no folclore, nos saberes, nas lnguas, nas festas e emdiversos outros aspectos e manifestaes transmitidos oralou gestualmente, recriados coletivamente e modificados aolongo do tempo. A essa poro intangvel da heranacultural dos povos d-se o nome de patrimnio culturalimaterial.Internet: .

    Qual das figuras abaixo retrata patrimnio imaterial dacultura de um povo?

    a)

    b)

    c)

  • 5/28/2018 Mundo Globalizado P s 1989

    4/23

    4 | Projeto Medicinawww.projetomedicina.com.br

    d)

    e)

    Figuras extradas da Internet.

    11) (ETEs-2007) Os metais, explorados desde a Idade doBronze, so muito utilizados at hoje, por exemplo, naaeronutica, na eletrnica, na comunicao, na construocivil e na indstria automobilstica.Sobre os metais, pode-se afirmar que soa) bons condutores de calor e de eletricidade, assim comoos no-metais.b) materiais que se quebram com facilidade, caractersticasemelhante aos cristais.c) materiais que apresentam baixo ponto de fuso,

    tornando-se slidos na temperatura ambiente.d) encontrados facilmente na forma pura ou metlica, sendomisturados a outros metais, formando o mineral.e) maleveis, transformando-se em lminas, por exemplo,quando golpeados ou submetidos a rolo compressor.

    12) (ETEs-2007) Analise o texto.De acordo com o socilogo italiano Domenico De Masi, asociedade atual representa a fase mais recente de uma longahistria percorrida pelas sociedades humanas, no esforo dese libertar de oito tipos de escravido: a escravido 1) damisria; 2) da fadiga; 3) do tdio; 4) da tradio; 5) do

    autoritarismo; 6) da dor; 7) da feira; 8) da morte.Orientada por esses objetivos, a humanidade percorreu asdiferentes fases da histria promovendo aes para

    domesticar a natureza atravs da cultura, principalmentepela tcnica e tecnologia. Neste caminho, desvencilhou-sede algumas formas de amarras e desencadeou outras,perpetuando at os nossos dias, ainda que sob novasformas, os mesmos tipos de escravido.(Adaptado de: DE MASI, Domenico. O futuro do trabalho.

    Rio de Janeiro: Jos Olympio; Braslia: Editora da UnB, 1999.)Identifique, no quadro a seguir, a alternativa que estabeleceuma relao lgica entre produo cultural e tipo deescravido contra a qual ela foi gerada.

    Produo cultural X tipo de escravido a sercombatida

    Tcnicadeagricultura,pecuria

    ,produo deabrigos

    Roda,moinho,monjolo,

    poos,artesianos,carroas,elevador

    Vacinas,antibiticos,transplantes de

    rgos,exameslaboratriais

    Tcnicadecirurgiaplstica,lipoescult

    ura,photoshop

    Cinema,radio,televiso,computa

    dor

    a)

    Morte misria Tdio Feira Fadiga

    b)

    Fadiga misria Feira Morte Tdio

    c)

    Morte Tdio Misria Fadiga Feira

    d)

    Misria Fadiga Morte Feira Tdio

    e)

    Feira tdio fadiga morte misria

    13) (Faap-1996) Os fatores que passam a favorecer acoexistncia pacfica entre as potncias, alm da Queda doMuro de Berlim, no passado foram, exceto:a) o fim da Guerra da Coria, demonstrando o equilbrio de

    foras entre as superpotncias.b) a recuperao econmica da Europa Ocidental, que levaos pases europeus a reagirem posio secundria comrelao aos EUA.c) o rompimento da unidade socialista com o conflito URSS- China, fato que retira dos soviticos a liderana domovimento comunista.d) o movimento de descolonizao, projetando o TerceiroMundo e reforando o Movimento Neutralista.e) a ascenso de Stalin na Rssia bem como o movimentoultradireitista do aps Guerra, liderado pelo senadoramericano Mc Carthy.

    14) (Faap-1996) "Cidados da Rssia, na noite de 18 para19 de agosto o presidente do pas foi retirado do poder.

  • 5/28/2018 Mundo Globalizado P s 1989

    5/23

    5 | Projeto Medicinawww.projetomedicina.com.br

    Estamos lidando com um golpe de direita, reacionrio eincontitucional. (...) Os putschistas perderam a vergonha e ocarter. Esse comit est fora da lei.Greve at a vitria final."BRIS YELTSINO Presidente do pas de que fala o texto, s pode ser:

    a) Gorbachevb) Kruschevc) Stalind) Leonid Brejneve) o prprio autor do texto: Bris Yeltsin

    15) (Fatec-1997) Sobre o fim da Unio Sovitica afirma-se:I. Em 1985, o lder Mikail Gorbachev assumiu o cargo desecretrio geral do partido comunista e atingiu o podermximo na Unio Sovitica. Ele fazia parte de uma novagerao de lderes comunistas que defendiam uma profundareforma poltica e econmica para tirar a Unio Soviticada estagnao.II. Gorbachev foi pressionado pela liderana tradicional dopartido comunista (a chamada "linha dura") devido sexperincias liberalizantes, e pelos liberais, por acharem asreformas lentas demais. No primeiro grupo encontrava-seValentin Pavlov, primeiro ministro desde janeiro de 1991, eno segundo grupo encontrava-se Boris Ielsin, presidente daRepblica Russa, fervoroso defensor de rpida introduoda economia de mercado.III. No dia 25 de dezembro de 1991, a bandeira vermelhacom a foice e o martelo foi substituda pela velha bandeiraczarista branca, azul e vermelha. Gorbachev renunciou, e aUnio das Repblicas Socialistas Soviticas desapareceu,dando lugar Comunidade dos Estados Independentes(CEI).

    Das afirmaes feitas:a) todas so incorretas.b) todas so corretas.c) apenas I a corretad) apenas a I e a II so corretas.e) apenas a I e a III so corretas.

    16) (FaZU-2001)No mundo atual, podemos identificar

    corretamente:a) A continuao da Guerra Friab) A reunificao definitiva da Alemanhac) O fortalecimento da Unio das Repblicas SocialistasSoviticas sob o controle da Rssiad) A paz entre os EUA e o Iraquee) O trmino do conflito rabe-Israelense

    17) (FGV-1996) Gonzalo Rubalcaba (Cuba), Fito Paez(Argentina), Leo Jaime (Brasil), Bob Marley (Jamaica) eBruce Springsteen (Estados Unidos da Amrica) tm em

    comum o fato de serem:a) Poetas.b) Cineastas.

    c) Msicos.d) Pintores.e) Arquitetos.

    18) (Fuvest-1994) O fator histrico responsvel pela

    existncia de uma maioria muulmana no territrio daBsnia-Herzegovina, encravado no corao da ex-Iuguslvia foi:

    a) a conquista e dominao da Pennsula Balcnica pelosturcos-otomanos durante a poca Moderna.b) a fuga em massa, para aquele territrio, de eslavosmuulmanos para escapar da dominao russa depois daPrimeira Guerra Mundial.c) a expanso rabe, durante a Idade Mdia, que resultou naocupao parcial das trs Pennsulas da Europa Meridional:a Ibrica, a Itlica e a Balcnica.d) a criao da atual Repblica da Turquia, depois daPrimeira Guerra Mundial, que obrigou os muulmanos no-turcos a abandonarem o pas.e) a prpria natureza da religio islmica que, estimulandoseus seguidores a intenso proselitismo, levou-os a ocuparquase todos os lugares onde o catolicismo no seestabelecera anteriormente.

    19) (Fuvest-1996) " um privilgio para um escritor terpresenciado o fim de trs Estados: a Republica de Weimar,o Estado fascista e a Repblica Democrtica Alem. Nocreio que eu viva o bastante para ver o fim da Repblica

    Federal." Heiner Muller,1992Situe historicamente, caracterizando-os, os Estados a que oautor se refere.

    20) (Fuvest-1997) Qual das seguintes afirmaes explica,sinteticamente, o fim da Unio Sovitica?a) O regime entrou em colapso porque os dirigentesestavam desmoralizados, desde as denncias de Kruschevno XX Congresso do Partido.b) O regime deixou de ser sustentado pelo exrcito,

    adversrio tradicional do partido comunista.c) A vitria militar dos Estados Unidos na guerra friatornou invivel a manuteno do regime.d) O colapso do regime deveu-se crise generalizada daeconomia estatal, combinada com o fracasso da aberturacontrolada do Gorbachev.e) Os lderes soviticos abandonaram a crena nosocialismo e decidiram transformar a Unio Sovitica emum pas capitalista.

    21) (Fuvest-1997) Em A Era dos Extremos, o historiadorEric Hobsbawm afirma que "a mudana social mais

    impressionante e de mais longo alcance da segunda metadedeste sculo, e que nos isola para sempre do mundo dopassado, a morte do campesinato".

  • 5/28/2018 Mundo Globalizado P s 1989

    6/23

    6 | Projeto Medicinawww.projetomedicina.com.br

    Comente esta afirmao.

    22) (Fuvest-2000) Ao contrrio da dcada de noventa(marcada pelo refluxo das ideologias, pela hegemonia doneoliberalismo e do poder norte-americano), as dcadas detrinta e de sessenta foram marcadas por polarizaes e pelaativa simpatia internacional de progressistas e esquerdistas,em favor dos

    a) judeus, na Segunda Guerra mundial, e comunistas, naGuerra da Coria.b) armnios, na Primeira Guerra mundial, e maostas, naRevoluo Chinesa.c) republicanos, na Guerra Civil Espanhola, e vietcongues,na Guerra do Vietn.d) socialistas, na Repblica de Weimar, e guerrilheiros, naRevoluo Cubana.e) bolcheviques, na Revoluo Russa, e partisans, naSegunda Guerra Mundial.

    23) (Fuvest-2002) A partir dos anos setenta do sculo XX,muitos ativistas polticos, sobretudo jovens, abandonaramos partidos tradicionais de esquerda e se engajaram emmovimentos

    a) partidrios, que defendem a construo de estadostnicos autnomos.b) sociais, que lutam pelos interesses das classes mdias eda globalizao.

    c) feministas, visando obteno do direito ao voto, semdistino de sexo.d) internacionalistas, que retomam a antiga bandeirasocialista de unio de todos os explorados.e) de mobilizao mais especializada, notadamente os dedefesa do meio ambiente.

    24) (Fuvest-2002) De todos os ismos que o sculo XXherdou ou criou, h um cuja vitalidade continua a todovapor, neste incio de novo sculo, estando presente emtodos os lugares e em todas as disputas, como, por exemplo,entre israelenses e palestinos. Trata-se do

    a) fascismo.b) comunismo.c) internacionalismo.d) nacionalismo.e) liberalismo.

