Mundo Verde Ed.11

32
Ricardo Pereira O ator conta como mantém a saúde e a boa forma 25 anos de Mundo Verde Conheça histórias de quem ajudou a construir o sucesso da rede Petrópolis imperial Os atrativos da cidade sede da empresa Nutrição Benefícios da spirulina e do óleo de abacate Revista Vida saudável, mundo sustentável Ano 4 - Edição 11 - agosto 2012

description

Revista da loja Mundo Verde

Transcript of Mundo Verde Ed.11

Page 1: Mundo Verde Ed.11

Ricardo Pereira

O ator conta como mantém a saúde

e a boa forma

25 anos deMundo Verde

Conheça histórias de quem ajudou a construir

o sucesso da rede

Petrópolis imperial

Os atrativos da cidadesede da empresa

NutriçãoBenefícios da spirulina

e do óleo de abacate

Rev

ista

Vida saudável, mundo sustentável

Ano 4 - Edição 11 - agosto 2012

Rev

ista

Vida saudável, mundo sustentável

Ano 4 - Edição 11 - agosto 2012

Page 2: Mundo Verde Ed.11

LANÇAMENTOEXCLUSIVODAS LOJAS

MUNDO VERDE.

O EQUILÍBRIO PERFEITO ENTRE

NUTRIÇÃO SAUDÁVEL E SEU MAIOR DESEJO:

EMAGRECER.

Spirulina Havaiana é mais rica em

nutrientes e benefícios que qualquer outra Spirulina. Um

superalimento completo, eficaz e 100% natural. Experimente essa força da natureza também para

você emagrecer.

R-240011-11-3 • ANÚNCIO • 20 x 27 cm • Escala 100% • Robinson

R-MV-0073-12-05 Anúncio Spirulina Havaiana.pdf 1 7/31/12 10:45 AM

Page 3: Mundo Verde Ed.11

Por uma vida mais saudável, a rede Mundo Verde abriu suas portas, há 25 anos. Dimensione isso a um Brasil que ainda conhecia muito pouco, ou quase nada, sobre alimentação saudável. Entendia-se de restrição alimentar, mas não havia a consciência em manter hábitos saudáveis em prol da qualidade de vida. A Mundo Verde atuou diretamente neste processo com ousadia e empreendedorismo daqueles que acreditavam na fi losofi a da responsabilidade social, cultural e ambiental. Estes sempre foram os princípios defendidos pelos fundadores Isabel Maria Antunes Joff e e o marido Elísio Joff e, desde 1987, quando abriram a primeira loja na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, depois de sentir a necessidade de alimentar as fi lhas com produtos saudáveis, e não encontrar onde comprá-los. O negócio conquistou inclusive os cariocas que subiam a serra em busca de uma melhor qualidade de vida, na cidade que une encantos naturais à majestosas construções imperiais, como nosso leitor poderá conferir na seção “Ecoturismo” desta edição. Com seis anos de existência, a empresa optou pelo sistema de franquias e hoje contabiliza mais de 200 lojas, inclusive em Portugal. Todo esse sucesso, se devea parcerias fortes, ao comprometimento dos franqueados, funcionários e aos mais de 150 mil clientes. E esse é só o começo desta história. Para saber mais, leia a matéria da seção “Comportamento”. Devemos ressaltar também que o sucesso se deve a uma conscientização sobre o conceito de alimentação para uma vida saudável. Comemore conosco esta data tão importante para nossa história.

Aproveite mais esta edição.

Boa leitura! Equipe Mundo Verde

Diretoria:Donato RamosMafaldo Gois JuniorMarcos LeiteSérgio Bocayuva

Edição:Dezoito

Direção:Cléia Barros

Jornalista Responsável:Simone Tavares

Projeto Gráfi co e Direção de Arte:Adriano FrachettaFagner Simplicio

Revisão:Vinicius ZuconWillian Matos

Colaboradores:Bruna MurtaFlávia FigueiredoFlávia MoraisTh ayna SantosTh ais SouzaViviane Pereira

Publicidade:Equipe de Marketing Mundo Verde24 2220-6300

Gráfi ca:Leograf - Gráfi ca e Editora Ltda.

Tiragem:80.000 exemplares

Fale conosco:[email protected]

Ano 4 - Edição 11 - agosto 2012Foto Capa: Rede Globo/divulgação

Expediente Editorial

É tempo de comemorar

Caixa postalConhecer a opinião dos leitores é muito importante para a Mundo Verde, por isso, reservamos um espaço na revista para publicar cartas e e-mails. Escreva para nós! Mande as suas dúvidas e sugestões para:[email protected] Visconde Souza Franco, 546Centro - Petrópolis (RJ) - CEP: 25625-081

3

Rev

ista

Rev

ista

Vida saudável, mundo sustentável

Page 4: Mundo Verde Ed.11
Page 5: Mundo Verde Ed.11

Óleo de abacatea favor da saúde

5 sugestões de lanches noturnos

Spirulina Pacífi ca Havaiana

Música para o corpo e a alma

Academia para elas

Ricardo Pereira

Por um mundo mais verde

Receitas

Beleza que cabe no bolso

Petrópolis imperial

Acontece

06

18

08

10

12

14

18

22

24

26

30

28

Sumário

26

A vidasaudável de

Ricardo Pereira

Beleza que cabe no bolso

Óleo de abacatea favor da saúde

Óleo de abacatea favorda saúde

06

24 Receitas:Espaguete ao molho de tomatee alcachofra

Page 6: Mundo Verde Ed.11

Com coloração verde escura, aroma característico forte e sabor intenso, o óleo de abacate (Persea americana Mill) é um forte aliado da alimentação saudável. Em pesquisasrealizadas no UCLA (Centro de Nutrição Humana da Cali-fórnia), especialistas constataram seu alto teor de vitamina E, um poderoso antioxidante. Desde então, o óleo de aba-cate vem sendo utilizado tanto na cozinha quanto nos cosméticos, por inibir a formação de radicais livres, entre outros benefícios, que você conhecerá a seguir:

Saúde do coraçãoO óleo de abacate é constituído de 60 a 84% de ácidos gra-xos insaturados e se destaca pelo alto teor de ácido oléico - gordura monoinsaturada que colabora para a redução do LDL (colesterol ruim) e aumento do HDL (colesterol bom) - auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.

EmagrecimentoO beta-sitosterol auxilia na redução dos níveis de cortisol, hormônio liberado em maior quantidade durante situações de estresse, e que está relacionado ao aumento da compulsão ali-mentar e ao acúmulo de gordura na região abdominal. Quan-do consumido junto às refeições, o óleo de abacate se associa às gorduras saturadas dos outros alimentos, bloqueando sua absorção pelo corpo. Este efeito ajuda na perda de peso.

Saúde da próstataO beta-sitosterol auxilia no tratamento da hipertrofi a pros-tática benigna. Há evidências de que os fi toesteróis reduzem o risco de câncer de próstata.

