MÚSICA Música ao Largo criar portagens nas cidades · Quinta-feira 30 Junho de 2011 · · Jornal...

32
Quinta-feira 30 Junho de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1624 · Ano 9 · Directora: Isabel Stilwell Lisboa GRANDE LISBOA PÁGINA 02 Falta de clientes deve impedir alargamento da rede da Metro Transportes do Sul Autarcas disponíveis para criar portagens nas cidades Parecer escrito pelo autarca de Lisboa, António Costa, para o Comité das Regiões, defende introdução de formas de pagamento para entrar nas metrópoles e a aplicação do princípio do utilizador-pagador. GRANDE LISBOA PÁGINA 02 O alívio europeu ACTUALIDADE PÁGINAS 04 E 05 Medidas de austeridade gregas foram aprovadas, permitindo à Europa respirar de alívio. Portugal torcia pela Grécia... por medo. ALEXANDROS VLACHOS/EPA Música ao Largo no São Carlos São 19 espectáculos de entrada livre com música sinfónica, coral e dança. MÚSICA PÁGINA 08 FIM DE SEMANA Festival Panda chega a Lisboa A quarta edição do evento dedicado ao público infantil é no Estádio do Restelo. SUGESTÕES PÁGINA 10 ‘Transformers’ voltam à acção Terceiro filme é realizado por Michael Bay e volta a contar com Shia LaBeouf. CINEMA PÁGINA 12 ACTUALIDADE PÁGINA 03 Défice nacional caiu para os 7,72% mas acordo com ‘troika’ pede descida maior ACTUALIDADE PÁGINA 04 Especialistas temem que alargamento dos exames aumente as desigualdades ACTUALIDADE PÁGINA 05 Portugal registou uma taxa de emprego acima da média da União Europeia em 2010 Filho de Grace Kelly casa no fim de semana FAMA & TV PÁGINA 29 Dragão volta hoje com Pereira e sem André DESPORTO PÁGINA 07 Adeus a Angélico acontece hoje O funeral do jovem cantor realiza-se em Almada FAMA & TV PÁGINA 30

Transcript of MÚSICA Música ao Largo criar portagens nas cidades · Quinta-feira 30 Junho de 2011 · · Jornal...

Quinta-feira 30 Junho de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1624 · Ano 9 · Directora: Isabel Stilwell

Lisboa

GRANDE LISBOA PÁGINA 02

Falta de clientes deve impedir alargamento da rede da Metro Transportes do Sul

Autarcas disponíveis para criar portagens nas cidadesParecer escrito pelo autarca de Lisboa, António Costa, para o Comité das Regiões, defende introdução de formas de pagamento para entrar nas metrópoles e a aplicação do princípio do utilizador-pagador.

GRANDE LISBOA PÁGINA 02

O alívio europeuACTUALIDADE PÁGINAS 04 E 05

Medidas de austeridade gregas foram aprovadas, permitindo à Europa respirar de alívio. Portugal torcia pela Grécia... por medo.

ALEXANDROS VLACHOS/EPA

Música ao Largo no São Carlos

São 19 espectáculos de entrada livre com música sinfónica, coral e dança.

MÚSICA PÁGINA 08

FIM DE SEMANA

Festival Panda chega a Lisboa

A quarta edição do evento dedicado ao público infantil é no Estádio do Restelo.

SUGESTÕES PÁGINA 10

‘Transformers’ voltam à acção

Terceiro filme é realizado por Michael Bay e volta a contar com Shia LaBeouf.

CINEMA PÁGINA 12

ACTUALIDADE PÁGINA 03

Défice nacional caiu para os 7,72% mas acordo com ‘troika’ pede descida maior

ACTUALIDADE PÁGINA 04

Especialistas temem que alargamento dos exames aumente as desigualdades

ACTUALIDADE PÁGINA 05

Portugal registou uma taxa de emprego acima da média da União Europeia em 2010

Filho de Grace Kelly casa no fim de semana

FAMA & TV PÁGINA 29

Dragão volta hoje com Pereira e sem André

DESPORTO PÁGINA 07

Adeus a Angélico acontece hojeO funeral do jovem cantor realiza-se em Almada

FAMA & TV PÁGINA 30

5ª Feira · 30 de Junho de 201102 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Lisboa

TEATRO

Edição do MITO Oeiras 2011 cancelada por falta de verbas

A Mostra Internacional de Teatro de Oeiras (MITO) foi cancelada, informou ontem a organização. Esta seria a ter-ceira edição do evento, que é cancelado devido à «indis-ponibilidade financeira dos co-produtores». Diz a Com-panhia de Actores que «pro-curará desenvolver outras possibilidades de financia-mento, abrindo novas parce-rias para o próximo ano».

INVESTIGAÇÃO

Mais antiga sepultura de cão a sul da Europa encontrada em Alcácer A sepultura mais antiga de um cão existente no sul da Europa, com cerca de 8000 anos, foi descoberta em Alcácer do Sal, Setúbal, por uma equipa de arqueólogos da Universidade de Lisboa e da Universidade de Cantá-bria, em Espanha. A sepul-tura deverá estar, futura-mente, em exposição aberta ao público.

SETÚBAL

Paróquia inaugura restaurante social com refeições a 1 euro A paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Setúbal, inaugurou ontem um «res-taurante social» que pre-tende «servir os pobres com dignidade», cobrando-lhes por cada refeição apenas o que possam pagar, sendo que o máximo cobrável é de um euro por refeição. O restaurante vem substituir o serviço de distribuição de excedentes dos restaurantes.

ESTÁDIO UNIVERSITÁRIO

Futuro das instalações vai ser discutido com o novo Governo

O vereador do Desporto da Câmara de Lisboa manifes-tou-se ontem preocupado com o Estádio Universitário, que está na iminência de fechar por falta de verbas, afirmando que o futuro do equipamento poderá ser abordado com o novo Governo. Alguns utentes do Estádio Universitário já orga-nizaram uma manifestação contra o encerramento.

10 SEGUNDOS

Incêndio na Caparica Um incêndio deflagrou na tarde de ontem no parque

de campismo do INATEL, na Costa de Caparica.

Pode ser o início da in-trodução de portagens

para a entrada nas grandes cidades. Um parecer redigido pelo presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, defen-de «os princípios do utilizador--pagador» e apoia «as porta-gens rodoviárias urbanas».

O documento, que vai ser analisado e votado hoje e amanhã em Bruxelas, no âm-bito do Comité das Regiões, defende a criação «de um qua-dro da União Europeia [UE] para as portagens rodoviárias urbanas e de regimes de res-trição de acesso que incenti-vem o desenvolvimento de normas operacionais».

No parecer, o Comité das Regiões «regozija-se pelo fac-to de a Comissão Europeia es-tar empenhada em avançar na aplicação plena dos princípios do utilizador-pagador e do poluidor-pagador», de forma a «acabar com as distorções que prejudicam a justa con- corrência» entre estados.

COMITÉ DAS REGIÕES Parecer de António Costa vai ser analisado em Bruxelas

Autarcas vão aprovar portagens nas cidadesDocumento sublinha o compromisso da Comissão Europeia em aplicar o princípio utilizador-pagador.

NUNO MIGUEL PEREIRA [email protected]

VASCO NEVES/CM

O parecer de António Costa – que vai ser apresenta-do a autarcas e membros dos governos regionais de toda a Europa – apoia a pretensão da UE para a redução em 60% da emissão dos gases de efeito de estufa e para isso defende a re-dução «para metade do núme-ro de veículos automóveis de motorização convencional uti-

lizados no transporte urbano», até ao ano 2030.

O Comité das Regiões de-fende a «promoção de novos padrões de mobilidade basea-dos na utilização combinada do todos os meios de transpor-te» e o desenvolvimento de «veículos eléctricos para dis-tâncias curtas, partilha e uti-lização conjunta de veículos».

Mobilidade é um dos temas da reunião de autarcas europeus

Falta de clientes deve impedir alargamento

A administração da Metro Transportes do

Sul (MTS) admitiu que a am-pliação da rede ao Fogueteiro e Barreiro não se verifique já que os «critérios de viabilida-de económica» não estão a ser cumpridos. À Lusa, o adminis-trador José Luís Brandão sublinhou que «a decisão de vir a prolongar a rede MST não depende da concessioná-ria mas sim do Estado conce-dente», que não o deverá au-torizar por falta de procura de

METRO SUL DO TEJO

clientes, menos de metade do esperado. O acordo prevê ex-tensões do metropolitano ao Fogueteiro e ao Barreiro (Fa-ses II e III), mas a procura dos clientes não permite susten-tar a ampliação. As extensões iriam concretizar-se caso se cumprissem os «critérios de viabilidade económica da Fase I». No entanto, Brandão reconhece que o «número de passageiros que actualmente circula no metro representa apenas cerca de 35-40%» do previsto. «Assim, não é previ-sível que o Estado venha a decidir prolongar a rede para os destinos das Fases II e III, tanto mais que não se trata de projectos prioritários».

Número de passageiros é de 35-40% do tráfego previsto

BRUNO COLAÇO/CM

Terrenos reservados para TGV vão continuar

O vereador do pelou-ro do Urbanismo na

Câmara de Lisboa revelou que os terrenos reservados na cidade para o comboio de alta velocidade (TGV) vão permanecer «tal como estão», apesar da sus-pensão do projecto. «O que estava reservado permane-cerá reservado. Já quando se pensou na construção da Ponte Vasco da Gama ficou reservado um corredor para a 3ª travessia.»

LISBOA

Apesar da suspensão, o projecto TGV poderá ser reavaliado

LUÍS ANICETO

PSD insiste no Parque da Bela Vista

O PSD na Câmara de Lisboa continua a

lutar pelo projecto da nova Feira Popular no Parque da Bela Vista. Esta era, aliás, uma das medidas que constavam no seu progra-ma eleitoral nas últimas eleições autárquicas. Em comunicado enviado ao Destak, o PSD lembra que o projecto viria «conferir nova centralidade à zona oriental da cidade», fazen-do rejuvenescer «uma tra-dição que remonta a 1943». O projecto levaria, defende o PSD, «à criação de novos empregos, à revitalização da economia local e a uma maior segurança para as comunidades envolven-tes». O Parque da Bela Vista tem as condições necessárias para acolher a Feira, diz o PSD, e boas acessibilidades.

FEIRA POPULAR

Feira Popular de Lisboa é um regresso pedido por muitos

PEDRO CATARINO/CM

PAULO CORDEIRO/LUSA

D.R.

As notícias da Gré-cia foram positivas e a bolsa portu-

guesa também correspondeu com o PSI 20 a fechar a sessão de ontem em alta com uma subida de 2,25% para os 7.108,41 pontos.

FECHO VAR% RESUMO PSI-20 7.108,41 2,25

SUBIDAS CONST. DESCI 20 0 0

MAIORES SUB. VAR% FECHO BPI 5,96% 1,00 ALTRI 5,77% 1,43 GALP 3,59% 15,45

MAIORES DESC. VAR% FECHO SONAECOM 0,33% 1,51 MOTA-ENGIL 0,51% 1,57 EDP 0,71% 2,40

BOLSA

5ª Feira · 30 de Junho de 2011 · 03

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

Não está escrita no programa do Governo, que foi entregue

na terça-feira na Assembleia da República, onde será discutido, ou tão-pouco foi falada pelo Executivo, mas pode vir a ser realidade, pelo menos segundo o Jornal de Negócios, a intenção de cobrar um novo

imposto, de carácter extraordi-nário, a incidir sobre o IRS de todos os contribuintes singula-res, uma forma de evitar a derrapagem orçamental. Medida que poderá ser apli-cada ainda este ano e que já terá mesmo sido falada com alguns dos parceiros sociais.

tos percentuais, resulta da queda de cerca de mil milhões de euros no valor do défice, acompanhada por uma dimi-nuição do valor do PIB em cer-ca de 3,5 mil milhões de euros.