    25) (Fuvest-2004) No continente europeu, a fora armadaj deixou de ser instrumento das relaes internacionais. OsEUA exercem o poder num mundo em que as leisinternacionais no so confiveis e onde a promoo deuma ordem liberal ainda depende da posse e do uso de

    meios militares.Robert Kagan,Folha de S.Paulo, 23/03/2003.

    Tendo por base o texto, no qual o autor, idelogo dogoverno Bush, explica a necessidade da guerra contra oIraque, correto afirmar quea) os EUA decidiram atacar o Iraque conforme as regrasinternacionais vigentes desde a Segunda Guerra.b) os embates entre a Unio Europia e os EUA, antes da

    guerra do Iraque, foram depois superados pela plenaaceitao da poltica de Bush na Europa.c) as intervenes no Afeganisto e no Iraquedemonstraram que o presidente norte-americano pretendefazer dos EUA a nica potncia mundial.d) o Conselho de Segurana da ONU apoiou a poltica deinterveno armada do presidente norte-americano noIraque.e) a ordem liberal criada, aps a Segunda Guerra, pelaEuropa e EUA se baseou nas relaes diplomticas para amanuteno da paz mundial.

    26) (Fuvest-2005) ... a atual renovao do mercadomundial auto-regulador j enunciou veredictosinsuportveis. Comunidades, pases e at continentesinteiros... foram declarados suprfluos, desnecessrios economia cambiante da acumulao de capital em escalamundial (...) o desligamento dessas comunidades e locaissuprfluos do sistema de abastecimento mundialdesencadeou inmeras divergncias... sobre quem maissuprfluo do que quem.Giovanni Arrighi, O Longo Sculo XX, 1994

    Para tal situao, contriburam decisivamente, na dcada de1980,a) a hegemonia do neoliberalismo e o colapso da UnioSovitica.b) a crise da social-democracia e o sucesso dos tigresasiticos.c) o fracasso do consenso de Washington e o xito daChina.d) a dominao do keynesianismo e a estagnao da fricae da Amrica Latina.e) a expanso do fundamentalismo islmico e adesintegrao do leste europeu.

    27) (Fuvest-2005)Neste incio de sculo XXI, o Japoainda possui a economia mais avanada da sia e, emboraproduza energia nuclear, no dispe nem de armasatmicas, nem de foras armadas considerveis, ao passoque a ndia e a China, com economias mais atrasadaspossuem armas nucleares e grandes exrcitos. Indique osprocessos e/ou acontecimentos histricos cruciais que, nasdcadas de 40 e 50 do sculo passado, estiveram na origemdoa) poder econmico, mas no militar, do Japo.b) poder militar, maior do que o econmico, da ndia e daChina.

    28) (FUVEST-2010) Uma maneira de compreender adistribuio temporal de fenmenos ocorridos em longos

  • 5/28/2018 Mundo Globalizado P s 1989

    7/23

    7 | Projeto Medicinawww.projetomedicina.com.br

    perodos situ-los em um ano de 365 dias. Por exemplo,ao transpor os 4,6 bilhes de anos da Terra para esse ano, aformao do planeta teria ocorrido em 1 - de janeiro, osurgimento do oxignio na atmosfera em 13 de junho, oaumento e a diversificao da vida macroscpica a partir de15 de novembro e o incio da separao da Pangea em 13

    de dezembro.Considere os seguintes eventos:Evento 1. Surgimento do Homo sapiens.Evento 2. Revoluo agrcola do Neoltico.Evento 3. Declnio do Imprio Romano.Evento 4. A colonizao da Amrica pelos europeus.A partir das informaes do texto, correto situar osreferidos eventos no ms de dezembro desse ano, no(s)dia(s)

    Evento 1 Evento 2 Evento 3 Evento 4

    a) 29 29 30 30

    b) 29 30 30 31

    c) 30 30 31 31

    d) 30 31 31 31

    e) 31 31 31 31

    29) (FUVEST-2010) A Gripe A, causada pelo vrus InfluenzaA (H1N1), tem sido relacionada com a Gripe Espanhola,pandemia ocorrida entre 1918 e 1919. No genoma do vrusInfluenza A, h dois genes que codificam protenas desuperfcie, chamadas de Hemaglutinina (H) eNeuraminidase (N), das quais existem, respectivamente, 16e 9 tipos.Com base nessas informaes, analise as afirmaes:I. O nmero de combinaes de protenas de superfcie dovrus Influenza A 25, o que dificulta a produo demedicamentos antivirais especficos.II. Tanto na poca atual quanto na da Gripe Espanhola, asviagens transocenicas contriburam para a disseminaodo vrus pelo mundo.III. O sistema imunolgico do indivduo reconhecesegmentos das protenas de superfcie do vrus paracombat-lo.

    Est correto o que se afirma ema) I, somente.b) I e II, somente.c) I e III, somente.d) II e III, somente.e) I, II e III.

    30) (IBMEC - SP-2007) As negociaes da Rodada de Doha,que haviam sido suspensas em julho do ano passado, foramretomadas em janeiro no Frum Econmico Mundial. Emmaro de 2007, o diretorgeral da OMC (OrganizaoMundial do Comrcio) Pascoal Lamy disse que a Rodadade Doha deve ser concluda at o ms de junho. Segundo

    Lamy, o custo de um fracasso ser extremamente alto.Sobre a Rodada de Doha, podemos afirmar que:

    a) Foi lanada em 2006 para discutir o perdo da dvida depases pobres da frica e o fim dos subsdios agrcolas dosEstados Unidos e Unio Europia, como forma de melhoraro comrcio internacional. Participam das discusses Brasile ndia como representantes do G 20, alm dos EstadosUnidos e Unio Europia.

    b) Foi organizada pela Organizao Mundial do Comrciopara discutir o problema da pirataria que afeta fortemente ocomrcio internacional. Pases em desenvolvimento, comoBrasil e ndia, querem incluir na discusso o problema dossubsdios agrcolas, enquanto a China se recusa a participardas negociaes.c) Foi organizada como forma de discutir problemascomerciais como as barreiras tarifrias, os subsdiosagrcolas e a abertura de mercado para produtos industriais.O maior obstculo a retirada dos Estados Unidos dasnegociaes em 2006 em virtude do fim do fast track.d) foi organizada pela Organizao Mundial do Comrciodepois de uma interpelao feita pelos Estados Unidos,

    contestando as barreiras contra a entrada de produtosindustrializados nos pases em desenvolvimento quecompem o G 20 e condenando a pirataria. Esses pasesexigem, em contrapartida, o fim dos subsdios agrcolas.e) Foi lanada em 2001 com objetivo de diminuir asbarreiras comerciais. O maior obstculo a divergnciaentre os pases em desenvolvimento que querem fim dossubsdios agrcolas e os pases desenvolvidos que queremmaior abertura nos setores industrial e de servios dosprimeiros.

    31) (IBMEC - SP-2007) Foi encontrado ontem umautomvel com 500 quilos de explosivo que estavaestacionado na porta da casa de um chefe de polcia. Esseseria o quinto carro bomba envolvido nos atentados emArgel, capital da Arglia, que mataram 33 pessoas edeixaram mais de 200 feridos.(O Estado de S. Paulo 13/04/2007)A partir do texto e dos seus conhecimentos sobre ocontinente africano assinale a alternativa correta.a) A Arglia, desde a dcada de 1990, vive os problemas deviolncia de grupos terroristas ligados ao fundamentalismoislmico.b) A Alemanha teme que os atentados possam tambmocorrer em seu territrio, devido a antigos laos coloniais.c) O problema do fundamentalismo islmico ocorre empases que apresentam a presena de tropas ocidentais,como a Arglia.d) Os pases do Magreb apresentam populaes de minoriamuulmanas que desejam a implementao de governossectrios.e) Os ataques terroristas so reflexos do processo deindependncia da Arglia em relao ao colonialismo belganos anos de 1960.

    32) (IBMEC - SP-2007) A mulher deve ser governada. Essacerteza encontra seu apoio nos textos da Sagrada Escritura e

  • 5/28/2018 Mundo Globalizado P s 1989

    8/23

    8 | Projeto Medicinawww.projetomedicina.com.br

    prope a imagem exemplar da relao homem-mulher. Essarelao deve ser hierrquica, tomando o seu lugar na ordemhierrquica universal: o homem deve sujeitar as mulheresque lhe so confiadas, mas am-las tambm, e as mulheresdevem ao homem que tem poder sobre elas a reverncia.Essa troca de dilectio e de reverentia institui ordem no

    interior do grupo domstico e, de incio, no que forma oncleo desse grupo, o casal. Mas, da relao entre o esposoe a esposa, os moralistas da igreja julgam naturalmente queesse outro sentimento, diferente da dilectio, que eleschamam em latim de amor, deve ser excludo, porque oamor sensual, o desejo, o impulso do corpo, aperturbao, a desordem; normalmente, ele deve serrejeitado do quadro matrimonial, localizado no espao dojogo, da gratuidade, o lugar que lhe concedido por estedivertimento da sociedade que chamamos de amor corts. Ocasamento coisa sria; ele exige austeridade; a paixo nodeve misturar-se aos assuntos conjugais.(DUBY, Georges. Idade Mdia, idade dos homens: do amor e outros

    ensaios. So Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 93 .)

    No que tange o mundo ocidental, longo foi o percurso daluta pelos direitos da mulher, da idade mdia aos nossosdias. Sobre esse percurso, correto afirmar:I. Pouca coisa mudou na relao hierrquica entrehomem e mulher no interior dos ncleos familiares,marcada pela sujeio das mulheres e por sua revernciaaos homens, relao essa defendida nos pases catlicos emvirtude de uma concepo ainda patriarcal da famlia.II. A presena das sufragistas s aconteceu emmeados do sculo XX, quando francesas e inglesas sarams ruas, lutando pelo direito ao voto, uma das bandeiras

    pela igualdade dos sexos.III. A reivindicao pelos direitos sobre o corpo e asua conquista caracterizam o feminismo contemporneo, noqual a pauta do dia a luta pela liberdade de contracepo eo direito interrupo voluntria da gravidez.IV. No incio dessa luta, a simples presena dasmulheres na rua, agindo em causa prpria, era vista comoum ato subversivo e sentida como uma violncia dentro daordem estabelecida.a) apenas III est correta.b) apenas III e IV esto corretas.c) apenas I, II e III esto corretas.d) apenas I, II, IV esto corretas.

    e) apenas II, III e IV esto corretas.