Diabetes Estudos mostram a ação do beta-sitosterol no controle da glicemia e dos níveis de insulina em pacientes diabéticos, sen-do um coadjuvante no controle da doença.

ImunidadeO beta-sitosterol melhora a imunidade por aumentar a atividade das células que matam micro-organismos invasores, sendo um aliado no tratamento de infecções e doenças como câncer e HIV.

Saúde dos olhosO óleo de abacate contém um carotenóide chamado lu-teína, capaz de prevenir doenças nos olhos, como catarata e degeneração macular.

Saúde da pele e dos cabelosPor conta do altíssimo teor de vitamina E (antioxidante), inibe a formação de radicais livres, o que ajuda a diminuir os sinais do envelhecimento.

Como usarPode ser consumido puro ou em molhos para temperar saladas, regar hortaliças e fi nalizar pratos quentes. O óleo de abacate é mais estável a altas temperaturas do que outros óleos vegetais, por isso pode ser utilizado na preparação de refogados e frituras, sem alterar a sua estrutura química. Para o uso cosmético, basta aplicá-lo diretamente so-bre a pele. Passar o óleo nos cabelos secos confere maciez aos fios.

Fonte: Bruna Murtanutricionista da rede Mundo Verde

Nutrição

a favor da saúdeExtraído da polpa da fruta madura, o óleo traz inúmeros benefícios para a saúde, quando associado a uma alimentação balanceada

Óleo de abacate

6

Page 7: Mundo Verde Ed.11

www.revistaherbarium.com.brwww.revistaherbarium.com.br www.facebook.com/Bioslimwww.facebook.com/revistaherbarium www.facebook.com/Bioslimwww.facebook.com/Bioslim

O ômega 3 e o ômega 6 são

ácidos graxos essenciais,

ou seja, substâncias não

produzidas naturalmente

pelo organismo, que devem,

portanto, ser adquiridas

através da dieta.

O ômega 3 e o ômega 6 são

ácidos graxos essenciais,

ou seja, substâncias não

produzidas naturalmente

pelo organismo, que devem,

portanto, ser adquiridas

através da dieta.

Page 8: Mundo Verde Ed.11

Nutrição

5 noturnosSentir fome à noite é bastante

comum e você pode - e deve - fazer uma refeição, desde que

com escolhas inteligentes

Sugestões delanches

Quando bater aquela fominha antes de dormir, não hesite em ir até a cozinha e saciá-la. O que vai fazer a diferença, quando abrir os armários ou a geladeira, são suas escolhas. Alimentar-se errado pode influen-ciar não só na qualidade do sono, mas também no aumento de peso.

Como regra geral, evite alimentos condimentados, gordurosos e açucarados, que causam indigestão, atra-palham o sono e fazem você se sentir fraco na ma-nhã seguinte. Passe bem longe dos fast foods, bolos, biscoitos recheados e refrigerantes. Durante a noite, o ideal é optar por alimentos de fácil digestão e que induzem ao sono. Coma pouca gordura, prefi ra car-boidratos integrais e alimentos fontes de triptofano. Confi ra cinco opções saudáveis de lanche para a noite:

8

Page 9: Mundo Verde Ed.11

Banana amassada com aveia – fontes de triptofa-no, vitaminas do complexo B e magnésio, contém nutrientes necessários para a produção de se-rotonina e melatonina, o que resulta em uma boa noite de sono, e também ajuda no relaxamento muscular.

Iogurte com flocos de quinua – dá a sensação de saciedade por ser fonte de carboidratos complexos. Enquanto o cálcio ajuda no relaxamento e induz ao sono.

Ovo mexido ou omelete simples com torrada integral – os ovos são boas fontes de proteína e de triptofano. Essa opção de refeição quente transmite uma maior sensação de conforto.

Smoothie de bebida de arroz, banana e ce-rejas – fontes de carboidratos e fibras, ao ingerir, a pessoa se sentirá saciada. Na cereja, temos a melato-nina para neutralizar os efeitos da tensão muscular.

Abacate salpicado com cacau – uma opção de lanche com baixo índice glicêmico. O abacate contém beta-sitosterol, substância anti-inflamatória, que reduz a resistência a perda de peso, e também diminui o cortisol – hormônio responsável por atrapalhar a ação da mela-tonina, prejudicando a qualidade do sono.

Para acompanhar qualquer um destes lanches prepare uma xícara de chá de camomila quentinho. Durante a re-feição, não se esqueça de adequar as quantidades. Coma pequenas porções, bem devagar, mastigando-as correta-mente para facilitar a digestão.

Fonte: Flávia Moraisnutricionista da rede Mundo Verde

Evite alimentos condimentados, gordurosos e açucarados, que causam indigestão e

atrapalham o sono

9

Page 10: Mundo Verde Ed.11

Nutrição

SpirulinaPacífi ca Havaiana

Considerada um superalimento, a alga

aumenta a imunidade e previne doenças cardíacas,

oculares e cerebrais

A spirulina é uma alga verde cultivada em área livre de pesticidas, herbicidas e poluentes industriais, em Kona, no Havaí (EUA). Cada tanque é abastecido com água potável extraída de aquíferos ha-vaianos e água pura do oceano profundo, que apresenta cerca de 94 oligoelementos, daí o valor nutricional dessa alga.

É considerada um superalimento, pois possui proteínas, áci-dos graxos, clorofila, vitaminas, minerais e fitoquímicos, rela-cionados à saúde cardiovascular, dos olhos e cerebral, além de fortalecer a imunidade. Encontrada na forma de cápsulas, a re-comendação é tomar de 2 a 3g ao dia.

10

Page 11: Mundo Verde Ed.11

Vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6) – atuam em reações químicas que fornecem energia para o orga-nismo. Por isso, é um alimento capaz de combater a fadiga e o cansaço físico. A vitamina B6 associada ao triptofano, também encontrado na spirulina, melhora a produção de serotonina, que minimiza sintomas de depressão e promove a sensação de bem-estar.

Ferro – fundamental para o transporte de oxigênio por meio da hemoglobina. É necessário para a função imune e por atuar na produção do neurotransmissor serotonina, rela-cionado ao bem-estar.

Zeaxantina – antioxidante importante para a saúde ocu-lar, por reduzir o risco de doenças oftalmológicas, como a ca-tarata e a degeneração macular.

Ficocianina – pigmento azulado com propriedades antioxidantes.

Fibras – promovem a saciedade, reduzindo o apetite e me-lhorando o funcionamento intestinal.

Cada porção de spirulina (3g) fornece, aproxima-damente, os mesmos nutrientes de cinco por-ções de frutas e legumes, e ainda:

3.900% mais betacaroteno do que a cenoura;

2.300% mais ferro do que o espinafre;

300% mais cálcio do que o leite;

375% mais proteínas do que o tofu;

31 vezes mais antioxidantes do que o mirtilo.