Clima em queda Foi também o INE que ontem deu conta de um agravamen-to do clima económico, que voltou a cair em Junho, tendência seguida pela con-fiança dos consumidores, que já viu melhores dias, estando agora cada vez mais próxima do seu mínimo histórico.

Segundo as contas do INE, o indicador de clima económi-co estava nos -2,2 pontos em Junho, depois de uma queda de -2 pontos em Maio. No que diz respeito à confiança dos consumidores, piorou, pelo terceiro mês consecutivo, che-gando aos -50,7 pontos duran-te este mês.

É um facto que o défice português desceu –

passou de 9,51% registados nos primeiros três meses do ano passado para 7,72% (3177 milhões de euros). Mas o que poderiam ser boas notícias tornam-se amargos de boca para o novo Governo, que tem de, diz o acordo com ‘troika’, atingir um défice não superior a 5,9% do PIB no fim do ano.

De acordo com os dados ontem divulgados pelo Insti-tuto Nacional de Estatística (INE), a redução, de 1,62 pon-

FINANÇAS O valor do défice é de 3177 milhões

Défice está mais baixo mas valor não satisfaz

Governo equaciona imposto extraordinário

Acordo com ‘troika’ força uma descida maior. Governo pode implementar imposto extraordinário.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

OLIVIER HOSLET/EPA

Governo de Passos Coelho enfrenta um valor de défice ainda elevado

A decisão deve ser tomada até ao dia 20 de Julho

O Banco Interna- cional de Crédito de

Angola está a analisar uma possível compra do BPN, esperando tomar uma de-cisão até 20 de Julho. En-tretanto, o Banco de Portu-gal garantiu a «solidez» do sistema bancário nacional e considera «pura especu-lação» a possibilidade de os bancos portugueses terem chumbado nos testes de stress ao salientar que o processo ainda não está concluído, avança a Lusa. A mesma fonte diz ser «pu-ra especulação a notícia di-vulgada sobre os resulta-dos dos testes de stress».

BANCA

LUÍS ANICETO

Angolanos do BIC estão a ponderar a compra do BPN

Carvalho da Silva critica novo plano do Governo de Passos

O secretário-geral da CGTP criticou ontem

o plano de Governo e o que diz serem «conversas en-tre amigos para lixar o po-vo», numa alusão à possibi-lidade de introdução de um imposto extraordinário so-bre o IRS. Carvalho da Sil-va acrescentou que o pro-grama do Governo vai criar mais injustiça e pobreza no País. Por sua vez, a Asso-ciação Portuguesa de Fa-mílias Numerosas classifi-cou de «positivas» as medi-das do Governo relativas às famílias, como os in- centivos à natalidade, mas acrescentou dez propostas.

GOVERNO

ARMÉNIO BELO/LUSA

CGTP diz que medidas vão criar pobreza

PUB

5ª Feira · 30 de Junho de 2011Actualidade · www.Destak.pt · 04

Já há medicamentos no mercado que baixaram cerca de 80%

Mais exames podem aumentar desigualdades

A medida de alargar os exames nacionais a

mais anos de escolaridade, defendida pelo Governo, é vista com receio, já que po-de agravar situações de de-sigualdade e exclusão de alu-nos. Mais exames só fazem sentido, avança Adalberto Carvalho, da Universidade do Porto, se as escolas com-pensarem, na orientação pe-dagógica, as discriminações sociais entre os alunos.

EDUCAÇÃO

123RF

Bancos baixam avaliação das habitações A avaliação da habitação bancária continua a descer. De acordo com o INE, o valor médio fixou-se nos 1149 euros por metro quadrado em Maio, menos cinco euros face a Abril.

Protecção Civil regista mais de 130 ocorrências

Entre a meia-noite de terça-feira e as 16h de

ontem, a Protecção Civil contabilizou 134 ocorrên-cias, sendo que mais de 20 incêndios se mantinham activos a meio da tarde. A situação mais crítica ve-rificava-se em Valença com duas frentes de fogo acti-vas e 52 operacionais no ter-reno. De frisar que ontem havia três distritos com ris-co máximo de incêndio.

INCÊNDIOS

CLICK

Alguns genéricos baixam de preço a partir de sexta-feira

A revisão trimestral do preços dos medi-

camentos justifica a desci-da que, segundo o Diário Económico, alguns medi-camentos genéricos vão so-frer já a partir de sexta-fei-ra. De acordo com o jornal, alguns dos fármacos vão mesmo sofrer um decrés-cimo entre 40% a 60%. O omeprazol, para o estôma-go, é um dos exemplos dos que vão passar a ser mais baratos – vai sofrer uma redução de 5,92 euros.

A redução nos preços tem sido, de resto, uma constante nos últimos tempos. Em comparação com os valores pedidos no

SAÚDE

terceiro trimestre de 2010, há medicamentos com uma quebra no preço que já ultra-passou os 80%. É o caso da sin-vastatina, um fármaco usado no tratamento do colesterol, que dos 39,91 euros que custa-va em Julho do ano passado passou para 4,30 euros.

NATÁLIA FERRAZ/CM

OPINIÃO

*ECONOMISTA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO naohaalmocosgratis @fcee.ucp.pt

JOÃO CÉSAR DAS NEVES*

Há um travo amargo na boca dos portugueses, deixado pela

longa decadência do con-sulado Sócrates. Não é apenas a crise e os sacrifí-cios, mas o desprezo pelos políticos e funcionários e a suspeita das instituições. Portugal desconfia da sua democracia. Não falta quem diga que o país é mesmo mau e que há séculos não tem saída. Passos Coelho enfrentou a questão com um Governo jovem, caras novas e independentes em pastas decisivas. Assim rasgou a rotina e abriu uma janela de esperança. Foi uma decisão inteligente e natu-ral, também seguida por Soares em 1976, Cavaco em 1985, Guterres em 1995 e até Sócrates em 2005. Como se vê, refrescamos as elites de dez em dez anos (note-se que desta vez passaram só seis). Mas isso não chega. É preciso que as caras novas aprendam a lidar com a velha máquina. Porque o país e o Estado não mudam com o novo ciclo político. Os grupos instala-dos são os mesmos e os aparelhos organizativos também. E não são maus. Defendem os seus inte-resses, como todos, e precisam de ser equilibra-dos para bem de todos. O país é bom; só falhou o Governo. O grande desafio do novo executivo é convencer Portugal de que o mal que nos trouxe a esta situação extrema não constitui um vício antigo que nos assola há décadas, não vem do país ou da democracia. Foi apenas um grupo de políticos interesseiros e mentirosos que conseguiu manter a sociedade refém durante uns anos. Isso não é comportamento típico de portugueses, democra-tas ou sequer socialistas. É uma coisa triste, que acontece nos melhores países e regimes.

Refrescar

bem salário na mesma e a corrupção na saúde e fuga ao fisco generalizadas. Por exem-plo, os 1987 trabalhadores gre-gos dos caminhos-de-ferro re-cebiam 420 euros como bene-fícios para lavarem as mãos e 6800 funcionários públicos tinham um extra de 290 euros para transportarem envelo-pes. Por cá, em 2009, os ma-quinistas do Metropolitano de Lisboa recebiam 0,09 cênti-mos por cada km percorrido.

A SÁBADO revela-lhe ain-da os pormenores das mani-festações e como as milícias gregas se preparam para os confrontos com a polícia.

A Grécia não sabe o seu dia de amanhã.

Ninguém sabe. O país está insolvente, dependente, vive na soma de todas as crises (fi-nanceira, económica, política, social) e está esmagado entre a espada da austeridade e a parede das dívidas. Em Portugal, torcemos por eles, menos por solidariedade e mais por medo. É pelos nossos empregos e salários que re-ceamos. E, segundo o director do Negócios, receamos bem.

Pedro Santos Guerreiro alerta que se a Grécia arras-tar Portugal para fora do euro, as dívidas de pessoas e empresas multiplicar-se-ão e num cenário-catástrofe os sa-lários caem, há corridas aos bancos e os portugueses emi-gram. Fica cada país por si.

No entanto, se a Grécia conseguir reestruturar a sua dívida, Portugal poderá fazê--lo sem danos de reputação.

A SÁBADO revela-lhe ainda as semelhanças que existem entre os dois países, nomeadamente subsídios insólitos que são cobrados, as situações de funcionários que não trabalham, mas que rece-

Semelhanças entre Portugal e Grécia

EPA

SÁBADO esteve na Grécia para acompanhar os protestos das milícias

Conheça as seis coisas que fazemos mal todos os dias

Respirar fundo, sentar--se na sanita em vez de

ficar de cócoras, arrumar e limpar a casa, enxaguar os dentes depois de os lavar, dor-mir oito horas de forma inin-terrupta e relaxar no sofá de-pois de jantar são alguns com-portamentos que acreditamos serem correctos, mas que na verdade podem ser prejudi-ciais para a saúde. A SÁBA-DO explica-lhe o porquê.

SAÚDE

Quando os pais coleccionam namoradas

Mudam de madrasta mais do que gostariam:

uns ficam confusos, outros re-voltados. A SÁBADO revela histórias de quem já perdeu a conta às namoradas dos pais. Filipa aos 6 anos já sofria de depressão; Catarina, hoje com 24 anos, diz que já conheceu mais de 50 namoradas do pai; e Margarida diz que só se ape-gou a uma namorada do pai e depois deixou de se preocupar.

CRIANÇAS

O director do ‘Jornal de Negócios’ garante à SÁBADO que se a Grécia arrastar Portugal para fora do Euro as dívidas de pessoas e empresas multiplicar-se-ão.

UMA VIDA DE VIAGENS Thomas Kohnstamm tem 35 anos, nasceu em Seattle, nos EUA, e queria ser advogado, mas desistiu quando a Lonely Planet lhe propôs escrever um guia de viagem. Descobriu um trabalho mal pago, escreveu sobre sítios que não experi-mentou, quebrou regras e chegou a dormir num hostel com um rato morto debaixo da cama. Agora escreveu um livro onde conta a experiência. COMO LOUÇÃ CONTROLA O BE Domina os principais órgãos partidários e esmaga interna-mente os críticos. Perdeu me-tade dos votos, mas agora faz tudo para não perder o partido. Os críticos acusam-no de violar consciente e repetidamente os estatutos do partido. A SÁBADO explica-lhe como é que Francisco Louçã está a controlar o Bloco de Esquerda. VAGAS NA ÁREA FINANCEIRA Nuno Botelho, o engenheiro civil que enviou o seu CV para a SÁBADO, já foi a uma entrevis-ta numa empresa que publicou vagas na revista. Esta semana, a SÁBADO recebe os CV para a área financeira – economistas e gestores – e apresenta-lhe 12 novas ofertas de trabalho.

OUTROS TEMAS

Subsídios insólitos e funcionários que não trabalham, mas que recebem, são situações frequentes.

Actualidade · www.Destak.pt · 055ª Feira · 30 de Junho de 2011

de o chefe do gabinete de es-tudos do Banco Central Euro-peu ter deixado bem claro que não havia mesmo qualquer alternativa. «A Grécia não po-de ser um poço sem fundo e não pode esperar ser sempre apoiada por outros, não se po-de abusar da solidariedade», disse Jürgen Stark à edição online do semanário Die Zeit.