    33) (Mack-1996) "O drama foi to vasto quanto a prpriaChina. Encorajados pelos ventos da libertao vindos deMoscou e da Europa do Leste, quase um milho demanifestantes foram se juntando na Praa da Paz Celestial,em Pequim, para pedir reformas. Aps sete semanas,sobrou um ncleo de trs mil estudantes que pediam ademocracia."(Revista Veja - Editora Abril)O trecho acima refere-se :a) Revoluo Cultural, na qual grupos polticos antagnicosassumiram posies marcadas pelo radicalismo.

    b) proclamao da Repblica Popular da China, aps ovitorioso movimento liderado por Mao Tse-Tung.c) ciso entre a China e a Unio Sovitica, devido adivergncias relativas tese de coexistncia pacfica.d) manifestao que obrigou os seguidores de Chiang Kai-Shek a fundar a China nacionalista em Taiwan (Ilha de

    Formosa).e) represso comunista contra o movimento por aberturapoltica e contra a corrupo e privilgios de altosfuncionrios do Partido Comunista Chins.

    34) (Mack-2002) (...) poucos de do conta do novoautoritarismo porque so preservados os marcos dademocracia formal: o povoo grande desenganadoainda vota, e os meios de comunicao constroem odiscurso nico, dogmtico, monoplio da informaoabundante, desintegrada e desintegradora, uma viso cadavez mais despolitizada e deshistorisizada edeshistorisizante, que se sobrepem ao mundo real. Aopinio pblica a opinio dos que controlam os grandesmeios de comunicao, verdadeiros partidos, ou partidonico, portador do discurso ideolgico homogeneizado: ... ofim do Estado, o fim da histria, a privatizao e adesnacionalizao como imperativos, donde o fim dodebate e do contraditrio.

    Roberto AmaralCivilizao e barbrieO texto aborda alguns dos vrios efeitos:a) da ideologia nazista.b) da anarquia..c) do fundamentalismo.d) do fascismoe) da globalizao

    35) (Mack-2005) Deixem que o sol penetre por entre asflores.No olhem para trs/deixem os que se foramE olhem com esperana/mas no atravs da mira das armas.Cantem uma cano ao amor. E no guerra.Essa era a msica que o primeiro-ministro ItzhakRabin cantava em 1995, em um comcio pela paz emTel-Aviv, quando foi assassinado a tiros. Seuassassinato gerou uma comoo mundial e novas

    tentativas de implementar um acordo de paz noOriente Mdio. Entre as causas do fracasso de todasas tentativas para pr fim ao conflito, podemosassinalar, corretamente, que:a) apesar de Israel ter cumprido, ao longo dos ltimosanos, o seu cronograma de retirada das reaspalestinas autnomas, os fundamentalistas islmicoscontinuam com suas aes terroristas.b) Arafat possua todo o apoio internacional emonetrio para construir um Estado Palestino, dotadode uma infra-estrutura bsica, faltando apenas aaprovao da ONU, e dos EUA.c) a misria entre os palestinos, sobretudo na Faixa

    de Gaza, contribui para aumentar a popularidade doHamas, que, aparentemente, oferece melhores

  • 5/28/2018 Mundo Globalizado P s 1989

    9/23

    9 | Projeto Medicinawww.projetomedicina.com.br

    solues para esse impasse, com suas redes dehospitais e escolas nos campos de refugiados.d) os israelenses e os palestinos j chegaram a umacordo em relao utilizao das fontes de gua naCisjordnia; s encontram resistncia por parte dosEUA, que tm interesses econmicos na regio.

    e) devido interveno norte-americana, os colonosde extrema direita israelenses j no se opem aconviver junto s reas governadas pelos palestinos.A convivncia pacfica tem enfrentado resistnciaapenas do governo srio.

    36) (Mack-2004) As exploses de bombas na Embaixadados Estados Unidos, em Nairobi e Dar es-Salaan, em 8 deagosto de 1998 e os atentados de 11 de setembro de 2001,ao World Trade Center e ao Pentgono, aterrorizaram edesviaram a ateno do mundo ocidental para os gruposradicais islmicos fundamentalistas e para o Islo.Noam ChomskySobre o Islo e a suas relaes com grupos terroristas, correto afirmar que:a) no Islo, o cdigo moral e as normas de comportamentoso definidos pelo Coro e a Guerra Santa, contra o mundoocidental, pregada por grande parte dos islmicosfundamentalistas.b) segundo a tradio islmica, a palavra Islo significapregao religiosa politesta e idolatria anual s divindadesna cidade de Meca, prtica defendida pelosfundamentalistas islmicos.c) os conflitos entre os norte-americanos e osfundamentalistas tm suas razes na pretenso da ONU deorganizar, no Islo, um Estado centralizado, nos moldes doEstado de Israel.d) todos os integrantes do fundamentalismo islmicocondenaram as aes terroristas contra os EUA e osconflitos podem ser atribudos s polticas de Osama binLaden e George W. Bush.e) os fundamentalistas no aceitam a defesa, por parte dealguns lderes do Islo e dos americanos, do direito de livreescolha religiosa e da converso dos no islmicos religio muulmana.

    37) (Mack-2007) Empregaremos toda a nossa posio defora e de influncia sem precedentes para construir umaatmosfera de ordem e de abertura internacionais em que oprogresso e a liberdade possam florescer em muitas naes.Um mundo pacfico de crescente liberdade atende aosinteresses americanos de longo prazo, reflete os ideaisamericanos imorredouros e une os aliados da Amrica.Buscamos uma paz justa. (...)Os Estados Unidos vo promover a moderao, a tolernciae as exigncias inegociveis da dignidade humanaoEstado de direito, os limites ao poder do Estado e o respeitos mulheres, propriedade privada, livre expresso e igualdade perante a lei. George W. Bush - Assegurando o

    triunfo da liberdade, NYT, 11/09/2002

    Levando em conta o contedo dessa declarao e osacontecimentos da poltica internacional dos anos que a elase seguiram, considere as seguintes proposies:I. A defesa de uma atmosfera de ordem e aberturainternacionaisconstitui antes um recurso retrico do queuma postura efetiva do governo norte-americano, sobretudo

    se considerarmos o sistemtico desprezo dos EUA peloDireito Internacional e suas instituies, como ocorreu ONU s vsperas da invaso do Iraque, em 2003.II. A firme resoluo de G. W. Bush de evitar uma polticade intervenes militares em outros pases teve de serabandonada, no caso do Afeganisto e do Iraque, em razoda presso que o presidente sofreu da parte do Senado, emsua maioria democrata.III. O tom pacifista da declarao parece pretender darlegitimidade s aes poltico-militares presentes e futurasdo governo norteamericano, quer diante da opinio pblicanacional, quer diante da internacional.Assinale:

    a) se apenas I correta.b) se apenas II correta.c) se apenas III correta.d) se apenas I e III so corretas.e) se I, II e III so corretas.

    38) (Mack-2009)

    Na figura, a charge nos remete crise da ex-URSS e,por extenso, do mundo socialista, acerca da qualconsidere as afirmaes abaixo.I. Frente crise sovitica, o lder Mikhail Gorbatchev(1985-1991) deu incio a um amplo programa dereestruturao econmica (Perestroika) e de aberturapoltica (Glasnost), cujo desfecho inesperado foi adesintegrao poltica do pas.II. No plano da poltica externa sovitica, esse

    panorama refletiu em propostas de aproximao ecooperao com os EUA, que resultariam no fim dabipolarizao mundial.III. As transformaes ocorridas na ex-URSSpromoveram o esfacelamento do Bloco Socialista,com amplas repercusses, tal como a reunificao daAlemanha (1990).Das afirmaes,a) todas esto corretas.b) somente III est correta.c) somente I e III esto corretas.d) somente II est correta.e) somente II e III esto corretas.

  • 5/28/2018 Mundo Globalizado P s 1989

    10/23

    10 | Projeto Medicinawww.projetomedicina.com.br

    39) (PUCCamp-1994) "...estive no Afeganisto, vi o sanguedos soldados russos e no quero ver a Rssia em uma novaguerra, disse Gratchov, ministro da defesa russo..."A nova Guerra a que o texto se refere vincula-se:a) aos conflitos polticos e tnicos que eclodiram na ex-Unio Sovitica aps sua desintegrao.

    b) s lutas entre croatas e srvios por reas territoriais queanteriormente pertenciam a ex-Iugoslvia.c) aos embates entre muulmanos e judeus para assumir ocontrole poltico do novo partido comunista.d) s revoltas dos parlamentares pertencentes aorganizaes ultraconservadoras contra o sistemacapitalista.e) aos combates entre nacionalistas e trotskistas pelocontrole dos sovietes.

    40) (PUC-SP-2005) As Olimpadas modernas, apesar deserem vistas como momento de confraternizao entrepovos, foram palco, muitas vezes, de misturas entreesportes e poltica, transformando-se em demonstrao defora ou de superioridade de um pas ou de um regimepoltico sobre os demais.Na Olimpada de Munique, em 1972, um grupo terroristarabe invadiu a Vila Olmpica e assassinou atletas de Israel.A ousadia, a surpresa e a extrema violncia do atosurpreenderam a todos. O ataque ocorreuA) aps a Guerra dos Seis Dias, vencida por Israel em1967, que provocou o encerramento dos conflitos militaresno Oriente Mdio, a definitiva partilha territorial da regioe o surgimento de grupos terroristas insatisfeitos com a

    supremacia israelense.B) durante a negociao do acordo de paz de Camp David,mediado pelos Estados Unidos e assinado pelo Egito e porIsrael em 1978, que abriu um inesperado e duradouroperodo de amizade entre rabes e israelenses e levou desmobilizao dos grupos terroristas.C) dentro do longo conflito rabe-israelense, que contoucom iniciativas militares oficiais de ambas as partes, comoo ataque do Yom Kippur, realizado pelo Egito e pela Sriaem 1973, ou a ao israelense no aeroporto de Entebe, em1976, em Uganda.D) por meio da colaborao entre diversos grupos deterroristas islmicos, insatisfeitos com a criao do Estado

    de Israel em 1948 e com o apoio que este recebia da UnioSovitica e dos Estados Unidos e que prejudicava asexportaes dos pases rabes.E) devido intencional ineficcia da segurana da VilaOlmpica que, em razo da antiga rivalidade entre alemese judeus, no ofereceu proteo suficiente aos atletasisraelenses, nem respeitou os acordos internacionais derespeito aos direitos humanos.