Fonte: Thais Souzanutricionista da rede Mundo Verde

Os nutrientes encontrados na spirulina são:

Proteína – atua na construção, reparo e manutenção de todos os órgãos e tecidos do organismo. É um importante substrato para aumentar a imunidade.

Clorofila – pigmento verde, de ação antioxidante, que auxilia na eliminação das toxinas do organismo.

Vitamina A e carotenóides – reconhecidos pela po-tente ação antioxidante, neutralizam os radicais livres, preve-nindo o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas, além de fortalecerem a imunidade. Importantes para a saúde dos olhos, auxiliam na prevenção da degeneração macular. A vitamina A é necessária, ainda, para o crescimento adequado e o desenvolvimento ósseo.

Vitamina K – importante para a coagulação sanguínea, a saúde vascular e por atuar na prevenção e tratamento de osteoporose, pois evita o enrijecimento do endotélio vascular.

Page 12: Mundo Verde Ed.11

Bem-estar

Alcançar o bem-estar e uma melhor qualidade de vida por meio da música e de seus elementos é a fi nalidade da musicoterapia e da música terapêuticaPor Th ayna Santos

Médico da Universidade de Har-vard, Claudius Conrad comprovou os efeitos sedativos e curativos da música. Durante um estudo, o es-pecialista observou que ao ouvirem Mozart, pacientes em tratamento pós-cirúrgico tiveram redução na pressão sanguínea e nos batimentos cardíacos, e uma menor necessidade de tomar analgésicos.

O trabalho com a música e seus elementos, ministrado por um pro-fi ssional, pode auxiliar no processo de recuperação de problemas de saúde, como a esquizofrenia e a depressão. Existem duas formas de usar a música em prol da saúde: a musicoterapia e a música terapêuti-ca. A musicoterapia é a chave para melhorar a qualidade de vida das pessoas doentes. Enquanto que a música terapêutica é direcionada a quem precisa apenas relaxar, pro-porcionando maior sensação de bem-estar e felicidade.

Batimentos cardíacos controladosA musicoterapia surgiu ofi cialmente na Segunda Guerra Mundial, como relata a musicoterapeuta e secretá-ria geral da UBAM (União Brasileira das Associações de Musicoterapia), Magali Dias, com o propósito de usar a música no tratamento tera-pêutico e reabilitação dos soldados. Em busca de resultados científi cos comprovados, muitos pesquisado-res como Claudius Conrad, citado no início desta reportagem, estão fazendo uso do recurso musical

em seus pacientes e observando as reações. Lembrando que a musico-terapia é uma “ciência”, portanto exige o acompanhamento de pro-fi ssionais especializados.

“A musicoterapia visa o afl ora-mento dos sentimentos e emoções por meio da prática musical, que é capaz de promover a socialização dos indivíduos, a melhora da auto-estima e a adequação da linguagem expressiva. Também trabalhamos na reabilitação cognitiva e motora de pessoas com necessidades es-peciais adquiridas ou congênitas”, conta Magali.

O tratamento é realizado sem-pre em hospitais. A musicotera-peuta destaca que no Paraná há diferentes centros médicos. “Temos musicoterapeutas trabalhando no Hospital das Clínicas junto a neu-ropediatria, no Hospital de Reabili-tação do Paraná, nos CAPS (Centro de Atendimento Psicossociais), no SUAS (Sistema Único de Assistên-cia Social) e em escolas especiais, como a APAE”, ressalta.

Não há um tempo determinado para o tratamento, segundo Magali, o paciente deve passar por uma ava-liação, e o profi ssional estipulará um plano de trabalho de acordo com suas necessidades.

Natureza a seu favorA música terapêutica pode ser fei-ta por qualquer pessoa. “É indicado um tratamento de 15 a 30 minutos, no qual a pessoa fi cará bem consigo mesma, pois voltará os olhos para

seu interior”, explica Naire Siqueira, terapeuta musical. A música acalma, fazendo com que o coração perma-neça em 60 batimentos por minuto, índice considerado ideal para quem busca a tranquilidade e o equilíbrio.

É um processo que se enquadra nos padrões da sociedade moder-na, na qual sintomas como ten-sões, dores nas costas e pescoço são recorrentes. Basta apenas um CD, para que a terapia se torne um grande aliado no alívio do estresse e da ansiedade.

Os sons da natureza são os mais indicados. “Nós costumamos apre-ciar a música no sentido estético, com a terapia não é isso, os sons de cachoeira e pássaros, por exemplo, proporcionam uma verdadeira via-gem mental”, diz o terapeuta.

A melodia perfeitaComo o tratamento relaxa bastante, Naire conta que as pessoas conse-guem trabalhar o lado do hemisfério direito do cérebro, usado bem menos do que o esquerdo. Isso benefi cia, pois o relaxamento está no equilíbrio entre os dois hemisférios.

Antes de começar a terapia, o especialista aconselha que seja feita uma preparação. “Chegue em casa, tome um bom banho, coloque uma roupa confortável e depois deite-se ou sente-se para ouvir a música”, indica Naire. Con-trole a respiração. Este é o mo-mento de se desconectar do mun-do e ouvir apenas os elementos da natureza. Relaxe.

Música para o corpo e a alma

12

Page 13: Mundo Verde Ed.11

LINDA

A NOVIDADE

DA SUA BOLSANova linha de Balas de Colágeno Copra Coco

Nas versões: Óleo de Coco Extra Virgeme Óleo de Coco Extra Virgem com Cártamo.

O primeiro Óleo de Coco

Extra Virgem do Brasil lança

um novo jeito de cuidar da pele.

As Balas de Colágeno Hidrolisado

Copra Coco melhoram a elasticidade

e a firmeza da pele e ainda

proporcionam uma maior

sensação de saciedade

que auxiliam na dieta.

Tudo na praticidade de uma bala.

Experimente a novidade que

vai ajudar a manter sua beleza.

CABEDENTRO

QUE DE IXA VOCÊ

Copra Indústria Alimentícia Ltda.Av. Durval de Góes Monteiro, 4000-BTabuleiro dos Martins - CEP: 57081-285Maceió/AL - BrasilFone: (82) 4009-4000 - [email protected]

Anúncio Copra Coco - Revista Mundo Verde - 20x27cm

Page 14: Mundo Verde Ed.11

Atividade física

Academiapara elas

A atividade física regular, mesmo que express, é determinante para

prevenir doenças comuns entre as mulheres

Por Thayna Santos

14

Page 15: Mundo Verde Ed.11

Treinos disciplinadosMesmo antes de fazer a matrícula, elas já sabem exatamente o que querem mudar no corpo. “A maio-ria gosta de exercícios para a bar-riga, bumbum e pernas. É por isso que a partir dos 20 anos, preferem frequentar aulas com exercícios dire-cionados para essas regiões”, observa a educadora física.

De acordo com a especialista, qualquer tipo de treino pode ser feito pelas mulheres, mas ela ressalta a im-portância de uma consulta médica an-tes de iniciar. “A liberação médica indica quais serão as práticas indicadas para cada biotipo e limitação”, afi rma.