Enquanto no interior do Parlamento se lutava pelos 151 votos necessários ao sim – o governo conseguiu 155 votos, num universo de 300 deputa-dos –, capazes de evitar a ban-carrota grega e de colocar a Europa em maus lençóis, no exterior a batalha era outra. A violência voltou a subir de tom, com confrontos entre po-lícia e manifestantes, que ten-tavam impedir o acesso à as-sembleia, conseguindo mesmo

O pacote de ajuda internacio-nal aprovado em Maio do ano

passado não foi suficiente para dar um novo fôlego à economia grega, que continua incapaz de fazer frente às suas dívidas. Um problema que afecta ter-ceiros. No entanto, graças à probabilidade de aprovação do plano, o índice luso da bolsa estava ontem a subir e os juros da dívida soberana a descer.

O Parlamento grego pa-rece ter estado atento

aos avisos da União Europeia (UE) e das instituições finan-ceiras e deu ontem luz verde ao novo plano de austeridade, que prevê cortes nos gastos em 28,4 milhões de euros, au-mento dos impostos e privati-zações no valor de 50 milhões.

Depois de a UE ter alerta-do para a inexistência de um plano B de salvamento da eco-nomia grega, ontem foi a vez

GRÉCIA Descontentamento, traduzido em violência, não impediu a votação

Parlamento dá luz verde ao novo plano de austeridade grego

Bolsas reagem com subida dos índices

Várias pessoas ficaram feridas nos confrontos entre os agentes da polícia e os manifestantes.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

EPA

atrasar o início da votação. E apesar de pessoas terem fica-do feridas, o descontentamen-to social não foi suficiente pa-ra impedir a votação, que per-mite aos gregos – e europeus – respirar um pouco de alívio.

A praça junto do Parlamento grego foi palco de uma batalha entre manifestantes e a polícia

NO

GLOBO

Taxa de emprego no País acima da média da UEA taxa de emprego em Portugal para a popula-

ção entre os 20 e os 64 anos cifrou-se em 70,5% no ano passado, uma percentagem acima da média da União Europeia (68,6%) e da Zona Euro (68,4%). Ainda segundo dados revelados pelo Euros-

EUROSTAT

tat, são os homens portugue-ses entre os 15 e os 64 anos quem tem uma taxa de empre-go mais elevada (75,4%) com-parativamente com as mu- lheres (65,6%), enquanto na Europa a taxa de emprego no sexo feminino caiu, pela pri-meira vez, em 2009, para

62,5%, e voltou a recuar em 2010 para 62,1%. O gabinete de estatísticas europeu revela ainda que, em média, os tra-balhadores a tempo inteiro em Portugal trabalharam 40,2 ho-ras por semana, ligeiramente menos do que a média dos eu-ropeus (40,4 horas semanais).

Jacob Zuma indignado com mandado de captura de Kadhafi

EPA

Líderes próximos de Kadhafi exortados a capturar ditador

O procurador do Tri-bunal Penal Interna-

cional exortou os líderes próximos de Kadhafi a co-laborarem na sua captura por crimes contra a huma-nidade. O presidente sul- -africano, Jacob Zuma, já se manifestou indignado com o mandado por acre-ditar que este irá manchar o trabalho da União Africa-na, a dois dias da cimeira na Guiné-Equatorial.

Entretanto, o governo francês confirmou ter for-

LÍBIA

necido armamento aos rebel-des líbios, uma notícia que tinha sido divulgada pelo jor-nal Le Figaro.

NOVA ZELÂNDIA

Cinzas de vulcão cancelam voos

Vários voos foram ontem cancelados

na Nova Zelândia devido ao regresso da nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue-Cordón Caullefé-rio Sul. A aviação civil acredita que as cinzas vão permanecer, pelo menos até hoje, no espaço aéreo neozelandês.

ISRAEL

País acredita que vai neutralizar frota

Israel acredita po-der neutralizar a 2.ª

frota internacional para Gaza, sem derramar san-gue, mas teme que haja «extremistas» a bordo, garantiu o ministro dos Negócios Estrangeiros. COREIAS

Norte ameaça Sul com guerra santa

A Coreia do Norte ameaça lançar uma

‘guerra santa’ contra a Coreia do Sul por difamar o regime comunista, exac-tamente no dia em que está previsto um encon-tro entre representan-tes dos dois países. IRÃO

Mísseis para levar ogivas

O Irão testou ‘secre-tamente’ mísseis

balísticos «prontos para transportar ogivas nuclea-res», disse o ministro dos Negócios Estrangeiros.

PUB

PUB

5ª Feira · 30 de Junho de 2011 · 07

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

Lateral português já terá dito a colegas que vai para o Real

LUSA

Real já só oferece 15 milhões de euros por Fábio Coentrão

A imprensa espanho-la dá conta de um

braço-de-ferro entre Real Madrid e Benfica, garan-tindo que o clube espanhol agora está apenas dispos-to a pagar 15 milhões de eu-ros, mais um jogador, para contratar o internacional português, enquanto Luís Filipe Vieira só aceita 25 milhões mais um jogador.

Os desportivos davam ontem conta de que a saída de De Gea para o Man. Uni-ted abriu as portas do At. Madrid para Roberto.

BENFICA

Enquanto o Benfica parece não desistir da contratação do lateral brasileiro Danilo, ape-sar do Santos não facilitar. Assunto ainda pendente é Yeb-da, emprestado ao Nápoles.

Villas-Boas só em inglês diz ser o «group one»André Vil las-Boas, ou AVB, como começa a

ser conhecido em Inglaterra, foi ontem apresentado pelo Chelsea, numa conferência de imprensa onde fez questão de só falar em inglês. Depois de admitir ter sido «difícil» a decisão de sair do FC Porto, Villas-Boas disse que vai «es-perar que me dêem um título

INGLATERRA

quando eu for bem sucedido» e diz que se vai preocupar não só em vencer como também em «dar espectáculo».

O técnico, que terá como adjunto Di Matteo, admi-tiu que o indicado para si será «group one», visto que «isto não é um espec-táculo a solo» e que não

pensa para já em reforços.

Luís Duque não confirma Aguiar nem Trezeguet

Luís Duque, adminis-trador da SAD do

Sporting para o futebol, ga-rantiu ontem na apresen-tação de um empréstimo obrigacionista no valor de 20 milhões de euros que as contratações feitas são para conquistar o título no final da época. O responsá-vel não quis falar das pos-sibilidades Trezeguet ou Luís Aguiar, explicando que só após concluído os negócios poderá falar nisso. Cristiano deverá ser em-prestado ao Beira-Mar.

SPORTING

Favorito Roger Federer cai frente a Tsonga O favorito nas apostas a vencer o torneio de Wimbledon, Roger Federer, foi eliminado por Jo-Wilfried Tsonga em cinco sets. Já Rafael Nadal e Djokovic passaram às meias-finais.

Hamilton passou pelo Estoril com Mercedes

O piloto do McLaren L e w i s H a m i l t o n

esteve segunda-feira em Portugal numa iniciativa de um patrocinador onde conduziu alguns clientes da Vodafone num Mercedes--Benz SLR McLaren no Circuito do Estoril.

FÓRMULA 1

CLICKEPA

CICLISMO

Cândido Barbosa abandona ‘bicicleta’ O ciclista português Cân-dido Barbosa, a grande referência do pelotão nacional nos últimos anos, anunciou ontem o final da sua carreira profissional sem ter con-seguido vencer a Volta a Portugal. Aos 36 anos e 121 vitórias depois, o ciclista diz que a «natu-reza assim o exige».

INGLATERRA

De Gea vê no United o clube «perfeito» O guarda-redes espanhol David de Gea despediu-se ontem dos adeptos do Atlético Madrid numa conferência de imprensa e garantiu que o «Man-chester United é o clube perfeito para seguir a minha formação».

DESPORTO

Tribunal arbitral cada vez mais perto A criação de um tribunal arbitral está nas medidas do programa do XIX Governo para a área do desporto, algo que João Nogueira da Rocha, juiz do Tribunal Arbitral Euro-peu do Desporto, aplaude em declarações à Renas-cença, por considerar ser uma necessidade.

PARALÍMPICOS

Duas medalhas na natação Os nadadores Ana Car-valho e Nuno Silva con-quistaram as duas primei-ras medalhas de ouro lusas nos Jogos Mundiais de Verão do Special Olympics, em Atenas.

10 SEGUNDOS

7.º Lugar da Selecção no ran-

king da FIFA, onde a Espanha lidera. Portugal

subiu um lugar.

rota do Panathinaikos, de Je-sualdo Ferreira – por emprés-timo ou a título definitivo.

Villas-Boas disse ontem que Vítor Pereira é «muito competente» e que o FC Por-to terá sucesso com «qualquer outro treinador». Para já ficou garantido o adjunto de Perei-ra. Rui Quinta sai do Varzim para integrar a equipa técni-ca portista. A grande dúvida

O FC Porto começa hoje a pré-época 2011/12

com menos certezas do que parecia haver há duas sema-nas, quando ainda tinha o téc-nico mais jovem da Liga, que numa só temporada conquis-tou quatro troféus, um deles europeus. A saída de André Villas-Boas foi compensada por um homem da casa. O ex--adjunto Vítor Pereira conta à partida com o mesmo plan-tel da época passada, mais quatro reforços: Bracalli (guardião, 30 anos, ex-Nacio-nal), Kelvin (médio, 18 anos, ex-Paraná Clube), Iturbe (avançado, 18 anos, ex-Cerro Porteño) e Djalma (extremo, 24 anos, ex-Marítimo).

Vários dos titulares não vão estar presentes por esta-rem ao serviço das respecti-vas selecções na Copa Améri-ca, que começa amanhã (caso dos uruguaios Álvaro Pereira e Cristian Rodríguez, do ar-gentino Otamendi e dos co-lombianos Guarín e Falcao). Na baliza parece que a chega-da de Bracalli coloca Beto na

FC PORTO Campeão começa pré-época com baixas devido à Copa América

Dragão inicia reino de PereiraRui Quinta sai do Varzim para ser adjunto de Vítor Pereira. Até agora há quatro reforços.

JOÃO TOMÉ [email protected]

D.R.

passa pela permanência das jóias da coroa: Hulk (não vai à Copa América e interessa ao Man. City), Moutinho e Falcao (pretendidos pelo Chelsea).

Ventura, Miguel Lopes, Tomás Costa, Castro, Predi-ger, Sérgio Oliveira e Orlando Sá são jogadores que foram emprestados e que precisam de destino. Os treinos co-meçam hoje no Olival.

Vítor Pereira ainda sem garantias que ficará com as ‘jóias da coroa’

D.R.

5ª Feira · 30 de Junho de 2011www.Destak.pt · 08

FIM

DE

SEM

ANA

Mús

ica

TOP MÚSICA 1 (Re) An Evening With Il Divo - Live In Barcelona / Il Divo 2 ( 1*) Cai o Carmo e a Trin-dade / Amor Elec-tro 3 (=3*) Aurea / Aurea 4 (N) Ritmo do Amor / Emanuel 5 ( 2*) O Mesmo de Sempre / Tony Carreira 6 ( 4*) Ukulele Songs / Eddie Vedder 7 ( 8*) A Thou-sand Sunse / Lin-kin Park 8 ( 6*) Born This Way / Lady Gaga 9 ( 16*) Dois Selos e um Carimbo / Deo-linda 10 ( 5*) Live in Gdansk / David Gil-mour * Posição na semana anterior FONTE: ASSOCIAÇÃO FONOGRÁFICA POR-TUGUESA AC NIELSEN PORTUGAL

Buckley interpretam a Sona-ta para dois pianos e per-cussão de Bela Bartók. A 14 de Julho, é a vez de Mário Laginha e Bernardo Sassetti terem encontro marcado com Elizabeth Davis e Pedro Carneiro, para a interpretação

Quase duas dezenas de espectáculos vão dar

mais vida cultural ao Largo de São Carlos, em Lisboa. Trata--se do Festival ao Largo 2011, que começa hoje e traz a um dos largos mais emblemáticos da capital música sinfónica, música coral e dança. Até 31 de Julho, orquestras, canto-res, maestros e bailarinos pas-sam por este palco improvisa-do, sempre às 22h e ao ar livre.