    41) (UECE-1996) " A imagem das longas filas e dos cuponsde racionamento para comprar os escassos produtoscolocados disposio do pblico coisa do passado. O

    Capitalismo encheu as prateleiras russas de alimento,bebidas, roupas e at bugigangas eletrnicas (... )" (RevistaIsto , n 1397, 10.07.96). A partir de uma leitura crtica do

    texto anterior e dos conhecimentos sobre a Histria daRssia, na atualidade, NO correto afirmar:a) os principais beneficirios das reformas de Yeltsin so os"novos russos"; poucos tm dinheiro para entrar noreduzido clube da sociedade de consumo.b) as reformas em curso na Rssia tm provocado reduo

    na produo industrial, desemprego e achatamento salarial.c) o desemprego e o subemprego continuam crescendo e apopulao ficou mais pobre; so numerosos os mendigosque passaram a fazer parte da paisagem urbana.d) as reformas praticadas na Rssia tm diminudo asdiferenas sociais e melhorado as condies de vida damaioria da populao com a expanso do consumo de bensimportados.

    42) (UECE-2007) Leia o dilogo abaixo:- E essa histria universal, sobre a qual te interroguei jfaz um bom tempo?Continuo esperando tua resposta.- Que desejais saber exatamente?- O que pensais da histria universal em geral e da histriageral em particular? Dize-me: o Conclio de Basilia histria universal?- ... histria universal em geral.- E os meus canhes?- Histria geral em particular.- E o casamento das minhas filhas?- Apenas histria factual...Fonte: REVEL, Jacques. Jogos de Escalas. Rio deJaneiro: Fundao Getlio Vargas, 1998. pp. 5-6.

    O dilogo acima relata uma consulta do duque dAlge, de

    partida para a guerra, ao seu capelo. Tal fragmento sugereao leitor uma concepo de Histria. No que compete a essaconcepo, marque a alternativa correta:a) Os historiadores contemporneos compartilham aconvico de que existe uma grande e uma pequena histriaque se opem em funo de uma hierarquia espontnea.b) Hoje, a historiografia pauta sua anlise na hierarquia, nosreis e nos grandes generais, sugerindo que grandes homensdefendem grandes causas.c) Mais recentemente, h um campo da historiografia que,em ampla sintonia com a concepo positivista, colocou asmassas e os processos annimos como os grandes atores daHistria.

    d) O fragmento acima sugere que a importncia de umfenmeno histrico , de certa maneira, proporcional ssuas dimenses.

    43) (UEL-1994) A medida de fora que o Presidente Ieltsin,da Rssia, adotou em setembro ltimo que, segundo suasjustificativas, objetivava desobstruir os caminhos para oprocesso de reinsero da Rssia numa economia mundialde mercado foi:a) a cassao dos direitos polticos de Vladimir Lnin.b) a suspenso da reforma religiosa planejada.c) o rompimento econmico com Cuba.

    d) a deposio de Gorbatchev.e) o fechamento do Parlamento Russo.

  • 5/28/2018 Mundo Globalizado P s 1989

    11/23

    11 | Projeto Medicinawww.projetomedicina.com.br

    44) (UEMG-2007) Leia a charge de Simanca, publicada emO Pasquim de 8 de abril de 2003.

    A leitura contextualizada dessa charge S PERMITEAFIRMAR quea) o bombardeio do Iraque pelas tropas americanas einglesas guarda relao com o atentado s Torres Gmeas ecom a criao do Eixo do Mal.b) a coalizo norte-americana pretendia pr fim ao regimetaliban ento vigente no pas, e com isso libertar o povocurdo.c) a sociedade norte-americana em geral demonstraprofundo desconhecimento em relao histria dequalquer povo que no seja o seu.d) a poltica de terra arrasada levada frente pelacoalizo anglo-americana no Iraque obteve pleno xito,suprimindo do Oriente Mdio mais um foco de tenso.

    45) (UEPA-2001) A tirinha abaixo aborda aspectos dastransformaes que vem ocorrendo no mundo do trabalhonas ltimas dcadas.

    Qual das alternativas abaixo melhor a interpreta?a) O avano nos meios de comunicao a principal causado desemprego estrutural que atingeas populaes dos pases desenvolvidos.b) So reduzidas as inovaes tecnolgicas nos meios deproduo industrial, predominando

    mtodos que no exigem agilidade na produo.c) O avanos tcnico-cientfico das ltimas dcadas temcontribudo para o aumento do nmero

    de empregos e melhoria na qualidade de vida daspopulaes.d) O avano tecnolgico tem contribudo para a diminuiodos postos de trabalho, aumentandoconsideravelmente o desemprego, at para indivduos comelevado grau de escolaridade.

    e) A dificuldade na obteno de emprego que ocorre nosdias atuais, est relacionada ao despreparo intelectual dapopulao economicamente ativa, em especial os jovens.

    46) (UERJ-1998) Em dezembro de 1996, Nelson Mandela,primeiro presidente no-europeu eleito na frica do Sul,aprovou uma Constituio ps-apartheid, alterando umapoltica de segregao racial sistemtica que vigorava desdea segunda metade deste sculo.

    Em sua origem, o apartheid pode ser explicado por umapoltica que tinha como objetivo:

    A) marginalizar os partidos da comunidade boer.B) proteger a minoria branca da presso demogrficaafricana.C) travar a mobilidade geogrfica e social da mo-de-obraafricana.D) evitar a formao de uma burguesia concorrente deorigem europia.

    47) (UERJ-2006) A ALCA parte de um projeto integral dos

    Estados Unidos que comea h muito tempo, na realidade,h quase dois sculos, quando, em 1823, James Monroeproclama a famosa doutrina que leva seu nome, a daAmrica para os americanos.ATILIO BORONA poltica externa dos Estados Unidos sempre se constituiuem um elemento preponderante nas relaes entre os povosamericanos, apesar das diferentes conjunturas verificadasao longo desses quase duzentos anos.A) Descreva o contexto histrico em que surgiu a DoutrinaMonroe e aponte seu principal objetivo.B) Indique a proposta dos idealizadores da ALCA e aprincipal argumentao dos crticos dessa proposta.

    48) (UERJ-2007) Acabaram a Unio Sovitica e a GuerraFria e todos suspiramos aliviados. Mas em vez de espritosdesarmados proliferaram novos fantasmas nucleares eperdemos at a primeira condio para um tranqilizadorequilbrio de terror que saber de que lado viro os msseis.A crise atual no mundo uma crise de nitidez (...). Os queinsistem em reduzir tudo a um choque de civilizaesquerem, na verdade, reduzir tudo a outra Guerra Fria,recuperar a simplicidade de um confronto entre potnciascom a simplificao adicional de que desta vez s um lado uma potncia...

    As caractersticas da atual geopoltica mundial quejustificam o ponto de vista expresso pelo autor so:

  • 5/28/2018 Mundo Globalizado P s 1989

    12/23

    12 | Projeto Medicinawww.projetomedicina.com.br

    a) assimetria polticacorrida espacialdisperso mundialdo poder blicob) sectarismo religiosocorrida armamentistaconstituio de blocos militaresc) bipolaridade culturalproliferao nuclearmilitarizao dos pases islmicos

    d) multipolaridade econmicaunipolaridade militarmultiplicao dos conflitos regionais

    49) (UERJ-2007) A rede McDonalds foi fundada na dcadade 1940 por Dick e Maurice McDonald, mas comprada evastamente expandida por Ray Kroc a partir dos anos 1950.Kroc, um imigrante tcheco, foi aparentemente o primeiroempresrio que aplicou os princpios da produo em massaa um setor de servios. Em conseqncia de suas inovaes,hoje cerca de 50 milhes de pessoas por dia comem em umMcDonalds em mais de 120 pases.A rede McDonalds tornou-se um dos smbolos de algumasdas principais mudanas, ocorridas em diversos pases, nosltimos cinqenta anos. Sua histria se confunde com a dasrelaes econmicas internacionais.Uma mudana que pode ser representada pela expansodessa rede e sua respectiva causa histrica so:a) mundializao da culturaextino da dualidadelocal/globalb) padronizao do consumoexpanso de empresastransnacionaisc) americanizao dos costumesinternacionalizaotecnolgica do setor industriald) uniformizao dos hbitos alimentaresintegraomundial dos mercados nacionais

    50) (UERJ-2007)

    O ritmo do crescimento demogrfico da espcie humana,frente aos recursos naturais disponveis no planeta, gerapolmica entre cientistas h pelo menos dois sculos.

    A ilustrao expressa uma perspectiva sobre o crescimentoda populao mundial coerente com a seguinte teoriademogrfica:a) liberalb) marxistac) reformistad) neomalthusiana

    51) (UERJ-2007) O novo mapa do jazzDurante dcadas, msicos e jornalistas norte-americanostrataram os jazzistas estrangeiros com a condescendnciacom que os brasileiros assistem ao desfile de uma escola de

    samba do Japo. Essa fase passou. Foi substituda pelosentimento de que os sopros de inovao do jazz tm vindode fora.

    Com base nas informaes acima, e considerando oprocesso de globalizao contemporneo, uma dastendncias da difuso cultural das ltimas dcadas :a) formao de uma cultura mundial homognea, marcadapela supremacia dos elementos culturais dos pases centraisb) constituio de uma rede de influncias culturaisrecprocas, facilitada pelo desenvolvimento mundial dastelecomunicaesc) eliminao do amplo predomnio cultural norte-americano sobre o mundo, delineado a partir do declnioeconmico dos Estados Unidosd) preservao da originalidade das caractersticas culturaisde cada nao, evidenciada pela contribuio dosimigrantes aos pases de destino

    52) (UERJ-2007) A partir desta edio VEJA passar agrafar a palavra estado com letra minscula.Os povos de lngua inglesa, generalizando, esperam doestado a distribuio equnime da justia, o respeito a

    contratos e propriedade e a defesa das fronteiras. Mas noconsideram uma ddiva do estado o direito boa vidamaterial sem esforo. Grafam state.Com maiscula, estado simboliza uma viso de mundodistorcida, de dependncia do poder central, de f cega eirracional na fora superior de um ente capaz de conduziros destinos de cada uma das pessoas.O modelo de Estado contra o qual o editorial se posiciona eo modelo de Estado que fundamenta a deciso dos editoresda revista esto identificados, respectivamente, na seguintealternativa:a) Mnimo; Comunistab) Socialista; Capitalista

    c) Corporativista; Keynesianod) Bem-Estar Social; Neoliberal

    53) (UFBA-2002)

    A anlise do mapa e os conhecimentos sobre o mundo ps-Segunda Guerra Mundial permitem concluir:

  • 5/28/2018 Mundo Globalizado P s 1989

    13/23

    13 | Projeto Medicinawww.projetomedicina.com.br

    (01) A bipolaridade Leste-Oeste tinha um dos pontos dedivergncia na economia planificada defendida por E e naeconomia de mercado de A.(02) A poltica armamentista praticada em F, no incio daGuerra Fria, fez desse pas um grande aliado de A.