Diferente dos homens, elas não gos-tam de treinar só musculação, a maio-ria quer um algo a mais, encontrado nas aulas de spinning, body combat e dança. “Tem as que buscam primeiro os exercícios de força, como a mus-culação, para acelerar o metabolismo, e partem para hidroginástica e alon-gamento em busca de condicionar”,explica a educadora.

Tornar os exercícios físicos algo prazeroso na rotina das mulheres é uma das grandes preocupações das academias atualmente. Para isso, elas buscam alternati-vas que caiam no gosto da ala feminina. Além de dife-rentes modalidades, e das aulas mais leves e animadas, a mulher precisa passar a en-xergar a academia como um lugar onde todo o estresse do dia a dia será liberado. E mais do que um corpo bonito e sau-dável, ela estará cuidando do bem-estar e da saúde.

“É importante praticar exercícios físicos com frequência porque a mu-lher tende a ter osteoporose devido à menopausa. Além disso, existemoutras doenças que podem ser preve-nidas com exercícios regulares, como hipertensão, diabetes e até mesmo a depressão”, explica a educadora física Hamabilis Machado, da academia especializada em mulheres, a Curves.

Rotina agitadaO tempo é outro ponto importante. Como muitas mulheres têm uma jor-nada atribulada, com trabalho, fi lhos etc., uma solução é a academia express, como a Curves. O método começa com um aquecimento seguido de um circuito de atividades aeróbicas para o fortalecimento muscular, em apare-lhos desenvolvidos especialmente para minimizar o risco de lesões. Por fi m, exercícios de resfriamento e alongamento. Indo à academia 30 minutos, três vezes por semana, já basta para manter a forma.

“Como o tempo é curto, elas buscam academias e resulta-dos rápidos. Tudo isso com um horário flexível, que pode seadequar à agenda, sem se preo-cupar em marcar aulas”, de-fende Hamabilis.

Independente do tempo e do estímulo, as mulheres precisam ter em mente que o exercício físi-co deve fazer parte de sua vida, em todas as idades.

Page 16: Mundo Verde Ed.11
Page 17: Mundo Verde Ed.11
Page 18: Mundo Verde Ed.11

Em Foco

Por Simone Tavares

de Ricardo Pereira

A vidaO português apaixonado pelo Brasil fala sobre sua alimentação saudável e o hábito de praticar esportes em busca de uma rotina equilibrada

18

Page 19: Mundo Verde Ed.11

Mundo Verde: Você costuma incluir alimentos saudáveis no cardápio? Quais?Ricardo Pereira: Sim, principalmente frutas e legumes. Também gosto de água de coco para hidratar e frutos secos, como noz e damasco, entre as refeições.

MV: Quando está em Portugal sua alimen-tação é diferente de quando está no Brasil? Acredita que os portugueses têm hábitos ali-mentares mais saudáveis? RP: Acho que são culinárias diferentes, mas ambas muito ricas e gostosas. A dieta mediter-rânea do português é exemplar. À base de frutas, cereais, azeite de oliva e peixes, o cardápio fi cou conhecido como o segredo para uma vida longa. No entanto, as vitaminas contidas nas frutas e legumes da alimentação brasileira também são super importantes.

MV: Já precisou fazer alguma dieta para viver um personagem?RP: Tenho uma preocupação constante com a alimentação, não só para me sentir bem fi sica-mente, mas porque infl uencia no meu bem-estar. Como ator, o corpo é minha ferramenta de tra-balho, preciso estar sempre bem comigo mesmo e disposto a mudá-lo quando necessário, como aconteceu recentemente, quando interpretei o vilão Henrique, em “Insensato Coração”, da Rede Globo. Ele tinha que ser mais seco, até no rosto, por conta da vida ativa e de estar sempre no limi-te das emoções. Para isso, fui a uma nutricionista e ela me passou a dieta das proteínas.

MV: A prática de exercícios faz parte da sua rotina? RP: Pratico esportes, como musculação e corrida, diariamente. Já não sei mais viver sem atividades físicas, elas fazem bem para o meu corpo e mente. MV: Para você o que é ter qualidade de vida?RP: Dormir o suficiente para se sentir bem, ter uma alimentação balanceada, praticaresportes regularmente e levar uma vida regrada esem estresse.

Português de nascimento e brasileiro de coração. Há oito anos no Brasil, Ricardo Pereira perdeu o sotaque lusitano, torce pelo Flamengo e não dispensa as caminhadas pela orla de Copacabana. Nos tempos de mo-delo, chegou a morar em Milão, Bar-celona e Paris, mas nunca se sentiu tão em casa quanto no Rio. Aqui, o ator aprendeu a valorizar as peculiari-dades da alimentação dos brasileiros, incluindo no cardápio frutas, legumes e muita água de coco.

Ricardo estreou nas telinhas em Portugal, na rede de TV SIC, e só passou a ser conhecido pelo público brasileiro em 2004, na novela “Como Uma Onda”, da Rede Globo, de onde não saiu mais. Hoje, soma sete nove-las brasileiras em seu currículo, aúltima foi “Aquele Beijo”, no papel de Vicente. Obstinado pelo trabalho, o personagem pedia de Ricardo um corpo esbelto e malhado. Mas, isso não era problema, afinal a preocu-pação com a alimentação e a saúde sempre estiveram na vida do ator. Aulas de spinning todas as manhãs, muita proteína e corridas ajudaram a entrar em forma.

Adepto de produtos naturais até quando se rende a uma de suas maiores paixões: cozinhar, Ricardo admira o suces-so das lojas da rede Mundo Verde em Portugal, na região do Porto e na Vila Nova de Gaia. “Lá é o lugar certo para encontrar uma vida saudável em todos os aspectos”, observa.

Aos 34 anos, o ator esbanja saúde e preza por uma vida equilibrada ao lado da mulher Francisca, pesquisadora de arte, com quem está casado há cinco anos, e do fi lho Vicente, prestes a com-pletar seu primeiro aniversário. Um verdadeiro homem de família.

19

Page 20: Mundo Verde Ed.11

Em Foco

MV: Como manter a paz interior diante de uma rotina tão atribulada? É adepto de alguma tera-pia alternativa? RP: Concilio os compromissos profissionais às aulas de ioga e massagens relaxantes. Aliás, sou um grande fã de spas, sempre que tenho tempo, passo algumas horinhas relaxando.

MV: O que acha de homens que cuidam da beleza? Você segue algum ritual específico?RP: Acho ótimo, hoje em dia existem milhares de tratamen-tos e produtos de beleza masculinos. Esfoliação, massagens, uso vários porque considero importante a pessoa se cuidar.

MV: Quando se casou com Francisca, ficou evi-dente que você é um homem romântico. Como faz para cultivar o amor? RP: Sendo natural, não existe uma receita certeira para tudo dar certo, o casamento deve ser vivido com muita alegria e compreensão. Tento que ele, seja todos os dias, surpreendente para nós dois. Isso faz a paixão florescer.