Nesta 3ª edição do Festival ao Largo, é dada continuida-de à apresentação das três or-questras da cidade de Lisboa. Além da Orquestra Sinfónica Portuguesa, sobem ao palco a Orquestra Gulbenkian e a Orquestra Metropolitana de Lisboa, bem como vários can-tores líricos consagrados.

Diálogos, Pianos & Per-cussão é uma novidade abso-luta desta 3ª edição do Fes- tival. Esta proposta reúne pianistas e percussionistas. A 13 de Julho os pianistas Artur Pizarro e Vita Panomariovai-te a par dos percussionistas Elizabeth Davis e Richard

CULTURA Música sinfónica, coral e dança em 19 espectáculos de entrada livre

Festival ao largo no São CarlosO Largo de S. Carlos recebe a 3.ª edição do Festival ao Largo, a partir de hoje e até 31 de Julho, às 22h.

FILIPA ESTRELA [email protected]

FILIPA ESTRELA/DESTAK

de uma peça em estreia abso-luta, intitulada Percussionis-tas IV – O regresso.

Nesta edição, o Festival ao Largo estreia também um convite: Venha Dançar a Val-sa no Largo de São Carlos!, a 16 e 17 de Julho.

O espaço no Chiado já vai receber o evento cultural pela 3.ª vez

Depois do sucesso da edição anterior, em Ja-

neiro, o colectivo de perfor-mers nova-iorquinos lança uma vez mais o mote ‘Cheryl: The Dance Party That Will Ruin Your Life’, no próximo sábado. O desafio da noite é levar para a festa no Musicbox a combinação mais extrema de roupa que se encontrar no armário. Conhecidos pelos seus vídeos e pelas suas coreo-grafias, Cheryl foi considera-da em 2010 uma das melhores festas de Nova Iorque pelo New York Times.

MUSICBOX

Cheryl está de regresso Mais música no Casino

Mais de 30 anos de-pois da 1ª emissão do

programa de rádio Rock em Stock, Luís Filipe Bar-ros regressa para uma noi-te memorável no Salão Preto & Prata do Casino Estoril. No dia 2 de Julho, vai poder dançar pela noi-te dentro ao som dos gran-des êxitos que marcaram 14 anos de emissões. Para abrir a noite, vêm os norte--americanos Danger Dan-ger, pela 1ª vez no País.

ROCK EM STOCK

Cartaz já está fechado

Os projectos musi-cais Delorean, We

Trust, Murdering Tripping Blues (18 Agosto), Kings of Convenience, The Joy Formidable, You Can’t Win Charlie Brown (19 Agosto), e Linda Martini, Orelha Negra e Peixe:Avião (20 Agosto) são as mais recen-tes confirmações para o Festival Paredes de Coura. Estes novos nomes encer-ram o cartaz do evento deste ano.

PAREDES DE COURA

Carminho no Dolce Vita

Realiza-se hoje, às 21h30, mais um Sta-

ge by Dolce Vita Tejo, que leva ao palco instalado na Praça Central a fadista Carminho. A jovem canto-ra encerra da melhor ma-neira esta iniciativa, que começou em Abril. Para garantir o seu convite, basta fazer compras no Centro Comercial e trocar os talões de compras por um convite duplo para o espectáculo.

STAGE BY

Música e ousadia numa festa de dança excêntrica

D.R.

Não é muito o meu género, nem sequer o da RFM, falar daquilo em que somos distin-tos, mas de facto somos. Sem qualquer vaidade, mas com um enorme orgulho, a RFM é líder de audiências há oito anos. Recentemente fomos distinguidos como marca de confiança. E no final da passada semana, a RFM foi eleita entre todos os meios de comunicação social portu-gueses como aquele que tem maior e melhor reputação. Esta série de acontecimentos não pode ser fruto de um acaso, ou mesmo de um rasgo de sorte. Então, o que será? Trabalho? Dedicação?

«GOSTAMOS DE SORRIR E FAZER SORRIR»

Eles ganham tudo? Sim, ganhamos! Obrigado!

Também! Acima de tudo a RFM é... espantem-se …ver-dadeira. Os passatempos têm vencedores. Os locutores não são actores – seria impossível representar tanto, durante tanto tempo. Agrada-nos agradar. Gostamos de sorrir e fazer sorrir. É certo que gostamos de ser apreciados, da mesma forma que apre-ciamos saber que continuas há tantos anos ao nosso lado. Somos exactamente como tu, como os teus amigos, como a tua família. Se alguém te perguntar, eles ganham tudo?... responde com orgulho e humildade… Sim, ganhamos! Obrigado!

JÚLIO HEITOR 2.ª a 6.ª – 18h às 22h

[email protected]

VOZES DA RÁDIO

As scooters dos anos 60 estão de volta e a RFM

tem uma para ti. Queremos oferecer uma scooter ao realizador do melhor vídeo para Acreditar – o novo single do Movimento - o

projecto de Miguel Ângelo, Gomo, Selma Uamusse e Marta Ren. A RFM quer convidar-te a realizar o vídeo de Acreditar – a versão para Missing You dos Sheiks. Mais em RFM.pt

Em Movimento, de scooter, com a RFM

Fim de semana · www.Destak.pt · 095ª Feira · 30 de Junho de 2011

PUB

TOME

NOTA6.º SUPER BOCK SURF FEST

O cartaz do Palco Super Bock do festival que se realiza em Sagres, nos dias 12 e 13 de Agosto, está completo. Kid Cudi,

Benny Benassi, Milow, T.O.K, Frankie Chavez e Ana Free jun-tam-se aos anunciados Gentle-man, Colbie Caillat, Dub Inc e Ayo. Preço de 40 a 58 euros.

SOLIDARIEDADE

O Rock in Law é promovido por escritórios de advogados, que visam angariar fundos para projectos de solidariedade. As

Sociedades desenvolveram as suas próprias bandas de música, encontraram internamente os seus DJ e actuam a favor de uma causa. A 3.ª edição do Rock

in Law decorre hoje nos Meni-nos do Rio. As portas abrem às 19h e o evento começa às 21h, com apresentação de Bárbara Guimarães.

Por um planeta saudá-vel com boa música é o

lema do festival Musa Cascais, que se realiza a partir de amanhã, na Praia de Carcave-los.

AMBIENTE

O evento vai ter no seu pal-co quatro estreias absolutas em Portugal no panorama do reggae e mais dois artistas de renome.

Dia 1 de Julho, o Musa re-

cebe logo três estreias mui-to aguardadas. Chezidek e Romain Virgo são as duas novas caras do reggae moderno. Gappy Ranks é o novo senhor do dancehall dos dias de hoje.

O dia 2 acaba o evento da melhor forma, com um dos maiores nomes do reggae, Barrington Levy. Nessa noite, também pela 1ª vez em Portugal, Jonh Holt traz Andrew Tosh, o filho do lendário Peter Tosh.

A acrescentar às boas vibrações e à

energia, vem a já conhecida pergun-ta: preocupas-te? Esta é a 13ª edição e tem o objectivo de

juntar a música e a criatividade numa ex-

periência de cidadania, promovendo um lifestyle sustentável. –– Local Praia de Carcavelos Horário 1 e 2 Julho, às 20h (portas abrem às 18h) Preço 10 e 12 euros

Oeiras Beach Sessions

A partir de hoje e até 1 de Julho, o Wake Up –

Oeiras Beach Sessions regres-sa à Marginal para mais duas grandes festas. Hoje, a Wake Up invites… Popof promete uma noite quente, que conta também com a participação dos DJ Gilvaia e Frederik. Amanhã, é a vez de Chivas invites… Let’s Control The 80’s, onde ninguém ficará in-diferente ao melhor que se fez de música nessa década. –– TOME NOTA Local Avenida Marginal, Praia da Torre, em Oeiras Horário quinta e sexta, das 23h às 5h

WAKE UP 2011

Festa Oficial da Carlsberg

That Calls For A Mo-on Party é o tema da

festa oficial da Carlsberg, que vem celebrar o Verão, no Espaço One, em Belém. No dia 2 de Julho, a partir da meia-noite, o som per-tence ao DJ internacional Alex Gopher. Inspirada no filme publicitário da marca (Spaceman), a festa vai estar decorada a rigor e com diversas surpresas para o público. A Carlsberg tem vários passatempos a decorrer, que oferecem entradas no One, através do nome na guest list. Não perca esta celebração e esta viagem à lua.

EVENTO

Há festa no Miradouro

Com o bom tempo e as noites quen-

tes, o Miradouro de São Pedro de Alcântara, no coração lisboeta, re-forçou a programação. Para os próximos dias, o espaço tem várias sugestões. Hoje, a partir das 22h30, pode assistir à Roda de Choro de Lis-boa. Na sexta, às 18h, há Dolce Indie session, com Pedro da Rosa (Os Gol-pes/A Armada), e pelas 22h ouve-se Indie is in on Fridays # 6. Sábado, 18h, não perca World Music & Electro swing, e às 22h, DJ set Nery.

NOITE

O Musa associa-se à luta contra o aqueci-

mento global e às alterações climáticas

Made.Out Green Energy aterra em Alcobaça

Os jardins do Your Ho-tel & Spa, em Alcobaça,

vão servir de palco a mais uma das festas Heineken Made.Out Green Energy. No próximo dia 2 de Julho, o espaço abre

FESTA

O line up é constituído por GRAMOPHONEDzIE, DJ Falcon, Gunrose, Rui Maia, Bons Rapazes e Club 447 feat. FULANO 47 vs SININHO + Club 447 Dancers. Além da pista de dança gera-dora de energia, o Heineken Made.Out Green Energy conta ainda com animações sustentáveis, que visam a pro-dução de energia pelos pre-sentes no evento. Há prémios Heineken para serem ofereci-dos a quem produzir mais energia em 30 segundos nu-ma bicicleta. À semelhança do que aconte-ceu na festa de Lisboa, o even-to vai minimizar a poluição sonora, fazer reciclagem dos materiais utilizados durante o evento e compensar todas as emissões de CO2. Preço 20 euros.

D.R.

Adira a mais uma festa que gera energia enquanto dança

Festival Musa Cascais 2011 começa já amanhã

os seus jardins à música e à dança e acolhe de braços abertos a sustentabilidade e a consciência ambiental, que estão a marcar as festas deste ano.

D.R.

O Musa inspira-se numa causa de alcance universal

5ª Feira · 30 de Junho de 2011www.Destak.pt · 10

FIM

DE

SEM

ANA

Suge

stõe

s

MIÚDOS E GRAÚDOS

FESTIVAL

Papagaios vão até à praia Realiza-se de 1 a 3 de Julho o 10.º Festival Internacio-nal de Papagaios, na Praia dos Moinhos de Alco-chete. Um dos pontos altos é a presença de equi-pas com papagaios gigantes e voos acrobáticos sincronizados.

ACTIVIDADE

Workshop de Cerâmica O curso do Atelier Cá Cerâmica ensina de 18 a 22 de Julho a arte e técnicas de construir vasos, taças e pratos. Morada R. Páscoa, n.º 12 R/D, Lisboa Horário de 18 a 22 Julho, 10h-12h30 (até 10 anos) e 14h-17h30 (jovens) Tel. 211 561 384

Ana Manso, André Trindade, Carla Fili-

pe, Catarina Botelho, Cata-rina Dias, João Serra, Nu-no da Luz, Priscila Fernan-des e Vasco Barata são os novos criadores do Prémio EDP Novos Artistas 2011. De 1 de Julho a 18 de Setembro, vão apresentar as suas obras no Museu da Electricidade, em Lisboa.