    (04) C e D, na Guerra Fria, foram, respectivamente, zonasde influncia de A e de E.(08) Rivalidades ocorridas em G foram utilizadas por A e Epara expandir suas influncias, possibilitando, tambm, aaquisio de mercados para o complexo industrial blicodesses pases.(16) E investiu grandes recursos em B, alm de fazer outrasconcesses devido posio estratgica de B em relao aA.(32) A economia, em E, atingiu alto nvel de modernizaotecnolgica nas trs ltimas dcadas do sculo XX, comexceo dos setores aeroespacial e militar.(64) O crescimento econmico de alguns pases, nos anos

    70 e 80 do sculo XX, como aconteceu em F, contribuiupara a construo da nova ordem considerada multipolar.

    54) (UFBA-2002) (...) H algumas dcadas, [o consumidor]usava produtos nacionais. Hoje no, compra exatamenteprodutos de um pas estrangeiro. O que ele consome emnmero cada vez maior o produto sem ptria, sem carteirade identidade, sem sotaque identificvel. A indstria decomputadores Compaq, tida como americana, usa patentesde outros pases no composto tecnolgico de seus aparelhose os componentes fsicos utilizados so fabricados naChina, em Taiwan, Cingapura, Coria, Japo, Vietnalguns at mesmo nos Estados Unidos. Quando se examinaa anatomia de um artigo como o tnis Nike, entende-semais facilmente em que medida o modo de produo estmudando. A Nike uma empresa americana que, em teoria,produz calados. S que todos os 9000 funcionrios daNike que trabalham nos Estados Unidos no costuram solasnem colam palmilhas. Eles trabalham em projetos,planejamento de marketing e funes de gerenciamento. Aproduo fsica dos sapatos feita por 75000 funcionrios,alocados em outras empresas fora dos Estados Unidos. NaChina comunista, inclusive.

    (Trechos de VEJA)

    A partir da leitura do texto e da anlise do grfico, pode-seconcluir:

    (01) O modo de produo dos artigos referidos no texto equivalente ao que ocorria nas origens do sistema fabril.(02) A produo do artigo "sem ptria" pode ser justificada

    pela atratividade que o baixo custo da fora de trabalho dasreas perifricas exerce sobre as grandes empresas.(04) O custo da hora de trabalho expresso no grficoexplica, em parte, o conflito Norte-Sul que caracteriza omundo atual.(08) As atividades que exigem maior especializao sotransferidas pelas transnacionais para as reas perifricas.(16) As informaes contidas no texto relacionam-se economia capitalista globalizada.(32) A ao das transnacionais s no ultrapassa fronteirasideolgicas, limitando-se a atuar em pases de orientaoliberal.

    55) (UFC-1996)Na(s) questo(es) a seguir escreva noespao apropriado a soma dos itens corretosbom lembrar: o que chamamos hoje de globalizao erachamado, h cerca de um sculo atrs, de imperialismo.Este conduziu a rupturas sociais e polticas quedisseminaram regimes despticos e, mais cedo ou maistarde, paralisaram as economias submetidas ao podertotalitrio. (Alain Touraine. Riscos do Pensamentonico. In: FOLHA DE SO PAULO. Caderno MAIS. 18de Fev. 1996. p.7).Sobre o Imperialismo e a Globalizao podemos afirmar:01. o imperialismo foi o movimento de expanso europeuno sculo XIX em direo aos mercados africano e asitico.02. a globalizao econmica se caracteriza pela adoo deprincpios liberais, tais como, abertura de mercado e Estadomnimo.04. a expanso imperialista visava principalmente aexplorao de metais preciosos e de produtos tropicais.08. a globalizao econmica coincide com oaprimoramento de tecnologias informatizadas aplicadas aoprocesso de trabalho.16. a globalizao econmica se fundamenta em ideologiasracistas baseadas no darwinismo social e na superioridadeda raa branca.

    A resposta a soma dos pontos das alternativas corretas.

    56) (UFC-2003) Ocorre que o capitalismo visto emperspectiva histrica de longa durao, logo se revela comomodo de produo e processo civilizatrio () Nestesentido desenvolveu-se o Mercantilismo, o Colonialismo eo Imperialismo e o Globalismo () Cabe reconhecer, pois,que a globalizao, a globalidade ou o globalismocompreende um novo surto de expanso das forasprodutivas e relaes de produo capitalistas(IANNI, Otvio, A Globalizao e o retorno da Questo

    Nacional. Primeira Verso, n.90, IFCH,Unicamp,Campinas, junho de 2000, p. 9-10)

  • 5/28/2018 Mundo Globalizado P s 1989

    14/23

    14 | Projeto Medicinawww.projetomedicina.com.br

    A fase de expanso do capitalismo, chamada deglobalizao, caracteriza-se por:a) concretizar o ideal internacionalista, que nasceu nosculo XIX, no seio do movimento operrio, no contexto deexpanso do capitalismo.b) cristalizar o ideal do Frum Mundial Anti-Davos junto

    com os postulados do movimento pacifista, surgido nadcada de 70, aps a guerra do Vietn.c) implementar polticas de estatizao de empresasprivadas, emprstimos internacionais com juros baixos paraos pases emergentes.d) internacionalizar a economia, junto ao surgimento deorganismos especficos, como a Organizao Planetria doComrcio, tendo como marco geral a teoria neomercantilista.e) usar um discurso em favor do mercado e contra oplanejamento econmico governamental, junto aosurgimento de organizaes multinacionais e estruturasmundiais de poder.

    57) (UFES-1998)

    As diferenas polticas entre Cuba e os Estados Unidos,aps a Revoluo Cubana, resultaram da:

    A) aprovao da Emenda Platt, que impedia a entrada de

    americanos em Cuba.B) contradio crescente entre os interesses norte-americanos e as diretrizes revolucionrias cubanas, quelevaram Cuba opo por um regime socialista deinspirao sovitica.C) deciso de Cuba de se afastar dos pases latinos,recusando-se a aceitar a proposta norte-americana parafazer parte da Organizao dos Estados Americanos-OEA.D) aliana poltico-ideolgica entre Fidel Castro eFulgncio Batista, ex-ditador de Cuba, contrariando osinteresses americanos e os do proletariado cubano.E) poltica do governo cubano, que priorizava a indstriade bens de consumo e de base, relegando a produo deacar, da qual os Estados Unidos dependiam.

    58) (UFMG-1997) Sobre a situao econmica de Cuba, naconjuntura atual, pode-se afirmar que:a) a Rssia e os pases do Leste Europeu continuam a ser osprincipais parceiros comerciais de Cuba.b) Cuba atravessa uma fase de graves problemaseconmicos, relacionados, principalmente, com a falta deprodutos bsicos.c) Cuba mantm a sua economia fechada para osinvestimentos privados de pases capitalistas.

    d) os Estados Unidos suspenderam o bloqueio econmicosobre Cuba, em decorrncia do fim da Guerra Fria.

    59) (UFMG-1998) O retorno do territrio de Hong Kong administrao chinesa, em 1997, encerrou um longoperodo de domnio britnico na regio, que teve incio como Tratado de Nankim, em 1842.

    a) Cite o interesse fundamental da Inglaterra na China nosculo XIX.

    b) Cite e explique uma transformao ocorrida norelacionamento entre ingleses e chineses aps a Guerra dopio.

    c) Apresente a estratgia utilizada pelas potncias europiaspara estabelecer o domnio do Imprio Chins.

    60) (UFMT-1996)Na(s) questo(es) a seguir julgue os itense escreva nos parentes (V) se for verdadeiro ou (F) se forfalso.Na dcada de 90 deste sculo, a vitria de movimentosnacionalistas pode ser representada pela independncia:( ) da Estnia que esteve anexada URSS desde aSegunda Guerra Mundial.( ) do Iraque que pertencia Arbia Saudita.( ) da Eslovnia que foi uma das repblicas que formou aIuguslvia.( ) da ndia que pertencia ao Imprio Britnico.

    61) (UFPB-2006) Leia o texto.O FSM um espao de debate democrtico de

    idias, aprofundamento da reflexo, formulao depropostas, troca de experincias e articulao demovimentos sociais, redes, ongs e outras organizaes dasociedade civil que se opem ao neoliberalismo e aodomnio do mundo pelo capital e por qualquer forma deimperialismo. Aps o primeiro encontro mundial, realizadoem 2001, se configurou como um processo mundialpermanente de busca e construo de alternativas spolticas neoliberais (...). O Frum Social Mundial secaracteriza tambm pela pluralidade e pela diversidade,tendo um carter no confessional, no governamental eno partidrio. Ele se prope a facilitar a articulao, deforma descentralizada e em rede, de entidades emovimentos engajados em aes concretas, do nvel localao internacional, pela construo de um outro mundo, masno pretende ser uma instncia representativa da sociedadecivil mundial. O Frum Social Mundial no uma entidadenem uma organizao.

    (O que o Frum Social Mundial?23 jul. 2004.Disponvel em:. Acesso em: 16 nov. 2005).

    Considerando o texto e o processo de globalizao a que serefere, identifique a(s) proposio(es) verdadeira(s):

    http://www.forumsocialmundial.org.br/main.php?id_menu=19&cd_language=1..http://www.forumsocialmundial.org.br/main.php?id_menu=19&cd_language=1..http://www.forumsocialmundial.org.br/main.php?id_menu=19&cd_language=1..http://www.forumsocialmundial.org.br/main.php?id_menu=19&cd_language=1..http://www.forumsocialmundial.org.br/main.php?id_menu=19&cd_language=1..http://www.forumsocialmundial.org.br/main.php?id_menu=19&cd_language=1..
  • 5/28/2018 Mundo Globalizado P s 1989

    15/23

    15 | Projeto Medicinawww.projetomedicina.com.br

    01. O chamado G-8 um dos maisimportantes fruns da atualidade globalizada e rene os setepases mais industrializados e a Rssia. O grupo realizareunies anuais para acordar intervenes articuladas daspotncias desenvolvidas, em plano mundial. Os seus maisimportantes organismos para essas intervenes so: a

    Organizao para Alimentao e Agricultura (FAO) e aOrganizao Mundial de Sade (OMS).