MV: Depois do nascimento de Vicente, o que mu-dou em sua vida? Como é o Ricardo pai? RP: Tudo. Hoje sou um pai babão e apaixonado por minha nova função na família. O Vicente me ensina todos os dias, é uma troca tão gratificante de ex-periências que nem sei como explicar. Entendi o sig-nificado de amor incondicional e isso muda o interior de um ser humano.

MV: Ainda está na ponte aérea entre Brasil e Por-tugal por conta do trabalho? Quais seus próximos projetos profissionais?RP: Vivo em constantes pontes aéreas. Hoje, trabalho não só no Brasil e em Portugal, mas também na França e nos Estados Unidos. Digo que minha base é o Rio de Janeiro, de lá sigo para cumprir a agenda profissional pelo resto do mundo. Estou na peça chamada “Um sonho para dois”, com Fernanda Souza no Brasil, e que logo vai para Portugal. Também tenho dois filmes para gravar, antes de começar a atuar em outra novela da Rede Globo, no final deste ano.

Tenho uma preocupação constante com a alimentação, não só para me sentir bem fisicamente,

mas porque influencia no meu bem-estar

Rede

Glo

bo/D

ivul

gaçã

o

20

Page 21: Mundo Verde Ed.11

0

5

25

75

95

100

madeira-prazeres-200x270-mundoverde2

quarta-feira, 4 de julho de 2012 10:35:23

Page 22: Mundo Verde Ed.11

“Divulgar a alimentação natural e orgânica e fortalecer a educação para a saúde e as terapias comple-mentares”. Esses são os princípios da rede Mundo Verde, segundo Jorge Antunes, um de seus fundadores. A pequena loja, de 25m2, que abriu suas portas em Petrópolis, no ano de 1987, motivada pela preocupa-ção de Isabel Joffe em criar suas fi-lhas com uma alimentação saudável, ganhou o mundo com a proposta de alimentos naturais e a busca pela qualidade de vida.

Ao lado dos irmãos Isabel e Arlindo e do cunhado Elísio, Jorge acreditava em um mundo mais verde. Não de-morou muito para que o número de clientes crescesse e a empresa, com seis anos de existência, aderisse ao sistema de franquias.

Hoje, referência em alimentação saudável no País, a Mundo Verde completou 25 anos. “A palavra mun-do representa o universo dos produ-tos naturais e o nosso planeta. Já o verde simboliza a natureza e a espe-rança de um mundo melhor”, expli-ca Jorge sobre o nome da empresa.

Mais do que prateleiras repletas de produtos naturais, que no total somam de 3 a 6 mil itens, em 19 segmentos, a rede fornece informa- ções aos seus consumidores por meio de canais criados exclusivamen-te para isso, e capacita funcionários a atender com excelência todos os que entram em suas mais de 200 lojas no Brasil e duas em Portugal.

Clientes em primeiro lugar A jornalista Christiane Aguiar, clien-te há um ano, sente-se bem ao en-trar em uma das lojas. “Frequento a unidade de Moema (SP). Lá as aten-dentes são muito atenciosas, quan-do tenho dúvidas, ou não encontro alguma coisa, elas estão sempre por perto para ajudar”, conta. Christiane destaca o ambiente da loja, que a tranquiliza pelas cores, a organiza-ção e a música ambiente.

Pessoas com restrições alimen-tares também encontram o que procuram. “Vou a Mundo Verde porque tenho alergia a praticamen-te tudo, e lá compro produtos que posso consumir tranquilamente”,

conta a administradora de empresa, Francisca Elaine Fiusa, que conhe-ce a rede desde 2002 e atualmente frequenta a loja de Ribeirão Preto.

Visão de futuro “Desde o início sabíamos que preço e variedade, isoladamente, não eram suficientes para fidelizar clientes. Tivemos espírito aberto, um novo jei-to e disposição para criar uma empre-sa que representasse o novo milênio, com missão e valores bem definidos”, comenta Jorge. O resultado desses 25 anos de empenho está refletido nos prêmios que a empresa recebeu, tan-to em reconhecimento aos projetos sociais, quanto o de “Melhor Fran-quia do Brasil”, promovido pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Crescendo em ritmo acelerado, a Mundo Verde acaba de dar outro passo importante. “Transferimos o controle acionário para a Axxon – Private Equity, empresa de excelente reputação e experiência comprova-da”, informa Jorge. Ao concretizar esse projeto, a família se prepara para conquistar outros mundos.

Comportamento

Ao longo dos seus 25 anos, a rede Mundo Verde apresentou ao Brasil o conceito de alimentação saudável, conquistando cada vez mais clientesPor Thayna Santos

verdePor um mundo mais

22

Page 23: Mundo Verde Ed.11

VERDADEIROSCOLABORADORESPensar na loja como um todo, e valorizar cada um dos que a integram, seja atendente, gerente ou franquea-do, está entre os segredos desses 25 anos de sucesso.

Ao ser contratado, todo funcionário passa por um treinamento específico, conhece as particularidades dos produtos, da loja e entende melhor os princí-pios da alimentação saudável. Para manutenção do aprendizado profissional, há cursos virtuais gratuitos disponíveis, durante o ano todo, na Universidade Mundo Verde. Trabalhar na Mundo Verde tornou--se, então, motivo de orgulho. Como contam alguns daqueles que ajudaram a edificar a rede:

A PRIMEIRA FRANQUIAAntes de ser franqueado, Fernando Rodrigues Reis trabalhava com a irmã, e agora sócia, Luciana Ro-drigues Reis, na padaria e minimercado do pai. O aumento do público fez os empresários procurarem produtos específicos para surpreender e agradar os que faziam compras em seu negócio. “Identifiquei pessoas interessadas em produtos naturais, diet e light. Eu também estava à procura deste tipo de ali-mentação, porque fazia academia e consumia suple-mentos”, lembra.

Em uma conversa com um representante de pro-dutos diet, Fernando expôs a vontade de montar uma loja só com produtos naturais. Ele lhe infor-mou sobre a existência de um comércio em Petró-polis, chamado Mundo Verde. Foram visitar e a loja os conquistou pela diversidade de produtos. “Jorge e Elísio (os donos na época) me atenderam muito bem. E ao perceber nosso interesse, perguntaram: “quer ser o nosso primeiro franqueado?”, conta. Em setembro de 1993, após diversas pesquisas, é inau-gurada a primeira filial da Mundo Verde, em Nova Friburgo (RJ).

SINTONIA DE IDEAIS “Os paulistas não tinham a menor familiaridade com a marca e, quando eu dizia sou vendedor da Mundo Verde, todos me perguntavam se era algu-ma loja de plantas”, lembra Waldemar Rinaldi, que em 2003, começou a trabalhar na terceira loja da rede, na Alameda Santos, em São Paulo. Waldemar ficou fascinado pela proposta da Mundo Verde.