A 9ª edição deste prémio bienal, tem o objectivo de promover a criação artística e de distinguir os valores emergentes da arte contem-porânea portuguesa. Este ano, contou com a participação de 408 candidatos.

O Prémio EDP Novos Ar-tistas foi instituído em 2000 e dele já surgiram vencedores como Joana Vasconcelos, Leo-nor Antunes, Vasco Araújo, Carlos Bunga, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, João Leonardo, André Romão, Gabriel Abrantes.

PRÉMIO EDP NOVOS ARTISTAS

Exposição no Museu

‘Purga’ no Teatro Aberto

Estreia hoje, no Teatro Aberto, em Lisboa,

Purga, espectáculo encenado por João Lourenço, com Ire-ne Cruz, Patrícia André e Ana Guiomar – jovem actriz de televisão, em estreia nestas ‘lides’. Passada na Estónia, em 1992, a peça conta a história de Aliide, que aos 70 anos vi-ve pacatamente numa casa no campo. Tudo muda quando conhece a jovem Zara, em fu-ga das máfias da prostituição, e que Aliide acolhe, acordan-do fantasmas de quando o seu país foi anexado à União So-viética, de interrogatórios do KGB, violência e deportações. O espectáculo é duro e realis-ta (maiores de 16) e está em cena até dia 31 de Julho, de quarta a domingo.

TEATRO

Ana Guiomar, em estreia teatral, é uma das protagonistas

D.R.

actividades, como a aula de ginástica com o Sportacus e a Estefânia, a corrida de esta-fetas com o Ruca, o jogo de voleibol com os Código Lyoko, ou as coreografias da docinho de Morango.

Preço desde 20 euros Horário manhã (porta abre às 9h); tarde (porta abre às 15h).

A CP vai oferecer a viagem de comboio a todas as crianças,

até aos 12 anos, desde que acompanhadas por um adulto com título de transporte válido. A Carris vai fazer o mesmo nos autocarros de Lisboa. Para conhecer o melhor percurso, basta consultar os sites cp.pt e carris.pt. A CP marca ainda presença com o projecto School Trip 2011, com vários prémios.

As portas vão abrir e os mais pequenos vão

certamente invadir o recinto. A razão é simples. Lá dentro, estão reunidos os grandes he-róis das crianças. É o regresso do Festival Panda.

O Estádio do Belenenses recebe de 1 a 3 de Julho um elenco de luxo, que começa pelo próprio Panda e pela sua banda, e passa pelo Ruca, Lazy Town, Docinho de Morango, Pocoyo e Código Lyoko.

Os mais pequenos vão vibrar com as emoções das PandaOlimpíadas, ao longo de

MIÚDOS E GRAÚDOS Depois do sucesso da edição do Porto, o evento vem a Lisboa

O Festival Panda está a chegar

Crianças não pagam o transporte

A 4.ª edição do tão esperado evento infantil vem até ao Estádio do Belenenses, de 1 a 3 de Julho.

FILIPA ESTRELA [email protected]

D.R.

Animação não vai faltar nestes três dias de festival, sob o tema das PandaOlimpíadas

Começa esta sexta o primeiro The Famous

Humour Fest – Festival de Humor de Lisboa, que leva ao palco do Cinema São Jorge o melhor da comédia nacional.

Prepare-se para rir muito, com alguns dos grandes hu-moristas portugueses, como Bruno Nogueira, Luís Franco Bastos, Aldo Lima, Commedia a La Carte, Herman José e Nuno Markl, Pedro Tochas, Luís Filipe Borges, António Raminhos e Eduardo Madei-ra. Até domingo, há espectá-culos de stand-up, conferên-cias, um ciclo de cinema hu-morístico e workshops sobre várias ferramentas do humor

THE FAMOUS HUMOUR FEST

Humor no S. Jorgecomo a voz, a expressão física ou a escrita criativa. No dia 1 de Julho é ainda inaugurada uma exposição de fotografia, às 18h30.

Há ainda espaço para o espectáculo dos Men in Coats, um fenómeno do humor físico com mais de dois milhões de visuali-zações no You Tube.

Esta acção foi organiza-da pela The Famous Grou-se, para celebrar o seu 30º aniversário, enquanto mar-ca de whisky nº 1 da Escó-cia. Local Cinema São Jorge, em Lisboa Datas de 1 a 3 de Julho

São muitos os artistas portugueses que vão pôr Lisboa a rir

D.R.

Wallpeople é um movimento que co-

meçou em Barcelona e que este ano se concretiza em 20 cidades, no mesmo dia, à mesma hora. Assim, dia 2 de Julho, pessoas anóni-mas e as suas fotografias tornam-se autênticas pro-tagonistas de uma expo-sição única. O projecto con-vida a criar e recriar, a di-vertir-se e a ser parte de um momento num espaço

determinado, como um flash-mob artístico. O tema é a feli-cidade e em Lisboa o evento realiza-se no sábado, das 17h às 19h, na Trav. do Cotovelo.

INICIATIVA

Muro da Felicidade

A ideia é construir um muro onde esteja recriada a felicidade

D.R.

PUB

5ª Feira · 30 de Junho de 2011www.Destak.pt · 12

FIM

DE

SEM

ANA

Cine

ma

MOSTRA

CineConchas ao ar livre A 4.ª edição do CineConchas abriu ontem com o docu-mentário sobre Saramago, José e Pilar, e vai prolon-gar-se até ao fim de Julho com filmes como O Discurso do Rei ou Despertar da Mente. Tudo a decorrer no Parque das Conchas, Lumiar.

CINEMA LUSO

Apoios ao lado dos resultados O programa do governo vai fazer depender os apoios ao cinema dos resultados de bilheteira e do número de espec-tadores obtidos pelos seus respon-sáveis, embora exista orçamento para novos valores.

Depois do ser humano, nos anos 1960, ter inicia-

do uma corrida à lua, para ver quem chegava lá primeiro, ago-

ra chegou a vez de os Transfor-mers procurarem o lado negro do planeta satélite da Terra. O filme repleto de efeitos e em 3D ‘rebentou’ por cá ontem com os efeitos especiais e a acção com que Michael Bay se tornou conhecido.

Em Transformers 3, parte--se do pressuposto de que to-da a corrida humana à lua foi em resposta a um aconteci-mento muito especial: a que-da de uma nave extraterres-tre no planeta satélite da Ter-

ra, algo que foi encoberto a todo o custo pelo governo.

Agora, os Autobots, lidera-dos pelo mítico Optimus Pri-me, descobrem que o governo norte-americano lhes mentiu sobre o que sabiam sobre a sua espécie e que existe uma nave dos Cibertronians, reple-ta de segredos escondida na lua. Esta espécie de Arca se-creta que encerra muitos mis-térios torna-se numa corrida perigosa entre Autobots e Decepticons. No meio de tudo

ESTREIA DA SEMANA Em ‘Transformers 3’ os robots iniciam uma corrida a uma nave escondida na lua

Robots no outro lado da lua

Michael Bay volta a trazer muita acção e destruição no 3.º filme da saga de ‘Transformers’.

JOÃO TOMÉ [email protected]

D.R.

Shia LaBeouf volta a participar na eterna luta entre os Autobots e os Decepticons e no 3.º capítulo vai ter um interesse amoroso diferente

Megan Fox é a grande ausên-cia do elenco. A actriz foi

despedida por Spielberg (pro-dutor) depois de ter feito acu-sações contra o estilo «nazi» do realizador Michael Bay. Foi substituída pela inglesa Rosie Huntingston-Whiteley.

Patrick Dempsey é uma das novidades. O actor de Anato-

mia de Grey junta-se a John Malkovich, a Frances McDor-mand e ao mítico Leonard Nimoy (só dá a voz à persona-gem Sentinel Prime), que tam-bém são estreias. Mantém-se Josh Duhamel, John Turturro e Tyrese Gibson, para além de Shia LaBeouf.

Michael Bay despediu-se da saga. O realizador garante

que o terceiro filme da saga de Transformers foi o seu último e que, caso queiram que conti-nue, terão de chamar outro realizador.

Fox despedida por Spielberg

Oito anos depois do bem sucedido Master &

Commander - O Lado Longín-quo do Mundo – que obteve dois Óscares em 2003 –, o rea-lizador australiano Peter Weir está de volta aos temas histó-ricos, desta vez para contar uma história dura baseada em factos reais passada durante a II Guerra Mundial.

O responsável por pérolas do cinema contemporâneo como A Vida em Directo, Clube dos Poetas Mortos ou A Testemunha, acompanha agora o drama de um grupo de prisioneiros pertencentes aos Aliados e a sua fuga de um campo Gulag siberiano em ple-na II Grande Guerra. A inspi-rar o filme está o livro The Long Walk, do polaco Slawo-

DRAMA/HISTÓRIA

Mr. Weir ‘Rumo à Liberdade’ mir Rawicz (ele próprio foi um tenente preso pelos soviéticos).

O inglês Jim Sturgess faz de oficial polaco que é envia-do para o temido Gulag na Si-béria onde conhece Mr. Smith (Ed Harris), um engenheiro americano, um actor e crimi-noso russo chamado Khaba-rov (Colin Farrell) e mais al-gumas personagens peculia-res num elenco internacional recheado de valores.

Segue-se uma fuga arroja-da, já que a Sibéria é uma das zonas mais remotas do plane-ta, onde o grupo vai ter de lidar com vários obstáculos, a começar pelas condições do terreno e do tempo. Na via-gem para sul, de mais de 6500 km, através do deserto Gobi, do Tibete e dos temíveis Himalaias, conhecem a jovem destemida Irena (mais uma bela interpretação da jovem irlandesa Saoirse Ronan).Colin Farrell, Ed Harris e Jim Sturgess protagonizam esta fuga épica

‘Pequenas Mentiras’

Nesta comédia fran-cesa do actor Guillau-

me Canet, um grupo de amigos decide manter os planos de férias na praia apesar de um evento trau-mático. Só que os seus relacionamentos e senti-mentos de culpa vão ser testados. Marion Cotillard faz parte deste Pequenas Mentiras entre Amigos.

COMÉDIA

Filme de Guillaume Canet é uma comédia peculiar

D.R.

isto, Sam Witwicky (volta a ser interpretado por Shia La-Beouf), o herói humano da his-tória, procura superar a sepa-ração da namorada Mikaela e, no meio da dura e intensa ba-talha entre robots Sam vai-se apaixonar (por Rosie Hun-tingston-Whiteley).

Patrick Dempsey (conhe-cido pela série Anatomia de Grey) e Leonard Nimoy (o Dr. Spock de Star Trek) fazem parte (ver caixa) dos novos nomes do terceiro filme.

123RF

Saiba como aproveitá-lo

O QUE VESTIR

Porque, alertam os especialistas, uma em cada cinco pessoas no mundo corre o risco de vir a sofrer com cancro de pele, é importante não perder de vista outros cuidados. Se for mesmo forçado a estar na rua nas horas de maior calor, nada melhor do que pensar no que vestir antes de sair de casa. Ou seja, usar um chapéu, camisola com mangas e calças compridas, a melhor forma de proteger o corpo. E

CUIDADOS COM SOLSaudável · Junho de 2011 · www.destak.pt2

GETTY

por Carla Marina Mendes [email protected]

Os conselhos são simples. E já todos

os conhecem bem, o que não

impede que, ainda assim,

continue a haver quem

os ignore, arriscando

integrar as estatísticas

negras do cancro de

pele. Números que

não param de

crescer. Todos os

anos contam-se

dez mil novos casos

de melanoma, o

cancro de pele mais

agressivo. Para quem

ainda não sabe ou ainda

para os mais esquecidos,

ficam as recomendações

que podem mesmo salvar

vidas.

na indumentária não devem faltar ainda os óculos de sol, sobretudo no caso das crianças e das pessoas com olhos claros.