    02. O Banco Mundial (BM) e o FundoMonetrio Internacional (FMI) constituem-se nas maisimportantes instituies financeiras globais. O BM e o FMIpossuem gerenciamento democrtico, sob a direo daOrganizao das Naes Unidas para a Educao, a Cinciae a Cultura (UNESCO), e tornaram-se os maiores aliadosdo Frum Social Mundial no plano global.

    04. A Organizao para Cooperao eDesenvolvimento Econmico (OCDE) e a OrganizaoMundial do Comrcio (OMC) tornaram-se frunsprivilegiados nas disputas internacionais, devido

    predominncia do capital financeiro na globalizao. Taisdisputas, hoje, giram, de modo acentuado, em torno dasquestes de subsdio, dumpinge polticas de circulao decapital.

    08. O G-20 um grupo de pases que, aexemplo do G-8, procura atuar em conjunto no planointernacional. Hoje, alm dos 20 pases iniciais, outrosintegram o grupo, que tem obtido vitrias significativascontra as barreiras comerciais, legais e financeiras dospases ricos, a partir de casos concretos junto OMC e OCDE. Mas, em outros assuntos, no h consenso internono grupo.

    16. A atual crise da Organizao das NaesUnidas (ONU), agravada com a desmoralizao do seuConselho de Segurana na ecloso da Guerra do Iraque,resulta da imposio de polticas neoliberais, pelos pasesricos, sobre a comunidade internacional. Assim, a atuaoda ONU e de seus rgos responsveis por aes contra adesigualdade social e econmica (a FAO, a UNESCO e aOMS) ficou bastante enfraquecida.

    A soma dos valores atribudos (s) proposio(es)

    verdadeira(s) igual a

    62) (UFRJ-2005)

    (http://www.veja.abril.com.br)A seleo de capas da revista Veja acima apresentaimportantes fatos e processos relacionados histria daChina nas ltimas trs dcadas, incluindo a previso dosurgimento de mais uma potncia mundial, numa edio de2003.Apesar das mudanas verificadas, as lideranas do PartidoComunista Chins continuam reafirmando a inteno de

    jamais copiar os modelos polticos do Ocidente.A) Apresente duas conseqncias da modernizao daeconomia chinesa, a partir dos anos de 1980.

    B) A capa Fria na China lembra a rebelio da Praa daPaz Celestial, ocorrida em 1989.Aponte duas reivindicaes dos jovens estudantes, poca.

    63) (UFRJ-2005) Coraes e Mentes [documentrio

    realizado pelo cineasta norte-americano Peter Davies, nosanos 70, sobre a guerra do Vietn] tem esse nome devido aoslogan do governo norte-americano na poca, de que nstnhamos que ganhar os coraes e mentes do povovietnamita. Pois estive no Iraque e os americanos estoutilizando a mesma frase. E l vi as mesmas atitudes, amesma arrogncia. Achei que o Vietn tinha nos ensinado alio: no ir para a guerra com pases que no esto nosameaando. assustador ver o quo rpido a lio foiesquecida.Fonte: adaptado de entrevista de Peter Davies ao jornal O Globo de 01 deoutubro de 2004, segundo caderno, p. 2. Apesar das diferenas no tempo e no espao, as guerras do

    Vietn e do Iraquea ltima iniciada em 2003 e ainda emcursotm em comum resultarem de intervenesmilitares norte-americanas ao redor do planeta.a) Identifique um elemento da conjuntura internacional quecontribuiu para a ecloso da Guerra do Vietn.b) Explique um dos princpios da chamada Doutrina Bush,adotada pelo governo norte-americano aps os atentados de11 de setembro de 2001, que tenha servido comojustificativa para a invaso do Iraque.

    64) (UFSCar-2003) O orgulho e o irracionalismo queconduziram o mundo em conjunto para um desequilbrio

    cada vez mais insuportvel entre as redes financeiras eeconmicas, que acumulam riquezas, e as sociedadesfragmentadas, cada vez mais desiguais, no podemcontinuar se escondendo atrs do tema ambguo daglobalizao. Podemos discutir as vantagens e osinconvenientes da crescente internacionalizao das trocas,mas esse debate complexo no tem muito a ver com arealidade brutal oculta pela palavra globalizao. Estaproclama a superioridade de uma economia mundializadasobre todos os processos de controle exercidos em nvelnacional. Em seu nome, falou-se muito no declnio dosEstados nacionais, quando a realidade observvel nocorresponde a esse tema de propaganda que busca afirmar odireito de um capitalismo sem controle nem regras adominar o mundo.(Alain Touraine. A poltica contra a cegueira. Folha deS.Paulo. Caderno Mais! 27.01.2002)

    O autor argumenta a favor da idia de que a globalizaoa) possibilitou amenizar as desigualdades sociais eeconmicas no mundo capitalista, preparando-o para umasociedade mais igualitria.b) tem enfraquecido principalmente as organizaespolticas dos Estados nacionais, sem contudo afetar asorganizaes econmicas nos seus mercados interno einternacional.

  • 5/28/2018 Mundo Globalizado P s 1989

    16/23

    16 | Projeto Medicinawww.projetomedicina.com.br

    c) enfraqueceu ainda mais o controle que os Estadospodiam exercer sobre o capitalismo, ao se consideraremprincipalmente sociedades com economias desiguais.d) tem beneficiado igualmente todos os pases do mundo,quando aliada mundializao poltica e cultural.e) possibilitou a internacionalizao das trocas, amenizando

    a brutalidade dos impactos do capitalismo selvagem.

    65) (UFSCar-2009) As tradies polticas mais universaisinventadas neste perodo [1870 e 1914] foram obras doEstado. (...)(...) de acordo com a perspectiva de seus governantesformais ou grupos dominantes, [o Estado] deu origem aproblema inditos de preservao ou estabelecimento daobedincia lealdade e cooperao aos olhos de seus sditose componentes (...).(Eric Hobsbawm, A inveno das tradies. 1997.)O autor se refere s tradies inventadas pelos Estadosnacionais para moldar sentimentos nos cidados para comsua nao.a) Cite um exemplo de tradio criada pelo Estado nacionalque permanea at hoje e que represente uma atividadefundamental de identidade entre o Estado e os cidados.b) Cite um exemplo de acontecimento histrico do final desculo XX que passou a enfraquecer os elos moldado pelastradies construdas pelo Estado nacional.

    66) (UFSCar-2009) A violncia e o medo combinam-se aprocessos de mudana social nas cidades contemporneas,gerando novas formas de segregao espacial e

    discriminao social. Nas duas ltimas dcadas, em cidadesto diversas como So Paulo, Los Angeles, Johannesburgo,Buenos Aires, Budapeste, Cidade do Mxico e Miami,diferentes grupos sociais, especialmente das classes maisaltas, tm usado o medo da violncia e do crime tanto parajustificar novas tecnologias de excluso social quanto suaretirada dos bairros tradicionais dessas cidades. (...) asformas de excluso e encerramento (...) so togeneralizadas que se pode trat-las como parte de umafrmula que elites em todo o mundo vm adotando parareconfigurar a segregao espacial de suas cidades.(Teresa Pires do Rio Caldeira, Cidade de muros. 2000.)a) Diferencie as cidades de muros contemporneas das

    cidades muradas da Antiguidade.b) Identifique fatores que influenciam as classes sociaismais altas a compor segregao espacial e discriminaosocial nos espaos urbanos contemporneos.

    67) (UFU-2002) A indstria cultural tem sido objeto deintensos debates na sociedade e nas cincias sociais,marcados por duas posies bsicas e divergentes. H osque a consideram uma das bases do totalitarismo moderno,promovendo a alienao do homem, que se torna incapazde analisar racionalmente seus produtos seriados,repetitivos e deteriorados, tais como os filmes de enredosviolentos, a msica popular massiva, as notcias curtas e

    superficiais. De outro lado, h os que a defendem comosistema que democratiza a cultura, por permitir a todos o

    acesso a informao e ao consumo de produtos simblicosem geral, combatendo, portanto, a mesma alienao.

    (CF. TEIXEIRA, COELHO. O QUE INDSTRIACULTURAL 13 ED, SO PAULO, BRASILIENSE,1989)

    Tendo em vista essas divergncias, considere as alternativasque as expressam, tendo como referencia o atual gneromusical popular funk no Brasil.

    I - O funk , dentre outras coisas prprias da indstriacultural, resultado de urna estratgia de marketing daindstria fonogrfica, que impe o seu consumo semnenhum senso critico.II - O funk tornou-se um aliado de grupos sociaismarginalizados por facultar-lhes a presena na mdia.III - O funk expressa cabalmente a identidade cultural dajuventude em geral, no merecendo qualquer critica dos que

    o apreciam.IV - O funk, nascido espontaneamente nas periferias dasgrandes cidades, no necessitou do apoio da indstriacultural para tomar-se um gnero musical de consumomassivo.

    Assinale a alternativa correta.

    A) O argumento da alternativa n critica a indstria culturale o da alternativa m no tem sentido.B) As alternativas I e n traduzem as posies tericasdivergentes sobre a indstria cultural.C) Os argumentos das alternativas I e m defendem aindstria cultural.D) Os argumentos das alternativas I e IV no socontraditrios.

    68) (UFU-2001) Considerando a relao entre odesenvolvimento tecnolgico e o trabalho nas sociedadescapitalistas contemporneas, assinale a alternativaINCORRETA.

    A) O discurso empresarial atribui aos trabalhadoresdesempregados grande parte da responsabilidade pelo

    desemprego que vivenciam, pois eles no estariam sequalificando adequadamente.B) A introduo da informtica e de robs na indstriaexige dos trabalhadores que permanecem empregadosmltiplas habilidades para que operem vriosequipamentos, sob pena deles nao atenderem as exignciasda lucratividade desejada pelas empresas.C) A diminuio de postos de trabalho na atividadeindustrial no expressa urna tendncia histrica docapitalismo, de substituio do trabalho vivo(trabalhadores) pelo trabalho morto (mquinas eequipamentos ).D) O desemprego estrutural e massivo que atinge,

    atualmente, cerca de 1,3 bilhes de trabalhadores (as)determina uma diminuio no nmero de greves.

  • 5/28/2018 Mundo Globalizado P s 1989

    17/23

    17 | Projeto Medicinawww.projetomedicina.com.br

    69) (Unaerp-1996) "A melhor parte do amor perder osenso de realidade".Este pensamento marcou o personagem que, sob a direode Francis Ford Coppola, tornou um sucesso o filme:a) Caminhando nas Nuvens.b) Dom Juan de Marco.c) O Padre.d) Corao Valente.e) O dio.