“Comecei a me aprofundar no assunto alimen-tação, acompanhado de uma lista de dúvidas. Foi quando Flávia Morais, hoje coordenadora da equipe de nutrição da franqueadora, respondeu a todos os meus por quês. Não tive dúvidas, quis beber da mesma fonte e fui estudar nutrição”, recorda Rinaldi. Unindo vocação e paixão, viajou

para a Espanha, onde cursou a especialização em Marketing de Alimentos.

De volta ao Brasil, foi convidado a integrar a equi-pe de gestão da marca, e hoje atua como gestor operacional da franqueadora. “A trajetória profis-sional me faz acreditar que a válvula de propulsão que me levou de vendedor a gestor foi o brilho nos olhos, o comprometimento, a paixão pelo conceito envolvido, e a alegria de ver o quanto a rede cres-ceu”, complementa.

VALORES NUTRICIONAISReceber o currículo de uma nutricionista recém--formada fez a empresa pensar sobre a importância de ter uma equipe de orientação nutricional. Esta jo-vem é Flávia Morais, atual coordenadora de nutrição da rede. “Era um campo ainda pouco explorado, no qual tive a oportunidade de desenvolver meu traba-lho. Hoje, temos mais de 60 nutricionistas contrata-das. Agregamos valor e passamos credibilidade aos clientes por meio de treinamentos e do serviço Alô Nutricionista”, explica Flávia.

A coordenadora valoriza a preocupação da em-presa em fornecer informação de qualidade em prol da vida e do bem-estar. Há 11 anos, Flávia faz parte da Mundo Verde. Ela ressalta que a filosofia da em-presa também a ajudou a somar valores. “O trabalho reforça a importância das práticas que eu já tinha. Cuidado com a alimentação, a prática de atividade física e a escolha de um hobby, para melhorar a qua-lidade de vida”, conclui.

IDENTIFICAÇÃO DE IDEAISTrabalhar há 19 anos com algo que a realiza como pessoa e profissional. Esse é o sentimento de Simo-ne Fonseca, gerente de operações da Mundo Verde. Simone iniciou sua trajetória trabalhando três horas por dia como vendedora da primeira loja, em 1998. Diante do empenho, surgiu a proposta de ocupar o cargo de gerente da segunda loja, onde ficou por cinco anos, até integrar o time responsável por pro-jetos na área de alimentação e chegar ao cargo atual.

“Fazer parte de uma empresa que transmite algo a mais para as pessoas, se preocupa com o meio am-biente e introduz práticas sustentáveis é meu moti-vo de orgulho”, destaca a gerente.

Respirando o ambiente Mundo Verde, Simone lembra que ela, o marido e os dois filhos, foram di-retamente influenciados pela filosofia da empresa. “Tornei-me vegetariana há 15 anos e pratico ativida-de física regularmente”, diz.

Simone sente-se bastante motivada ao receber o reconhecimento dos clientes. Tanto que hoje, ela faz da Mundo Verde o seu estilo de vida.

23

Page 24: Mundo Verde Ed.11

Receitas

Ingredientes½ abacate1 colher (café) de óleo de abacate2 colheres (sopa) de iogurte natural

IngredientesMolho4 colheres (sopa) de óleo de abacate3 colheres (sopa) de shoyu2 colheres (sopa) de cebola em pó2 colheres (sopa) de alho em pó1 colher (sopa) de suco de limaErvas picadas a gosto

Salada2 xícaras (chá) de brotos de alfafa1 xícara (chá) de brotos de rabaneteFolhas de alface lisa para forrar o prato1/2 abacate1/2 xícara (chá) de tomate-cereja

Máscara caseira com óleo de abacate para hidratar os cabelos

Salada marinada de brotos com abacate

Modo de preparoBata no liquidificador o abacate, o óleo de abacate e o iogurte até ficar homogêneo. Pas-se nos cabelos lavados e úmidos. Deixe agir por 30 minutos. Enxague e espere secar natu-ralmente. Essa hidratação pode ser repetida a cada 15 dias, para revitalizar os fios.

Tanto a fruta quanto o óleo de abacate são fontes de antio-xidantes, que retardam o processo de envelhecimento e pre-vinem doenças cardiovasculares ao reduzirem o colesterol. Outro ponto positivo é o aumento da sensação de saciedade provocado pela gordura presente no abacate, que retarda o esvaziamento gástrico.

Flávia Figueiredo, nutricionista da rede Mundo Verde

Rendimento: 4 porçõesValor calórico por porção: 248 Kcal

Tanto a fruta quanto o óleo de abacate são fontes de antio-xidantes, que retardam o processo de envelhecimento e pre-vinem doenças cardiovasculares ao reduzirem o colesterol. Outro ponto positivo é o aumento da sensação de saciedade provocado pela gordura presente no abacate, que retarda o esvaziamento gástrico.

Valor calórico por porção:

Modo de preparoMolho Em uma tigela pequena, misture todos os ingre-dientes do molho.

Salada Misture os dois tipos de brotos, em uma tigela média, e acrescente o molho. Mexa bem. Tam-pe e deixe descansar por uma hora. Forre uma saladeira com folhas de alface. Disponha o res-tante da salada e distribua as fatias de abaca-te e tomate-cereja por cima. Sirva em seguida.

24

Page 25: Mundo Verde Ed.11

Ingredientes4 minialcachofras100g de espaguete integral2 dentes de alho picados1/4 de xícara (chá) de óleo de canola2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem1 tomate sem pele e sem sementes picado1/4 de xícara (chá) de folhas de manjericão1/4 de xícara (chá) de salsa picadaSal marinho e pimenta-do-reino a gostoRamos de alecrim

Ingredientes1 banana congelada5 cerejas frescas sem caroço200 ml de bebida vegetal de arroz3 pedras de gelo

Espaguete ao molho detomate e alcachofra

Smoothie de banana e cereja

Modo de preparoLave as minialcachofras e retire as folhas externas mais du-ras. Corte-as ao meio e cozinhe em água fervente por 20 minutos ou até fi carem macias. Escorra e reserve. Numa panela, ferva dois litros de água com o sal marinho e cozi-nhe o espaguete al dente, de acordo com as instruções da embalagem. Escorra e reserve. À parte, coloque uma frigi-deira em fogo médio, refogue o alho no óleo de canola por um minuto. Junte a alcachofra, o tomate, o manjericão e a salsa. Cozinhe por 3 minutos ou até esquentar bem, mexa às vezes. Tempere com sal marinho e pimenta. Disponha o espaguete numa travessa e acrescente o molho. Misture bem e regue com o óleo de abacate no momento de servir. Decore com o alecrim.

Rendimento: 1 porção Valor calórico por porção: 387 Kcal

A alcachofra é rica em fi bras - frutooligossacarídeos (FOS) - que ajudam na regularização do trânsito intestinal, na dimi-nuição dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos. O tomate é fonte de licopeno, um potente antioxidante, rela-cionado à prevenção do câncer e envelhecimento, além de fortalecer a saúde do coração, porque reduz a oxidaçãoda gordura e a formação de placas de colesterol queentopem os vasos sanguíneos.