REFLEXOS PERIGOSOS

Não há melhor protecção do que a sombra. Mas atenção: este refúgio pode ser enganador. É que o

reflexo dos raios solares pode também causar estragos. Por isso, saiba que eles podem ser

reflectidos pela neve (85%), pela praia (20%), água e relva (5%). O que significa

que estar à sombra de uma chapéu de sol ou toldo pode não ser suficiente para evitar os escaldões.

O MELHOR AMIGO AO SOL

Nos dias em que o sol brilha forte lá fora, ou mesmo naqueles em que o tempo está mais nublado – não se esqueça que os raios ultravioleta são tão perigosos como o sol –, não deve sair de casa sem o seu melhor amigo, ou seja, o protector solar. Nos Estados Unidos, as regras à volta destes produtos foram aperta-das, com a criação de novas regras pela agência que regula o

mercado dos medicamentos. Isto porque nem todos os protectores

cumprem a missão que lhes é destinada, ou seja, proteger a pele.

Os estudos comprovaram, garantem os especialistas norte-americanos, que ape-

nas os protectores com um factor de pro-tecção solar superior a 15 ajudam a diminuir

o risco de cancro. E não só. Permitem ainda reduzir o envelhecimento precoce da pele,

associado a uma exposição solar excessiva. Depois, estes produtos devem ainda proteger contra os UVB

e os UVA, garantia de uma maior eficácia. E não se deixe iludir pela mensagem de resistência à água. Os especialistas

concordam que é necessário fazer sempre o reforço do creme com regularidade, devido ao suor, e ainda depois de uma ida à água. NÃO ESQUECER

Mas há ainda outras dicas que convém manter presente. Por exemplo, que os bebés devem ser mantidos longe do sol, sendo este interdito até ao primeiro ano de vida das crianças, tendo em conta a sensibilidade da pele dos mais pequenos. Não se deve ador-mecer ao sol, evitando também as queimaduras ou escaldões. Os ruivos, loiros, com sardas e muitos sinais devem proteger-se ainda mais. Finalmente, consumir frutas, legumes e beber muita água desempenha também um papel importante para a protecção da pele e o equilíbrio orgânico.

Fazer do SOL um AMIGO

ATENÇÃO ÀS HORAS O sol quando nasce é para todos. E o mesmo se pode aplicar aos seus malefícios. Por isso, os raios solares estão – ou pelo menos deveriam estar – interditos entre as 11h00 e as 16h00. O que significa que as idas à praia devem respeitar este intervalo horário, assim como qualquer exposição prolongada ao astro-rei, como a prática de um desporto ao ar livre ou ainda a jardinagem, já que o sol não se compadece com os descuidos, deixando marcas que a pele não esquece. O ideal é apostar numa exposição solar lenta e progressiva.

PUB

O bom tempo e as férias de Verão tornam a praia num local de eleição para momentos de lazer com a família e amigos, mas também um sítio onde pode promover a sua saúde e bem-estar através da prática de exercício físico. Caminhadas à beira-mar, brincadeiras com as crianças na água ou na areia, competições de natação com os seus amigos ou corridas no paredão junto à praia são algumas das opções mais simples e que podem fazer toda a diferença na sua linha, sobretudo num momento em que a preocupação com o corpo bate valores recorde.

Enquanto caminhar na areia durante uma hora é sinónimo de gastar 400 calorias, andar na calçada implica um gasto de 550 calorias e correr pode mesmo chegar à perda de 740

calorias, revela o livro Emagrecer com Sucesso, da autoria de Fernando Póvoas. De acordo com o especialista, caminhar é «a forma mais prática e barata de praticar exercício físico», bas-tando 30 minutos diários para ter reflexos no seu peso e bem- -estar. De salientar que a actividade física permite melhorar o condicionamento cardiovascular, reduzir riscos cardíacos, prevenir doenças crónicas como a obesidade, a diabetes e a hipertensão e ainda fortalecer os músculos, ajudar a dormir melhor e a combater o stress e a ansiedade.

Para além dos exercícios mais simples, e que qualquer um pode fazer na praia, não se esqueça que pode optar pelos desportos de equipa. Por exemplo, jogar futebol permite-lhe

gastar até 1250 calorias por hora e voleibol até 425. Praticar surf, bodyboard, windsurf, mergulho ou caça submarina são outras das ideias originais para melhorar a sua forma física e ocupar as suas férias de Verão e as dos seus filhos. Apesar de alguns dos equipamentos para estes desportos serem dispendiosos, pode sempre optar pelas aulas de grupo que a maioria das praias oferece.

Já se é um fã do Yoga ou do Tai Chi, saiba que pode aprovei-tar o areal da praia e o consequente contacto directo com a natureza para praticar esta actividade física. O final da tarde, com temperaturas mais amenas e menos pessoas e movimen-to, e as praias mais isoladas podem ser boas opções.

EXERCÍCIO DE PRAIASaudável · Junho de 2011 · www.destak.pt4

por Patrícia Susano Ferreira [email protected]

A praia como o seu NOVO GINÁSIO

123RF

PUB

INIMIGOS NO PRATO Atenção aos alimentos à base de ovos ou leite, que requerem uma atenção acrescida na hora de serem armazenados. É que as bacté-rias podem estragar as férias com que tanto se sonhou ao longo do ano. A estes, juntam-se ainda outros pratos que devem ser excluídos dos menus, como alimentos com muita gordura, carnes gordas, fritos e ainda bebidas alcoólicas. E, claro, não esquecer os doces. Isto porque os alimentos com muito açúcar são absorvidos rapidamente, fazendo aumentar os níveis de glicose presentes no sangue. Isto já para não falar do mal que podem fazer pela linha.

123RF

por Carla Marina Mendes [email protected]

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVELSaudável · Junho de 2011 · www.destak.pt6

Quando o calor aperta, o estômago pede refeições mais leves, à altura de uma época do ano em que o lazer é dominante, ou não fosse o

Verão a época preferida para as férias. Mas também aqui é importante não perder de vista o equilíbrio, apostando numa alimentação

saudável.

HIDRATAR SEMPRE A máxima é válida em qualquer altura do ano, mas é no Verão que o corpo pede mais hidratação e se ressente pela falta desta. Isto porque, através do suor, uma constante quando o calor aperta, o organismo perde mais água e sais minerais. Isto significa que devemos ingerir muitos líquidos. Pelo menos um litro e meio de água por dia, que pode ser substituída por sumos naturais, sem açúcar, ou chás, igualmente pouco doces. Saiba, no entanto, que, apesar de cliché, é um facto que não há melhor do que a água para matar a sede.

FRESCURA À MESA Legumes e frutas devem ser uma constante nos meses mais quentes. É que, para além de serem de mais fácil digestão, são fonte de saúde e energia. As saladas são sempre uma boa opção para as principais refeições, juntando o útil ao agradável: são frescas e fáceis de confeccionar. Do cardápio devem então fazer parte os alimentos com vitamina C, que ajudam a combater os radicais livres e a manter a pele mais saudável, como a laranja ou a melancia, que é ainda baixa em calorias. Deve, por isso, ser opção, uma vez que ajuda a agastar o calor e a manter a linha.

123RF 123RF

O VERÃO à sua mesa

PUB

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL www.destak.pt · Junho de 2011 · Saudável 7

SABEDORIA ANCESTRAL, OU O QUE É NACIONAL É BOM Os nossos avós conhecem-na bem, assim como os que vieram antes deles. De resto, foi sempre assim que comeram, numa altura em que pouco se falava sobre as vantagens de uma alimentação saudável. Mas mesmo sem saber, eram eles que estavam certos. É que a dieta mediterrânica, confirmam vários estudos internacionais, é uma das opções mais saudáveis, faça chuva ou faça sol. Fruta, hortícolas,

legumes, frutos secos, azeite, peixe ou queijo são alguns dos alimentos que a integram, a que se juntam ainda regras muito simples. O consumo, em abundância, de hortícolas, frutas, batatas, pão e cereais, leguminosas, frutos secos e sementes, contrasta com a moderação no que diz respeito aos produtos processados, substi-tuídos pelos frescos. A gordura de eleição é o azeite. Peixe e carnes brancas, consumidas pelo menos duas vezes por semana, fazem

também parte do menu, assim como os doces, embora com pouca regularidade, conselho que se aplica também às carnes vermelhas. Depois, basta juntar uma boa dose de exercício físico, regada por bastante água, para se ter resultados que, segundo a ciência, têm reflexos ao nível da saúde cardiovascular, que sai reforçada. A esta vantagem juntam-se ainda mais anos de vida e protecção contra várias outras doenças.

123RF

PUB

5ª Feira · 30 de Junho de 2011 21

5ª Feira · 30 de Junho de 201122

5ª Feira · 30 de Junho de 2011 23

5ª Feira · 30 de Junho de 201124

5ª Feira · 30 de Junho de 2011 25

5ª Feira · 30 de Junho de 201126

5ª Feira · 30 de Junho de 2011 27

5ª Feira · 30 de Junho de 201128 ·

Destak.pt

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícu-la n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accionistas: Cofina, SGPS, SA, An-tónio Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbo-sa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Admi-nistração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurenti-na Martins, Luís Santana; Nome da Publi-cação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Edi-tores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Luís Miguel Mota (estagiário), Maria João Serra (estagiária), Nuno Miguel Pereira, Patrícia Su-sano Ferreira, Vera Esteves (estagiária), Vera Valadas Ferreira; Revisão: Sílvia Lobo; Colu-nistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel--Branco; Fotografia: Mafalda van Uden; Pro-jecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Pa-ginação e Grafismo: Pedro Alves (editor), Joa-na Túlio, Rita Alves, Sérgio Costa; Marketing: Luís Rebola, Alexandra Cayolla, Rui Gonçalves, Catarina Bernardo (assistente) ([email protected]); Passatempos/Eventos: Ana Barba-do, Marta Tavares; Administração/Redacção/Pu-blicidade: Estrada da Outurela 118, Parque Holanda – Edifício Holanda 2790-114 Carnaxi-de; Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 28; Departamento Comercial: DIRECTOR COMER-CIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Gonçalo Fi-gueiredo, Paula Tavares, Ruben Casimiro; DI-RECTOS: Luís Filipe (Coordenador), Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Nuno Ferraz; Maria da Luz Veiga (planeamento), Marta Brigham (assistente); Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 26/E-mail: [email protected] ; DEPARTAMENTO ON LINE: Ruben Ca-simiro; Porto Tiago Medeiros (Coordenador); DIRECTOS: Rui Saraiva, Vitor Machado; Susa-na Matias (assistente) Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lis-gráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leo-poldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósi-to Legal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima ou para Estrada da Outurela, 118, Parque Holanda -

Edifício Holanda, 2790-114 Carnaxide (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres). Se tiver uma história, envie para [email protected].

O Destak está também no Facebook! Torne-se fã em des-tak.pt e mantenha-se actualizado com as notícias do dia. Pode ainda habilitar-se a passatempos exclusivos, dar a sua opinião, ou conversar connosco ajudando-nos a melhorar! Já somos mais de 15 000, junte-se a nós!

A MINHA FOTO VíTOR PIRES «Algures em Penacova»

WWW.DESTAK.PT

O Adeus dos fãs. Centenas de homenagens ao talentoso e malogrado actor e cantor Angélico Vieira multiplicaram-se ontem no Youtube e Facebook, na sequência da notícia da sua morte. Veja e conheça alguns dos tributos em www.des-tak.pt e no facebook destak.

O mais comentado: 1. Angélico respirou sozinho durante breves instantes; 2. Angélico Vieira clinica-mente morto, óbito será declarado nas próximas horas.