    70) (UnB-1998) Estamos presenciando o incio do terceirociclo do processo de globalizao. O primeiro ciclo seiniciou com as descobertas de Vasco da Gama e Colombo,abrindo um perodo de expanso mercantilista da Europa. Osegundo ciclo correspondeu ao desenvolvimento daRevoluo Industrial, que conduziria ao desigualintercmbio entre produtos manufaturados da Europa eprodutos primrios dos demais pases. O terceiro e atualciclo corresponde revoluo tecnolgica de meados destesculo e est conduzindo ao assimtrico relacionamentoentre pases de alta e de baixa competitividade.

    Hlio Jaguaribe, Jornal do Brasil, 28/8/97.

    Com o auxilio das informaes do texto, julgue os itens quese seguem, referentes ao processo histrico deinternacionalizao da economia, colocandoVERDADEIRO ou FALSO:

    A) A expanso martimo-comercial dos sculos XV e XVI,liderada pelos pases ibricos, abriu novas perspectivas explorao econmica europia, quer ativando reas decontato no Oriente, quer incorporando a Amrica, recm-descoberta.B) A Revoluo Industrial, iniciada pela Inglaterra nasegunda metade do sculo XVIII, consolidou o capitalismocomo sistema dominante, impulsionando suauniversalizao.C) Um ponto em comum entre os trs ciclos do processo deinternacionalizao da economia a tendncia superaodas desigualdades entre reas centrais e perifricas.D) No estgio atual de uma economia altamente

    globalizada, as precrias condies de competitividadeapresentadas por muitos pases so compensadas pelainexistncia de barreiras protecionistas por parte dospases tecnologicamente mais avanados.

    71) (UNIFESP-2007) As diferenas sutis, mas cruciais, entreHamas, Hizbollah e Al Qaeda so ignoradas quando sedesigna o terrorismo como o inimigo. Israel vista como abase avanada da civilizao ocidental em luta contra aameaa existencial lanada pelo isl radical. (LordeWallace de Saltaire, em discurso na Cmara dos Lordes emjulho de 2006.)

    Do texto depreende-se que o autor est, com relao aoEstado de Israel e ao terrorismo,

    a) apoiando a poltica independente do governo de TonyBlair.b) elogiando a poltica intervencionista proposta pela ONU.c) defendendo a poltica intransigente da ComunidadeEuropia.d) alertando para a poltica cada vez mais beligerante por

    parte do Ir.e) criticando a poltica fundamentalista do presidente Bush.

    72) (UNIFESP-2007) O capitalismo, no sculo XX, passoupor duas situaesuma na dcada de 1930, a outra, nadcada de 1990opostas entre si e que se expressarampelas contrastantes polticas econmicas adotadas visandoassegur-lo. Explique por que:a) nos anos trinta, o capitalismo viveu acuado e oscapitalistas receptivos idia de que fora do Estado no hsalvao.b) nos anos noventa, viveu triunfante e bradando que forado mercado no h salvao.

    73) (UNIFESP-2008)Nelson Mandela, ex-presidente daRepblica da frica do Sul (1994-2000), ganhou o prmioNobel da Paz, em conjunto com Frederik de Klerk, em1993, e hoje nome de rua em Paris, Rio de Janeiro, Dacare em Dar Es-Salam; nome de praa em Salvador, Haia,Glasgow e em Valncia; nome de escola em Bangalore,Berlim, Birmingham e em Baton Rouge.Essa extraordinria popularidade de Nelson Mandela deve-se, sobretudo,

    a) aos vinte anos que passou injustamente encarcerado peloregime racista ento vigente na frica do Sul.b) sua campanha incansvel em favor dos milhes deafricanos vitimados pela Aids e deixados sem assistncia.c) ao fim, negociado e sem revanchismo, do regime doapartheid e ao seu desprendimento com relao ao poder.d) sua luta contra o imperialismo e em favor daindependncia de todos os pases do continente africano.e) ao seu xito em implantar na frica do Sul um programaeducacional que eliminou o analfabetismo do pas.

    74) (Vunesp-2002) Um carro esporte Mazda desenhadona Califrnia, financiado por Tquio, o prottipo criado

    em Worthing (Inglaterra) e a montagem feita nos EstadosUnidos e Mxico, usando componenteseletrnicos inventados em Nova Jrsei, fabricados no Japo(...) As roupas japonesas, consumidasno mercado americano, so fabricadas em Hong Kong,Taiwan, Coria do Sul e Cingapura (...) Osobjetos transformaram-se em compostos resultantes dacombinao de pedaos dispersos aleatoriamente peloplaneta.

    (Renato Ortiz. Cultura e Mundializao.)A situao descrita no texto pode ser explicada

    A) pela competio em mbito mundial, que fez com que asgrandes empresas descentralizassem a produo, visando oaumento da produtividade e da lucratividade.

  • 5/28/2018 Mundo Globalizado P s 1989

    18/23

    18 | Projeto Medicinawww.projetomedicina.com.br

    B) pela melhor distribuio de renda entre os habitantes doplaneta, o que deu origem a novos consumidores, maisexigentes quanto qualidade dos produtos.C) pelo multiculturalismo, uma vez que as empresasvendem os seus produtos em diferentes pases, o que asobriga a levar em conta gostos e hbitos diversos.

    D) pelo crescimento da preocupao com os recursosnaturais do planeta, o que incentivou a busca de novasfontes de matrias-primas e locais de produo.E) pela ao coordenada de governos de pases ricos e depases em desenvolvimento, que visa estabelecer umadiviso econmica mais equilibrada em mbitointernacional.

    75) (Vunesp-2005) A atual administrao norte-americanarealiza uma srie de aes no Oriente Mdio tendo comoobjetivo declarado levar a democracia e a liberdade para ospovos da regio. Seus maiores adversrios tm sido osfundamentalistas islmicos, que acusam os ocidentais dereeditarem as Cruzadas.a) O que foram as Cruzadas?b) O que os fundamentalistas islmicos pretendem dizerhoje quando afirmam que os ocidentais esto reeditando asCruzadas?

    76) (VUNESP-2006) ... a ampliao do comrcio foiacompanhada de um retardamento drstico do progressoeconmico real. Entre 1960 e 1980, a rendaper capitamdia mundial subiu ainda em 83%. Nas duas dcadas

    seguintes, a taxa de aumento desceu exatamente para 33%.Esse freio no crescimento atingiu os pases emdesenvolvimento de modo particularmente duro. NaAmrica Latina, onde a rendaper capita cresceu 75% de1960 a 1980, os vinte anos seguintes trouxeram nada maisque 6%.(Christiane Grefe. Attac: o que querem os crticos da globalizao,2005.)

    O texto apresenta um quadro da situao econmicamundial contempornea. Entre os fatores capazes deexplicar os dados referentes aos ltimos vinte anos,destacam-seA) o afluxo e a sbita retirada do capital financeiro, quedeterminam o ritmo do crescimento econmico de pasesem desenvolvimento.B) a retrao das trocas econmicas e a falta de dinheirolquido e de capital nos mercados dos pases capitalistascentrais.C) a nacionalizao de empresas estrangeiras e a ampliaoda legislao trabalhista nos pases em desenvolvimento.D) a emergncia de regimes anti-capitalistas na AmricaLatina e a suspenso do pagamento de suas dvidas paracom os credores.E) a interveno estatal na esfera econmica e a reduointernacional dos conflitos, o que provocou a queda naproduo de armamentos.

    77) (VUNESP-2006) Leia o trecho seguinte.

    VOLTA EM CPIA NOVA O FILME QUE ACELEROUO FIM DO CONFLITO NO VIETN E VIROU MARCODO CINEMA POLTICO.Vencedor do Oscar de documentrio em 1974,Coraes e mentes tornou-se uma pea importante dosprotestos que levaram ao fim da Guerra do Vietn

    (...). [O diretor norte-americano Peter] Davis conta queCoraese mentes nasceu da indignao. A mdia smostrava imagens tendenciosas da guerra.Integrante de um grupo de cinegrafistas emontadores, eles decidiram que era preciso mostraras coisas tambm do outro lado (...). [Peter Davislembra que] as imagens de destruio com napalmprovocaram tanta indignao que o Congresso dosEUA votou uma lei que desautorizou o uso de armasqumicas...(Luiz Carlos Merten. O Estado de S.Paulo, 24.06.2005.)a) Tendo em vista o contexto internacional contemporneo,explique por que ressurgiu o interesse pelo documentrio de

    Peter Davis.b) Comente o contexto no qual se desenrolou a Guerra doVietn.

    78) (VUNESP-2006) Observe a figura.CENAS DO SCULO XXIHABITAO No prximo milinio a humanidade habitarem cidades espaciais. Mas alguns problemas continuaroos mesmos dos sculos XX, XIX, XVIII...

    (Lailson, Dirio de Pernambuco, 27.12.2000. Adaptado.)a) Apresente duas razes capazes de explicar a contradioexpressa pela imagem.

    b) Cite dois fenmenos naturais ocorridos recentementeque, embora previsveis, no encontraram na cincia e natecnologia meios para evitar sofrimentos humanos eprejuzos socioeconmicos.

    79) (VUNESP-2010) A fbrica global instala-se alm de todae qualquer fronteira, articulando capital, tecnologia, forade trabalho, diviso do trabalho social e outras forasprodutivas. Acompanhada pela publicidade, a mdiaimpressa e eletrnica, a indstria cultural, misturadas emjornais, revistas, livros, programas de rdio, emisses deteleviso, videoclipes, fax, redes de computadores e outros

    meios de comunicao, informao e fabulao, dissolvefronteiras, agiliza os mercados, generaliza o consumismo.Provoca a desterritorializao e reterritorializao das

  • 5/28/2018 Mundo Globalizado P s 1989

    19/23

    19 | Projeto Medicinawww.projetomedicina.com.br

    coisas, gentes e ideias. Promove o redimensionamento deespaos e tempos.(Octavio Ianni, Teorias da Globalizao, 2002.)Partindo da metfora de fbrica global de Octavio Ianni,pode-se identificar como caractersticas da globalizaoa) o amplo fluxo de riquezas, de imagens, de poder, bem

    como as novas tecnologias de informao que estointegrando o mundo em redes globais, em que o Estadotambm exerce importante papel na relao entre tecnologiae sociedade.b) a imposio de regras pelos pases da Europa e Amricado Sul nas relaes comerciais e globais que oprimem osmais pobres do mundo e se preocupam muito mais com aexpanso das relaes de mercado do que com ademocracia.c) a busca das identidades nacionais como nica fonte designificado em um perodo histrico caracterizado por umaampla estruturao das organizaes sociais, legitimaodas instituies e aparecimento de movi- mentos polticos e

    expresses culturais.d) o multiculturalismo e a interdependncia que somentepodemos compreender e mudar a partir de uma perspectivasingular que articule o isolamento cultural com oindividualismo.e) a existncia de redes que impedem a dependncia dospolos econmicos e culturais no novo mosaico globalcontemporneo.