Flávia Figueiredo, nutricionista da rede Mundo Verde

Modo de preparoBata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.

Rendimento: 1 porção Valor calórico por porção: aproximadamente100 calorias Fonte de carboidratos, fi bras e triptofano – nutriente ne-cessário para a produção de serotonina – a banana ajuda a ter boas noites de sono. Assim como a cereja, que tem melatonina e neutraliza os efeitos da tensão muscular.

Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo Verdenutricionista da rede Mundo Verde

de

nutricionista da rede Mundo Verde

25

Page 26: Mundo Verde Ed.11

Beleza

que cabe no seu bolsoConheça seis tratamentos para a pele,

cabelos e rosto que podem ser feitos em casa com produtos naturais

Por Thayna Santos

Para estar sempre bonita, não é preciso desembolsar altas quantias em salões de beleza ou clínicas de estética. Há cui-dados simples, que podem ser feitos por homens e mulheres dentro da própria casa, economizando tempo e dinheiro.

Aquela típica cena das rodelas de pepino nos olhos está ultrapassada, agora os tratamentos seguem métodos espe-cíficos, e exigem cuidados. Não use produtos que estejam há muito tempo guardados, verifique os prazos de validade e nunca coloque quantidades a mais do que as indicadas na receita. Também evite a substituição de ingredientes e manipule as misturas com utensílios de louça ou vidro.

De acordo com a diretora e esteticista da clínica Lakshimi Spa & Beauty, Rosana Giancaterino, o ambiente é fundamental. “Preparar o espaço onde serão feitos os procedimentos, deixan-

do sempre à mão os utensílios e cosméticos a serem usados, dá um resultado mais efetivo. Acender velas aromáticas e colocar uma música relaxante, crian-do um momento como se estivesse realmente em um SPA, também ajuda”, indica a especialista. Seguindo a proposta de baixo custo e ótimos re-sultados, Rosana indica tratamentos que podem

ser feitos em casa com produtos naturais.

Esfoliação corporalRenovar as células da pele é o objetivo da esfolia-

ção que deve ser feita uma vez por semana, com cremes à base de frutas, como apricot (damasco)

Beleza

26

Page 27: Mundo Verde Ed.11

e morango. Para preparar uma receita caseira, a esteticis-ta sugere misturar fubá e mel, até chegar a uma textura pastosa. Espalhe fazendo movimentos circulares. Assim que terminar, passe no corpo todo, lave e sentirá a textura aveludada. No rosto, por ser mais sensível, acrescente o io-gurte natural à mistura e siga os mesmos procedimentos.

Hidratação da peleAbuse dos óleos vegetais, principalmente o de amêndoas, para pele e cabelos secos. Coloque um pouco de óleo so-bre a palma das mãos e massageie o corpo fazendo movi-mentos circulares. Não precisa encharcar a pele. Outra indi-cação de Rosana são os cremes à base de oligoelementos, pequenas quantias de minerais responsáveis por assegurar o equilíbrio das funções orgânicas do corpo, como o cresci-mento dos ossos, cabelos etc.; e a althéia, planta dotada de propriedades calmantes e descongestionantes. Ambos, in-dicados para todos os tipos de pele por serem hidratantes e regeneradores. Uma receita de máscara facial é a mistura de azeite e óleo de coco. Coloque uma parte de azeite, duas de água morna, três de óleo de coco e aplique no rosto. Deixe agir por 15 minutos, depois enxágue.

Massagem relaxanteQuando quiser aliviar as tensões renda-se a auto-massagem com óleos essenciais. Procure o am-biente mais calmo da casa, sente-se e inicie. Faça uma ligeira pressão na sola, no dorso e nos dedos. Despeje mais óleo essencial nas mãos e massa-geie a panturrilha, fazendo movimentos de amas-samento com os polegares. Passe para a cabeça. Com as pontas dos dedos médio e indicador pressione ligeiramente as têmporas.

Amenizar olheiras e marcas de expressãoO chá de camomila é o grande aliado nesta mis-são. Prepare o chá, espere esfriar ou deixe por algumas horas na geladeira e umedeça um algo-dão. Inicie as compressas com movimentos circu-lares de dentro para fora dos olhos. A erva ajuda a melhorar a circulação. Se repetido uma vez por semana, o procedimento ajuda inclusive, a ame-nizar as tão indesejadas marcas de expressão.

Contra estrias e celulitesDois dos problemas mais temidos pelas mulheres: as estrias e as celulites, também podem ser ame-nizadas com medidas simples. Tomar chá verde ajuda o organismo a eliminar toxinas e melhora a circulação da pele. As estrias podem ser ameniza-das com óleo de rosa-mosqueta. Pingue algumas gotas do óleo sobre a região e massageie por cerca de três minutos. Isso facilita a absorção dos ativos

que regeneram a pele, suavizam as manchas e reduzem ci-catrizes. Contra as celulites, a argila verde é bastante efi caz. Misturar gotas de óleo essencial de menta com 20g de argila verde e água mineral dá origem a uma pasta cremosa, que deve ser aplicada na região – duas vezes por semana –, deixe agir por trinta minutos e retire com água.

Cabelos bem tratadosDe acordo com a esteticista Rosana Giancaterino, a argila tem efeito poderoso na saúde e manutenção dos cabelos. Preta, branca ou verde – escolha que varia conforme as caracterís-ticas dos fi os – o produto elimina impurezas e células mortas logo nas primeiras aplicações. Três colheres de sopa de argila misturadas a 30 ml de água fi ltrada e sem cloro devem ser aplicadas com um pincel no couro cabeludo. Deixe agir por 15 minutos. Remova com água morna. Lave o cabelo com shampoo antirresíduos, em seguida, aplique uma máscara hidratante. Nas prateleiras, procure shampoos ou cremes à base de óleo de gérmen de trigo, eles criam uma película externa que difi culta o ressecamento dos fi os; o colágeno é capaz de proporcionar maciez; e o karité, reduz os arrepiados.

Page 28: Mundo Verde Ed.11

Ecoturismo

PetrópolisImperial

Por Simone Tavares

Nascida do sonho do imperador D. Pedro II, a cidade une traços do passado e do presente na arquitetura imperial e nos parques característicos da região montanhosa

28

Page 29: Mundo Verde Ed.11

Do alto da Serra Verde Imperial do Rio de Janei-ro, já dá para admirar a beleza natural do lugar que inspira à tranquilidade, e leva o visitante a um passeio pela história do Brasil. Não à toa, Petrópolis, situada a 68 km da cidade do Rio de Janeiro, encantou escritores, pintores e até o imperador Dom Pedro II, que se hospedou na cidade pela primeira vez em 1822 e mandou construir ali um palácio de veraneio para a famí-lia fugir do calor da capital.