O mais lido: 1. Centenas de homenagens a Angélico no Youtube e Facebook; 2. Funeral de Angélico Vieira realiza-se amanhã em Almada, corpo cremado.

DESTAK NO FACEBOOK

CARTAS DO LEITOR

A loja do mestre André Afinal, a madeira da ‘cadeira de sonho’ tinha caruncho e partiu- -se. Na loja do mestre André venderam-se ilusões, promessas e juras eternas, nada que qual-quer fax e uma transferência bancária não resolvam. No en-tanto, parece que havia outro, o adjunto, transformado em obreiro de títulos de última hora. Gabo-te a coragem por saberes que os clientes do costume viriam à tua loja apre-sentar reclamação, furibundos, chamando-te traidor e apelando às vigílias. Obrigado mestre André por este alto momento de comédia e ironia, aprendeste com os melhores, porque foi preciso alguém de sangue azul pagar na mesma moeda a quem inventou a arte de desviar jogadores e treinadores pratica-mente assegurados noutros clubes utilizando o cinismo e o poder do dinheiro.

Emanuel Caetano ERMESINDE

Vítimas mas Heróis A tua pessoa ascende a um determinado nível de humani-dade e espiritismo. Um certo e alto patamar de valores huma-nos e sobre-humanos. Não escolhe idades nem corpos. Só escolhe o momento ideal e opor-tunista. Um que sirva de exemp-lo e de moral para os demais que ficam e sofrem com sau-dade. A pessoa que subiu eleva- -se aos céus e voa até ao uni-verso. A pessoa que fica terá ainda de subir e fazer subir os outros. Porque a vida: é bela. É necessária. Triste e alegre. É um prazer. E não escolhe idades nem corpos. Só o momento ideal e oportunista. Aos muitos que partiram daqui de modo trágico, triste, injusto e incom-preensível, mas que só partiram por serenidade, alegria, justiça e compreensão: um obrigado. Aos que permanecem: Paz, Amor e Elevação. Amén. Soraia Robalo QUELUZ DE BAIXO

Aquele abraço, campeão À memória de Angélico Vieira Desta vez não cantas,/canta a desfolhagem por ti. Mas não fales em despedida, campeão./Fala antes de uma pausa no tempo/ou algo assim. Sobretudo sorri/como sempre fizeste./Faz esse derradeiro es-forço, campeão,/tu consegues. Apenas não digas que partes/ /agora que já vais distante. Apenas não digas/que não regressas para a festa/um dia desses. Foi com grande abalo emocional que tomei conhecimento da morte do Angélico Vieira, cujo destino não podia ter sido mais cruel. Gostaria de prestar-lhe a minha homenagem.

Gastão Rebelo VIA E-MAIL

BRAGA

AMANHÃ 17º MÍNIMA

32º MÁXIMA

HOJE 16º MÍNIMA

32º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 13º MÍNIMA

33º MÁXIMA

AMANHÃ 16º MÍNIMA

32º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 13º MÍNIMA

35º MÁXIMA

AMANHÃ 17º MÍNIMA

36º MÁXIMA

FARO

HOJE 21º MÍNIMA

30º MÁXIMA

AMANHÃ 23º MÍNIMA

30º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 17º MÍNIMA

33º MÁXIMA

AMANHÃ 18º MÍNIMA

32º MÁXIMA

PORTO

HOJE 15º MÍNIMA

29º MÁXIMA

AMANHÃ 15º MÍNIMA

28º MÁXIMA

TEMPO

A NOTÍCIA MAIS COMENTADA DO DIA

Continuamos a oferecer bi-lhetes para o Festival Delta Tejo no Facebook. Querem ver Nely Furtado, Clã, Aurea e Lúcia Moniz? «Convidei a Lúcia Moniz e a Nelly Furtado para tomar um Delta Q, mas só estão dispo-níveis dia 02 de Julho (coin-cidência). Precisava da ajuda do jornal Destak para me garantir este encontro! :)» Carlos Frota Melo

Corrupção: Detidos funcio-nários do Fisco que ajuda-vam ilegalmente contri-buintes faltosos «Parece que todas as autori-dades têm andado a dormir e agora de repente acordaram de um pesadelo que não tinha fim e ficaram noutro.» Pires Barreto Manuel Marcos

5ª Feira · 30 de Junho de 2011 · 29

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

ex-nadadora medalhada natu-ral da África do Sul e com nome de estrela de Hollywood teve, terá ainda, de fazer outros sacrifícios. Nomeadamente a conversão ao Catolicismo Romano, abandonando o pro-testantismo, religião em que foi criada. Ou aprender a dominar a língua oficial do país, o francês, e o protocolo da corte europeia.

Tudo para casar com um homem 20 mais velho que, aos 53 anos e após vários filhos ilegítimos (alguns já assumidos), já poucos teriam esperança de que viesse a dizer ‘o sim’. ‘O mi-

O amor não tem barrei-ras. E nem sequer as com-

parações com a mãe do noivo, a falecida actriz Grace Kelly, por sinal considerada uma das mais belas noivas de todos os tempos, parecem ser um fardo demasiado pesado para C h a r l e n e Wittstock. Para casar com o prínci-pe Alberto do Mónaco, a

MÓNACO Arrancam hoje os 3 dias de festa do casamento do príncipe Alberto

Filho de Grace Kelly quase a dar o nóAos 53 anos deixa o clube dos solteiros e casa com a nadadora da África do Sul Charlene Wittstock.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

VÍRUS RESPIRATÓRIO

Cláudia Vieira madrinha de campanha nacional A actriz Cláudia Vieira é a madrinha da campanha nacio-nal de alerta para os perigos do vírus sincicial respiratório, a principal causa de infecção res-piratória nos primeiros anos de vida. Com o mote ‘Proteja o seu bebé’, a campanha tem como mascote o koala Kiko e contará com diversos materiais de sensi-bilização. Trata-se de uma inicia-

tiva da secção de Neonatolo-gia da Sociedade Portuguesa de Pediatria, em parceria com o Abbott.

CIRCUITO DA BOAVISTA

Figuras públicas em alta velocidade Rui Veloso, Cláudia Jacques, Rui Porto Nunes e Gio Rodri-gues são algumas das figuras públicas que acompanharão de perto a etapa portuguesa do Campeonato Mundial de Automóveis de Turismo (WTCC), este sábado, no Cir-cuito da Boavista, no Porto. Oportunidade para experi-mentar as emoções de alta velocidade a bordo de um Chevrolet Cruze de compe-tição ou dos emblemáticos Chevrolet Camaro e Corvette.

NAS

ESTRELASDefesa com direito a fotos do local do crime A 26 de Julho decorre uma nova audiência de

Renato Seabra, na qual será entregue a avaliação psiquiátrica pedida pela defesa, que também terá

acesso às fotos do local do crime.

«Há muita gente que diz

parvoíces na TV. Eu preferia lavar

pratos» LUCIANA ABREU

(sobre manhãs da SIC)

SIC

João Manzarra conduz novo ‘Chamar a Música’ O jovem João Manzarra está de regresso às lides televisivas já em Julho, conduzindo o concurso Chamar a Música. Recorde-se que o apresenta-dora do Ídolos substituirá, neste formato da SIC, o veterano Herman José.

PUB

Uma caixa com uma série limitada de maca-

rons de frutos verme-lhos e baunilha, em

homenagem às ban-deiras do principado,

servirá de prenda aos convivas. De Portugal estarão

presentes D. Duarte Pio, Duque de Bra-

gança e esposa, Durão Barroso e

esposa.

lagre’, por assim dizer, acon-tece amanhã (pelo civil) e no dia 2 (numa cerimónia reli-giosa), mas as festas arran-cam hoje mesmo, com um concerto dos Eagles no está-dio Louis II, para todos os monegascos. No dia 1 de Ju-lho terá lugar o casamento civil na sala do trono do palácio do príncipe. E no dia seguinte, às 16h00, o pátio principal do palácio acolhe os 3500 convidados ilustres da boda religiosa. Às 17h30, os recém-casados irão à igre-ja de Sainte Dévote onde a noiva depositará o seu ramo e será neste percurso que os populares serão cumpri-mentados. Às 21h00, é servido o copo-de-água nos terraços da Ópera de Mon-te Carlo. Segue-se um espec-táculo de fogo-de-artifício e um baile de gala.

Ao longo destes três dias, a jornalista Márcia Rodri-

gues, a enviada especial da RTP1, acompanhará

em directo as emoções deste casamento. A emissão do dia 2 será conduzida em estúdio por Cristina Esteves, que contará com um painel de comentadores. No

mesmo dia, e à imagem da cobertura do casa-mento real britânico, na TVI a equipa de traba-lho será composta por Judite de Sousa, Filipa Garnel, Júlio Magalhães e Manuel Luís Goucha.

Macarons adoçam boca de convivas

EPA

5ª Feira · 30 de Junho de 2011Fama & TV · www.Destak.pt · 30

gráficas parece desmotivar o actor Ângelo Rodrigues nes-te seu plano de investir numa carreira musical paralela.

Registo muito pessoal Em ebulição há mais de um ano, a sua estreia discográfi-ca sob o nome artístico de An-gel-O será recheada de sono-ridades R&B e pop, promete. «O álbum é pessoal. Escrevo, canto e produzo. Sai tudo da minha cabeça», contou já o jovem de apenas 23 anos ao site Sapofama.

«Vai ser uma revelação, porque as pessoas não estão à espera. Tenho consciência de que não existe nada que com-pita comigo na sonoridade», comenta igualmente este ex- -moranguito. Recorde-se que apesar de revelado na série da RTP2 P.I.C.A (como aconte-ceu com Pedro Barroso), foi na quinta temporada da popu-lar série infanto-juvenil da TVI, onde fez de Luís, o ‘filho’ de Maria João Abreu, que Ân-gelo conquistou o seu quinhão de fãs. A esta experiência em

2007/08 seguiu-se a no-vela Deixa Que Te Leve. E depois foi ‘levado’ para a SIC. Quanto ao anuncia-do projecto discográfico, es-te deverá chegar às lojas, pre-ferencialmente, até ao final do presente ano.

Por vezes tem sido di-fícil conciliar as gra-

vações das novelas Laços de Sangue e Rosa Fogo – esta a próxima aposta de ficção nacional da estação de Carnaxide para o horá-rio nobre da grelha de Ou-tono – com o tempo exigi-do em estúdio. Isto sem contar com os momentos de ócio ao lado da namora-da, a apresentadora da TVI Iva Domingues, ou com as requisições para desfilar aqui e ali, um pouco por todo o País.

Mas quem corre por gosto não cansa e nem a crise que também tem afectado as editoras disco-

DISCO Actor das novelas ‘Laços de Sangue’ e ‘Rosa Fogo’ tenta carreira musical

A música é a outra paixão de Ângelo Há mais de um ano que está a gravar o CD de ritmos R&B e pop. Angel-O é o nome de guerra.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

D.R

.

Funeral de Angélico hoje em Almada

O funeral de Angéli-co Vieira – cujo óbito

foi declarado às 23h40 de terça-feira, após a equipa médica do Hospital de Stº António do Porto ter anun-ciado, à tarde, a morte ce-rebral – acontece hoje em Almada, pelas 14h. O corpo do músico falecido na se-quência de um aparatoso acidente na A1, na madru-gada de sábado, foi ontem autopsiado no Instituto de

ÓRGÃOS DOADOS

Medicina Legal do Porto, de onde saiu às 16h, sob a emoção dos fãs que esperavam o carro funerário à porta. A autópsia foi decretada pelo Mi-nistério Público por questões de responsabilidade civil. An-tes, os seus rins e fígado terão sido recolhidos para doação. Ontem, soube-se que Angéli-co deixou um disco inacaba-do. Por seu turno, o sobrevi-vente do acidente disse à TVI que Vieira tinha o cinto posto.