    80) (VUNESP-2010) Segundo Jacques Diouf, diretor-geralda FAOOrganizao das Naes Unidas paraAgricultura e Alimentao, a crise silenciosa da fome,que afeta um sexto de toda a humanidade, constitui umsrio risco para a segurana e a paz mundial (...). Hoje, oaumento da fome um fenmeno global. Todas as regiesforam afetadas.(Folha de S.Paulo, 20.06.2009.)A notcia reflete preocupaes inerentes nova ordemmundial. De que modo pode-se explicar o fenmeno dafome nos dias de hoje?a) A fome hoje uma consequncia da falncia daseconomias da China, ndia e Indonsia, que esto entre asque melhor absorvem o impacto da crise.b) O nmero de miserveis no mundo aumentou por causada bipolarizao econmica, que transferiu riquezas para os

    pases perifricos do hemisfrio sul.c) A produo de alimentos no mundo diminuiudrasticamente, devido falta de investimentos econmicosna zona rural.d) A fome comeou a se espalhar pelo mundo depois doincio da globalizao, quando milhes de pessoasabandonaram o campo, devido industrializao eurbanizao do meio rural.e) A crise econmica aumentou o desemprego e reduziu opoder de compra da populao, alm de ter contribudo parao aumento nos preos dos alimentos.

    81) (VUNESP-2010)No final dos anos 80 algumas naes

    comearam a se preocupar com as questes ambientais,visto que a degradao ambiental representa um risco

    iminente para a estabilidade da nova ordem mundial. Sosolues plausveisa) as mudanas de estilo de vida, aes de saneamento e areciclagem do lixo, visando diminuio dos resduos noorgnicos despejados no meio ambiente.b) a diminuio do despejo de produtos qumicos nos rios e

    mares e o aumento do uso de aparatos cientficos etecnolgicos nas guerras.c) a propagao de informaes sobre educao ambiental,contribuindo para a ao predatria do homem sobre anatureza.d) o emprego de recursos naturais de forma racional paraque a industrializao dos pases desenvolvidos possa gerara dependncia econmica de naes e economiasperifricas.e) a promoo do desenvolvimento sustentvel, que atendaaos interesses da preservao do meio scio-ambiental dospases ricos.

    82) (VUNESP-2010) A Coreia do Norte e a Coreia do Sulforam delimitadas aps a 2- Guerra Mundial, quandosoviticos e americanos dividiram a pennsula da Coreia noparalelo 38N. Durante o perodo da Guerra Fria areunificao se tornou invivel, surgindo em 1948 as duasCoreias. Nos ltimos 56 anos as duas Coreias semantiveram em estado de guerra. A tenso nesta rea setorna crtica em 2009, devido ao fato de a Coreia do Norteter realizado testes nucleares.(Cludia Trevisan, O Estado de S.Paulo. Coreia do Nortedeixa armistcio e ameaa Seul com ataque militar,Maio/2009. Adaptado.)Ao fazer uma retrospectiva deste perodo histrico possvel afirmar que:a) As tenses permaneceram restritas a tiroteios na fronteiraentre as duas Coreias at que a Revoluo Chinesa, em1929, encorajou a Coreia do Norte a tentar unificar apennsula sob a bandeira do comunismo.b) Em junho de 1914, tropas norte-coreanas invadiram aCoreia do Sul, sendo que os EUA usaram a ONU paralegitimar uma interveno internacional e expulsaram oscomunistas, ultrapassaram o paralelo 38N, chegando at afronteira com a China.c) Em nenhum momento histrico Mao Tse-tung apoiou aCoreia do Norte, que, desta maneira, no conseguiu

    empurrar os americanos para o paralelo 38N e delimitarseu territrio.d) Os dois lados negociaram s um cessar-fogo, em 1983, oque manteve as duas Coreias em estado de guerra.e) A Coreia do Norte ameaou, em 2009, atacarmilitarmente a Coreia do Sul e romper o acordo dearmistcio de 1953.

  • 5/28/2018 Mundo Globalizado P s 1989

    20/23

    20 | Projeto Medicinawww.projetomedicina.com.br

    GABARITO

    1)

    Resposta: A

    2)Resposta: C

    3)

    Resposta: B

    4)

    Resposta: B

    5)

    Resposta: D

    6)

    Resposta: D

    7) Resposta: AEUA, Frana e Inglaterra fazem parte da civilizaoocidental. A China pertence civilizao snica e a Rssia ortodoxa. Portanto, o Conselho de Segurana da ONU tema representao de trs civilizaes.

    8) Resposta: CTanto George Bush como Osama Bin Laden fazem aluso areligies em seus discursos para reivindicar justia.

    9) Resposta: E

    10) Alternativa: C

    O candidato deveria identificar entre as figuras retratadas,aquela que no se refere a Cultural material (aquela quepossui elementos culturais concretos). Nesse caso, a figuraC (Bumba-meu-boi) a nica que no faz parte dessegrupo, se referindo Cultura imaterial.

    11) Alternativa: E

    12) Alternativa: D

    13)

    Resposta: B

    14)

    Resposta: A

    15)

    Resposta: C

    16)

    Resposta: B

    17)

    Resposta: C

    18)

    Resposta: A

    19) Ele refere-se respectivamente a consolidao do Estadoalemo aps a Primeira Guerra Mundial, a ascenso doNazismo a formao da Repblica Democrtica Alem naGuerra Fria e a queda do Muro de Berlim.

    20)

    Resposta: D

    21) Hobsbawn refere-se as transformaes do mundocontemporneo pelas quais estamos passando, e que soconseqncia da intensificao do capitalismo e da

    industrializao que fez que ao longo do tempo ocampesinato que foi um ator histrico importante emdiversos momento da histria est desaparecendo, no nosentido de se extinguir, mas no sentido de no maisparticipar das grandes transformaes do mundo.

    22)

    Resposta: C

    23) Resposta: E

    24)

    Resposta: D

    25)

    Resposta: C

    26)

    Resposta: A

    27) a) Derrotado na Segunda Guerra Mundial, o Japo foiforado a adotar uma Constituio pacifista, rejeitando odesenvolvimento do setor blico. Posto margem dacorrida armamentista tpica da Guerra Fria, o pasconcentrou seus investimentos em outras reas, o que

    promoveu sua acelerada expanso econmica.b) ndia e China investiram na ampliao do poder militar(inclusive na rea nuclear) por buscarem prestgiointernacional e, principalmente, por terem grandesrivalidades com vizinhos bem armados (Paquisto, no casoda ndia; e Unio Sovitica, no caso da China). Taisrivalidades ganharam mpeto durante os anos da GuerraFria.

    28) Alternativa: E

    29) Alternativa: D

    30) Alternativa: E

  • 5/28/2018 Mundo Globalizado P s 1989

    21/23

    21 | Projeto Medicinawww.projetomedicina.com.br

    31) Alternativa: A

    32) Alternativa: B

    33) Resposta: E

    34) Resposta: E

    35)

    Resposta: C

    36)

    Resposta: A

    37) Alternativa: D

    38) Alternativa: A

    39)

    Resposta: A

    40)

    Resposta: C

    41)

    Resposta: D

    42) Alternativa: D

    43) Resposta: E

    44) Alternativa: A

    45)

    Resposta: D

    46)

    Resposta: B

    47) a) A Doutrina Monroe surgiu no contexto das lutas emprol das independncias das colnias americanas, marcado

    por tentativas de recolonizao da Santa Aliana.Evitar a interveno das potncias europias nos processosde independncia das antigas colnias ibero-americanas.

    b) Promover um aprofundamento das relaes comerciais ediplomticas entre os EUA e os demais pases do continenteamericano, por meio do estabelecimento de uma rea delivre comrcio.Devido superioridade econmica e tecnolgica dos EUA, aformao do bloco acabaria por ampliar a dependncia histrica daAmrica Latina em relao aos EUA, contribuindo para aconsolidao de sua hegemonia.

    48) Alternativa: D

    49) Alternativa: B

    50) Alternativa: D

    51) Alternativa: B

    52) Alternativa: D

    53) Resposta: 01+04+16+64 = 85

    54)

    55) Soma: 01+08+02= 11

    56) Resposta: E

    57)

    Resposta: B

    58)

    Resposta: B

    59) Os ingleses viam na China um grande mercadoconsumidor para o seus produtos e para o pio.

    A China derrotada na guerra foi obrigada a assinar oTratado de Nanquim, abrindo seus portos ao livre comrcio,abolindo o sistema de fiscalizao e entregando a ilha deHong Kong Inglaterra.

    As potncias europias foraram a China a assinar tratados,sendo forada a se abrir para o comrcio intenacional.

    60) V, F, F, F.

    61) Resposta: 28

    62) a) Duas dentre as conseqncias:aumento do PIB nacionaldesenvolvimento tecnolgicoaumento do crime organizadoaumento dos crimes de corrupo

    ampliao da desigualdade socialmodernizao dos centros industriaiscrescimento dos problemas ambientaisdesenvolvimento da educao tecnolgicaaumento da capacidade de consumo urbanoampliao das desigualdades entre campo e cidadecrescimento da produo e da produtividade agrcola-industrialtransformao do pas em grande exportador demanufaturadosmelhora significativa da balana comercial chinesa com ospases capitalistasb) Duas dentre as reivindicaes:

    fim da censurapluripartidarismoliberdade de opinio

  • 5/28/2018 Mundo Globalizado P s 1989

    22/23

    22 | Projeto Medicinawww.projetomedicina.com.br

    eleies livres e diretasliberdade de imprensaliberalizao do sistema poltico chins

    63) a) O candidato dever identificar a Guerra Fria e/ou

    processos correlatos como o elemento da conjunturainternacional que contribuiu para a Guerra do Vietn.b) O candidato poder desenvolver um dos seguintesprincpios da Doutrina Bush: o direito que os EUA sereservam de atacar preventivamente os Estados queameacem a sua segurana e/ou a de seus