Por entre a cadeia montanhosa e as nas-centes cristalinas, estão construções de épo-ca, resquícios do período do império brasileiro.

A entrada da cidade pelo bairro Quitandinha leva direto ao Palácio Quitandinha, atual SESC Petrópolis, construído no estilo “hollywoodiano”, por Joaquim Rolla, em 1944, para ser o maior cassino hotel da América do Sul. Por lá, peças e exposições fi cam em cartaz durante o ano todo.

Passear a pé, observando a arquiteturalocal, é a melhor forma de conhecer a cida-de. No Centro Histórico, estão as maravi-lhas que mais encantam os olhos dos visi-tantes. Entre elas, o famoso Museu Imperial — construído a pedido do imperador D. Pedro II, em 1845. Parte da decoração interna ainda preserva os ambientes originais, com pedras e mobiliário nobres. No acervo, há documentos históricos e objetos pessoais da família imperial, inclusive, as joias e a coroa usada por D. Pedro II.

Os melhores restaurantes e pontos de encon-tro também fi cam no centro, próximos à Rua Tereza, um shopping de dois quilômetros a céu aberto, com lojas de vestuário e acessórios, re-fl exo da tradição da indústria têxtil na cidade.

Não dá para ir embora sem visitar o Palácio de Cristal, com estrutura transparente sustentada por metais, inaugurado em 1884, o palácio veio da França como presente do Conde d´Eu para a princesa Isabel. Hoje, além de receber os turis-

tas, o espaço é cenário de shows e eventos com apresentações da Serenata Imperial, toda última quinta-feira do mês. Tratando ainda de palácios, o Rio Negro, um imponente casarão amarelo e branco, foi comprado pelo barão de Rio Negro, em 1889, e em 1903 passou ao governo federal como residência ofi cial dos presidentes.

Parques e construções exuberantes Em estilo neogótico, a Catedral São Pedro de Al-cântara, inspirada nos templos religiosos do norte da França abriga os túmulos da família real, uma atração à parte. A Igreja Luterana, o Mosteiro da Virgem e a Casa Ipiranga também merecem visita. Outro dos locais mais admirados é a Casa de Santos Dumont, a residência chamada de Encantada foi planejada e construída pelo “pai da aviação”. Além da ofi cina e do laboratório, há aspectos curiosos como o fato de não haver cozinha, e da escada que dá acesso a entrada ser recortada em formato de ra-quete, para os visitantes entrarem com o pé direito.

Ir ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos é ou-tro dos principais passeios, principalmente para os apaixonados pela natureza, que podem praticar rapel na cachoeira do Véu da Noiva, uma queda d´água de 35m, e fazer trilha pelo Poço do Paraíso, Poço das Bromélias e Poço dos Primatas, onde há uma rica fauna e fl ora com 465 espécies de aves, 105 de mamíferos e 101 de anfíbios. Os íngremes paredões da Pedra do Sino (2263 m) e o Dedo de Deus (1692 m) compõem o cenário propício para momentos de introspecção em meio à natureza.

Durante o inverno, os festivais movimentam a cidade. Típico de uma cidade serrana, o clima su-perúmido, com temperatura média anual de 19º, convida ao aconchego. Passar as noites no dis-trito de Itaipava e visitar o Parque Municipal de Petrópolis, onde há opções gastronômicas, feira de artesanatos e receptiva estrutura hoteleira po-dem ser incluídas no roteiro da viagem.

29

Page 30: Mundo Verde Ed.11

Acontece

Os homens também precisam de cuida-dos especiais com a saúde, e isso pode ser feito com a inclusão de certos alimentos no cardápio, a fi m de prevenir doenças, como as do coração, o câncer de próstata e a hipertensão. Conheça substâncias im-portantes para o bom funcionamento do organismo masculino:

Licopeno: antioxidante que atua na pre-venção do câncer de próstata, pulmão e es-tômago. É o responsável pela coloração aver-melhada do tomate, melancia e pimentão. Também é encontrado na forma de cápsulas.

Óleo de abacate: rico em beta-sitos-terol e fitosterol, a dupla colabora para a saúde do coração, equilibrando os níveis de colesterol. O beta-sitosterol auxilia no tratamento da hipertrofia prostática be-nigna, e os fitoesteróis podem reduzir o risco de câncer de próstata.

Cálcio, magnésio e vitamina D: nutrientes relacionados à garantia e ma-nutenção da saúde óssea. Níveis adequa-dos de magnésio estão relacionados ao controle da pressão arterial.

Viviane Pereira Nutricionista da rede Mundo Verde

As sementes de chia faziam parte da dieta dos povos andinos na era pré-colombiana (Astecas e Maias), juntamente com o feijão, o milho e o amaranto. Fonte de ômega 3 e ácido graxo, elementos essenciais para a saúde, o óleo des-ta semente é 100% natural. A sua composição rica em antioxidantes naturais, com baixo teor de gorduras saturadas e ácidos graxos mono e poli-insaturados, são efi cazes na diminuição das taxas de colesterol.

Com o propósito de oferecer alimen-tação de qualidade, em meio ao rit-mo acelerado do dia a dia, o Verdano Fresh Food, nova franquia do grupo Mundo Verde, inicia seu projeto de expansão no Rio de Janeiro. A segun-da unidade acaba de abrir suas portas no Shopping Nova América e a ter-ceira já está em processo de monta-gem, com inauguração prevista para o fi nal de agosto, no Barra Shopping.

Saiba mais sobre esse novo projeto: www.verdano.com.br

O superalimento dos Andes

Óleo de chia em cápsulas

Verdano Fresh Food: refeição saudável

Como os homens podem cuidar de

sua saúde?

Acaba de chegar às lojas da rede Mundo Verde um superalimento dos Andes, a Maca Peruana, que possui alto teor de carboidratos, fi bras, proteínas, lipídeos (ácido linolênico, ácido palmítico e ácido oléico) e minerais como cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco selênio e ferro.Além das vitaminas B1, B2, C e E. Com a aparência de um rabanete, a Maca é nativa do ponto mais alto da Cordilheira dos Andes, onde

há variações extremas de temperatura e pouco oxigênio. Considerada pelos especialistas um dos alimentos

mais nutritivos que existe, atua na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e na regularização dos níveis de colesterol. A farinha de maca pode ser consumida em sucos, vitaminas e frutas picadas.

As sementes de chia faziam parte da dieta dos povos andinos na era pré-colombiana (Astecas e Maias), juntamente com o feijão, o milho e o amaranto. Fonte de ômega 3 e ácido graxo, elementos essenciais para a saúde, o óleo des-ta semente é 100% natural. A sua composição rica em antioxidantes naturais, com baixo teor de gorduras saturadas e ácidos graxos mono e poli-insaturados, são efi cazes na diminuição das

Óleo de chia em cápsulasAs sementes de chia faziam parte da dieta dos

Óleo de chia em cápsulas

30

Page 31: Mundo Verde Ed.11
Page 32: Mundo Verde Ed.11