Irmão de Sónia Brazão dá entrevista

Numa entrevista cedida em exclusivo à SIC,

Luís Fonseca, o irmão da actriz Sónia Brazão, contou a Ana Marques que é evidente que gostaria que a recupe-ração da irmã fosse mais céle-re, mas que tem consciência da necessidade de dar «peque-nos passinhos de cada vez». Segundo Luís, o recurso à res-piração artificial, depois de du-rante alguns dias ter consegui-

EXCLUSIVO SIC

do respirar sozinha, não pode se entendido como um retro-cesso no estado de saúde de Sónia, mas sim uma forma de auxílio para que a actriz con-siga expelir as secreções no seu interior. Quando em ven-tilação assistida, Sónia tem de estar sedada devido às dores. Quase a completar um mês desde a explosão de gás no apartamento em Algés da ar-tista de 36 anos, o seu estado clínico «é ainda muito reser-vado». «Ela ainda não está livre de perigo. Nós bem gostávamos que os médicos nos dissessem isso, mas não, dizem que ainda é muito cedo para isso», confessa.

Quase um mês depois, a actriz ainda não está livre de perigo

MARILINE ALVES/DESTAK

Ângelo Vieira será o rival amoroso de

José Fidalgo na novela Rosa Fogo, escrita por Patrícia Müller para a estação de Carnaxide. A dupla lutará pelo amor de Maria, a protago-nista da história defendida por Cláudia Vieira. Maria é uma baila-rina profissional «dura e asser-tiva». E Ângelo – ou melhor, Estêvão – será o seu novo e sedutor aluno, capaz de atrapa-lhar o namoro da jovem com Diogo (José Fidalgo).

Perdido de amor pela professora

Na próxima novela da SIC vive

um triângulo amoro-so com Cláudia

Vieira e José Fidalgo

PREMATURO

Fadista Mariza já é mãe de um menino

A fadista Mariza já deu à luz o seu primeiro filho, fruto do relacionamento com António Ferreira e cujo nascimento só estava previsto para Setembro. Apesar de prematuro, o bebé está bem de saúde, e o mesmo acontece com a mãe. A cantora de 38 anos havia cancelado a sua agenda de concertos dada a gravidez de risco.

RTP1

Filipa de Castro na série ‘Pai à Força’ Na sequência da partici-pação, com saldo positivo, no reality show de ficção O Último a Sair, a RTP1 convidou Filipa de Castro para uma incursão no elenco da série Pai à Força, protagonizada por Pepê Rapazote. As gravações já decorrem no Algarve, mas esta 3.ª temporada da história só estreia em Setembro.

‘LINGERIE’

Príncipe Harry namora com modelo Segundo o jornal The Sun, o príncipe Harry de Inglaterra tem uma nova namorada. Trata-se da modelo de lingerie Flo-rence Brudenell-Bruce. Fonte ligada à família real comenta que a dupla tem apreciado muito os seus momentos juntos. «Ela é muito divertida, loira e bem apresentada. O Harry gosta muito dela», refere.

Divórcio mais caro

Mel Gibson pagará 900 milhões de dóla-res à sua ex-mulher, com quem esteve casado 28 anos

10 SEGUNDOS

Fama & TV · www.Destak.pt · 315ª Feira · 30 de Junho de 2011

PUB

CARNEIRO 21MAR/20ABR Ligue já! 760 10 77 31

Amor: Não tenha medo de se apaixonar. Dê asas à sua imaginação e revolucione a sua vida afectiva. Saúde: Estará em plena forma. Dinheiro: Tenha mais atenção com os seus gastos.

TOURO 21ABR/20MAI Ligue já! 760 10 77 32

Amor: Fugir e não enfrentar os problemas não é a solução. Saúde: Tente fazer passeios no campo para melhorar a sua respiração. Dinheiro: Um amigo vai precisar do seu apoio económico.

GÉMEOS 21MAI/20JUN Ligue já! 760 10 77 33

Amor: Não seja injusto com as pessoas que mais ama. Saúde: Olhe mais para a sua saúde. Procure fugir ao consumo de gorduras. Dinheiro: Tenha mais atenção às datas de cobrança de empréstimos.

CARANGUEJO 21JUN/20JUL Ligue já! 760 10 77 34

Amor: Este é um período favorável para a resolução de um conflito antigo. Saúde: Nesta fase andará muito nervoso e irrequieto. Dinheiro: Poderão surgir alguns patro-cínios para o seu empreendimento.

LEÃO 21JUL/22AGO Ligue já! 760 10 77 35

Amor: Está muito confuso, não confunda sentimentos. Saúde: Tenha mais atenção com a sua tensão arterial. Dinheiro: Poupe mais pois adivinha-se um período com algumas dificuldades.

VIRGEM 23AGO/22SET Ligue já! 760 10 77 36

Amor: Seja mais sincero com a pessoa amada. Seja verdadeiro. Saúde: Este é um período favorável para começar uma dieta rigorosa. Dinheiro: A sua boa gestão ajudá-lo-á no futuro.

BALANÇA 23SET/22OUT Ligue já! 760 10 77 37

Amor: Não deixe que o passado tome conta do presente. Ao aceitar o pas-sado, todas as mágoas se dissiparão! Saúde: Descanse e relaxe. Dinheiro: A impulsividade poderá prejudicar o seu estado financeiro.

ESCORPIÃO 23OUT/21NOV Ligue já! 760 10 77 38

Amor: O seu sentido de curiosidade está muito apurado, o que torna esta fase mais propícia para viajar. Saúde: Possíveis problemas digestivos. Dinheiro: Não desperdice as boas pro-postas que vão chegar perto de si.

SAGITÁRIO 22NOV/21DEZ Ligue já! 760 10 77 39

Amor: Sentirá uma necessidade pro-funda de estar com os seus amigos. Saúde: Sentirá um pouco de fadiga, tente descansar mais. Dinheiro: Não sonhe com aquilo que à partida sabe que não pode obter.

CAPRICÓRNIO 22DEZ/20JAN Ligue já! 760 10 77 40

Amor: A sua cara-metade pode sur-preendê-lo. A verdadeira beleza não é visível aos olhos, pois está no coração! Saúde: Sistema nervoso alterado. Dinheiro: Período positivo para colocar em marcha projectos.

AQUÁRIO 21JAN/19FEV Ligue já! 760 10 77 41

Amor: Não discuta por tudo e por nada, controle a sua impulsividade. Saúde: Estará cheio de energia física e psíquica neste período. Dinheiro: Dê mais atenção à sua vida financeira, tenha cuidado.

PEIXES 20FEV/20MAR Ligue já! 760 10 77 42

Amor: Deixe um pouco o trabalho de lado e dê mais atenção à sua família. Dê sempre em primeiro lugar um bom exemplo de conduta! Saúde: Evite o desgaste físico. Dinheiro: Não é um período favorável.

HORÓSCOPO MARIA HELENA MARTINS

www.mariahelena.tv [email protected] TEL.: (+351) 21 318 25 99

O TAROT RESPONDE! PENSE NA SUA PERGUNTA! EX: «O AMOR DA MINHA VIDA VAI VOLTAR PARA MIM?» LIGUE 760 10 77 30 (0,60€ iva inc.)

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE***

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

lin

ha, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os n

úmer

os d

e 1 a

9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. Acto ou efeito de atacar (pl.). 2. Pequena onda (pl.). 3. Sociedade Anónima (abrev.). Carregos. O espaço aéreo. 4. Governanta. Pau-ferro. Naquele lugar. 5. Conjunto dos ramos e das folhas da planta. Actividade de produção de coisas belas. 6. Encarrega alguém de. 7. Sorte. Detesta. 8. Suf. nom., de origem latina, que exprime as ideias de conjunto. Cerce. Elemento de composição de palavras que exprime a ideia de ar, vento, gás. 9. Nome por que também de designa o cânhamo-de-manila. O m. q. oiras. Igreja episcopal. 10. Despacharia. 11. Baixo e grosso Verticais: 1. Queimar. Alburno. 2. Tem intimidade com alguém. 3. Amerício (s. q.). Agradável. Antigo Testamento (abrev.). 4. Con-federação da Agricultura Portuguesa (abrev.). Fedor. Ovário dos peixes. 5. Lavrei com arado. Cair com estrondo. 6. Tirar o tem-pero a. 7. Joeirou. Cura. 8. Pano de Arrás. Em partes iguais. Tal e qual. 9. Aquelas. Estava em fogo. Palavra havaiana que designa lavas ásperas e escoriáceas. 10. Mesa em que se celebra a missa (pl.). 11. Origine. Ventilação

CRUZADAS Horizontais: 1. Atacaduras. 2. Mare-tas. 3. SA. Pesos. Ar. 4. Ama. Itu. Ali.

5. Rama. Arte. 6. Recomenda. 7. Sina. Aira. 8. Ada. Rés. Aer. 9. Má. Ouras.

Sé. 10. Aviaria. 11. Atarracado

Verticais: 1. Assar. Samo. 2. Amarida. 3. Am. Amena. AT. 4. CAP. Aca. Ova.

5. Arei. Ruir. 6. Destemperar. 7. Utou. Sara. 8. Rás. Aná. Sic. 9. As. Ardia. Aa.

10. Altares. 11. Crie. Arejo

SOLUÇÕES

SUDOKUOS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE TELEVISÃO

06:30 Bom Dia Portugal 10:00 Verão Total 13:00 Jornal da Tarde 14:21 Ribeirão do Tempo 14:54 Revelação 15:52 Verão Total 18:00 Portugal em Directo 19:10 O Preço Certo 20:00 Telejornal 21:00 Especial Informação: «20 Anos Rússia» 21:21 Portugal Tal & Qual: «O Mundo do Oculto» 21:56 Quem Quer Ser Milionário

Alta Pressão 22:56 Corredor do Poder 23:58 Último a Sair (R) Nomeações 00:21 Filme: Advogado do Diabo 03:00 Série: O Mentalista

14:00 Sociedade Civil 15:00 Assembleia da República:

Apresentação do Programa do Governo

18:27 A Fé dos Homens 19:00 Hoje 19:20 Capital 19:54 Zig Zag 21:02 National Geographic 21:58 Um Poema por Semana (R) 22:00 Hoje 22:37 Diário Câmara Clara 22:47 Série: Fringe III 23:34 Portugueses sem

Fronteiras 00:00 Café Central 00:13 Café Central (R) 00:32 Série: Rockefeller 30 00:53 Iniciativa (R)

06:00 SIC Notícias 07:00 Edição da Manhã 08:20 Rebelde Way 10:10 Querida Júlia 13:00 Primeiro Jornal 14:25 Alma Gémea 15:30 Boa Tarde 18:30 Ti Ti Ti 20:00 Jornal da Noite 21:30 Peso Pesado – Diários

Neste programa concorren-tes com excesso de peso tentam perder a maior percentagem de peso

22:30 Laços de Sangue 23:45 Araguaia 00:40 Série: CSI Nova Iorque VI 01:35 Cartaz Cultural 02:20 Negócio da China

06:30 Diário da Manhã 10:12 Você na TV! 13:00 Jornal da Uma 14:25 A Tarde é Sua 17:00 Agora é que Conta 18:42 Morangos com Açúcar VIII

Vive o Teu Verão (episódio duplo)

20:00 Jornal das 8 21:30 Remédio Santo 22:30 Anjo Meu 23:30 Sedução 00:20 Série: Dr. House VII 01:34 Cartaz das Artes 02:05 Filme: Vigilância

Com Julia Ormond e Bill Pullman

03:49 Crianças S.O.S. 04:42 Batanetes

RTP1

RTP2

SIC

TVI

PUB